Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home | Noticias | Blog PHD | Charges | Colunistas | Competicoes | Especiais | 

Cruzeirenses pelo Mundo | Torcedor do Futuro | Servicos | Quem Somos 

*** AVISO - PODCASTs, NOTÍCIAS E COLUNAS DE OPINIÃO ESTARÃO, a partir de 26 de JULHO de 2020 no Blog PHD ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Retrovisor Celeste

20/07/2012 | Lílian Alcântara
Esse 2012...

O Atlético está "por cima" do Cruzeiro?

O Cruzeiro ainda está se recuperando, precisa se reafirmar como time. Enquanto isso, do outro lado da lagoa, o presidente Kalil investe em um time forte pra disputar o título do Brasileiro. Agora, finalment,e com um bom goleiro (ainda prefiro o Fábio), com uma peça de marketing (R49, que está sendo mal usada) e outras boas ideias e bons jogadores. É verdade que o time segue na liderança, mas ainda é muito cedo pra dizer que está firme.

É o primeiro texto que faço falando diretamente do nosso rival. Mas é porque tenho percebido certa euforia da parte de jornalistas, blogueiros e twitteiros pelo tema.

Sem dúvidas o Atlético melhorou em relação aos outros anos, que a essa altura do campeonato já teria tomado sapecada até da série B. Mas tampouco foi testado a nível de "time pra ser campeão". Ainda que tivesse sido, o campeonato é longuíssimo, precisamos ver como o time reagirá sob o cansaço, contundidos, suspensos e expulsos (vale também para o Cruzeiro). Se haverá brigas internas, ou não. Ainda é muito cedo pra falar - de qualquer time (a nível de campeonato) como campeão ou rebaixado.

A verdade é que é essa a chance do alvi-negro reafirmar-se como "time grande", já que tem apenas um título a nível nacional, que já está quase sendo aposentado na sala de troféus. Enquanto o Cruzeiro reafirma-se "pós-crise", depois de ter quase caído do Brasileirão 2011 e não ter conseguido nem sequer chegar à final do fraco Campeonato Mineiro.

Mas a pergunta é: Atlético está melhor que o Cruzeiro? Se formos falar historicamente, não. Umas rodadas na liderança não podem apagar a disparidade de títulos celestes em comparação ao galinho de vespasiano. Se formos falar de time, pode ser sim que o Atlético tenha mais nomes, peças individuais, (não vou estender o tema porque vários colunistas já fizeram a comparação peça a peça), mas o Cruzeiro tem mostrado um time unido que derrotou líderes e inclusive para reerguer-se dentro de campo após abatimento ou ter sofrido gols. Enquanto o Atlético enfrentará esses rivais agora e teve sorte de pegar vários rivais desfalcados ou desfocados. Mas, na minha opinião, apenas o combate direto pra revelar essas coisas.

Agora... financeiramente? Sejamos honestos, não dá pra acusar o Atlético de ter dívida, nem o Cruzeiro de não ter caixa. Nada mais obscuro no futebol que o financeiro de um clube, não sabemos as parcelas dos jogadores, preços de contratos e rescisões, caixa, patrocínio, nada é divulgado nos detalhes. Há quem defenda tudo, mas pra saber isso precisaremos militar como torcedores e pedir pela transparência financeira dos clubes.

Ah, e sim, por último gostaria de lembrar que alguns times "brilhantes", "dos sonhos", "rolos compressores" ficaram na história como grandes escretes, mas nem sempre levantaram os títulos almejados. Portanto, nem sempre o mais bonito, técnico ou tático vence. E saindo da comparação passo a passo, neste exato momento o Atlético está melhor, querendo ou não é o líder, está a nossa frente. Mas a discussão era se o time está "por cima", defender que o Atlético está melhor é muito subjetivo, só quis mostrar alguns lados.

No mais, é isso aí... a história não mente e jamais vai mudar...

uma cutucada: se o Atlético ganhar esse Brasileiro (muita hipótese, até pro meu Playstation) então também seria bi-campeão nacional, lhe faltariam apenas 4 Copas e 2 Libertadores para começarmos a competir como iguais. Por sorte, parece que agora os times poderão disputar as duas competições, então... penso eu que no mínimo (matematicamente improvável) precisariam de mais 4 anos (a partir de 2013) pra chegar lá. Na matemática Maia eles já não têm chances.

Lílian Alcântara
lilian_alcantara92@yahoo.com.br

Leia também as colunas anteriores Retrovisor Celeste

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 DERSON | LEME | 20-07-12 21h25min
Esse time do patetico nao aguenta duas derrotas seguidas e entrara em crise pois conhecemos o cuca, nao aguenta pressao ainda mais de um time que nao ganha titulo de expressao a muitos anos e que vive so de estaduais. Pra mim e fogo no facho esse time. Nao ira longe.Ja ja tem crise. Pode escrever
 JLacerda | Nova Lima | 20-07-12 23h41min
Você tocou num ponto que tem me preocupado. É fato que estamos por cima do Garnizé ha muito tempo. Por méritos do Cruzeiro, que teve boa administração e bons times, e demérito dêles, que viveram uma década de letargia profunda, compravada pelo passeio pela segundona. Porém desde o ano passado vejo a coisa mudando. O final da era Perrela foi ruim para nós, e êles vêm crescendo. Se são candidatos a campeões esse ano é realmente cedo pra dizer, mas é fato que estão segurando a liderança...
 JLacerda | Nova Lima | 20-07-12 23h48min
...com competência. E na concorrencia direta nos deram umas rasteiras de que náo gostei: Leonardo Silva, Guilherme e Maluf. O interessante é que a melhora do inimigo vai fazer bem pro Cruzeiro. Agora temos contra quem nos medir, ja começando no campeonato mineiro. Torcedores, diretoria, tecnico e jogadores terão que se esforçar mais, o que só nos fará bem. Se continuaremos melhores, o tempo dirá. Espero e confio que sim.
 amilton | contagem | 21-07-12 11h53min
lilian,nem se o caquético nascer de novo poderá ser comparado com o cruzeiro.esse timeco arrogante e preferido dessa imprensa esportiva tendenciosa e inescrupulosa as vezesconsegue a enganar os menos informados.
 amilton | contagem | 21-07-12 12h06min
charles baiano,vc tem certeza que é cruzeirense? vc acha mesmo que o elenco do caquético com o falecido ronaldo,downilinho,richa,bernard,pierre,serginho e tantos outros cabeças-de-bagre joga o melhor futebol do Brasil? vc esqueceu a vocação caqueticana para flanelar vagas para os geaandes? pena que devido ao nosso momento o caquético não esteja flanelando a nossa vaga,mas pode ter certezaano que vem flanelarão a nossa vaga.dá-lhe zêrão.
 jfabio | Pouso Alegre | 21-07-12 12h45min
Lilian, acho que nunca comentei nas suas colunas, vamos lá, sempre tem uma 1ª vez. Nós ficamos pouco tempo na liderança e quando caímos, vimos o quão foi doído. E isso num cenário onde sabíamos que o time estava em formação e que a liderança era ilusória frente ao nosso elenco (vide os últimos 3 torneios que disputamos). No caso deles, a ideia que a mídia vende é de um super time que está no lugar devido. Tenho certeza que uma sequencia de derrotas será um tsunami do outro lado da lagoa.
 jfabio | Pouso Alegre | 21-07-12 13h30min
JLacerda, além de Leonardo Silva, Guilherme e Maluf, tem ainda a excelente profissional Patrícia Teixeira. Outros que mudaram de lado são o Cuca e o Cuquinha. Destes aí, nenhum deles são imprescindíveis ao Cruzeiro.
 lilianalcantara | Foz do Iguaçu | 21-07-12 13h43min
Acho que Grêmio e Corinthians são os melhores elencos, no momento. E não o Atlético. Não que "os títulos conquistados aqui não contem", óbvio que contam, mas agora é que todos times começam a focar e o negócio começa a valer de verdade e os jogos são jogados com devida raça, então agora que poderemos avaliar o Atlético e o Cruzeiro do BR12. Quem leu minha última coluna (Cruzeiro ainda invicto na época) deve lembrar que eu disse que o time precisava da derrota pra ser testado.
 lilianalcantara | Foz do Iguaçu | 21-07-12 13h45min
Assim que o Cruzeiro perdeu uma, vou caindo de rendimento. Agora com a vitória sofrida sobre a Portuguesa pode ser que se levante. Contra o Flamengo será outro teste, time grande em má fase, jogando em casa. É obrigação vencer e isso daria moral pro time. Com o CAM não vejo diferença, ainda não tiveram derrotas que possam abater o time, quando tiver a primeira veremos se têm forças pra levantar e seguir brigando.
 lilianalcantara | Foz do Iguaçu | 21-07-12 13h47min
E por último, volto a lembrar que o Campeonato é longo. Poderíamos até preparar uma estatística. Desde 2003 quantas vezes um time que era líder na 10 rodada foi campeão. E claro, não os "por coincidência", mas pegar os que tinham sido líderes, pelo menos, 3 rodadas até ali. Acho que o número é baixo. Vide Cruzeiro do AB q sempre brigada la em cima desde o início e n foi campeão.
 lilianalcantara | Foz do Iguaçu | 21-07-12 13h49min
E por último, volto a lembrar que o Campeonato é longo. Poderíamos até preparar uma estatística. Desde 2003 quantas vezes um time que era líder na 10 rodada foi campeão. E claro, não os "por coincidência", mas pegar os que tinham sido líderes, pelo menos, 3 rodadas até ali. Acho que o número é baixo. Vide Cruzeiro do AB q sempre brigada la em cima desde o início e n foi campeão.
 PHDF | Brasília | 21-07-12 16h19min
Até agora somente 3 times se prepararam p/ ganhar o Brasileirão/2012: Gaylináceos, Fluminense e Grêmio. O quarto time seria o Vasco, caso esse não estivesse pensando em desfazer de bons jogadores do elenco. O Corinthians, melhor equipe, está fora de combate por causa da Libertadoras / Mundial.
Os demais fizeram investimento médio e precisarão de um pouco de sorte para ganhar.
A tabela ainda está favorecendo os gaylináceos: jogarão contra times que cederam jogadores p/ a olimpíadas.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 21-07-12 18h19min
Lilian, parabéns pela coluna. O que vai dizer se eles são melhores será a classificação final do campeonato.
 maciel | Não definido | 22-07-12 11h42min
Liliam, hoje eles são melhores. Eles tinham um time razoável, mas a contratação do Jô(afastado pelo Inter) e a fase do menino Bernard é que deram o desequilibrio, levando os outros a crescerem. Não fossem esses dois fatores e talvez estivessem atrás da gente. Entendo que os dois são as principais peças a serem marcadas. De qualquer modo, no futebol, antes da bola rolar, sempre é bom chamar o outro de favorito.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 22-07-12 20h37min
Lilian Alcântara e mais uma bela coluna! Lilian, esse embalo em que o arqui-rival se encontra é ponto positivo para o Azul Estrelado, pois dá uma injeção de ânimo a mais ao Nosso Time quando percebe o outro numa posição confortante, creio Eu.
 lilianalcantara | Foz do Iguaçu | 23-07-12 15h20min
Eu sempre falo que o Cruzeiro vence o Flamengo e dispara no G4, ou perde pro Flamengo e... Como vencemos agora vamos disparar, o próximo jogo é dificílimo, um tabu enorme, mas se a Portuguesa conseguiu empatar, será que o Cruzeiro consegue arrancar - pelo menos - o empate? Temos que confiar.
 webber | Belo Horizonte | 25-07-12 17h44min
Nosso Cruzeiro precisa saber separar time aguerrido com time "pilhado". O time está entrando uma pilha nos jogos, fazendo faltas, dando chutões desnecessários, despachando a bola sem tentar "matar" e controlar a gorduchinha... Calma rapaziada, aguerrido, sim; pilhado, não. Tá certo que num certo momento o Cruzeiro vem sendo visado como sempre acontece com um candidato natural ao título, mas a rapaziada tem que pensar futebol. Ou não consegue acertar um passe de 5 metros!
 ribunodocruzeiro | Não definido | 26-07-12 01h28min
Não. O Atlético está, atualmente, com um time melhor que o nosso. A diferença começa na diretoria. O nosso presidente está começando agora. Por inexperiência, iniciou o primeiro semestre numa inércia danada. Manteve um treinador sem nenhum quilate e não objetivou ganhar nada. Iniciou com medo e não se recuperou. Já perdemos o ano. O importante é conseguir os 45 pontos e já ir pensando no ano que vem. O despreparo é tamanho que temos DR titular, WP intocável, Guerreiro é considerado grande...
 webber | Belo Horizonte | 26-07-12 09h14min
Este time tá jogando muito pouco! Fora Roth!
 webber | Belo Horizonte | 26-07-12 09h14min
Este time tá jogando muito pouco! Fora Roth!
 clelia maria | goiania | 27-07-12 00h00min
FORA ROTH!!PESSÍMO TECNICO.CONCORDO COM TUDO QUE A LILIAN,CHARLES BAIANO E JLACERDA.TIME QUE NAÕ INVESTI É ISTO QUE ACONTECE.SOU CRUZEIRENSE ACIMA DE 50.DESDE O ANO PASSADO VENHO VENDO ESTE TIME CAINDO.OARCO RIVAL INVESTIU E ESTA COLHENDOVAMOS CONTINUAR ACREDITANDO
 lucio sangue azul | sete lagoas | 27-07-12 19h57min
Primeira vez que comento no seu espaço.Lilian, voce é corajosa!Infelizmente, NO MOMENTOesles estão bem na nossa frente.É claro que muitos não vao admitir;outro tanto vai dizer que não somos cruzeirenses.Não enxergar o momento deles é prestar um desserviço ao proprio cruzeiro.Fazer a nossa diretoria pensar que não estamos enxergando a superioridade deles é "assinar embaixo" nos equivocos qe foram cometidos e que ainda estão sendo.Não reconhecer a superioridade deles é atestar que (cont)
 lucio sangue azul | sete lagoas | 27-07-12 20h01min
achamos nosso plantel suficiente para trilharmos entre os quatro primeiros colocados.E é isso, que estamos vendo?O futebol do cruzeiro inspira confiança?Podemos estar tranquilos de que não vamos cair?Podemos esperar que nossa equipe vai melhorar em breve?NÃO, não podemos ter esperança, ainda que torçamos para que isso ocorra.Mas um verdadeiro cruzeirense tem de TORCER E INCENTIVAR,mas não pode ser omisso e nem cego.Devemos mostrar nosso descontentamento com o plantel NESTE ESPAÇO.Apoiar no campo
 danielzero | Belo Horizonte | 28-07-12 17h25min
Podemos ter esperança sim.Mais que isso : acredito que vamos conseguir vaga para a Libertadores .Esse time me lembra o de 2007:desacreditado, porem com um potencial que ninguem percebeu, brigou pelo titulo, e ficou pra tras somente após um conflito dos jogadores com o Dorival Junior, e pela inexperiencia.Precisamos de um lateral esquerdo, um atacante veloz e entrosamento, para aí sim ter uma equipe sólida.
 danielzero | Belo Horizonte | 28-07-12 17h28min
Nossos proximos 4 jogos são contra times muito mais fracos do que enfentamos até agora.Esperemos 4 vitórias para embalar de vez.Palmeiras em casa,Ponte Preta em casa, Santos fora(o mais dificil dos 4, mas contra um time decadente), e Bahia fora.
 danielzero | Belo Horizonte | 28-07-12 17h34min
E sobre brigar para não cair: Lúcio, nada mais improvavel visto que em 36 pontos disputados conseguimos 20, acha que em 78 a sserem disputados não conseguiremos 25?Reafirmo de novo: 2013, estaremos na Libertadores.
 danielzero | Belo Horizonte | 28-07-12 17h36min
E sobre o galim: fregueses, começam o campeonato com 6 pontos a menos que nós.
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 14-08-12 11h03min
Jamais o Atlético estará acima do Cruzeiro. O Cruzeiro é infinitamente superior a eles e não vai ser um ano de transição no Cruzeiro e de olimpiádas, LA entre os outros times grandes, copa do Brasil, que facilita até agora para os rosas, e ainda que eles conquistem o título, ainda assim, estão muito abaixo do Cruzeiro que tem em sua galeria títulos que são invejado pelos rosas que nunca conseguirão conquistar, e tem um que vão ter de esperar 1 século para tentar; campeões Brasileiro do século XX
 lucio sangue azul | sete lagoas | 15-08-12 13h49min
è danielzero, hoje pude ler voce dizer que ainda vamos brigar pela libertadores.Tomara!Dos quatro jogos faceis citados, dois foram terriveis:ponte e santos.Vitorias dificeis contra palmeiras e bahia.O problema é que tomamos sufoco, ganhamos por acaso e o time não tem confiança e nem nos passa nenhuma.Então continuo com minha opinião de que vamos passar aperto para ficar entre os dez primeiros, mesmo estando em sexto hoje.Se aparecer uma grande reforço, aí a coisa pode mudar.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
26/07 - 07h00 [1 coment.]
Cruzeiro.Org muda o foco de seu conteúdo e serviços 

10/07 - 11h07 [2 coment.]
COLAPSO: ´Má Gestão x Má Fé` por Sérgio Santos Rodrigues 

10/07 - 07h07 [0 coment.]
CENTENÁRIO: CBF marca jogo contra o Cuiabá (MT) dia 2 de janeiro 

10/07 - 06h49 [1 coment.]
COLAPSO: Aumento das despesas de salários em 50% com Wagner Pires 

09/07 - 19h34 [0 coment.]
CENTENÁRIO: Vinte anos do TRI na Copa do Brasil na Toca 3 

09/07 - 19h17 [0 coment.]
COVID-19: CBF define calendário. Série B encerrará em 30 de janeiro 

08/07 - 12h42 [0 coment.]
COVID-19: Cruzeiro prioriza Toca 3 mas avalia sede no interior 

07/07 - 19h29 [0 coment.]
COVID-19: FMF define retorno do Mineiro 2020 para 26 de julho 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster