Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

10/05/2013 | Joao Duarte
Há como quebrar a invencibilidade deles ?

"Não há receita diferente para os clássicos. A 1ª lição é igualar na raça e na vontade. E aproveitar oportunidades"

Mundo Azul,


A segunda decisão de 2013 de Marcelo Oliveira e dos seus novos comandados - Todas as vésperas de clássico a gente sempre relembra os fatos da história que marcam este confronto. Os jogos deste quilate normalmente são decididos em detalhes tais como :
☻ Os craques ou jogadores em dia inspirado, fazendo do inesperado a fonte para as jogadas decisivas
☻ Falhas crônicas de marcação (ou popularmente conhecidos como as minas do jogo). Traduzidas em atuações medíocres de jogadores do sistema defensivo (zagueiro, goleiro, volante ou lateral)
☻ A atuação da arbitragem nos lances capitais (faltas, pênaltis, impedimentos, cartões, etc) aliada ao nervosismo natural que cerca os jogos.
---> Abro aqui um capítulo especial para tratar da questão da arbitragem. É importante dizer que eu sempre defendi uma arbitragem neutra para o jogo. Se me vierem com o Paulo César de Oliveira ou com o irmão dele ou senão com o tal do Héber Roberto Lopes ou ainda aquele energúmeno de Pernambuco, eu sou capaz de preferir correr o risco com arbitragem local. Abram o olho Dr. Gilvan, Alexandre Mattos, Valdir Barbosa e Benecy Queiróz, com a FMF não se brinca...
☻ O aspecto emocional – o tal sangue nos olhos. Empenho, raça, motivação, inteligência e principalmente ter calma nos momentos capitais. Experiência é importante, mas, não é determinante.
☻ A leitura tática dos treinadores na observação dos pontos fracos do adversário. Ponto forte nosso em cima de ponto fraco do adversário é vantagem fundamental e decide jogos.
☻ No caso do clássico mineiro saber o que representa o jogo, o que é perder... por esta razão, a gente diz que ter pratas-da-casa em campo acaba sendo vantagem. Eles terão Marcos Rocha e Bernard. Nós com Anselmo Ramon, Élber, Lucas Silva e Léo.

Por todas estas coisas, acredito que o clássico será um jogo emocionante e sem favorito até a bola rolar. Mas, espero que o Cruzeiro repita a dose da raça e possa ganhar o jogo como no clássico de reabertura do Mineirão. Ganhar deles é sempre bom. Aliás, bom não é ótimo, maravilhoso, excepcional.

O Atlético-MG leva grande vantagem por jogar no campo do horto, onde mantém uma invencibilidade de 38 jogos (a sequência invicta como mandante é de 45 jogos porque considera outros 7 jogos da arena do Jacaré em 7 Lagoas). AS dimensões de Independência e Mineirão são as padronizadas pela FIFA : 105 m x 68 m. Mas, a grande diferença é que o campo do Magelão tem o piso mais duro, areia pintada de verde e a bola quica muito mais que no Mineirão. Portanto, é uma vantagem para o time cacarejante estar adaptado a jogar lá.

Vamos agora comparar os times na medida do possível :

1) Sistemas Táticos : Vejo grande semelhança nos modos de jogar, com 2 volantes, 3 meias e 1 atacante de referência. Nossos zagueiros saem para o ataque com menos desenvoltura que os do time adversário. O Atlético usa a grande envergadura e a habilidade de Jô para dominar ou mesmo desviar a bola para um dos seus companheiros de ataque. O Cruzeiro procura mais sair jogando por baixo.

2) Meias de Ligação : De um lado Ronaldinho Gaúcho mais centralizado com Diego Tardelli de um lado e Bernard do outro. No nosso lado Diego Souza mais centralizado com Everton Ribeiro e Dagoberto mais abertos. São os jogadores que podem desequilibrar o jogo em favor de seus times. O momento dos jogadores do Atlético-MG baseado no que vimos contra o São Paulo é excepcional. Nossos jogadores terão que trabalhar muito mais, para igualarmos as forças.

3) Zagueiros : Do lado deles Gilberto Silva (experiente) e Rever são muito fortes no jogo aéreo, mas, não tem tanta velocidade de recuperação. Se deixarem o Borges girar estarão em sérias dificuldades. O nosso problema é Bruno Rodrigo conseguir ganhar as primeiras bolas do Jô.

4) Encaixe de Marcação : Do nosso lado Léo sabe marcar bem demais a Bernard. Ceará deve cuidar de Ronaldinho Gaúcho. Nilton vai tomar conta de Diego Tardelli, Bruno Rodrigo cuidará de Jô e Leandro Guerreiro será o 3º zagueiro dobrando a marcação de preferência levando o homem da bola para os flancos para fazer o "pressing". Diego Souza fará sombra em Leandro Donizete e Pierre ficará livre. Dagoberto se posicionará nas costas de Marcos Rocha. E Everton ou Egídio baterão lateral com lateral com Marcos Rocha. Notaram que Everton Ribeiro flutuará livre pelo meio, nas costas dos volantes deles, para contra-atacar em alta velocidade do flanco para a meia e vice-versa.
SE a gente viu o jogo deles com o São Paulo entendeu que a grande virtude do time atleticano são as movimentações cruzadas. Assim, nossos jogadores terão que ter máxima concentração, aproximar as linhas e com as dobras de marcação recuperar a bola.

5) Força Ofensiva : Jogo rápido é a característica marcante dos 2 times com muita velocidade de transição com Bernard e Tardelli de um lado e com Dagoberto e Everton Ribeiro pelo outro lado. Atenção : a velocidade de saída de trás de Egídio é simplesmente sensacional e ele cruza como poucos. Por esta razão pode ser um fator de diferenciação notadamente na etapa final quando o desgaste dos 2 times será mais visível e espaços sobrarão em campo. Portanto quem dosar melhor as energias terá mais chances de fazer gols no final do jogo.

Conclusão : Com base nestes fatores não há como negar que haja equilíbrio antes da bola rolar. Ambos os times terão motivação extra para os clássicos, pois, nestes jogos importa realmente a vitória. "Não há receita diferente para os clássicos. A 1ª lição é igualar na raça e na vontade. E aproveitar oportunidades". Marcelo Oliveira e Cuca conhecem os seus adversários. O time do Cruzeiro mudou demais dos tempos do último jogo comandado por Cuca em 2011 há 2 anos atrás, portanto, não há vantagem também neste quesito. Podemos sim ganhar deles no Independência e quebrar a longa invencibilidade, mas, para isto teremos que jogar no limite das nossas forças, com muita garra, concentração, equilíbrio emocional e fundamentalmente aproveitar as chances que a bola nos der. Mais do que nunca, vale a máxima de Muricy Ramalho... a bola pune.

E a homenagem desta coluna vai para : Sabará5Estrelas, João Costa, Batista-DF, Veron, Marco de Curitiba, Del Pina, USA_AZUL, Fernando Campos, Téo_CMD, Trovão Azul e Drª Celeste.
E de Conceição do Mato Dentro-MG : Minha mãe Madalena, minhas irmãs Inês Duarte Cançado e Eliana Chiabi Duarte Costa, minha comadre Luciana Duca Costa e as minhas inesquecíveis referências : D. Marocas, D. Tatá, D. Naná, D. Elza Motta em nome de quem cumprimento todas as mães da terra pelo seu dia.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 João Duarte | Vit�ria | 10-05-13 01h20min
Não gostei da indicação do irmão do Paulo César de Oliveira para apitar o jogo. E estou escrevendo antes da bola rolar...
 mrr | Natal | 10-05-13 07h45min
Bom dia JD! Ótima análise dos times. Mas não sei se deixei passar batido, mas acho que faltou comentar as jogadas aéreas do rival que é um ponto muito forte, e as decidas do Ronaldinho pela lateral. Quanto a questão do equilíbrio, assim como você, baseado no jogo do São Paulo, o rival tem um razoável favoritismo. Vejo o Jô e o Tardeli muito mais velozes e perigosos que nossos atacantes neste momento, mas o Borges pode surpreender.
 mrr | Natal | 10-05-13 07h49min
João Duarte após observar vários jogos do Diego Sousa com a camisa do Cruzeiro, pude constatar que a velocidade não uma grande característica do jogador. Então baseando-se nisso devido a rápida marcação dos volantes do rival no jogo do São Paulo, não sei se seria uma boa começar jogando. Não seria o caso de colocar RG(Cruzeiro) no seu lugar?
 mrr | Natal | 10-05-13 07h50min
Quanto a arbitragem também reprovei a escolha, mas o que podemos fazermos é o Cruzeiro contra todos... Espero que caso haja um revés que a torcida tenha paciência e deixe o time trabalhar para o jogo da final.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 10-05-13 07h56min
Caro João, obrigada pela homenagem.Para mim o clássico já começou desde o dia que foram definidas as datas das finais. O momento é deles e é bom que o favoritismo também seja. São nessas horas que a raposa matreira aparece e faz o serviço, desde que tenhamos um bom time e isso nós temos.Eu acredito na vitória e acredito que o irmão do PCO não vai nos atrapalhar.
 Marcelo Brasileiro | Vespasiano | 10-05-13 08h04min
Meu caro amigo João, bom dia. Também não gostei da indicação do arbitro,alias voce colocou muito bem com relação aos árbitros que ao longo dos tempos vem prejudicando o Cruzeiro. Vamos ganhar o jogo domingo e quebrar a "invencibilidade" do atlético mineiro no Horto. Abraço, Marcelo.
 mrr | Natal | 10-05-13 08h06min
Caros amigos não sei se o favoritismo do rival vá atrapalha-los. Lembrem que eles estão mordidos com a derrota na temporada para o Cruzeirão!
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 10-05-13 09h24min
Alô mestre João! Véspera de clássico. O coração já está a mil. Sobre o time, você colocou muito bem e fez a comparação exata. O cruzeiro está chegando muito bem para estas finais e o Marcelo Oliveira já mostrou ser um grande estudioso e com isso vai sim conseguir neutralizar o time de jogadores "refugados". Aliás, todo mundo viu os Bambis deram muito azar em SP com a contusão do atacante e a besteira do Lúcio sendo expulso. Como vc citou o Muricy "A BOLA PUNE".
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 10-05-13 09h31min
O Jovem que entrou errou um gol em baixo da trave e já estava um a zero. Com dois a zero e o Lúcio com a abeça no lugar poderia ter sido diferente. Mas, isso é problema deles e já é passado. O que interessa é o Marcelo Montar o time para neutralizar o time das cocotas e fazer um jogo "inteligente". Podemos sim usar o regulamento nestas finais e deixar as cocotas virem prá cima para podermos sair nos contra ataques com a rapidez do DAGOL e Ribeiro.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 10-05-13 09h35min
Sobre o irmão do PCO, o cruzeiro terá sim que abrir o olho como você bem disse, pois alguns jogadores da cocota vão tentar inibir os jogadores do cruzeiro, como tentou fazer o Ronaldinho naquele primeiro jogo que ganhamos. Ele entra sim com maldade e se o árbitro não tiver atento, poderá se complicar. É preciso ter coragem para punir as jogadas desleais do time deles, pois na bola eu sou mais cruzeiro. Grande abraço.
 mrr | Natal | 10-05-13 10h16min
[MAIOR DE MINAS] Não sei se esperar o rival para partir para o contra ataque seria uma boa. Afirmo isso pois nossos volantes apenas cercam, isso poderia chamar muito o time cacarejante para a área do Fábio.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 10-05-13 10h57min
JD, muito boas as suas colocações.Mas apesar de concordar com tudo, vejo uma pequenissima vantagem deles:a regularidade.O times deles é muito regular e todos os jogadores tem o futebol estável.No cruzeiro, alguns podem render o atual futebol, podem surpreender e jogar até mais, mas podem não jogar nada e o nosso time atuar com menos um ou menos dois jogadores.Podemos ter mais vontade...podemos ter atuação surpreende do Diego souza, do Borges, do Dagol e do Everton Ribeiro e surpreendê-los.(cont)
 lucio sangue azul | sete lagoas | 10-05-13 11h00min
Ja o time deles ja não pode nos surpreender, pois sabemos que os jogadores deles jão estão no ápice do seus futebol e mostraram contra o sao paulo o potencial maximo que possuem.Nosso potencial máximo ainda não foi mostrado, pois ainda estamos evoluindo, mas podemos ter esse rendimento exatamente contra eles, no campo deles.Aí...eu vou pra galera!
 Khammus | BH | 10-05-13 11h51min
Meus caros cruzeirenses!! Cortez e Fabrício na barca do São Paulo, muita gente vai falar que é refugo, mas não seria um boa?
 marco | Curitiba | 10-05-13 12h20min
Caro João, obrigado pela homenagem. Também não gostei da arbitragem selecionada (acho que nenhum Cruzeirense gostou), mas agora é ir assim mesmo, contra tudo e contra todos. Tomara que as frangas entrem de salto alto, pelo massacre contra o SP e nós entremos com concentração máxima. Um empate já seria um ótimo resultado, pois depois teremos o jogo de volta em casa (no Mineirão), mas caso venha uma derrota, a torcida não pode abandonar o time, temos que apoiar até o apito final do 2o jogo.
 GeraldoFaria/Div | Divinópolis | 10-05-13 12h34min
Não gostei mesmo desse juiz, esses Oliveira só prejudicam o Cruzeiro, temos que ter muito mas muito cuidado e outra o tal de R51 bate o jogo inteiro e os caras só faltam pedir autógrafo. Mas mesmo contra tudo e contra todos nos vamos ganhar esse caneco. Pra cima deles Cruzeirão!!!!
 Redmosk | Uberl�ndia | 10-05-13 12h49min
Esse ai do link não estava negociado com time italiano por isso não veio cruzeiro? http://www.lancenet.com.br/gremio/Gremio-anunciar-uruguaio-Maxi-Rodriguez_0_916708357.html sobre Fabricio é Cortez,o primeiro Deus me livre!!! já foi dispensado porque não joga so fica Dm,pode encerrar carreira não dá!!!! Cortez ataca muito bem,porém não marca ninguém,sei lá se vale investimento prefiro insistir com Egidio.
 BrunoBarros | Brasília | 10-05-13 12h57min
Infelizmente o juiz escolhido foi o Luiz Oliveira. Tal qual o irmão, um "inventor" contumaz de faltas. Para o jogo a todo instante, ao menor sinal de contato. Mais um sabotador de jogo, como temos aos borbotões no nosso país. Que o clássico sobreviva a tal indicação.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 10-05-13 13h02min
VOU DAR A NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO: O HENRIQUE JA ESTÁ ACERTADO COM O CRUZEIRO. O ex goleiro Ronaldo afirmou hoje que o Henrique ja está acertado com o cruzeiro. SE FOR VERDADE, Ja temos o volante que precisamos.
 carlos_Almeida | Vitória | 10-05-13 13h19min
JD, pra quebrar a invencibilidade, primeiro dá o milho, depois dá o bote, quem quer pegar a galinha não falo xô.
 Wagner Ávila | Não definido | 10-05-13 13h53min
Concordo com o mrr. Não podemos mudar a postura agora. Se for para administrar a vantagem, só no final do último jogo. Mas acho que a velocidade nesse clássico será fundamental. Por isso, acredito muito no Élber. O Goulart é uma boa para entrar durante o jogo.
 szogheib | Vila Velha | 10-05-13 15h05min
Boa tarde. Temos que usar os mesmos artifícios que o gaylinho... marcar pesado e matar as jogadas. Sem preocupar com Tardelli que sempre faz o óbvio...não é diferenciado e nem faz o diferente. Sem preocupar com Bernard que sempre faz a correria e usa a velocidade para dizer que tem habilidade... não é diferenciado e nem faz o diferente. Temos que preocupar com dois jogadores...Jô que usa do seu porte físico para proteger ou colocar a bola fora do alcance do beque, e a Mônica... que mesmo lenta
 szogheib | Vila Velha | 10-05-13 15h08min
... se jogar olhando para frente encontrará um jogador deles se deslocando na velocidade. O resto... é tranquilo. Só para finalizar... Que tal marcar bem (sem caracterizar retranca) indo e voltando com rapidez, para que a franga Rever comece a querer se aventurar subindo?...ai será um abraço para nossos atacantes. Até após o jogo.
 szogheib | Vila Velha | 10-05-13 15h11min
Esqueci de outras coisas... - Não podemos vacilar na reposição de bola; seja numa falta seja numa lateral. - Não deixar a Mônica chutar a bola em cima de um jogador nosso quando esse ficar em frente da mesma impedindo essas jogadas rápidas...Se acontecer é amarelo na certa... Os juizes e a mídia devem dar a b para essa dentuça.
 carlos_Almeida | Vitória | 10-05-13 16h46min
JD, Ceará tem atuado defensivamente e apoiando pouco, nessa função que ele tá fazendo, Leo é muito melhor que ele, portanto MO vai optar por Leo na LD, Egídio na LE, Bruno e Caveirão na zaga. Se optar por Mayke, é porque o ***** tá muito confiante, Ceará com certeza não joga.
 cajaiba | Serra | 10-05-13 17h13min
JD, obrigado pela homenagem na coluna passada. Mas vim aqui como torcedor que sou, sempre acreditando na vitória, mas agora não apenas na vitória, acredito no melhor de nossos jogos com as frangas a Goleada, pode ser uma goleada magra 4x0 mas que venha e se for no galinheiro vai ser lindo... O time todo tem de entrar com espírito de Dagol, incansável guerreiro azul, assim lograremos a vitória. Avante Cruzeiro.
 DERSON | LEME | 10-05-13 21h25min
Domigo sera 3X1 com direito do Borges pedir musica no Fantastico.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 10-05-13 22h32min
Espero e acredito num resultado favorável ao Cruzeiro, mas se isso não acontecer, como torcedores, devemos ter calma, não podemos esquecer o que aconteceu de bom até a agora, e lembrar que as "frangas", estão vivendo um momento bom, que fazia muito tempo não viviam, e o Cruzeiro ainda está em formação, portanto se acontecer o pior, nem tudo estará perdido.
 PHDF | Brasília | 11-05-13 00h11min
- Quem deve preocupar são as rosinhas com o Cruzeiro e não ao contrário. Podem anotar, os experientes D. Souza, Dagol e Borges decidem o jogo.
- Os irmãos Oliveiras na arbitragem possuem uma dívida enorme com o Cruzeiro, está na hora de começar a pagar, nem que seja com uma arbitragem isenta. Se a Mônica vier com pé sobre a bola, é para cair e pressionar a arbitragem.
- A carreira do Marcelo Oliveira pode ser marcada por esta decisão. Talvez seja a mais importante para o seu futuro.
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 10h59min
Em resposta ao POLE MRR,
A jogada aérea é um dos pontos altos do time emplumado, com Jô, Réver, Léo Silva (Gilberto Silva) e com bom posicionamento de Bernard, Tardelli e Ronaldinho para pegar uma eventual 2ª bola ou mesmo concluírem direto a gol. Claro que Marcelo Oliveira e os nossos jogadores sabem disto. Agora, do mesmo modo ao fim da ceia, não é tão simples marcar. Em minha opinião : Bruno Rodrigo (Réver), Leandro Guerreiro (Gilberto Silva), Nilton (Jô) e Léo (Tardelli).
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h06min
Diego Souza tem boa velocidade em 30 m, ou seja, o ideal é ele buscar arrancar depois do grande círculo até a entrada da área ou entrada da grande área e fazer o arremate a gol.
Mas, se entrar cara a cara vai driblar a Victor e fazer o gol ou cavar a expulsão do arqueiro cocotinha, anote aí.
Ele tem ótimo drible em velocidade e chega na bola sempre surpreendendo aos adversários que normalmente lhe fazem faltas. E agora está mais que claro que temos esta jogada no nosso arsenal.
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h09min
Quanto ao Ronaldinho Gaúcho é um jogador muito inteligente, tem a marca dos craques e tem que ser marcado de perto e o cara para fazer isto é Ceará, que é experiente e regula bem. O fundamental é o Cruzeiro procurar jogar compactado, para facilitar as dobras de marcação e retomada de bola.
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h13min
Prezada Drª Celeste,
Ele já apitou um clássico se não me falha a memória, mas, espero que as coisas se resolvam em campo sem a interferência da arbitragem. Só que nos últimos jogos a arbitragem tem sido a favor das ROSAnas o jogo inteiro. Os jogadores atleticanos caem em campo o tempo inteiro para cavarem faltinhas da intermediária para a frente para que Ronaldinho Gaúcho com a sua grande habilidade faça as cobranças. O cara de PE irritou a gente demais com este tipo de marcação...
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h14min
Meu parceiro Marcelo Brasileiro,
Sempre disse que eles perderiam a invencibilidade na hora errada para eles. E não há hora melhor do que esta...
 gtpzeiro | Belo Horizonte | 11-05-13 11h14min
Não sei, não. Mas acho que o melhor jogo do Diego Souza com o manto sagrado será amanhã. Ele está super motivado, inclusive porque não conseguiu jogar na estréia e quer arrebentar o galinho.
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h18min
MAIOR DE MINAS,
Realmente eles entraram em campo de uma forma diferente contra o São Paulo e poderiam ter sido eliminados se naqueles primeiros 30' o time BAMBI tivesse concretizado as chances de gol que teve.
É isto que sempre digo, quando falo em oportunidades. Não se pode errar nas chances que se tem, porque em jogo de times equivalentes o mesmo se dá para o outro lado.
O time deles tem certos apagões e é nestas horas que temos que ter a frieza para decidir.
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h20min
Temos os jogadores certos para fazer isto em Borges e Dagoberto. Eles são muito bons e não costumam perdoar... Espero mesmo que estejam em uma grande tarde-noite, pois, isto nos dará chances de triunfo.
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h25min
Khammus,
Eu traria Fabrício de volta na hora mesmo sabendo de todo o processo dele desde que saiu do clube no início de 2012 para jogar no São Paulo. Só que acredito que ele vai voltar a jogar e em grande estilo... e aqui é a casa dele.
Voltaria como homem de grupo que é, líder e faria um bem danado para o nosso grupo. Em tempo, também enxergo que isto tiraria um pouco das chances de Lucas Silva, mas, se ele for cedido ao Vasco para ter chances de atuar, porque não?
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h28min
GTPZEIRO,
Estou entre os que aposta muito no futebol do Diego Souza e crê que vá fazer neste domingo a sua melhor atuação. Ele gosta de jogos decisivos. Sempre atuou bem em clássicos. E nos jogos onde o time dele está sub júdice, como é o caso do Cruzeiro amanhã. Afinal de contas vamos jogar contra o time que joga o melhor futebol do Brasil (segundo a crônica esportiva) na casa deles onde estão invictos há 45 partidas.
Mas, ninguém fala que a gente não perdeu sob o comando do M.O
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h30min
Batista-DF,
Realmente Vuaden deixaria o jogo correr mais e não marcaria as tais faltinhas para o Ronaldinho Gaúcho colocar na área...
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 11-05-13 11h33min
O Luiz Flávio de Oliveira parece ser um pouco melhor que o irmão. Como não me lembro de nenhum jogo onde ele tenha prejudicado diretamente, já é melhor que várias outras opções.

Procurando aqui, ele apitou o segundo jogo contra o América na semifinal do ano passado, o jogo contra o Náutico em Recife (onde expulsou o Charles e voltou atrás) e o contra o Botafogo em BH. Desses, o jogo contra o Botafogo teve algumas faltas violentas (lembro de uma do Márcio Azevedo) que passaram em branco...
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h33min
Marco de Curitiba,
A torcida do Cruzeiro não pode e não vai abandonar o time, mesmo em caso de derrota.
Mas, se perdermos pode esperar que virão até aqui e vão detonar falando mal de tudo e de todos.
Só que vejo nosso time com força mental suficiente para vencer os jogos e também vejo muita inteligência no marcelo Oliveira para mudar os jogos com as substituições.
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h36min
Douglas,
Você me ajudou a esclarecer o lapso de memória que tive com o Luiz Flávio, eu tinha o registro de um jogo contra um time preto e branco em Minas... foi contra o Botafogo, que eu não gostei da arbitragem dele...Realmente, fiquei indignado. E o time atleticano usa demais o expediente do rodízio nas faltas...
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h40min
Lúcio Sangue Azul,
Eu também desconfio que haja conversa adiantada com o Henrique do Palmeiras e seus procuradores, mas, só creio que ele venha com a ajuda de parceiros, não é jogador barato. Como Charles e Marcelo Oliveira estão muito bem no Palmeiras e eles sonham com Anselmo Ramon (que tem o estilo do time alviverde), pode ser que dê negócio realmente. Mas, só se falará nisto após as finais do Mineiro.
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h43min
Bruno Barros,
Este jogo de bola parada é bom para o time deles, mas, o Cruzeiro também tem seus trunfos...
Espero que o juiz faça uma grande arbitragem e se imponha... e que não estejamos aqui no domingo à noite ou 2ª feira reclamando da arbitragem, mas, que o estilo dele é de picotar o jogo, concordo amplamente com você.
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h47min
REDMOSK,
A verdade é que o empresário uruguaio ofereceu o jogador ao Cruzeiro que na época não se interessou porque tinha para a função vários bons jogadores como :
- Diego Souza
- Everton Ribeiro
- Ricardo Goulart
- Élber
- Álisson (acabou emprestado ao Vasco)
- Lucca (pode atuar na função sem problemas)
- Martinuccio (Também pode fazer a meia)
Ou seja, ele não iria agregar ao elenco, tendo poucas chances de atuar, o que não é bom para ninguém.
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h51min
Wágner Ávila,
Esta é uma das valias do elenco do Cruzeiro. Teremos no banco jogador de estilo diferente para usar caso a marcação deles estiver encaixada. São estes fatores de desequilíbrio que mudam a história das partidas e Marcelo Oliveira tem sabido se aperceber destas situações e tem usado o banco com sabedoria. Realmente Élber e Ricardo Goulart mudam o estilo do time quando entram em campo
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-13 11h54min
Carlos Almeida,
Ceará joga e vai marcar o Ronaldinho Gaúcho, a não ser que esteja sentindo dores. Neste caso, a entrada do Léo como um falso LD, pode ser opção. Já deu certo várias vezes. Mayke também vem jogando direitinho e seria um fator de desequilíbrio pois tem uma saída de bola em velocidade que exploraria um dos pontos fracos da defesa atleticana...
 jairoccuritiba | CURITIBA | 11-05-13 16h32min
Aí João, volta fabricio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 Romeu F Madureira | Belo Horizonte | 11-05-13 18h47min
Chovendo no molhado! Seu comentário sobre o clássico está ótimo e bem fundamentado. Eu estava viajando e totalmente por fora do que rolava por aqui. Estou confiante! Acredito que vamos quebrar a invencibilidade deles. Abs
 tzogheib | Vila Velha | 12-05-13 09h49min
Boa tarde. Me ausento algum tempo aqui do blog devido a estudos, não estou com muito tempo para olhar as postagens. Sobre o jogo de hoje, estou confiante. Sabemos o quanto é difícil vencer as frangas no horto. Eles jogaram muita bola contra o São Paulo (ou o SP não jogou nada haha) com toque de bola, envolvente. Eles tem time entrosado e arrumado. Mas o Cruzeiro está entrando no eixo e vamos SIM bater de frente com elas. Creio que Dagoberto será o nome do jogo, ele que está sendo um dos melhores
 tzogheib | Vila Velha | 12-05-13 09h50min
jogadores do time, me agradou muito. Diego Souza ainda não encontrou seu futebol. Joga uma partida boa e depois some. É a hora de mostrar para que veio. Venho ressaltar que, PARA MIM, o lateral-esquerdo titular é Egídio. Apoia bem e não leva muita bola nas costas igual o Everton. Afinal, não gosto do Everton, e acho o Egídio mais jogador e titular da posição. Lamento a lesão do Henrique, espero que o clube busque um volante para o lugar do L.Guerreiro. Especulações sobre Cortês e Henrique são
 tzogheib | Vila Velha | 12-05-13 09h52min
verdadeiras? Henrique me agrada MUITO para jogar ao lado do Dedé. Cortês viria se o Everton estiver saindo (ou o Egídio). Esperando ansiosamente Martinuccio e Lucca estrearem. O primeiro tem futebol incontestável. Já o segundo é promessa! VAMOS CRUZEIRO! MO está ajeitando o time. Concordo com o futebol ruim dos últimos jogos, mas vamos vencer o Gaylo para vencer o Mineiro e dar moral! EU CONFIO NO CRUZEIRO! Queremos raça, amor à camisa! Saudações celestes!
 gtpzeiro | Belo Horizonte | 12-05-13 10h38min
Só quem faz questão de não ver é que não verifica potencial neste time. O fato de, por questão de tabela,o Cruzeiro não ter encarado nenhum jogo teoricamente mais difícil,exceto na estréia, não desqualifica o grupo.O Cruzeiro fez o dever de casa que é não dar chance aos adversários pequenos,sendo implacável.Isto não tira o mérito.Em 2003,o Cruzeiro tb ficou um tempão jogando contra times fracos e a gente via, mesmo assim, que iria muito longe,mesmo jogando somente o Mineiro.Inclusive, cont.
 gtpzeiro | Belo Horizonte | 12-05-13 10h39min
...cont.. na primeira partida conseguiu vencer com muita dificuldade o Nacional de Uberaba, lá em Uberaba, por 2X1.Portanto, vamos ser felizes um pouco e deixar a desesperança de lado.Se lá na frente der errado e o time não obtiver os resultados, acontece, é do futebol.Mas que o time ESTÁ SIM, nos enchendo de perspectivas, isto É INEGÁVEL, está!
 João Duarte | Vit�ria | 12-05-13 11h33min
Cléber Costa,
Você e suas estatística furadas. Se Réver fez 5 gols, se Léo Silva fez gol e se Gilberto Silva também fez gol, então se 7 gols = 2%, então o Atlético-MG deveria ter feito 350 gols até aqui...
É preciso se evitar as faltas bobas em jogadores de costas na intermediária e laterais. Eles tem uma boa bola aérea como nós também temos.
É preciso saber fazer a marcação e não apenas nos galalaus. Pois, Bernard e Ronaldinho se valem do bom posicionamento. Marcar a TODOS...
 estrelado campeao | Ubá  | 12-05-13 11h40min
Olá João Duarte. Será, ou pelo menos tem todos os ingredientes para termos um dos melhores clássicos dos últimas anos. O time deles tá bem( conseguiu fazer aquilo que tentamos e não conseguimos fazer contra os Bambis), tem jogadores qualificados no elenco, além do Cuca que já conhece bem o futebol mineiro. Por outro lado somos o único invicto dos grandes brasileiros, temos um técnico que prioriza o jogo ofensivo sem se esquecer da marcação, e vários jogadores com disposição de campeonar.
 estrelado campeao | Ubá  | 12-05-13 11h44min
Acho que vamos quebrar a invencibilidade deles no Horto. Será a nossa grande motivção, além de praticamente consolidar o título. E torcermos para Leando Guerreiro anular Ronaldinho Gaúcho, que sem dúvida é gênio e está jogando muito. Abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 12-05-13 14h03min
Cléber Realista,
Onde você deixou a sua humildade ?
Só entra aqui para falar mal da minha pessoa, cara.
Caia na real, eu te respeito porque sou educado e só.
Você não consegue entender que um elenco não é formado por 3 jogadores e vive de MIMIMI...
Usando a sua expressão ... ah ! ném ? Você parece torcer contra só para ter razão e voltar com a máxima da turma do MOTOCA : eu te disse, eu te disse, eu te disse...
Qualquer resultado é normal hoje
 João Duarte | Vit�ria | 12-05-13 14h06min
Você sempre fala dos jogadores que não gosta...
Eu procuro explorar o lado bom das coisas do Cruzeiro. Somos diferentes... eu vejo o copo meio cheio e você vê o copo meio vazio.
Eu gosto de falar das virtudes das pessoas, você dos defeitos.
Então é normal a discordância, mas, você insiste em dizer que eu não sou humilde. Isto é que eu chamo de arrogância Cléber...
Jamais me viu humilhar alguém. Discordar e defender o Cruzeiro Sempre, e se for contra Cocotas até os erros...
 João Duarte | Vit�ria | 12-05-13 14h08min
E para finalizar você LEU a coluna acima ?
Parece que não... nem uma linha a respeito da mesma.
 mrr | Natal | 12-05-13 15h45min
Boa tarde JD e companheiros de blog! Está tudo pronto? Cerveja gelada, tira gosto que não pode faltar e os amigos para conversar??? Então vamos que vamos, Cruzeirooooooooooooooo!!! Uma pena que só posso assistir via PFC :(, gostaria de estar no estádio!
 ogmios00 | New Jersey | 14-05-13 07h23min
O que eu vi do jogo, e logico que muita gente vai discordar do meu ponto de vista,ha de admitir que o time do Atletico e um timaco hoje e que estao jogando juntos a bastante tempo, enquanto o nosso Cruzeiro esta em formacao, com jogadores de muita gualidade, mas que precisam de tempo para entrossamento portanto precisamos ter um pouco de paciencia neste momento, porque o time vai se acertar. Dirao que e facil dizer depois de passado o jogo, mas eu teria entrado com tres jogadores de marcacao.
 ogmios00 | New Jersey | 14-05-13 07h28min
Eu colocaria Nilton, Leandro Guereiro e Tinga, colaria o Tinga em cima do Ronaldinho como carrapato, nao se pode deixar um jogador diferenciado igual ao Ronaldinho jogar solto como jogou e suicidio, nao e choradeira, mas se jogarmos com inteligencia, podemos sim ganhar no domingo, mas nao com quarteto, nao marcam ninguem.
 ribunodocruzeiro | Não definido | 15-05-13 02h43min
Vexame foi o que vi domingo passado. Faltou vergonha na cara. Será que em uma semana nossos jogadores aprenderão o que é ter brio. A falta de vergonha me entristeceu. Nossa torcida não merece jogadores sem sangue. São bons, mas não conhecem nosso clube e muito menos sabem que o adversário só possui um único título louvável, enquanto o Cruzeiro é temido por toda América e possui 12 títulos importantes. Ensinar isso a jogador sem raça é duro, mas tomara que sejam machos e respeitem nossa torcida.
 webmaster | Belo Horizonte | 12-05-13 18h24min
Comentários sobre o jogo devem ser feitos nas notícias do jogo.

Comentários que não sejam sobre coluna serão excluídos.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 11h46 [0 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster