Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home | Noticias | Blog PHD | Charges | Colunistas | Competicoes | Especiais | 

Cruzeirenses pelo Mundo | Torcedor do Futuro | Servicos | Quem Somos 

*** AVISO - PODCASTs, NOTÍCIAS E COLUNAS DE OPINIÃO ESTARÃO, a partir de 26 de JULHO de 2020 no Blog PHD ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Retrovisor Celeste

10/05/2012 | Lílian Alcântara
O papel do torcedor

Vaiar ou cantar?

Infelizmente, no Brasil os jornalistas não defendem o interesse da população, da maioria, dos leitores. Nossa imprensa é comandada pelas minorias burguesas, portanto defende sempre o interesse desses. Criando assim uma eterna guerra de quem tem mais informações e atirando no ventilador informações pouco confiáveis pra ver se acerta uma e, claro, polemizar.

A imprensa esportiva não é diferente. Isso fica muito notável em Minas, que tem apenas dois times na primeira divisão, polarizando as opiniões nada imparciais. O caso fica mais evidente em crises de um dos dois lados. Opiniões são notícias. Muitas vezes pouco racionalizadas levam os torcedores na emoção das palavras apresentadas.

Hoje li tanta notícia de possíveis técnicos e até twitteiros que afirmavam que vem esse, é dispensado aquele e o time escalado será tal. Ontem Gilvan, super mal assessorado, disse que tem dois nomes para ocupar a vaga de técnico, que até segunda deveria apresentar um deles e que sim, iria buscar jogadores. Isso é tudo que sabemos de fato, são as notícias oficiais.

Seja lá quem for o novo treinador ele não terá tempo de montar um time pra primeira rodada do brasileiro, mas é papel do torcedor incentivar, cantar, gritar, apoiar o time dentro e fora de campo. O time vai levar um tempo pra engatar e não dá pra confundir as coisas, a hora de xingar já passou, agora precisamos sim exigir jogadores, um bom técnico e postura nas entrevistas e dentro de campo. Mas não dá pra ir na cabeça de mídia de reclamar de cada novo contratado, queimar o jogador antes dele jogar.

Vou expor um exemplo pra ficar mais claro. Souza pediu 10 dias pra jogar, entrou bem antes disso e está mal, fisicamente mal, tecnicamente mal. Parte da torcida já quer pedir a cabeça do jogador. Futebol é um esporte coletivo, pode trazer o Messi que ele não vai jogar nada se o resto do nosso time continuar assim. E com o time todo desorganizado estavam todos mal individualmente.

Morei na fronteira, dividi casa com uruguaios, argentinos e paraguaios e aprendi muito sobre torcer. A torcida incentiva o time até o fim, não param de cantar, por vários motivos, um deles é que cantam uma história, comemoram um time, não louvam jogadores. Aplaudem quando o time merece aplausos fora disso são torcedores e vão torcer pra quem entrar em campo. Quando aparece Nacional-URU ou Boca na tv todo mundo comenta que linda a torcida, mas ninguém faz aqui.

O papel da torcida é esse, empurrar o time que estiver em campo. Fora do estádio é apoiar a reforma, é preciso criticar sim, mas é preciso fazer a auto-crítica também. Não dá pra escalar um time, ou fazer a lista de dispensa sem saber que trabalho fará o novo técnico. Cada um trabalha de um jeito, cada um funciona melhor numa formação, ou até corpo mole começa a render com o treinador certo.

Desde o ano passado estamos mal? Sim. Mas vamos tentar recomeçar, então é preciso paciência até que a coisa renda e é preciso apoiar. Não dá pra vir agora xingar o trabalho do Zezé Perrela em 2009, ou um jogo de 1993. O Mancini foi demitido e jogadores serão dispensados, vamos acompanhar e esperar que dê certo.

Pela última vez, não defendo aceitação. Mas se a mudança começou então não temos mais o que reclamar. Mudemos de postura também.

@lilianalcantara

Lílian Alcântara
lilian_alcantara92@yahoo.com.br

Leia também as colunas anteriores Retrovisor Celeste

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 10-05-12 19h52min
LÍLIAN, que belo texto! Na verdade o que se impõe é uma profunda mudança de comportamento. Dos gestores, dos jogadores e da torcida. O que pode a torcida, senão mandar boa energia ao time? Ee é assim que se deve torcer: aplaudindo, cantando ("quem canta os males espanta"já diziam os bem mais antigos). É isso aí: tomara que todos os cruzeirenses de coração e de coragem possam, através das redes sociais, começar uma campanha focando esse tema que você propõe. Parabéns.
 marco | Curitiba | 10-05-12 20h38min
Concordo com seu texto, gostaria somente de comentar que esperava que nossa diretoria já tivesse um técnico "engatilhado" para assumir o Cruzeiro a partir de hoje! Ora, se tomamos gols nos últimos 8 ou 9 jogos seguidos, era de se esperar a desclassificação no jogo de ontem. Portanto, se tivesem um planejamento bom, o novo técnico já deveria ter sido escolhido e começar imediatamente. Além disto, não estou gostando dos nomes citados até agora. Vamos esperar para ver.
 lilianalcantara | Foz do Iguaçu | 11-05-12 05h40min
Marco, eu entendo o que você diz. Porém também é entendível que estamos numa fase importante, é final de campeonatos estaduais, técnicos não abandonam os times facilmente. Estão no último teste, dali é correr pro abraço ou fazer as malas. Acho que acabamos perdendo tempo com essa confirmação de técnico até segunda, um tempo precioso. Porém eu entendo que o momento é difícil para os times dos estaduais e da LA. Ou queremos um Roth?
 Eduardo Faria | Passos | 11-05-12 10h03min
Lilian parabéns, bela coluna! Concordo plenamente com suas sugestões para jogadores, diretoria e também para a torcida. Aliás fica difícil identificar qual o peso para cada participante, o ideal é que todos saibam de sua importância e possam ajudar nas conquistas, lógico que nas derrotas também. Nas mudanças sempre vamos encontrar resultados diferentes e para que sejam positivos, é preciso que a aceitação venha de imediato. Que tal os torcedores abraçarem as sugestões da Lílian?
 Eduardo Faria | Passos | 11-05-12 10h19min
Sobre os nomes sugeridos para técnico, minha preferência é o Jorge Sampaoli. Faz um excelente trabalho na LaU, mesmo perdendo jogadores importantes, ele consegue montar um time que nos faz lembrar os grandes times e seleções brasileiras de outrora. Após uma derrota(acidente de percurso)4 X 1 no jogo de ida para o Deportivo Quito, devolve com juros e CM aplicando uma goleada de 6 X 0 em Santiago. Alô diretoria, essa prá você, se demorar seremos derrotados pela concorrência!
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 11-05-12 14h38min
É isto mesmo Lilian. Parabéns pelas palavras certas. Nós torcedores precisamos entender de uma vez por toda que somos torcedores do Cruzeiro e seja como for, smepre torceremos pelo nosso clube e não ficar ai vaiando jogador antes da hora, jogando no contra. Torcedor argentino, paraguaio, chileno e uuguaio, são os mais verdadeiros torcedores que existe. são 100% o time deles. Não tem tempo ruim. Temos que exigir times fortes, técnico de ponta, vitórias, títulos, mas, principalmente apoiar 100%.
 Leo Forro | BH | 14-05-12 12h59min
Sempre pensei que a nossa torcida poderia ser assim, torcer para a camisa e não para os jogadores, mas é uma cultura dificil de se quebrar. Mas toda jornada inicia com o primeiro passo, quem sabe?!
 jhess25 | Não definido | 14-05-12 17h37min
AB NAO VEM...SOU MAIS RENATO GAUCHO!!!
 keka | belo horizonte | 11-06-12 21h48min
Sou grato a todos os jogadores que realmente defenderam meu time. Mas amo apenas as 5 estrelas. Quando viajo e não posso assistir ao jogo na tv( por culpa de uma certa emissora)olho para o céu, procuro as cinco estrelas e apenas peço aos jogadores:Honre-as. sds
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
26/07 - 07h00 [1 coment.]
Cruzeiro.Org muda o foco de seu conteúdo e serviços 

10/07 - 11h07 [2 coment.]
COLAPSO: ´Má Gestão x Má Fé` por Sérgio Santos Rodrigues 

10/07 - 07h07 [0 coment.]
CENTENÁRIO: CBF marca jogo contra o Cuiabá (MT) dia 2 de janeiro 

10/07 - 06h49 [1 coment.]
COLAPSO: Aumento das despesas de salários em 50% com Wagner Pires 

09/07 - 19h34 [0 coment.]
CENTENÁRIO: Vinte anos do TRI na Copa do Brasil na Toca 3 

09/07 - 19h17 [0 coment.]
COVID-19: CBF define calendário. Série B encerrará em 30 de janeiro 

08/07 - 12h42 [0 coment.]
COVID-19: Cruzeiro prioriza Toca 3 mas avalia sede no interior 

07/07 - 19h29 [0 coment.]
COVID-19: FMF define retorno do Mineiro 2020 para 26 de julho 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster