Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
De Jure - Coworking



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

05/04/2013 | Joao Duarte
A temporada de experiências está acabando

"O trabalho vai sendo bem feito na minha avaliação e as dúvidas na definição do ONZE se devem ao excesso de opções"

Mundo Azul,


Está acabando o período de testes...qual o balanço ? - Conforme eu sempre escrevi considero esta fase de classificação do Mineiro com uma extensão de luxo da nossa pré-temporada. Os 11 jogos desta fase se prestam para a avaliação de jogadores, para ver quem pode ficar no grupo do Cruzeiro e quem pode ser emprestado ou mesmo negociado. E creio que foi um ótimo campo de visão para o treinador saber com quem pode contar para o resto da temporada.
Entraremos na disputa da Copa do Brasil na próxima semana e é mais do que natural projetar a eliminação do nosso 1º adversário no jogo de ida, mas, nem sempre é assim que as coisas ocorrem e o Cruzeiro não pode ir para Alagoas, vestindo as roupas da soberba. Eliminar o jogo de volta pode significar ter a semana livre para enfrentar as semifinais do Mineiro, o que é importante.

Mas, falando do tempo de experiências creio que o Cruzeiro já tenho avançado bastante na transformação do time que foi mal em 2012.
A nova base tem Fábio no gol, Bruno Rodrigo e Ceará na defesa, Nilton e Everton Ribeiro no meio-campo, Dagoberto e Borges na frente.
Falta a definição dos outros 4 jogadores e creio que cada um de nós tem lá as suas preferências nesta composição.
Para não ficar no muro deixo aqui as minhas indicações :
- Victorino e Egídio para a defesa.

- Henrique para o setor de contenção no meio-campo.
- A última vaga está entre Diego Souza, jogador que tem condições de ser fator de diferenciação, mas, que ainda não conseguiu fazer 2 jogos seguidos em bom nível e Ricardo Goulart que pede passagem. O menino que foi cria da base do Inter e se destacou no Goiás na série B do ano passado, vem entrando no time e fazer a história dos jogos mudar, o que é muito bom.
Ricardo Goulart que ficou de fora do time e até do banco em função de um problema com o empresário detentor de 50% dos direitos dele (já resolvido), parece ter perdido de vez a timidez e o embotamento que marcaram os seus primeiros dias na Toca da Raposa.
Mas, nem tudo está definido, porque nos faltam ver outras opções que ainda não estrearam no time do Cruzeiro, como Ananias, Lucca, Uélinton, Wallace e Lucas Silva, nesta nova configuração.
Assim, quem fala que foi mantida uma base de 2012 erra redondamente. O time do Cruzeiro é outro. Mas, também é fato que nos falta fechar a zaga, pois, Victorino ainda não jogou (e tem 6 meses de inatividade no lombo), Henrique também não jogou (e tem 5 meses de inatividade) e com apenas 2 volantes na conformação tática esta sintonia entre os beques e o sistema de contenção é muito importante, não há dúvida sobre o tema.
Assim, creio mesmo que Paulão ou Léo vá permanecer na zaga para as finais do Mineiro, ao lado de Bruno Rodrigo.
Já no meio-campo de contenção, Henrique tem um pouco mais de chance de se firmar ao lado de Nilton, mas, seria necessário ver Lucas Silva e Uélinton em ação nestes últimos 3 jogos de testes do Mineiro e 1 ou 2 da Copa do Brasil nas partidas contra o CSA. Concordo integralmente com quem diz que o nosso meio-campo precisa de mais energia e velocidade de marcação, embora a dupla Nilton-Leandro Guerreiro tenha experiência e saiba encurtar caminhos.
Gosto do 5 caçador, que me lembraria Piazza, Ademir, Fabinho, Donizete Oliveira, Zé Carlos... gente que não tinha vergonha de tomar o drible desde que a bola ficasse em poder do Cruzeiro. Não gosta do volante que só cerca, que não tira o espaço do adversário, que retarda o bote ou pior ainda aquele que dá o bote errado. Volante tem que ter inteligência de parar a jogada, sem que isto resulte em receber o cartão amarelo por parte da arbitragem. Piazza jogou de volante anos a fio e não me lembro de vê-lo sendo expulso... e era o rei do desarme, era o cara que jogava simples, jogava de um ou dois toques e que dava velocidade espantosa ao time do Cruzeiro.
E vejo tanto em Lucas Silva quanto em Uélinton parte destas características, que no entanto precisam ser confirmadas. E para isto será preciso que Marcelo Oliveira lhes dê as chances de jogar junto à base titular.
Este sistema defensivo é ainda agora a nossa maior fonte de preocupação. Na lateral esquerda, em que pese ter atuado bem no ano passado, Everton não evoluiu o suficiente para ficar dono da posição. Ele não melhorou na marcação, embora seja voluntarioso dá muito espaço nas costas e quando vai à frente não faz como lateral, mas, gosta de entrar como meio-campista e isto nos faz perder eficiência. Até que num sistema com ponta isto é atenuado, mas, todo mundo sabe disto e planta um atacante veloz nas suas costas. A partir daí toda bola recuperada pelo adversário vira contra-ataque perigoso e uma hora o adversário acerta o cruzamento, como foi no lance do 2º gol do Villa Nova.
Egídio jogou muito bem as partidas, fez ótimos cruzamento e marca com mais naturalidade, fecha como 3º zagueiro quando a situação requer e em minha concepção para jogar de lateral é a melhor opção do elenco.

E a base teve oportunidades ? - Creio que os meninos que foram lançados, todos eles, mostraram valor e condições de permanecerem no elenco para o resto da temporada.
Álisson encantou a todos desde os jogos do Brasileiro no ano passado, mas, brilhou intensmaente no clássico de reabertura do Mineirão. Jogador inteligente, rápido, boa leitura tática, capacidade de recomposição e de conclusão a gol. Gostei demais.
Mayke foi outro que entrou no jogo contra o BOA e parecia que era titular há anos do time. Pediu bola, criou chances de gols, passou bem e mostrou tanta desenvoltura que o Ceará tratou de melhorar logo, pois, se deixar o menino aparecer mais, não recuperaria o posto de titular.
Vinícius Araújo tem uma média de gols muito boa este ano, pena que jogue na posição de Borges e Dagoberto, que além de serem bons jogadores, estão bem este ano. Vinícius tem cheiro de gol e é o tipo do jogador com o qual o treinador pode contar, sabe que este é um ano de aprendizado e não vai criar problemas ficando no banco, sendo opção. Ótimo jogador. Se o Borges porventura mascar ou não puder jogar, sabe que o menino entra, dá conta do recado e pode complicar a titularidade do nosso camisa NOVE.
Élber é outro que de quase dispensado virou 1ª opção na voz do torcedor do Cruzeiro. E fez por merecer esta condição. Entrou em jogos complicados e resolveu. Fez gols, deu assistências e finalmente confirmou o bom futebol dos tempos da baee. Creio mesmo que se Marcelo Oliveira pensa em usar o Everton Ribeiro aberto na ponta-direita, Élber vá acabar ganhando a posição dele porque inclusive faz a volta acompanhando o lateral até o meio e sabe se posicionar para puxar o contra-ataque, tendo velocidade para fazê-lo.
Ou seja, é preciso dar méritos ao Marcelo Oliveira de ter recuperado alguns jogadores e lançado outros.

Conclusão : "O trabalho vai sendo bem feito na minha avaliação e as dúvidas na definição do ONZE se devem ao excesso de opções", e portanto, não justifica o "faniquito" do meu amigo Szogheib, querendo a queda do treinador que tem uma campanha invicta este ano, que só não é perfeita por causa daquele aborto da natureza que foi o empate em 0 x 0 com o Guarani-DV. Agora vamos aguardar com ansiedade os jogos decisivos. Aí sim, veremos onde este potencial destacado por todos no nosso elenco poderá nos levar. Muitos afirmam que o Campeonato Mineiro por ser muito fraco não serve de parâmtetro para nada, mas, eu constumo dizer que DECISÃO SEPARA OS HOMENS DOS MENINOS.

O que esperar de Cruzeiro x América ? - Como sempre esles jogarão o jogo da vida deles e a gente conhece os valores do outro lado. Eles tem Neneca (que de vez em quando cisma de não deixar passar bola e é complicado), uma zaga de boa estatura, mas, com problemas na bola trançada. No meio tem o futebol de Leandro Ferreira e Rodriguinho, que sempre fizeram contra a gente suas melhores partidas e no ataque tem Fábio Jr., Filipe e ainda Geovanni, jogadores que tem qualidade, embora não vivam boa fase.
Só que também devem tentar jogar contra a gente e aí poderão ser vencidos pela nossa melhor qualidade individual. Por estas e outras, não vou me lembrar de alguns jogos marcantes como os 7 x 0 (dia de show de Fábio Jr e Edílson), ou dos 5 x 0 quando o Cruzeiro jogou com dez jogadores desde os 10' do 1º tempo, que Marquinhos Uberaba foi expulso e Eduardo Rabo de Vaca foi recuado para a quarta zaga, jogou demais e Joãozinho fez sua maior atuação individual. Também poderia me lembrar dos 3 x 2 da decisão de 92, com o brilho de Roberto e Renato Gaúcho, mas, creio que será o dia de Diego Souza, para complicar de vez a cabeça de Marcelo Oliveira... rs, rs, rs.
Eu o vi muito compenetrado esta semana, sem querer falar antes do jogo e com certeza vai dar a resposta calando a boca dos que querem criar clima ruim no Cruzeiro. Diego Souza é jogador diferenciado, que no entanto precisa de ritmo de jogo. Tem tido comportamento EXEMPLAR no Cruzeiro e merece toda a minha confiança. Mas, se não estiver jogando bem é mais que natural que a vez seja dada a quem vem fazendo bem o seu trabalho e neste quesito o Cruzeiro tem grandes jogadores para ocuparem a posição, sendo que alguns ainda nem estrearam. É a fartura de opções que tem o treinador Marcelo Oliveira o que nos faz projetar um grande ano...
Placar do jogo : América 1 x 3 Cruzeiro

O time de homenageados desta semana tem : Arthur Alvarenga, Carlos H. C. Campos, Wágner Ávila, Lúcio Sangue Azul, Chiabi Jr, JHESS25 e muito especialmente aos amigos da capital federal : PHDF, Toninho Caixeta, Alencar, Baptista-DF, Geraldo & Meg (Embaixada Azul).

E de Conceição do Mato Dentro-MG : a homenagem especial é para a família de José de Miranda Murta e Dalva Generoso Brandão Murta personificada nos filhos Dalvinha, Fernando (meu irmão de sangue que vive hoje em Huntington, New York e com quem tive o prazer de me re-encontrar esta semana no comando no espetacular restaurante de gastronomia italiana chamado POMODORINO, ao lado do seu filho Igor), Dagmar, Deise, Denise e claro o grande médico Dr. Moacir... uma família especial, amiga e que sempre estará no meu coração.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 mrr | Natal | 05-04-13 13h05min
Boa tarde! ótimo resumo do que vimos e comentamos até agora, parabéns! Vejo a entrada do Henrique ser uma questão do tempo. A preocupação está quando o Martinucio e Lucca estiverem em condições como resolver o problema? Nós teremos a disposição para o mesmo setor vários jogadores de qualidade, que inclusive não ficaram nem relacionados no banco por falta de espaço.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 05-04-13 19h06min
João eu também acho que o DS é titularíssimo. Ele é diferenciado e pode ser decisivo. Temo que o MO poderá ter problemas. A imprensa doméstica logo logo vai criar o grupo dos insatisfeitos.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 05-04-13 20h51min
Alô mestre João. Como vc bem disse, o forte elenco montado esse ano nos deixa eufóricos e confiantes num excelente 2013. Ainda temos o Henrique, o Lucca, Vitorino e Martinuccio. Vamos torcer para o time estar bem, e esse pessoal só terem chance com alguma contusão ou suspensão. Que ninguém precise ser substituído por deficiência técnica. Assino em baixo sobre o que você disse do Éverton. Nosso time será campeão da Copa do Brasil pois o elenco é fortíssimo. E a cocota é freguês. Grande abraço.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 05-04-13 21h52min
Com os meus agradecimentos pela homenagem, tenho que alertar todo mundo que esse jogo contra o america será o mais dificil dessa primeira fase.O America ja, por tradição, dificulta as coisas para nós.E esse time que vais nos enfrentar não é aquela baba que enfrentou os patéticos!Não, não é mesmo!Cocnordo com quase tudo que voce falou acima, JD. A única discórdia é com relação ao Henrique.Não sei se ele vai voltar a jogar aquele futebol de antes.Então, com a camisa 5, eu ainda tenho incertezas.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 05-04-13 22h18min
Obrigado pela homenagem, às vezes não escrevo aqui, por falta de inspiração, mas sempre leio suas colunas, e concordo com a maioria de suas opiniões, parabéns.
 João Duarte | Vit�ria | 06-04-13 00h33min
Em resposta ao POLE = MRR de Natal,
A sua preocupação procede... O Cruzeiro tem para ocupar as 4 posições mais ofensivas hoje os seguintes jogadores :
1 - Borges
2 - Vinícius Araújo
3 - Anselmo Ramon
4 - Dagoberto
5 - Ananias
6 - Luan
7 - Lucca
8 - Ricardo Goulart
9 - Élber
10- Diego Souza
11- Álisson
12- Éverton Ribeiro
Como o banco de reservas tem que ter 1 goleiro, 1 beque, 1 volante, no máximo 3 seriam selecionados
 João Duarte | Vit�ria | 06-04-13 00h38min
Ou seja :
No máximo 4 em campo e no máximo 3 no banco de reservas, em casos muito excepcionais de não se optar por levar um lateral, poder-se-ia ter outros 4 no banco.
Desta forma, 4 ou 5 destes jogadores listados às vezes não iriam nem mesmo compor o banco de reservas nos jogos. Como fazer para não desmotivar aqueles que estiverem enquadrados nesta categoria ?
Com fazer para que o empresário, os setoristas à caça de uma onda não consigam desenvolver o egoísmo no meio destes ?
 João Duarte | Vit�ria | 06-04-13 00h41min
Claro que temos jogadores mais novos e que ainda buscam seu espaço no processo, mas, como evitar que um menino destes que pede passagem, que treina bem e entra nos jogos e muda a história dos mesmos não tenha a sua chance ?
É o maior desafio do treinador mostrar para o grupo que todos são importantes, mesmo aqueles que raramente se concentram... a oportunidade pode passar uma vez e não voltar mais. Élber é exemplo vivo disto. De jogador sob desconfiança virou aquele que é pedido p/ torcida
 João Duarte | Vit�ria | 06-04-13 00h48min
Entendo que este venha a ser o maior desafio de Marcelo Oliveira á frente do time do Cruzeiro... manter todo o elenco motivado e pronto para entrar em campo e fazer a diferença, seja contra quem for...
E conter as murmurações.
Resolver as pendências lavando a roupa suja dentro de casa... Não deixar vazar as preocupações do grupo... e muito menos as discordâncias... só assim se faz um grupo campeão...
 seixas | Belo Horizonte | 06-04-13 11h45min
Salve, salve amigo João! Creio que na Toca da Raposa está sendo realizado um ótimo trabalho que renderá bons frutos, desde a nossa diretoria até os porteiros da Toca, tudo vai muito bem, vejo comprometimento, ambição, trabalho arduo, harmonia. Difícil mé só conter os críticos dentro da nossa própria torcida, aqueles que qerem sempre ter um prá pegar no pé, ás vezes é o Everton, ora Leandro Guerreiro, o alvo da vez Diego Souza...essa turma não para de pentelhar, são sempre os mesmos hienas.
 Carlos_almeida | Vitória | 06-04-13 11h48min
JD, MO ensaiou a entrada do Egídio na LE, que foi bem no apoio. Acredito que ele manteve o Everton por deficiência no sistema defensivo, principalmente na cobertura, queimaria Egídio. No sistema com LE mais recuado, Everton é mais eficiente; acertando o sistema defensivo, permitindo o apoio do lateral com segurança, Egídio terá novas chances.
 mrr | Natal | 06-04-13 12h55min
A respeito do jogo, estranhei a baixa procura pelos ingressos. Um clássico mineiro realmente não entendo. Como fora de BH há muito tempo alguém poderia dizer se existe alguma insatisfação na questão do estádio ou preço dos ingressos além do que ja foi noticiado nos primeiros dois jogos no Mineirão???
 Dr.Magno | BH | 06-04-13 14h04min
João Duarte
O meio campo do Cruzeiro no segundo semestre tem grandes chances de ser formado por Nilton, Henrique, Ricardo Goulart, Everton Ribeiro.
Diego Souza não está jogando bem, esta jogando com o nome, até o momento não mostrou futebol para ser titular. Ricardo Goulart jogou muito bem quando entrou em campo. Correu se movimentou sem a bola
Espero que Diego Souza reencontre seu futebol dos tempos de Palmeiras e Vasco. Porém futebol é momento.
 Dr.Magno | BH | 06-04-13 14h05min
Ricardo Goulart está melhor no momento. Colocar desculpa por causa da Arábia, é colocar a "sujeira debaixo do tapete e falar que está limpo", pois Diego Tardelli das galinhas jogou dois anos por lá e voltou em alto nível aqui.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 06-04-13 14h36min
Dr Magno e JD, ainda preciso ver o rendimento do R Goulart desde o inicio.Se olharmos bem, todos os jogadores que entraram no segundo tempo tiveram um bom desempenho.No entanto, quando foram titulares, o futebo, apresentado não foi o mesmo.Na verdade, foi ruim.Vamos ver como o R Goulart vai se portar entrando desde o inicio.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 06-04-13 14h39min
JD, na verdade sao treze, pois temos de incluir o Martinuccio(embora eu ache que em junho o cruzeiro vai devolvê-lo). Mas temos de considerar que o Elber, o Vinicius e alisson, dificilmente comporão o banco se os jogadores de renome estiverem pelo menos razoável.Assim, o Vinicius só comporá o banco se o AR estiver contundido ou suspenso.Essa questao de constusoes e suspensão tambem devem ser levadas em conta na administração daqueles que comporão o banco.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 06-04-13 14h42min
A disputa existente para a suplencia no ataque é garantida entre A Ramon e Vinicius.Dessa forma, um deles já e banco tambem.Nenhum tecnico vai para um jogo com apenas um camisa 9, tendo dois bons reservas no grupo.Aí, o Elber e o alisson são os menos cotados para comporem o banco em condições normais, exceto se treinarem muito bem ou se quando entrarem renderem MUITO.
 PHDF | Brasília | 06-04-13 15h25min
Com duas competições nacionais simultâneas no segundo semestre, acredito que quase todos terão oportunidades, mas para ganhar será inevitável diminuir o números de atacantes e reforçar a defesa.
Por exemplo: se Martinúccio e Luccas voltarem bem, Luan e Ananias perdem espaço. A vantagem do Alisson, Vinicius e Élber é serem jovens e teoricamente terem mais paciência para ficar na reserva ou reserva do reserva.
 PHDF | Brasília | 06-04-13 15h32min
Partindo da teoria de que o ideal são 5 jogadores para cada duas posições, dois dos jogadores listados pelo João precisam sair.
 Dr.Magno | BH | 06-04-13 17h25min
Lucio sangue azul
Ricardo Goulart é meia atacante, uma meia de ligação desde a época do Goiás, jogou na sua posição correta no clássico contra o Atlético, mesma posição que joga o Diego Souza.
Amanha, Ricardo jogará numa função que não é sua praia, atuando como atacante. Não queime ele, caso ele não consiga produzir no clássico contra o América, pois estará jogando na posição improvisado.
 PHDF | Brasília | 06-04-13 18h45min
Será ótimo se o D. Souza revezar com o R. Goulart nas posições de meia e atacante. Ambos sabem fazer as duas funções.
 mrr | Natal | 06-04-13 19h08min
Dr Magno falou tudo. O MO colocou o RG na posição que não é de costume, pode queimar o jogador. A pergunta é se farão o revezamento, caso não faça, o MO estará protegendo o DS e queimando o Goulart.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 07-04-13 09h40min
Ola Joao Duarte muito oportuna sua coluna, porem acredito que o Marcelo Oliveira nao tem testado jogadores uma vez que todas as substituicoes de jogadores foram por motivo de contusoes ou suspencoes, Bruno Rodrigo / Dirley, depois o Leo voltando de contusao, Anselmo Ramon / Vinicius Araujo que so jogou bem quandro entrou no decorrer das partidas e agora tem o Borges, Ricardo Goulart so foi titular porque o Diego Souza estava inrregular e agora so vai comecar jogando porque o Dagoberto estava...
 USA..AZUL | FALL RIVER | 07-04-13 09h46min
suspenso, nao quero ser chato e muito menos precipitado porem estou com a pulga atraz da orelha, nao vejo coerencia, o Leandro Guerreiro jogou todas partidas e o Wellington ate agora nao foi testado nem sabemos se joga bola, enfim ta bravo a coisa, honestamente nao vejo coerencia e outra alguns tecnicos que alguns aqui queriam para treinador, JORGINHO TETRA pegou o Flamengo afundado e acabou de afundar o resto, NEY FRANCO, treinar equipes de juniores e uma coisa treinar medalhoes e lidar com
 USA..AZUL | FALL RIVER | 07-04-13 09h52min
vaidades e outra, ou seja o Sao Paulo esta se arrastando conseguiu perder ate para as frangas rsrrsrs, vejo tambem alguns comparando o Cruzeiro com as frangas, nao da para comparar sem falar com a paixao mais o cruzeiro tem mais elenco podem achar que estou louco mais e verdade, as frangas estao se saindo bem encima de um esquema do Cuca que e bom treinador so tem um problema fraqueja na hora de decidir. abracos a todos.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 07-04-13 11h30min
Alô, mestre João. O Borges em forma contribuirá em muito nesse ano de 2013, atuando com o quarteto Com Everton Ribeiro, Diego Souza e Dagoberto. Estou ansioso pela volta do Martinucio que vai deixar o ataque muito mais rápido. Como você acha que o Marcelo Oliveira tratará essa questão com todos em forma? Grande abraço!
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 07-04-13 11h30min
Alô, mestre João. O Borges em forma contribuirá em muito nesse ano de 2013, atuando com o quarteto Com Everton Ribeiro, Diego Souza e Dagoberto. Estou ansioso pela volta do Martinucio que vai deixar o ataque muito mais rápido. Como você acha que o Marcelo Oliveira tratará essa questão com todos em forma? Grande abraço!
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 07-04-13 18h48min
Para informação aos meus amigos , no nosso jogo Cruzeiro x América , público pagante = 29.800 ,renda R$ 1.475.000,00 , joguinho das meninas, Gaylo x Boa , público pagante = 12.000 , renda R$ 280.000,00 , para quem tem dúvidas do nosso contrato com a Minas Arena , será que está valendo a pena ??rs, rs, rs,rs ...!!!
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 07-04-13 18h55min
Infelizmente aqui onde eu moro ( Pindamonhangaba - S.P.) após o jogo só temos a opção da rádio Itatigaylo (TV Claro) ,os idiotas mandam o programa "Do seu nome seu bairro" , para o joguinho da meninas, sendo que o nosso jogo hoje era clássico !!, é muito ridículo o fanatimos deste caras.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 07-04-13 18h59min
Falando do jogo de hoje, gostei muito da atuação do D.S. , só não sei porque ele foi substituido , e mais uma vez tomamos gol com falha do L.G. , até quando ele será intocável ???
 DERSON | LEME | 07-04-13 20h10min
2013 esse ano promete,temos um time forte e competitivo, seremos campoes de tudo que disputarmos esse ano com certeza tendo Borges artilherio comesse meio campo de respeito e olhem que Lucca e Martinuccio nem entraram.Veremos no final de ano premios ao elenco do Cruzeiro e vendo Marcelo o melhor tecnico do Brasil, tai um cara que temos que tirar o chapeu ta se mostrando a que veio e administrando muito bem o futebol do Cruzeiro. Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirao este ano tem dono. Cruzeiro.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 07-04-13 21h15min
Mais uma informação da renda do jogo de hoje , o Cruzeiro que fez um acordo com o América (era o mandante ) ficou com 40% da renda , ou seja R$ 590.000,00 , o dobro da renda das rosanas, rs. rs. rs. rs. !!!
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-13 22h22min
Falando de América-MG 1 x 4 Cruzeiro
O jogo começou fatiado, picotado, com muitas faltas. Coube a Fábio Jr. a 1ª chance, chutando por cima. Só que num lance de lateral brilhou a estrela de Borges que desviou para o gol, abrindo o placar. E logo depois veio o gol de Diego Souza, aparando de cabeça um ótimo cruzamento de Éverton, numa combinação pela esquerda. Aliás, o nosso camisa 10 fez uma grande partida hoje, como que dando uma resposta aos críticos, ficou calado e jogou bem.
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-13 22h26min
Com a vantagem de 2 gol no placar, o Cruzeiro se fechou com correção e abriu espaços nas costas da defesa do América e se não fosse o PÉSSIMO trabalho dos bandeiras, pois, anularam um lance que seria gol de Borges, quando ele sai detrás da defesa, em posição legal. E é justo dizer que hoje Leandro Guerreiro fez um grande jogo, desarmando, buscando os colegas melhor colocados com passes precisos e tirou o espaço dos meias do América-MG, especialmente do ótimo Rodriguinho que não fez nada em campo
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-13 22h29min
E o Cruzeiro , diferentemente de outros jogos voltou ligado do vestiário e aos 5' fez o 3º gol com Bruno Rodrigo de cabeça, coroando um bom trabalho.
Assentado no placar o Cruzeiro deu uma desinteressada do jogo e foi nesta fase da partida que o América criou algumas dificuldades para Fábio que até ali, só tinha feito defesas em chutes de fora. Num lance de córner, Willians deu sorte na rebatida e ganhou a frente de Leandro Guerreiro para fazer 1 x 3 no placar, chutando no canto...
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-13 22h32min
Como Diego Souza tomara o 3º cartão amarelo e não vai poder jogar contra o Nacional-MG, então Marcelo Oliveira colocou Élber. E depois meteu Ananias no posto de Ricardo Goulart, para ter jogadores rápidos nos flancos para a puxada de contra-ataque. E foi numa ótima combinação de Élber e Ceará que a bola foi melada para Borges e ele não vacilou e fez 4 x 1.
A torcida comemorou, fez festa e os 30 mil pagantes com renda de R$ 1.5 milhão comprovam o acerto de ter tirado o jogo do Independência.
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-13 22h37min
Emendo de prima, com as avaliações dos jogadores.
1 - Fábio : nota 7,0. Nada pode fazer no gol do América, não foi muito exigido na partida e quando o fez se saiu bem.
2 - Ceará : nota 7,5. Outra atuação positiva, marcando bem e indo à frente com consciência, contribuindo no resultado.
33- Bruno Rodrigo : nota 8,0. Tirou todas no alto na defesa, anulou Fábio Jr. e ainda teve tempo de ir à frente e fazer um gol bonito testando forte no ângulo. Atuação muito boa do nosso becão.
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-13 22h40min
4 - Léo : nota 7,5. Uma atuação muito boa marcando bem o setor dele, permitindo pouco ao América e ainda cobrindo os avanços do Everton. Soube se posicionar tirando a chance do jogador do América que infiltrasse (Nikão ou Rodriguinho) ter chance de concluir a gol.
23- Éverton : nota 7,0. Hoje fez um bom jogo também na marcação e conseguiu se eficiente na subida ao ataque, criando o lance do gol de Diego Souza. Foi mais inteligente não derivando tanto para o meio, sem Dagoberto no corredor.
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-13 22h43min
55 - Leandro Guerreiro : nota 8,0. Fez hoje sem dúvida a sua melhor atuação do ano. Além de anular a Rodriguinho foi visto fazendo desarmes (coisa que eu cobro demais dele) na lateral direita, no meio e até do outro lado. Não apenas cercou, combateu e teve êxito. Gostei demais.
19 - Nilton : nota 6,5. Um toque de classe no meio. Deu continuidade aos lances, se posicionou bem e foi à frente quando a situação requeria. Jogou para o time, aparecendo com 2 boas finalizações ao gol deles.
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-13 22h47min
17 - Everton Ribeiro : nota 6,0. Hoje não teve uma atuação decisiva como em jornadas anteriores. Compôs bem o sistema, tocou bem a bola e fez o trabalho de transição com correção.
10- Diego Souza : nota 8,0. Fez bem em não falar com a imprensa na 6ª feira. Se preservou, se apresentou focado e fez um grande jogo. Mostrou a sua técnica em campo, fez gol, deu ótimos passes e perdeu poucas bolas. Uma atuação positiva, embora sem ter brilho máximo, foi sua melhor atuação no ano. Gostei.
 zuloobas | varginha | 07-04-13 22h47min
JD agora eu vi tudo. Szogheib tá coberto de razão. O seu fanatismo às vezes contamina sua avaliação. Leandro Guerreiro falhou 2 vezes no gol do América e foi só. Ótimo Rodriguinho kkkkkkkk. Tá de sacanagem! Péssimo é o Ronaldinho Gaúcho q o craque Leandro Guerreiro vai dominar c sua técnica de Beckenbauer. Pensei q depois de defender tanto o Diego Renan vc tinha aprendido q a voz do povo é a voz de Deus. Sempre to assinando embaixo suas análises mas dessa vez...
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-13 22h51min
31 - Ricardo Goulart : nota 6,0. Teve atuação regular como também teve Everton Ribeiro, sem se destacar. Fez bom jogo de transição. Às vezes acelerou demais o jogo quando não tinha parceiros ao lado para permitir ganhar o lance e fazer o gol. Teve marcação forte do time americano em função de suas últimas atuações.
9 - Borges : nota 8,5. Fez o que se espera de um centroavante. Bom posicionamento, ser opção de passes, deslocamento com correção e 2 gols no clássico. É bom demais o cara.
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-13 22h54min
27 - Élber : nota 6,5. Bom posicionamento na ponta direita, chamou o jogo e mudou o astral de marasmo do time, querendo a bola e fazendo bom uso dela.
14 - Ananias : nota 6,0. Fica com a nota de partida, não teve muito tempo para mostrar serviço, mas, compôs bem o time pelo setor esquerdo.
6 - Egídio : nota 5,0. Fica com a nota de partida pois jogou apenas 8' e não fez nada de realce na frente e atrás errou um passe, mas, se recuperou com a ajuda de Léo.
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-13 22h58min
Marcelo Oliveira : nota 8,0. - Estudou o time do América e deu ao Cruzeiro a condição anímica necessária para a vitória. Teve gol de bola parada. Teve lance criado a partir de cobrança de lateral, teve ultrapassagem. Teve o time se posicionando todo atrás da linha de bola, abrindo espaços nas costas do time adversário ... se os bandeiras não marcassem o time do Cruzeiro Borges teria pedido música no FANTÁSTICO. O time hoje foi consistente, concluiu a gol e fez um jogo muito bom...
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-13 23h02min
Zuloobas,
Longe de mim querer ser contra a voz do povo, mas, a voz do povo também se engana no futebol.
Se você avaliar o conjunto das minhas avaliações do Leandro Guerreiro verá que elas não são positivas. Mas, negar que ele tenha feito uma ótima partida hoje é só ver o jogo com os olhos de quem não gosta de um jogador e não vê mérito na atuação dele, só para não dar o braço a torcer.
Eu não vi falha do Leandro Guerreiro no gol do América, mas, mérito do atacante. Se toca é pênalti
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-13 23h04min
Quanto ao Szogheib, fique tranquilo... ele sabe que a INTIFADA dele é contra 3 ou 4 jogadores, e um deles não é Leandro Guerreiro, pode estar certo disto...
 João Duarte | Vit�ria | 08-04-13 01h49min
Revendo os lances com mais calma, creio que fui severo demais com as notas do Everton Ribeiro e do Nilton e também puxei demais a nota do Leandro Guerreiro que fez ainda assim a melhor partida do ano com a camisa do Cruzeiro.
 tzogheib | Vila Velha | 08-04-13 10h49min
Bom dia! O Cruzeiro jogou bem, mostrou evolução. Mas o caminho ainda é longo. O time precisa marcar de maneira mais compacta e forte dando menos espaço para o adversário chutar. Lá na frente, é preciso tocar mais a bola com objetividade e rapidez. Vejo ainda a necessidade de dois reforços, um zagueiro (Henrique) e um volante camisa 5 (não vi nomes bons ainda para tal posição. Não gostei do Everton nem do Guerreiro ontem. Everton não sabe voltar para marcar, vai afobado ao ataque +
 tzogheib | Vila Velha | 08-04-13 10h52min
+ apesar do cruzamento certeiro para o gol do Diego Souza. Para mim o Egídio mostra mais capacidade de ser o titular. O Guerreiro falhou no lance do gol. A bola quicava na frente dele e deixou o atacante finalizar. Achei ele meio nervoso ontem, bem aquém das atuações anteriores. Espero que o Henrique volte e tome sua vaga, revezando com o Nílton na função do camisa 5 (assim como ele fazia com o Fabrício e o Paraná na LA de 2009). Borges titular, sem dúvidas. Na zaga é B.Rodrigo e mais um...quem?
 tzogheib | Vila Velha | 08-04-13 10h54min
No caso, seria essa contratação que espero que chegue. Citei o Henrique, do Palmeiras, pois gosto da maneira como ele joga, é calmo, tem técnica, é bom na bola aérea. Enfim, creio que seria um excelente reforço para o time. Sobre o Mineirão ontem: Público de 31 mil presentes e Renda 1 milhão e 400 mil. 40% são do Cruzeiro, se não me engano. Como visitante, receberemos mais que as Frangas como mandantes no Indepa (12 mil pessoas e 200 mil de renda). "O Mineirão só dará prejuízos" Chupa Kalil!
 lucio sangue azul | sete lagoas | 08-04-13 16h51min
JD, ainda bem que voce reviu as notas do Everton Ribeiro e do Leandro Guerreiro. Ao Everton,voce deu uma nota baixa e para o Leandro voce exagerou.Ele não jogou mal, mas falhou no goal do américa.Foi um erro de posicionamento dele.Só por isso, ele ja perde tres pontos para mim.O Everton merece, no mínimo, 7,5.O Marcelo Oliveira foi perfeito!Acho até que o cruzeiro precisa melhorar mais a GANA de golear.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 08-04-13 16h53min
Sei que vao dizer que quero demais, mas se voce enfrenta um adversário fraco e que vacila, voce tem de golear. Foi o caso de ontem. Tinhamos a chance de aplicar a maior goleada do campeonato e arrefecemos no decorrer do jogo. Nosso principal concorrente não perdoa e por isso tem o ataque mais positivo. temos de ser melhor que les nisso tambem.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 08-04-13 17h12min
Prezado João, tudo bem. Sua coluna foi muito boa. Impressionante a capacidade que vc tem de sintetizar o contexto do clube.
É um resumão altamente qualificado. Os tais 10 jogos já se foram e agora começam as fases finais do Mineiro e a Copa do Brasil.
Vamos ver se estamos bem mesmo.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 08-04-13 17h13min
Uma lembrança pra não passar batido e um mea culpa.
No início do ano eu não entendi a saída do Alex Silva.
Agora tá explicado.
Mal, muito mal no Fla, brigando com a torcida, questionado por torcida e imprensa.
Bola muito dentro do Alexandre Faria em não ter renovado o empréstimo dele.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 08-04-13 17h14min
Corrigind: Alexandre Matos
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 08-04-13 17h37min
João, agora se não for pedir demais. Gostaria que vc fizesse uma coluna, ou parte dela sobre o Leandro Guerreiro.
O AB adorava o jogador e o pediu a diretoria.
Ao contrário do que alguns dizem, ele não foi dispensado pelo Botafogo.
Entra técnico e sai técnico e ele tá lá firme.
Ano passado foi um dos poucos que se salvou jogando na zaga.
Foi titular, com Mancine, Roth e Marcelo.
Será que somos nós que não entendemos nada de futebol?
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 08-04-13 17h40min
No jogo de ontem ele foi bem, mas discordo de vc. Ele subiu no tempo errado no cruzamento, o jogador dominou nas costas dele e ainda assim, conseguiu passar a sua frente em posição de finalizar.
Portanto, dadas as inúmeras posições discordantes quanto e esse jogador, não acha que ele merece uma coluna?
Um levantameto geral desde que chegou ao clube, com jogos, gols cartões, pra gente ver se realmente ele merece toda a simpatia dos técnicos ou a nossa verdadeira antipatia.
Abs!
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 08-04-13 18h13min
Grande Léo Gontijo , novamente fazendo seus comentários , falando do L.G. , não sei se é implicância minha, mais não vai , não gosto de volante que joga da forma que ele joga , volante para mim tem que morder , chegar junto , etc. ele não faz nada destas coisas que um verdadeiro volante tem que fazer. O J.D . deu nota 8.0 para ele , acho que vi outro jogo,rs. rs. rs. rs. ,anular o Rodriguinho é moleza , pois ele não vem jogando nada nos ultimos jogos do América , Abraço
 João Duarte | Vit�ria | 08-04-13 18h32min
Lúcio Sangue Azul,
Você arranja qualquer critério desde que seja para penalizar ao máximo os jogadores que você não gosta... kkkkkk... Aí é fácil demais.
Culpar a um só jogador por um gol sofrido é fácil demais.
Mas, vamos e venhamos... tudo de ruim ou é culpa do Leandro Guerreiro ou do Everton ou do Anselmo Ramon ou dos beques exceto Bruno Rodrigo ... os outros não erram, a marcação é culpa de um jogador.
Definitivamente não é por aí que vejo as coisas.
 João Duarte | Vit�ria | 08-04-13 18h35min
Léo Gontijo,
deixo a missão de avaliar a performance do Leandro Guerreiro aos seus críticos mais vorazes. O espaço para que isto seja feito está na VOZ DE ARQUIBANCADA. Quero só ver o que será postado.
Ressalvo que em minha avaliação ele não vem bem este ano, está muito abaixo de temporadas anteriores e fez ontem no domingo a sua melhor atuação neste ano, pelo menos em minha avaliação. Gostaria que os colegas que tanto defenestram o jogador, analisassem isolando o lance do gol do América
 João Duarte | Vit�ria | 08-04-13 18h38min
O Cléber Costa disse que os advogados defendessem o jogador. Eu já disse de antemão que ele mesmo fizesse a análise e isolasse o fato do gol do América e depois comentasse todas as participações do jogador na partida, que eu sabia quais os quesitos apresentaria se fosse o advogado de defesa, mas, que não os apresentaria para dar vantagem ao rábula de acusação. Transfiro o direito para todos vocês.
Analisemos todos os lances do jogo dos quais ele participou e aí sai um veredito. Quem topa ?
 Carlos_almeida | Vitória | 08-04-13 19h29min
JD, também tô na lista dos que acham que o Cruzeiro precisa de um volante melhor que Guerreiro. Vi muitos gols que o Cruzeiro tomou por sua lentidão e apesar dele ser alto, não é bom nas bolas aéreas, em outros jogos e no gol do América ele mostrou que não tem um bom tempo de bola. O setor defensivo preocupa porque nos últimos 6 jogos, o Cruzeiro tomou 8 gols de times do interior e América(não contando o das frangas que seria 9)
 zuloobas | varginha | 08-04-13 21h23min
Caro JD, parece q estou passando imagem de perseguidor do LG. Vms lá, sempre fui fã desse jogador. Era jogador q queria no clube. Vi ele no auge no triênio 2006/2008. Era muito combativo, tipo carrapato e ainda fazia gols. Torço por sua melhora, apenas n acredito nela. Quem acompanha futebol de verdade sabe q ele está em decadência. N era jogador de chegar atrasado e de marcação frouxa. Lamento desapontá-lo Leo Gontijo mas vc está dando atestado de trouxa. 2012 foi o pior ano da carreira
 zuloobas | varginha | 08-04-13 21h30min
do LG e 2011 e 12 os piores dos últimos 20 anos do clube. Quem tem memória vai se lembrar sem esforço das 2 tentativas de embalar no CB 2012, CRU 2x3, SP e CRU 1x3 SEEDORF. Sem contar o CRU 2x3 frangas e seu passe p o Bernard em uma bola morta q era só deixar sair. E se vier c mentira, argumento faccioso e insinuaçao maldoso vou te detonar pq se quiser conversar comigo sobre futebol vai ter q apresentar fatos, senão vou o ridicularizar e somente c raciocínio e dados concretos. Tira o JD dessa.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 08-04-13 22h10min
Senhor João Duarte, Permita-me outro assunto: estava lendo no www.uai.com.br o borderô do jogo Cruzeiro x América. Agora compreendo porque os times brasileiros estão falidos! A quantidade de impostos cobrados, mais participação da Federação, mais isso e mais aquilo, no final o que sobra para os clubes mal dá para pagar o salário mensal de um jogador mediano. E nossa imprensa fica calada! ninguém cobra nada! Um absurdo! Aliás, das maiores rendas, só dá Cruzeiro!!!!!!!! O resto, na carona....
 zuloobas | varginha | 08-04-13 22h17min
JD, concordo contigo. A partida x o Coelho foi a melhor do LG no ano. Qto a mais uma falha normal, é como diz meu rmão q é sócio torcedor, sócio do clube, mais Cruzeirense q 99,99% aqui: lg é sempre decisivo ( contra o Cruzeiro). Vc bem sabe q nesse nosso sangue quem é burro é natimorto. Então eu sou light mas entre a opinião do meu brother, q é m dos melhores do Brasil no q faz e q acompanha o Cruzeiro e toda a turma q assiste aos jgs comigo no bar do vadinho, o povo do facebook, etc, etc e
 zuloobas | varginha | 08-04-13 22h21min
neguin q nem conheço e sai dizendo q quem n gosta do LG n entende de futebol, naturalmente, fico c a opinião da maioria. É lógico q há pessoas q pensam diferente e vou respeitá-las desde q me respeitem. Um amigo viu o amitoso em Patos e disse q o LG foi o melhor. Eu vi de outra forma, pois o gol do URT tb foi em cima dele. Normal divergência, o q n é normal é desmerecer os outros q pensam diferente. P finalizar, se ele jogar bem e torço por isso, serei seu fã d novo pq o q importa é o Cruzeiro.
 zuloobas | varginha | 08-04-13 22h26min
E se ele é o homem de confiança do treinador n deve ser pq é bom dpai de família, jogador de grupo, esforçado. Deve ter alguma qualidade q minha limitação n está me dixando enxrgar. mas perseguição n é. S jogar bem eu aplauso. Agora, na partida melhor do ano, ele entrego um gol. Só esse fato sugere q ele está mal. Ou n?
 pyxis | BHZ | 08-04-13 22h29min
JDuarte, NENHUM, eu disse NENHUM, destes corneteiros e guerreiros de teclados tem coragem ou competência para escrever três parágrafos, MINIMAMENTE consistentes, para criticar quem quer que seja... efeitos colaterais de quem se acostuma com 140 caracteres de twitter. E quando são desafiados, dizem que não tem democracia, não tem tempo e somem. Voltam depois, com a mesma conversinha, e outras "vítimas". vou repetir o mail, querem escrever enviem para arquibancada@cruzeiro.org
 zuloobas | varginha | 09-04-13 02h53min
Amigão, no meu caso, n sei nem do q se trata esse espaço. E n tenho a menor pretensão de ficar discutindo ou debatendo c sei lá quem. Nesse espaço só posto pq sei q meu Primo pode muitas vezes discordar da minha opinião mas apresenta argumentos. Agora, Zé Mané de internet eu quero é q se exploda. Só posto nesse espaço do JD pq apesar dos oreia seca q ficam falando palavras vazias ou são burros d+ p ler. Posto muito de vez em qdo no espaço dos outros colunistas mas só estou aqui pela inteligência
 zuloobas | varginha | 09-04-13 03h05min
Tem um ou outro aqui c quem tb troco idéias, concordo, discordo, mas repito: P mim, em geral, o q vale a opinião do JD. E às vezes leio os outros colunistas tb. JD é formador de opinião e sei q é inteligente demais e vale a pena ouvir. Ele sabe q qdo critico é em cima de lances de jg. Já critiquei até o Fábio. Comigo é assim: falhou eu vejo e jogou bem eu vejo tb. Posso muita vez estar errado, mas discutir c quem n conheço e n sei se é minimamente capacitado n vou. 3 linhas? Dá dó.
 zuloobas | varginha | 09-04-13 03h11min
Só p deixar claro: N tenho twiter e NUNCA eu disse NUNCA entrei nesse tal arquibancada. E nem vou entrar. E se liga p falar c os outros, Mané. Aqui é discussão de futebol. Gozado é q n internet é cheio de neguin petulante. Mas pessoalmente todo mundo c quem discuto futebol, por mais humilde q seja, é educado, sabe concordar, discordar, e principalmente RESPEITAR A OPINIÃO DOS OUTROS. N gostar do futebol apresentado pelo Leandro Guerreiro virou crime. Democrático? Sei...
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-13 08h30min
Primo Zuloobas,
Tens todo o direito de não gostar do futebol do Leandro Guerreiro, do Fábio ou de qualquer outro jogador do elenco do Cruzeiro, afinal de contas, futebol é gosto e isto tem que ser respeitado.
Do mesmo modo ao fim da ceia os nossos colegas que emitem opinião neste espaço também tem todo o direito e veja bem, aqui nos comentários das colunas, nunca houve censura de opinião. A gente discute e argumenta. Algumas vezes erramos e admitimos os erros de avaliação, faz parte.
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-13 08h33min
Tem coisas que questiono, que são as chamadas INTIFADAS. Então se uma pessoa não gosta de um jogador, temos colegas que chegam a torcer os lances, chegam a brigar com as imagens só para não dar mérito a um jogador, sobre estes pontos a gente tem que questionar mesmo e isto sempre me ropus a fazer. É papel de quem comenta tentar mostrar as coisas por um outro ângulo, tentar sentar na cadeira do dirigente e raciocinar como faria se estivesse no posto dele, sem no entanto deixar de ser torcedor...
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-13 08h36min
Não tenho nada contra ninguém que posta neste espaço, inclusive aqueles com os quais mais debato são pessoas que eu gosto, tenho conhecimento, amizade e liberdade recíproca de falar o que pensamos... como é o caso do Szogheib, por exemplo.
É brincadeira o tanto de risada em OFF que a gente dá.
Se você entrar no FACEBOOK no espaço do Cruzeiro.Org, da Velha Guarda Cruzeirense, República Democrática Cruzeirense ou Torcedores Fanáticos do Cruzeiro verá a diversidade de opiniões, e é ótimo
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-13 08h38min
Portanto, a todos os que comentam a gente agradece a oportunidade de aprender, de ter um novo ângulo sobre a mesma coisa e de buscar ser melhor a cada dia.
E vamos que vamos buscar mais gente para debater conosco sobre as coisas do Cruzeiro.
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-13 08h38min
Portanto, a todos os que comentam a gente agradece a oportunidade de aprender, de ter um novo ângulo sobre a mesma coisa e de buscar ser melhor a cada dia.
E vamos que vamos buscar mais gente para debater conosco sobre as coisas do Cruzeiro.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 09-04-13 08h38min
Discordar e concordar no futebol ou qualquer outro assunto tao popular e complicado, porem e preciso respeitar as opnioes dos colegas ate discutilas, mais respeitar las, eu tambem nao gosto do Leandro Guerreiro e nao e implicancia sao fatos, nos ultimos tres jogos ele falhou e falhou feio, a minha duvida e porque ainda nao foi dado oportunidade a outro jogador isso eu nao entendi ate agora, mais tambem e fato que o Marcelo Oliveira vem fazendo um bom trabalho o time esta evoluindo isso contn
 USA..AZUL | FALL RIVER | 09-04-13 08h43min
temos que reconhecer e outra coisa e a tal da motivacao, lembra Joao Duarte quando falei da motivacao, o cruzeiro ontem estava ligado. Ah muito tempo nao ouvia jogo pelo radio entao liguei a CBN e o jogo ate no radio estava empolgante o locutor dizia o Cruzeirao toca a bola o Cruzeirao da Show ta bem legal, enfim estou confiante o cruzeiro vai ser show, aguardem abraco a todos.
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-13 12h09min
Considerando os jogadores listados o time titular deverá ser :
Fábio
Ceará, Bruno Rodrigo, Léo e Éverton
Leandro Guerreiro e Nilton
Everton Ribeiro e Diego Souza
Dagoberto e Borges
------------------------------
E no banco :
Rafael para o gol
Tinga para a volância
Ricardo Goulart e Elber para a armação
Vinícius Araújo para o ataque
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-13 12h13min
As outras 2 vagas estariam sendo disputadas por :
- Thiago Carvalho para a zaga. Lembrar que tanto Nilton como Leandro Guerreiro podem atuar na zaga.
- Uélinton para a volância (abre a versatilidade dos outros jogadores e pode ser importante para reforçar a marcação, creio que fique).
- Egídio para a LE ... creio que fica em posição delicada porque Everton Ribeiro pode fazer a LE.
- Ananias, está atrás fisicamente de Vinícius, outro em posição delicada.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 09-04-13 12h16min
JD, permita-me discordar do seu comentário. Não sou daqueles que criticam sistematicamente esse ou aquele atleta. Se voce pesquisar verá que não faço perseguição a NENHUM jogador do elenco.Meus comentários são exclusivamente baseado nas atuações da partida ou sequencia de atuaçoes.No caso do L Guerreiro, voce pode ver que o defendi e o zuloobas me criticou, quando falei que com uma zaga mais firme o Leandro renderia mais.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 09-04-13 12h19min
Um time é o resultado de um conjunto. Lógico, JD que para alguem fazer goal, um tem que falhar. Seja falha de posicionamento, seja individual. No caso do L Guerreiro, ele se posicionou mal. MAS NÃO O JULGUEI CULPADO do goal. Mas ele estava na jogada e não teve a percepção correta do lance e dentro das suas limitações não conseguiu ser melhor que o jogador do America.
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-13 12h20min
Relacionados para o jogo contra o CSA
☻ Goleiros: Fábio e Rafael
☻ Laterais: Ceará, Egídio e Everton
☻ Zagueiros: Bruno Rodrigo, Léo e Thiago Carvalho
☻ Volantes: Leandro Guerreiro, Nilton e Uelliton
☻ Meias: Diego Souza, Elber, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Tinga
☻ Atacantes: Ananias, Borges, Dagoberto e Vinícius Araújo
Com base nos considerandos acima creio que sobraram do banco : Ananias e Egídio.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 09-04-13 12h22min
repare tambem que faço pouquissimas criticas ao a Ramon, sendo que o elogiei no inicio do ano, quando ele se destacou. É assim que ajo. jogou bem elogio; errou, critico.Se a sequencia não está boa, falo que o jogador está em má fase.Não é caso do L Gurreiro(não está em má fase). É um bom jogador, mas falhou.poderia ter sido o Nilton, o bruno Rodrigo...acho que aundo voce disputa um lance que redunda em goal,
 lucio sangue azul | sete lagoas | 09-04-13 12h25min
voce falhou. Exceto se voce não teve a chance de resolver o lance. Não foi o caso, pois o Leandro guerreiro estava na jogada e na marcação do jogador. Foi assim que vi. Não sei o que os demais colegas acharam. Mas voce não me viu aqui pedindo a saida dele do time...ainda acho que não temos o camisa 5 ideal, como tambem acho que falta um GRANDE zagueiro nesse plantel.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 09-04-13 12h29min
JD, acho que sobrarão ananias e Uellington. Não justifica ficar com Tinga e Uelington.Eu manteria o Egidio no banco, ja que com ele é possivel deslocar o Everton para o meio e melhorar a lateral.Como ele cortou no Vinicius da ultima vez e ele tem o dagoberto, cortará o ananias que teve a chance no jogo com o america e foi apenas razoável.(o que é normal)
 mrr | Natal | 09-04-13 18h11min
Time confirmado para enfrentar para CSA, mas cade o Egidio na LE? Ja vi MO e cabeça dura. Outra coisa e que caso as coisas não corram bem, que o banco salvador seja colocado ainda no inicio do segundo tempo. E vamo que vamo. Ps. JD RI ESYAREI NA FINAL DO MINEIRO EM PARA ASSISTIR A RAPOSA COMER O GALO, ESPERO PODER MOS ENCONTRAR, CONVITE ABERTO AOS DEMAIS.
 zuloobas | varginha | 09-04-13 19h21min
Sintetizando a ótica de todos: No lance do gol do América o LG marcou a bola. Esse tipo de falha é corriqueiro no futebol brasileiro. Vencido o assunto clássico, agora é a expectativa p a partida x o CSA. Espero q todos se hão bem. e q c o time encorpando todos cresçam individualmente. E q o LG tb volte a apresentar o futebol q me encantou na época de Bota e na 1ª temporada de Cruzeiro. Força Cruzeiro! Palpite: 3 x 0 p nós.
 PHDF | Brasília | 09-04-13 23h31min
- E antes que surja nova coluna, João, obrigado pela lembrança. Gostei do texto e dos debates.
- Matéria com tema também legal foi a de:gol falta = título. Depois do time finalmente começar a fazer gols de jogadas de bola paradas e ensaiadas (escanteios e cruzamentos), aguardamos agora as cobranças de faltas diretas.
- Agora o elenco está cheio de especialistas neste fundamento: D. Souza, Ceará, Nilton e Dagol. Falta aperfeiçoar e acertar.
 szogheib | Vila Velha | 10-04-13 12h54min
Bom, gostaria de ter comentado o jogo contra o América logo após o mesmo. Mas preferi não usar da minha raiva de forma a não comprometer os mesmos. Vamos lá... O América não ficou na retranca como todos os outros times. Assim, o Cruzeiro teve todo o campo e tempo para mostrar como se joga com um time com o mesmo objetivo... ""e não mostrou"". O Cruzeiro continua errando demasiadamente na ligação do meio de campo com o ataque, que por sua vez não tem ligação da defesa com o meio de campo.
 szogheib | Vila Velha | 10-04-13 12h57min
... Continuo achando o ERibeiro muito fominha, apesar de bom jogador, mas tem esse defeito evidente e que prejudica o time constantemente. Voltando ao nosso ataque que pouco produziu naquele jogo, apesar dos 1x4. Temos que melhorar nossa velocidade e ""visão"" de jogo dos nossos jogadores. O América não foi um bom teste nesse Domingo passado. Everton... P Q P esse JD deve estar louco quando deu nota 7 e disse que o cara foi bem. Caraca deve ser doença...
 szogheib | Vila Velha | 10-04-13 13h00min
O Everton cruzou uma bola sem olhar para a área e por um lance de visão do lento DSouza ele cabeceou a bola quase que numa antecipação. No mais o Everton foi o pior de todos e não entendo o que o JD viu ou vê para fazer esses comentários loucos desse fraquinho. Fora Everton, fora MOliveira. Ou o Egído é muito ruim e deve ser dispensado ou o MOliveira é lesado mentalmente. Inacreditável. Fora Everton Fora MOliveira... e agora fora Egídio (pois para ficar no banco deve ser péssimo mesmo).
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 10-04-13 18h11min
Boa noite. Ha tempos não passo por aqui, mas to sempre ligado onde quer que esteja nossa camisa. La vamos nós pra outra decisão do voley tornar BI. Como todo mundo sabia, com a casa nova era só montar um time competitivo que a renda do torcedor iria aparecer, esse ano podemos ter muitas alegrias!!
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 10-04-13 18h17min
Sobre o nosso time, acho que não podíamos perder a oportunidade de testar Lucas Silva, o Uelington não conheço mas se veio deverisa ser testado tbm. Particularmente ãcho que os dois volantes estão fracos, e gostaria do Egidio na esquerda, temos excesso de jogadores que definem como D. Souza, R. Goular, Dagoberto, Borges, E. Ribeiro. Acho que o Nilton sobrecarrega o L. Guerreiro e quer chutar todas e tá com um indice de acerto "0".
 Santos | Belo Horizonte | 10-04-13 18h28min
Caro J. Duarte, farei uso desta excelente coluna para manifestar minha preocupação. Tenho certeza de que irá concordar comigo. Será um recado direto para a cúpula celeste: "PELO AMOR DE DEUS, tragam o Dedé (zagueiro), mas, em HIPÓTESE ALGUMA liberem dois jogadores: ELBER E VINÍCIUS ARAÚJO. Um abraço João.
 Carlos_almeida | Vitória | 10-04-13 18h57min
Szogheib, Egídio apoia bem, seu ponto fraco é que é muito fácil de ser driblado, Everton é mais eficiente. O Cruzeiro tá com dificuldades de achar um LE melhor que Everton, um volante melhor que LG, um beque melhor que Leo, que Mayke assuma rápido a LD, porque as outras posições já foram trocadas, ficando somente o Fábio em relação ao ano passado.
 Luizz | Não definido | 10-04-13 19h39min
Trazer o Dedé seria a maior demonstração de competência desta diretoria e, uma das maiores contratações do Cruzeiro dos últimos anos. Como o Vasco não aceitaria jogador meia boca (o que exclui LG, Tinga e qualquer jogador da zaga), envolveria no negócio Anselmo Ramon, Luan e/ou Elber, E essa história das frangas contratando o Maicon, procede??
 mrr | Natal | 10-04-13 22h49min
1º Tempo: Após 10 minutos de jogo a PREGUIÇA e FALTA DE VONTADE reinou por parte dos jogadores. Estamos totalmente sem volantes, ninguém que dê o combate. MO tem que que colocar alguém no meio para fazer ligação com o Borges, existe um buraco ali. De bom até agora só o resultado, sorte nossa pois já deveríamos estar perdendo.
 mrr | Natal | 10-04-13 22h50min
Ainda sobre o jogo com CSA, devido a incompetência dos volantes e a avenida que o Everton deixa, está fácil o adversário chegar.
 mrr | Natal | 10-04-13 22h52min
JD pelo amor dos meu filhinhos...! Que coisa medonha foi esse primeiro tempo. Cadê o preparo físico desses jogadores, nosso volantes estão pregados no chão, só cercando. Está difícil elogiar alguém neste primeiro tempo, talvez o DS por ter feito o gol.
 João Duarte | Vit�ria | 10-04-13 22h58min
Prezado MRR,
Felizmente estamos vendo o mesmo jogo.
Infelizmente o 1º tempo do Cruzeiro foi muito ruim.
Temos 4 homens na frente que não marcam muito. É bom frisar que o Diego Souza foi sem dúvida o mais participativo dos 4 tentou buscar o jogo, voltou e ajudou a fazer sombra na marcação. Leandro Guerreiro não acertou uma única jogada no 1° tempo.
E Everton embora tente marcar abre um espaço grande em suas costas, porque fecha e Dagoberto não acompanha o lateral do CSA.
 João Duarte | Vit�ria | 10-04-13 23h00min
Do lado direito, Ceará não fecha tanto e Everton Ribeiro também não volta acompanhando o lateral Fabiano do CSA que vem provocando bons lances para o time das Alagoas.
Ou seja, o nosso problema de marcação hoje é sério, e com os nosso volantes sempre correndo atrás, chegando atrasados nos lances e de novo o Fábio e a zaga dando chutões, sem que o Cruzeiro ganhe uma única 2ª bola.
Resultado, além do volume de jogo, demos campo ao time do CSA que só não fez o gol por ruindade deles...
 João Duarte | Vit�ria | 10-04-13 23h04min
O CSA criou pelo menos 3 ótimas chances de gol. A primeira aos 8' com Diego Clementino (aqui chamado de Vakaloka) que fez tudo certinho, cortou para o pé bom e chutou por cima. Depois Diego Clementino escapou pela direita e antes da chegada ATRASADA de Leandro Guerreiro cruzou certinho para o nº 10 Alex Henrique, que cara a cara com Fábio e da entrada da pequena área chutou para fora. E a 3ª chance outra vez veio num cruzamento da direita de Clementino que o meio-campo deles cabeceou rente.
 mrr | Natal | 10-04-13 23h04min
Realmente está complicado jogar nesta formação se os únicos volantes chegando atrasado. O esquema deveria o setor ofensivo, mas o quarteto está muito distante.
 mrr | Natal | 10-04-13 23h06min
JD seria a hora de questionar esta formação para este jogo?
 João Duarte | Vit�ria | 10-04-13 23h07min
Então, vimos um Cruzeiro FROUXO na marcação, o que é um pecado num campo com 110 x 75 m. E mais, um time que não fez uso da maior categoria para explorar os espaços, impondo uma marcação mais forte, para induzir o adversário ao erro. Marcar atrás da linha de meio-campo num campo grande destes pode não dar a compactação adequada, exatamente porque há espaço nas laterais, onde o nosso time marca muito mal com este sistema.
Talvez Marcelo Oliveira tenha que mexer na marcação, com mais pegada...
 João Duarte | Vit�ria | 10-04-13 23h08min
Fábio, Bruno Rodrigo, Ceará e Diego Souza fazem uma boa partida.
Mas, temos gente demais SUMIDA em campo... Vamos ver se o Marcelo corrige...
 João Duarte | Vit�ria | 10-04-13 23h11min
MRR,
O Everton Ribeiro está sumido do jogo na ponta-direita. Ele precisa se mexer mais e buscar jogo. O time tem que adiantar a marcação e encostar as linhas, mas, não tão atrás... Assim, não há contra-ataque que funcione num campo grande destes...
Nenhum sistema vai funcionar com tanta malemolência e sumiço em campo, não é mesmo ? Vamos ao 2º tempo... A gente volta no final...
 mrr | Natal | 10-04-13 23h12min
Na minha opinião,MO deve trocar um volante e adianta-lo, e também trocar Dagol ou DS por RG pois recompoem melhor.
 mrr | Natal | 10-04-13 23h13min
Concordo estão fugindo da responsa... Até o final!
 mrr | Natal | 10-04-13 23h55min
2º Tempo: As mudanças melhoraram bastante o time, pelo menos defensivamente. O Tinga e Uelinton fizeram boa cobertura dos laterais, coisa que os volantes LG e Nilton deveriam ter feito. Uma ressalva para Nilton que aparentemente estava passando mal. Mas o que ficou visível foi o preenchimento do meio de campo que no 1º tempo estava vazio. Por fim JD, Ricardo Goulart sem comentários... como finaliza bem esse jogador, dá outra vida ao time.
 mrr | Natal | 10-04-13 23h55min
2º Tempo: As mudanças melhoraram bastante o time, pelo menos defensivamente. O Tinga e Uelinton fizeram boa cobertura dos laterais, coisa que os volantes LG e Nilton deveriam ter feito. Uma ressalva para Nilton que aparentemente estava passando mal. Mas o que ficou visível foi o preenchimento do meio de campo que no 1º tempo estava vazio. Por fim JD, Ricardo Goulart sem comentários... como finaliza bem esse jogador, dá outra vida ao time.
 mrr | Natal | 10-04-13 23h56min
Não tem jeito, o MO vai ter que arrumar um lugar para ele. Os lampejos do DS, mas neste jogo tenho que ser justo, Diego foi uns dos mais dispostos em campo e fez um gol, enquanto que o Dagol deve ter cuidado para não perder sua vaga. O Borges assim como muitos outros faltou lhe vontade. Quanto ao Everton Ribeiro, esse continua sendo penalizado pelo esquema que na minha opinião favorece mais ao DS.
 mrr | Natal | 10-04-13 23h56min
Não tem jeito, o MO vai ter que arrumar um lugar para ele. Os lampejos do DS, mas neste jogo tenho que ser justo, Diego foi uns dos mais dispostos em campo e fez um gol, enquanto que o Dagol deve ter cuidado para não perder sua vaga. O Borges assim como muitos outros faltou lhe vontade. Quanto ao Everton Ribeiro, esse continua sendo penalizado pelo esquema que na minha opinião favorece mais ao DS.
 mrr | Natal | 11-04-13 00h00min
Mudança no time deveria começar pela entrada do Tinga no lugar LG, pois o primeiro é mais volante que o segundo. Alterar o posicionamento do Everton Ribeiro que está isolado, um desperdício na minha opinião. O Everto(LE) possui o mesmo erro do Diego Renan, sobe muito e não recompoem legal. Por fim, MO deve fazer uma mágica e colocar o RG como titular.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 00h40min
O Cruzeiro foi um time muito melhor na etapa final. O chute na trave logo no comecinho foi praticamente o último lance de perigo do CSA no jogo.
Claro que o pênalti no Dagoberto veio em hora mais do que apropriada, mas, também é fato que o Cruzeiro não ficou tão atrás e controlou bem melhor o jogo.
A entrada de Tinga melhorou a consistência defensiva e com melhor divisão dos espaços na marcação foi visível a melhoria de desempenho dos outros volantes, especialmente do Leandro Guerreiro.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 00h44min
Sincera e honestamente fiquei preocupado quando vi o Uélinton entrar em campo. Claro que o uniforme branco "engorda" um pouco os jogadores, mas, meu amigo ele está acima do peso e não é pouco não. E por ser baixo e atarracado a coisa aparece muito mais. Isto certamente explica porque não vem sendo utilizado.
Mas, além de fazer no começo o 2° gol vimos uma mudança no estado de ânimo do time inteiro, muito em função do que se discutiu no vestiário.
Tinga melhorou muito o time na transição.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 00h46min
A dupla de zaga pode respirar mais e recorrer menos aos chutões. Fábio também procurou sair jogando mais com as mãos. E com isto o Cruzeiro RESPIROU em campo, teve mais posse de bola e oxigênio. E fez o CSA se cansar correndo atrás da bola. E com 25' da etapa final o estrago no preparo físico do adversário era mais do que visível. O Cruzeiro passou a ganhar as divididas. E com a entrada de Ricardo Goulart, pegando o time deles mais cansado, na 1ª esticada ele ganhou na velocidade e fez o gol.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 00h49min
É isto que a gente fala... o treinador teve que fazer uma mudança forçada (Nilton x Uélinton), fez uma mudança necessária (Everton Ribeiro x Tinga) e fez a última de oportunidade, posto que Diego Souza vinha jogando uma boa partida e tinha acabado de perder uma boa chance, aliás num ótimo passe de Leandro Guerreiro, por estar mais cansado... Entrou com Ricardo Goulart que se mexeu muito mais, fez o gol que selou a classificação e ainda quase fez um 4º gol, com Flávio pegando a bola pelo rabo...
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 00h51min
Tenho sido mais exigente com o Éverton Ribeiro porque julgo que ele pode nos dar mais retorno em campo. Sabe jogar, mas, não pode se limitar a ficar preso numa região do campo e quando tiver a bola não criar chances, principalmente sem não tem que voltar marcando... Porque se tem, ele está deixando muito a desejar. Hoje vi muito mais vezes o Diego Souza participando da marcação que ele, o que não é normal. Então se ele ficava para puxar os contra-ataques tinha que fazer com mais qualidade.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 00h54min
A entrada do Tinga foi importante e mostrou que o treinador e seu auxiliar estavam vendo o mesmo jogo que nós. Afinal, o panorama comentado no 1º tempo precisava de mudança radical, pois, a atuação foi muito ruim.
Tinga além de se mexer mais, ocupar melhor os espaços, liberou Diego Souza da volta. E também puxou o Dagoberto mais para o centro, havendo uma melhor cobertura das costas de Everton, corrigindo a marcação sobre Leandrinho (LD), que foi o melhor jogador do CSA disparado. Olho nele.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 00h57min
Tinga e Uélinton ajudaram mais a Everton. Léo também fez melhor a diagonal e com isto sumiram os espaços do lado esquerdo da nossa defesa. Everton entendeu que não precisava ir todas as vezes e foi ao ataque com menos afoiteza, cuidou mais da marcação. E do outro lado, Ceará teve a ajuda de Uélinton, Leandro Guerreiro e do Bruno Rodrigo, também dificultando o ataque adversário.
Marcelo Oliveira corrigiu as falhas do nosso sistema de marcação, e o time com mais posse de bola fez 2 gols
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 01h05min
As notas, sem comentários :
: Fábio (7), Ceará (6,5), Bruno Rodrigo (7), Léo (6) e Everton (4,5);
Guerreiro (5), Nilton (5), Everton Ribeiro (4) e Diego Souza (7)
Dagoberto (6) e Borges (5).
Uélinton (6), Ricardo Goulart (7) e Tinga (6,5).
Marcelo Oliveira (7,5) - principalmente por ter escalado o time como todos previam e depois fazer as mudanças necessárias não só com a substituição dos jogadores, mas, na transformação do estado de ânimo da equipe na etapa final. Foi bem.
 mrr | Natal | 11-04-13 07h07min
Bom dia JD! Concordo com tudo que disse exceto a respeito do Everton Ribeiro. Continuo defendendo-o e dizendo que o esquema com Diego Sousa prejudica e muito o jogador, pois o MO o coloca isolado caindo pela lateral e o Deigo Sousa não encosta para jogar. Tanto o que falo é verdade, que se pegar as melhores atuações do E. Ribeiro foi justamente quanto a formação não tinha Diego Sousa. Eu quero DS no time, mas o MO tem que alterar a formação pois não da para ficar vendo o ER sendo anulado.
 mrr | Natal | 11-04-13 07h10min
O Everton Ribeiro esta naquela posição por que o MO colocou lá. Quem tem a função de encostar nesta situação seria principalmente o Diego Sousa que faz a ligação no meio e depois ER, na minha opinião. O MO precisa arrumar esta formação. Quanto as suas notas, discordo mais uma vez das notas do ER, LG e Nilton.
 mrr | Natal | 11-04-13 07h12min
Ainda pela preguiça dos jogadores na minha opinião somente o Tinga deveria ter uma nota 7 os demais não deveria passar de 5. O Goulart apesar do gol não teve tempo para poder avaliar sua nota, embora foi visível a mudança de postura do time na sua entrada, somada ao do Tinga.
 mrr | Natal | 11-04-13 07h22min
Por fim JD, se viu o mesmo jogo que eu não podemos mais ficar reféns de dois volantes que só cercam, e pior ainda, recuam quando o jogador vem para cima formando aquele aglomerado de jogadores no setor defensivo e chamando o adversário para próximo do gol. Terrível a ineficiência dos 2 primeiros homens que deveriam das o combate. O Leandro Guerreio mereceria nesta uma nota semelhante a injusta nota do Everton Ribeiro.
 mrr | Natal | 11-04-13 07h23min
Se alguém assitiu o jogo pela Sportv 3 percebeu que tinha um microfone próximo ao MO e ele reclamava muito dos volantes pedindo para sair.
 Redmosk | Uberl�ndia | 11-04-13 07h34min
M.O está matando o futebol do Everton Ribeiro colocando ele de ponta ou centraliza ele ou coloca Ananias,Elber,Martinuccio..etc jogadores com características para esta posição. L.G é Everton desisto de falar algo deles,não jogam nada são titulares absolutos, estamos perdendo a chance de testar outros jogadores nestas posições.
 mrr | Natal | 11-04-13 08h08min
Concordo com o JD e bato palmas para as alterações do MO foram muito bem feitas. Havia um buraco no meio de campo.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 11-04-13 08h27min
JD, seus comentários e os do mrr foram perfeitos. Quanto às notas atribuidas aos jogadores concordo plenamente! Não será preciso eu comentar nada, voces foram perfeitos!
 zuloobas | varginha | 11-04-13 09h10min
JD, ontem fiquei preocupado: O time titular do MO n marca ngn e toma sufoco do CSA. Esse ano, ganhamos o clássico e só. E há de se considerar q elas estavam na véspera de estrear na Libertadores e n aceleraram o jg o qto podiam. Esse time tá lembrando o time delas em 2009 q estava invicto até os 5x0 da final do Mineiro. Os resultados estão iludindo. Caldense deu pressão no Mineirão. N sou a favor de time c 3 volantes, escolheria Henrique e Tinga. Tinga e Goulart + 1 vez entraram voando.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 09h13min
Redmosk,
Concordo com você que Everton Ribeiro canhoto jogando na ponta-direita não vai render o que dele se espera, mas, vejo que o jogador está passivo demais, não busca o jogo. E quando tem a bola está abandonando as características que o fizeram ser admirado como um ótimo homem de ligação e ataque. Tem selecionado mal as alternativas, driblando para cavar as faltas ao invés de buscar dar sequência aos lances. Já reparou que os juízes não estão mais dando estas faltinhas cavadas ?
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 09h16min
Diego Souza gosta muito mais de cair pelos flancos do que ele próprio... não seria o caso do jogador ir até o treinador e propor uma mudança de posicionamento ?
Concordo amplamente com você quando dia que para jogar aberto na ponta Élber, Dagoberto, Ananias ou Martinuccio fazem o trabalho de volta até o meio com muito mais naturalidade que o Everton Ribeiro.
A nota mais baixa dada a ele foi porque eu não o vi voltar e dar combate nem uma vez nos 60' que esteve em campo. Pesou contra.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 09h18min
Com relação à lateral esquerda, creio mesmo que entre Francisco Everton e Egídio eu ainda optaria por colocar o Éverton Ribeiro por ali, abrindo uma vaga no meio para um jogador de mais pegada ou sendo super-ofensivo com a entrada do Ricardo Goulart ou Élber ou o garoto Álisson, que me impressionou bem demais naquele clássico do dia 03/02/2013 (reabertura do Mineirão).
 zuloobas | varginha | 11-04-13 09h21min
O meu time base seria: Fábio, Maike, B. Rodrigo, Wallace e Egídio, Henrique, Tinga, Goulart e DS, Dagol e Borges. Ou seja: N ESTOU GOSTANDO do trabalho do MO, ele pouco aproveita a base, o time é lento, n marca e a hora q enfrentar equipes de nível irá sacumbir.
 mrr | Natal | 11-04-13 10h04min
JD achei sua idéia muita boa para ser testada, o posicionamento do Everton Ribeiro para LE. Até pq como Everton(LE) já não marca, então não fará diferença e a entrada do RG dará mais volume no meio pois ajudando um pouco o Diego que ainda está deficiente neste aspecto, não está chegando nas pontas para tabelar. Talvez isso pare de queimar o ER!
 mrr | Natal | 11-04-13 10h07min
JD além da alteração na LE, o que você sugere sobre os volantes? Não acha que o Tinga está merecendo a titularidade no lugar do LG, muito embora seja um jogador mais avançado, possui características fortes de pegada de um volante. Se for falar da idade dele, não vejo como argumento pois LG está caminhando em campo.
 zuloobas | varginha | 11-04-13 10h23min
Vi, ontem, um arremedo de time. Descompactado, frouxo na marcação, pouca criatividade, Dagol tendo q voltar p fazer a armação e Borges isolado lá na frente. Se fosse destacar alguém seria Bruno Rodrigo pela constância, Dagoberto e DS pela leitura de jg e principalmente Tinga e Goulart pela vontade dmonstrados. Parece q o MO, assim como o Mancine n se situou. O Roth apesar de tb n servir foi mais realista em suas análises. Dependendo das finais do Mineiro, o MO nem estréia no BR2013.
 zuloobas | varginha | 11-04-13 11h03min
Perdão pelo erro de concordância acima. Acertei o resultado, disse q o resultado seria 3x0 mas confesso q me assustei c a fragilidade defensiva da nossa equipe. Os caras entravam facilmente na cara do Fábio. Atacante de série A dificilmente perde aqueles gols q o CSA perdeu. Estou c as barbas de molho.
 zuloobas | varginha | 11-04-13 11h04min
A BARBA.
 zuloobas | varginha | 11-04-13 11h16min
JD gosto de ver a sua capacidade de reter informações. E as poucos vc percebe q as coisas q digo, em geral, têm fundamento. É isso aí, ser fanático. significa ser cego. Uelliton é o novo Válter troca-letras.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 14h35min
Õséias,
Creio que houve um erro no seu processamento da informação. Tinga entrou no lugar do Evrton Ribeiro que estava muito mal na partida, não dava sequencia às jogadas e nem voltava para marcar, numa apatia lesada durante os 60'. Quando aconteceu o lance que o Fábio deu soco na bola e o Rodolfo concluiu por cima sem uma marcação, Marcelo na hora tirou o Everton Ribeiro. Quem entrou no lugar do Nilton (passou mal, após ter jantado mais tarde, vomitou e o escambau) foi o Uélinton Gordinho
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 14h36min
Primo Zuloobas,...
Não consegui entender o parágrafo do ser fanático + capacidade de reter informações... Dá pra desenhar ??? kkkkk
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-13 14h36min
Primo Zuloobas,...
Não consegui entender o parágrafo do ser fanático + capacidade de reter informações... Dá pra desenhar ??? kkkkk
 szogheib | Vila Velha | 11-04-13 14h36min
Boa tarde amigos. Conforme minha promessa. Darei meus pitacos (que para muitos são eternas reclamações) somente após muitas horas passadas do evento. O jogo foi tão bom que dormi no 1o. tempo e no 2o. dormi mais ainda. Alguém viu Borges, ERibeiro, Dagoberto e DSouza em campo ontem? DSouza, pelo gol, posso dizer que o vi aos 10 min do 1o. tempo. Alguém sabe me dizer quantas bolas nas costas e quantos dribles o peladeiro do Everton levou? Esse cara é da mesma escola do Diego Renan...fraquinhooooo
 szogheib | Vila Velha | 11-04-13 14h39min
Alguém viu o Ceará jogando ontem? Eu só vi o Fábio ontem. Ahhhh vi também os pernetas do CSA. Caracas como são ruins. Mas uma coisa não podemos deixar de falar... eles tiveram muito mais vontade de ganhar que nós, além de um time com esquema de jogo (coisa que o tal de MOliveira não conhece). Por sorte nossa o CSA não tem jogadores, pois se tivessem seria uns 3x0 tranquilamente. Tenho uma pergunta ao JD...
 szogheib | Vila Velha | 11-04-13 14h43min
é a seguinte amigo JD... percebi que vc viu o mesmo jogo que todos no 1o. tempo. Mas infelizmente no 2o. vc não viu o mesmo jogo. Aliás eu me pergunto sempre...como vc consegue dar notas mirabolantes para jogadores que nem em campo estavam kkkkkk. O Cruzeiro foi o retrato do desânimo e de um time que está longe de um padrão de jogo. Cadê o técnico? Vamos tirar esse cara gente. Será que teremos que perder alguns campeonatos para ver isso? Ahhhh com certeza que sim.
 zuloobas | varginha | 11-04-13 15h52min
Caro Primo, de fato o que escrevi está ininteligível. Usei o IPAD e como tenho 1, 94 m, meus dedos são um problema c essas tecnologias novas. O q eu quis dizer é o seguinte: SER FANÁTICO NÃO SIGNIFICA SER CEGO. Uma forma de elogio a suas últimas críticas: conscientes e precisas.
 mrr | Natal | 11-04-13 21h06min
JD fazendo uma rápida analogia das suas notas e um professor de universidade. Eu diria que se você fosse um, de repente até és um, seria daqueles professores bonzinhos, que aproveita tudo que o aluno escreve,rs... Na minha opinião houve muitos excessos na suas notas. Quisera eu ter tido um professor enquanto na universidade para me safar em disciplinas como processamento digital de sinais ou resistência dos materiais, rs...
 PHDF | Brasília | 11-04-13 22h48min
- Acho que pode se chegar à conclusão de que o quarteto não pode jogar junto em jogos mais difíceis. Borges, Dagol, D. Souza e Everton R. marcam pouco.
- O Uéliton chegou e parece ainda está gordinho, mas o Ricardo Goulart também. Mas este está jogando bem.
 redmosk | Uberl�ndia | 12-04-13 03h21min
Sobre Everton Ribeiro jogar de LE não é novidade,ele começou a carreira nesta posição no Corinthians na seleção sub_20,já no são caetano ele passou para meio é continuou no coritiba,acho tremendo desperdiçio colocar ele de LE,duvido também que ele aceite essa situação. Um caso semelhante aconteceu com Ronaldinho Gaucho,no Milan e Flamengo quando ele ficava estático na ponta não jogava nada,foi so cuca colocar ele no meio seu futebol melhorou é muito.
 mrr | Natal | 12-04-13 07h34min
[redmosk] A solução do JD é viável, até por que jogador é canhoto e já jogo nesta função. Melhor ve-lo jogar na LE do que na LD onde hoje está se queimando, graças e claro ao MO que não vê isso. Agora percebam tanto Everton Ribeiro como Ricardo Goulart estão sendo prejudicado pelo esquema do MO, que na minha opinião, PÔEM O TIME PARA JOGAR EM FUNÇÃO DO DIEGO SOUSA. Percebam que quando ele vai mal ou não está jogando o time não anda, não ataca. O MO deve parar com essa proteção ao jogador...
 mrr | Natal | 12-04-13 07h35min
O MO deve ver o melhor para o time e para posição do Diego Sousa Everton Ribeiro e Ricardo Goulart são mais velozes e consistentes.
 mrr | Natal | 12-04-13 07h38min
[errata] "...percebam que quando ele vai mal o time não joga, nesta situação é só o jogador sair que o time voa..." Agora gostaria de ver o Ricardo Goulart e Everton Ribeiro joagndo junto mais vezes, cosa que ocorreu se não me falhe a memória duas vezes e foi justamente quando o time foi elogiado por todos pelo pouco tempo que estava junto.
 mrr | Natal | 12-04-13 07h47min
Voltando ao questionamento do [redmosk] Para podermos aproveitar o Goulart a solução do JD seria a melhor no momento. Caso contrário infelizmente para o Ricardo, esse deverá ficar no banco entrando sempre do segundo tempo e resolvendo o problema. O problema que nem sempre 30 minutos dará tempo de resolver o que o time não conseguiu em 60 minutos. Então volto a dizer o MO deve dar oportunidade igual, e manter como titular que estiver melhor no momento.
 zuloobas | varginha | 12-04-13 09h04min
Futebol é msm engraçado: Com o q tá jogando hj no Palmeiras, Charles seria titular facilmente no Cruzeiro. Se bem q o MO n considera as atuações nos jogos p definir a equipe.
 zuloobas | varginha | 12-04-13 10h42min
Além do E. Ribeiro, outro jogador q já desempenhou, e muito bem por sinal, a função tática de LE é o Luan. Lembro- me de Cruzeiro1x1Palmeiras pelo CB 2011 em q ele foi o destaque da partida e anotou um lindo tento atuano nesta posição. Luan tem muita força na marcação e no apoio tb.
 mrr | Natal | 12-04-13 12h41min
JD olha só a notícia no Superesportes "Vasco recusa primeira proposta por Dedé e Cruzeiro estuda outras possibilidades" Graças a Deus recusaram!!!
 mrr | Natal | 12-04-13 12h44min
Escuto as pessoas questionando e exigindo que a diretoria compre o Dedé. Essas pessoas tem o que na cabeça???? O maior investimento da história em um zagueiro??? Que ainda por cima não vem apresentando mais o mesmo futebol e neste exato momento está lesionado. Que locura é essa? Pagar 5 milhões pelos 45% direitos de um zagueiro???? Realmente a essas pessoas faltam lhes massa cinzenta...
 zuloobas | varginha | 12-04-13 14h17min
Concordo c o mmr. Deus escreve certo por linhas tortas. A maior contratação da história do Vasco foi o Tostão q foi bichado p lá, largou o futebol 1 ano depois da transação e ocasionou o suicídio do então Presidente (pai do Eurico Miranda). N vms dar chance p o destino. Dedé vem de várias lesões, sendo uma delas séria (no joelho). Tem outros bons jogadores q de repente poderiam vir em negociação mais interessante, como Henrique (PAL). Se for p gastar muito, sugiro Luisão ou Miranda.
 paulinho | Piracicaba | 12-04-13 15h35min
Penso o mesmo sobre o Luan, acho q esta em posição errada, aqui em SP os torcedores do Palmeiras falam a mesma coisa, sobre o Dedé, tbm acho q não vale tudo isso, mas se o Cruzeiro tiver o tal investidor, e outra, acho q dará retorno técnico que é o que importa, claro, sem quebrar o clube.
 julioctavares | Não definido | 12-04-13 22h21min
Discordo, o único jogo em que eu vi o Cruzeiro jogar bem foi contra o Galogay, nosso grande freguês.Estranhamente o Marcelo depois, mudou o time, na oportunidade jogaram: Egídio na lateral esquerda,Paulão, Bruno Rodrigues e Ceará e depois entrou o Maik que pra mim é melhor que o Ceará.Com as mudanças o Cruzeiro vem jogando sem marcação, dando muitas oportunidades para os adversários, times medíocres!Leandro Guerreiro e Léo, não jogam absolutamente nada!
 Rallf Reis | Não definido | 13-04-13 00h15min
Para os que acham que o Dedé não vale a tal quantia de 5 milhões de euros,não se esqueçam que investidores vão colocar ele no clube,então não tem porque ficar secando a contratação,ele vai vir todo fatiado e a parte do Cruzeiro deve ser pequena,e o retorno técnico é garantido,não temos nenhum zagueiro no patamar dele,alé, do mais engrandece o clube esse tipo de contratação.
 Rallf Reis | Não definido | 13-04-13 00h18min
Tem torcedor que vive criticando o clube,dizendo que a diretoria não pensa grande, ai quando eles tentam ao máximo uma contratação desse nível vem mais criticas,juro que não entendo.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster