Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

16/03/2013 | Joao Duarte
Preparando o vôo da Águia Celeste

"A ótima entrevista do nosso presidente ao Alterosa no Ataque trouxe alegrias para o Mundo Azul."

Mundo Azul,


O Cruzeiro se prepara para um tempo de grandes conquistas - Durante anos o Cruzeiro foi gerido com sucesso pelos irmãos Perrela, sob a máxima de que a forma de se manter o clube competitivo era vender os atletas que se destacassem, fazer caixa, repor com outros atletas mais jovens e promissores, e, desta forma, suprir o deficit de caixa do clube.
Mas, à medida que os anos passavam as reposições ficavam cada vez mais difíceis, o garimpo já não era tão fértil e fácil, o que foi fazendo o déficit crescer de proporção e de R$ 1 milhão por mês, foi se elevando até chegar perto dos R$ 40 milhões / ano na última gestão do Zezé Perrela. E o fato foi agravado quando as contratações feitas foram caras e deixaram de dar resultados técnico como Farias, Pedro Ken, Reyna, Reinaldo Alagoano, Ortigoza, Espinoza, Prediguer (nem jogou), entre outros jogadores.

Assim, para manter as contas do clube, sem conseguir mais fazer as grandes vendas, o Cruzeiro passou a se desfazer de parte dos direitos econômicos dos seus atletas, muitas vezes tendo que ficar com parte "micada" dos direitos econômicos como os 50% de Kléber (depois transformados em 30% quando da aquisição do Gílson) e 50% do Bernardo (ainda há esperanças de uma venda ao exterior, mas, o rapaz tem que ter mais auto-controle, senão, não irá convencer a nenhum investidor a apostar nele).
E mais, a dificuldade fez com que Zezé Perrela e Dimas Fonseca tivessem que antecipar as cotas de patrocínio junto ao BMG, Alpargatas/Reebok e também as cotas de TV, para tapar o rombo provocado pelo déficit mensal e permitir o pagamento dos salários em dia.
A última saída era vender Montillo por 8 milhões de euros, dos quais o Cruzeiro ficaria com 60% e injetar este dinheiro no caixa do clube. Só que era o início da gestão do Dr. Gilvan, final da gestão do Zezé (outubro de 2011) e o Cruzeiro vivia momento difícil no Campeonato Brasileiro daquele ano (o recorde negativo absoluto da história do Cruzeiro com 12 jogos sem vitórias), do qual escapamos do rebaixamento na última rodada, com os inesquecíveis e memoráveis 6 x 1 sobre o time da Vovó Mafalda.

Na transição o Cruzeiro enfrentou alguns problemas e atrasou os salários dos atletas, que ganhavam mais, por 15 dias... foi um escarcel na imprensa mineira. E vejam que foram alguns dias de atraso após 26 anos. Mas, aquele episódio serviu para o Dr. Gilvan mudar quanto ao trato com a imprensa.
Ele pôde identificar quem sentiu prazer em dar a notícia negativa e a partir daí foi mais comedido em comentar na imprensa as coisas do clube, se reservou e resguardou mais.
E o Cruzeiro então passou a fazer o que era necessário para reduzir o tla déficit mensal e para melhorar o estado das nossas contas, racionalizando as despesas, corte nos custos fixos.
Recorreu a empréstimos bancários e depois foi vendo o resultado do esforço de gestão aparecer. A troca do diretor de futebol remunerado (saída de Dimas Fonseca e chegada do Alexandre Mattos), a reformulação no elenco para a disputa do Brasileiro, com a contratação de um técnico experiente (Celso Roth) e um elenco mais cascudo (Charles, Tinga, Souza, Borges, Ceará) que nos permitiram atravessar 2012 sem correr riscos de rebaixamento (tanto assim que a pior posição foi um 13º lugar).

A ótima entrevista do nosso presidente ao Alterosa no Ataque trouxe alegrias para o Mundo Azul. Vamos trazer os principais destaques para os seus comentários :
1) Perfil dos atletas contratados - unir juventude a experiência de conquista de títulos (importante trazer acostumados a vencer). Idade média do elenco = 23 a 24 anos. Base para uns 3 ou 4 anos.
2) Contratação do Nilton - julgava que o Cruzeiro tinha volantes demais (Leandro Guerreiro, Lucas Silva e Uélinton) e não queria nem ver falar em volantes, mas, Marcelo Oliveira fez questão do jogador. Então ele concordou com o treinador e agora está feliz com o acerto, afinal, Nilton é um volante que sai para o jogo, sabe jogar, apoia e chuta muito bem de média distância, além de ser bom na bola parada.
3) Venda de Montillo - manutenção do jogador foi necessária para adquirir a confiança dos torcedores, também, considerando a condição inicial do elenco que era deficiente. Montillo alavancou o Sócio Torcedor e foi vendido na hora certa, com a reposição já negociada e disponível na Toca da Raposa.
4) Saneamento do clube - permitiu trazer atletas que melhorariam o nível do time (Diego Souza, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart).
5) Perfil do treinador - valorizar a escola do Cruzeiro de jogar futebol, com toque de bola, futebol de academia.
6) A volta alegre ao Mineirão com vitória, o contrato bem assinado com a MINAS ARENA e o sarro no Kalil quanto ao tempo que iriam ganhar continuamente do Cruzeiro...

Então, se inicia agora o novo vôo da águia, com bem mais bala na agulha (não foi preciso antecipar nenhum recurso de patrocínio ou cotas de TV de 2013), tendo um bom elenco como base e com muita confiança de trazer trofeus relevantes para a Toca da Raposa II em 2013.
Não bastasse isto o presidente empreendeu uma racionalização inteligente na gestão do clube. Por exemplo, eram 34 funcionários na área de Marketing. Foram reduzidos a 20 e a arrecadação mais que dobrou em 2012/2013. O fato é que já no início de 2013, o clube estava balanceado, os clubes sociais já tinham como premissa se transformarem em auto sustentáveis, as receitas aumentavam substancialmente (hoje só o SÓCIO DO FUTEBOL incorpora mais de R$ 1.7 milhão por mês aos nossos cofres e continua a crescer + as receitas com bilheteria de insipientes passaram a ser relevantes com ~ R$ 500 mil por jogo como mandante nos jogos do Campeonato Mineiro, entre outros) e as despesas cairam vertiginosamente com a racionalização inteligente, de forma que o tal deficit de mais de R$ 3 milhões por mês virou praticamente zero.
De um clube mambembe de julho de 2010 a janeiro de 2013, agora temos uma linda casa, remodelada onde sempre o azul foi cor dominante... está de volta a Toca da Raposa III.
Então, sem ufanas e bafanas, mesmo sabendo que nosso caminho é longo, que nosso time ainda vai levar um tempo para poder atingir ao estágio que todos os cruzeirenses sonham, ainda vivemos a véspera do 6º jogo da temporada, o fato é que as bases de sustentação são fortes e nos permitem projeção de sucesso.

E em busca do sucesso entrará em campo hoje pela 1ª vez o quarteto que a maioria projeta como titular : Diego Souza + Everton Ribeiro na armação, com Dagoberto e Borges como atacantes. Desejamos a eles toda a sorte, mas, que fiquem espertos porque Ricardo Goulart, Élber, Alisson, Ananias, Vinícius Araújo e daqui mais uns dias Lucca, Martinuccio e Anselmo Ramon estarão de olho em qualquer vacilo do quarteto pretensamente titular.
E a briga por um lugar entre os titulares é visível em todas as posições, o que dá ao treinador muitas opções de combinações mantendo qualidade e performance elevadas, ao longo de toda a temporada. Mas, junto com isto virão os problemas decorrentes da administração dos EGOS e neste ítem residirá um dos maiores desafios do treinador para gerir o grupo de atletas mantendo-os motivados a pensarem mais no grupo que em suas individualidades. Que os nossos homens do futebol possam cortar na raiz todas as tentativas de gerar murmuração no ambiente das Tocas da Raposa.
Palpite para o jogo de hoje : Boa Esporte 1 x 2 Cruzeiro (importa vencer, até mais que jogar bem neste momento). E mais uma vez há no banco alternativas que fazem o treinador não ter medo de mexer caso algum setor esteja rendendo menos que o esperado.

@ PITACOS DA SEMANA
1) Campeonato Regional não vale nada na visão de alguns, mas, Dorival Jr. que vinha invicto há quase 30 jogos no comando do Flamengo não resistiu a 2 derrotas seguidas para Botafogo na final da Taça GB e para o Resende (2 x 3) na abertura da Taça Rio.
2) Ney Franco vinha endeusado no comando do São Paulo, mas, bastou tomar a tamancada do Arsenal, que perdeu das Cocotas de 2 x 5 como local e agora já balança no comando do tricolor.
3) Montillo fez seu 1º gol no Santos no último jogo do Paulista, mas, Muricy Ramalho já começa a ser questionado.
E com Mano Menezes ainda sem clube, a dança das cadeiras tem hora para começar.
4) E começa a temporada de F1 de 2013, com Felipe Massa largando na frente de Alonso por incríveis 3 milésimos de segundo... Boa sorte Felipe, que o arrojo de antes do acidente, possa voltar e finalmente você possa disputar o título desta temporada...
5) Decididamente Cacá Bueno é diferenciado quando se fala em Stock Car, embora muita gente lhe torça o nariz por ser filho de galvão Bueno, o fato é que ele conhece muito do esporte... Ganhou a corrida de abertura da temporada num pega sensacional com Valdeno Brito e Átila...show !!!
6) Cruzeiro e SESI vão fazer uma das SEMI no Volei Masculino. A outra será entre Rio de Janeiro e Minas Tenis Clube. E não é de todo impossível uma final mineira...Que poderia acontecer no Mineirinho ao invés do Maracanãzinho com público recorde mundial neste esporte... UAI !!!!
7) Vinícius Eutrópio tinha discurso bonito e resultados pífios caiu com 5 rodadas do Mineiro e já está por lá o Paulo Comelli. Vamos ver se invertem a tendência e ganham uma do time das Cocotas... Normalmente o time de Pompom perde das ROSAnas...
8) Imaginem torcedor das Cocotas, colunista de jornal em Minas, defendendo que o imperador KALILgula encampasse de vez o América... pode um trem destes ?

E atendendo a pedidos segue a explicação do que significa montar no porco :
A expressão "montar no porco" deve ser empreagada quando alguém foge de uma cidade sem pagar as contas. Na fuga, é mais demorado arriar o cavalo, o mais rápido seria "montar no porco" e meter a espora.
E a analogia que fiz é a seguinte :
Kalil achou que estava passando todo mundo para trás, porque de uma hora para outra havia se tornado o dono do Independência que na verdade pertence ao América. E mais ainda, havia feito o seu maior rival um inquilino, pagando "apenas" R$ 16 milhões...
Mas, montado no porco não poderia mesmo ir longe, seria logo pego em flagrante e agora a verdade viria à tona.
Mas, além de boquirroto mente quando diz que o CAM arrecada R$ 1,6 milhão por jogo que faz no Independência, pois, o que mostram os borderôs é uma média 5 ou 6 vezes menor que isto. Mas, se tem gente que morre de medo e não escreve contradizendo, aqui neste espaço ele sempre será desmascarado.

E as homenagens desta coluna hoje vão para : Céu - Sorocaba, Beth Makennel - Itabira, Jairo - Curitiba, Carlos H. C. Campos - Resende, Redmosk - Uberlândia, Marcelo Brasileiro - Vespasiano, MRR - Natal, Tzogheib - Vila Velha, AFernando - Varginha, Rodrigo Ferrari - Pindamonhangaba e Jerônimo Lopes - Rio de Janeiro, tendo como técnicos Evandro Oliveira - Beagá, Wilson Flávio - Brasília e Elias Guiamrães - Mariana.
E de Conceição do Mato Dentro - MG : os meus colegas da CRU-CATIVA CMD que estão sendo convidados a marcarem o SÓCIO DO FUTEBOL nos setores 308 (preferencialmente) ou 309...estamos na fila R do 308.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 rogeriotubarao | Tubarão | 17-03-13 00h45min
Gostei muito da entrevista do nosso presidente. Mais como eu, muitos cruzeirenses estão desconfiados ainda com este time. Tirando o jogo com as rosadas, nao vi um grande futebol ainda. Gosto muito do time montado, mais espero o crescimento do time para maiores desafios. Sempre torcendo, e lendo sempre sua coluna, pois acho que tens uma leitura muito perto da realidade.
 rogeriotubarao | Tubarão | 17-03-13 00h50min
Espero ainda a estréia do LUca, que jogava aqui perto de Tubarao no Criciúma. Vi o campeonato catarinense e o brasileiro da serie B do ano passado e ele jogou muito. Quando o Luca machucou-se ano passado Criciúma sentiu muito sua perda e quase nao classificou para a serie A. Podem esperar, que se ele voltar com confiança, vai ser titular deste time.
 Romeu F Madureira | Belo Horizonte | 17-03-13 01h04min
Não vi o programa na Alterosa, mas li no Páginas Heroicas Imortais e gostei muito.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 17-03-13 10h06min
João Duarte, vi a entrevista do nosso presidente Gilvan. Está mais a vontade no comando do Clube, dá para perceber nas entrevistas. Quanto ao saneamento das contas do Clube, ele foi muito correto e mostrou aos Perrelas como se administra sem vender jogador. Está de parabéns. Ele mostra ser uma pessoa simples e humilde, no bom sentido da palavra. Meu irmão mora na Barroca e sempre o vê fazendo compras na padaria e confirmou essa simplicidade dele.Isto dá muitos pontos para a pessoa dele.Parabéns.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 17-03-13 10h13min
Quanto ao time, temos que ter paciência. Vai levar um pouco mais de tempo para se acertar. Veja que MO está testando todas as opções, sem perder o foco no campeonato. Para mim, só de vencer o time deles na abertura do Mineirão já foi ótimo. Eu não esperava. Ainda não dá para dizer quem será titular deste time, mas que temos ótimas opções, isto ninguém pode negar. Gostei muito do time da estréia, mas como deixar de fora este quarteto que será titular hoje? E Martinucio, quando voltar.Como fica?
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 17-03-13 10h22min
O mais importante de tudo é que se montou um elenco. As opções no banco são tão boas quanto aos titulares. Como dito por você: se algum titular do ataque bobear, perde posição, pois Anselmo Ramon, Vinícius Araújo, Lucca, Luan, Ananias e Martinucio virão com tudo. Espero que MO consiga manter este elenco bem focado nos objetivos do Clube que é ser campeão, pois a torcida está ávida por títulos, não é mesmo? Nossa torcida está acostumada com títulos e isto não muda. Saudações celestes.
 Carlos_almeida | Vitória | 17-03-13 10h37min
JD, fiquei impressionado com a paciência e o auto controle do nosso presidente. Não reagiu a insultos, nem com a imprensa que estampou uma imagem negativa dele(imagem de bobo). Tomara que não fique cego com as luzes da ribalta, para a imprensa armar uma armadilha pra ele, não custa nada.
 Carlos_almeida | Vitória | 17-03-13 10h39min
R$ 1,6 milhão por jogo? OIIIIIIIIIIIINC! kkkkkkkkkkkkk
 redmosk | Uberl�ndia | 17-03-13 12h26min
João time do cruzeiro tem potêncial para fazer grande ano,vamos ver se vai confirmar.O que me preocupa é até engraçado excesso de jogadores do meio para frente,acho que vai criar um descontetamento geral sei não..... no esquema atual jogamos com 2 atacante um de velocidade outro mais fixo imagina quando tivermos todos a disposição: Martinuccio, Dagoberto , Anannias , Elber , Luan ,Lucca , Borges , Anselmo Ramon , Vinicius Araujo vai sobrar un 4 ou 5 que nem banco vão pegar.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 17-03-13 13h31min
Caro João, obrigada pela homenagem. O nosso presidente está fazendo um bom trabalho e em silêncio. O cidadão do outro lado só fala besteira. Eu estou acreditando em uma boa temporada esse ano. Seria bom comemorarmos os 10 anos da tríplice coroa em alto estilo.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 17-03-13 14h57min
Alô mestre João. Esse Kallígula realmente montou no porco, como vc bem disse. E acho que você pode acrescentar que a imprensa cacarejante também montou no porco. Estão com os pés e mãos amarradas. Não podem falar mal do mineirão, pois é o segundo melhor do Brasil. (pegaram o tropeiro para cristo). Não podem falar mal do Marcelo Oliveira, pois o mesmo é Atleticano. Parabéns GPT, você realmente deu uma tacada de mestre.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 17-03-13 15h23min
Gostei da entrevista do presidente, fiz questão de achar no sitio da TV Alterosa para conferir, tomara que as coisas caminhem como planejado. Quanto ao jog de hoje estou mais otimista, o Boa vai precisar sai mais aí abrira espaços, Cruzeiro 3 X 0 Boa.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 17-03-13 15h31min
Sobre o time, estou torcendo para o Victorino voltar bem dessa vez e provar que tem condições de ser o titular na zaga. Para volantes Henrique e Nilton. E o ataque fica por conta do Marcelo Oliveira. Tem 12 para tirar 4. Sobre o jogo de hoje cruzeiro "6" Boa "0".
 szogheib | Vila Velha | 17-03-13 17h11min
Boa tarde. Minha leitura do time no primeiro tempo. Zaga fraca e o Nirley está dando uma canseira danada no Paulão que até fez bobagem saindo como louco (inclusive levando o LGue junto com ele). Consequência...fez bobagem e deixou o meio para o Nirley..kkkk. O Cruzeiro já tinha sofrido umas 4 vezes. Aleluia pelo Fábio. Com esse esquema de jogo o Cruzeiro não vai longe. Não temos meio de campo e por isso o time está ficando lento. Não tem uma ligação rápida com o ataque.
 szogheib | Vila Velha | 17-03-13 17h13min
No primeiro tempo por exemplo tivemos várias chances de contra atacar e nada. Tirando o meu protegido que fez um lindo lançamento (depois de carregar a bola com certa demora) para o DS que por sorte a bola pegou no pé do goleiro e entrou. JD...sem essa... esse MO não é técnico. Tchau MO Fora MO
 lucio sangue azul | sete lagoas | 17-03-13 18h15min
Ótima coluna, assim como os pitacos.Realmente a imprensa mineira borra de medo do kalígula.Ninguem questiona o fato deles estarem na Libertadores perdendo dinheiro porque o presidente não quer mostrar para todos que errou.Enquanto o time dos pateticos não perder no independencia a imprensa vai se calar.Tão logo, tenha a primeira derrota um jornalista insatisfeito vai por o dedo na ferida.Mas só de pois de perder para o kaligula não ter o alibi de dizer que prefere perder dinheiro do que jogo.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 17-03-13 18h21min
Quanto ao jogo de hoje, o primeiro termpo do cruzeiro foi ruim. Apesar do placar, nao gostei do jeito do cruzeiro jogar. Dagoberto não merefe ser titulat. Apesar do Tinga ter feito um belo goal, eu nao teria entrado com ele e sim com o Ricardo Goulart ou Elber.Resumindo: minhas alterações teriam sido a entrada do Mike por necessidade, teria entrado com o Ricardo goulart o lugar do Everton Ribeiro, com Elber no lugar do Dagoberto e por ultimo, com o viniciu no lugar do Borges.
 szogheib | Vila Velha | 17-03-13 18h23min
Leitura do segundo tempo. O time foi veloz, o que não foi no primeiro tempo. Mesmo tendo a 3o gol desmotivado a equipe do Boa, a equipe deles já estava jogando aberto após o primeiro gol do Cruzeiro. Enfim, o time foi sim rápido em função dos toques de bola rápidos no nosso meio de campo. Toques curtos porque nosso meio foi ajustado. Nossa defesa ainda continua dando vacilos constante com a bola alta e até mesmo na bola baixa.
 szogheib | Vila Velha | 17-03-13 18h24min
Quero queimar minha lingua. Mas acho fraquinho e gostaria de outro técnico para o Brasileiro e para a Copa do Brasil.
 szogheib | Vila Velha | 17-03-13 18h24min
Quero queimar minha lingua. Mas acho fraquinho e gostaria de outro técnico para o Brasileiro e para a Copa do Brasil.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 17-03-13 18h25min
Dagoberto perdeu um goal que jogador da categoria e salário dele não pode perder. Um craque teria dado um tapa naquela bola, cobrindo o goleiro que ja saiu caindo.O Eigio não jogou mal. Com uma sequencia de mais dois jogos, o lugar é dele, Notei, que ele atuou muito pressionado e com medo de errar no inicio (e errou muito). Depois, com os nervos no lugar foi melhorando e merecia ter feito o seu goal.O Diego souza fez outra boa partida e com bons lances.Mas o todo do time não me agrada ainda.
 szogheib | Vila Velha | 17-03-13 18h25min
Agora é hora de secar o gaylinho, apesar de achar o América muito fraco esse ano.
 szogheib | Vila Velha | 17-03-13 18h25min
Agora é hora de secar o gaylinho, apesar de achar o América muito fraco esse ano.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 17-03-13 18h28min
Não trocaria de tecnico ainda. Mas eu tambvem não estou seguro com o Marcelo Oliveira. É boa praça, fala bem, mas acho que o time dele está sem a gana e velocidade necessarias ao futebol de hoje, O sistema defensivo ainda é frágil. Olhe que ganhamos de 4x1! Se op time ja estivesse acertado, seria 6x0 fácil!
 szogheib | Vila Velha | 17-03-13 18h30min
Estou com o Lúcio Sangue Azul... precisamos definir bem nosso esquema de jogo e tentar sim trabalhar melhor os contra ataques. É uma forma de jogar que devemos considerar com os jogadores que temos. Gostei muito do Myke. Mesmo franzino e precisando se encorpar, o menino é rápido e gosta de 1x2. Também não é de errar passes. Egídio errou muitos passes no 1o tempo mas foi se acertando no 2o... Mesma visão do LSA. Abraços e agora é secar o gaylinho que começou agora.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 17-03-13 18h31min
Antes que me joguem pedra. Mas gostei do time, gostei da vitoria, gostei da entrada do Mike.Fabio muito bem, O Paulão é aquele jogador que a torcida gosta:tem raça, mesmo limnitado tecnicamente se esforça muito e ainda aparece bem no ataque. Já o Nirley, não sei não!Achei que ele seria escalado pelo seu poder de bolas aéreas, mas isso foi pouco usado no jogo.Nota da partida 7,0!
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 22h15min
Meus Amigos,
O Cruzeiro foi ao interior e ganhou as 2 partidas contra o Ar4axá e contra o BOA Esporte, fez 7 gols e levou 3. Faturou os 6 pontos. Oportunidades continuaram sendo dadas aos jogadores do elenco como foram os casos de Nirley (2 jogos), Mayke (estréia) e Elber (mais uma vez entrando no meio do jogo). Foram vistas triangulações ofensivas, boas combinações entre os 4 da frente e uma carroça de gols perdidos. Mas, quem procura valorizar os defeitos falou do gol que levamos...
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 22h19min
Sincera e honestamente, tem gente que procura perfeição em time de futebol e vai morrer sem encontrar. Sempre haverá uma falha individual ou algum jogador que não atue bem, mesmo quando o time ganha por um placar dilatado. Isto é o futebol.
Falava com o meu irmão. Time do interior ataca e perde uma, duas, três chances... na primeira ida do grande toma o gol...
O 1° tempo do Cruzeiro não foi excelente, não foi mesmo. Mas, vimos um time tentando acertar, tentando buscar o jogo. Isto conta
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 22h24min
O placar de 2 x 1 apenas fez justiça a um time mais objetivo. O gol do Diego Souza, seu 1° com a camisa azul, contou com a ajuda do pé do goleiro.
No gol do BOA valorize-se a enfiada de bola e a boa conclusão do Karanga.
Já no gol do Everton Ribeiro é preciso destacar com força a inteligência do Borges, o passe açucarado, que desta vez Everton Ribeiro colocou na rede. Antes logo no começo da partida havia desperdiçado boa chance chutando alto demais.
Mas, não foi só isto o que vimos.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 22h28min
O Cruzeiro começou o 2° tempo pressionando o BOA e Mayke entrou muito bem, puxando os ataques pela direita, pondo na frente e ganhando sempre as bolas, infelizmente sem conseguir acertar o passe final. Mas, mostrou grande personalidade. Quando saiu o gol de Borges numa trapalhada do beque do BOA, o time deles sentiu demais.
Borges deixou Dagoberto na cara do gol e ele perdeu.
Depois Nirley apareceu muito bem OFENSIVAMENTE e obrigou o goleiro do BOA a fazer defesa espetacular.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 22h32min
Por volta dos 20' da etapa final, com o placar de 3 x 1 o Cruzeiro já tinha chutado 15 vezes a gol, com a última sendo um canhotaço de Egídio que o goleiro desviou e a bola pegou na trave.
O BOA havia chutado 5 vezes a gol, das quais 2 com boas defesas do Fábio. As entradas de Tinga e de Élber mantiveram o ritmo de jogo. Borges inspirado dá chapéu lindo no meio-campo. Diego Souza mais à vontade ainda faz grandes jogadas, sendo que foi linda a assistência para o gol de Tinga, fazendo 4 x 1.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 22h38min
Com o jogo decidido o Cruzeiro procurou tocar a bola nos 15' finais, não permitindo nada ao BOA. Borges ainda teve tempo de perder mais uma chance, chutando fraco para a defesa do goleiro Douglas...
Mas, ao entrar aqui, continuo a ler as mesmas desconfianças de sempre, que Marcelo Oliveira tem que ser despedido. É nisto que julgo oportunismo do Szogheib.
Se o Marcelo conduzir o Cruzeiro e for campeão mineiro ele dirá que o torneio não vale nada. Se perder vai dizer que é ruim. Difícil.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 22h43min
As atuações do Cruzeiro ?
Fábio = nota 7,5. Não foi muito exigido, mas, as que foram lá ele pegou.
Ceará = nota 5,0. Não apoiou e sentiu uma pancada. Não explorou o espaço, embora não tenha comprometido defensivamente.
Mayke = nota 7,5. Uma boa estréia, com muita personalidade. Não sentiu o jogo. Foi sempre opção de desafogo, apoiou muito bem, perdeu gol, cruzou algumas bolas erradas. Mas, gostei da movimentação dele.
Nirley = nota 6,0. Não se pode arruinar sua nota por um lance.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 22h49min
Nirley = nota 6,0 (cont.) - Antes do gol do BOA havia participado e bem desarmando os adversários e cobrindo bem o setor dele. E não errou passes na saída da defesa para o ataque. Não foi brilhante, mas, também não foi desastroso. E teve um boa cabeçada ofensiva. É preciso ver os jogos com menos PRÉ-CONCEITO.
Paulão = nota 7,0. Não perdeu uma única jogada a partida toda. Não é brilhante tecnicamente, quando dá sai jogando, quando não dá faz o que deve fazer um zagueiro. É um jogador regular.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 22h52min
Egídio = nota 7,0. Uma boa atuação tanto defensivamente (eu o observei nas coberturas cruzadas na zaga nos lances que vinham do setor contrário do ataque do BOA), quanto ofensivamente, quando fez as ultrapassagens cruzou algumas bolas em curva e chutou uma bola na trave. Gostei.
Leandro Guerreiro = Nota 7,0. Uma atuação sóbria à frente da zaga, participou bem do sistema defensivo, marcou bem a quem caia pelo setor dele e prevaleceu sobre Marcelinho Paraíba no duelo dos veteranos. Foi bem...
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 22h55min
Nilton = 7,5. Uma atuação muito boa fechando os espaços do lado esquerdo da defesa. Joga de cabeça em pé e tenta as jogadas. Destaco o lindo lançamento para Diego Souza no lance do 4° gol. O time do Cruzeiro começa a gostar de ter a posse de bola, hoje de novo acima dos 60%. Nilton sempre é opção de passe. Reparem.
Everton Ribeiro = 7,5. Novamente armou, criou situações de gol, apareceu para as tabelas, fez gol e se deslocou pelo campo inteiro, fazendo o trabalho de ligação com qualidade.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 22h59min
Diego Souza = nota 8,5 - Fez o 1° gol com a camisa do Cruzeiro e participou bem mais do jogo, Aliás, chamou o jogo para ele. Voltou atrás do meio-campo, articulou e coroou a sua grande atuação, com uma assistência perfeita para o 4° gol. Com mais ritmo de jogo, vai se soltando e ganhando a confiança.
Dagoberto = nota 6,0. Não é que estivesse mal no jogo, afinal, se deslocou, apareceu para as tabelas, levou a marcação, só que hoje não estava numa tarde feliz. Perdeu gol feito...
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 23h01min
Borges = nota 8,5. - Tudo bem que o gol dele tenha saído de uma pixotada incrível do beque adversário. Mas, hoje foi procurado para as tabelas e se movimentou demais. Foi visto marcando no setor canhoto, armando, dando chapéu no meio, deu 2 assistências maravilhosas, além de passes espetaculares e mostrou presença na área, até mesmo quando arrematou mal a gol.
Élber = nota 5,5. Fica com a nota de partida. Hoje não fez nada de excepcional. Teve uma boa chance num ótimo passe de DS.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 23h05min
Tinga = nota 7,5. Entrou muito bem no jogo. Não só pelo belo gol que fez, mas, por outras participações na armação de jogadas. Desarmou, ocupou bem os espaços vazios e tocou a bola como a situação requeria. Gostei demais. Jogador de grupo, que não reclama e conspira a favor, cria clima favorável no grupo. Não fica exigindo posição pela imprensa. E é dos mais dedicados. A cada dia fico mais fã da pessoa dele e do futebol solidário que apresenta. Vai ser útil na temporada, aposto minhas fichas...
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-13 23h07min
Marcelo Oliveira = nota 8,0. Vem fazendo tudo que o grupo precisa. Dá oportunidades a quem trabalho e aos poucos vai girando o elenco inteiro, mantendo a turma concentrada. Este é o maior de seus desafios, manter o grupo motivado. São muitos jogadores de nível parecido disputando posição no elenco. Então, é absolutamente necessário se estabelecer o senso de justiça, colocando em campo quem se deslocou. "Quem pede recebe, mas, quem desloca tem a preferência", era a máxima de Gentil Cardoso
 Orion | Não definido | 17-03-13 23h17min
Estou satisfeito com o time, bastando começar os clássicos nácionais para vermos nosso time voar. Motivação é importante e somente virá no quadrangular e clássicos. Eu acredito que a imprenssa brasileira vai tremer com nosso futebol e conquista do bi-brasileiro de volei.
 Orion | Não definido | 17-03-13 23h22min
Temos que sempre apoiar incondicionalmente nosso clube e presidente ( Gilvan é integro e capaz )e fazer campanha entre amigos para que se filiem ao sócio torcedor. O cruzeiro esta no caminho certo.
 szogheib | Vila Velha | 18-03-13 08h19min
JD...discordo um pouco do seu ponto de vista. Não estou querendo perfeição. Independente do placar ou dos 3 pontos eu não vi um time com jogadas montadas e foi preciso o 2o tempo como o time do Boa mais aberto ainda para o Cruzeiro aproximar nosso meio de campo dos atacantes. Acho que existe probabilidade razoável do Cruzeiro ser campeão não porque é um time diferenciado ainda, mas porque o Mineiro só tem dois times. A final está já garantida que será Cruzeiro e Gaylo. Ai é pagar para ver.
 szogheib | Vila Velha | 18-03-13 08h23min
Temos jogadores bons mas não acho que temos um técnico nem razoável. Essa é minha opinião. Estamos a 3 anos sem treinador. Precisamos de um treinador de verdade. Ai sim poderemos esperar algo melhor. Até agora são promessas em cima de um time com muitas opções razoáveis para boas. Mas sem um bom técnico, vai queimar tudo e não vai produzir nada. Veja JD que não falo mais do AR nem do Everton kkkkkkk Abraços e boa semana para todos
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-13 09h15min
Engraçado...
Vamos fazer uma vaquinha para compor uns óculos para o Szogheib. Será que ele não viu as ultrapassagens dos laterais.
E o que dizer das trocas de posições com Diego Souza e Everton Ribeiro buscando os flancos do campo para dali partirem para s tabelas com Borges ou mesmo passar a bola para quem viesse de trás ?
Será que ele não viu tanto Mayke, como Ceará e também Egídio fechando como uma espécie de 3° zagueiro quando as jogadas do adversário vinham do lado oposto ?
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-13 09h18min
E será que ele também reputa como obra do acaso as jogadas que Borges criou para que os colegas entrassem livres para concluir a gol (uma para Everton Ribeiro, uma para Dagoberto e a última para o Élber) ?
O deslocamento de Mayke, saindo de trás e recebendo no 1-2 à frente da linha de marcação do BOA... terá sido mero aborto da natureza ?
A pssagem de Everton Ribeiro por trás do lateral para cruzar a bola foi movimentação que nasce do além ?
Mas, se é para desvalorizar o MO né ???
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-13 09h21min
Será que também é fortuita a ordem do Marcelo gritando para os jogadores no meio campo para que dessem a bola ao Nilton ou será que ele teria certeza de que o nosso volante iria achar o Diego Souza como achou no lance do 4° gol ?
Mas, é mais fácil vociferar que o time não vai ganhar nada.
Porque ele não aposta que o time das Cocotas vai ser campeão da Libertadores ?
Só por oportunismo...
Gosta de apostar é contra o Cruzeiro, isto sim...
ARROLHADO ESTÁ ATÉ O FIM DE CURSO.
 zuloobas | varginha | 18-03-13 10h46min
Ótima coluna. Qto ao jg, estou bem feliz, pois além da evolução apresentada, entraram Tinga e Maike, jogadores q gosto muito. Qto aos corneteiros, cada vez + ridículos e sem fundamento. Nirley está sofrendo preconceito.
 mrr | Natal | 18-03-13 12h42min
Boa tarde JD! Ótima coluna, cheio de esperanças , realmente inspiradora. Quanto ao jogo, o time atuou muito bem, coisa que só havia visto no primeiro jogo. Novamente a entrada de Elber vem me enchendo cada vez mais de alegria. Ficou faltando só trocar Tinga por Ricardo Goulart, eu colocaria o meia está merecendo jogar até por que o jogo estava ganho. Então por esta substituição equivocada, eu rebaixaria a nota do MO pelo menos em 0.5, o que acha JD???
 mrr | Natal | 18-03-13 12h45min
Reafirmo que o MO deva pelo menos colcoar o Ricardo Goulrt no segundo tempo, pois vai acabar ficando fora de ritmo. Se o impecilho fosse o entrave entre o empresário e patrocinador, então nem o colocasse no banco "ora bolas"... Acho que MO está vacilando neste aspecto.
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-13 13h32min
Torcedor_1,
Então traga para a nossa apreciação os lances nos quais o Nirley foi mal.
Valem :
- Coberturas mal feitas
- As vezes que ele foi driblado facilmente
- As jogadas aéreas ofensivas e defensivas nas quais ele foi mal.
- Os passes que ele errou na partida.
- Erros de posicionamento que tenham configurado vantagem ao adversário (dar condição em lances de impedimento)
- E no lance do gol não tem mérito de quem meteu a bola ?
Att. - JCD
 pyxis | BHZ | 18-03-13 14h05min
Queria falar sobre muita coisa. Entendo que a coluna tem como mote principal o GPT e a entrevista para O JAERAci... N~çao me furto a nenhum assunto e vou FINGIR que não li um monte de SANDICES e ASNEIRAS nos comentários.
JDuarte, quer defender o Nirley??? Esteja à vontade... só que depois não fique como alguns por aí que se lembram somente do que disseram e que deu certo Ou confirmou-se. VOcê ADORA defender coisas indefensáveis, é um eterno otimista, deveria prestar mais atenção... Nirley???
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 18-03-13 14h08min
Caríssimo João Duarte, brigadão pela homenagem da semana. Nada melhor neste mundo do que dar a volta por cima e rir por último. O falastrão despeitado rosinha, prometeu "tentar" destruir o maior de Minas e esta ai a cada dia tendo que se humilhar diante da grandeza do nosso Cruzeiro. O Cruzeiro tem gente séria trabalhando por ele e o resultado de tudo será sempre o sucesso. O Mineirão tão lindo e somente nosso e a melhorar nossa defesa, vamos aos poucos, formar mais um grande time.
 pyxis | BHZ | 18-03-13 14h08min
JDuarte, Ainda sobre zagueiros... se, HIPOTETICAMENTE, todos estivessem em ótima condição física, no dia de hoje, classifique TODOS os zagueiros do melhor para o pior... Quero ver a sua linah da raciocínio para defesa do Nirley... Nirley só não é Pior do que o "falecido" Mateus.
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-13 14h54min
Evandro,
Sempre escrevi por aqui que nas CNTP, com todos em forma a minha dupla de zaga seria Bruno Rodrigo e Victorino, com o Paulão de 1° suplente.
Se eu tivesse que apostar, sou muito mais o Wallace que ainda não teve a sua chance do que o Nirley, que para mim é o mais fraco dos 6 beques do elenco.
Acontece que a gente tem que avaliar o jogador pelo que ele fez ou deixou de fazer em campo.
E não por ter um pré-conceito firmado na origem do jogador ou seu jeito de ser.
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-13 14h57min
E foi com base neste princípio é que eu desafiei ao Torcedor_1 a colocar no espaço, um sumário das intervenções do Nirley no jogo de ontem que justificasse ele receber uma nota tão baixa. Veja que na minha avaliação ele ficou com a nota de partida, não fez nada de excepcional na frente e teve algumas participações sem falhas lá atrás.
E no lance do gol do BOA atribuir a ele toda a culpa no lance teria sido correto ?
Foram as questões que fiz... Sinta-se à vontade para a réplica.
 Carlos_almeida | Vitória | 18-03-13 15h36min
JD, no gol do Boa, você viu falha do Paulão na marcação do Betinho?( abandonou o marcador sem necessidade) e do Ceará?(não acompanhou o Karanga). Na minha opinião, Paulão foi muito infantil no lance e o Ceará quando for marcar um velocista, vai ser difícil pra ele sem um na sua proteção.
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-13 16h39min
Torcedor_1,
Nos conhecemos há bastante tempo e não recriminei a sua pessoa, em momento algum. Apenas teci considerações a respeito da atuação do jogador na partida específica.
Conforme afirmei acima, em minha avaliação pessoal, eu considero que todos os outros zagueiros estejam à frente dele. Só que a nota dele foi muito baixa em minha avaliação. Apenas e tão somente isto. E não rendamos tempo com este assunto. Futebol também é gosto... tem jogador que uns não gostam e eu sim
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-13 16h45min
Quanto a ser um atleta à altura do Cruzeiro digo que a amostra não agradou, mas, também são apenas 2 jogos...
Agora, dizer que não dá para avaliar um jogador em partidas do campeonato mineiro, não concordo...
Se for assim, vamos testar só no Brasileiro e apenas contra 5 ou 6 times, porque os demais não seriam páreo para a gente ? O trio avançado do BOA não é ruim : Marcelinho Paraíba, Karanga e Betinho. Não mesmo...
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-13 16h46min
Mas, mesmo dizendo que não são ruins, não os quero no Cruzeiro.
 pyxis | BHZ | 18-03-13 20h31min
Torcedor1, Nãoligo para pegarem comentários meus e usarem à vontade para reforçar uma teoria ou opinião.O risco mais é seu pois tem gente que fica fazendo beicinho quando alguém concorda comigo e/ou tem opinião na mesma linah do que eu. Fique à vontade e cuidado com comentaristas psicóticos que podem querer ir atrás de você.
 pyxis | BHZ | 18-03-13 20h33min
JDuarte, você tá parecendo aqueles peixes ensaboados... NÃO respondeu à minha pergunta... do elenco todo... relacione do melhor para o pior.. não quero este negócio de "titular"; "reserva imediato"... faça assim: 1. Zagueiro X; 2. Zagueiro Y... até o fim da lista... nao precisa nem explicar porque... :-)
 pyxis | BHZ | 18-03-13 20h34min
Ah!, esqueci de avisar... esta lista que solicito SERÁ USADA, contra você. :-P
 mrr | Natal | 18-03-13 20h55min
Boa noite JD e muito obrigado pela homenagem!
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 18-03-13 21h43min
Pyxis, me desculpa não sei qual será a opnião do J.D. mais vai ai minha opnião dos nossos zaqueiros : 1- Bruno Rodrigo 2- Vitórino (muito bem fisicamente) 3- Paulão 4- Wallace 5- Léo 6- Nirlei Resumindo , acho que temos que ainda contratar um ótimo zagueiro para o Brasileiro !!!! Abraço
 zuloobas | varginha | 18-03-13 22h04min
Parem de mimimi amigos. N quis criar polêmica e nem me referí a ngn especificamente. Tb sou corneteiro. A questão é q o Cristo, digo, Nirley n tem tanta importância. O Corínthians , além de contar c os árbitros, monta elenco muito fortes. E a montagem sempre começa pela dupla de volantes. Foi assim com Elias e Jucilei, agora c Ralf e Paulinho. Esses 2 defensivamente é q são fundamentais e influem diretamente na produção de toda a defesa. Lembrem quem era Leandro Castan 5x0 nas Vespasi girls.
 zuloobas | varginha | 18-03-13 22h04min
Agora vejam o q virou a carreira do Castan após ir p o Corínthians. Agora a " imprensa especializada" aponta o Gil ( aquele msm bundudo) como a melhor contratação do time paulista, na frente inclusive de Pato e Renato Augusto. Lembrem-se como o Cruzeiro era forte qdo tinha Fabrício, Ramires, Paraná, Henrique, Charles jogando o fino da bola. O coringa do baralho está é no meio-campo. Está óbvio q necessitamos de + 1 zagueiro de qualidade. Mas nem por isso precisamos ser destrutivos c Nirley agora
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-13 23h41min
Evandrão,
Futebol é gosto e também é momento. O n° ¨em dado momento pode botar o n° 1 no bolso.
Por exemplo, Wallace ainda não jogou no time titular, pode entrar e jogar muito, ou senão, pode ficar embotado e atuar mal, por alguns jogos e depois se soltar.
A minha ordem :
1 - Victorino (em forma e atuando com ritmo de jogo).
2 - Bruno Rodrigo
3 - Paulão
4 - Léo (gosto muito dele)
5 - Wallace
6 - Nirley
Só que há outros fatores a considerar...
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-13 23h51min
Atuam preferencialmente pelo lado direito da defesa :
- Bruno Rodrigo (R), Nirley (R) Atuam mais pelo lado esquerdo :
- Victorino (T), Wallace (T)
Atuam por ambos os lados indistintamente :
- Léo (T), Paulão (R)
Uma zaga equilibrada tem um beque mais técnico (T) e outro de estilo rebatedor (R).
Deve-se evitar formar zaga com 2 rebatedores. Com 2 técnicos eventualmente pode funcionar, desde que não sejam ambos fracos no jogo aéreo.
São fatores importantes ...
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-13 23h56min
Léo é um zagueiro de quem gosto muito. Tem um bom tempo de bola ofensivo e se posiciona bem, mas, às vezes, falta-lhe velocidade e isto pesa contra ele, quando não está bem fisicamente.
Nirley teve dificuldades contra Fernando Karanga no primeiro lance de ontem mas, se recuperou e conseguiu jogar a córner... Teve também dificuldades no jogo contra o Araxá nas disputas em velocidade contra o Breitner e Fabrício Carvalho.
É preciso ver se é característica ou falta de rítmo de jogo.
 João Duarte | Vit�ria | 19-03-13 00h00min
Estou lhe dando o máximo de munição possível para que possa ser usada contra mim, sinal de que confio nas ressalvas que faço. Mas, a maior delas é momento.
Um jogador pode ser craque e estar em má fase. Uns julgam que ele pode se recuperar só treinando, eu penso que só se sai de uma fase ruim ou só se tira um jogador de fase ruim dando-lhe oportunidade de jogar, mostrando que se confia nele.
Outro ponto é após contusões, pois, há particularidades e conhecer o jogador é fundamental.
 zuloobas | varginha | 19-03-13 08h30min
JCD, aproveito o ensejo p lhe perguntar: Qual é a sua lista de volantes em ordem de preferência? A minha é: Nilton, Tinga, Henrique, Lucas Silva, Uéliton, L. Guerreiro. P mim, c Guerreiro de titular jamais seremos campeões. Bom caráter, jogador de grupo, mas n passa de banco. Limitadíssimo tecnicamente, fraco na marcação, decadente, lento, pouco inteligente, chega atrasado, enfim, quem já viu Fabinho, Cleysson, Ricardinho, Ramires, Fabrício, Charles, Paraná, no auge sabe o q é contenção.
 zuloobas | varginha | 19-03-13 08h35min
O povo fica nessa de crucificar zagueiro estreante e endeusa jogador dispensado do Botafogo, remanescente do pior time do Cruzeiro nos últimos 20 anos. A insistência c Leandro Guerreiro é q me irrita no Marcelo Oliveira. Mas nem por isso vou criticar seu trabalho. E nem pedir a saída do Guerreiro. A situação dele é a msm de Espinoza, T. Heleno e Diego Renan, vai entregar muitos gols até o último instante em q estiver no clube e vai ter sempre seus defensores q vão enxergar futebol onde n existe.
 zuloobas | varginha | 19-03-13 09h03min
Em tempo, minha lista de zagueiros: Bruno Rodrigo, Paulão, Wallace, Leo, Victorino, T. Carvalho e Nirley. Victorino p mim é só grife. Espero q ainda volte a ser am menos regular, q retorne humilde, jogando o feijão c arroz, sem sair jogando e perder a bola na defesa e q sua baixíssima estatura p a posição n o atrapalhe tanto. Leo é Muito afoito mas joga sério. T. Carvalho ainda n aprovou. Nirley é azarão. Wallaca é minha aposta.
 pyxis | BHZ | 19-03-13 10h19min
Zuloobas, larga mão de ser bobo. QUEM tá crucificando o Nirley? QUem tá endeusando o Guerreiro?
Você, para sustentar a sua opinião usa deste tipo de adjetivação sem noção. Eu, POR EXEMPLO, não uso adjetivação nenhuma, VI dois jogos horríveis do Nirley. Vi Os tres ultimos jogos do Guerreiro MUITO SUPERIORES ao Nilton. Tô "endeusando" alguma coisa? é a minha OPINIÃO. Se você quer valorizar as péssimas apresentações do Nirley apostando que ele melhore, junte-se ao JDuarte... cont
 pyxis | BHZ | 19-03-13 10h21min
... se você quer fechar os olhos às apresentações e jogadas que o Guerreiro tem feito e prefere continuar no mimimi de que ele é péssimo e outras coisas, junte-se à turma que até o chama de safado. Quem sabe alguém se convence que ele é safado e tem que ser detonado para começar a jogar mal.
Aí, no ano que vem, você vai dizer... tão vendo, acertei nas minhas avaliações.
Só não me venha com esta de falar que estamos (eu pelo menos) endeusando o jogador.
Estou APENAS avaliando atuações.
 João Duarte | Vit�ria | 19-03-13 13h04min
Evandro,
Você é bastante injusto comigo quando afirma :
"Se você quer valorizar as péssimas apresentações do Nirley apostando que ele melhore, junte-se ao JDuarte"
☻ Contra o Araxá, avaliei :
28 - Nirley : nota 5. Estréia nervosa com pênalti desnecessário e em hora muito ruim. Tirou um gol certo do adversário. No final errou na marcação a Fabrício Carvalho que pode cabecear livre, perdeu pontos. Errou alguns passes na saída de bola, mas foi estréia. Avaliar mais.
 João Duarte | Vit�ria | 19-03-13 13h07min
☻ Contra o BOA, avaliei assim :
Nirley = nota 6,0 - Antes do gol do BOA havia participado e bem desarmando os adversários e cobrindo bem o setor dele. E não errou passes na saída da defesa para o ataque. Não foi brilhante, mas, também não foi desastroso. E teve um boa cabeçada ofensiva. É preciso ver os jogos com menos PRÉ-CONCEITO. Não se pode destruir a atuação por uma falha de sistema, não individual.
Então Evandro, não fiz avaliação positiva do Nirley, ele foi DEFICIENTE.
 João Duarte | Vit�ria | 19-03-13 13h13min
Se as avaliações de um jogador são conceito D e ele não melhora, não merece ficar no elenco.
Conceito A = craque - média de atuações acima de 8.5
Conceito B = ótimo jogador = média de atuações entre 7.5 ~ 8.4
Conceito C = bom jogador = média de atuações entre 6.0 ~ 7.4
Conceito D = Jogador Regular = média de atuações 5.0 ~ 5.9
Conceito E = Jogador Fraco = média de atuações de 4.0 ~ 4.9
Conceito F = Péssimo Jogador = média de atuações <= 4.0
Este é meu critério
 Orion | Não definido | 19-03-13 13h48min
O Cruzeiro esta no caminho certo com as experiências nas posições. Agora, se não houver nenhum impedimento, entendo ser o momento para começar à escalar neste meio campo o R.G. juntamente com E.R. e D.S..Se não der...vale a pena pagar para ver.
 pyxis | BHZ | 19-03-13 14h15min
JDuarte, EU, injusto???? Toda vez que sou INCISIVO e abro algumas "feridas", costumam me chamar de injusto. Sem esta... Eu formei minha opinião vendo UM TREINO e dois jogos do Nirley... avaliei cada jogada dele... avaliei cada posicionamento dele quando o Cruzeiro foi atacado e quando o Cruzeiro atacava... Continuem dando notas 5 e 6 pra ele... continuem achando que sou injusto ou que estou crucificando-o pelo que ele apresenta. Nos falamos depois.
 João Duarte | Vit�ria | 19-03-13 14h45min
Evandro,
Você foi injusto ao me colocar como defensor do Nirley, dizendo que eu defendo um jogador que não presta, o que não é verdade. Eu tenho um critério de atribuir as minhas notas que começa com nota 6,0 para quem joga pelo menos 45'. Com nota 5,5 para quem joga pelo menos 30' ou com nota 5,0 para quem joga menos de 15'. A estas notas somo os pontos por intervenções positivas e subtraio pontos pelas falhas ou intervenções negativas.
Goleiro tem nota de partida 7,0.
 João Duarte | Vit�ria | 19-03-13 14h48min
Pode não ser um critério perfeito e não o é, mas, pelo menos me dá base para justificar um processo de avaliação.
Jogador que corre, se doa ao time, merece pelo menos nota 2. Isto significa que se eu julgar que alguém morcegou já seja o suficiente para tirar 2 pontos da nota deste jogador.
Cada função tem lá suas questões particulares, portanto, as variáveis de um volante são totalmente diferentes de um zagueiro. Não vi as atuações do Nirley nos treinos, portanto, não posso julgá-lo .
 João Duarte | Vit�ria | 19-03-13 14h53min
Então, considerando a amostra que vi do futebol dele nos 190' de bola rolando não credenciariam o Nirley a continuar. Veja que aliviei a nota dele no 1° jogo em função de ser uma estréia. E veja que considerei este ponto para subir a nota do Mayke (BOA) e Alisson (Cocotas), por exemplo. Concluindo : se o Nirley não mostrar bola nos seus próximos 3 ou 4 jogos, não deverá continuar no elenco.
 Dr.Magno | BH | 19-03-13 14h57min
João Duarte
Com todo respeito, Nirley não tem futebol para estar no grupo do Cruzeiro, muito fraco tecnicamente. Ainda penso, que o Cruzeiro tem que investir num zagueiro do nivel do Naldo (Wolfsburg) ou Luisão (Benfica), pois é uma posição carente no elenco.
O que o zagueiro Gil ex-cruzeiro, hoje do Corinthians, está jogando é brincadeira é uma pena pensar que já foi nosso. Dede(vasco), Rever (gaylo) tbm estão jogando muito.
 szogheib | Vila Velha | 19-03-13 16h50min
Grande e amado amigo JD. Apesar dos 49/50 anos minha miopia é super pequena. Já a Hipermetropia já deu sinal de cansaço. Assim sendo, não preciso de óculos para longe e sim para perto...kkkkkk Me falar que Ceará fez alguma coisa é miopia. Dizer que DS fez algo no 1o tempo é miopia. Tudo que vc disse do ER, Dagob, Borges eu concordo mas apenas no 2o tempo. Vc sabe que os dois tempos foram totalmente distintos. Nirley errou no gol sim, mas a culpa maior foi do Caveirão que saiu igual louca...
 szogheib | Vila Velha | 19-03-13 16h53min
para cima da bola... foram ele e o meu protegido para cima do adversário que só teve o trabalho de dar um giro no corpo e realmente fazer um passe legal... que poderia sim ter sido evitado pelo Nirley. O resto JD... é só questão de miopia. Na verdade quem precisa de óculos é vc...ou melhor...estou percebendo uma coisa entre nós dois (vale para alguns colegas também daqui)...Vc sempre analisa o jogo olhando só as coisas boas e eu as ruins kkk. Como já disse uma vez... coisas boas é obrigação.
 Carlos Campos | Resende | 19-03-13 18h29min
Mestre, obrigado pela homenagem! O boquirroto montou no porco com a imprensa mineira na garupa ! E isso não tem preço! OUTRO FATO INCRIVEL: a campanha da imprensa contra Diego Souza. GE-MG fez reportagem na segunda tentando forçar a barra para o juiz nao dar o primeiro gol do jogo para o Diego Souza. A IMPRENSA MINEIRA CONSEGUIU TIRAR O PRIMEIRO GOL DA INAUGURAÇAO DO MINEIRÃO DO ANSELMO RAMON ( pois sonharam que seria de alguma franga ). POBRES DIABOS!
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 19-03-13 19h17min
Pyxis, tanto eu como o J.D. esquecemos de incluir na relação da ordem dos zaqueiros o Thiago Carvalho ,segue abaixo a nova relação : 1- Bruno Rodrigo 2- Vitórino 3- Paulão 4- Thiago Carvalho 5- Wallace 6- Léo 7- Nirlei O J.D. gosta do futebol do Léo , eu já não gosto ,acho lento ,pesado e péssimo no jogo aéreo.
 zuloobas | varginha | 19-03-13 21h56min
Amigo Pixies. Espero q possamos ter essa troca de idéias mas, desta vez, confesso q meu comentário foi dirigido ao Lúcio e ao Zogheib, q são caras com quem estou acostumado a discutir. E repare q nem eles, nem eu, levamos p o lado pessoal. Zogheib é pessimista mas concordamos muitas vezes, afinal somos 2 corneteiros. Confesso q nem tinha reparado se vc havia postado anteriomente ao meu comentário. Qdo quiser discutir comigo, pelo menos lê o q eu escrevi. Assim fica difícil. Abraço.
 zuloobas | varginha | 19-03-13 22h12min
Amigos, será q é difícil entender q dizer q ainda é cedo p crucificar o Nirley n quer dizer q gostamos de seu futebol. Muito proovavelmente ele n vai vingar. Mas futebol n pode ser gerido de forma irresponsável assim. Como assim: dispensa Nirley, dispensa treinador. No futuro isso pode acontecer mas é impossível q a Diretoria o faça agora. Então esse é o tipo de comentário bobo. N houve tempo hábil p avaliação segura. E depois erro de avaliação custa caríssimo. Lembrem-se dos afoitos q diziam:
 zuloobas | varginha | 19-03-13 22h13min
"Esse Viveros é um craque e esse Sorin n presta". N digo q seja o caso em relação ao Nirley mas o Marcelo Oliveira tem chances reais de emplacar no Cruzeiro. Se vai dar certo, n sei dizer, mas repito, é incabível cogitar a sua demissão. E para finalizar peço q os "gdes entendedores" me digam quem foi o craque da marcação "cerca lourenço" e q tomou o um dois, no meio de campo, no gol do Boa: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6d3Z5nalqNI
 Getúlio.gov | Não definido | 19-03-13 22h54min
O JD peca pelo seu excesso de otimismo, já falei isso pra ele,,, mas se ele achava o Rafael Donato um bom zagueiro, é normal ele defender esse Nirley,,, nenhum torcedor em sã consciência aprova o Nirley, exceto o JD.
 Joao Duarte | Vit�ria | 20-03-13 00h17min
Puxa vida Getulio-GOV, Dr. Magno, Cleber Costa et allii, Parece que voces estao com problemas de entendimento da lingua portuguesa. Eu escrevo que se o Nirley nao melhorar nos proximos 3 ou 4 jogos nao merece ficar no elenco do clube e voces escrevem como se eu estivessevdefendendo a permanencia do atleta ? Gente, eu so creio que uma amostra de 2 jogos nao pode ser conclusiva. Vejam o caso do Diego Souza... Pelos 2 primeiros jogos fracos que fez ja tinha gente querendo a cabeca dele. Eh so isto.
 Joao Duarte | Vit�ria | 20-03-13 00h23min
Ora... Antes que venham errar na comparacao, quero dizer que nao ha como comparar o CV de ambos os atletas. Diego Souza ja foi o melhor atleta de um Campeonato Brasileiro e NIrley eh um rapaz humilde que veio do futebol catarinense, mas, se queremos ser justos eh precisi ver um pouco mais dele para ver ate onde chegar. Mais facil eh dizer nao presta, nao da, prefiro Dede, Luisao, Naldo (ora, so louco iria falar contra a vinda de atletas deste quilate)... Ao final do Mineiro devemos cortar 2...
 Joao Duarte | Vit�ria | 20-03-13 00h23min
Ora... Antes que venham errar na comparacao, quero dizer que nao ha como comparar o CV de ambos os atletas. Diego Souza ja foi o melhor atleta de um Campeonato Brasileiro e NIrley eh um rapaz humilde que veio do futebol catarinense, mas, se queremos ser justos eh precisi ver um pouco mais dele para ver ate onde chegar. Mais facil eh dizer nao presta, nao da, prefiro Dede, Luisao, Naldo (ora, so louco iria falar contra a vinda de atletas deste quilate)... Ao final do Mineiro devemos cortar 2...
 Joao Duarte | Vit�ria | 20-03-13 00h28min
Ao final do Mineiro o natural sera cortar dois entre os 7 beques do elenco, aliviar a folha e com estes recursos trazer um grande reforco para o Brasileiro nesta funcao... Os tres nomes citados pelo Naldo, mais Henrique do Palmeiras, Juan do Internacional e Edu Dracena do Santos sao nomes com o perfil que o nosso elenco precisa. Sao reforcos na minha concepcao. Gosto demais do Victorino, mas, daquele que chegou ao clube... Nao deste que mal atuou em 2012. Se nao recuperar o futebol deve sair.
 Joao Duarte | Vit�ria | 20-03-13 00h33min
Entao ser justo eh tratar diferentemente os desiguais... O fato eh que com apenas 6 jogos da temporadade 2013,nao da para a gente CRAVAR qual a melhor dupla , pois, a amostra ainda eh insipida. Creio que com mais 4 jogos a gente ja possa definir o time base e ficar como no maximo duas duvidas na composicao... Assim, na 2a semana de abril, a gente teria uma amostra de uns DEZ JOGOS e sera com base nela, que faremos o primeiro julgamento do ano... E ainda assim falatarao jogadores a serem vistos.
 zuloobas | varginha | 20-03-13 07h45min
kkkkkkk, JCD e sua diplomacia. Inventou uma nova expressão p definir burrice c sutileza: dificuldade de entender a língua portuguesa. kkkkkk. Deve ser q entendem melhor o Guarani. kkkk. E enqto o centro das atenções é o beque reserva do reserva do reserva q só jg pq tem 3 beques machucados o craque Leandro Guerreiro continua titular absoluto, intocável no time e, como sempre, aprontando das suas. Assistam ao gol do Boa (link acima) e digam se o lance capital n foi em cima dele no meio de campo.
 zuloobas | varginha | 20-03-13 08h14min
MO observou o zagueiro da base Alex ontem no jogo-treino x o Atlético PR. Sinal q ele sabe das carências do setor.
 zuloobas | varginha | 20-03-13 08h20min
Esse Uéliton parece q é o novo Válter azeitona. Já estamos em março e ainda está c problemas de sobrepeso. É a tradicional escola do Carecão, q nos anos 90, teve q ser melhor monitorado pois estava comendo incríveis 10 biifes no almoço na Toca da Raposa.
 mrr | Natal | 20-03-13 12h55min
Boa tarde! Sinceramente acredito que Nirley seja jogador colocado/atestado por empresário/conselheiro do clube. Não tem histórico, nos jogos oficiais não vi nada demais, pelo contrário comprometeu algumas vezes. Mas é como JD disse, aguardemos mais um pouco antes de crucificá-lo.
 mrr | Natal | 20-03-13 12h57min
E por falar em come e dorme. Repararam que fora "talvez" Nirley, não existe mais jogador do gênero no elenco. O QUE É FATO A SE COMEMORAR, SE OLHARMOS 2011 E 2012!
 redmosk | Uberl�ndia | 20-03-13 18h55min
Nirley jogou no americano do rio não chamou atenção de nenhum dos grandes,era reserva do criciuma, vai fazer 25 anos,nos fóruns de Santa Catarina so vi criticas sobre ele,lento,afobado por ai vai,nas chances que teve no cruzeiro não mostrou nada,precisa dizer mais alguma coisa sobre ele? melhor dar oportunidade para os zageurios da base. Aliás sobre base perdemos o promissor meia esquerda Daniel para botafogo é duro......
 redmosk | Uberl�ndia | 20-03-13 19h01min
Cruzeiro podia pegar os 50% que tem jogados fora no Kleber,é tentar uma troca com Marcelo Moreno lógico se o mesmo aceitasse ganhar um salário bem abaixo dos 500 Mil que ganha no grêmio. Imagina ter Borges,Marcelo Moreno é Vinicus Araujo para centroavante de quebra poderiamos dispensar a doença do Anselmo Ramon.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 20-03-13 19h20min
Pessoal, quando o Ramires chegou ao cruzeiro ninguem dava nada por ele. Quando o Sorin chegou ao cruzeiro, metemos o pau nas atuações iniciais dele.Alex talento, a mesma coisa. Nirley não é nenhum deles, é claro.Mas temos de pensar que ele entrou com uma responsabilidade tao grande, assim como Thiago Carvalho que é entendível esse rendimento ruim.ainda mais se levarmos em conta que o Bruno e o Paulão jogaram bem.Então, devemos esperar mais para criticar tanto o Nirley!
 lucio sangue azul | sete lagoas | 20-03-13 19h23min
Ah, para listar meus zagueiros; é a mesma relação e ordem do JD, mas com a inclusao do Thiago Carvalho na quarta posição.Tambem espero mais do Vitorino. Não sei se ele consegue recuperar a forma. Tambem devo confessar que se o Dedé chegasse eu iria aplaudir e nossa zaga estaria perfeita.Ainda não achei o camisa 5 que eu queria. O Nilton é bom como segundo volante. Não sei como o Henrique vai chegar...
 szogheib | Vila Velha | 20-03-13 21h43min
Galera, me digam qual treinador novato, sem estrela, sem bagagem ganhou alguma coisa no Brasil? Tirando o treinador do Brasiliense (Márcio Fernandes) e do Paulista(Vagner Mancini...kkkk) e outros aventureiros, não vemos mais ninguém. Meus caros o CMineiro desse ano está sendo um dos piores que vi. Não tem nenhum time que possa enfrentar de igual para igual os dois grandes... Então o que estamos fazendo com o MO no time?
 szogheib | Vila Velha | 20-03-13 21h49min
Mesmo considerando que o Cruzeiro está se ajustando e que o time foi formado em Janeiro...não temos que passar as mãos em cima da cabeça desse técnico fraquinho. Com os times mineiros não se pode esperar que vsmos preparar o Cruzeiro para um campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil, e muito menos aceitar que o técnico faça o time passar um sufoco danado com times inexpressivos. Tudo bem eu não falarei mais desse cara. Senão vem o JD dizer que eu só falo o óbvio...kkkkkk
 szogheib | Vila Velha | 20-03-13 21h55min
Ainda bem que falo o óbvio...imaginam DRenan, Everton, ARamon, Walisson, WPaulista e alguns outros menos ruins... Eu falo o óbvio para evitar erros... JD... não vou apostar a favor do gaylo pois não suporto esse time... mas não me provoque kkkkk. Esse timinho está igual o barcelona das Américas a dois anos atrás que pegou um time fraco e não aguentou. O que esse time pegou até agora? O Cruzeiro e perdeu e o SP que deixou de empatar no último minuto. Depois só m e r d a em cima de m e r d a
 zuloobas | varginha | 20-03-13 22h16min
A Diretoria confirmou a possibilidade de cocretizarmos 2 negócios: Marcelo Moreno por Wellington Paulista, conforme propôs o Grêmio. E a vinda de Dedé. Aprovo, é claro. Qto ao Dedé torço p retomarmos a negociação anterior q envolvia Leo, Leandro Guerreiro e Anselmo Ramon e mais alguns milhões.
 Wagner Ávila | Não definido | 21-03-13 19h50min
O começo de ano não poderia ser melhor: time promissor, jogando bem, clube bem administrado. Mas não vejo a hora de ver esse time disputando um titulo. Quero que cheguem logo as finais do Mineiro para despachar o frango, e baixar a bolinha deles. Quero que comece logo a Copa do Brasil e o Brasileirão onde poderemos ver o time ser testado de verdade, enfrentando adversários de respeito. São torneios em que temos tradição e elenco com possibilidades reais de vencer. Esse ano é nosso! Eu acredito.
 zuloobas | varginha | 22-03-13 09h23min
Nirley torceu o tornozelo. Ushuauauuu! Seca Pimenteira detected!
 zuloobas | varginha | 23-03-13 10h57min
fábio, mayke, bruno, paulão, ev. ribeiro, nilton, tinga, d.s, lucca, dagol e borges. p mim é o ideal.
 Wagner Ávila | Não definido | 23-03-13 11h26min
Esse Uellinton formaria uma boa dupla com o Nilton. É mais marcador que o Leandro Guerreiro. Precisamos de alguém mais pegador no meio. Talvez Lucas Silva também seja uma boa opção. O jogador foi simplesmente esquecido na Toca. O Leandro na zaga acho uma temeridade. Não ganha uma pelo alto.
 lambertucci | Vitoria | 23-03-13 12h29min
PRECISAMOS UM ZAGUEIRO REFERENCIA COMO LUCIA, CRIS ETC..., SERIA MUITO BOM SE O DEDE VIESSE, E MAIS UM ATACANTE COMO MARCELO MORENO
 lambertucci | Vitoria | 23-03-13 12h29min
PRECISAMOS UM ZAGUEIRO REFERENCIA COMO LUCIA, CRIS ETC..., SERIA MUITO BOM SE O DEDE VIESSE, E MAIS UM ATACANTE COMO MARCELO MORENO
 zuloobas | varginha | 23-03-13 13h05min
Ficou horrível, Cleber. Qto ao LG ir p a zaga, concordo. Ainda mais pq irá p a reserva.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 23-03-13 15h46min
ZULOOBAS, Voce escalou no seu time ideal o EVERTON RIBEIRO DE LATERAL ESQUERDO?
 zuloobas | varginha | 24-03-13 09h56min
Sim. Lúcio. Qdo estivem todos ok, são 2 vagas p Lucca, Martinuccio, Alisson, Élber, D. Souza, R. Goulart e E. Ribeiro. Egídio é o meu LE preferido, naturalmente seria o titular. Mas tentaria utilizar 3 desses caras, mantendo Dagol e Borges. Time ofensivo. Tem q ver a recomposição como ficaria. Outro ponto q estou enxergando é o Maike pedindo passagem. Gosto muito do Ceará mas a vida é assim.
 julioctavares | Não definido | 24-03-13 09h58min
Acho que o presidente Gilvan poderia economizar ainda mais e melhorar a qualidade do elenco. Jogadores como Léo, Vitorino, Leandro Guerreiro e Thiago Carvalho, certamente estão entre os mais bem pagos do time e é claro aos olhos de todos nós, que os mesmos estão, entre os que menos produzem ou seja entre os piores e são exatamente os que mais contribuíram para as fracas campanhas. é uma vergonha querer voltar com o péssimo Léo e manter os demais aqui citados.
 zuloobas | varginha | 24-03-13 10h00min
Qdo o Lucca estiver bem, ele tem vaga no time. To apostando. Se jogar o seu futebol vai ser o novo xodó da torcida. Agora, em futebol n há previsão segura. Vms aguardar.
 zuloobas | varginha | 24-03-13 10h02min
Gde Júlio. Falou minha língua. Nota 10 seu comentário.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster