Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home | Noticias | Blog PHD | Charges | Colunistas | Competicoes | Especiais | 

Cruzeirenses pelo Mundo | Torcedor do Futuro | Servicos | Quem Somos 

*** AVISO - PODCASTs, NOTÍCIAS E COLUNAS DE OPINIÃO ESTARÃO, a partir de 26 de JULHO de 2020 no Blog PHD ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Retrovisor Celeste

06/10/2012 | Lílian Alcântara
História do nosso nome e traje

70 anos de Cruzeiro Esporte Clube

É verdade que ando afastada do futebol, quase não estou escrevendo. Peço desculpas aos que sentiram falta, apesar da falta de tempo para pesquisar sigo trocando ideias e informações pelo e-mail na minha assinatura.

Amanhã, dia 7 de outubro de 2012 completamos 70 anos de Cruzeiro Esporte Clube, foi nesta mesma data de 1942 que o ex-presidente Oswaldo Pinto Coelho sugeriu dar ao clube um nome que representasse o Brasil, não mais a colônia italiana, e foi escolhido o nome Cruzeiro e o incomparável símbolo do Cruzeiro do Sul para representar o time. Mas ainda mantiveram as cores da seleção da Itália (que é em homenagem à casa real italiana de Savoia). E é por esses 60 anos que escrevo hoje.

Em 31 de agosto de 1942 é publicado decreto federal que exigia a extinção de símbolos das nações inimigas, no caso os inimigos eram os pertencentes ao Eixo, já que o Brasil resolveu apoiar os Aliados na guerra. Sendo assim o presidente (Ennes Cyro Pony) convoca o conselho para discutir e definir a mudança do nome e símbolo do clube, no segundo dia do mês de outubro o nome Ypiranga em homenagem à Independência do Brasil é anunciado. No entanto o nome oficial do clube ainda não tinha sido mudado.

Com uniforme improvisado o Ypiranga jogou seu primeiro e único jogo contra o Atlético-MG. O nome não carregava a sorte, o time do técnico Bengala perdeu por 2x1. O jogador Baiano do Atlético abriu o placar do jogo com gol aos 42' do primeiro tempo, na volta o Ypiranga buscou o empate e o artilheiro Niginho empatou para a alegria dos italianos que enchiam a arquibancada. Mas a alegria não durou muito, sete minutos depois Evando marcou de pênalti o segundo do Atlético. Ismael (Ypiranga) ainda perdeu um pênalti deixando o jogo terminar em derrota.

Claro que o nome Ypiringa não agradou depois da derrota, como o nome ainda não tinha sido oficializado foi trocado na assembléia de 7 de outubro para Cruzeiro, por sugestão do ex-presidente Oswaldo Pinto Coelho. O uniforme teria então as cinco estrelas dentro de um círculo, no peito esquerdo, punhos e gola brancos e o resto azul. Calções e meias brancos. O uniforme seria usado até o ano de 1956.

Em 1950 o time lança a camisa branca, favorita de muitos torcedores, para os jogos noturnos. Essa camisa também duraria até o ano de 1956, data então que uma camisa listrada horizontalmente de azul e branco, com gola pólo passa a ser o novo uniforme, no ano seguinte a camisa voltaria a ser lisa, mas manteria a gola pólo até chegar o ano de 1959, quando finalmente temos nosso mais amado uniforme lançado: as estrelas soltas. Camisa diferente de todas no mundo, reconhecida como uma das mais bonitas do futebol e com a qual levantamos nossas mais belas conquistas. Naquele mesmo ano (1959) é criado o primeiro grupo de sócios do time os "Dragões Celestes" contavam com 200 sócios que colaboravam mensalmente para ajudar a pagar o salário dos jogadores.

A estréia da camisa toda azul com a constelação solta foi contra o Renascença, no estádio Tecelões em Belo Horizonte e terminou em empate 1x1. Com esse mesmo modelo de camisa o Cruzeiro seria a segunda equipe brasileira a levantar o título da Libertadores em 1976. E em 1984 começam as logomarcas e os patrocínios e as camisas são mudadas a cada ano de acordo com os parceiros.

Cantemos parabéns ao Cruzeiro Esporte Clube, são 60 anos de camisa azul. Dois Brasileiros, duas Libertadores, quatro Copas do Brasil, duas Supercopas e muita história, alegria, ídolos. Uma história de superação dos operários do Bairro Preto que construíram uma Bestia Negra que ainda em má fase perturba o sono de muitos.

Vou tentar começar uma série de posts sobre todos os anos do time, desde 1921. Me ajudem!


@lilianalcantara
lilianalc92@gmail.com

Lílian Alcântara
lilian_alcantara92@yahoo.com.br

Leia também as colunas anteriores Retrovisor Celeste

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 mrr | Natal | 07-10-12 11h13min
Pena que a maior parte dos jogadores, comissão técnica e diretoria não estejam a altura dessa história atualmente!
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 08-10-12 11h05min
Este dia deveria ser feriado para a nação azul 5 estrelas. Parabéns ao meu amado clube. Que Deus todo poderoso abençoe o Cruzeiro Esporte Clube, a dar continuidade a sua histórias de clube vencedor.
 leandro_bsb | TAGUATINGA | 08-10-12 13h49min
Cruzeiro.org realmente é a melhor fonte de literatura sobre o amado time estrelado, seja as lições sobre a historia do clube, como esta, tanto quanto as otimas estatísitcas do João Chiabe, as grande análises de Wilson Flavio e o grande Jorge S. com sua motivação infinita. Parabéns ao Cruzeiro, a Lilian A e o cruzeiro.org
 jfabio | Pouso Alegre | 08-10-12 21h39min
Lílian, parabéns pela aula de história. Você ainda vai ser referência aqui no PHD. Agora, prá não dizer que tudo são flores, sugiro que você não use este termo chulo "Bestia Negra". Essa expressão sem pé nem cabeça não combina com o nosso time AZUL que você descreveu. Aliás, se é que existe uma besta preta, ela mora do outro lado da lagoa (se é que você me entende?). Do mais, continue firme com a série de posts que tens planejado. Um abraço.
 helioazulceleste | São Paulo | 09-10-12 20h42min
Lílian! Parabens pela iniciativa de contar a maravilhosa história de nosso amado clube. Muito boa tambem sua idéia de escrever mais da história do Cruzeiro, serei seu leitor assíduo. Me acho um cruzeirense nato, pois comecei a gostar desse clube sem nenhuma influencia de alguem que já torcia, simplesmente foi vendo Tostão, Dirceu Lopes, Zé Carlos, Evaldo,Piazza,Natal, Raul entre outros jogarem aquele futebol maravilhoso que até hoje sinto saudades. É isso! Mais uma vez parabens.
 lilianalcantara | Foz do Iguaçu | 10-10-12 18h23min
obrigada a todos que leram e comentaram, é muito bom ter o trabalho reconhecido. jfabio, bestia negra não é ser nenhum idiota, é ser o monstro que assombra a tantos, realmente não é minha alcunha favorita das tantas que o clube carrega, mas tampouco é algo para rechaçar. e ao Hélio aviso que já escrevo sobre a história do Cruzeiro há muito tempo, se quiser dar uma olhada no meu acervo de textos espalhado por aí: lilianalc.blogspot.com
 mrr | Natal | 11-10-12 13h12min
Pegando gancho sobre a história do clube, lembro-me de algo mais recente. Noinício da década de 90, a torcida do cruzeiro não tinha tanta expressão. Na época para encontrar um torcedor fora de MG, era mais fácil ver um elefante voando. Mas graças as nossas recentes conquistas, na década de 90, a nova geração cresceu influenciada, e assim a torcida do cruzeiro se tornou hoje uma das maiores deste país! Contudo isso tudo poderá ser posto por água abaixo, caso a gestão não mude de atitude! Abraço!
 helioazulceleste | São Paulo | 11-10-12 16h42min
Lilian! Muito legal, acessei seu blog e li várias histórias do nosso clube. Sobre a Libertadores de 1976 até me arrepiei, embora eu tenha tido o privilégio de acompanhar na época é muito bom reviver com tantos detalhes como voce descreve.
 pyxis | BHZ | 13-10-12 14h18min
Lilian, Dá uma olhada na sua caixa postal.
 pyxis | BHZ | 13-10-12 14h18min
Chat de Cruzeirenses (Inclusive durante os jogos) Enciclopedia do Cruzeiro Mundo Cruzeirense - Blogs de Cruzeirenses www.portaldocruzeirense.com.br
 lilianalcantara | Foz do Iguaçu | 15-10-12 20h24min
mmr, pois é, conheci um paraguaio que é cruzeirense, e vou fazendo meu trabalho de embaixadora do Cruzeiro, uma amiga uruguaia passou a acompanhar o time e já tem até camisa, outras pessoas vão pegando gosto pelo time ao acompanhar minha relação com o clube, mas não trocam o time do coração pelo Cruzeiro, claro. E conheci muitas pessoas do Pará, Goiás, ES que são cruzeirenses justamente pela década de 90.
 lilianalcantara | Foz do Iguaçu | 15-10-12 20h27min
Poxa Helio, que bom que tenha gostado do blog. Estou terminando de subir meus principais textos, já não tenho controle sobre tudo que postei, o que vou lembrando e encontrando eu reposto. Obrigada pela visita. Os outros também estão convidados. Pyxis, você é o Evandro? Se não for eu não recebi e-mail nenhum. Abração.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
26/07 - 07h00 [1 coment.]
Cruzeiro.Org muda o foco de seu conteúdo e serviços 

10/07 - 11h07 [2 coment.]
COLAPSO: ´Má Gestão x Má Fé` por Sérgio Santos Rodrigues 

10/07 - 07h07 [0 coment.]
CENTENÁRIO: CBF marca jogo contra o Cuiabá (MT) dia 2 de janeiro 

10/07 - 06h49 [1 coment.]
COLAPSO: Aumento das despesas de salários em 50% com Wagner Pires 

09/07 - 19h34 [0 coment.]
CENTENÁRIO: Vinte anos do TRI na Copa do Brasil na Toca 3 

09/07 - 19h17 [0 coment.]
COVID-19: CBF define calendário. Série B encerrará em 30 de janeiro 

08/07 - 12h42 [0 coment.]
COVID-19: Cruzeiro prioriza Toca 3 mas avalia sede no interior 

07/07 - 19h29 [0 coment.]
COVID-19: FMF define retorno do Mineiro 2020 para 26 de julho 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster