Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
De Jure - Coworking



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

15/11/2012 | Joao Duarte
Pouca coisa boa para lembrar 2012

Conforme o prometido, após o Cruzeiro ter sacramentado a sua classificação para 2013, aí está uma análise do FUTEBOL do clube...

Mundo Azul,


Uma avaliação do futebol do Cruzeiro de cima para baixo - Creio que agora seja a hora certa de fazer uma avaliação de performance do departamento de futebol do nosso time em 2012, após ficarmos livres da queda. E começaremos de cima para baixo.
Legenda Adotada :

☺ Fez um trabalho considerado bom no ano de 2012 e merece continuar em 2013.
♦ Precisa apresentar melhoras em 2013
☻ Não gostei do desempenho no ano. Precisa melhorar muito (caso de funções não remuneradas) ou senão não merece continuar no clube em 2013.

♦ 1 - Presidente : Dr. Gilvan do Pinho Tavares - A performance em campo do time foi ruim, mas, as dificuldades que ele teve que enfrentar foram maiúsculas. Conheço o seu caráter e sei que é homem honrado, de bem, um cruzeirense de 4 costados. Pegou o clube com o caixa raspado, com várias recitas antecipadas e se já entrasse na administração vendendo o maior craque do time teria sido lançando no mármore do inferno logo ao assumir. Confiou nas indicações de Dimas Fonseca, Vagner Mancini e Valdir Barbosa na montagem do novo Cruzeiro após a fraca campanha de 2011 e não deu certo.
Bateu de frente com muita gente e contratou um Diretor de Futebol Remunerado (Alexandre Mattos) que teve que buscar jogadores mais rodados para o clube, após ter ido mal no Mineiro e Copa do Brasil. E depois trocar Vagner Mancini por Celso Roth. O novo comandante começou bem o Brasileiro e conseguiu 14 pontos em 6 jogos. Projetou-se que o Cruzeiro iria brigar pela ponta, mas, o fato é que o time não encaixou. O resultado todos conhecemos.
Fora de campo, não empreendeu grandes mudanças. E o resultado continuou fraco.
Espero bem mais dele no 2° ano, agora com mais caixa, com o advento do Mineirão e conhecendo melhor a realidade do clube em todos os seus quadrantes.
Sinto que seja imperativa uma reforma administrativa do clube, atribuindo responsabilidades e cobrando que os gestores de cada área deem resultado.
É preciso que os setores que gravitam em torno do futebol gerem mais resultados para o clube.
Por esta razão, entendendo todas as dificuldades que teve o nosso presidente, solicito que apoio irrestrito lhe seja dado no início de seu 2° ano de mandato, esperando também uma melhoria acentuada em todos os setores do clube e em especial no futebol, que é o carro-chefe da nossa instituição.

☻ 2 - Departamento de Marketing do Clube - Outra área que precisa melhorar muito. Um clube da grandeza do Cruzeiro, que tem 8 milhões de torcedores não pode contar com apenas 12 mil associados. O programa SÓCIO DO FUTEBOL precisa realmente ser uma mola mestra de garimpar recursos para o futebol, mas, não é só isto. Precisamos ser mais agressivos (embora o presidente Zezé Perrela tenha renovado o contrato com o BMG até o final de 2014, ou seja, até o final do mandato do Dr. Gilvan) nas ações de marketing. Por exemplo, o lançamento da 3ª camisa veio na hora errada (embora a versão seja muito bonita). A loja CruzeiroMania do Barro Preto ficou fechada, os resultados do nosso marketing não são divulgados em relatório à parte. Talvez por esta razão, a gente continue a avaliar mal.

☺ 3 - Categorias de Base - aqui o resultado foi muito interessante em 2012. Pelo que pudemos apurar Marcinho Atacadista promoveu uma mudança nas regras e hoje os jogadores sob contrato tem pelo menos 70% dos direitos vinculados ao clube. Isto é muito importante num cenário de recursos escassos. E se dentro de campo os resultados não foram brilhantes em termos de conquistas até aqui (CopaSP, Mineiro, Copa BH), estamos disputando a Copa do Brasil e ainda vamos disputar o Campeonato sub20 no Rio Grande do Sul, pelo menos, a base chega ao final do ano podendo oferecer ao elenco profissional jogadores como : Igor, Mayke, Wallace, Vinícius Freitas, Alisson, Éber, Vinícius Araújo, Pedro Paulo e Lyneker, além do Lucas Silva, capazes de suprir carências do time, virando opções para o novo comandante.
3 casos que não terminaram bem :
- O goleiro Gabriel Vasconcellos que saiu para o Milan por pouco mais de R$ 1.2 milhão.
- Thiaguinho que se mandou para o Vasco, porque não lhe deram chances reais no clube após ter terminado o ano de 2010 como um dos destaques do sub20. E este ano perambulou sem sucesso por Villa Nova, Ceará e ABC...
- Se teve um caso em que faltou habilidade aos homens da base fase com o Léo Bonatinni, um jogador muito promissor que saiu por pouco mais de R$ 1.25 milhão e para um grande clube do exterior.
Agora, vamos ver quantos garotos da base se fixam no elenco profissional. Se forem mais de 4, o trabalho dele terá sido bom. Acima de 7 jogadores : ótimo.

☻ 4 - Treinadores do Clube - Tanto Vagner Mancini como Celso Roth marcaram a sua passagem pelo clube pela irregularidade. Não deixaram saudade.

☻ 5 - Vice-Presidente de Futebol : José Maria Fialho - figura que apareceu pouco. Não foi nunca anteparo nem do Dr. Gilvan e muito menos uma pessoa que o elenco buscasse apoio. Até aqui está mais para figura decorativa. A ele caberia contratar não só o gerente de futebol remunerado, supervisor de futebol, como também o diretor de futebol e mais, discutir com estes a constituição do grupo de jogadores.

☻ 6 - Gerente de Futebol Remunerado : Valdir Barbosa - Só apareceu para dar umas entrevistas genéricas sobre o futebol e no caso daquele péssimo juiz do clássico. Não conseguiu gerar receitas extras para o futebol do clube com as tais relações internacionais. Precisa mostrar resultados.

♦ 7 - Diretor de Futebol Remunerado : Alexandre Mattos - os resultados de 2012 foram fracos, uma vez que os jogadores experientes que trouxemos não conseguiram conferir ao time o padrão de excelência que se projetava. Inegável que Alex Silva, Charles, Tinga, Souza, William Magrão, Sandro Silva, Borges, Fabinho e Martinuccio já haviam mostrado serviço em grandes clubes) e que Rafael Donato era uma boa aposta no momento da sua contratação que veio suprir a contusão de Alex Silva e a saída de Cribari.

☺ 8 - Supervisor de Futebol : Benecy Queiróz - mais um ano de ótimo trabalho. O Cruzeiro não correu riscos de escalar jogador em condição irregular, não teve morosidade no registro de atletas, a logística para os jogos foi sempre a melhor possível e na esfera dele tudo correu bem.

♦ 9 - Profissionais de Apoio ao Núcleo do Futebol : Preparadores físicos, fisioterapeutas, fisiologistas, médicos, psicólogos, massagistas, roupeiros, cinegrafistas, auxiliares técnicos, etc -Este ano não foram observados casos crônicos de jogadores que demoraram demais a se recuperar no nosso DM. E se algumas vezes o nosso time sofreu na etapa final, foi em função da constituição do elenco. Mas, se tem uma área que merece um olho mais apurado e investimentos é esta. O nosso CARE já foi mais elogiado do que nos últimos tempos. E a nossa preparação física segundo algumas pessoas que entendam mais da área, precisa rever alguns conceitos. Fiquei intrigado ao ver o Seedorf de 38 anos ganhar na corrida de nossos jogadores...

☻ 10 - Elenco Profissional : Terminar o ano sem disputar nenhum título representa uma marca negativa para o Cruzeiro em 2012 (a última vez que isto aconteceu foi em 1964) e isto não pode ser desconsiderado. Vamos agora analisar por posições :


A - GOLEIROS
☺ Fábio - Não teve um ano tão bom em 2012, quanto nos anos anteriores. Falhou em alguns jogos, operou milagres em outros. Continuou a ganhar jogos para o Cruzeiro, mas, em minha opinião se desmotivou ao não ser convocado para a Seleção Brasileira. Quando esqueceu do Mano Menezes e focou seu trabalho no clube, passou a oscilar menos e voltou a atuar bem. Não acreditei na história dele ter sido cooptado pelo presidente alvinegro à época da contratação do Victor do Grêmio para o TSQQT.
É um dos ídolos do clube, embora alguns torcedores não gostem dele. Creio que ele só sai se vier uma proposta mirabolante (Dizem que o Inter acena com Dagoberto e mais $$$ por ele).
☺ Rafael - Se saiu bem em todas as vezes que foi chamado a atuar. É um baita goleiro e pode assumir a titularidade caso Fábio saia.
◘ Axel, Georgemy (Raul aposta demais neste rapaz) e Élisson - O máximo que conseguiram foi figurar no banco. Sem avaliação.

B - LATERAIS
☺ Ceará - Ótima contratação do clube. Aposto que vai brilhar em 2012, após uma boa pré-temporada, descanso e maior adaptação ao clube e a Beagá.

☻ Diego Renan - Não foi bem em 2012. Teve várias chances e sua performance não passou de regular o ano inteiro. Creio que seu empréstimo ou venda serão considerados neste hiato de fim de ano.
☺ Everton - Foi o jogador que mais cresceu no elenco do Cruzeiro em 2012. Tomou conta da lateral esquerda, com atuações convincentes, criando chances de gol, saindo bem com a bola de trás. Se o time tivesse encontrado uma formação mais estável contando com boas atuações dos volantes, teria sido ainda melhor. merece ficar no elenco de 2013.

C - ZAGUEIROS
☺ Léo - Foi o zagueiro mais regular do Cruzeiro o ano inteiro e merece continuar em 2013, mesmo não tendo ido brilhante.
☺ Alex Silva - Espero que possa estar no nosso elenco em 2013. Uma pena ter se machucado logo, mesmo que não tivesse tido boas partidas até se contundir antes do Brasileiro começar...
♦ Victorino - É um jogador no qual confio, mas, também é verdade que não foi bem em 2012. Além das contusões, as frequentes convocações para a Seleção Uruguaia limitaram o seu trabalho no clube. Creio que o Cruzeiro vá incluí-lo em negociações neste hiato 2012-2013.
☺ Thiago Carvalho - Entre os 3 beques contratados como apostas foi o que se houve melhor. Merece mais chances.
☻ Rafael Donato - A estreia dele foi contundente demais com aqueles 2 gols de cabeça contra o São Paulo. Com um esquema mais favorável de proteção à zaga pode se dar bem, mas, depois do jogo caiu demais e foi de regular para baixo. Será surpresa se não for envolvido em negociações.
☻ Mateus - Fez um jogo bom a cada 5 participações. Inegável a garra, a raça, a luta, mas, vacila demais para um quarto zagueiro. Não deve ficar.

D - VOLANTES ou ARMADORES -

☺ Leandro Guerreiro - Eu o manteria no elenco, porque é um jogador versátil, bom de grupo e que não oscila demais. Mas, creio que para o bem dele o melhor seria recuar para a zaga, onde fez suas melhores apresentações no ano.
♦ Charles - Nunca neguei ser fã incondicional do futebol dele. Mas, se for olhar o retorno dele, pelo que jogou este ano, não deverá ficar. Foi mal demais.
☺ Lucas Silva - Não tenho dúvidas... fica e vai ser titular em 2013. Mostrou futebol, calma e bom posicionamento em campo. A expulsão que teve foi em função de necessidade de mostrar serviço. Trata-se de um jovem, sendo bastante normal que oscile o nível de suas partidas, mas, é bom jogador.
☻ Marcelo Oliveira - Oscilou o ano todo... Não conseguiu mostrar desempenho que justificasse nos lembrarmos daquele jogador vibrante que nos enfrentou pelo Atlético-PR. Creio que não vá ficar.
♦ William Magrão - Não é mau jogador, embora tenha muitas vezes entrado no final dos jogos, o que dificulta formar uma opinião. Eu creio que mereça ser melhor observado, desde que não seja necessário investir para que ele fique.
☻ Árias - Chegou ao clube em 04/01 como titular da Seleção da Colômbia e só foi estrear de verdade em Outubro. Embora não seja pior que os demais volantes do elenco, não justifica a tal comoção. Além de prender uma vaga de estrangeiro no elenco. Não vai ficar.
☻ Sandro Silva - Chegou com status de quem fosse pegar a camisa 5 e tomar conta dela. Não convenceu. Pelo desempenho de 2012, não merece ficar.
☻ Souza e Tinga - Farei uma análise conjunta do trabalho de ambos, que chegaram com a esperança de configurar ao time experiência e bom futebol. Não conseguiram nem uma coisa e nem outra. A não ser que os custos de rescisões amigas sejam elevados, pelo menos um deles não deverá continuar.

MEIAS
☺ Montillo - é o jogador considerado por todos como o craque do time. Mas, fato é que não teve um bom ano em 2012. Especialmente após a novela Corinthians manteve comportamento ético e profissional, mas, nunca mais brilho com a camisa azul. Dizem que o Fluminense está oferecendo Rafael Sóbis, Wagner e Jean além de R$ 5 milhões para contar com ele na Libertadores de 2013. Se for mesmo verdade, creio que o Cruzeiro tenha que fazer o negócio. Mas, para mim não passa de balão de ensaio. Vamos aguardar.
Se ele ficar no clube, esperamos que tenha um ano maravilhoso quanto 2010, quando fez a diferença. E que melhore o seu humor, que dê suas cavalgadas. Afinal se recebe salário diferenciado é porque também tem o que contribuir.
♦ Élber - Não teve uma sequência de jogos, sempre pedido pela torcida, tem que mostrar mais, se impor e buscar ser melhor. Não justificou em 2012 toda a esperança que depositamos nele. 2013 é ano decisivo para a carreira dele. Quem o viu jogar na base, sabe que ele tem muito mais a mostrar.
☺ Martinuccio - Demorou a entrar no time recuperando-se de uma contusão, mas, nos convenceu plenamente. Como o Cruzeiro já adquiriu 25% dos direitos dele e tem outros 52.5% dos direitos fixados ate 30/06/2013, creio que não haverá pressa em fazer o pagamento. Fica e será diferencial positivo.

ATACANTES
☺ Borges - Entrou no time e mostrou o seu valor ao fazer gols decisivos. Se machucou e volta em 2013. Vai ficar e aposto demais nele. O estilo de jogo dele tem a cara do Cruzeiro.

☻ Fabinho - Não é que tenha decepcionado, longe disto. Mas, o Cruzeiro precisa de opções de velocidade melhores que ele. Não creio que vá ficar.
☻ Wellington Paulista - Mesmo sendo o artilheiro do time na temporada, creio que será envolvido em negociações para fazer caixa. É um jogador raçudo, que luta o tempo inteiro, mas, que se joga demais para cavar as faltas e já ficou marcado pelas arbitragens (anda tomando amarelo até no banco). E tem parte da torcida que não o aceita...
♦ Wallyson - Quem viu o jogador em 2011, não consegue entender no que ele se transformou. A julgar pela bola de 2012, não deve ficar. Mas, se ele julga que tem que retribuir ao Cruzeiro com mais futebol eu o observaria até o fim do Campeonato Mineiro. Se mostrar recuperação, aí merecerá ficar. Senão...
☺ Anselmo Ramon - Em que pese a opinião contrária de alguns, eu julgo que mereça ficar no elenco, a não ser que apareça uma boa proposta. Considerando que o ☺ Vinícius Araújo tá pronto para subir e se vier mesmo o Rafael Sóbis (ou até o He-Man, numa composição do Fluminense por Montillo), a negociação dele pode ser necessária para o clube fazer caixa.

♦ Conclusão : Considerando que o Cruzeiro tenha hoje 26 jogadores de linha no seu elenco profissional, a reformulação que proponho é de ± 40%, ou seja, é uma barca grande que talvez não atinja a tais proporções, mas, reforça que o desempenho do ano não foi bom. E se for analisar mais a fundo, talvez o processo seja ainda amplo. Vamos aguardar os primeiros sinais.

Nota : não sou o dono da verdade. Caso alguém tenha atenuantes para melhorar a classificação de qualquer dos avaliados a opinião será considerada e debatida no processo. É uma visão vista de fora.
E termino deixando uma nota de repúdio a todos os que bateram no vidro do carro do Dr. Gilvan e que ligaram para a casa dele, ameaçando-lhe de morte. Não são torcedores do Cruzeiro, são criminosos. Isto é covardia pura.

As homenagens da coluna hoje vão para : Peter Lennon, Bruno Porto, Wágner Ávila, Tacão Furtado, Raposão do Brasil, Rapoza Matreira, Thiagool (Vitória-ES), FelipeRCardoso, Lúcio Sangue Azul, JMEgito, Khammus e Céu de Sorocaba. Em nome dos 48 colegas que juntos com este colunista deixaram 231 comentários nesta semana.
E de Conceição do Mato Dentro-MG : Téo_CMD, Romeu Madureira, Marcelo e Lucas Brasileiro (hoje moradores de Vespasiano), Zezé Franelli, Otacilinho e Léo Mattos com quem juntos planejo assistir os jogos na volta ao Mineirão.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 João Duarte | Vit�ria | 15-11-12 21h21min
Atenção Cruzeirenses da Região da Grande Vitória
Na próxima 3ª Feira a partir das 18 h, no bar CAIANA, em Jardim Camburi, terá lugar a 1ª confraternização dos amigos do Cruzeiro.Org. Boca Livre garantida afinal João Duarte pagará 120 latinhas de cerveja ou seu equivalente em espécie ao grande Szogheib, que mais uma vez ganhou porque apostou no time das Cocotas. Será um prazer a gente debater o desempenho de 2012 e as sugestões para 2013, temas que foram abordados nos últimos dias...
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 15-11-12 21h55min
João, grande amigo. Concordo com tudo que você disse, somente verifique o ano quando se refere ao Ceará. Diria que faltou vontade de ganhar e profissionalismo. Vivemos sempre no receio de mais um ano horroroso e muita teimosia por parte do nosso treinador. Ressalto também o Everton. Em uma conversa que tive com ele, disse-lhe que apesar da resistência da torcida, que ele fizesse o simples e quando as responsabilidades fossem um pouco mais distribuídas e ou redistribuídas, ele cresceria...
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 15-11-12 21h59min
Não deu outra. Inegavelmente o cara de maior produtividade no Cruzeiro de 2012 foi o Éverton, que de maneira resignada e profissional, venceu todos os obstáculos. Infelizmente, penso que Montillo está com pensamento fora do Cruzeiro e felizmente nosso goleiro paredão, fez muito, mas muito mesmo pelo clube que ele ama. Há alguns que devem mesmo sair. Alguns que tiveram oportunidade e não corresponderam e outros que não tiveram e sairão. E assim caminha o Cruzeiro. Profissionalismo gente.!!!
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 15-11-12 22h02min
Penso que nosso presidente necessite de melhor assessoria, principalmente de imprensa. Que ele tenha força bastante para resistir, pois o que mais precisará é de resistência. Em todos os sentidos, creio que haja muitos contras (a ele). Abraço fraterno.
 zezero | Belo Horizonte | 15-11-12 22h40min
João, acho que a maioria da torcida cruzeirense concorda em grande parte com a sua avaliação, podendo discordar de uma ou outra coisa.Confio no Dr. Gilvan, deixa o homem trabalhar , 2012 iniciamos com o caixa raspado e com cotas antecipadas,não se faz futebol sem dinheiro. Acho que um time não se forma com um desmanche quase que total do elenco .Gostaria de saber sua opinião sobre quais posições e nomes deveriamos contratar para inicio de 2013.
 Alexandre Pinto | Não definido | 16-11-12 00h25min
2012 foi o ano baseado na cautela, para adquirir fôlego financeiro e de reformatação da política da base. Começou tardio o processo, mais pela dívida de escaparmos de uma série B de maneira heroica. O preço não foi alto, pois sem o tal feito haveria um atraso maior ainda e com mancha em nossa história. cont.
 Alexandre Pinto | Não definido | 16-11-12 00h26min
A comunicação é de pouca intensidade, por falha do Clube somada a sempre má vontade da imprensa, mas de qualquer forma o recado foi dado, a linha para o ano que vem é voltar às raízes que já nos consagrou um time de toque de bola, velocidade e jogando pra frente. Para se chegar a isso, é necessária uma boa peneirada, e para não me estender muito concordo em grande parte com a apresentada pelo nosso grande conhecedor João Chiabi.cont.
 Alexandre Pinto | Não definido | 16-11-12 00h27min
Já o técnico, para seguir essa nova mentalidade, os desafios serão muitos, alguns: moldar novas promessas; readquirir a motivação e confiança dos poucos diferenciados; impor-se com o suporte da diretoria aos jogadores, inclusive no trato com a imprensa; harmonizar ao grupo, os novos contratados. Neste último item, incluiria uma ou duas contratações chamadas cerejas do bolo, seria uma boa surpresa e a ousadia que falta para alavancar nosso marketing, aproveitando o advento do novo Mineirão.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 16-11-12 09h02min
Ola Joao Duarte parabens pela coluna, perfeita concordo e assino embaixo, ja tinha dito aqui que o Everton de todos os jogadores e o que mais merece continuar no cruzeiro, por tudo que passou e pela evolucao no seu futebol um jogador realmente profissional nunca reclamou de nada e mostrou muita humildade e com isso evoluiu e muito, paramos ate de pensar em lateral esquerdo, quanto ao resto esta muito bem avaliado por voce, so acho que o charles com uma boa temporada pode voltar a ser um grande
 USA..AZUL | FALL RIVER | 16-11-12 09h08min
grande jogador penso que ele ficou prejudicado quando chegou do santos fez boas partidas, terminou o ano ele voltou para Russia e depois de tres meses estava de volta ao cruzeiro, tambem gosto do futebol do charles, alias o time esteve tao mal que fica dificil ate avaliar jogadores, uma coisa e certa o Celso Roth teve um desempenho horrivel, agora voce nao falou sobre tecnico, eu particurlamente nao aprovo a vinda do Marcelo Oliveira ele nao tem bagagem para assumir o comando azul penso ee....
 Redmosk | Uberl�ndia | 16-11-12 11h42min
Gilvan: Fraco não entende nada de futebol,falta dinheiro não pode servir de muleta para sua incompetência. Alexandre Mattos:Bom para américa,não podemos ter aprendiz nesta função. Departamento medico é fisico: Já e ruim a muito tempo nada de novo. Jogadores que deixaria para próxima temporada seriam:Fabio(T),Montillio(T) ThiagoCarvalho(R),Ceara(R),Everton (R),Lucas Silva(T),Elber(R) Borges(T),Martinuccio(R) o resto para min nem para reserva serve.
 jlacerda | Nova Lima | 16-11-12 11h51min
A violencia das torcidas me deixou até sem querer saber de futebol nos últimos dias, e pra complicar tive dois dias hospedado no hospital com essa danada dessa tosse e peito cheio. A coluna do JD, sempre equilibrada e inteligente, me retorna a vontade de escrever aqui. Me causa tristeza isso de torcida ameaçar de morte. A do palmeiras ameaça o presidente de morte porque caiu pra segunda, aqui a nossa ameaça a mesma coisa por causa da escolha do tecnico. E parece que fui ameaçado tambem...
 jlacerda | Nova Lima | 16-11-12 11h57min
...parece que fui ameaçado tambem, porque varias vezes aqui falei que ele era uma opção muito boa pra dirigir o Cruzeiro. Acho que fez um trabalho de longo prazo no Coritiba, de muito sucesso. Um rapaz tranquilo, trabalhador. Quem acha que não, tá bom, cada um com uma opinião, eu respeito. Agora porque jogou no adversario, porque começou la como técnico tem que ameaçar o presidente de morte? Isso lá é futebol, ou coisa de Talibâ, sei la o que, que atiraram na menina porque ela ia a escola?
 jlacerda | Nova Lima | 16-11-12 12h01min
Então deixa o presidente trabalhar, porque com um ano de trabalho, pegando o time num sufoco danado, não pode nem falar que é bom ou não, precisa de tempo. Agora so pra lembar, o Palmeiras caiu com o Felipão, ou seja, não é so tecnico, tem que ter plantel. Ao JD agradeço a coluna, que me ajudou a melhorar do efizema e da ameaça de morte. Os jovens deixo um recado, deixem cigarro e violencia de lado.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 16-11-12 13h03min
Ótima análise JD. O mkt do Cruzeiro é ridículo, muito ruím mesmo e o que falar desse BMGaylo até 2014?! Ainda dou créditos ao GPT a Alexandre Mattos, pecaram pela inexperiência, mas tem uma chance de se redimirem em 2013. Valdir Barbosa e Guilherme Mendes, pra mim, podem deixar o Cruzeiro, não são bem vistos pela torcida e já basta o patrocinador. Pelo que foi falado nos bastidores, o Fábio teria sim recebido a tal proposta que o Victor recebeu, porém, temeu por ir ao lado podre da lagoa...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 16-11-12 13h04min
... Discordo da sua análise do W. Magrão, Tinga, Souza e Ceará. O Ceará não foi diferenciado, fez aquilo que esperávamos, bom posicionamento, boa batida na bola, mas falta um pouco de vontade, ainda sim, é meu titular pra 2013. W. Magrão além de não pertencer ao Cruzeiro, mostrou-se um jogador de qualidade técnica muito questionável, erros toscos de passes, pra mim, não deve ficar de forma alguma. Como você avaliou Tinga e Souza juntos, acho que o Tinga deve ficar no clube, ao menos demonstra...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 16-11-12 13h09min
... ontade, além de ser um jogador de muita experiência e irá acrescentar ao nosso time. Já o Souza, é outro que não nos pertence e nem de longe é aquele jogador de SP e Grêmio, pode ser devolvido como todos os outros. Quanto ao elenco, deixo aqui minha opinião dos que devem ficar: GOL: Fábio, Rafael e Elisson. LD: Ceará + 1 reforço. ZAG: Léo*, T. Carvalho*, Victorino* + 2 reforços. LE: Éverton + 1 reforço. VOL: Leandro Guerreiro*, Lucas Silva, Charles*, Tinga + 2 reforços. MEI: Montillo,...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 16-11-12 13h10min
... Élber, Martinuccio + 2 reforços. ATA: Borges, Anselmo Ramon* + 3 reforços. Os que marquei com (*), seriam aqueles que em caso de proposta, o Cruzeiro deveria negociá-los com mais facilidade. Acho que a nossa chance de montar um bom time, realmente vai da saída do Montillo (infelizmente), e o jogador já se mostra meio desmotivado, então, se for para o bem, que seja feita a troca, mas dúvido muito que o Flu envolva o Jean nessa negociação. Fábio por Dagoberto + $$? essa não sei se é uma boa.
 Carlos_Almeida | Vitória | 16-11-12 13h11min
J. Duarte, há tempo que leio suas colunas, Dr. Gilvan pode ser uma boa pessoa, mas não mostrou ser um bom presidente. Alexandre Matos, mesmo com o "insucesso" dos seus primeiros 6 meses, tá sendo coerente e acredito no seu trabalho, é um cara que coloco muita fé que precisa e tem condições de melhorar. Quanto aos jogadores, daria uma oportunidade para o Tinga que está filosofia do planejamento do Alexandre M. e concordo com as dispensas. O meio campo é um ponto crucial que tem que melhorar.
 estrelado campeão | Ubá  | 16-11-12 13h19min
Olá João Duarte. Boa análise do ano de 2012. Eu só seria mais crítico em relação à preparação física. Há muito tempo tenho notado o que você observou em relação ao desempenho do holandês do Bota contra a gente. Até Montillo teve ótimo desempenho em 2010(estava chegando da LaU) e já em 2011 quando a preparação ficou toda a cargo do Cruzeiro, seu desempenho físico foi pior. Não sei se mudou a equipe, mas o fato é que jogadores do Cruzeiro estão deixando a desejar nesse aspecto.
 estrelado campeão | Ubá  | 16-11-12 13h23min
Agora, se de fato o Inter vier com uma proposta para levar Fábio envolvendo Dagoberto, como ficaria o setor ofensivo com Dagoberto, Martinucio, Borges, Walisson e A Ramon?? E mesmo o Rafael estando preparado, não seria interessante buscar o Fernando Prass do Vasco, que está super insatisfeito por atrasos salariais?
 estrelado campeão | Ubá  | 16-11-12 13h25min
Outra coisa, João Duarte : o que levou o Cruzeiro a assinar com o Tinga até 2016??
 estrelado campeão | Ubá  | 16-11-12 13h25min
Outra coisa, João Duarte : o que levou o Cruzeiro a assinar com o Tinga até 2016??
 estrelado campeão | Ubá  | 16-11-12 13h33min
E gostaria de endossar o pensamento sobre o Dr. Gilvan. Homem de caráter, deveria estar há mais tempo como Presidente. Seu trabalho é pautado na ética e na seriedade. Ridículo a atitude de pseudos torcedores. Deveriam entrar no Yutube e assitir o que o Zé Carlos(corroborado pelo Neuber Soares) falou sobre o Marcelo no Alterosa Esportes. Grande postura do Dr. Gilvan, que bancou o Marcelo. Não precisa de adaptações à cidade, conhece a rivalidade e se identifica com Gilvan na postura ética.
 estrelado campeão | Ubá  | 16-11-12 13h33min
E gostaria de endossar o pensamento sobre o Dr. Gilvan. Homem de caráter, deveria estar há mais tempo como Presidente. Seu trabalho é pautado na ética e na seriedade. Ridículo a atitude de pseudos torcedores. Deveriam entrar no Yutube e assitir o que o Zé Carlos(corroborado pelo Neuber Soares) falou sobre o Marcelo no Alterosa Esportes. Grande postura do Dr. Gilvan, que bancou o Marcelo. Não precisa de adaptações à cidade, conhece a rivalidade e se identifica com Gilvan na postura ética.
 estrelado campeão | Ubá  | 16-11-12 13h40min
E Parabéns para Jlacerda(N Lima) pelas palavras e pela postura. Espero que se recupere em breve. Enfim, parabéns a todos os cruzeirenses, que torcerão pelo Cruzeiro mesmo se o Marcelo Oliveira assumir a função de treinador. Fazendo honrosa menção ao Paulo Soares : torço pelo Cruzeiro, independente de quais jogadores estiverem vestindo a cmaisa azul estrelada. E torcerei,seja com Marcelo Oliveira, Guardiola, Fábio Capello, Sampaoli, Luxemburgo, ou mesmo com alguém desse nosso espaço à frente.
 estrelado campeão | Ubá  | 16-11-12 13h41min
E Parabéns para Jlacerda(N Lima) pelas palavras e pela postura. Espero que se recupere em breve. Enfim, parabéns a todos os cruzeirenses, que torcerão pelo Cruzeiro mesmo se o Marcelo Oliveira assumir a função de treinador. Fazendo honrosa menção ao Paulo Soares : torço pelo Cruzeiro, independente de quais jogadores estiverem vestindo a cmaisa azul estrelada. E torcerei,seja com Marcelo Oliveira, Guardiola, Fábio Capello, Sampaoli, Luxemburgo, ou mesmo com alguém desse nosso espaço à frente.
 estrelado campeão | Ubá  | 16-11-12 22h51min
Peço desculpas pela pressa na digitação e consequentemente os erros : Youtube e camisa. Deu agora na Rádio Globo : Fábio vetado para enfrentar o Fluminense. O titular será o Rafael. Chegou a hora dele. Enfrentar o campeão, o ataque mais positivo e o artilheiro da competição. Boa sorte Rafael.
 Cícero volney | Vitória/ES | 16-11-12 23h09min
Tá certo que Marcelo Oliveira como o novo técnico não era o sonho de consumo da maioria da torcida do Cruzeiro(e põe maioria nisso)... mas se analisarmos bem, é a melhor opção de que dispomos... Luxa não vai largar o Gremio - Muricy não larga o Santos - talvez o Renato Gaúcho poderia ser uma outra opção, mas se desligou por conta própria ao sair do Bahia (sem uma explicação convincente), e esse papo de que o Marcelo é atleticano não é motivo pra ter medo, o camarada é profissional acima de tudo!
 Cícero volney | Vitória/ES | 16-11-12 23h09min
Tá certo que Marcelo Oliveira como o novo técnico não era o sonho de consumo da maioria da torcida do Cruzeiro(e põe maioria nisso)... mas se analisarmos bem, é a melhor opção de que dispomos... Luxa não vai largar o Gremio - Muricy não larga o Santos - talvez o Renato Gaúcho poderia ser uma outra opção, mas se desligou por conta própria ao sair do Bahia (sem uma explicação convincente), e esse papo de que o Marcelo é atleticano não é motivo pra ter medo, o camarada é profissional acima de tudo!
 USA..AZUL | FALL RIVER | 17-11-12 10h57min
Penso que nenhum torcedor do cruzeiro questiona a honestidade a integridade do Dr Gilvam, eu particurlamente tenho esperanca que ele seja um grande presidente, porem as atitudes dele ate agora deixam a desejar principalmente pela teimosia, nao justifica alias nunca vi um tecnico demitido continuar comandando o time, das entrevistas que deu so falou bobagem principalmente em relacao ao Celso Roth, agora mais essa do tecnico Marcelo Oliveira, o Gilvam disse que banca o tecnico Marcelo Oliveira
 USA..AZUL | FALL RIVER | 17-11-12 11h03min
mesmo como uma regeicao de 90% da torcida azul, o que pode ser um tiro no pe, uma vez que se de errado ele levara toda culpa e teremos outro ano desastroso o que pode culminar com um impeachment o que seria um desastre para o teimoso Dr Gilvam e ainda ser rotulado como pior presidente da historia do cruzeiro ou seja nao e tao simples assim, existe uma rejeicao grande e um risco eminente para os dois lados o Ceu e o Inferno...
 SorinEterno | Sta Maria | 17-11-12 12h13min
As esperanças se renovam leiam http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2012/11/17/noticia_cruzeiro,234768/plano-b-do-cruzeiro-jorge-sampaoli-e-assediado-por-flamengo-e-selecao-chilena.shtml vou torcer pra que Lysias Itapicurú seje eleito e libere Dorival Jr pra seje nosso tecnico em 2013. Vamos torcer, tenho fe nisso.
 SID-ROCHA | Não definido | 17-11-12 12h38min
OLA NAÇAO AZUL,,,na verdade o torcedor CRUZEIRENSE nao tem nada contra o MARCELO OLIVEIRA pelo fato de ser ATLETICANO,,,o que pesa mesmo é o fato de ele (MARCELO), NAO SER UM CARA DE PERFIL VENCEDOR...Por exemplo: NOS ANOS 80 E 90 SE FOSSE O TELE SANTANA É CLARO QUE ABRAÇARIAMOS POIS O TELE ÉRA UM CARA VENCEDOR....Puxa amigos, JOAO DUARTE E DEMAIS,,,todos nós sabemos que os grande TECNICOS HOJE ALCANÇAM O PICO NA CARREIRA COM +- 50 ANOS DE IDADE..Pra quê Marcelo tá proximo de 60 anos......
 SID-ROCHA | Não definido | 17-11-12 12h43min
ENTAO....pra que correr contra o vento,,pra que bater o pé em cima de uma tal de HONRA E MORRER CAINDO NO BURACO,,,HONRA TAMBEM INCLUIU SER HUMILDE,,,pedir desculpas ao MARCELO e correr atras do SAMPAOLI,,etc,etc,,,MAS COMEÇAR UMA CASA NA AREIA,,,PUXA...VAI CAIR MESMO,,,TUDO QUE COMEÇA ERRADO ACABA DANDO ERRADO...Pra que este risco,,,PELO AMOR DE DEUS GILVAN,,,este bando de rato ,,parece que quer lhe derrubar,,,PRESTE ATENÇAO..FINALIZANDO,,,MEU NOME PREFERIDO É O JORGINHO TETRA,,,ELE É O CARA...
 SID-ROCHA | Não definido | 17-11-12 12h50min
QUERO TB deixar um pitaco sobre contrataçoes..No ponmto de vista a coisa nao esta tao feia assim,,,precisamos mesmo é de 03 contrataçoes...QUE SAO AS SEGUINTES,,,,02 VOLANTES,,( ELIAS,JUSCILEI, CRISTIAN ) E 01 ATACANTE RAPIDO ( DUDU OU TIAGO RIBEIRO),,,Mas grande açao seria mesmo mandar UM BALAIO DE GENTE EMBORA,,,E DEPOIS FAZER CONTRATAÇOE PONTUAIS...JÁ IMAGINARAM UM EQUIPE com FABIO,CEARA,ALEX SILVA, VITORINO,EVERTON, ELIAS CRISTIAN,MONTILLO,MARTINUCCIO,BORGES E DUDU,,,é um TIMAÇO..ABRAÇO
 szogheib | Vila Velha | 17-11-12 13h47min
Boa tarde. JD estamos confirmados para o boca livre, digo, as latinhas livres, no dia 20/11. Acho que a primeira que temos a fazer é definir o treinador. Como dito antes do jogo contra os gaylo no primeiro turno...CR deveria deixar o Cruzeiro logo após aquele jogo. Acho que mesmo não conhecendo o futebol brasileiro, o Sampaoli seria um nome de peso e não acredito que o custo dele seja tão diferente dos ditos treinadores no Brasil. Hoje já tem o Fla e a seleção do Chile em cima...
 szogheib | Vila Velha | 17-11-12 13h51min
Já estamos falando demais e agindo pouco. Tem que fechar com ele de uma vez. Trazer o Marcelo Oliveira é burrice. A torcida (90%) está contra e com certeza não vai dar certo. Bastarão poucos resultados ruins para a coisa ficar perigosa. Então para que arriscar? Porque gerar esse clima hostil? Acho que o Marcelo Oliveira não será tão idiota em vir treinar um clube onde declaradamente 90% são contra...Tem que ser muito idiota para assumir um risco desses.
 szogheib | Vila Velha | 17-11-12 13h53min
Acho que o presidente do Cruzeiro, Gilvan, tem que esquecer essa birra e mais que isso esquecer essa tal de ameaça, e efetivamente assumir o Sampaoli com unhas e dentes. É melhor errar com ele que errar com o Marcelo Oliveira. O Gilvan não pode pensar que desistir do Marcelo Oliveira é ceder às ameaças...isso é ridículo... então que peça ao Marcelo Oliveira que anuncie que não virá... ai todos saem bem.
 Tacao Furtado | Belo Horizonte | 17-11-12 15h45min
SER OU NÃO SER: Sobre o MO não se trata de origem. E sim, de momento. O Bundão do GPT já insistiu no WM, só porque goleou de 6 e deu no que deu. Insistiu em mantem o Dimas(horrosso) e deu no que deu.Manteve e mantêm o VB e o GM, que são apenas penduricalhos organizacionais. Mantém um DM questionável e um parque fisico-tecnológico que apresenta jogadores caindo pelas tabelas. Contratou o AM com um pensamento: resolve os meus problemas. O GPT é simplesmente horrivel. Lembra a máxima do Chacrinha:
 Tacao Furtado | Belo Horizonte | 17-11-12 15h53min
"quem não se comunica, se trumbica". O GPT não sabe se comunicar. Perto dele, o Vicente Mateus tem doutorado. Não é um momento de MO no Cruzeiro. A lambança foi tanta que já perdeu também o Sampaoli.Vai ocorrer mais uma vez um time horrivel, um clube tacanho e técnicos claudicantes: a cara do GPT. E possiveis contratações horrorosas: Rafael Sóbis;He-man:Rafinha e mais outra barca de série B. Chega...a torcida não suporta mais!!!!!
 André Figueiredo | Não definido | 17-11-12 16h14min
Prezado João Duarte, Temos mais coisas em comum que ser Cruzeirenses: viemos de de Minas "fazer a América" no Espirito Santo e temos laços na região de Conceição do Mato Dentro... Mas indo ao ponto e ao que interessa. Parabéns pela coluna e pelo artigo! Concordo em quase tudo que escreveu, mas queria apenas acrescentar dois detalhes importantes: 1) Pelas anunciadas contratações, temo que o Cruzeiro repita os mesmos erros de 2012, Rafinha (30 anos) Egídio (27 anos) e outros da segundona...
 szogheib | Vila Velha | 17-11-12 16h15min
JD...não se trata de confiança no sentido de roubalheira. Até então não tenho visto ninguém vincular ao Gilvan esse rótulo...como eu fiz e "penso" dos Perrelas (te prometi não mais falar deles...mas acho que posso dizer que "penso"). A questão toda é que mesmo sabendo do histórico e doação do Gilvan em sua vida para o Cruzeiro, eu não vejo nesse cara uma pessoa preparada. Mesmo que tenha pegado o barco afundando e pegou sim. Mas não é isso que nós cruzeirenses postulamos aqui ou acolá...
 szogheib | Vila Velha | 17-11-12 16h22min
Queremos um cara com o perfil do Perrela, mas por favor com outro caráter. Pode ser cedo para avaliações pois o Gilvan pegou realmente as coisas ruins, mas já vimos muitos erros, talvez pressionado pelo momento e por ter que dar resposta... pode até ser, mas não dá mais. Acreditando no seu conhecimento e nas suas palavras sobre o Gilvan, que tal um homem com o conhecimento de futebol e das falcatruas da CBF e dos empresários como o Perrela e com o caráter do Gilvan? Seriamos felizes para sempre
 André Figueiredo | Não definido | 17-11-12 16h26min
[...] O Cruzeiro está incorrendo no mesmo erro de 2011/12! A base do Cruzeiro possui jogadores muito melhores (e que precisam ser testados) que Rudney, Amaral, Jackson, Gilson, Fábio Lopes, Rafinha, Egídio e cia. Se forem verdades as propostas de Inter (Fábio por Dagoberto + $) e Flu (Montillo por Vagner, Sobis, Jean + $), serão ótimos negócios. Sugiro que o Cruzeiro tente contratar (oferecendo os dispensáveis + $) Gabriel (meia do Bahia, 22 anos) e Éverton Ribeiro (LE/meia Coritiba, 22). Abraço
 André Figueiredo | Não definido | 17-11-12 16h34min
{completando} Gabriel é um excelente meia, veloz, habilidoso e chega bem ao ataque, faz lembrar o Edilson Capetinha. Éverton Ribeiro é um excelente meia (começou no Corinthians e jogou na seleção sub-20 na LE), veloz, muito habilidoso e cruza muitíssimo bem com a perna esquerda. Esses dois resolveriam o problema da LE e meio campo, principais problemas do Cruzeiro.
 Zezé | Belo Horizonte | 17-11-12 21h58min
Compadre para mim o que mais pesou negativamente este ano foi a irregularidade do meio campo celeste. A falta de pegada que gerou sobre-carga na zaga. Sandro Silva e Magrão não mostraram porque vieram, Charles fora de forma, L. Guerreiro discordo de vc, muito lento pode seguir vida, não dá! Marcelo Oliveira jogador mediando, também sem pegada. Se no próximo ano não tiver um meio de campo consistente, com dois volantes de desarme, vamos continuar procurando culpados na zaga...
 Zezé | Belo Horizonte | 17-11-12 21h59min
E estamos firme aguardando a volta para casa. Que Gilvan tenha a mesma grandeza e coragem do saudoso F. Brandi, quando visualizou o que seria o Mineirão, e transformou o Cruzeiro no maior e mais vitorioso time de Minas.
 leo.s.santos | Betim | 17-11-12 22h46min
Sobre o técnico para 2013. O Cruzeiro passa por uma crise técnica e financeira. Acho EXTREMAMENTE arriscado apostar num treinador extrangeiro, que "não conhece" o futebol brasileiro. S Paoli seria um ótimo nome em outros tempos. Honestamente - eu teria apostado no A Batista. Um recomeço prá nós e também prá ele. Se pudéssemos trazer o Felipão iríamos ganhar mais respeito. Difícil... Mas Marcelo Oliveira NÃO! Pelo amor de Deus...
 Redmosk | Uberl�ndia | 18-11-12 10h28min
Olha ai João Duarte umas das minhas indicações aqui no site foi contratada pelo cruzeiro,vamos ver se ele joga aqui,espero que não seja outro sandro silva http://bocaonews.com.br/noticias/esporte/esporte/47715,ueliton-troca-vitoria-pelo-cruzeiro.html
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 13h43min
Em resposta ao POLE = Fernando Campos,
Concordando com você sobre a grande subida de produção de Everton e que infelizmente também considero que Montillo não rendeu nem 20% do que sabe e que uma das razões pode ser estar com o pensamento fora do Cruzeiro.
O pior de tudo é que mesmo não tem rendido 20% do que pode, Montillo ainda conseguiu ser melhor que todos os outros meias no ano : Roger, Souza, Tinga e Élber conseguiram atuar pior que ele.
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 13h45min
Fábio não deu chances aos outros goleiros atuando praticamente todas as partidas. Se não foi tão decisivo como nos anos anteriores, acumulando algumas falhas, não resta dúvida que esteve entre os melhores do clube no ano.
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 13h50min
Meu prezado irmão e compadre Zezé Franelli,
Este ano o setor que foi pior no Cruzeiro foi realmente o meio-campo de contenção. Nossos zagueiros não são tão ruins e horripilantes, mas, quando os volantes não marcam e só cercam, tudo estoura nos beques.
Se for olhar pela performance do ano, ninguém foi aprovado no setor. Leandro Guerreiro talvez possa ser mantido como uma opção para a zaga. Mas, o futebol de Sandro Silva, W. Magrão, Charles, Árias, Marcelo Oliveira e Amaral foi fraco
 hudsonferreira | Águas Claras-DF | 18-11-12 13h58min
Olá. Pelas contrataçãoes realizadas no início de 2012, a campanha ruim na temporada já era esperada.Era visível que as vitórias do início do campeonato seriam fogo de palha.Para 2013, esperamos melhoras. Acho que são necessárias muitas contratações. O setor mais crítico é a zaga, dos atuais, apostaria apenas no Alex Silva. Leo, R. Donato, T.Carvalho etc sã todos muitos fracos. Quanto ao Marcelo Oliveira, espero que ele desista, porque o GPT parece que não vai mudar de ídéia.
 hudsonferreira | Águas Claras-DF | 18-11-12 14h13min
Continuação. A rejeição ao Mo não é pelo fato de ser atleticano, o cara é profissional, mas por não ter experiência necessária para esse momento. Acredito que seria mais adequado um treinador com mais história e, de preferência, com conquistas de peso nas "costas". O melhor nome ,a meu ver, seria o Luxemburgo. Como, infelizmente, o GPT não vai mudar de idéia, a esperança é que o prório Marcelo perceba o quao ruim será para todos que ele treine o Cruzeiro, pelo menos nesse momento.
 Wagner Ávila | Não definido | 18-11-12 14h51min
Grande João! Obrigado pela homenagem! Ótima coluna, como sempre. Concordo com essa lista dos que devem sair e os que devem ficar. Quanto ao marketing do clube, acho que piorou muito após a saída do Antônio Claret. Não seria o caso de trazê-lo de volta? Agora é a hora de trabalhar forte o programa de sócios e lotar o Mineirão. É claro que além do marketing, é preciso ter um time competitivo. Gostei da contratação do Uélliton. Pode fazer uma boa dupla com o Lucas Silva. Concordo com todos que ...
 Wagner Ávila | Não definido | 18-11-12 14h56min
... defendem a contratação do Manoel, do Atlético-Pr. Já vi vários jogos dele e acho que é mais seguro que os que temos atualmente. Além de marcar bem, tem bom posisionamanto. Aliás, acho que, principalmente por isso, o Leandro Guerreiro deve ser efetivado na zaga. No meio, ele cerca muito mas na zaga, já mostrou que vai bem.
 mrr | Natal | 18-11-12 16h34min
JD boa tarde! Ótima avaliação, tenho apenas a ressalva dos jogadores Victorino e Arias. Sou mais o volante do que o zagueiro, pois vejo o Victorino com a cabeça muito longe do clube. Quando o mesmo não era convocado, estava machucado. As poucas atuações do Arias não me deixa dúvida, principalmente se observamos os atuais volantes do time. Abraço!
 mrr | Natal | 18-11-12 16h40min
Em relação a barca, concordo que algo próximo dos 40% ou até 50% deve deixar o clube, se isso não ocorrer, prefiro nem comentar.
 mrr | Natal | 18-11-12 16h42min
Em relação ao presindete, a única coisa positiva que vi foia permanência do Montillo, ponto para ele. No mais o somatório de declarações desastrosas, sinceramente me deixou muito desconfiado. Essa "CORAGEM" do nosso presidente em PEITAR a torcida, dizendo que MO será treinador, caso o mesmo aceite, lembra-me muito a arrogância do antigo presidente (ZEZÉ), que se achava dono do cruzeiro. Na minha opinião está errando novamente...
 mrr | Natal | 18-11-12 16h45min
Por último um especial comentário sobre Diego Renan, jogador tão defendido pelo colunista. Compartilho da mesma opinião, talvez um empréstimo possa lhe fazer bem, mudança de ares. No mais , até próxima!
 lanza | Vitória | 18-11-12 18h59min
AGUA NO CHOPP DO FLUZAO,O NOME DO JOGO FOI LEANDRO GUERREIRO (NESTA NOVA POSICAO).DESTAQUE TAMBEM O GOLEIRO RAFAEL.UM BOM INICIO DE TREINO PARA 2013.MONTILLO DEFINITIVAMENTE NAO PODE SAIR E PRECISAMOS URGENTE DE UM ATACANTE COM COMPRESENCA NA AREA E MATADOR.
 estrelado campeao | Ubá  | 18-11-12 19h27min
Grande vitória sobre o Flu. Foi carimbada de faixa, água no chopp e de quebra a garantia de permanência do record de aproveitamento na era dos pontos corridos. Rafael tem sorte, quando falhou a trave ajudou. Elber e Montillo desmancharam o sistema de defesa do Flu. Leando Guerreiro foi soberbo na função de zagueiro. Hoje até o Charles foi bem. Um jogo em que se tivéssemos o Borges como alternativa de ataque poderia ter um placar mais dilatado.
 estrelado campeao | Ubá  | 18-11-12 19h32min
Se bem que na verdade, não para dizer que o Rafael falhou. Retiro o que eu disse. Tive a impressão que ele fez golpe de vista no chute do T. Neves, mas por outro lado pode ter sido atrapalhado pelo sol. Não dá para definir, portanto não caracteriza falha. Em todos os casos, naquele lance da cabeçada a queima roupa, parece que bola tocou no seu queixo. Com mais atuações chegará no ponto. E de fato, João Duarte se vier a negociação com o Inter, temos o substituto.
 estrelado campeao | Ubá  | 18-11-12 19h35min
E o garoto(Rafael) tem sorte. Quando joga, dificilmente o time perde.Poderia ser mantido para os próximos jogos, assim como o Elber.
 estrelado campeao | Ubá  | 18-11-12 19h35min
E o garoto(Rafael) tem sorte. Quando joga, dificilmente o time perde.Poderia ser mantido para os próximos jogos, assim como o Elber.
 helioazulceleste | São Paulo | 18-11-12 19h46min
João Duarte! ótima coluna. Como dizia antigamente: Falou e disse. Só acho que uma barca com 40% é um pouco exagerada, embora precise até ser maior, acho difícil encontrar mercado para tanto, mas a idéia é boa. Quanto ao jogo de hoje, achei o LG como zagueiro o melhor em campo, grande partida tambem de Montillo, Elber e Rafael. Tá certo que o flu estava desfalcado e com ressaca, mas mesmo assim achei que o Cruzeiro fêz uma grande partida. Vamos terminar o campeonato com dignidade. Abraços.
 lcs - Zona da Mata | Não definido | 18-11-12 20h02min
Não é que o Leandro Guerreiro arrumou uma posição para jogar! Duas belas partidas como zagueiro. O Charles hoje foi bem. Bem que poderiam tentar o Gabriel do Bahia. O lucas Mugni do Colon cairia como uma luvapara a armação, mas é caro.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 18-11-12 21h09min
Vou lancar umas duvidas quem souber me responda, o palmeiras firmou uma parceria com a (PARMALAT) anos atras na qual renderam alguns titulos importantes,a Parmalat se foi e o Palmeiras declinou, durante o periodo de contrato com a Parmalat o Palmeiras anunciou na epoca que estava no vermelho e precisaria de 2 a 3 anos para sair do vermelho isso nao aconteceu e o Palmeiras hoje tem a maior divida do futebol brasileiro 1.275.000000 um bilhao e duzentos setenta e cinco milhoes.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 18-11-12 21h11min
O Fluminense firmou parceria com a (UNIMED) nos ultimos tres anos e conquistou dois titulos nacionais, curiosamente o presidente do Fluminense anunciou que o clube esta no vermelho e vai precisar de mais ou menos 2 a 3 anos para sair do vermelho em sua projecao em 2016.
 danielzero | Belo Horizonte | 18-11-12 21h15min
USA AZUL, não se esqueça das frangas e seu fiel escudeiro Ricardo Guimarães.A diferença é que permanecem sem titulos, mantendo a tradição...
 USA..AZUL | FALL RIVER | 18-11-12 21h18min
O Zeze Perrela comandou o Cruzeiro por 17 anos, nao sei precisar quanto exato, comquistou mais de 20 titulos entre eles nacionais e internacionais, foi o maior presidente da historia do clube, vendeu e da mesma forma sempre compro jogadores, teve um ano atipico que foi ano passado, o Cruzeiro e un dos clubes grande que menos deve no futebol brasileiro. Pergunta: Esta parceria firmada entre os clubes Palmeiras antes Fluminense atual e parceria ou tubo de ensaio?
 danielzero | Belo Horizonte | 18-11-12 21h19min
E esse negócio do Leandro Guerreiro de zagueiro , o JD cantava há muito tempo aqui no site.Dito e feito, entrou e jogou muito bem.Se manriver assim, poderá ser um reserva para a zaga no próximo ano.Que devolvamos agora os quatro contra o Coritiba, e batamos as frangas, como sempre.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 18-11-12 21h23min
Porque o Fluminense esta no vermelho? Porque a UNIMED preferiu o Fluminense e nao outro clube ate com maior expresao que o fluminense? Porque o BMG nao patrocina um so clube como a UNIMED, e a PARMALAT fez. quem souber e querer discutir, alo Joao Duarte voce com historiador do futebor sabe me dizer algo? abracos a todos...
 USA..AZUL | FALL RIVER | 18-11-12 21h33min
Pois e DANIELZERO, minha duvida e sobre estas parcerias, vejo alguns torcedores defedendo isso ou aquilo e podemos estarmos vendendo a alma ao Diabo, futebol nao para, as conquistas marcam engrandecem porem o presente pode ser terrivel com um passado mal administrado, quanto as frangas nuncam vao ganhar nada um aqui ou acola mais nada e tambem tem a segunda maior divida do futebol brasileiro mais de 500.000000 quinhentos milhoes e nao ganharam nada estao fardadas ao fracasso...
 Redmosk | Uberl�ndia | 18-11-12 21h42min
USA..AZUL A unimed patrocina Fluminense porque seu presidente Celso Barros é torcedor fanatico do flu,não esta importando se da lucro prejuizo atitude de torcedor mesmo não de profissional. já BMG foi uma estratégia de marketing do banco investir é consolidar sua marca por meio de patrocinio em todos setores do esporte,já estão diminuindo bem seus investimentos,como seu dono Ricardo Guimaraes é patéticano talvez em pouco tempo as galinhas sejam unico clube que investiram.
 danielzero | Belo Horizonte | 18-11-12 21h55min
Redmosk, esse negocio de empresa apoiar time incodicionalmente não existe, até porque dificilmente uma empresa grande tem um "dono".E mesmo quando tem, varios são os envolvidos, que não querem saber de prejuizo por causa de time de futebol.E mesmo o presidente da Unimed, dfificilmente traria prejuizos a sua empresa por causa do fluminense.Isso que voce está falando simplesmente não existe.
 danielzero | Belo Horizonte | 18-11-12 21h58min
Frangas/BMG,Fluminense/Unimed e Palmeiras/Parmalat não devem ser olhados como exemplo.Exemplo é o São Paulo de 2005-2008, que sem essas parcerias foi tricampeão brasileiro e campeão mundial.Montar um bom elenco, mantendo o tecnico e mirando um trabalho em longo prazo.
 szogheib | Vila Velha | 18-11-12 21h58min
USA, me parece que a maior dívida é do Botafogo. Mas está na faixa de R$ 550 Milhões. De onde vc tirou essa informação? Existem na internet inúmeros ranking para isso, mas não tem como confiar.
 danielzero | Belo Horizonte | 18-11-12 21h59min
E é claro, mantendo a saúde financeira.Se endividar pode até funcionar por um ano ou dois, mas uma hora a conta vem.
 szogheib | Vila Velha | 18-11-12 22h01min
O time sem o peso nas costas se mostrou bem tranquilo. O esquema de jogo do CR não mudou em nada. Temos sim um Leandro Guerreiro na zaga e se mostrando tranquilo sem chutões. O fraco do AR como sempre não sabe se posicionar no ataque. O Elber só tinha uma jogada que era limpar para a direita e bater... e o que o nosso colega fez? Ficou atrás...ele é péssimo. No mais, o Montilho é o jogador diferente que o Cruzeiro tem hoje. Se for para sair que saia mas que venha outro.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 18-11-12 22h07min
João, parabéns pela coluna e obrigada pela homenagem. Concordo com quase tudo que você escreveu. Fosse eu presidente do clube, manteria os jogadores que você referenciou no seu post e mandava os outros embora.Só o Árias, que, acredito,deveria ter mais oportunidades para mostrar a que veio.Na barca eu incluiria também o Valdir Barbosa.
 estrelado campeao | Ubá  | 18-11-12 22h20min
USA AZUL, intrigante as dúvidas levantadas acerca dos patrocínios e das dívidas de clubes, pós-período patrocínio. O Palmeiras de quase todo-poderoso na era Parmalat, perdeu prestígio após a saída do patrocinador. O mesmo poderá acontecer com o Flu. Qualquer projeto de futebol deve ter sustentabilidade, aí cai naquilo que o Danielzero colocou. O exemplo do São Paulo tricampeão é pertinente. Projetos devem ter sustentabilidade : técnico competente com contrato superior a dois anos e bom elenco.
 estrelado campeao | Ubá  | 18-11-12 22h26min
Naturalmente, para manter um bom técnico com um bom elenco por períodos longos(2 a 3 anos, nas atuais circunstâncias) são necessárias boas receitas. E no futebol nem sempre o todo é a soma entre as partes. Pode-se ter bom jogadores para cada posição com bons reservas, mas isso não é garantia de boas campanhas. Mas a solução está em parte em se manter uma base forte por mais de duas ou três temporadas. Exemplo é o próprio Flu, que em 2009 escapou do rebaixamento com muitos jogadores hoje tetras.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 18-11-12 22h30min
Realmente SZOGHEIB, me enganei com relacao aos numeoros, botafogo 563.19, fluminense 404.899, vasco 373,282, frangas 317,788 o cruzeiro e o decimo terceiro com 120,300 entre os clubes grandes e o que menos deve, mais as perguntas seguem acima, e o palmeiras e o 6 com 245,298 eu vi os outros numeros em outro site mais nao me lembro este endivedamento e ate 2011 segundo este site...
 estrelado campeao | Ubá  | 18-11-12 22h31min
Aí, no nosso caso, entra a questão da volta do Mineirão : temos que ter uma boa média de público e usá-lo para incrementar o programa Sócio-torcedor. Outra solução seria usar os artifícios do Corintians, que usou cerca de 5 patrocinadores diferentes para o seu uniforme(frente da camisa, costas, mangas, axilas e até no short. Naturalmente, o patrocinador master era o da frente da camisa.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 18-11-12 22h35min
J.D. , uma pergunta , tem uma foto do Cruzeiro de 2003 no site da Superesporte , minha pergunta , quem é o jogador do Cruzeiro que está entre o Recife e o Alex ?? E entre o Arthur e o Maurinho é o Márcio Nobre ??
 estrelado campeao | Ubá  | 18-11-12 22h40min
Notícias dão conta que os emplumados, ou as cocotas, trocarão de patrocinador ( FIAT novo patrocinador master) com o BMG ocupando somente as mangas. Então, podemos tirar proveito da situação tentando um aumento nos valores junto ao BMG. Porém, não sei como que é a questão contratual para tais alterações. E temos o maior parque siderúrgico do Brasil e da América Latina, então poderíamos buscar algumas dessas empresas como patrocinadores. É uma idéia.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 18-11-12 22h44min
Falando do jogo de hoje , o Celso é brindeira mesmo , o Charles hoje estava fazendo sua melhor pardido no Cruzeiro este ano , ela vai tira o cara para colocar o W.M.,agora o Alisson nos dará muita alegria ainda !! é um jogador diferenciado !!
 estrelado campeao | Ubá  | 18-11-12 22h52min
JOÃO DUARTE, por falar em dívidas( assunto levantado pelo USA Azul) como está a questão da dívida trabalhista com o André(goleiro campeão da Copa do Brasil) ?? Já foi quitada?? E a dívida que o Coritiba está cobrando em relação ao Dudu, qual seu valor??
 estrelado campeao | Ubá  | 18-11-12 22h52min
JOÃO DUARTE, por falar em dívidas( assunto levantado pelo USA Azul) como está a questão da dívida trabalhista com o André(goleiro campeão da Copa do Brasil) ?? Já foi quitada?? E a dívida que o Coritiba está cobrando em relação ao Dudu, qual seu valor??
 Redmosk | Uberl�ndia | 18-11-12 23h04min
danielzero eu não inventei nada basta vc dar uma pesquisada na internet é vai ver como funciona o patrocinio Unimed com flu,o quanto de dinheiro investem por mês é quanto investiram nesses 14 anos,vai ver que so dura esse tempo todo pela paixão de torcedor Celso Barros,se fosse uma relação estritamente profissional,já teria acabado ha tempos o retorno e bem menor que investimento.
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 23h04min
Prezados Amigos,
Na sequência irei respondendo aos colegas, ok ?
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 23h09min
Prezado Zezero,
Imagino um time para começar o ano :
Fábio no gol. Se ele for negociado, o Rafael tem condições totais de ocupar a posição.
Na lateral direita a vaga é de Ceará que marca bem e melhor condicionado fisicamente vai dar retorno porque tem qualidade no apoio e faz ótimos cruzamentos, além de certa qualidade na bola parada.
De beque central espero que o Alex Silva possa ficar. Se não for possível Léo fica na posição.
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 23h12min
De quarto zagueiro fixaria o Leandro Guerreiro na posição de forma definitiva.
Creio que os nossos outros zagueiros não sejam ruins : Thiago Carvalho e Victorino, além do Murilo (jrs.). Rafael Donato eu gostaria de ver mais um pouco. Já o Mateus oscilou muito, tudo indica que não vá permanecer.
Se tiver que contratar para a zaga o nome indicado é o do Manoel (Atlético-PR), jogador que vem atuando bem e de forma constante há uns 3 anos.
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 23h17min
Na lateral-esquerda o Everton merece continuar e vem atuando tão bem que não vejo tanta prioridade no setor como antes. O garoto Vinícius Freitas (sub20) pede passagem e deveria merecer chances no Mineiro, para ver se está maduro ou ainda não.
Entre os jogadores experientes que poderiam vir, cito Kléber (Inter) e Juan (Inter). Entre outros dizem que Egídio (Goiás) estaria na alça de mira do Cruzeiro. Cito ainda o lateral Eduardo (Joinville) que é ambidestro, p/ completar
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 23h20min
Entre os volantes e armadores :
Teremos Uélinton (ex-Vitória) e Lucas Silva, além do Tinga (que entre os experientes deste ano, merece ficar e aposto que ainda poderá render muito mais. Por ser um jogador leve, de boa movimentação que sabe marcar e sair para o jogo, além de ser um excepcional caráter).
Charles fez um bom jogo hoje, atuando de 1° volante. para mim a questão dele é física, porque sempre gostei do futebol dele, mas, se receber o bilhete azul não será injustiça.
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 23h23min
Para mim, é nesta função que a gente tem que ter uns 8 jogadores no elenco, que o Cruzeiro terá que fazer a maior reformulação. Árias (por ocupar uma vaga de estrangeiro) fica prejudicado, mas, é outro jogador que a gente precisava ver melhor. Não foi ruim como outros.
Sandro Silva, William Magrão, Marcelo Oliveira e Amaral (que volta de empréstimo) não deverão ficar.
Souza é bom de grupo, mas, também não conseguiu render o que esparávamos dele.
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 23h31min
Como indicações da coluna para a função de volantes de contenção eu apostaria em : Tiago Mendes (Goiás) e em tirar o Guiñazú (Inter) cujo contrato parece que estar para vencer.
Outro jogador a ser avaliado é Nilton (Vasco), que bate na bola com muita força e é bom marcador, faz poucas faltas.
E claro, observar os garotos Eurico, Dill, Éber e Bruno da base, para complementar o elenco.
Nesta função precisamos de mais pegada e velocidade, para recompor a defesa.
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 23h36min
Na meia de ligação temos Montillo, Élber e eventualmente o Martinuccio. Se o Montillo for negociado, os nomes citados são Wágner (que poderia vir numa composição, caso ele vá para o FLU), Cleiton Xavier, mas, os meus favoritos seriam Giuliano (o mesmo que foi vendido ao futebol russo) e o menino Phillipe Coutinho (ex-Vasco).
Outras boas apostas seriam : Gabriel (Bahia), Ricardo Goulart (Goiás) e Rodriguinho (América-MG).
Boas opções, reposição barata.
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 23h39min
E chegamos ao ataque :
Para a função de centroavante com Borges, Anselmo Ramon e Vinícius Araújo, não há necessidade de investir para começar o ano.
Porém para a função de velocidade, em que pese Martinuccio possa atuar de 2° atacante, a menos que Wallyson mostre qualidade creio que o Cruzeiro vá precisar investir em um ou dois nomes.
Se sair a troca de Wéllington Paulista por Thiago Ribeiro, creio que o elenco já ganha uma boa alternativa de lado de campo.
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 23h43min
Outra negociação falada seria Fábio por Dagoberto com o Inter, que poderia ser considerada viável se o Inter nos devolver um bom $$$.
Fábio é um dos nossos jogadores de referência, tem sido um goleiro que atua em elevado nível desde 2007 e não pode sair assim do clube.
Eu me lembro do tanto que sofremos com a perda de Raul (trocado por Jr. Brasília), depois com Gomes II saindo. Mas, foi a saída de PC Borges que abriu as portas para Dida.
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 23h48min
Como jogadores de lado :
Precisamos ver o menino Pedro Paulo da base, que deverá merecer chances no Mineiro.
Se a decisão for não ficar com o Wallyson, então a gente indicaria o garoto Marcelo Cirilo (Atlético-PR) como reposição mais em conta para o clube.
Entre os jogadores que estarão dando sopa cito, para uma avaliação dos colegas:
- Eder Luis (Vasco)
- Taison (Metalist) - também joga como ponta-de-lança
- Wélinton (ex-Goiás)
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 23h51min
Prezado Alexandre Pinto,
Uma das coisas mais necessárias para 2013 será uma grande adesão ao SÓCIO DO FUTEBOL com pelo menos 40 mil associados nas mais diversas categorias, os quais pagando um valor médio de R$ 80,00 por mês, garantiriam ao clube uma renda de R$ 3.2 milhões mensais que daria um grande fôlego ao clube, para formar um elenco com 18 a 20 jogadores de ótimo nível e realmente disputar títulos. Conforme avaliei acima, o nosso marketing vai precisar melhorar muito.
 João Duarte | Vit�ria | 18-11-12 23h56min
USA_AZUL,
Fiz uma análise sobre as opções de treinadores neste momento e considerando-se que :
- Muricy (Santos), Tite (Corinthians), Ney Franco (São Paulo), Dorival Jr. (Flamengo), Adílson Batista (Figueirense), Abel (Fluminense) e Luxemburgo (Grêmio), não vão mudar de clubes.
Que Felipão é caro e vive má fase.
Que Levir pediu alto e voltou ao Japão.
Então, entre as opções restantes, Marcelo Oliveira é uma das 3 melhores. As outras seriam : Sampaoli, Jorginho (Bahia).
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h00min
Outros nomes citados : Renato Gaúcho (foi estranha demais a forma que ele largou o Bahia), porém, é um grande motivador, Jorginho ex-parceiro de Dunga(que está no Kashima Antlers) e que fez bom trabalho no Figueirense e agora lá no Japão, Renê Simões (que largou o projeto da base do São paulo e pode realmente ser uma alternativa interessante) e até Paulo Roberto Falcão, que vai voltar a ser aprendiz na Itália.
Se o presidente quer o Marcelo Oliveira, só me resta apoiá-lo.
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h05min
Meu amigo JLacerda,
Em 1° lugar desejo-lhe sucesso nesta luta contra o cigarro.. Meu pai nunca fumou, mas, eu desde cedo já tinha inclinação. Comecei a comprar maço de cigarro com 13/14 anos e fumei até os 32... sempre a ouvir. Cigarro é uma brasa numa ponta e um bobo na outra... e terminava assim, e o bobo é o João e foi após a morte do meu pai e nascimento da minha 1ª filha que emendei e larguei o vício no início de 1992. Ganhei vários kg de peso, mas, valeu a pena...
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h08min
Sobre o Marcelo Oliveira, o fato que menos me incomoda é o fato dele ter atuado pelo adversário.
É importante reconhecer o bom trabalho dele no Coritiba, mas, também ressaltar que os outros trabalhos dele não foram bons o suficiente para avalizá-lo a assumir o Cruzeiro em momento complicado como o atual.
Eu o acho uma pessoa equilibrada, honesta, calma qualidades importantes em quem comanda. Mas, o estilo meio blazéé é o que mais me preocupa. Só que é uma das 3 melhores opções.
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h10min
eu Preferia que o presidente abrisse o cofre e trouxesse um grande comandante, para botar fogo na torcida e pelo menos UM grande nome, que alavancasse o SÓCIO DO FUTEBOL... Mas, se ele prefere ser conservador e não queimar o cartucho de cara, então Marcelo Oliveira não é alternativa absurda. Absurdo foi o comportamento da nossa torcida neste protesto sem sentido e as ameaças ao presidente, que foram e são atos de covardia.
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h12min
Grande Gattuso,
As nossas opiniões são bastante parecidas, com um ou outro reparo, sobre a forma de montar o elenco para 2013...
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h15min
Prezado Carlos Almeida,
Muito obrigado por comentar neste espaço.
Conforme sempre falei é da diversidade de opiniões que a gente acabará tirando um conceito melhor, que suplanta com certeza, a nossa ideia isoladamente.
Sobre o Tinga escrevi acima respondendo ao colega ZEZERO que concordo que ele mereça ficar... bem mais que Souza.
Sobre Alexandre Mattos fiquei um pouco preocupado qunado ouvi que ele havia oferecido R$ 180 mil / mês ao Rafinha (Coritiba)...
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h17min
O trabalho dele fica em suspeição quando leio a informação do colega Cléber Costa de que o contrato do Tinga tem validade de 4 anos e que o salário foi de R$ 240 mil mensais.
Sinceramente, se é isto mesmo... eu creio que ele ou deslumbrou ou trocou os pés pelas mãos...
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h20min
Estrelado Campeão,
Eu começaria mantendo o Fábio. Mas, se o Fábio porventura for negociado a vez e hora é do menino Rafael. Eu o deixaria no gol, sem dúvida alguma. Se após o campeonato mineiro, ele não aprovasse definitivamente, aí sim partiria para contratar um goleiro mais experiente.
Tiraria o Dida da Portuguesa para dar mais um tempo de amadurecimento ao Rafael.
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h24min
Com estes jogadores o sistema indicado teria : Dagoberto e Martinuccio abertos, com Borges de referência.
Wallyson e Anselmo Ramon como opções de banco.
Agora se é verdade um contrato de 4 anos para o Tinga... com salários de R$ 240 mil, o nosso diretor de futebol pirou o cabeção. Não estou duvidando da palavra do nosso colega Cléber Costa, mas, que é difícil de acreditar no fato... é...
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h29min
Grande SID-ROCHA,
Jorginho Campos, ex-parceiro de Dunga, é um dos nomes colocados como opção para técnico do Cruzeiro neste momento. Claro que não seria uma das primeiras alternativas, mas, dado ás atuais condições de contorno, passa a ter chances. Tem bom NETWORKING e vem de 2 bons trabalhos.
No mesmo diapasão dele está Enderson Moreira que além do mais tem passagem de realce pela base do clube e vem de um ótimo trabalho no Goiás e que eu esqueci de citar acima.
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h31min
Grande Szogheib,
Boca livre confirmada. Amanhã vou mandar mensagem aos colega no correio da AMT.
Quanto ao embroglio com o Marcelo Oliveira, creio que se o Dr. Gilvan o quer, ele só não virá, se julgar que a manifestação vai ser tão grande que lhe impeça de trabalhar.
Agora, apoiar torcida que fica ameaçando dirigente não posso concordar nunca. Ligar para a casa da pessoa e ameaçar de morte e sequestro a familiares não é ação de torcida... é de bandido. Caso de polícia.
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h34min
Digo e repito... se é o Marcelo Oliveira o treinador que o presidente julga que pode trazer ao Cruzeiro as melhores perspectivas no momento, então, que ele feche com ele o mais rápido possível e lhe dê as diretrizes para que ele possa trabalhar junto com a equipe de FUTEBOL (José Maria Fialho, Valdir Barbosa, Alexandre Mattos e Benecy Queiroz) para trazer para o clube as melhores opções solicitadas pelo treinador.
Agora repito... R$ 180 mil mensais a Rafinha (Coritiba) é brincadeira !!!
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h38min
Tacão Furtado,
A prerrogativa de contratação destes jogadores é do diretor de futebol remunerado.
Ao Dr. Gilvan cabe avalizar ou não...
Então, se o Dimas era horroroso (e era mesmo) e foi convidado a se retirar, méritos ao Dr. Gilvan... Mas, ele não fez tudo o que precisa...
E se ele não se comunica bem, porque não lhe fazem um MEDIA TRAINING (Guilherme Mendes poderia ajudar muito.. é ou não é ?). Mas, será que ele topa ?
Eu dou ao Dr. Gilvan o desconto por 2012.
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h41min
Mas, reconheço que ele precisará se movimentar mais e melhor para o próximo ano.
Se eu estivesse ao lado dele, recomendaria que ouvisse aos membros mais antigos do Conselho, para agir com calma e com a segurança que o clube precisa para passar pelo momento ruim e ser alavancado às grandes conquistas.
Temos gente que conhece das coisas do futebol que gravitam o conselho... Mas, nem tudo que reluz é ouro por ali.
O fogo amigo que Dr. Gilvan enfrenta é ENORME e tem força. É ou não é ?
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h42min
Amanhã a gente continua a responder aos colegas...
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 00h52min
E antes de dormir que bom jogo o Cruzeiro fez hoje diante do Fluminense hein ?
Rafael (8), Ceará (6.5), Thaigo carvalho (7), Leandro Guerreiro (8.5) e Everton (7.5); Charles (7), Marcelo Oliveira (6.5), Tinga (7.5) e Montillo (7); Elber (7.5), Anselmo Ramon (7).
Alisson (5.5), William Magrão (5) E CElso Roth (8)...
O Cruzeiro foi melhor, criou mais chances e mereceu vencer...
 Redmosk | Uberl�ndia | 19-11-12 08h46min
Parabéns pela Vitoria!!! João sobre Tinganei,Jaeci falou que ele ganha 300 mil por mês tem contrato de 3 anos,Alexandre Mattos ligou para ele e disse que paga 150 Mil duvido,ele ganha mesmo por volta 240 mil uma vergonha.So espero que essas vitorias não iludam nossos dirigentes,vários foruns que participo estou vendo mesmo filme ano passado muitos que não prestavam ficaram bons,será que vamos nos enganar mais um ano?
 Redmosk | Uberl�ndia | 19-11-12 09h11min
João você esta mais otimista que nunca!! querer no time do próximo ano Alex Silva que recebeu multa de 120 mil por faltar nas sessões fisioterapia,não treinava por não reunir condições minimas,esse cara engana desde 2008. wallyson é Anselmo Ramon nem para reserva servem ,precisamos fazer um super limpa chega de jogador para compor elenco,preisamos de titulares.
 zuloobas | varginha | 19-11-12 09h29min
Ótima coluna, como sempre, primo. Concordo em gde parte c a análise. N vou dar apoio irrestrito ao Gilvan, vai depender de quais serão as ações p 2013. Qto ao V. Barbosa tá demorando a sair. L. Guerreiro e Souza, além dos q vc citou, rua. No mais, assino embaixo.
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 09h41min
Cléber Costa,
Você que se diz um AUDITOR DE PRIMEIRA GRANDEZA e que sabe de todas as coisas do Cruzeiro, erra redondamente quando diz que eu falei que após o jogo contra o Palmeiras haviamos virado Seleção.
Posso ser tudo menos idiota.
E penso que conheço um pouco mais de futebol que a média.
Jamais disse que o Cruzeiro era Barcelona das Américas... Euforia não é o meu forte.
Não tente jogar nas minhas costas a razão dos seus AIS...
E continuo educado com você, viu?
 João Duarte | Vit�ria | 19-11-12 09h45min
Zuloobas,
Disse e afirmo que Leandro Guerreiro se daria muito melhor atuando de zagueiro do que como volante.
Creio que é até um processo normal para volantes que tenham uma boa estatura o recuo para compor a zaga.
Ele mostrou que ainda pode ser útil ao elenco.
Ao contrário dos que acham que o correto é fazer TERRA ARRASADA e mudar um elenco inteiro na virada do ano, creio que é preciso ter cuidado com os processos de rescião contratual, ou de outra sorte, se quebra o clube.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 19-11-12 11h45min
JD e Cléber Costa, não creio que seja tão cara e difícil um renovação profunda do elenco. Alex Silva, W. Magrão, Sandro Silva, M. Oliveira e Souza são jogadores emprestados e que poderíamos encerrar o vínculo com mais facilidade. Wallyson e Árias estão em fim de contrato. Já seriam 7 baixas no elenco, sem custas de recisão. Outros tantos jogadores, tenho certeza que ainda tem mercado e poderiam ser envolvidos em negociações: Matheus, R. Donato, Victorino, D. Renan, WP e Fabinho. Seriam mais...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 19-11-12 11h46min
... 6 jogadores, assim já seriam 13 jogadores saindo sem maiores gastos. Parece que nosso grande trunfo pra próxima temporada serão as trocas com outros clubes. Tentaria a permanência do A. Silva e vinda do Egídio pelo Victorino, jogador que o Fla já demonstrou interesse anteriormente. A negociação do Fábio com o Inter, vejo com bons olhos, porém, temos que ser bem recompensados, que tal o Dagoberto + facilitação na vinda do Guiñazu (em fim de contrato) + empréstimo de R. Goulart?...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 19-11-12 11h46min
... 6 jogadores, assim já seriam 13 jogadores saindo sem maiores gastos. Parece que nosso grande trunfo pra próxima temporada serão as trocas com outros clubes. Tentaria a permanência do A. Silva e vinda do Egídio pelo Victorino, jogador que o Fla já demonstrou interesse anteriormente. A negociação do Fábio com o Inter, vejo com bons olhos, porém, temos que ser bem recompensados, que tal o Dagoberto + facilitação na vinda do Guiñazu (em fim de contrato) + empréstimo de R. Goulart?...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 19-11-12 11h47min
...A tal troca de WP por TR eu acho meio inacreditável, mas se realmente há o interesse, então que façam logo o negócio. Negociar o Montillo tem que ser algo muito recompensador, se o Flu oferecer Jean + R. Sóbis + Martinuccio, acho interessante, mas dificilmente liberarão o Jean. Acho que prefiro trazer o R. Sóbis + Martinuccio e ter um compensação financeira para tentarmos o Giuliano. Pelo que tem sido falado nos últimos dias, parece que 4 jogadores estão praticamente certos para o próximo...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 19-11-12 11h47min
...A tal troca de WP por TR eu acho meio inacreditável, mas se realmente há o interesse, então que façam logo o negócio. Negociar o Montillo tem que ser algo muito recompensador, se o Flu oferecer Jean + R. Sóbis + Martinuccio, acho interessante, mas dificilmente liberarão o Jean. Acho que prefiro trazer o R. Sóbis + Martinuccio e ter um compensação financeira para tentarmos o Giuliano. Pelo que tem sido falado nos últimos dias, parece que 4 jogadores estão praticamente certos para o próximo...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 19-11-12 11h49min
... ano: Egídio, Ueliton, E. Ribeiro e R. Goulart. Com essas negociações se concretizando e com meus pitacos, fica meu elenco para 2013: GOL- Rafael, Elisson e Axel. LD- Ceará e Eduardo (Joinville, vou confiar na indicação do JD). ZAG- Léo, Alex Silva, T. Carvalho, Manoel (o Cruzeiro tinha que tentar esse jogador) e Murilo. LE- Éverton e Egídio. VOL- L. Guerreiro, Charles, Tinga, L. Silva, Guiñazu, Uéliton, Uchôa e Éber. MEI- Martinuccio, Élber, E. Ribeiro, Giuliano e Alisson...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 19-11-12 11h50min
... ATA- Borges, Anselmo Ramon, Dagoberto, R. Goulart, Rafael Sóbis e Pedro Paulo. Tme base: Rafael, Ceará, A. Silva e Manoel, Éverton. Guinãzu, Lucas Silva, Martinuccio e Giuliano. Dagoberto e Borges. Isso sim seria CRUZEIRO!!!
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 19-11-12 11h50min
... ATA- Borges, Anselmo Ramon, Dagoberto, R. Goulart, Rafael Sóbis e Pedro Paulo. Tme base: Rafael, Ceará, A. Silva e Manoel, Éverton. Guinãzu, Lucas Silva, Martinuccio e Giuliano. Dagoberto e Borges. Isso sim seria CRUZEIRO!!!
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 19-11-12 13h13min
Gattuso , DEUS te ouça , se 90% de suas previsões acontecerem teremos um grupo e um time base muito competitivo e no time base eu acho que temos que arrumar um lugar para o Alisson , que está sendo uma surpresa muito agradável ,o Alisson é um ótimo jogador !! a meu ver ,acho que é a maior revelção de nossa base nos últimos anos !!!
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 19-11-12 14h03min
Ai João, falou tudo cara. Ouvi dizer que o Montilho e o Fábio estão fazendo"pirraça" para serem negociados. Acho que deve haver muitas mudanças sim. Concordaria com a troca do Montilho pelo Sobis, Wagner e Martinucio e mais 5 milhões de R$. O Cruzeiro poderia trazer de volta o Dida para orientar o Rafael na titularidade. Gosto do T.Carvalho, do A. Ramon, do Ewerton, do Borges... Precisamos subir uns 4 meninos da base, Mayke, Wallace, Vinicius, Alex, além do L.Silva. Ai vamos formar um bom time.
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 19-11-12 14h04min
Gostaria imensamente de ver o Dagoberto na Toca. É um baita jogador e tem estilo Cruzeiro. Tomara que venha mesmo.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 19-11-12 15h22min
"Dês que" !?!?!?!!?!?!?!? Parei...
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 19-11-12 16h43min
Boa tarde à todos, ontem eu lí em um site , site este que estava falando a respeito da contratação do Uéliton pelo Cruzeiro e neste site tinha comentários de torcedores do Vitória a respeito deste jogador, classificando ele como mal carácter , mercenário e outras coisas mais ... ,alguém sabe de alguma coisa ???
 Redmosk | Uberl�ndia | 19-11-12 17h55min
Rodrigo Ferrari sobre extra campo do ueliton não sei se procede o que dizem dele,agora dentro de campo acho ele excelente jogador aliás foi uma das indicações que fiz aqui no site espero que ele mostre seu bom futebol aqui é não se torne uma decepção como Sandro Silva.
 jrdirceu | Não definido | 19-11-12 18h48min
Caro JD, fizeste uma bela análise sobre o ano de 2012, que graças a Deus para nós Cruzeirenses está acabando. Concordo q o presidente deve ter mais tempo para trabalhar e q são marginais quem o ameaça. Esses aí provavelmente são os mesmos q perderam a boca de ingresso livre. Mas chamo a atenção para o fato do Presidente bancar um treinador amplamente rejeitado pela torcida. Assim o sócio do futebol não decolará e ficaremos escutando as mesmas queixas de falta de dinheiro para contratações!
 jrdirceu | Não definido | 19-11-12 18h51min
Sobre o elenco, considero o Fábio fundamental e não acho uma boa idéia vendê-lo para nehum clube. Goleiro bom não se vende! Concordo plenamente que a nossa maior carência está no meio de campo. Acho urgente a contratação de 03 volantes com qualidade para o nosso time. Sofremos o ano inteiro com as ligações direta do Fábio pq não tínhamos um volante sequer para fazer esse trabalho (o único q chegou a fazê-lo bem foi o Lucas Silva contra o Flu, mas inesperadamente foi sacado do time)
 jrdirceu | Não definido | 19-11-12 18h53min
Para esse setor sugiro, além dos nomes citado por mim no último artigo, os nomes do Moisés (antes no América e agora na Portuguesa) e do Macnely Torres (nesse caso somente se o Montillo for vendido), que fez uma partidaça contra o Brasil na semana passada. Abs.
 mrr | Natal | 19-11-12 20h41min
Quanto ao jogo foi muito empolgante mesmo, o Fluminense obiviamente estava completamente descompromissado, mas foi bom ver algumas jogadas construidas. O Montillo jogou muito, não sei se quer aparecer em alguma vitrine, mas que foi decisivo foi. O Elber também jogou muito bem. Quanto ao Rafael prefiro ser comedido, do contrário do que JD disse que mesmo tem condições de assumir o lugar do Fábio em caso de saída, não vejo assim, vi por várias vezes saídas desengoçadas para não dizer erradas...
 mrr | Natal | 19-11-12 20h49min
Contudo o goleiro tem futuro, vamos aguardar! Já em relação a diretoria para 2013, gostaria de reafirmar a idéia postada pelo colunista deste blog, Jorge, onde se discutiu uma forma da torcida sugerir idéias, e que essas fossem ouvidas pela diretoria. Não estou dizendo para fazer tudo o que o torcedor quer, só gostaria que fizessem valer o SÓCIO TORCEDOR. Isso já seria um grande passo. Aí quem sabe, podemos sonhar um dia onde poderemos votar nas futuras chapas...
 mrr | Natal | 19-11-12 21h02min
[Cleber Costa] dos seus comentários gostaria de enfatizar um ponto que concordo: EXISTEM MUITOS JOGADORES MEDIANOS PARA FRACOS EM UM ELENCO SÓ.
 mrr | Natal | 19-11-12 21h14min
Guardada as devidas proporções e tirando 3 ou 4 jogadores, o cruzeiro tem o mesmo nível técnico de times da segunda divisão, a exemplo o ABC de Natal onde resido atualmente. Não estou exagerando!
 mrr | Natal | 19-11-12 21h17min
Por fim a respeito das possíveis saídas do Motillo e Fábio, se olharmos apenas o desempenho deles em relação aos anos anteriores (2011), os rumores ganham força. Seria desastroso, mas se os mesmo não tem mais "T" em jogar no Cruzeiro, que sejam negociados, assim faremos caixa para trazermos jogadores motivados. Até a próxima!
 PHDF | Brasília | 19-11-12 21h36min
Chegando ao fim da temporada, é preciso avaliar alguns pontos positivos:
1 - A Diretoria aguentou a pressão e manteve o treinador até o fim do campeonato. Resultado: não gastou com a multa; não ficou sequer 1 rodada na Z4 e iniciou a cultura de não trocar de técnico a cada fase ruim (made in europa);
2 - O Roth colocou o W9 na reserva, descobriu a posição do L. Guerreiro e equilibrou a lateral esquerda com o de melhor tinha: Everton.
3 - Foi contratado um bom L. direito: Ceará.
 PHDF | Brasília | 19-11-12 21h54min
E em relação ao jogo de ontem, apesar do pouco tempo que jogou, gostei do Alisson. Mostrou que tem talento e que merece mais oportunidades.
Já Élber e A. Ramon oscilam momentos de craques e de ruindades exacerbada. Ambos ainda possuem muita dificuldade em concluir. Não sei se treinamento resolve isso no caso deles.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 19-11-12 22h20min
O MRR de Natal: Com todo respeito a tua pessoa cara mais voce comparar o cruzeiro com o ABC de Natal e no minimo ridiculo, nem vou fazer comparacoes porque isso nao existe e outra o time Junior do Cruzeiro disputa a serie B tranquilo, fala serio bicho...
 João Duarte | Vit�ria | 20-11-12 00h34min
Comentando sobre Fábio e Rafael
Fábio é peça muito importante no elenco do Cruzeiro e está conosco há 7 temporadas, não quero e nem recomendo a saída dele. Porém, se a gente analisar a performance do Rafael vai notar que com ritmo normal foi goleiro de seleção nas categorias de base. E sempre entrou no lugar do Fábio em "roubadas", as transformando em oportunidades.
Vou lembrar alguns jogos que ele fez e se saiu muito bem...
 João Duarte | Vit�ria | 20-11-12 00h39min
1 - Palmeiras em São Paulo - pegou pênalti de Assunção no último minuto e fez várias defesas importantes.
2 - AtléticoMG nos 6 x 1 - com o time desfalcado de Paraná e Montillo, com improvisações na zaga e no meio... E de novo foi muito bem.
3 - Contra o Fluminense no Rio. Adversário contra o qual nos últimos tempos a gente só perdia, com Fred, Deco, Thiago Neves, Sóbis e de novo se saiu muito bem. Claro que vai oscilar de rendimento, normalíssimo para um goleiro jovem de 20 e poucos anos
 João Duarte | Vit�ria | 20-11-12 00h42min
Então, reafirmo com base no que vi dele até hoje, que é um goleiro de atitude. Tomou um frango certa feita na sub20 e não se abateu. Dali para a frente cresceu e fechou o gol.
E tem mais, goleiro bom tem sorte e não "atrai bolas". E quando vão lá ele faz as defesas. Naquele clássico mesmo tomou bola na trave. Contra o Fluminense idem. Contra o Palmeiras se não me falha a memória também.
Eu lhe daria a chance de ter uma sequência de jogos para checar o potencial dele...
 João Duarte | Vit�ria | 20-11-12 00h46min
E se sentisse que ele não estava dando certo, buscaria um goleiro mais rodado como Dida ou Fernando Prass ou Vanderlei do Coritiba ou Gomes II, para dar ainda um tempo para que ele se desevolvesse talvez o emprestando a um time para terminar o processo de amadurecimento. Isto é desenvolver o potencial dele.
Mas, ele tem jeito de que entra, se firma e não sai mais do gol. Não é goleiro de enfeitar e não é de dar rebotes.
Finalizo dizendo que posso me enganar, mas, confio nele.
 estrelado campeão | Ubá  | 20-11-12 10h23min
É isso João Duarte. Em um dos primeiros posts tinha comentado sobre a possibilidade de negociar o Fábio envolvendo Dagoberto e trazer o Fernando Prass, em litígio com o Vasco. Depois da atuação de domingo, não resta dúvida a Toca II vai ficar pequena para Fábio e Rafael. Tal como aconteceu com o Palmeiras na época de Zetti e Veloso, depois Veloso e Marcos, depois Marcos e D. Cavalieri. Acho que é o momento do Rafael se firmar. Porém, meu colega disse que Dagoberto tem altíssimo salário.
 estrelado campeão | Ubá  | 20-11-12 10h28min
Então a questão seria o alto salário da Dagoberto, que parece que é maior que o atual salário do Fábio. Para um time que está com conteção de despesas é um fato a considerar. Então temos que pensar também no possível negócio envolvendo Motiloo e o Flu. Embora Montillo tenha um alto salário, os envolvidos também têm( principalmente R. Sóbis). Aí seria interessante envolver o Martinuccio ao invés do Wagner, pois o argentino já está no Cruzeiro, o que minimiza a questão do acerto salarial.
 PHDF | Brasília | 20-11-12 10h32min
Vender o Fábio para time brasileiro teria dois efeitos: o primeiro enfraquecer um dos poucos pontos fortes do time, pois ainda seria preciso de um tempo para a adaptação do Rafael e sem garantia de que ele manterá o nível.
O segundo seria o fortalecimento de um concorrente.
 estrelado campeão | Ubá  | 20-11-12 10h32min
Em um dos lances o Rafael encaixou uma bola do Fred, que normalmente é sempre gol. Sem dar rebotes. Apenas aprimorar um pouco a saída do gol(coisa que vem comos jogos também). Mas acho que chegou o momento do Rafael.
 SID-ROCHA | Não definido | 20-11-12 11h06min
NOBRE JOAO DUARTE, esta indefiniçao mostra que nossa DIRETORIA, realmente, tem poucas chances de vencer as DIRETORIAS DOS GRANDES CLUBES BRASILEIROS,,neste momento é TRAVADA UMA BATALHA ENTRE OS LIDERES DE CADA CLUBE,,,e a LIDERANÇA QUE RALIZAR O MELHOR TRABALHO, COLHERÁ OS MELHORES FRUTOS, como diz na roça ""QUEM CHEGA NA FRENTE BEBE AGUA LIMPA""".E NOSSO DESEMPENHO PASSA ""OBRIGATORIAMENTE"" pelo crivo em TECNICO DE FUTURO, DE UM TECNICO DE PERFIL VENCEDOR.....
 SID-ROCHA | Não definido | 20-11-12 11h12min
O TECNICO é hoje o principal responsavel pela ORGANIZAÇAO geral do departamento de futebol,,ELE (O TECNICO), tem que ser bem relacionado com empresario, transito na CBF, conhecer bem a base do futebol brasileiro, ter FOLEGO para a estressante profissao, facil dialogo com o pessoal da midia e ser FOMINHA PELO TRABALHO..Olhando o FELIPAO no parmeira, fica claro que os anos que passou fora fez com que ele perdesse a noçao de JOGADORES DA BASE,,,SÓ CONTRATOU BARCA.....
 SID-ROCHA | Não definido | 20-11-12 11h19min
NAO LEVE A MAL J.D mas nao vejo este perfil no MARCELO e será um erro GROTESCO , UM ERRO IMPERDOAVEL DO GILVAN, caso ele nao queira ver o obvio.Nao tenho nada contra pelo fato do MARCELO SER ATLETICANO,,lembra do cerezo,eder,luizinho,p.isidoro, sao exemplo de pessoas que prestaram seus SERVIÇO AO MUNDO AZUL...O que pega mesmo é o fato do MARCELO NAO SER VENCEDOR NA CARREIRA, pega tb o fato de estar proximo de 60 anos, e todos nós sabemos que o AUGE DE CONQUISTAS AOS 48,49,50 ANOS.....
 SID-ROCHA | Não definido | 20-11-12 11h26min
esta media é QUANDO O TECNICO ATINGE O MAXIMO NA CARREIRA,, dai pra frente o cara começa a CAIR DE RENDIMENTO,,,é claro que tem as EXCEÇOES,,mas nao devemos mirar na EXCEÇAO...alias toda profissao é assim,,,TEM O INICIO DEPOIS O PICO E O DECLINIO NO FIM...BOM,,,,,tem que definir URGENTE O TECNICO E POR UM PONTO FINAL NESTE NINHO DE FOFOCAS DE EMPRESARIOS QUE VIROU O CRUZEIRAO...abraço.
 AFernando | Varginha | 20-11-12 11h26min
Olá, J. Duarte, Sabe o que mais me preocupa neste momento: como Alexandre Mattos vai compor o time para 2013. Os bons jogdores estão todos bem empregados em seus clubes, e vários deles disputando um título. Isto da metade da tabela para cima, para baixo são jogadores equivalentes aos nossos. Lhe pergunto se para um tecnico não está fácil imagine alguns jogadores que o time necessita. Voce acha que ele conseguirá encontrar no mercado bons jogadores p/compor elenco em 2013?
 SID-ROCHA | Não definido | 20-11-12 11h42min
Quero falar algo sobre o FABIO E O JOGO com as frangas,,Quando vi a VELOCIDADE, OS REFLEXOS E A SAIDA DE GOL do RAFAEL ai que me dei por conta o tanto que o FABIO ficou lento,,sabe o FABIO é um grande CARA,,E TEMO EM VER O ronaldinho bater faltas e ele nao tendo FORÇAS E REFLEXOS para chegar na bola...CARA ACHO QUE INFELISMENTE CHEGOU A HORA DELE SAIR. Mas em contra partida será SHOW se o Celso colocar o QUARTETO OFENSIVO COM ELBER-MONTILLO-MARTINUCCIO E NA FRENTE O ANSELMO RAMON.....
 SID-ROCHA | Não definido | 20-11-12 11h44min
Cara vamos moer aquela defesa do gaylo....eles nao vao se quer passar do meio....pode até pintar um goleada.......abraço....vou ali tem uma canjiguinha com costela, couve e pimenta me esperando,,,
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 20-11-12 14h23min
Sr. Duarte, sabe quem eu gostaria de ver no Cruzeiro? RODRIGO CAETANO. Superintendente de futebol do Fluminense. Esteve no Vasco e agora no Fluminense. E nem se diga que o Presidente do Flu seja o supra sumo da experiência e competência. Mas ele é. Não sei o preço. Sei, apenas que valeria à pena tentar ....
 João Duarte | Vit�ria | 20-11-12 15h50min
Prezados Marcos Mineiro,
Considero que o Anderson Barros (Botafogo), Rodrigo Caetano (Fluminense), Eduardo Maluf (Cocotas) e Marco Aurélio Cunha (ex-São Paulo) sejam grandes entendedores da causa de futebol e tenham grande conhecimento do processo de gestão junto aos empresários.
Conseguem garimpar bons jogadores, avaliando os contratos a vencer, antecipando renovações e valorizando bem os ativos do clube.
Maluf teve problema de conflito de interesses no Cruzeiro vs. consultor BMG
 João Duarte | Vit�ria | 20-11-12 15h56min
Maluf também não foi muito feliz em certas contratações do clube no seu último período (Reyna, Fidel, EliCarlos, Pedro Ken, Kieza, Reinaldo Alagoano, venda parcial de Bernardo e do Kleber - papel micado) e ao não exercer o direito de compra do Henrique, perda dos direitos de Zé Eduardo, Gabriel Vasconcelos e outros. É bem verdade, mas, negar o conhecimento dele da área a gente não pode e não deve.
Montou bons times é verdade, mas, as tais parcerias também deixaram de dar resultados. Né ?
 João Duarte | Vit�ria | 20-11-12 16h17min
Quanto ao trabalho do Alexandre Mattos eu entendia que ele vinha fazendo o possível, considerando as dificuldades financeiras do Cruzeiro e as necessidades de se ter um "time mais cascudo", após as trágicas eliminações nas semi-finais do Mineiro e 8as de finais da Copa do Brasil.
E trouxe jogadores com "firma reconhecida" de bons trabalhos em outros clubes.
Já havia feito um bom trabalho de garimpagem no próprio AméricaMG.
 João Duarte | Vit�ria | 20-11-12 16h19min
Mas, confesso que fiquei preocupado quando surgiram os primeiros boatos de ter ofertado R$ 180 mil / mês ao Rafinha... E pior ainda quando o Cléber Costa postou aqui que Tinga tem contrato de 4 anos com o clube e ganha R$ 240 mil / mês...
Então, vou aguardar mais a montagem do novo Cruzeiro e ver como ele vai se sair...
 João Duarte | Vit�ria | 20-11-12 16h19min
Mas, confesso que fiquei preocupado quando surgiram os primeiros boatos de ter ofertado R$ 180 mil / mês ao Rafinha... E pior ainda quando o Cléber Costa postou aqui que Tinga tem contrato de 4 anos com o clube e ganha R$ 240 mil / mês...
Então, vou aguardar mais a montagem do novo Cruzeiro e ver como ele vai se sair...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 20-11-12 17h23min
Concordo com quem diz que a falta de identificação do M. Oliveira e a alta rejeição da torcida, podem ser algo a afetar diretamente o programa do sócio torcedor. Quanto a essa do Tinga, me lembro que na época em que chegou, foi falado que o salário dele seria muito próximo ao que ganhava no Inter, porém, teria um contrato longo aqui no Cruzeiro, dei uma pesquisada e encontrei uma matéria do Sul que saiu na época... http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,3762020,156,19626,impressa.html
 lucio sangue azul | sete lagoas | 20-11-12 21h52min
Pelo visto 2013 será a continação dos erros de 2012. Mais, vendo agora o jogo da base contra o vitória, vemos um time que não vai revelar ninguém.Vi o jogo contra o Flamengo aqui e o futebol foi esse mesmo de hoje:nenhm. Já o jogo lá no Rio, tive esperança. O jogo no barradão qe perdemos de 2x0 não vi. O de hoje, vejo o mesmo futebol apresentado aqui contra o flamengo, o que me faz pensar que não temos jogador a ser revelado ouu o tecnico é um discipulo do Roth. O time não tem nada!
 lucio sangue azul | sete lagoas | 20-11-12 21h56min
revisando o que postei acima, leia-se: continuação e não continação. E o certo é:" Mais ainda,..." e não apenas "Mais, ...". Nem sempre dá para revisar...Hoje deu. Espero qe no segundo tempo o cruzeiro revise o futebol que apresentou até agora contra o Vitoria.
 Redmosk | Uberl�ndia | 20-11-12 23h16min
Como esse time de junior nosso é ruim,no máximo vamos revelar algum reservar,me pergunto será que vale pena gastar milhões para isso?
 PHDF | Brasília | 20-11-12 23h23min
Meias dando sopa no mercado: Valdívia e Diego Souza.
Mais volantes?
 João Duarte | Vit�ria | 20-11-12 23h49min
Redmosk,
Quantos jogos você viu do nosso time sub20 para sair taxando a torto e a direito que só tem pereba ?
O resultado na base não é definitivamente o mais importante. mas, analisar o posicionamento do jogador, a leitura tática, a capacidade de criar (meias e atacantes), o desarme e encaixe na marcação (defensores). A velocidade, cruzamentos e recomposição (laterais), e os fundamentos específicos de goleiro e centroavante... E duvido que você não ache qualidade no nosso elenco
 raposão do Brasil | Não definido | 21-11-12 01h00min
Bom dia a todos,muito obrigado meu caro JD pela lembrança,concordo em 95% de suas palavras,como sempre muito éticas.No caso W.Magrão,sinceramente temos na base valores como ele ou muito melhor,não vejo na minha humilde opinião mesmo q de graça compensar segura-lo.Acredito muito na ética do nosso presidente q mesmo um pouco fora de rítimo fez o q podia pois a situação do clube estava horrível,sem dinheiro,sem prestígio e beirando rebaixamento,ISSO COM CETEZA NÃO É FÁCIL.
 Redmosk | Uberl�ndia | 21-11-12 01h44min
João Duarte Vi vários jogos desse time,alguns jogadores até mostram alguma técnica porém já deu para ver que não passaram de profissionais medianos Eber,Vinicius Freita,Alisson,Pedro Paulo,Maike ,Vinicius Araujo o resto pode dispensar são "perebas" mesmo,sem contar que parece um bando em campo,Vitoria deu baile nosso time arrumadinho se mostrando muito bem treinado coisa que nosso esta longe de ser. O 10 deles jogam muita bola merece ser observado.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 21-11-12 09h22min
Esse jogo contra o Vitória realmente faltou qualidade do nosso time, mas acredito que alguns jogadores podem sim serem aproveitados. Porém, não entendo o que acontece no Cruzeiro, nunca vemos nossos jogadores atuarem, cito alguns que gostaria de ver jogando e que ou já saíram sem chances ou estão na base e parece que terão o mesmo destino dos demais: Elisson (GOL), Maicon (ZAG), Anderson (LE), P. Dias (VOL), Uchôa (VOL), L. Bonatini (ATA), Thiaguinho (ATA)... são muitos que nem vimos jogar!!!
 gtpzeiro | Belo Horizonte | 21-11-12 10h13min
João Duarte.Concordo em parte com você e em parte com o Redmosk.Assisti o jogo ontem,com olhar crítico sobre os fundamentos dos jogadores e fiquei um pouco preocupado com o tanto de erro de passes.É um mal que assola o Cruzeiro em todas as categorias,obviamente,incluindo o profissional.Fiquei aliviado quando vi o gol do Vinícius.Agora,fiquei desesperado quando vi o Gabriel Araújo no sub-20 do Vitória!O menino já jogou até no nosso time profissional,tem um potencial gigantesco,como pôde ter saído
 tiago_zeroo | Belo Horizonte | 21-11-12 11h33min
Está tudo bem, o Sr Gilvan no qual depositei minhas esperanças, está SENTADO esperando um técnico MEIA BOCA dar o sim ou o não para o Cruzeiro. Isso é falta de planejamento, que resulta em temporadas PÉSSIMAS como foi esse 2011 e 2012. Na boa, continuaremos assim até quando???
 tiago_zeroo | Belo Horizonte | 21-11-12 11h34min
Boa contratação desse jogador do Vitória, VOLANTE é o que mais precisamos! Temos estádio, mas não temos time!
 tiago_zeroo | Belo Horizonte | 21-11-12 11h40min
99,9% da torcida rejeitam esse técnico, imaginem o que vai dar! Na primeira derrota...
 tiago_zeroo | Belo Horizonte | 21-11-12 11h40min
99,9% da torcida rejeitam esse técnico, imaginem o que vai dar! Na primeira derrota...
 webber | Belo Horizonte | 21-11-12 14h22min
Alô Caixa Econômica! Eu também quero o seu patrocínio para o meu Cruzeiro! Porque um clube com tantas ações fiscais, como o Corinthians, podem receber benesses federais?! No conjunto da obra vai a Petrobrás com o Flamengo e a Eletrobrás com o Vasco... D. Dilma, porque estão usando o meu dinheiro, o seu, o nosso para patrocinar clubes particulares em detrimento dos outros e ainda devendo os tubos para o erário federal? Cadê a transparência, presidenta?
 webber | Belo Horizonte | 21-11-12 14h52min
Faço coro à NOTA do artigo. Vale cornetar, protestar, criticar, mas partir para ameaças, xingamentos, agressões... isso é coisa de *****s, selvagens, bandidos... não de torcedores. Manifestações apontando erros, ok! Manifestações apontando soluções, melhor ainda. Eu critiquei e critico a atual administração, pois acho que foi pífia em termos de resultados. E vemos que o grupo não é ruim quando pudemos assitir a belos jogos do Cruzeiro, mesmo em derrotas, como para o SPFW ou empates.
 webber | Belo Horizonte | 21-11-12 14h57min
Faltou, sim, comando, cobrança de resultados. Distribuição de bichos, com a vaca magrela dos dois últimos anos, não era de se esperar outro resultado. Entendemos a situação de penúria deixada para o Dr. Gilvan. Mas daí, parecer que uma das cláusulas contratuais de jogadores é só a exigência de manter o time na Série A, isso é lamentável. Cadê o compromisso, a vontade, o brilho nos olhos pela vitória? Esta pequenez de espírito, esta mediocridade é que irrita o torcedor.
 helioazulceleste | São Paulo | 21-11-12 16h17min
WEBBER! Ótimos seus comentários. Podemos acrescentar tambem que boa parte dos recursos para a construção do estádio do Corinthians está saindo tambem do nosso bolso. Assim fica fácil ter estádio e ganhar títulos.
 Wagner Ávila | Não definido | 21-11-12 17h52min
Olá, João. Não tô acreditando no que estou vendo. Pirão? Será que é de peixe? Isso só pode ser brincadeira. Tomara que seja balão de ensaio. Um ou outro da série b, tudo bem. Agora, se encher o time com esse perfil de jogadores, o ano que vem a gente chega lá. E a parceria com o milionário uruguaio? Se for pra trazer só baba, melhor priorizar a base.
 danielzero | Belo Horizonte | 21-11-12 18h56min
Pirão???Não acredito nesse cara, deve estar querendo se promover.Nem mesmo essa diretoria faria uma idiotice dessas.Isto é eu acho...E sobre essa negócio do Diego Souza?Será que seria uma boa?Embora tivesse jogando bem no vasco até ir pra o mundo arabe, tenho minhas duvidas.
 Wagner Ávila | Não definido | 21-11-12 19h03min
Tõ muito preocupado com o que está sendo ventilado na imprensa: Igor Picachu, Hugo (Sport) e agora o tal do Pirão. Será que isso é verdade? O Alexandre Matos deve tá doido. Como que uma diretoria pode pensar tão pequeno? É um absurdo um negócio desses. Agora surgiu o nome do Diego Souza. Não é solução para o Cruzeiro. Era sempre criticado no Rio porque fazia uma ou outra partida boa e outras totalmente apagado. Há opções melhores no mercado.
 Wagner Ávila | Não definido | 21-11-12 19h11min
Apesar do fato de ser cria da Cocota, acredito que o Marcelo Oliveira poderia dar certo se a diretoria desse a ele boas contratações e ele mesclasse com jogadores da base. Agora, se for isso aí, aí sim, a gente sifu...
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-12 20h36min
Meus amigos,
Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Mas, o que me incomoda é que a imprensinha marrom tá deitando e rolando em cima da gente...
Para o Cruzeiro anunciam que está chegando Pikachu, Uéliton. Pirão e... Para o outro lado é Robinho, Juninho Pernambucano, que vão tirar o Wallyson da gente e coisa & lousa. Ouvi falar que o Cruzeiro iria pagar R$ 180 mil para o Rafinha e que já paga R$ 240 mil para o Tinga.
O nome disto não é falta de dinheiro. É MAU USO.
 mrr | Natal | 21-11-12 21h34min
JD esse seu último post acima, lembra-me muito a atual coluna do Jorge. Por acaso andaram trocando figurinhas? No bom sentido é claro! Em relação a mídia, realmente é de se ficar desconfiado, pois para o Cruzeiro só anunciam churrasquim de gato, enquanto do outro lado da lagoa só picanha!!! Esperamos mesmo que seja somente intriga da imprensa galinácea, caso contrário estamos fu... com o perdão da palavra!
 mrr | Natal | 21-11-12 21h50min
"Diego Souza tem acordo adiantado para defender o Cruzeiro em 2013" (fonte: Superesportes). Essa diretoria em matéria de manter segredo está sendo um fracasso total. Como disse JD, o Gilvan deve estar sofrendo muito com o FOGO AMIGO.
 DERSON | LEME | 21-11-12 22h00min
Sinceramente nao gostei da saida de Alex Silva, contava com sua experiencia para nossa zaga em 2013. Quanto estas especulaçoes de Diego Souza, Pirao, Picachu, Rafinha, Egidio vou aguardar pra ver no que vai dar no final, mas confesso confirmando algumas destas contrataçoes confesso que 2013 amargaremos mais um ano na parte intermediaria da tabela. O meus Deus onde vamos parar? Juizo Gilvan o senho ta com a sindrome das cocotas!!! Queremos mais Atitude, depois nao va reclamar da torcida.
 PHDF | Brasília | 21-11-12 23h29min
Sempre tenho dúvida se é a imprensa que inventa as contratações ou se empresário ou algum infeliz membro da diretoria celeste.
O certo que a maioria das divulgações estão sempre prejudicando a relação da diretoria e torcida celeste. Raramente isso ocorre com as rosinhas.
 Cícero volney | Vitória/ES | 22-11-12 07h33min
O Montillo ontem, pela seleção argentina, fez igual vaca holandeza: "produziu 30 litros de leite e depois deu um coice no balde" - fez uma bela jogada para o 2º gol dos ermanos, mas na hora do penalti... Oh Montillo, vai treinar mais, meu filho... usted é fraquim demais em bola parada, compañero! (apesar que no jogo todo, ele foi bem nas cobranças de faltas e escanteios...)
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 22-11-12 09h40min
Já que o Rudnei não deu certo, agora eles vão pra segunda tentativa? Pirão?! Isso nem é para ser cogitado no Cruzeiro, se querem apostar, apostem em Éber, L. Silva e Uchôa... o Yago até que vai, afinal, já temos o Ceará, então ele seria uma aposta para o banco... Uéliton já foi até indicado por alguns aqui no site, para o elenco vale a aposta... essa do D. Souza, parece que ele tá próximo mesmo, não era nome nem cogitado pelos amigos do site... vamos aguardar, como já dizia AB!
 webber | Belo Horizonte | 22-11-12 10h35min
Vou comentar sobre a reportagem/entrevista do Kalil no site Globo.com:.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................(cri cri cri)
 webber | Belo Horizonte | 22-11-12 10h44min
Ah! Tá bom! Para não ser injusto vou falar alguma coisa. Perguntaram o que ele "espera" do Atlético para daqui a "20 anos". _ Espero que seja campeão, campeão, campeão e que seja o maior de Minas... Pois é! Vai esperando, esperando, esperando... a esperança é a última que morre. À propósito,ao contrário do Kalil, não consigo ter ódio do Atlético e adoro os atleticanos (afinal, ninguém é perfeito). Como me fazem rir!
 webber | Belo Horizonte | 22-11-12 11h12min
Roth! Vá em paz. Não tumultue o ambiente do Cruzeiro. Respeite a instituição. Se vc e a diretoria têm alguma divergência, promovam um belo churrasco (com chimarrão, se quiserem) e passem a limpo entre vocês. Do lado de cá, na torcida, temos a nítida noção da falta de um monte de coisas de cada ator. Verdade que, bem ou mal, dos limões conseguiu-se fazer uma limonada. Meio aguada, azêda, mas que matou a sede. Ano passado foi pura bílis! Tempos melhores ao nosso Cruzeiro!
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 22-11-12 11h19min
Espero que a diretoria esteja pensando que com a liberação do A. Silva, terão condições de trazer um jogador top para ser titular, o salário dele deve ser elevado e seria praticamente uma aposta, tendo em vista que está voltando de lesão e há algum tempo não apresenta seu melhor futebol. Com certeza o Manoel (Atl-PR) tem um salário bem menor e seria um bom investimento, jogador promissor e/ou investir na vinda do Lugano para ser o xerifão e pronto... vamos ver né GPT!!!
 GERALDO BATISTA O FE | . | 22-11-12 11h26min
Que o Roth é ruim todo mundo sabe, mas tem gente bem pior comandando e vestindo a CAMISA DO CRUZEIRO, contratar jogador de serir B, aí é deamis, tem que contratar jogadores novos bons, não jogador velho de serie B, e tem outros jogadores sondados aí que diz "Ah eu prefiro ficar (onde está) será? que GO, Coritiba.... é melhor? tenho certeza que não, jogador assim prefiro que não venha, deixa eles onde está, não é o que eles querem? vem sem compromisso. tenta outros.
 Sicilia | Belo Horizonte | 22-11-12 11h42min
Ontem eu ouvi na rádio (94.1) que o Alexandre Mattos disse que estão até agora tentando descobrir quem é o tal Pirão...
Ou seja, esse indivíduo nunca foi sondado pelo Cruzeiro. Isso é intriga de imprensa pateticana, e se nós ficarmos caindo na pilha, vamos dar o que eles querem: Ibope e clima ruim com o time e diretoria.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 22-11-12 13h04min
Para a diretoria do Cruzeiro resolver isso é muito fácil, basta ANUNCIAR grandes nomes, jogadores que venham para serem titulares e pronto... vai acabar fácil fácil essas especulações medíocres. Estão negociando com D. Souza? então fechem o negócio e anunciem o reforço pra 2013! O treinador vai ser o M. Oliveira? Então anunciem ele, coloque pra treinar o time e deixem o Roth de férias até o fim do ano! Vai trazer indicações dele? Então corre atrás logo e fechem!!! ACORDA CRUZEIRO!!!
 webber | Belo Horizonte | 22-11-12 14h36min
Na enquete do UAI, se favorável ou não à contratação do Diego Souza, a pergunta anterior é: qual Diego Souza? Aquele que ajudou a manter o Vasco na ponta de tudo que é tabela ou o Diego que jogou no Atlético? Sou a favor do Diego no Cruzeiro, mas sua posição em campo e sua função deve ser bem definida para não chocar vaidades. Para mim ele deve jogar na intermediária oposta do Montillo. Ele é meia-atac, não atacante, como Montillo. Fica faltando um armador! Esse 10 é que está difícil!
 jmegito | Mariana | 22-11-12 14h41min
Boa tarde JD! Desculpe fugir do assunto, mas gostaria de pedir uma coisa. Sei que você sabe mais do que ninguém sobre a história do Cruzeiro. Gostaria que você montasse para nós uma seleção de todos os tempos do Cruzeiro! E seria bom também se os colegas do cruzeiro.org também montassem as suas seleções. Afinal, grandes jogadores que honraram o manto azul nunca serão esquecidos!
 webber | Belo Horizonte | 22-11-12 15h01min
E esta tal negociação com o mega empresário uruguaio!? Para mim mais um "coisas da imprensa". Tipo aqueles mega investidores que iriam construir a arena cruzeirense com shopping e tudo mais. Falta do que fazer. Pés no chão. O negócio é o sócio-torcedor de maneira justa e responsável, montando bons times que atraiam o torcedor à Toca III. Finalmente vamos voltar à nossa casa. Sim, nossa casa, porque lá não nos sentimos visitantes. Nossa maiores conquistas foram obtidas no Mineirão.
 webber | Belo Horizonte | 22-11-12 15h06min
Que fale a torcida contrária o que quiser, mas o Mineirão é a nossa casa. Pela história e pela lógica. Ora, se o Mineirão é do Estado de MG e se a maior torcida de MG é cruzeirense, então o Mineirão é a Toca III. Tô errado? Mas a minoria não precisa ficar triste; eles podem frequentar a nossa casa. Liberaremos a eles o lado que bate o sol de rachar... mas já mandamos providenciar uma cobertura legal que vai amenizar a agonia deles.
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-12 16h51min
Prezado JMEgito,
Meu Cruzeiro de Todos os Tempos no 4-4-2 clássico:
1 - Raul
4 - Nelinho
2 - Procópio
3 - Piazza
6 - Sorin
5 - Zé Carlos
10 - Dirceu Lopes
8 - Tostão
7 - Alex10
9 - Palhinha I
11 - Joãozinho
Técnico : Zezé Moreira
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-12 16h57min
E de carreirinha escalo o meu time B, tão bom quanto o primeiro deles, que teria :
1 - Dida
2 - Maicon
3 - Perfumo
4 - Cris
6 - Nonato
5 - Douglas
8 - Eduardo Rabo de Vaca
10 - Palhinha II
7 - Roberto Batata
9 - Niginho
11 - Jairzinho
Técnico : Vanderlei Luxemburgo
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-12 17h02min
E para fechar com chave de ouro, aí vai o meu 3° time :
1 - Gomes II
2 - Maurinho
3 - Luisão (Benfica)
4 - Edú Dracena
6 - Vanderlei Lázaro
5 - Ademir
8 - Amaury de Castro
10 - Rossi
7 - Natal
9 - Evaldo
11 - Hilton Oliveira Técnico : Matturi Fabbi
 lucio sangue azul | sete lagoas | 22-11-12 17h19min
É... Meus dois tecnicos para 2013 ja froam contratados por outros:Luxemburgo que renovou e o Sampaoli que fechou com a seleção chilena. Jogador? Bem, como sempre vamos chegar atrasados e quando formos contratar, outros clubes, mesmos falidos, entram na parada e fazem a contratação. A nós, restará jogadores da série B e técnicos que não são vencedores.
 SID-ROCHA | Não definido | 22-11-12 18h47min
TDB J.D...Aqui,,ele jogou pouco tempo no CRUZEIRAO,mas o pouco que jogou foi como um furaçao.......Puxa, mesmo ele pisando na bola com a gente o RONALDO FENOMENO é titular em qualquer destas seleçoes...No mais ,,pra min tá PERFEITOOOO,,,,ABRAÇO....AAAAAAAA falando do tecnico, tomara que a coerencia fale alto e a DIRETORIA CONTRATE RAPIDO UM TECNICO JOVEM, DE FUTURO E VENCEDOR NA CARREIRA...JORGINHO TETRA, DUNGA OU JORGINHO BAHIA,,
 PHDF | Brasília | 22-11-12 21h17min
João, aproveitando sua ideia, que tal montar uma seleção de jogadores em atividade formados exclusivamente pela base? Teria condição de ganhar algum título? Ex:
Jefferson, Jonathan, Luizão, Maicon e Maxwel;
Charles, Wendel, Bernardo e Guilherme (Giovanni);
A. Ramon (??) e Dudu (Jussiê).
Esqueci de alguém?
 mrr | Natal | 22-11-12 22h30min
[PHDF] Boa idéia! Acho que inclusive ajudaria-nos a perceber como a base está sendo mal aproveitada.
 gtpzeiro | Belo Horizonte | 23-11-12 00h08min
Das seleções montadas, esqueceram do Balu, para mim símbolo da recuperação cruzeirense do terrível período 78-83. Lembremos do Careca que nos fez muito feliz, Heriberto, o ataque que me lembra meus tempos da Supercopa em que fomos vice, Edson, Hamilton e Robson.... para quem não se lembra, o cenário para a inesquecível década de 90 veio desta turma aí.
 Cícero volney | Vitória/ES | 23-11-12 09h09min
Lembrando de outros nomes de jogadores do passado: Luiz Antônio (goleiro),Flamarion, Douglas, Tostão II, Revétria, Zezinho Figueiroa, Darci Menezes, Abel Braga, Renato Gaúcho (e na seleção dos piores: Tobi, Bendelack e Dedé da Dora...kkkkk)
 zuloobas | varginha | 23-11-12 10h18min
Gde primo, muitos craques passaram por aqui, alguns q vc nem citou como Jairzinho, Ronaldo, Careca, Serginho, Balu, Renato Gaúcho e Ramires mas, sinceramente, to preocupado é c o presente. N vou desviar o foco. Quem será o treinador? Quem será contratado? Haverá recursos ou faremos o ridículo papel de figurante como de costume na última década?
 João Duarte | Vit�ria | 23-11-12 10h29min
Prezado Primo Zuloobas,
Pega leve... só respondi ao colega que me pediu uma escalação do Cruzeiro de todos os tempos.
Fatores considerados :
- Resultados de Campo
- Longevidade na história do clube
- Futebol no duro da batatulina
- Empatia com o torcedor
- Respeito à camisa do Cruzeiro como instituição...
 helioazulceleste | São Paulo | 23-11-12 16h05min
JOÃO DUARTE! O Cruzeiro anunciou a contratação do Diego Souza, o que voce acha? Gostaria de saber sua opinião.
 Wagner Ávila | Não definido | 23-11-12 16h12min
Mano Menezes pode ser demitido hoje. Fica esperto aí, GPT!
 Wagner Ávila | Não definido | 23-11-12 16h26min
Tomara que Diego Souza arrebente no Cruzeiro. Sempre foi meio irregular mas se Rosaldinho deu certo, por que ele não? Temos que apoiar.
 webber | Belo Horizonte | 23-11-12 16h27min
Segundo o SporTV, Mano caiu! A turma do SPFW odeia mesmo qualquer curintiano! Eh... o Felipão está desempregado. O Muricy é meio casca-grossa e o Abel (meu preferido) não tem respaldo. O Luxa perdeu o bonde. Sei não! Mas acho que o Marin vai colocar o Ney Franco. E pensar que quem formou o rapaz foi o Cruzeiro! Aí ZZPerrela... Aí Dr. Gilvan! As pratas da casa que vocês fazem um muxoxo danado servem bem aos outros!
 Redmosk | Uberl�ndia | 23-11-12 16h38min
Acho Diego Souza excelente jogador,o que pesa contra ele sua irregularidade faz 2 jogos brilhantes 5 mediocres,mesmo assim acho boa contratação.
 danielzero | Belo Horizonte | 23-11-12 16h39min
Diego Souza contratado!Realmente uma peça na armação pra jogar com o Montillo é importante.Mas resta saber se é o Diego Souza do Palmeiras e Vasco ou o das frangas.Torço muito para que arrebente.
 danielzero | Belo Horizonte | 23-11-12 16h42min
E Mano Menezes demitido da seleção me pegou de surpresa.Se fosse antes da seleção acharia até uma boa, mas agora não sei...De qualquer forma é um nome mais forte que Marcelo Oliveira, e tenho o palpite de que vai ser contratado.
 szogheib | Vila Velha | 23-11-12 18h24min
Boa tarde. A confraternização não existiu pois estivemos apenas 3 torcedores do Cruzeiro e dois amigos de trabalho. No final fomos agraciados com a família maravilhosa do JD. Contudo o que valeu foi o abraços amigo, as risadas sem crenças e acima de tudo ver o nosso amigo cantor JD. O ruim é que não pude permanecer por muito tempo. A qtdade da loira que tomamos foi de longe 120 latinhas. Espero que no ano que vem o JD leve no carro as latinhas que vai perder para serem distribuídas para a turma
 szogheib | Vila Velha | 23-11-12 18h28min
Quanto ao Diego Souza, sou contra sua contratação pois não o vejo atualmente como um jogador que possa render. Acho que está em má fase (no Vasco ele apareceu pois tinham alguns bons jogadores quer foram vendidos). Entretanto, vamos torcer para que ele realmente corra, vibre e torne um DS de anos anteriores (exceto os que jogou nas rosanas). Já Manos Menezes...demoraram. Na verdade erraram mais uma vez. Perderam 2,5 anos. O problema não é a incompetência e sim a safadez dos mandatários da CBF
 szogheib | Vila Velha | 23-11-12 19h31min
Minha nossa... Me perdoem os amigos e até mesmo o JD se não concordarem comigo...mas que é esse cara Victor Hugo Mesa? Dono de times expressivos como disse o Gilvan...kkkk. Alguém aqui nas suas dezenas de anos já viu alguma vez o tal de Montevideo Wanderers? E o tal de Recreativo Huelva? Lá vem bomba. Esse Gilvan está de brincadeira. Cheio de blá blá blá de crenças malucas. Sai dessa linha Gilvan. Não queira aparecer com a P... dos outros. Parceria caracu... O cara é inocente demais.
 zezero | Belo Horizonte | 23-11-12 20h34min
Não estou te entendendo amigo SZOGHEB. Sem conhecer o teor da parceria e já criticando ,todo mundo sabe hoje em dia que o futebol precisa de parcerias entre clubes e empresários. Não me importa se o cara é dono de times pequenos ,desconhecidos, fazendeiro,banqueiro, dono de supermercado , etc...,o que importa é fazer uma boa parceria e que seja boa para ambas as partes. que coloque dimdim e que traga bons jogadores.
 estrelado campeao | Ubá  | 23-11-12 20h48min
É João Duarte, realmente tem uma frase sobre o futebol que é extremamente verdadeira : " No futebol não existe verdade que dure vinte e quatro horas". Veja bem, quando se pensava que o Mano já tinha adquirido estabilidade vem sua demissão. Quase paralelo a isso(um pouco antes) Gilvan declara que Marcelo Oliveira ainda não está certo. E no meio disso tudo, vem o Diego Souza.Quase que daria uma nova coluna, João. Será que o Mano vem aí?? E a seleção fica com quem?? São assuntos pra mais de metro.
 estrelado campeao | Ubá  | 23-11-12 20h48min
É João Duarte, realmente tem uma frase sobre o futebol que é extremamente verdadeira : " No futebol não existe verdade que dure vinte e quatro horas". Veja bem, quando se pensava que o Mano já tinha adquirido estabilidade vem sua demissão. Quase paralelo a isso(um pouco antes) Gilvan declara que Marcelo Oliveira ainda não está certo. E no meio disso tudo, vem o Diego Souza.Quase que daria uma nova coluna, João. Será que o Mano vem aí?? E a seleção fica com quem?? São assuntos pra mais de metro.
 zuloobas | varginha | 23-11-12 21h19min
Caro João, sou admirador de sua inteligência e de seu amor pelo Cruzeiro. N quis cortar o assunto, desculpe. Escrevi rapidamente e me expressei mal. O q queria dizer é q estou anciloso p ver quais medidas serão tomadas p voltarmos a ser o maior das Américas. E queria saber de alguma novidade. Abraço.
 alex | São Paulo | 23-11-12 21h42min
1-Dida 2-Nelinho 3-Perfumo 4-Luizinho 6-Sorin 5-Piazza 8-Zé Carlos 10-Dirceu Lopes 9- Tostão 11-Joãozinho 7-Ronaldo téc-Ênio Andrade
 mrr | Natal | 23-11-12 23h11min
Já não contando Montillo para 2013, acho que com Diego Souza o time ganhará mais força no meio/ataque, além de uma boa opção de chute de fora da área. Espero que se caso confirmem a venda do argentino, que o cruzeiro utilize essa grana para contratar ao menos dois bons laterais e um bom xerife para nossa zaga.
 mrr | Natal | 23-11-12 23h16min
Por fim grandes técnicos estão ficando disponíveis no mercado: Mano, Felipão e provavelmente Luxa em dezembro. Felipão já disse que só treina agora seleção seja qual for. Mano deve querer descansar um pouco. Luxa costuma pedir multa recisória muito alta. Agora soube também que alguns dirigentes estão malucos para colocar Muricy fora do time, então poderá ser mais uma opção. Então Gilvan tem que parar de dar desculpas e arrumar um bom técnico, opção não faltará.
 mrr | Natal | 23-11-12 23h50min
JD, "...uruguaio sente lesão no tendão de Aquiles..." (Fone:G1) Essa notícia reforça mais ainda meu desejo da permanência do Arias e dispensa do Victorino. Assim poderemos trazer um xerife de verdade para ajudar.
 PHDF | Brasília | 24-11-12 00h18min
Boa contratação, principalmente se for possível manter o Montillo. Diego Souza, Montillo, Martinúccio e Borges metem medo em qualquer defesa.
Busca o Elias do At-Pr ou Rodriguinho do América para a reserva e o time estará muito bem servido ofensivamente.
 nadia2007 | BH | 24-11-12 00h20min
Mestre João: Estou vendo que já tem gente preocupada também com essa parceria com o Victor Hugo Mesa Redes, não sabemos quem é esse uruguaio e por isso já fiquei com um pé atrás, afinal o Cruzeiro até hoje está pagando dívidas do tal bingo. Acho que a diretoria do Cruzeiro tem que pesquisar para saber quem são essas pessoas e de onde vem o dinheiro que eles querem colocar no Cruzeiro. Fiz uma pequena pesquisa no google e descobri um artigo do portal El País do Uruguai de 2009, em que esse ...
 nadia2007 | BH | 24-11-12 00h26min
Victor Hugo teve prisão decretada juntamente com outros uruguaios por contrabando (whiskey e perfumes) utilizando benefícios fiscais do free shop da empresa brasileira Bondell S.A. Espero que esse empresário não venha lavar dinheiro no Brasil usando o Cruzeiro como fachada. TODO O CUIDADO É POUCO COM ESSA GENTE!!! O artigo pode ser encontrado: www.elpais.com.uy/091220/pnacio-461113/nacional/investigaran-a-mas-free-shops-y-exportadores/
 mrr | Natal | 24-11-12 00h45min
[nadia] Excelente iniciativa! Sempre quando aparecem investidores estrangeiros devemos desconfiar. Contudo já existe um investidor que muitos aqui deixam passar desapercebido, o banco BMG. Esse surgiu do nada, cheio de grana, patrocinando metade dos times do brasileirão, arbitragem e por aí vai. Não existe irrequecimento da noite para o dia, essa grana toda está saindo de algum lugar, e como não somos um país das oportunidades, só levar a crer que algo ilícito deva existir em toda esta operação
 lucio sangue azul | sete lagoas | 24-11-12 00h50min
Bom, pessoal. Começamos melhor do que podiamos esperar. Quando achei que a diretoria iria permanecer no mesmo diapasão do inicio do ano, me surpreendem com a contratação do Diego Souza.Não é uma contratação para me encher os olhos, pois ele é m tipo de jogador que pode chegar e arrebentar como pode ser um fiasco. MAS QUE A DIRETORIA ACERTOU E MERECE APLAUSOS, ISSO TEMOS DE DIZER.Vamos esperar um outro nome para tecnico e vamos esperar pela parceria.Ficar procurando defeito é sacanagem.
 João Duarte | Vit�ria | 24-11-12 02h53min
SZogheib, Semana passada foi só ensaio.
Já fiz nova convocação no FACEBOOK para a próxima 3ª feira no mesmo FOX Local e na mesma FOX Hora. O saldo ainda é grande e temos que compartilhar... Se prepare porque o homem de Guarapari disse que vai estar presente.
Já confirmaram presença Marlon (Tainha), Valério, Eder Lana, Antônio Carlos, Soró, Luiz Otávio, João Coura, Cláudio Burrão, e vamos ver se o Thiagool, José Maria, Cícero Volney, Júnior, o sumido de Jacaraípe e outros mais darão jeito
 Cícero volney | Vitória/ES | 24-11-12 09h42min
A possível parceria com Victor Hugo Mesa Redes parece que já está fazendo efeito... olha ai quem tá cotado para ser o nosso novo técnico: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2012/11/24/noticia_cruzeiro,235409/cruzeiro-procura-fossati-e-negociacao-deve-ser-concluida-depois-do-paraguaio.shtml
 Cícero volney | Vitória/ES | 24-11-12 09h42min
A possível parceria com Victor Hugo Mesa Redes parece que já está fazendo efeito... olha ai quem tá cotado para ser o nosso novo técnico: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2012/11/24/noticia_cruzeiro,235409/cruzeiro-procura-fossati-e-negociacao-deve-ser-concluida-depois-do-paraguaio.shtml
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 24-11-12 11h03min
"Se o CRUZEIRO TROUXER..."
 ribunodocruzeiro | Não definido | 24-11-12 11h11min
Está na hora do Cruzeiro desfazer esta parceria com o tal BMG. Agora, eles pressionam o Cruzeiro a vender Montillo, e o presidente vem e diz que é para agradar o parceiro. Parceiro este que não exige que o Atlético venda o Ronaldinho. Será por quê? Será que o presidende o BMG é atleticano? Até parece que ele não foi presidente do Galo. A ingenuidade é muita. Por que será que o BMG não exige a venda desse monte de brucutu do meio de campo. Esse parceiro quer é desfacelar o Cruzeiro. Fora com eles
 Redmosk | Uberl�ndia | 24-11-12 13h49min
O BMG não pressiona o patético vender Ronaldinho,porque nenhum dois tem direitos econômicos sobre ele,sem contar Ricardo Guimaraes é patéticano sempre que tiver oportunidade vai puxar sardinha para seu time.Tem essa noticia aqui sobre patrocinio se for verdade sera excelente. http://www.hojeemdia.com.br/esportes/cruzeiro/cruzeiro-pode-ter-novo-patrocinador-para-2013-1.60363
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançara livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

15/11 - 22h22 [6 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster