Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Blog Páginas Heróicas Digitais



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

02/03/2013 | Joao Duarte
Pagando Promessa à Drª Celeste

"O Cruzeiro sempre foi time de toque de bola, mas, guerreiro. É este o espírito que queremos encarnado no grupo de Marcelo Oliveira"

Mundo Azul,


É dia de afirmação... - Existem coisas no futebol que são imutáveis. O garoto Vinícius Araújo começa a mostrar as suas garras e a pedir passagem. Embora julgue que não seria incoerente da parte do Marcelo Oliveira começar a partida com Anselmo Ramon, creio que é chegada a hora do menino ter a sua chance e creio que hoje será este dia.
Ele vem entrando e fazendo gols de centroavante, mostrando presença de área sensacional, fazendo por merecer a chance. E não é questão de fase... Vinícius Araújo desde quando chegou ao Cruzeiro vindo do colégio Magnum para a base do clube, sempre foi artilheiro e mais, segundo o meu colega de Metalurgia na UFMG82 Élder Gomes dos Reis, americano de carteirinha, o garoto que era conhecido como Romarinho desde o Magnum sempre foi titular da categoria um ano acima da dele. Vitor filho do Élder bem influenciado pelos amigos do pai dele, jogava com o Vinícius e é cruzeirense desde sempre.
Que o Marcelo Oliveira seja inteligente e lhe abra as portas, porque a hora dele chegou e ele não vai decepcionar tendo chances reais.
Quanto ao Cruzeiro fazer o resultado contra a Tombense é muito importante pois, um time só se assenta quando faz grandes resultados. Todos confiamos no potencial deste elenco, mas, é preciso que a teoria vire prática.
O Cruzeiro sempre foi time de toque de bola, mas, guerreiro. É este o espírito que queremos encarnado no grupo de Marcelo Oliveira.

Que time vai a campo hoje contra a Tombense ? - Ainda resta algum espaço para as especulações mas tudo indica que o Cruzeiro hoje terá Fábio, Ceará, Thiago Carvalho, Paulão e Everton; Leandro Guerreiro e Nilton; Diego Souza e Everton Ribeiro; Anselmo Ramon e Luan. Dagoberto vai ficar no banco e deverá entrar ou no intervalo ou com 15' do 2° tempo.
O Cruzeiro tem demonstrado força nas jogadas pelos lados de campo, com bom aproveitamento nos cruzamentos, especialmente de Ceará, que vai conquistando a todo torcedor cruzeirense com seu futebol regular e eficaz, pois, marca bem e tem qualidade no apoio, além de ser um jogador que lê bem demais o jogo.
Mas, ainda aguardo ansioso um gol de falta em cobrança direta seja dele ou seja do Nilton, a gente precisa ter esta arma desenvolvida.
Situação inusitada viverá Diego Souza ao ter que atuar contra o time do seu empresário. E creio também que Marcelo fez bem em dar mais condicionamento a Borges antes de lançá-lo novamente. Ele entrou completamente fora de azimute na partida contra o Guarani-DV e é o tipo do jogador que o elenco precisa ter disponível para os jogos mais difíceis, pois, além de ser decisivo tem a seu favor muita experiência.
Mas, que o Cruzeiro fique de olho na bola parada da Tombense, porque eles tem bons cabeceadores e um contra-ataque com jogadores de velocidade que deu muito trabalho ao QUADRICOLOR MINEIRO quando jogou lá no interior.

A Página Heroica e Imortal da Semana - Hoje vou retratar um dos jogos mais emocionantes da nossa história. Afinal de contas a história começa uma semana antes no Mineirão quando o Cruzeiro ganhou de 1 x 0 do Colo Colo do Chile com um gol de Marcelo Ramos no início do jogo e depois martelou o jogo inteiro para aumentar esta vantagem e não conseguiu, muito em função das grandes defesas do arqueiro do cacique chamado Ramirez que era muito alto e usava um vistoso uniforme amarelo. Para ir ao Chile foi complicado. Eu teria que pedir aos meus chefes na CST à época uma concessão, afinal não tinha férias programadas. Meu compadre Eliezer de Souza Mattos mandou convite oficial do Cruzeiro assinado pelo presidente Zezé Perrela, via FAX, que foi apresentado tanto a Heraldo Leite de Andrade (coordenador do núcleo de P&D), como a Cláudio Borges da Costa Neto (que era o nosso gerente) que me liberaram prontamente.
Foi assim que me juntei ao grupo de conselheiros do Cruzeiro em Beagá e fomos para o Chile. Visitamos o Valle Nevado e também Viña del Mar (onde Garrincha fez história no mundial de 1962), além da vinícola Concha y Toro. No roteiro gastronômico jantares no Plataforma (construído no topo de um prédio de 25 andares, giratório, de onde se tem uma visão privilegiada de Santiago, especialmente quando chove de dia o que dá uma aliviada na poluição, que é terrível na capital chilena) e também no Coco Loko (casa onde a especialidade são os frutos do mar...onde eu já havia aprontado em 1991, mas, fica para outra história). O dia amanheceu cinzento e na hora do jogo, ou melhor, umas 2 horas antes desabou um pé d'água sem comparação. O ônibus que nos levava parou umas 2 ruas antes da entrada e tivemos que caminhar com água nas canelas. Como diria Vicente Matheus folclórico presidente do Corinthians : "quem tá na chuva é prá se queimar"... Entramos no estádio e fomos para as cadeiras especiais onde assisti à partida ao lado de Palhinha II (contundido), Neuber Soares, Maurício LÇIma (in memorian) e claro do meu irmão Zezé.
O jogo começou com o abafa natural do Colo Colo que o Cruzeiro armado no 4-5-1, (afinal tinha no meio um trio de volantes com Donizete Oliveira centralizado, Ricardinho pela direita e Fabinho pela esquerda, e mais dois meias Cleisson pela direita e Elivelton pela esquerda), soube defender bem. Dida saiu-se bem numa estocada de Zambrano. O jogo estava sob controle.
Mas, aos 20' numa falta pela esquerda do ataque Sierra, o craque da camisa 10 que passou pelo São Paulo, levantou a bola, a zaga do Cruzeiro deu uma vacilada, Basay fez falta em Gottardo e subiu para testar e fazer Colo Colo 1 x 0 Cruzeiro. Não adiantou reclamar com o juiz... bola no meio.
O Cruzeiro começou então a se soltar mais. Autuori fez Cleisson e Elivelton encostarem mais no Marcelo Ramos e Ricardinho atuar mais centralizado. Com dinâmica diferente, o esquadrão celeste foi bem sucedido.
Eram 29' da etapa inicial quando Ricardinho limpa o lance no meio e descobre Nonato na canhota. O lateral avança e passa por Salas, cruza certinho na cabeça de Cleisson que não podendo cabecear para o gol ajeita para o lindo voleio de Marcelo Ramos que faz um golaço.
A rede fez um papo. E a gente vibrou demais ali no canto do estádio. Os ônibus da Máfia Azul (40 ônibus chegaram a tempo de ver o gol e calamos a torcida do cacique). Deste momento até o final do 1° tempo o Cruzeiro viveu o seu melhor momento no jogo.
Os nossos laterais apoiavam de forma sincronizada e criaram boas oportunidades. Vitor estava ganhando todas do Rojas, mas, errava no passe final ou chutava errado. Quando era diferente Ramirez salvava lá atrás. Do lado de cá, Dida fazia a diferença. Era um paredão. Basay dava um trabalho danado.
E fomos para o vestiário com a vantagem no placar agregado.
Mal começou o 2° tempo e Neira que havia entrado no lugar de Alegria domina na área e é tocado por Ricardinho. Cai e o juiz incontinente dá o pênalti. Basay vai para a cobrança e solta uma bomba no canto direito baixo de Dida para fazer Colo Colo 2 x 1. O estádio Arellano inteiro levanta e começa a cantoria.
E a pressão continua. Nonato se manda para a frente, mas, larga espaço nas suas costas. Eram 6' quando Basay recebe um bolão de Sierra do campo defensivo do Colo Colo, avança e é calçado por Gottardo. Basay cobra no canto esquerdo alto de Dida e faz 3 x 1, resultado que levaria o time chileno às finais.
Nesta hora disse que a gente ia conseguir fazer o gol e que nos pênaltis o Dida ia nos dar a classificação...
Só que Elivelton arrumou uma discussão boba após uma falta e foi expulso...
O que já era complicado ficou ainda pior.
Autuori então foi para o tudo ou nada. Tirou Nonato que surpreendentemente atuava abaixo do seu nível normal e meteu Da Silva na frente, fazendo Fabinho marcar a Basay cobrindo o lado esquerdo defensivo. E a substituição deu certo, desafogou a zaga. E Da Silva entrou bem em campo se movimentando e dando opções de jogadas entre o meio e ataque. O Cruzeiro saiu do sufoco.
E mesmo com um jogador a menos, passou a tocar a bola e a criar mais.
Eram 18' do 2° tempo quando numa virada de bola rápida de Cleisson para Da Silva este tabelou com Marcelo Ramos que recebeu a bola perto da meia-lua do Colo Colo e sofreu falta. Na cobrança Marcelo chuta e escorrega, mas, a bola saiu forte e rasteira. Ramirez que até ali vinha pegando tudo dá rebote e o pantera Cleisson mete de canhota para o fundo do gol. E sai correndo para o lado oposto de onde a torcida cruzeirense estava. Cruzeiro 2 x 3 Colo Colo.
E foram mais 30' de sufoco, só que ao final da história atenuado porque Pereira
(volante que era da base do São Paulo e havia sido envolvido na negociação que havia levado Sierra ao tricolor paulista) também foi expulso após levar o 2° amarelo por falta em Donizete Oliveira, que se multiplicava em campo fazendo grande partida, especialmente após o Cruzeiro ficar com dez em campo.
Mas, o Cruzeiro soube enervar o time deles e gastou o tempo ficando com a posse de bola, Palhinha II ao meu lado roía as unhas, e repetia... "é duro ver de fora". Mas, naquele dia, a surpresa estava mesmo reservada para o final.
E a partida foi para a decisão por pênaltis.
O Cruzeiro fez 1 x 0 com Ricardinho batendo de chapa no canto esquerdo.
Basay cobrou e Dida defendeu no meio do gol.
Donizete Oliveira bateu forte na rede do canto direito do goleiro Ramires.
Dida defendeu a cobrança de Espina no canto esquerdo baixo.
Fabinho foi para a cobrança, deu a paradinha, fez o gol, mas, o juiz mandou voltar. Todos ficamos apreensivos, mas, ele foi lá, encheu o pé e a bola entrou no canto direito de Ramires. Cruzeiro 3 x 0.
Aí Sierra bateu de canhota e fez Colo Colo 1 x 3 Cruzeiro.
Coube a Marcelo Ramos, o herói das semi-finais bater e marcar o gol da classificação. O placar do estádio mostrava 7 x 4 para o Cruzeiro quando o atravessamos indo em direção aos vestiários.
E eu feliz por ter acertado o prognóstico da classificação, ria e me divertia.
Lá dentro festa e mais festa. Os jogadores "ferveram" no Zezé Perrela e ali mesmo foi decidida a premiação da conquista do título. A torcida chilena ficara revoltada. E só saímos do estádio perto da 1 da madrugada em vans alugadas.
Eu fui na última viagem ao lado do Dr. Ronaldo Antônio Nazaré, do Dr. Djalma José Fernandes, Teodoro Pelluso e do capitão Wilson Gottardo.
Ganhei a aposta com o gerente do hotel Intercontinental e 2 garrafas de Concha y Toro reserva especial, que não pude trazer... Ficaram ali mesmo no jantar da delegação e conselheiros. Uma batalha memorável e inesquecível.

Imagens do Jogo : http://youtu.be/p0yF1MJT2XE

ELENCO CAMPEÃO DA LIBERTADORES 1997 - Técnico : Paulo Autuori
☻ Goleiros : Dida + Harley Menezes, Jean e Rodrigo Posso
☻ Laterais : Vitor, Nonato e Marcos Teixeira
☻ Zagueiros : Wilson Gottardo, Célio Lúcio, Rogério Lourenço e Gelson Baresi
☻ Volantes : Donizete Oliveira, Fabinho e Reginaldo
☻ Armadores : Ricardinho, Léo, Donizete Oliveira, Caio e Cleisson
☻ Meias : Palhinha II, Elivelton, Tico
☻ Atacantes : Marcelo Ramos, Aílton, Alex Mineiro, Da Silva e Reinaldo

Esta página heroica e imortal INÉDITA tem como homenageados : Drª Celeste Gonçalves (que me pediu retratar o jogão), meu compadre Zezé Franelli, Carlos H. C. Campos (em nome da velha guarda) e os grandes cruzeirenses Dr. Ronaldo Antônio Nazaré, Téo Peluso, Dr. José Francisco Lemos Filho, Maurício Duarte e Djalma José Fernandes.
Aqui do Cruzeiro.Org :Toninho Caixeta, PHDF, Força Azul, Lúcio Sangue Azul, Szogheib, Webber, Jr. Dirceu e Rodrigo Ferrari.
E de Conceição do Mato Dentro : Marcelo Brasileiro, Lucas Brasileiro, Natanael da Costa Roque, Dácio Benfica e Geraldo Dias de Carvalho (Bigode) o cara que cuida dos índios da região de Valadólares.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 chiabi | Nova Lima | 02-03-13 13h00min
JCD, muito feliz sua abordagem sobre o Vinicius Araujo. O Elder Capivara sempre me falou muito bem dele e do Leo Bonatini, ambos cria do Magnum Nova Floresta que foram acompanhados pelo Elder desde bem novos. Vou focar no Vinicius, pois o Leo não faz mais parte do Cruzeiro. Em minha opinião, o rapaz está voando, vem fazendo gols consistentemente desde que chegou ao Cruzeiro e o MO deveria usar jogos como esse para entrar com ele, ao menos o segundo tempo todo.
 pyxis | BHZ | 02-03-13 13h25min
Clemenceau, Vi muitos jogadores do Magnum, futsal e campo... muitos ótimos valores que foram levados ao campo pelos professores/técnicos.
No caso do Bonattinni a JUVE tá muito decepcionada. A proposta de seguimento da carreira destes jogadores indicados/apresentados pelos professores/técnicos de origem do Magnum, não tem sido das mais promissoras. Muitas dificuldades e desencontros...
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 02-03-13 14h47min
Caro João, obrigada pela homenagem. De todos os jogos históricos do Cruzeiro que eu não pude acompanhar, por rádio ou TV, esse foi o mais emocionante. O porquê eu já escrevi no PHD há algum tempo atrás, mas vou resumir aqui: Quando que vim morar em Sorocaba em 1985, vivi um exílio como torcedora do Cruzeiro. Para saber de resultado de jogos do Cruzeiro era uma novela. Muitas vêzes era através de jornais, dois dias depois. Onde morava não havia telefone.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 02-03-13 14h53min
Em 1990,já com telefone na república, meu querido irmão Magno, que mora em Itajubá, me ligou ao final do jogo que nos deu o título mineiro. E a moda pegou. A cada vitória importante, um telefonema e os anos 90 foram prósperos nesse quesito. No dia desse jogo contra o Colo Colo, a Globo estava mostrando campeonato brasileiro e, quando fui dormir o Cruzeiro estava perdendo o jogo. Eu já estava casada e com duas crianças pequena em casa. Como o jogo acabou muito tarde meu irmão não telefonou.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 02-03-13 14h58min
Não quis acordar as meninas. Eu acordei no dia seguinte ciente da derrota. Levei as meninas pára escola e fui trabalhar arrasada. Chegando no trabalho um amigo meu falou: E o Cruzeiro hein!!Eu dei uma resposta atravessada para ele e fui para meu setor. Na hora do cafezinho ele veio novamente falar comigo: Não entendo esse mau humor todo depois de tudo que o Dida fez ontem. Só então fiquei sabendo a como acabou o jogo. Inesquecível.
 Força-Azul | Santos | 02-03-13 15h24min
Fantástica a página heróica do João Duarte que teve o privilégio de acompanhar toda a delegação. Imagino como as duas garrafas do Concha Y Toro foram saboreadas... Em vários momentos decisivos cruzamos contra o Colo Colo e na maioria das vezes saímos classificados. Neste duelo que ficou empatado em 3 x 3 (dois jogos) o Dida realmente fez a diferença e também faria nos jogos finais... Fantástica página heróica.
 Força-Azul | Santos | 02-03-13 15h31min
Depois deste jogo eu não tinha dúvidas que iria ao Mineirão para a grande final. Morava em Santos-SP e não deu outra: ônibus da Cometa e fui acompanhado pelo lateral Balu, que jogou no Cruzeiro entre 86 e 89 e mora em Santos. Ele esteve na toca no dia da grande final contra o Sporting Cristal e levou sorte ao time. Fica a sugestão que o João Duarte dar sequência e emendar com a página heróica contra o Sporting Cristal em 97.
 Força-Azul | Santos | 02-03-13 15h35min
em relação à Base eu tenho criticado a postura da não utilização de nossos valores. Esta geração está pedindo passagem: Lucas Silva e Élber - cadê as oportunidades? Vinicius Araujo e Alisson estão merecendo mais chances também! Força Marcelo Oliveira, futebol campeão deve sempre ter no time valores formados em casa!
 paulinho | Piracicaba | 02-03-13 15h58min
Grande João Duarte. Essa Libertadores é inesquecivel, ouvi esse jogo pela Itatiaia com o sinal muito ruim (hoje as coisas estão mais faceis), essa equipe de 97 era limitada, mas jogavam com muita raça, todos com muita entrega. Mais uma grande partida do gigante Dida (pra mim o maior goleiro da história do Cruzeiro, eu não vi o Raul jogar). Abraço e espero que esse ano possamos ter vitórias como essa de 97 para lembrarmos futuramente.
 paulinho | Piracicaba | 02-03-13 16h05min
Lendo o comentario da Céu acima, passo pelo mesmo, sou natural de Piracicaba-SP, herdei o bom gosto do meu pai, mas sempre é um sofrimento acompanhar o Cruzeiro, nem década de 90 quando estávamos em quase todas as finais de campeonato os jogos eram transmitidos, o primeiro jogo da final da Libertadores a glogo preferiu transmitir Inter x Palmeiras pelo Brasileirão, nós assistíamos a 3 jogos no máximo na TV, ainda bem que hoje tem Internet e PPV.
 João Duarte | Vit�ria | 02-03-13 16h56min
Meus Amigos,
O Cruzeiro faz o habitual jogo de linha contra defesa contra os times do interior mineiro. A proposta deles sempre será a mesma fazer 2 linhas de 4 e mais um jogador atrás da linha da bola. Fechadinhos igual a boca de bode. Nestas partidas fazer o 1° gol é muito importante, pois, a partir daí se o time da interlândia sai um pouquinho, abrem-se espaços e o time da capital consegue jogar e fazer gols. Eram 17' quando Anselmo Ramon se machucou. Vinícius Araújo entrou e fez o dele.
 João Duarte | Vit�ria | 02-03-13 16h59min
Vinícius Araújo em pouco tempo em campo já se mostrava o jogador objetivo que é. Joga no sentido do gol, simples como deve ser. Sobrou para ele, conclui a gol.
Mas, vai mostrar que também sabe jogar.
O time do Cruzeiro ainda estava sob o efeito do jogo contra o Guarani quando martelamos, martelamos, criamos 10 chances de gol, mas, a bola teimou em não entrar.
Vamos agora aguardar o segundo tempo do jogo. Na parte inicial erramos muito o passe decisivo, mas, criamos outras chances...
 João Duarte | Vit�ria | 02-03-13 17h02min
Em resposta ao POLE = Oséas-MOC,
Eu não tive tanta certeza quanto você. Tínhamos um bom time, sob o comando do Autuori. O erro maior foi Zezé Perrela ter trazido o Nelsinho Batista para ser o nosso treinador.
Dida, Vitor, Célio Lúcio, Gottardo e Nonato; Donizete Oliveira, Fabinho e Ricardinho; Palhinha II e Cleisson; Marcelo Oliveira. Aí fomos lá e contratamos o Palácios, para jogar no meio campo. Depois Bebeto, Gonçalves e Alberto (LD). E tiramos Gottardo nosso capitão do time...
 João Duarte | Vit�ria | 02-03-13 17h07min
Sinto discordar de você, mas, nosso time não era ruim como você disse... A vinda dos enxertos é que arrebentou com a gente. Os caras lamberam o osso e na hora do filé foram relegados a um 2° plano... atiramos no nosso próprio pé.
Nelsinho Batista nunca foi um treinador vencedor.
O cara inventou treino dentro de freezer e outras coisas mais. Ferro... e eu tive que aguentar o sarro dos meus amigos alemães torcedores do Borussia Dortmund (Frank Reichmann e Udo), na Köppern Maschinenfabrik.
 tzogheib | Vila Velha | 02-03-13 18h31min
Boa noite. Sobre o jogo, o Cruzeiro não atuou bem mas também não atuou mal. Falta velocidade na armação das jogadas e no último passe. Diego Souza errando demais, sem ritmo, jogou muito mal. Everton Ribeiro foi pior que as outras partidas mas ainda assim foi destaque. Dagoberto entrou bem e deu pelo passe para Élber, que entrou bem e vai dar dor de cabeça para o MO junto com o Alisson. Viníciu entrou MUITO bem e mostra que tem condições de garantir essa vaga. Não gostei do T.Carvalho. Errou d+
 tzogheib | Vila Velha | 02-03-13 18h34min
Fábio (8): quando acionado foi muito bem. Paulão (6): errou algumas vezes mas não brinca. T.Carvalho (4): não atuou bem e levou muitos dribles e jogadas nas costas. Ceará (7): sempre apoiando bem e não compromete marcação. Everton (6): mediano hoje. L.Guerreiro e Nilton (6,5): sem comprometer, fizeram o básico). D.Souza (4): lento, errando passes, foi apenas mais um em campo. E.Ribeiro (7): apesar de ter errado algumas vezes, decidiu quando acionado. A.Ramon (sem nota). Luan (6): esforçado +
 tzogheib | Vila Velha | 02-03-13 18h36min
mas tem muito o que melhorar. Vinícius (9): veio para brigar. Precisa apenas pegar ritmo de jogo. Oportunista no gol e linda assistência. Tem talento. Élber (7): entrou bem, participando do jogo muito bem. Vai dar trabalho. Dagoberto (7): participou bem dos lances e deu lindo passe para Élber. Marcelo Oliveira (6): demorou para tirar o D.Souza e precisa de um esquema melhor, contra defesas fechadas. Time, no geral, não apresentou bom futebol.
 tzogheib | Vila Velha | 02-03-13 18h37min
Para completar, torço demais por Vinícius Araújo, Élber, Alisson, Lucas Silva e Mayke ganharem espaço e se destacarem, como os os dois do jogo de hoje. Temos ainda Goulart, Ananias, Lucca, Martinuccio, Borges, Henrique e os que já são titulares. MO terá dor de cabeça para montar o time, mas sem inventar moda. Monta o time titular, treina, entrosa. Que tenhamos um ano de glórias assim!
 João Duarte | Vit�ria | 02-03-13 19h19min
Não falo com vocês que o Tzogheib conhece mais de bola que o pai dele ? Leitura perfeita do jogo e notas consistentes.
Quanto ao Diego Souza, quando a cruzeiro começar a jogar quarta-domingo-quarta o futebol dele vai crescer... Aposto nisto. Ele é ao contrário dos outros. Adquire rítmo de competição quando joga uma atrás da outra...
 lucio sangue azul | sete lagoas | 02-03-13 19h27min
JD, deixo para ler a coluna mais tarde para falar do jogo de hoje. Mais uma vez não gostei. Vão dizer que é cedo, etc,etc, mas o time nao evoluiu desde o ultimo jogo contra o Guarani.Os mesmos erros!O cruzeiro teve uma única jogada bem tramada aos 43 do primeiro tempo.No mais, foi aquele time burocrático, em velocidade e com alguns jogadores longe, muito longe dos nomes que ostentam. Daí não estar entendendo a ausencia do Ricardo Goulart do banco, pois ele não vinha tao mal.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 02-03-13 19h31min
Houve momentos que o Tombense estyava muito melhor que o cruzeiro.Achei que o Marcelo Oliveira demorou a tirar o Diego Souza. acho que o Diego tem de conquistar a posição, coisa que ele ainda não fez.Tem condições, mas está sentindo a falta de ritmo e da falta e jogos do cruzeiro.Fica laro que o cruzeiro só apresentará um futebol convicente na fase final do campeonato mineiro.Um time muito lerdo, com pouquisissimos chutes de fora da área e uma incapacidade de penetração.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 02-03-13 19h34min
O Marcelo só nao vai levar a nota baixa porque fez as substituições corretas, embora tenha demorado para colocar o Elber, ja que o diego souza não vinha rendendo e o time precisava de mais velocidade.Não achei que o Tombense marcou tao bem como o Guarani nos marcou. achei que a nossa incompetencia e quantidade de erros grosseiros foram as razões do nosso fraco futebol. O importante é que vencemos, mas temos de melhorar muuuito.VI A SACANAGEM COM O TORCEDOR HOJE. ASSIM NÃO DÁ!
 Zezé | Belo Horizonte | 02-03-13 19h36min
E compadre uma das melhores viagens que já fizemos com o Cruzeiro. O jogo de hoje foi muito truncado, mas tive a impressão que em alguns jogadores faltaram vontade. Concordo com você quanto a Vinicius Araujo já mostrou que tem condições de vestir o manto celeste, acredito que e nossa perola no plantel. Só Borges na melhor forma pode tirar sua titularidade. Saudações Celeste.
 Romeu F Madureira | Belo Horizonte | 02-03-13 19h41min
Ótima história João. Espero e acredito que voltaremos a ter momentos como esse no Chile brevemente.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 02-03-13 19h57min
Alô mestre João. Lembrança memorável daquela semifinal. Que jogo!! Dida foi espetacular. Pena que o Zezé mudou o time para o mundial, como foi muito bem lembrado por você. Você tem dito que o Vinicius Araújo vai brilhar. E a estrela dele já começou a luzir. Valeu pelos 3 x 1. Esse time tem que embalar para que 2013 seja vitorioso. Grande abraço!
 szogheib | Vila Velha | 02-03-13 20h02min
JD...Agradeço a lembança. Muito obrigado. Vc é muito nas lembranças dos jogos históricos e mais que isso tem detalhes que muitos (principalmente eu) desconhecem. Esse espaço e toda essa avalanche de informações e somadas com a nostalgia, fazem esse espaço ser impar. Parabéns JD.
 szogheib | Vila Velha | 02-03-13 20h05min
Esperei um tempo para comentar o jogo de hoje. Temos poucos colegas em casa hoje, pois o jogo acabou a um bom tempo e poucos foram os comentários. Quando eu vi o Tzogheib dando nota aos jogadores eu não acreditei...Ainda não tinha visto o JD falar que ele sabe mais que o pai... Mas não acreditei nas notas. Esse menino está ficando lunático igual alguns amigos aqui. Eu vou proibir esse tal de Tzogheib de usar esse espaço...Me ajuda ai menino. Nem parece que estava sentado no mesmo sofá que eu.
 szogheib | Vila Velha | 02-03-13 20h08min
Minha nossa!!! O que será que esse viu para dar tanta nota alta assim. Vamos lá...Agora sim alguém lúcido falará... O time é lento demais. Isso é coisa do MO. Não gosto do estilo de jogo dele e não vejo que ele mudará. Assim sendo, vamos sofrer mesmo tendo um time com jogadores razoáveis e outros bons. Fábio salvou o Cruzeiro em duas boas chances do Tomb. Mas falou no escanteio onde o Tomb. não marcou por nossa sorte.
 szogheib | Vila Velha | 02-03-13 20h13min
Thiago Carvalho é banco do banco do banco. Anselmo Ramon é banco do banco. Everton é banco. Diego Souza é banco do banco. Luan é banco de banco. Melhor jogador foi o Fábio (7). Vinicius é valente e parte para cima. Everton Ribeiro é bom ciscador mas precisa de alguém próximo para tabelas. Elber também valente e cisca um pouco mas sem ninguém do lado faz muito bobagem. Dagoberto não fará muito mais que assistências pois com esse esquema do MO ... não vai a lugar algum.
 szogheib | Vila Velha | 02-03-13 20h17min
MO é treinador de time de Sta Catarina, Parana, Bahia, Ceará, Pernambuco e Goias. Tem que melhorar muito mas muito mesmo. Só mais uma coisa... Se não abrir o olho vai perder mais pontos. Hoje foi por milagre que não saiu com um empate ou até mesmo uma derrota. Dar rítimo de jogo para os jogadores entrando já no início é quere a cabeça. Tzogheib... por favor não me decepcione.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 02-03-13 20h22min
J.D. , obrigado pela homenagem , gostaria de informar você que o Sr. José Francisco Lemos ( o Pai ) foi jogador do Cruzeiro nos anos 40 e jogou junto com meu Pai , junto com o Chico Formiga ( que jogou no Santos ), junto com Dr. Ari da Frota Cruz no Juvenil e Aspirantes do Cruzeiro.Grande abraço !!P.S. o que você achou da grande atuação do Vinicius Araujo hoje ????
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 02-03-13 20h29min
João obrigado pela homenagem. Quanto ao jogo histórico, morando no DF, não pude ver ao vivo pela tv,(no DF só passou na tv aberta a última partida da final) fiquei ouvindo no radinho, com chiado e tudo, mas fui dormir de alma lavada. Hoje vivemos na era da informação, vejo até jogos do mineiro ao vivo pelo premiere fc, como o de hoje contra Tombense, que não gostei muito do que vi hoje, o time não evoluiu quase nada em relação ao jogo anterior, parece que não adiantou os dias de treinanmento.
 pyxis | BHZ | 02-03-13 20h37min
JDuarte, Você e seus amigos, poderiam usar o espaço das notícias para comentar sobre o jogo, dar as notas e afins. Fica melhor o registro durante e depois do jogo, nas notícias. DO contrário, perde-se o foco nas belas passagens da sua coluna que, em casos semelhantes, nem são lidas pelos demais comentaristas que poderiam fazer comentários sobre a coluna.
 szogheib | Vila Velha | 02-03-13 22h14min
pyxis....Quem é vc? Qual seu problema? Está com raiva de algo? Analisou bem o que foi postado? Parece que não. Veja que todo mundo comenta sim o jogo, de uma forma ou outra mas existem sim comentários. E se o espaço razoavelmente utilizado para outros comentários, como por exemplo as brincadeiras, as lembranças e tantos outros...Qual o problema nisso? Sendo assim, sugiro que vc também utilize o espaço para comentar algo útil. Pois seu comentário foi lamentável.
 szogheib | Vila Velha | 02-03-13 22h26min
E olha pyxis que não estou tomando seu comentário somente pela brincadeira que surgiu com a pontuação que o Tzogheib fez para os jogadores e o comentário do JD e meu. Estou pegando seu comentário infeliz para os colegas aqui que postam suas lembranças de outroras sejam nos jogos ou em momentos agradáveis. Repare, meu caro, que existiram sim comentários do jogo, vc que está com algum problema e soltou um comentário desnecessário. Mas enfim, como diz o colega Cleber Costa...Fica na paz kkkkkk
 PHDF | Brasília | 02-03-13 22h44min
Valeu João pela homenagem. E não é que a sua previsão sobre o Vinicius aconteceu. Hoje foi dia de Vinicius, Elber e Everton Ribeiro.
 Carlos Campos | Resende | 02-03-13 23h03min
MESTRE, grande página heróica..Obrigado pela homenagem ! off topic- OS COMENTÁRIOS DA SUA ULTIMA COLUNA NAO ESTAO DISPONÍVEIS...no arquivo..eles somem ?
 estrelado campeão | N�o definido | 03-03-13 20h26min
Uma grande página escrita com muito heroísmo pelo nosso grande Cruzeiro, João. Outra, contra o mesmo Colo Colo foi em 91, sob a batuta do Ênio Andrade, quando entrou com Andrade no lugar de Marquinhos e conseguimos segurar o competente ataque chileno e levar a decisão para os penaltis. Somente um time copeiro com um treinador copeiro ganharia a Supercopa de 91 da maneira que ganhamos. Qualquer outra combinação(Cruzeiro com outro treinador e Ênio em outro time, não vingaria).
 estrelado campeão | Ubá | 03-03-13 20h26min
Uma grande página escrita com muito heroísmo pelo nosso grande Cruzeiro, João. Outra, contra o mesmo Colo Colo foi em 91, sob a batuta do Ênio Andrade, quando entrou com Andrade no lugar de Marquinhos e conseguimos segurar o competente ataque chileno e levar a decisão para os penaltis. Somente um time copeiro com um treinador copeiro ganharia a Supercopa de 91 da maneira que ganhamos. Qualquer outra combinação(Cruzeiro com outro treinador e Ênio em outro time, não vingaria).
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 03-03-13 07h42min
O Cruzeiro ganhou a LA nesse jogo. Mas podia ter perdido por bobeiras extra campo. O Paulo Autuori veio, acertou o time e depois quase colocou tudo a perder quando anunciou, antes da decisão, que ia deixar o clube. Poderia ter ficado e continuado o trabalho. Outro que acredito que não teria saído, se pudesse voltar atrás, foi o Palhinha. Aquela foi a última grande conquista dele.
 Redmosk | Uberl�ndia | 03-03-13 08h21min
Quando penso libertadores de 1997,vem na mente Dida!! ele teve uma atuação espetacular,eu nunca vi outra igual de um goleiro,ele que já vinha de final copa do brasil 1996 contra palmeiras sensacional. So ganhamos esses 2 títulos porque tinhamos o Dida. Sobre jogo ontem serviu para mostrar que estamos longe do super time que muitos acham é M.O precisa tirar rápido do time Everton,Leandro Guerreiro,Anselmo,Luan esse não deveria nem ter vindo muito fraco.Nossa base esta pedindo passagem acorda.
 Força-Azul | Santos | 03-03-13 16h55min
Quanto ao jogo de ontem contra o Tombense deu o certo: os meninos da base entraram e decidiram o jogo. Prefiro o Elber do que o Luan. Espero chances para o Lucas Silva e Alisson. Olha que o Alisson será o substituto imediato do Diego Souza e olha se ele não virar titular.
 Marcelo Brasileiro | Vespasiano | 03-03-13 20h36min
Meu caro amigo Joao Duarte. Estivemos ontem no Mineirao, Lucas,Marcio, Igor(filho do Marcio) e eu. Foi confuso para entrar,alias muito. Mas falando do jogo, acho que faltou um pouco de vontade de alguns jogadores,mas valeu muito pelos 03 pontos que nos mantem lider. Vinícius Araujo sera um grande jogador do Cruzeiro,nao tenho duvida disto,mas acho que nosso ataque titular é Dagoberto e Borges. O nosso ponto a ser corrigido sem duvida é a defesa que nao inspira confiança. Grande abraço, Marcelo.
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 09h12min
Refletindo sobre o jogo de sábado
Ficou clara a distinção entre os 2 tempos da partida.
O Cruzeiro senhor da situação no 1° tempo, atuando numa linha contra-defesa até o gol do Vinícius Araújo.
É difícil jogar contra um 8-1-1, com aquelas 2 linhas de 4 fechadas igual a boca de bode. Quando isto ocorre há que se lançar mão das tabelas, do 1-2, das jogadas individuais, dos overlappings e virar o jogo na tentativa de minar a defesa adversária. E foi assim que nasceu o 1° gol.
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 09h16min
Foi notória a má colocação dos nossos volantes especialmente na etapa final. A marcação desencaixou e o Tombense teve várias boas chances de empatar a partida. A maior delas quando Adeílson entrou cara a cara com Fábio. Mas, no in-fight, no cara a cara, não conheço goleiro dos tempos atuais com desempenho melhor que o do Fábio, ele não cai antes do chute e foi assim que mais uma vez ele prevaleceu no lance. Num lançamento longo de Ceará para Vinícius Araújo, que achou Everton Ribeiro e o 2° gol
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 09h19min
Quando a porteira parecia aberta, aconteceu o que eu previra na coluna. Bola parada e o Tombense fez o seu gol por falha congênita da nossa defesa, marcando a bola e não os jogadores. Parece que tentaram a linha burra e falharam. Mas, o fato é que Adeílson subiu sozinho e cumprimentou ao Fábio, diminuindo o placar e botando pilha no jogo. Em outro lance pela esquerda o lateral chutou rasteiro no canto, Fábio deu rebote e o jogador do Tombense, chutou no contrapé do goleiro azul para fora.
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 09h23min
Os nossos jogadores estavam muito espalhados em campo e isto dava espaço e volume de jogo ao adversário que esteve na bica de empatar. Só que um lance GENIAL de Dagoberto deixou Elber em condições de dominar, proteger do adversário e na corrida, observar a posição do goleiro, levantar a cabeça e tirar a bola do alcance dele, fazendo 3 x 1. O Cruzeiro teve grandes dificuldades porque o nosso meio-campo atuou mal, sendo que Everton Ribeiro mesmo tendo feito um gol e dado assistência errou muito.
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 09h27min
Erramos demais a chamada penúltima bola. A que deixa os nossos atacantes de cara com o gol.
E que se diga que o Tombense vendeu caro a derrota, do mesmo jeito que havia feito no jogo contra as rOSAnas, mostrando força no contra-ataque e eficiência nas bolas paradas, aliás, com eu já havia antecipado acima.
Eu também havia dito que o garoto Vinícius Araújo teria a sua chance. Teve e não decepcionoi. Fez um gol e deu uma linda assistência para Everton Ribeiro. Falemos das atuações...
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 09h31min
Fábio - nota 7,5. Valorizado pela excepcional saída de gol no lance com Adeilson. No lance do gol da Tombense deveria ter saído do gol para cortar o cruzamento, mas, foi "vendido" pelo mau posicionamento da defesa. No mais, pegou tudo que foi lá.
Ceará - nota 6,5. Desta vez não foi contundente no apoio e andou tendo mais problemas que o normal com os deslocamentos do lateral adversário no setor dele, mas, soube segurar as ondas.
Thiago Carvalho - nota 5. Sem ritmo de jogo, sem desarmes
 zuloobas | varginha | 04-03-13 09h31min
Zogheib, concordo q o time se houve lento. Porém vc está errado ao dizer q a lentidão é padrão do treinador. Ela é reflexo da condição física de alguns atletas. DS veio das Arábias e Dagol, q é o nosso atacante de velocidade, ainda está aprimorando a forma. Ao contrário do Sr. eu dou os parabéns ao MO. Ele está colocando todos p jogar. Isso é futebol moderno e o grupo todo tem q ter horas jogadas p num momento decisivo todos serem úteis. SP leva isso a sério e registra o tempo jogado de cada um.
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 09h36min
Paulão Caveirão - Nota 6,5. Sofreu com Eder Luis e Adeílson. Jogou sério, zagueirou, mas, falhou em algumas bolas chegando atrasado. Mostrou qualidade em 2 subidas ao ataque. Foi bem melhor que seu colega de zaga, mas, nada de excepcional.
Everton - Nota 6,0. Participou da jogada do 1° gol. Mostrou a raça de sempre. É marcado por alguns torcedores bocós. Erra porque tenta fazer as jogadas. Não veja a torcida vaiar outros que só tocam para o lado.A briga com Egídio pelo lado esquerdo promete
 zuloobas | varginha | 04-03-13 09h38min
Às vezes fico tentando entender a mente do torcedor. Será q pensa tão raso assim ou pensa algo q n consigo enxergar. N querem q o DS jogue agora pq está fora de forma e sem ritmo de jogo. Ok. Mas, pensemos adiante: Querem q ele ganhe o ritmo necessário qdo? Nas finais do Mineiro? No mata- mata da Copa do Brasil? Ou quem sabe no Brasileirão, onde todo jg é uma decisão? Sabiam q o Wallisson jogou ontem pelo SP? Élber entrou ontem, Lucas Silva, Alisson, Goulart, etc, etc, todo mundo tendo chances.
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 09h43min
Leandro Guerreiro - Nota 5,5. Correu muito, fechou setor, mas, não fez uma marcação eficiente na cabeça de área. O Tombense trançou muito a bola entre o meio-campo e a nossa defesa. O processo dele foi sobrecarregado, também pelas péssimas atuações de Diego Souza e Nilton na recomposição do sistema defensivo.
Nilton - Nota 4. Dispersivo. Desatento e errando passes em demasia. Marcou mal, vacilou feio e sobrecarregou o trabalho do Leandro Guerreiro, que teve área enorme a cobrir. Foi mal.
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 09h47min
Diego Souza - Nota 3,5. Não fez uma jogada de gol, não concluiu nem uma bola ao gol adversário. Não conseguiu dar ritmo ao time e isto explica a baixa eficiência do Cruzeiro em agredir ao adversário e criar chances de gol. Só chegamos lá em jogadas pelos lados. Pelas tabelas, 1-2 e jogadas individuais pelo meio não criamos uma única oportunidade.
Everton Ribeiro - 7,0. Embora tenha errado demais nos passes e tabelas por dentro. Participou da jogada do 1° gol e fez o 2° gol. Atuação positiva
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 09h53min
Anselmo Ramon - Nota 5. Ficou 15' em campo sem incomodar ao goleiro da Tombense. saiu machucado.
Luan - Nota 5,5. Não esteve numa tarde feliz. Perdeu muitas bolas, perdeu um gol feito numa bola bem cruzada que ele cabeceou na trave. Parece muito ansioso.
Dagoberto - Nota 6,5. Entrou bem em campo e deu uma "melada" de registro que resultou no golaço de Élber.
Élber - Nota 7,0. Entrou bem no jogo se movimentando com inteligência e dando muito mais dinâmica ofensiva ao time. Fez gol.
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 09h56min
Vinícius Araújo - Nota 8,0. Entrou bem no jogo. Se movimentou com inteligência. Buscou os espaços vazios. Fez gol e ainda deu uma linda assistência para o gol de Everton Ribeiro. Com calma e paciência irá aos poucos assumir a titularidade, principalmente se mantiver a humildade e trabalhar muito.
Marcelo Oliveira - Nota 7,5. Montou bem o time, mexeu bem. Mas, passa de tempo para dar mais oportunidades aos outros volantes. Temos que melhor a contenção e fazer uma saída de bola mais rápida...
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 09h59min
Um absurdo abrir as bilhereias tarde e ainda assim só colocar 20% dos guichês à disposição da torcida do Cruzeiro. Resultado, um público que poderia ter chegado perto de 30 mil pagantes ficou em pouco mais do que 21 mil. E mesmo assim foi superior ao público dos clássicos do final de semana e a renda foi quase igual à das cocotas contra o São Paulo pela Libertadores...
E os outros se iludindo com a história da massa. Na próxima semana vou mostrar a diferença das arrecadações...
 Getúlio.gov | Não definido | 04-03-13 10h47min
JD, vc, MO e alguns jogadores estão reclamando da falta de jogos, de ritmo, daqui a pouco vcs estarão reclamando da sequencia de jogos, de viagens e etc... vamos parar com isso, qdo tem uma semana inteira ou mais pra treinar reclamam, depois o discurso muda e concordo com alguns colegas, Everton e L guerreiro não dá....um abraço
 szogheib | Vila Velha | 04-03-13 11h39min
zuloobas, tudo bem. Faz parte as divergências. Realmente não tenho gostado do estilo de jogo do MO. Não vi nada excepcional. Acho que ele não muda o estilo de jogo com o andar do jogo. Também não gosto da armação do time antes do jogo. Mas enfim. Vamos torcer que isso que vc disse venha acontecer. Quanto ao DS... me perdoe. Ele não é jogador, nesse momento, para tirar lugar do Ricardo Goulart ou dos meninos da base.
 szogheib | Vila Velha | 04-03-13 11h44min
... e pegar rítmo de jogo não é prejudicando o time em jogos oficiais. Entra quando a partida já está decidida ou treina muito no clube. Faça amistosos com o chamado time B... Mas sem comprometer o resultado do jogo. Vamos pensar numa coisa... Tentamos colocar o cara no rítmo... ai o cara não entra e o que acontece? Perdemos a oportunidade de colocar os outros (que produzem melhor no momento) no ritmo e em sintonia com os companheiros. Então Zuloobas, é uma faca de dois legumes...
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 04-03-13 12h33min
João Duarte, sou á favor que jogador fora de ritmo e de condições físicas adequadas jogue pelo time B desde que sejam jogos amistosos contra times grandes ainda que seja o time B dos grandes tb exemplo de times possíveis seria o Inter, o Grêmio, são paulo, Flamengo ou até mesmo Criciuma, Coritiba times estes que devem estar passando pelos mesmos problemas.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 04-03-13 12h41min
concordo qdo o MO dá declarações que gosta de repetir o time e sou á favor disso tb, contudo essa repetição deverá ser dada aos que se encaicharem de melhor forma, sem essa onda de vaga cativa por conta de futebol apresentado em outros clubes, assim, tem que provar entrando nos jogos que, merecem a vaga. Digo isso, pq foi assim que surgiram lucas, neymar, a franguinha do bernad e tantos outros craques que estão fazendo sucesso no futebol.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 04-03-13 12h49min
e outra esses jogos deveriam ser valorizados pela equipe de marketing pois ja pensou cruzeiro B versus inter B quarta feira no mineirão com ingressos a 10 reais??? e a tv?? eu iria com certeza assistir aqui em moc.. é o que penso
 lucio sangue azul | sete lagoas | 04-03-13 14h34min
JD, permita-me discordar das notas do Dagoberto e do Elber.Tiro um ponto em cada um.Achei que o Elber fez o goal, mas não teve tempo de ganhar a nota que voce lhe atribuiu. O Dagoberto também não incendiou o jogo como quera esperado.Mas estou na turma que acha que jogador que ainda não está em alto nível tem de entrar no segundo tempo, sendo preparado com cautela e paciencia.É o caso do Diego Souza, Dagoberto, Borges,etc.A insistencia em deixar o Diego ser titular vai queimá-lo.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 04-03-13 14h37min
Ja comentei aqui que jogador nao pode ser escalado apenas pelo seu alto salário ou seu nome.Assim é que vejo que o Marcelo está fzendo em parte.Ele deve escalar quem está melhor em todos os quesitos.O caso do Diego Souza é exemplo.Ele deve entrar aos poucos até virar titular.O time que venceu o atletico deveria ser mantido, pois tinha velocidade e penetração.O atual é lento e não consegue suplantar times fechados.Então, que o Marcelo repense o time,esqueça medalhões e escale que vai render mais.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 04-03-13 14h42min
Há um time ideal no papel, mas ele não é o ideal por hora. Marcelo deve dar chance para quem está rendendo, voltar com o Ricardo Goulart, tentar o ananias. Enquanto isso, aqueles que sabemos que são titulares no papel devem entrar no segundo tempo para recuperarem o melhor da forma e ritmo.A insistencia em colocar jogadores medalhões precipitadamente pode prejudicar o time ideal do cruzeiro.Temo MO se perder diante de tanta gente boa e escalar os fora de forma.JD, estou errado?
 lucio sangue azul | sete lagoas | 04-03-13 14h47min
Prova de que o ponto perdido contra o Guarani vai nos custar caro é que eles estao na vice lanterna, ou seja, tinhamos obrigação de ganhar deles! O time B dos patéticos não ganhou? O vila ganhou? E outros vao ganhar. Então não adianta a gente falar que o goleiro deles fechou o goal...nós fomos incompetentes e isso não pode acontecer mais.Temos de vencer todos os jogos do campeonato mineiro. Vamos ecalar o time certo e fazer as substituições em tempo hábil.
 szogheib | Vila Velha | 04-03-13 16h39min
Estou com o Rodrigo Ninja e também lucio sangue azul. Não podemos ficar testando jogadores e querendo dar rítmo em pleno campeonato mineiro...que para mim também faz parte da história do Cruzeiro. Abraços
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 20h34min
Szogheib, Lúcio Sangue Azul et alii,
Quer dizer que vocês querem é incinerar os meninos da base né ? Vamos e venhamos, se não testar os meninos da base nesta fase de classificação do mineiro, que horas vão testar ?
Ora bolas, vocês estão sendo ranzinzas ao extremos.
O Cruzeiro lidera o torneio e empatou um jogo no interior, está dando oportunidades aos jogadores e podem apostar, quando vier a 10ª rodada do turno, o time já vai estar definido, para usar os 2 últimos jogos para ajuste
 João Duarte | Vit�ria | 04-03-13 20h37min
O Cruzeiro tem tudo para manter a vantagem sobre as cocotas, mesmo com o tanto de pênaltis que vão dar para elas até sempre...
Nas finais, com os juízes do Rio, São Paulo (exceto PCO) e do Rio Grande do Sul a gente vai detoná-las e ganhar o título mineiro. Gente,
Só treinando sem competir de verdade, não tem motivação que dê jeito. É preciso usar o elenco, dar descanso aos jogadores com condição física em limite de risco e tem as suspensões e contusões. Isto requer elenco e a gente tem.
 mrr | Natal | 04-03-13 21h42min
Boa noite JD! Em relação ao jogo contra Tombense, volto a ratificar que Diego deve entrar somente no segundo tempo, e dar espaço para Ricardo Goulart, que inclusive fez 3 no jogo treino. Até este momento o jogador que melhor atuou ao lado e Everton Ribeiro se chama RICARDO GOULART, digo isso sem pestanejar. Esse jogador sabe preencher bem o buraco no meio, dando opção.
 mrr | Natal | 04-03-13 21h46min
Vinícius e RG nos lugares AR (lesão) e Diego (falta de ritmo, preparo, posicionamento)
 mrr | Natal | 04-03-13 21h50min
JD onde afirma: "Pelas tabelas, 1-2 e jogadas individuais pelo meio não criamos uma única oportunidade." Isso só consegui ver em dois jogos justamente quando RG e ER jogaram juntos. Complementando um de seus POST`s.
 mrr | Natal | 04-03-13 21h52min
Não sei se impressão só minha mas quando Diego e Dagol jogam abre-se um buraco no meio de campo, ou estou enganado????
 pyxis | BHZ | 04-03-13 22h33min
Rodrigo - Ninja, o Contrato entre Cruzeiro e Minas Arena EXIGE que o menor valor de um ingresso seja R$20,00, logo, ingressos a R$10,00, no Mineirão, não existirão.
 del pina | Não definido | 05-03-13 00h23min
Quanto a sua pergunta MRR, ainda não tenho uma resposta definida, mas quanto ao Ricardo Goulart sou totalmente favorável a sua opinião. O Goulart têm que ser titular.
 del pina | Não definido | 05-03-13 00h34min
Vi o jogo das frangas por que não tinha nada pra fazer. Teve um pênalti roubado, um gol impedido, e outro pênalti marcado pela total falta de maldade ou entreguismo do time adversário. A raposa vai desossar estas frangas mais algumas vezes.
 szogheib | Vila Velha | 05-03-13 09h19min
JD, estamos falando exatamente isso. Não queremos incinerar os meninos da base. Eles tem melhores condições que AR e DS. Estamos falando também que RGoulart e Egídio tem melhores condições. Queremos sim que aqueles cuja condição física e técnica é melhor sejam os titulares e com o jogo decidido, o MO coloca as estrelas velhas kkkkk. Abraços Ps. Estamos na mesma linha... Eu li seus comentários pós jogo e vc tem um pensamento bem próximo dos nossos... apenas não pode dar o braço a torcer kkkkkk.
 szogheib | Vila Velha | 05-03-13 09h19min
E quanto às suas notas....kkkkk. Não vou nem discutir. Será uma discórdia eterna kkkkkkk
 szogheib | Vila Velha | 05-03-13 09h19min
E quanto às suas notas....kkkkk. Não vou nem discutir. Será uma discórdia eterna kkkkkkk
 zuloobas | varginha | 05-03-13 10h53min
Obrigado,mestre JD, sintetizou o q eu queria dizer. Enfim, é isso q vem acontecendo em termos de futebol moderno: grupo homogênio. Opções p mudar o jg. De q adianta fazermos esse esforço danado p qualificar o grupo se todas as peças n estiverem em condições? Na hora q machucarem os tais titulares absolutos de um time em formação teremos q lançar na fogueira jogadores sem ritmo de jg. A queda do Barça passa pelo fraco futebol de suas opções de banco. 11 jogadores é pouco.
 zuloobas | varginha | 05-03-13 10h53min
O dinamismo do futebol atual faz necessário um plantel coeso. Soluções do tipo treino/ jg treino são paliativas. Valendo 3 pts é q o esporte acontece plenamente, c todas as variáveis. O resto é cornetagem puríssima.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 05-03-13 14h04min
Amigo J.Duarte, uma coisa esta ficando bem clara nesse time, o jeito do time jogar com Ricardo Goulart em campo eh um, e quando entra o Diego Souza, a meneira de jogar do time, muda, e pra pior. Gosto muito do futebol do Diego Souza, mas, pra isso, ele tem que estar nos pontas dos cascos, ele estando bem fisicamente, eh titular absoluto, mas, por enquanto, o Ricardo Goulart tem mostrado melhor futebol. Gracas a Deus, hj nao dependemos soh de um jogador,temos otimos reservas.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 05-03-13 14h08min
Hoje vc ter um Dagoberto na reserva, borges, martinuccio... isso eu pra poucos. Vejo esse time, com totais condicoes de ser campeao mineiro e da copa do brasil. Tem um bom elenco, e um bom tecnico, e pelo visto, nosso presidente nao tem nada de bobo. As coisas estao melhorando e bem la pelas bandas da toca.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 05-03-13 14h13min
E a grana preta, digo, azul, que vai entrar nos cofres celeste este ano. Por enquanto foram soh 3 jogos pelo fraquissimo campeonato mineiro, eh os cofres do Maior de Minas, ja estao contabilizando 3.000.000 que vieram dessa fanatica torcida, a famosa China Azul, e era pra ser mais grana, se nao houvesse o tal problema no jogo contra a tombense. Imaginem entao quando os jogos forem da Copa do Brasil, Sulamerida e Brasileiro... vai ser record a tras de record esse ano.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 05-03-13 22h20min
JD, VOCE DEVE TER DESAPRENDIDO A A LER! Não é possivel que voce chamar-me ranzinza e afirmar que estou querendo incinerar a base. QUWE DECEPÇÃO COM SEU COMENTÁRIO! faltou voce ler o que escrevi. ´EJUSTAMENTE O CONTRÁRIO!!!!!!FALEI QUE JOGADOR N~´AO DEVE JOGAR COM NOME.TEMOSUM TIME IDEAL NO PAPEL, MAS NA PRÁTICA HÁ OUTROS JOGADORES QUE DEVEM JOGAR PORQUE ESTAO APRESENTANDO MELHOR FUTEBOL! voce não leu isso? Não entendeu? quero que leia novamente o que escrevi e,após me critique se couber.
 João Duarte | Vit�ria | 05-03-13 23h07min
Lúcio Sangue Azul,
Se põe os meninos da base para jogar reclamam...
Se dá oportunidades aos meninos da base reclamam...
Se não coloca as estrelas do time em forma... reclamam
Se põe os caras para jogar, voltando de longo tempo de inatividade e os caras jogam mal... também reclamam
Então vale tudo desde que :
- não se dê valor a Leandro Guerreiro, Anselmo Ramon, Everton LE e mais recentemente a Paulão Caveirão e Diego Souza...
EU DIGO QUE TODOS SERÃO IMPORTANTES
 PHDF | Brasília | 06-03-13 11h34min
- E o Uelinton? Terá a sua chance? Pelas fotos, pareceu um pouco gordinho, mas se ele não for escalado agora, já, já, o Henrique passa a disputar a posição com o L. Guerreiro e ele dificilmente terá chance.
- Quando o Guerreiro foi suspenso, Tinga foi o substituto.
- Outro que está propenso a ter pouca chance é o Ananias. São muitos na posição dele.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 06-03-13 13h33min
É nisso que dá ter um elenco com tantas opções. O treinador para lidar com isso tem de ser coerente.Reitero falas anteriores:quem deve ser escalado é quem está melhor, seja da base, seja medalhão.Exemplo disso é o vinicius araujo. Ele foi bem em todos os jogos que entrou, está bem fisicamente...entao deve ser titular.Os outros que corram atrás e façam por onde!O mesmo vou dizer do Ricardo Goulart:não vi motivo para ele não figurar nemj no banco.Salvo se algo muito interno.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 06-03-13 13h36min
Muitos questionam o A Ramon. Mas enquanto ele esytava fazendo goal, mesmo perdendo outros, ele deveria ser o titular, mesmo com o Vinius e o Borges na cola.Não se pode mexert num time em formação a toda hora e nem escalação jogador pára agradar torcedor.Se o Vinicus entrar e jogar bem e fizer goal, tem de ser titular e o Borges entrar aos poucos para ganhar ritmo. Ganhando ritmo, só deve ser titular se o Vinicus estiver pior.Isso vale para qualquer posição.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 06-03-13 13h38min
Nós temos de parar de querer que o Marcelo escale jogador só porque ele custou caro ou porque ele foi contratado a peso de ouro para ser o titular. Se ele não estiver com bom rendimento deve ficar no banco e entrando aos poucos para ver se consegue dar o resultado esperado.Essa questao vale para o Diego Souza.Jogador que dele esperamos muito. Mas não está no seu melhor condicionamento fisico-tecnico e tem de ser preparado com calma para não se queimar.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 06-03-13 13h41min
Se insistirem na sua escalação e ele atuar como tem feito, os mesmos que aqui defendem que ele é craque, que deve ser titular,etc,etc virão aqui detoná-lo e encerrar a passagem dele no cruzeiro prematuramente.Olha o erro que se cometeu com o Dagoberto!Agora, estão consertando, colocando o jogador aos poucos para que ele adquira sua forma e consiga render o que dele esperamos.Enquanto isso, escale-se quem estiver melhor em todos os aspectos>ELENCO NÃO FALTA.
 helioazulceleste | São Paulo | 06-03-13 15h07min
João Duarte! Bela coluna. Estou torcendo demais para que o Marcelo Oliveira consiga dar uma sequencia de jogos para o Vinícius Araujo, pois ele tem futebol para ser um grande jogador. Torço tambem para que o técnico consiga encaixar o Ricardo Goulart no time, gosto muito do futebol dele. Quanto à página heróica, está sensacional,da forma que voce descreveu quando li parece até que viajei no tempo e me senti lá no estádio assistindo o jogo. Incrível! Muito obrigado...
 mrr | Natal | 06-03-13 21h50min
JD boa noite! Muita opção passa a ser um problema se houver intervenção externa na escalação de empresários, conselheiro etc... Caso isso não exista, então está na responsabilidade do MO dirimir os conflitos de jogadores que não querem ficar no banco. Quanto ao seu último "post", as vezes queremos tantas coisas que nos contradizemos, mas da minha parte eu faria o seguinte: Assim como os jogadores da base, DS e Dagol entrariam no segundo tempo caso o placar estivesse a nosso favor.
 mrr | Natal | 06-03-13 21h59min
A respeito do elenco campeão da libertadores 1997 foi memorável. A respeito de alguns jogadores desse time, a muralha Dida; Vitor raça e firmeza, não brincava; Nonato sensatez e cadência de jogo, Gotardo xerifão, Ricardinho e Cleyson impossível pensar no Cruzeiro sem esses jogadores, Palhinha com jogadas brilhantes, Elivelton veloz e por fim Marcelo Ramos sem muita habilidade mas sabia fazer gol. Que viagem!
 PHDF | Brasília | 07-03-13 10h36min
Como o time contratou muito e está jogando o Mineiro, paramos de observar ou comentar. Mas ainda falta um zagueiro para organizar a defesa. Este é o setor mais deficiente da equipe.
 Vincent.Azul | Não definido | 07-03-13 11h54min
para mim as laterais e um ponto critico no cruzeiro , como um zagueiro altura ao Bruno RODRIGO , Pois o Tiago carvalho e fraco para mim ... O anselmo Ramon pode fazer gols, mais no moment o vinicius aruajo tem q ser titular nessa equipe , como diego souza ainda tem que recuperar sua condição fisica pois estar mau .. Concorda João?
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 07-03-13 12h41min
#volta joão Duarte
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 08-03-13 11h08min
Ah João, eu sinto muita falta do verdadeiro Cruzeiro; academia celeste, futebol toque de bola, magia e arte. É o que mais gosto. Claro que toque de bola e muita garra é o que aprendemos a amar dos nossos times que tantas alegrias nos deram até hoje. Tomara, nunca mude nosso estílo de futebol. Que seja sempre no toque de bola e garra. Estou torcendo muito para o MO conseguir trazer o jogo bem visto de volta pra gente. O futebol Brasileiro, principalmente, esta muito brucutu.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [3 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster