Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
De Jure - Coworking



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

27/08/2005 | Evandro Oliveira
Do Sonho ao Pesadelo

"...Às vezes bate uma idéia de desistir.
Então a gente pára, põe o sonho de lado
e fica por aí pensando e sofrendo..."


Numa das colunas Cruzeiro.Org desta semana pede-se para que a diretoria e comissão técnica do Cruzeiro acordem para a competição maior que estamos disputando. Acredito que o pedido estava com destino errado. Deveria ser endereçado à torcida. Esta sim estava sonhando acordada e sem a mínima noção da realidade.


Tivemos espasmos de sonho quando o time veio subindo na tabela de classificação e teve, por duas vezes, a oportunidade de assumir a liderança. Ainda tem esta oportunidade e é até possível que isso aconteça. Aí os torcedores se dividem em grupos. Existem os otimistas e que acreditam que tudo é feito para dar certo, existem os céticos, os críticos, os rebeldes e por aí vai.


Nas próximas semanas estará instaurado o processo eleitoral no Cruzeiro para sucessão, ou não, da atual diretoria. O atual presidente, Alvimar Oliveira Costa é candidato a reeleição e já existem dois movimentos de grupos de conselheiros denominados como de oposição. Aproveitamos aqui para abrir o espaço de nosso site para que todos aqueles que desejarem se manifestar sobre as eleições do Cruzeiro que o façam e defendam suas idéias. Adiantamos que os candidatos oficiais de situação e oposição terão espaços iguais e destacados de manifestações de torcedores, sócios e conselheiros.


Uma curiosidade nos cerca neste momento: Se o Alvimar é candidato a reeleição é de se imaginar que ele não queira fazer nada que os conselheiros e sócio não desejam.


Se o Cruzeiro teve a oportunidade de ganhar o campeonato mineiro é plausível imaginar que o presidente, num ano eleitoral para o clube/time, não tenha feito o melhor para que conquistasse?


Se o disputa política interna do clube está fervilhando é de se imaginar que o presidente e atual diretoria não iam querer negociar o maior ídolo do torcedor e associado?


Então porque as ações da diretoria nos últimos meses (isso sem contar as tragédias e decepções de 2004 que são esquecidas facilmente pelo torcedor comum) tem tido uma linha clara de não satisfazer o torcedor. Manutenção de jogadores que a torcida não quer; jogadores ofendendo a torcida com a proteção da comissão técnica e diretoria; promessas de contratações que nunca são concretizadas; contratações aquém da capacidade de honrar dignamente a camisa das cinco estrelas; distanciamento da diretoria e comissão técnica da torcida; e por aí vai.


Muito intrigante e preocupante.


Faço questão de ser repetitivo e reproduzir frase que escrevi alguns meses atrás, mais precisamente um ano atrás em 18 de agosto de 2004 na coluna intitulada (RE)Aprendendo a ser torcedor do Cruzeiro, onde escrevi “...tem muito torcedor que não quer reaprender a torcer, quer ficar com o sonho de 2003 para sempre, desconhece o que é o espírito crítico que sempre teve a torcida do Cruzeiro (que a mídia define como exigente) que sempre levou os dirigentes a fazerem as coisas da melhor maneira possível, de forma a rever de tempos em tempos seus encaminhamentos e seus resultados...”.


A questão é que ainda estamos reaprendendo e este reaprendizado tem sido difícil. Boa parte da torcida saiu do sonho ao pesadelo nas últimas 24 horas, mas o que aconteceu para que somente neste período tenha caído na real?


Notem que a venda do Fred está sendo anunciada há meses. Em enquete realizada no site a maioria dos participantes defendia e entendia que qualquer oferta acima de 10 milhões de Euros seria o suficiente para fazer a negociação.


Não estou aqui defendendo a negociação do Fred. Muito pelo contrário, acredito que a própria torcida respaldou a ação da diretoria. E aí começam os nossos problemas e divergências. Como nas teorias Goebelianas se uma mentira é repetida muitas vezes certamente alguma coisa fica como se fosse verdade. Nestes tempos de CPI temos visto algumas pessoas repetirem mentira atrás de mentira que a maioria acaba acreditando que determinada pessoa é uma pessoa confiável e que fala a verdade. A nossa situação, no caso Fred, é de quase lavagem cerebral. A diretoria repete a historinha de que tem que vender um jogador por ano (o Cruzeiro vendeu o Jussiê por um valor considerável e não gastou nem a metade em contratações), a torcida acaba acreditando e participando de enquetes que dão o valor de 10 milhões de Euros como suficientes para a transferência “inevitável” do Fred. Depois que a diretoria concretiza o negócio esta parcela da torcida vem colocar suas contradições, suas ofensas, suas insatisfações.


Não se trata aqui também de dar razão a torcedores eternamente na oposição e que não fazem nada em prol do Cruzeiro ou da torcida. Tem torcedor que se aproveita da agilidade e facilidades das modernas mídias virtuais para desancar, ofender, xingar e colocar para fora todas as suas frustrações. Se for necessário atravessar a Rua Timbiras para fazer uma manifestação pacífica na porta da sede do Cruzeiro ele não tem tempo, nem disponibilidade e não vai meter a mão na “sujeira do futebol”. E depois este torcedor ainda vai ser lembrado como o exemplo de torcedor do Cruzeiro pelos adversários. Aquele que só vai a campo na boa, que nem vê o jogo pela TV, que não tem cartão de afinidade pois isso é coisa de sem-o-quê fazer.


O dilema é grande e complexo. Como reunir algo que motive todos estes torcedores em torno de objetivos comuns? Uma eleição no clube certamente não une pois a maioria dos torcedores nem vota e poucos querem ter alguma responsabilidade de votar (é mais fácil fazer a crítica e não ter que responder por nada).
Talvez, estejamos acordando para algo que realmente faça o torcedor se unir e pensar em ações comuns. Temos que impedir a sangria da saída de ídolos. O Cruzeiro não consegue ter um ídolo nem por 12 meses. Se outros times, inclusive no Brasil, podem, por que não podemos?

Podemos sim!

Basta o torcedor reaprender a torcer e pensar em coisas mais abrangentes que somente no resultado do jogo de domingo e na zuaçao com os adversários. Experimentem, trocar 50% da zuaçao para com os adversários para construir este novo torcedor do Cruzeiro que você tem que ser. Pode trazer resultados mais rápidos e melhores.


Tem um poeta mineiro que escreveu o seguinte poema:


A Jornada

(Geraldo Eustáquio de Souza)



Às vezes bate uma idéia de desistir.

Então a gente pára, põe o sonho de lado

e fica por aí pensando e sofrendo.



Mas não é por muito tempo não.

Qualquer coisa da estrada

passarinho flor montanha nuvem

o menino que nos acenou sorrindo

esperança à toa que seja vira roteiro de viagem.



Precisa ver os olhos brilhando com que partimos

mochila nas costas, cantando o sol e a sede

prazer e cansaço de quem caminha sempre em frente

em direção de algo mais além de nós mesmos

de nossos desejos, medos e frustrações

porque é para lá que estamos indo

- é só para lá que sabemos ir

passos de uma caminhada

que nenhum de nós sabe quando começou

nem quando terminará.


É para lá que devemos ir.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster