Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI -Tecnologia da Informação



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

14/05/2013 | Evandro Oliveira
Observatório - Redes Sociais são uma Praga

"Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" Malcolm X.

Internet é como terra de ninguém. Redes Sociais tem se notabilizado por gerar "celebridades" que atingem seus 15 segundos de fama, num reducionismo esperado da frase de Andy Warhol.

Ao mesmo tempo que gera espantalhos a cada quinze segundos, e muito usuário de rede social se julga independente e capacitado a filtrar o que é inteligente, correto, ético, a história de contraditar o que foi escrito, fica o dito pelo não escrito. Ninguém pede desculpas, ninguém é de ninguém, todos são condenados e ninguém assume culpa alguma.

Neste domingo, após a derrota para o arquirrival citadino, um dirigente da base do Cruzeiro fez uma manifestação nos malfadados 140 caracteres da Twitter. Gastou mais de 14000 caracteres para explicar e não conseguiu que ninguém entendesse o que escreveu da forma como escreveu. O estrago estava feito. Prato cheio para a mídia ávida por carne em putrefação.




Tratamento do Globo Esporte
Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

‘Se não for na bola, vai ser na pancada', diz dirigente do Cruzeiro

Mensagem é postada pelo superintendente das categorias de base do clube a respeito do clássico de domingo, pela final do Campeonato Mineiro

O superintendente das categorias de base do Cruzeiro, Bruno Vicintin, causou mal estar nas redes sociais na noite dessa segunda-feira. O dirigente postou uma frase polêmica no microblog Twitter e afirmou que, "se não for na bola, vai ser na pancada", em referência ao clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, marcado para o próximo domingo, às 16h (de Brasília), em Belo Horizonte, que vai decidir o Campeonato Mineiro.

Alguns minutos depois, o post foi apagado. Devido à repercussão negativa sobre o comentário, Vicintin se defendeu, também através do microblog, dizendo que errou na palavra. O dirigente afirmou que queria ter usado o termo "pegada", ou invés de "pancada", e que jamais incentivaria a violência.

A diretoria do Cruzeiro não vai se pronunciar sobre o assunto, já que a postagem não saiu de um veículo de comunicação oficial do clube e, sim, pessoal de um dirigente.

Desvantagem

A situação do Cruzeiro é realmente muito complicada. Como perdeu a primeira partida da decisão, por 3 a 0, no Independência, a equipe celeste, para ser campeã, precisa de uma vitória pela mesma diferença de gols, no segundo jogo (veja o vídeo ao lado). O Galo, no último domingo, foi muito superior, comandou a partida, não deu chances ao adversário e, talvez por isso, tenha gerado esse tipo de agressividade em alguns dirigentes celestes.

Tratamento do UOL Esporte
Do UOL, em Belo Horizonte

Comentário de dirigente da base celeste gera polêmica em redes sociais

O superintendente das categorias de base do Cruzeiro, Bruno Vicintin, causou mal estar nas redes sociais. O dirigente disse que o Cruzeiro precisa tentar vencer o Atlético, no domingo, no segundo jogo da final do Campeonato Mineiro na bola, mas caso não consiga, decida na “pancada”.

"Mostrar que se não for na bola, vai ser na pancada", postou Vicintin em seu twitter pessoal na noite de segunda-feira, porém, pouco depois apagou as palavras para evitar maiores polêmicas.

Vicintin se defendeu, também através do microblog, dizendo que errou na palavra. O dirigente afirmou que queria ter usado o termo "pegada", ou invés de "pancada", e disse que não deseja incentivar a violência.

A diretoria do Cruzeiro não quis se manifestar sobre o ocorrido de forma oficial. Do lado do Atlético a diretoria tomou conhecimento do ocorrido, mas também optou em não comentar sobre a situação. O diretor de futebo atleticano, Eduardo Maluf, que estava participando do programa Donos da Bola, na Band Minas, disse não ter o que comentar sobre o assunto.

“Acho engraçado que hj em dia falar que seu time tem que ter pegada e crime. Ate parece que falei que tinham que agredir alguém. Engraçado que o presidente delas (sic) pode falar que quer destruir o cruzeiro e isto nao e incitar a violência. Agora exigir pegada do time e...(sic)”, postou o dirigente na manhã desta terça-feira.

Nota de Esclarecimnento de Bruno Vicintin

Nota de esclarecimento

Ao longo de toda a minha vida, sempre me pautei pelo respeito as instituições e as pessoas. Jamais foi minha intenção motivar ou incentivar qualquer tipo de violência. Quando me manifestei na minha conta do Twitter tive o único intuito de motivar a torcida do Cruzeiro para continuar acreditando na conquista do título mineiro de 2013, sem jamais querer transformar a partida do próximo domingo em uma questão de honra ou guerra. Aos que se sentiram ofendidos, peço desculpas e reitero a minha firme posição de total estima a todas as torcidas e clubes.

Atenciosamente

Bruno Vicintin

CONSIDERAÇÔES DESTE OBSERVATÓRIO

Este tipo de situação e tratamento pela mídia leva a comentários de adversários do Cruzeiro que jamais conheceram e nem vão conhecer o autor da frase mas que se expressam assim:

Usuário do Facebook (Bacharel de Direito)

Parabéns, esporte e educação andam junto, essa criatura que cuida das crianças que jogam no cruzeiro!


E outros tantos comentários de 140 caracteres menos elogiosos.

Em 2007, Numa situação semelhante, a midia e as redes sociais provocaram a torcida do Atlético-MG a comprar ingressos em setores destinados aos cruzeirenses. Um jovem atleticano morreu por conta destas influências perniciosas e mal entendidos. O presidente do Atlético-MG diz para todo mundo que a arbitragem só tem lebrão velho, que sua missão pe destruir os cruzeirenses e por aí vai. Sem que nenhuma repercussão tenha sido dada.

Malcom X não viveu num mundo de Internet e muito menos era visionário. Ele somente constatou o que a mídia pode fazer, quando quer fazer. Quando interesses pessoais de editores, jornalistas e repórteres superam o interesse e dever de noticiar fatos.

É esta educação que estas pessoas estão passando para seus filhos? Julgam e condenam por uma palavra em rede social?

Se não formos muito cuidadosos, estaremos defendendo bandidos e acusando policiais. Será que isto não está acontecendo?


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Beth Makennel | Belo Horizonte | 15-05-13 13h51min
Que coisa em? E a midiazinha, claro, não perderia a oportunidade para atacar com força as pessoas e coisas do Cruzeiro. O Bruno é uma pessoa de paz e certamente se equivocou ao escrever. Eu, muitas vezes, escrevo e não confiro e depois vejo que escrevi algo que não era bem o que queria. Acontece! Força ai para o Bruno Vicentin.
 juniamartins | Belo Horizonte | 14-05-13 20h10min
Triste. Muito triste o episódio ocorrido com o Bruno Vicintin. Fica cada vez mais claro o papel inverso do jornalismo esportivo de Minas, principalmente quando se trata de Cruzeiro. Sabendo que é assim que funciona, o que nos resta é formarmos uma torcida cada vez mais forte, mais centrada nos interesses do Cruzeiro. O Bruno não disse nada de mais. Mas para a imprensazinha, tudo é "carne em putrefação". Ótima coluna! Bola pra frente, Bruno Vicintin!! Aproveite e faça uma limpa no seu TT! rsrs
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 14-05-13 19h56min
"A melhor coisa sobre redes sociais é que você pode inventar qualquer coisa."
- Clarice Linspector


Eu acho, sim, que ele se expressou mal (como ele mesmo admitiu) mas mesmo assim não era motivo pra tanto alarde. Quando foi o presidente do Vespasiano que falou besteira, ninguém deu tanta importância né...
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 14-05-13 18h08min
Caro Evandro, as redes sociais realmente constituem uma ferramenta mal utilizada. E também virou polícia ideológica. Hoje tem a turma do favor e do contra sobre determinado tema. Não se respeita opiniões contrárias e compartilha-se coisas sem ler e por aí vai.Estamos carentes de pessoas com idéias próprias.E parece que ninguém escreve o que lê. Hoje a pessoa mais importante na vida de alguém é a que está do outro lado da tela.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 14-05-13 18h09min
Ninguem lê o que escreve. Corrija se possível.
 pyxis | BHZ | 14-05-13 19h35min
Dra Celeste, as discussões prosperam nas redes sociais. TUDO por conta de uma palavra mal colocada. Julgam até o caráter da pessoa que escreveu uma coisa nesta porcaria de 140 caracteres.
Tudo gente hipocrita. Escorregam o tempo inteiro mas usam disto até para julgar e condenar. Usei uma frase de Malcolm X e uso outra de Bretch... "... que tempos são estes que precisamos defender e explicar o óbvio para as pessoas..." ???
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 15-05-13 13h55min
Quando o knail falou em video que iria tentar destruir o Cruzeiro, a midiazinha não interpretou corretamente e sequer deu notícia. Na verdade, o kanil gerou em muita raíva dos Cruzeirenses pelo time pateticano e por ele. Esta fala dele, na verdade é um incentivo a "guerras" e violências entre torcedores/clubes. Ai a midiazinha se fez de morta.
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 15-05-13 13h59min
Evandro, fiquei sabendo que a Minas Arena já vendeu os camarotes e 8 mil lugares para torcedores rosinhas. Também que as cocotas estão se armando em grupos para comprar ingressos em lugares que poderão ficar juntos, despistadamente, nos lugares dos Cruzeirenses. Sinceramente, vejo ai um grande risco de brigas e violências no clássico. Claro, que os Cruzeirenses, vão cuspir, jogar cosias nas cocotas que vão ficar na parte de baixo e também, vão atacar qualquer manifestação pró rosinhas. ?????
 julioctavares | Não definido | 21-05-13 11h53min
satisfação a torcida do Cruzeiro com relação a atitude desse inconsequente Ronaldinho Gaúcho. É preciso pegar as imagens e denunciá-lo, ao TJD, STJD, COMEMBOL e FIFA, essa foi a maior e mais explicita incitação da violência nos Estádios de futebo, feita por um jogador que já vestiu a camisa da Seleção Brasileira. A denúncia cabe também ao Ministério Público, porque isso é crime. O Kllilbabá, deve ter parabenisado o jogador pelo gesto.
 julioctavares | Não definido | 21-05-13 12h08min
Léo tem que ser o primeiro da lista o cara é ruim demais! Interessante é que o Cruzeiro mandou o Thiago Heleno para afundar o Palmeiras, mas o Palmeiras não ficou atrás e liberou o Léo para afundar o Cruzeiro, viram com que facilidade o jogador do Atlético passou por ele? Léo, Everton lateral esquerdo, Thiago Carvalho, Vitorino, Ceará, Leandro Guerreiro e Nilton, são jogadores totalmente dispensáveis, não tem condições de vestir a camisa do Cruzeiro, só não vê isso quem não entende nada de fute
 mrr | Natal | 22-05-13 09h54min
Evandro Oliveira bom dia! Eu iria mais além acredito que a internet de um modo geral é uma praga. Se antes já não existiam manifestações em frente a prefeituras e entidades, imagine agora com o uso generalizado da internet??? O que para ser um instrumento a mais para instrução e divulgação, realmente se tornou uma praga. Chegou ao ponto de eu ir para um churrasco e ver a maioria dos convidados com Smartphone's na mesa volta e meia digitando. O tema dessa coluna vai além do futebol.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
24/09 - 20h40 [1 coment.]
Arrascaeta marca gol 900 no Campeonato Brasileiro por pontos corridos 

24/09 - 10h03 [8 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

24/09 - 09h32 [0 coment.]
Alisson é liberado pelo departamento médico e confirmado na decisão 

23/09 - 23h21 [0 coment.]
Sub-14 estreia no estadual com vitória sobre o América-MG 

23/09 - 23h12 [0 coment.]
Sada Cruzeiro bate Sesc RJ e começa torneio com a mão direita 

23/09 - 23h00 [0 coment.]
Sada Cruzeiro FA confirma a 1a colocação da Conferência Sudeste 

23/09 - 22h51 [0 coment.]
Diretoria do Cruzeiro anuncia a renovação de contrato de Murilo 

22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster