Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
VBR Artes Gráficas



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

01/04/2012 | Joao Duarte
Avaliação do 1° Trimestre de 2012

>"Comparado com 2011 é fácil identificar uma grande evolução, mas, ainda precisamos de muito mais."

Mundo Azul,


A 1ª avaliação do Cruzeiro após 10 jogos oficiais na temporada - Na verdade após os 2 jogos amistosos (derrota para o América e vitória sobre o mamoré) e mais a partida inaugural do Campeonato Mineiro de 2012, nuvens negras tomaram conta dos céus cruzeirenses. Para piorar a situação, os sites esportivos davam como certa a venda de Montillo para o Corinthians, porque o Cruzeiro estava com os cofres rapados e sem condições de pagar em dia os salários dos nossos jogadores, um fato que não acontecia desde os tempos que o Dr. Benito Masci assumiu a direção do clube no início de 1985.
Os mais açodados declaravam cheios de ira que era fora este e fora aquele, que o Dr. Gilvan era isto e aquilo...

Só que o tempo é senhor da razão e um a um os dogmas negativistas foram caindo por terra. Dr. Gilvan do Pinho Tavares foi mostrando que mais do que qualquer conflito financeiro, valia mais a sua paixão pelo clube e que agora que havia chegado ao comando não iria se deixar levar por coisas diferentes de suas convicções, a não ser que os argumentos fossem realmente bons.
E foi agindo assim que ele foi colocando os Cearás e Elias no bolso da algibeira e foi mostrando que o Cruzeiro era grande, do mesmo tamnaho dos maiores clubes do Brasil.
Manteve Fábio (quase foi parar no futebol russo, nas bocas da imprensa) e Montillo (noticiado como jogador do Corinthians pelos "entendidos" da imprensa que apostaram em fonte diferente da única confiável, que era a palavra do nosso presidente. E foi graças à postura dele que o Cruzeiro foi se equilibrando nos calcanhares.
Sim, faço um paralelo com as lutas de boxe, nas quais um dos lutadores se reergue e reequilibra após quase ser nocauteado.
O Cruzeiro colocou as contas em dia, com um empréstimo bancário.
Depois engatou 9 vitórias consecutivas.
Trouxe para substituir Dimas Fonseca que não vinha bem no comando do futebol o jovem Alexandre Mattos que vinha de um trabalho consisitente realizado nos últimos 5 anos no América Futebol Clube.
Meu irmão Jackson Chiabi, o grande Carlos Tomazzi e o meu colegas Élder Gomes dos Reis vão dizer que mais uma vez estamos "roubando" talentos do América. E eu vou ter que concordar com eles, pois, tenho esperança de vê-lo continuar a fazer sucesso agora com bem mais balas na agulha.
E as 2 primeiras contratações do Alexandre Mattos vêm para posições nas quais a gente já havia identificado necessidade de reforço.
Chegaram Charles (infelizmente parece ter se contundido esta semana... esperamos que não seja nada grave) e Alex Silva, que esperamos ver reeditar no clube as grandes atuações do irmão dele, Luisão, o craque do Benfica e da Seleção Brasileira que ganhou 7 títulos com a camisa do Cruzeiro.
Mais, que isto, as negociações foram feitas dentro de um teto que o clube consegue pagar, sem criar distorções junto ao resto do elenco.

E o trabalho dentro de campo - Quando a situação estava "preta" toda a diretoria do Cruzeiro foi para a Toca da Raposa II e hipotecou solidariedade ao treinador Vágner Mancini, claro que fazendo as cobranças cabíveis.
E fomos vendo o time evoluir dentro de campo. De ganhador de partidas sem convencer a ninguém, conseguimos ver o time evoluir para ganhar os jogos com futebol ofensivo e se incorpando a cada jogo. Ainda não está pronto, mas, é inegável que novas formas de jogar foram desenvolvidas e treinadas, especialmente, a formação do time com 2 volantes, mais, 2 atacntes pelos flancos, Montillo no suporte ao ataque e com um jogador de referência no comando de ataque.

O que mais gostei ?

- Do início de temporada dos nossos atacantes : Wéllington Paulista fez 12 gols em 11 jogos. Anselmo Ramon fez 7 gols e deu várias assistências. Wallyson já fez 5 gols e voltou a mostrar o seu futebol de muito fôlego. Walter tem entrado bem e marcado gols importantes, além de contribuir também com assistências e o menino Élber, teve a sua chance quando o time se mostrou mais encorpado (aliás, como lhe prometera o treinador) e virou opção para o meio e ataque, tanto caindo pelos lados, como na recomposição fechando o meio.
- Do profissionalismo de Montillo, não levando para campo as coisas que estavam acontecendo fora. Não afinou, não tirou a perna e mesmo quando não foi brilhante, deu a sua contribuição.
- Embora considere que não tenham atingido o ponto que toda a nossa torcida deseja, é inegável a subida de produção dos nossos laterais Marcos e Diego Renan. Inclusive, Marcos tem tido boas participações defensivamente, sendo bastante consistente. Já Diego Renan, que melhora a olhos vistos, caso seu futebol seja recuperado em muito isto se deverá ao suporte que lhe foi dado pelo Vágner Mancini. Já comentei várias vezes, que as laterais hoje são carência do futebol brasileiro, especialmente o lado esquerdo.
- Falar de Fábio é chover no molhado...Deixemos o Mano Menezes dar lugar a goleiros em má fase técnica, preterindo ao Fábio que é o melhor goleiro do Brasil nos últimos 4 anos com certeza.
- Gostei de verem ser testados em jogos esquemas táticos ofensivos, mudando-se os posicionamentos dos jogadores em campo. Mancini usou do 3-5-2 recuando Leandro Guerreiro para fazer o 3° zagueiro e soltando os alas, até o 4-2-3-1 que por vezes vira um verdadeiro 4-2-4...

Onde vejo que ainda precisamos melhorar ?

- A produção ofensiva dos nossos laterais. Uma coisa é reconhecer que tenham melhorado, mas, ainda não chegaram onde o clube precisa.
- A consistência defensiva. Jogando com Montillo, Wéllington Paulistam, Wallyson e Anselmo Ramon é vital a maior participação destes jogadores na marcação ao adversário que já deve começar na saída de bola. O time ainda carece de melhorar em sua compactação evitando-se dar ao adversário, espaço nobre para manejar exatamente no meio-campo.
Nosso zagueiros e volantes terão que ter muita atenção e suporte dos laterais e também dos atacantes, evitando-se que fiquem no mano-a-mano com os atacantes adversários... A verdade é que Léo e Victorino com menos proteção dos volantes andaram sofrendo com os atacantes do adversário e a nossa cidadela só não caiu mais vezes porque Fábio continuou a operar os seus milagres.
As chegadas de Charles e do Alex Silva vieram suprir carências já identificadas nos jogos desta temporada.
"Comparado com 2011 é fácil identificar uma grande evolução, mas, ainda precisamos de muito mais."
É preciso dar tempo a Vágner Mancini que parece ter a confiança e o respeito do grupo de jogadores, fácil notar união entre eles. Ele está saindo do mesmismo dos cabeças de área que só marcam e não sabem sair prá jogar. Introduzir um sistema assim gera riscos, mas, se encaixar o Cruzeiro poderá se constituir no fato novo e até os caras arranjarem um jeito de neutralizar poderá ser tarde... vamos portanto ver um pouco mais e aguardar. O balizador serão os testes mais difíceis das finaius do Mineiro, fases agudas da Copa do Brasil e dentro de 50 dias, o Brasileiro.

E agora é a vez do clássico, para definir quem leva as vantagens para as fases de semi-finais e finais. Tudo caminha para se ter o Tupi na companhia dos grandes da capital...
Diego e repito, se o Cruzeiro igualar na garra, na raça e na vontade vence a partida e fica na liderança da fase de classificação. Mas, o clássico fica para a próxima coluna...

E as homenagens da coluna hoje vão para : Jésus Anselmo Dutra, Mauro Quintão, Auro Cézar Quintão, Mauro Alves Torres, Titi Lazarinni (detonou um peruano no torneio de MMA Full Night no último dia 24/03), Orlando Augusto Guerra (emocionado com o show do Joe Cocker em BH... e em especial com a linda With a Little Help from my Friends) e muito especialmente para Beth Makennel, cujas poesias relativas ao Cruzeiro encantam a todos.

E de Conceição do Mato Dentro-MG : Ramon e Rodolfo Ferreira, Hélder Carvalho Ferreira, Otacilinho e Léo Mattos, além do grande Bento Luiz Silva.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 jfabio | Pouso Alegre | 02-04-12 02h33min
Caro João Duarte, muito boas as suas colocações. Se em um belo dia alguém quiser escrever um livro sobre as coisas boas do Cruzeiro, basta fazer um levantamento das suas colunas. Você é igual aos atacantes matadores, olha sempre prá frente, rumo ao que interessa. Continue assim. Se um dia eu vir uma das suas resenhas recém-publicadas, cheia de clamor e lamento, pode acreditar que ficarei temeroso com o nosso Cruzeiro. Espero que este dia nunca chegue e que continuemos nessa crescente. Um abraço.
 jfabio | Pouso Alegre | 02-04-12 02h33min
Caro João Duarte, muito boas as suas colocações. Se em um belo dia alguém quiser escrever um livro sobre as coisas boas do Cruzeiro, basta fazer um levantamento das suas colunas. Você é igual aos atacantes matadores, olha sempre prá frente, rumo ao que interessa. Continue assim. Se um dia eu vir uma das suas resenhas recém-publicadas, cheia de clamor e lamento, pode acreditar que ficarei temeroso com o nosso Cruzeiro. Espero que este dia nunca chegue e que continuemos nessa crescente. Um abraço.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 02-04-12 09h05min
João Duarte, tenho que concordar com o colega Fábio, seu otimismo nos contagia. As vezes fico temeroso com este esquema do WM, com 3 atacantes, mas a verdade é que está funcionando. Minha dúvida é se irá funcionar contra times grandes. Veremos no clássico, pois ele está falando que irá jogar com 3 atacantes. Vamos ver e torcer para que dê certo. Uma certeza nós temos agora: nosso elenco não será mais desmontado ao longo do ano, ao contrário da direção dos Perrelas. Espero que GPT continue assim.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 02-04-12 09h38min
Caro João, boa coluna. Fábio, Montillo e Wallyson, são jogadores acima da média, estou esperando os demais mostrarem serviço. Nas laterais, Marcos mediano e D. Renan continua mal, afoito, muitos erros de passe e sem apoio ao ataque. Ainda não vi um bom jogo, estou à aguardar o clássico para avaliar um pouco mais alguns jogadores (Marcos, Leo, D. Renan, Guerreiro, M. Oliveira, WP e AR). Ainda no aguardo da estréia de Arias, e torcendo para a forma rápida de Charles e Alex Silva... VAMOS CRUZEIRO!
 tiago_zeroo | Belo Horizonte | 02-04-12 09h54min
João, você sabe o paradeiro do Arias!?? Contratado pelo sócio do Senador com pinta de craque e até agora nem apareceu. Veio fazer um tour por BH???
 Cícero volney | Vitória/ES | 02-04-12 10h48min
João Duarte, dissestes tudo o que eu queria ler... muito sensatas as suas observações, destaco em meio a tantas boas opiniões, a sua colocação quanto as laterais, que realmente tem tido uma certa progressão, mas que apesar disso, não está ainda no nível que merece e que é necessário para um clube da grandeza que tem o nosso Cruzeiro... Sinceramente, vejo no Marcos uma peça boa para reposição (não para ser titular), e quanto ao Diego Renan não tenho muitas esperanças. Você disse que ele pode...
 Cícero volney | Vitória/ES | 02-04-12 10h50min
... recuperar o se futebol, mas que futebol? ele nunca jogou nada! Não me lembro de tê-lo visto jogar bem algum dia... mas é isso ai, valeu pela coluna.
 AFernando | Varginha | 02-04-12 12h02min
Achei seus comentário sobre a primeira fase válido, realmente sofreu uma melhora, mas João Duarte, há convir que está longe daquilo que nós torcedores esperamos de um time qualificado. Faça uma análise das contratações, dos times de SP do Rio e Porto Alegre, não tem jeito nem de comparar. O crescimento do time para o campeonato mineiro houvi sim uma evolução, acho que não é suficiente para disputar um campeonato brasileiro, ou mesmo a copa do Brasil.
 João Duarte | Vit�ria | 02-04-12 13h08min
Em resposta ao POLE = JFábio,
Meu estimado amigo de sangue azul,
Penso o seguinte :
- Podemos até ser duros na crítica aos nossos erros, mas, se assim consideramos, nos sentimos na obrigação de propor soluções de como fazer melhor ou pelo menos diferente.
- Para falar bem do Cruzeiro na MIDIA, poucos são os que o fazem. Para falar mal e puxar para baixo não precisa ir longe. Conheço gente que entra TODOS os DIAS em TODOS os ESPAÇOS só para criticar e falar mal...
 João Duarte | Vit�ria | 02-04-12 13h12min
Eu, desde o começo falei das nossas conquistas, dos jogos marcantes da história do Cruzeiro. Nunca escondi que o meu objetivo é combater o pessimismo, esta coisa que só sabe nos diminuir e puxar para baixo. Mas, não é sendo velhinha de Taubaté que iria ajudar ao Cruzeiro. Uma das principais propostas desta coluna é trazer soluções á baila, ouvir as opiniões divergentes, criar massa crítica e discutir como fazer do Cruzeiro um clube melhor, VENCEDOR, aumentar a nossa torcida...
 João Duarte | Vit�ria | 02-04-12 13h15min
Entendo, desta forma, que falar das nossas conquistas, retratar as nossas Páginas Heroicas e Imortais fortalecerá nos corações dos mais jovens a vontade de pertencer à nossa torcida. Criticar pessoalmente, porém, sem ferir a ética e a honra das pessoas. Raramente me irrito nas minhas ponderações, mas, tem hora que não dá para aceitar. Muitos que me fizeram ataques pessoais depois se transformaram em meus amigos e isto me motiva a continuar a escrever e interagir. Obrigado pela oportunidade.
 João Duarte | Vit�ria | 02-04-12 13h20min
Prezado Cléber Costa,
Analise a lista dos LE's titulares nos grandes clubes : Flamengo – Jr. César
Fluminense – Carlinhos
Botafogo – Márcio Azevedo
Vasco – Thiago Feltri
Inter – Kléber
Grêmio – Júlio César
Palmeiras – Julinho
São Paulo – Cortês
Santos – Juan ou Léo
Corinthians – Fábio Santos ou Ramon
Atlético-MG – Eron ou Ricky
Bahia – Ávine
Vitória – Wéllington Saci
Observe que alguns dele foram vaiados em Minas.
 João Duarte | Vit�ria | 02-04-12 13h30min
Continuando :
- Coritiba : Eltinho
- AtléticoPR : Paulinho
- Santa Cruz : Dutra
- Náutico : Jefferson
- Sport : Renê
Agora considere o fato de que no mercado não há grandes opções de contratação para a função e que como já temos 3 estrangeiros no elenco reforços de fora ficariam limitados. Observando nas séries B e C, mais interlândia paulista há APOSTAS...
Se o negócio é apostar eu priorizaria Diego Renan (jogou demais em 2009, viu ?), Hyago e Gabriel Araújo.
 João Duarte | Vit�ria | 02-04-12 13h34min
Uai Cléber Costa,
Estou avaliando os 3 primeiros meses do ano... Se todos os adversários são fracos ou não prestam, significa que a avaliação teria que esperar 10 rodadas do Brasileiro ?
E esperar até lá para dizer que um jogador dá ou não dá no couro ?
Quanto ao Diego Renan, você escreve a mesma coisa toda semana. Reverbera a coisa da avenida Diego Renan. O cara pode fazer desarmes e coberturas corretamente, salvar gols, etc que você não lhe dá crédito algum. É mágoa pessoal ?
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 02-04-12 15h13min
JD, gostei da listagem dos LE pelo Brasil, é bom que serve até como comparação. No início da temporada, indiquei os nomes de F. Aurélio e M. Azevedo para LE, acho os dois bons jogadores. Nessa listagem, tem Kléber (Inter), Cortês (Botafogo p/ SP), Juan e Léo (Santos), Ramos (Corinthians) e Ávine (Bahia), que pra no meu entendimento são superiores ao D. Renan, o Gílson é uma aposta e ainda terá mais chances. Acreditar, eu acredito, mas tem que mostrar pelo menos raça!!!
 Sicilia | Belo Horizonte | 02-04-12 16h03min
João, pegando um embalo na indicação de L.E. do mercado, lembro do Ronny que jogou no Corinthians e hoje tá na alemanha. Não é um cara rápido, mas é novo, habilidoso, cobra faltas muito bem, além de ser ótimo nos cruzamentos e lançamentos.
Como ele é meio lento, ele costuma usar mais uns lançamentos da intermediária pra não ter problema na hora de voltar. Eu sei que o contrato dele termina daqui 1 ano e ele tá na reserva lá...Poderia vir por empréstimo...
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 02-04-12 18h32min
João, parabéns pela coluna ! ! ! ! ! Seus textos sempre me deixam animados e confiante ainda mais, com o CRUZEIRO. Por que digo isso: porque você tem argumentos.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 02-04-12 18h34min
kkkkkkkk Isso mesmo, João, esse pateta papagaio apenas fica repetindo e perseguindo sistematicamente, c.o.v.a.r.d.e.m.e.n.t.e. Acho que o Diego Renan andou pulando alguma cerca por aí...
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 02-04-12 18h35min
Detesto comentarista de melhores momentos. Seus otários, comprem ingresso.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 02-04-12 18h37min
Dizer que nossos jogadores não jogam com raça é muita sacanagem. Todo o time está com muita vontade. Os caras estão correndo para c.a.r.a.l.h.o. Isso não é torcedor, é lixo teleguiado.
 PHDF | Brasília | 02-04-12 22h16min
A prova de fogo do setor defensivo será no clássico, pois o Cuca sabe da dificuldade de alguns jogadores celestes na marcação. A esperança fica por conta dos atacantes segurarem as frangas no campo defensivo delas.
Falar do D. Renam é quase chover no molhado. Ele sempre marcou mal e na fase boa ia bem ao ataque. Com 3 atacantes a melhor qualidade do lateral celeste deveria ser a marcação. No caso de 3 zagueiros, a ofensividade poderia ser o destaque. Esperava que a solução fosse o G. Araujo.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 03-04-12 10h59min
Blá, blá, blá... O paspalho continua insistindo. Fala, fala e não diz nada. Desde quando um jogador é responsável, sozinho, por derrotas ou vitórias. Só pensa isso quem nunca participou de uma equipe (não apenas no futebol, na vida), vive sozinho. Futebol é coletivo. Augusto Recife, Wendel e Márcio foram muito importantes no time de 2003.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 03-04-12 11h00min
" Dãããããããããããã, av. Diego Renan " . Parece retardado...
 João Duarte | Vit�ria | 03-04-12 16h00min
Prezado Cléber Costa,
Veja o que você pede do Diego Renan ?
Tá quetendo perfeição ?
Então tá bom... Quero que você me traga um jogo de qualquer dos laterais que todos dizem ser melhores que o Diego Renan em que eles tenham cumpridos todos os quesitos que você apontou...
Cléber,
Não é só um jogador o "culpado" pelos lances de gol, a não ser que haja falha clara do referido.
No mano a mano, a tendência tem que favorecer a quem é mais habilidoso ou mais rápido.
 João Duarte | Vit�ria | 03-04-12 16h04min
Wilson Piazza falava que tomaria 100% de canetas, DESDE QUE a bola ficasse com um dos seus companheiros de defesa.
Você fala que 80% dos gols que o Cruzeiro sofreu foram por culpa do Diego Renan. Será verdade ?
1 - Cruzeiro 2 x 1 América : falta de Guerreiro em Luciano. A mesma foi batida na barreira e no rebote veio o chute do Rodrigo Heffner, parado pelo Alessandro Bocoió na área, quem dava condição era Victorino. Não foi culpa do Diego Renan.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 03-04-12 16h07min
Otima analise meu caro J.Duarte. Tambem vejo evolucao no nosso desacreditado time, e que, aos poucos vem se superando e surpreendendo a todos. Nao gosto de WP e Diego Renan nesse time, mas, os caras, principalmente o WP vem marcando gols, e isso eh o que interessa. Na minha opiniao o Diego eh jogador pra ser reserva, mas, infelismente o Gilson ainda nao mostrou a que veio, talves colocando o Marcelo Oliveira no lugar do Diego, daria certo, me lembro um jogo dele na lateral, e ele foi bem.
 João Duarte | Vit�ria | 03-04-12 16h40min
Cruzeiro 2 x 4 Nacional-NS :
http://youtu.be/wcspl1tw1Tc
Aí estão os links dos gols da partida.
Você pode até atribuir uma culpa do Diego Renan no gol do Éder (18), mas, no outro gol nem pensar né ?
 João Duarte | Vit�ria | 03-04-12 16h40min
Cruzeiro 2 x 4 Nacional-NS :
http://youtu.be/wcspl1tw1Tc
Aí estão os links dos gols da partida.
Você pode até atribuir uma culpa do Diego Renan no gol do Éder (18), mas, no outro gol nem pensar né ?
 João Duarte | Vit�ria | 03-04-12 16h44min
Cruzeiro 0 x 1 Guarani-DV
http://youtu.be/FgymUh0OMR8
Aí está o link. Neste jogo o lance nasceu no lado direito num contra-ataque de Luizinho nas costas do LE, que naquele jogo era Gílson...
E o gol foi feito por Magalhães, que jogava nas costas do Leandro Guerreiro e na posição do Léo beque...
Não foi culpa do Diego Renan
 João Duarte | Vit�ria | 03-04-12 16h54min
Cruzeiro 2 x 3 América-MG
http://youtu.be/RsZ_rt5jUZo
Aí está o link...
Diego Renan não teve culpa em nenhum dos gols. Veja que no 1° tempo o gol de Rodriguinho sai numa virada de bola na qual Marcelo Oliveira e Gilson chegam atrasados. Lance pelo lado esquerdo da defesa.
Os 2 gols de Ademilson (driblou Moisés e Marcelo Oliveira) e o lance do pênalti de Ademílson (feito pelo Marcelo Oliveira) saem pelo lado esquerdo, só que Diego Renan não foi culpado...
 João Duarte | Vit�ria | 03-04-12 16h59min
Cruzeiro 2 x 1 Mamoré
http://youtu.be/cA3qOrYLOLI
Aí está o link. Reveja o lance do gol que nós tomamos. Pelo lado direito da defesa, com certeza. Só que àquela altura Jackson jogava pelo setor e o lance foi uma tabela de Jonathan com o meia do Mamoré, com o centroavante limpando o Léo no lance...
 João Duarte | Vit�ria | 03-04-12 17h03min
Conclusão : - O Cruzeiro tomou 8 gols em 12 jogos este ano.
- Só em um deles o Diego Renan pode ser considerado participante da jogada, mesmo assim, porque cobria o beque do setor, que não aparece na foto.
- Diego Renan esteve presente na maioria dos jogos, mas, observem-se que Marcelo Oliveira e Gilson que atuaram menos no setor apareceram mais vezes nos lances que sofremos gols.
Será que a culpa é do Diego Renan, mesmo ?
 João Duarte | Vit�ria | 03-04-12 17h05min
Ou será que é Marcelo Oliveira o cara que está enfraquecendo o sistema de marcação do lado esquerdo da defesa, permitindo o DOIS_UM em cima de quem estava na lateral ?
- Observem que depois que Wallyson passou a atuar com condição física próxima da normal os lances de gol rarearam no setor esquerdo da nossa defesa, porque ele além de voltar ainda prende o lateral lá atrás...
Agora, Cléber... dê uma de Márcio Rezende de Freitas e brigue com as imagens.
 João Duarte | Vit�ria | 03-04-12 17h09min
Meu prezado Maurício Lizardo,
Para que o Marcelo Oliveira possa ser usado na ALA esquerda (como lateral ele não tem velocidade e nem físico privilegiado para fazer o vai e vem), creio que seja preciso ainda estar mais rápido, melhor preparado fisicamente.
Registro que o jogador que vi atuar no AtléticoPR naquela partida contra a gente me encantou. Porém, é bom frisar que no Cruzeiro apenas nos 2 últimos jogos vi traços daquele jogador que avaliei bem em 2011. Tem que melhorar muito.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 04-04-12 11h29min
João Duarte, parabéns pelos argumentos. Não espere resposta do cléber b.osta, pois a bronca é gratuita. Esses paspalhos esperam que o CRUZEIRO tenha 11 fábios ou 11 Montillos. Quem não tem argumentos, cale a boca. Falar, sem ter nada a dizer, é ridículo... Esse pateta deve ter ouvido alguém criticar e comprou a idéia, por que, argumentos, ele não tem.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 04-04-12 11h29min
Daqui a pouco aparece o outro otário, criticando nosso artilheiro. E o Wellingol mandando bola pra dentro da boca dele...
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 04-04-12 11h31min
Aposto que esses dois panacas (b.osta e redtrouxa) torcem contra o Wellingol e o Diego Renan, apenas para satisfação de suas sandices. Chupem, corneteiros teleguiados...
 Abilio | Belo Horizonte | 04-04-12 14h35min
Caro João, gostaria de parabenizar pelo sua coluna. Mais gostaria de chamar atenção para distribuição dos jogadores do Cruzeiro, pois vejo vários torcedores criticando esse ou aquele jogador. Na minha opiniao, independente se no 442 ou 433, nossa linha de defesa marca muito atrás, alongando demais o campo, provocando um buraco no meio campo e com isso deixa a defesa esposta. E só ver os times europeus, eles jogam mais compacto com as linhas mais próxima, independente do sistema de jogo.
 Abilio | Belo Horizonte | 04-04-12 14h43min
Mais uma coisa vem incomodando e falta de educação e de intolerância das pessoas ao contraditório. Algumas não respeitam as opiniões contrárias ao seu pensamento, desqualificamdo e ofendem. Gostaria que neste espaço democrático, tenhamos mais respeito as pessoas, e somente seja discutido idéias.
 zuloobas | varginha | 04-04-12 17h41min
Primo, vc é mais fanático q o meu primo Leo Chiabi, filho do Marco Túlio, o mais fanático Cruzeirense q conhecia, antes de vc. Realmente seu otimismo é contagiante e sua fé azul inabalável nos remete à mística da camisa azul. Qto à análise: estamos evoluindo? Gilvan me agrada, trouxemos Alex Silva, Válter, Charles, renovamos o meio campo... vms ver nos jgs mais difíceis como nos comportamos. Tb tenho fé em título em breve.
 DERSON | LEME | 04-04-12 18h49min
Joao so gostaria de esclarecer uma coisa, com falta de laterais direito no mercado como podemos rescindir contrato com Gil Bahia e deixa-lo ir para o Bahia. Abraços.
 João Duarte | Vit�ria | 04-04-12 19h59min
Abílio,
A sua argumentação é perfeita e muito oportuna.
E creio que o Vágner Mancini já tenha observado este problema também. Reclamava do Adílson que quando ia enfrentar times pretensamente mais fortes, trazia o nosso time para marcar do meio-campo para trás e desta forma, dava moleza para a defesa adversária sair jogando. E ainda forçava o nosso goleiro a dar chutão... Contra-atacar era muito complicado, porque o nosso jogador tinha meio-campo a percorrer tendo que manter posse de bola
 João Duarte | Vit�ria | 04-04-12 20h03min
Qual a saída, principalmente se o adversário tem jogadores rápidos do meio para a frente ?
Compactar o time da linha de 25m defensiva até a linha de 75 m. Aproximar os jogadores e não dar moleza aos beques adversários para saírem jogando. De preferência conduzir o jogo para o beque adversário, lateral ou volante, com mais dificuldade no passe. Isto aumenta as chances de retomada de pose de bola.
Aí, os defensivistas vão dizer. Mas, e as costas da nossa defesa... 25 m é muito campo, não ?
 João Duarte | Vit�ria | 04-04-12 20h07min
Eu digo que tudo é questão de analisar as suas valências também... Com Wéllington Paulista e Wallyson voltando e ajudando na marcação, com a sombra de Montillo e a aproximação dos nossos volantes, a recuperação de bola e a velocidade dos 4 homens de frente e também dos nossos laterais, imporá riscos ao adversário que vai jogar mais gente atrás da linha da bola... Imagine um jogo contra os nossos rivais domésticos... Berola e André tem que receber marcação apertada. E Guilherme no campo todo.
 João Duarte | Vit�ria | 04-04-12 20h07min
Quero muito ver o que vão nos mostrar em campo os dois maiores times de Minas no primeiro embate do ano.
 João Duarte | Vit�ria | 04-04-12 20h07min
Quero muito ver o que vão nos mostrar em campo os dois maiores times de Minas no primeiro embate do ano.
 heliosangueazul | São Paulo | 05-04-12 11h12min
Caro João Duarte! Como sempre ótima sua coluna, tenho comentado pouco aqui, mas nunca deixo de ler o que voce escreve. Fui até Varginha assistir o jogo contra o Boa, pois como voce deve saber, Varginha fica a apenas 300 km daqui de sp e isso me facilita o deslocamento até lá. Sobre o jogo, não me agradou muito o primeiro tempo, achei o time um pouco apático, mas no segundo tempo melhorou muito. Fiquei feliz ao ver que Wallisson tá quase no ponto, jogou muito e que tambem Welington Paulista..
 heliosangueazul | São Paulo | 05-04-12 11h22min
...do qual nunca fui muito fã, parece que pelo menos está sendo útil ao time. No mais acho que o time está evoluindo, vamos ver no que vai dar o clássico, esse jogo sim, serve de referencia mais contundente. Gostaria que o Mancini desse mais oportunidades ao Walter e Eber, pois quando os dois entram no time percebe-se que mudam a cara do jogo, mas vamos deixar o técnico trabalhar em paz, pois não dá pra fazer tudo de uma só vez. Desejo sorte ao nosso Cruzeiro. Abraços...
 heliosangueazul | São Paulo | 05-04-12 11h25min
Onde escrevi "Eber", entenda! Elber.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 05-04-12 11h50min
João, a coluna está uma verdadeira aula. De tudo isso que você escreveu, reforço o comentário sobre o DR. O rapaz sabe jogar bola. Mostrou isso no ano em que estreiou no clube. Fez um excelente campeonato brasileiro. Certamente não desaprendeu a jogar futebol. Cabe ao técnico verificar como fazer o jogador voltar a jogar o que sabe.
 João Duarte | Vit�ria | 05-04-12 18h36min
Prezado Aloísio Mendes,
Fico feliz quando as pessoas enxergam otimismo na minha pessoa. Mas, prefiro a palavra ENTUSIASMADO porque é algo que vem de dentro da gente e consegue atingir as pessoas.
Acredito muito em treino e repetição. Em tudo na vida. E no futebol não poderia ser diferente. Se um esquema é ensaiado nos treinos na Toca da Raposa, é testado em campo seja contra qual adversário for, é possível se tirar observações efetivas. Não creio num sistema tático...
 João Duarte | Vit�ria | 05-04-12 18h39min
Então, me explicando melhor...
Certa vez critiquei o Adílson Batista porque numa semifinal de mineiro, usando o mesmo 4-3-1-2 de sempre mas, escolhendo as peças erradas, que jamais haviam treinado juntas colocou o time para jogar, sem nem mesmo fazer um ensaio tático...
E o Cruzeiro perdeu de 3 x 0, o juiz deixou de dar pênaltis, deixou de expulsar o Fábio que ainda pegou demais e anulou lances capitais do Ipatinga. Sem dúvida a atuação mais bisonha do Cruzeiro neste milênio. ERROU !!!
 João Duarte | Vit�ria | 05-04-12 18h43min
Falando dos tempos atuais, já escrevi que o esquema de Vágner Mancini como Wallyson em campo e fazendo um dos outros atacantes voltar e ajudar na marcação, pode dar certo.
As pessoas olham para o nosso meio que nos últimos tempos sempre teve 3 ou até 4 volantes, vê o time com 1.5 volantes (porque Marcelo Oliveira ainda precisa melhorar na marcação) e se assusta. Todos dizem que vai faltar gente para marcar. Mas, como será que o adversário vai encarar a gente ? Vão deixar no mano-a-mano ?
 João Duarte | Vit�ria | 05-04-12 18h47min
Claro que vamos correr riscos de levar uma bola nas costas da defesa, mas, também teremos algumas vantagens :
1 - Aumento da possibilidade de recuperar bolas mais perto do gol adversário
2 - Os nossos atacantes não terão que caminhas longamente para poder chegar à área de chute, assim, não lhes faltará oxigenação cerebral na hora de concluir.
3 - O adversário terá que deixar pelo menos 4 jogadores atrás para cuidar dos 3 atacantes... E se considerar que o Montillo vem chegando...
 João Duarte | Vit�ria | 05-04-12 18h51min
Mas, aguardemos os testes contra adversários de maior peso. Qual será o comportamento dos adversários ? Vão se compactar atrás para sairem em contra-ataques ? Vão manter 4 ou 5 só para cuidar da defesa ? O jogo deste final de semana é importante para avalair como o time se comporta contra um adversário um pouco mais qualificado... Eu estou na EXPECTATIVA e confiante, claro... Afinal, como ser entusiasmado sem ter este tipo de sentimento ? kkkkkk (6) Risada depois de 04/12/2011 tem 6 K
 redmosk | Uberl�ndia | 05-04-12 20h51min
Paulete Suave me esquece!!! tenho minhas opiniões,se te agrada ou não problema seu,você parece um papagaio so fica repetindo as mesmas asneiras sempre!!!
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 06-04-12 11h50min
Amigo João Duarte, vc sabe me explicar o pq do cruzeiro ter RESCINDIDO O CONTRATO COM O GIL BAHIA??? eu o acompanhei nas categorias de base da seleção brasileira e sempre o achei um baita jogador. Gentileza me explique pq APARENTEMENTE FOI A PRIMEIRA GRANDE BURRICE DA NOVA DIRETORIA. Saudações Azuis!
 PHDF | Brasília | 07-04-12 00h07min
Jackson State, contratado por vídeo, também rescindiu o contrato. Agora o time conta com apenas um lateral direito de ofício.
 zuloobas | varginha | 07-04-12 12h11min
N tenho dúvidas q o Gilvan vai contratar mais 2 laterais até o início do BR2012. P o Mineiro e a CB acha q o elenco está bom. Marcos é líder de assistências, um fundamento importantíssimo no futebol de hj em q há poucos espaços e o DR se n voltou a ser o de 2009 tb n é mais o gordo medroso do ano passado. O treinador n é um Muricy da vida mas conseguiu diminuir o clima ruim do ano passado. Falta dar + chances p Élber mas o Mineiro e a CB vão ser sua prova de fogo. + uma vez as frangas chorarão.
 leonardo | EXILADO | 07-04-12 23h49min
apesar de ser um valente no campo,nao posso deixar de dar a mao a palmatoria en relacao ao FABRICIO,infelizmente nao consegue jogar nem meio tempo,eu fiquei abismado com a diretoria quando nao renovou com ele.PARABEMS GILVAN,nessa acertou en cheio.
 seixas | Belo Horizonte | 08-04-12 12h10min
Prezado João, tem gente que critica por criticar, eu mesmo começei o ano meio temeroso, mas vejo os acertos e percebo também que GPT tem visão disso e de que ainda falta algo mais, portanto tenho certeza de que a evolução seguirá acontecendo, que não teremos um time 100% confiavel da noite pro dia, mas que vamos trilhando o caminho certo, vamos deixar o WM trabalhar e o time realmente demonstra união e comprometimento isso é fundamental. Abraços.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [10 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster