Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Banda Help



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

27/02/2012 | Joao Duarte
Ainda Há Esperanças para 2012

"Vejo perspectivas de melhoria, mas, ainda há muito a evoluir. É tempo de pés no chão, mas, podemos sonhar ?

Mundo Azul,


Porque Acredito que o Cruzeiro de 2012 ainda vá melhorar muito ? -
Em primeiro lugar é preciso que a gente comente sobre a instabilidade financeira que ocorreu na transição das gestões entre Zezé Perrela e Dr. Gilvan do Pinho Tavares. O novo presidente teve problemas simples com o fluxo de caixa, compreensível de um lado, mas, perfeitamente evitável caso as contra-medidas relativas ao processo tivessem sido adotadas antes.
Zezé Perrela teria que ter deixado de ser fiador das operações antes e tudo isto teria sido evitado. Mas, vida que segue, espero que a lição tenha sido aprendida.
O Cruzeiro certamente recorreu a empréstimos bancários visando colocar em dia os pagamentos das folhas salariais do clube e isto foi necessário porque o Cruzeiro não teve as receitas necessárias para girar o processo.
Normalizado o fluxo de caixa há receitas a apurar :

- Patrocínio das Camisas (master, mangas, costas, número, calção e barra)

- Patrocínio da fornecedora dos uniformes

- Cotas de TV : do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro

- Renda de Bilheteria

- Sócio do Futebol, após revitalização do Programa

- Receitas de parcelas de jogadores (Dudú e Thiago Ribeiro)


☻ Conclusão : Com base nas receitas que o clube terá daqui até o final do ano, fica claro que haverá espaço para reforçar o time, trazendo os jogadores certos para suprir as carências do elenco (decorrente das observações feitas de janeiro a março sobre as atuações do elenco). Vamos finalmente conseguir parar de perder duelos pela vinda de jogadores, assim espero.
E que as pessoas sejam menos açodadas na avaliação do trabalho dos novos jogadores e da Comissão Técnica. E ainda mais compreensivas com a nova diretoria que assumiu há menos de 2 meses. Não há milagre e nem varinha de condão. A diretoria e elenco terão que trabalhar na reconquista da confiança do torcedor, que ficou arranhada em 2011.

O campo de Observações para Vágner Mancini, o que se viu até aqui ? - O Cruzeiro fez a pré-temporada mais longa entre todos os clubes das séries A e B do Brasileiro e certamente isto deveria se constituir em uma vantagem para o clube. Além disto vive um raro momento em que não há jogadores contundidos no Departamento Médico do clube. Ou seja, Mancini tem à sua disposição todo o elenco.
E a que chamo de campo de observação ?
- Seriam os 2 jogos amistosos já feitos + 11 jogos da fase de classificação do Mineiro + os 2 a 4 jogos das fases preliminares da Copa do Brasil.
--> A meu ver é nestes jogos que o treinador deverá fazer as experiências e variações táticas, descobrir alternativas a serem promovidas sem substituição de jogadores ou mesmo promovendo a entrada e finalmente testar os jogadores que foram contratados como promessas.

Porque não apoio o que foi feito quanto ao uso da nossa base ?

Se entendo desta forma, talvez venha deste fato o meu descontentamento ao não vermos chances serem dadas aos meninos da base, em detrimento à vinda de jogadores de empresários, muitas vezes sem espaço em outros clubes.
É nos jogos mais fáceis que os meninos da base ganham confiança, confiança esta que é reafirmada nos clássicos estaduais (contra América-MG e Atlético-MG).
Sempre haverá alguém a dizer que se um jogador se destacar no Nacional-NS ou no Villa Nova poderá voltar e fazer parte do elenco ?
- Claro que sim, mas, será visto com o mesmo nível de desconfiança de antes. Ou seja, o fato de arrebentar numa equipe do interior não mudaria o seu status quo. Fica a pergunta sem resposta : de que valeu a passagem dos mesmos pelas equipes parceiras ?
Querem ver um exemplo ?
O Cruzeiro contratou o Kieza e ele atuou pouco no clube, fazendo 2 gols em pouco mais de 200' em campo. Foi para o Náutico e foi artilheiro na série B. Isto mudou a forma como ele foi encarado pela torcida do Cruzeiro, comissão técnica, gerentes do futebol ? Não... Ele permaneceu sendo visto do mesmo jeito.
☻ Conclusão : Esperava que os nossos homens do futebol entendessem isto, mas, infelizmente não vi nenhuma evolução neste processo neste início de 2012.

E os resultados do time em campo ? - Até aqui o Cruzeiro fez 6 partidas neste ano, com os seguintes destaques :

1 - 2 x 3 América-MG : O Cruzeiro fez uma partida parelha no 1° tempo e virou ganhando de 2 x 1 (2 gols de Wéllington Paulista - 1 de pênalti). No final do jogo, já com as equipes desfiguradas tomou a virada com 2 falhas individuais de nossos jogadores.

2 - 2 x 1 Mamoré : Começou o jogo bem, marcando em cima. Depois oscilou muito. Fez 2 x 0 com 2 gols de pênalti do Wéllington Paulista, mas, tomou sufoco quando o Jonathan entrou e bagunçou o coreto do Léo na etapa final.

3 - 0 x 1 Guarani-DV : Uma partida modorrenta do Cruzeiro, que claramente sentiu fisicamente o jogo e marcar frouxo a Válter Minhoca, Luizinho e Léo Medeiros nos valeu uma derrota inesperada em casa. Apresentação bisonha do time.

4 - Cruzeiro 3 x 0 Tupi : Um gol de Wéllington Paulista no início fez a gente crer que o Cruzeiro teria uma vitória fácil. Não foi verdade. Até sair o 2° gol, o Cruzeiro chegou a tomar um vareio de bola do Tupi que só não empatou porque no nosso gol estava de volta o Fábio. Mas, Anselmo Ramon criticado pelos comentaristas e cornetas de plantão ganhou o jogo para o Cruzeiro.
5 - 4 x 2 Nacional-NS : Um jogo com tripleta de Wéllington Paulista e gol de Wallyson cobrando pênalti. Mas, não pensem que tudo foi fácil. O Cruzeiro saiu de um placar de 1 x 2 aos 25' do 2° tempo, mais pelo dia perfeito de Wéllington Paulista e da boa partida de Montillo após as entradas de Walter e Rudnei em campo.
6 - 2 x 0 Democrata-GV : Outra partida complicada pelo forte calor, pelo gramado irregular do Mahmud Abras e pela atuação apagada do time, excetuando-se Montillo, Anselmo Ramon e Fábio. Diego Renan, fez a sua melhor partida nos últimos 2 anos, mesmo não tendo sido brilhante (não errou defensivamente e ainda contribuiu bem no apoio).

☻ Conclusões ?

1 - Deixem o Vágner Mancini trabalhar.
2 - O esquema tático que ele quer implementar no Cruzeiro ainda não foi definido, mas, que ninguém se iluda, os mesmos estão sendo avaliados.
a) Ele usou o 4-3-1-2, mas, os armadores não deram o aporte de qualidade necessário além do que Montillo não é o jogador que faz o n° 1 com perfeição. Gosta de atacar caindo pelas extremas.
b) enxergando o fato Mancini testou o 4-2-3-1, colocando 2 volantes (um de cada lado), 3 meias (Montillo pela direita, Roger pelo meio e Wéllington Paulista pela esquerda), com Anselmo Ramon no pivô. E foi neste sistema que o clube melhor se encaixou e marcou a maioria dos gols na etapa final. Mas, para que isto dê certo, estes 3 "meias" de aproximação terão que se dedicar muito à marcação... a falha maior é se posicionar muito atrás, não tendo os jogadores de característica de velocidade para atuar como pontas ou "wingers" (Montillo até que tem, mas, Wéllington Paulista reclama com razão, porque não aparece na área nesta formação tática, a não ser quando a bola é recuperada no campo do adversário).
c) E também testou o 4-1-2-2-1 com Leandro Guerreiro de volante centralizado, 2 armadores pelos corredores direito (Rudnei) e esquerdo (Marcelo Oliveira) mais fechados. Á frente destes 2 homens como pontas abertos (Montillo e Wéllington Paulista) e Anselmo Ramon no pivô. O problema deste sistema é abrir um espaço nobre no meio campo, sem povoação e isto só é corrigido e viável com preparo físico nos trinques e muito treino tático, coisas que ainda não tivemos.
d) Com Leandro Guerreiro em campo é sempre factível o uso do 3-5-2 perfeito, porque ele é espetacular neste papel tático. Mas, para a implementação deste processo é preciso que os nossos alas estivessem produzindo muito bem, coisa que até aqui não foi possível.
3 - E quanto ao vestibular dos jogadores ?
- Vimos muito pouco de todos os 11 contratados este ano, mas, a surpresa mais positiva é Marcos que parece que vai ganhar a titularidade da camisa 2. os outros testados não chegaram a ter desempenho consistente que me fizessem classificá-los melhores que os garotos da base que foram emprestados, como apostas. Walter demonstra que tem bola, mas, ainda precisa melhor sua condição física. E Wallyson ainda não se recuperou psicologicamente da contusão.
Vamos ver o que Mancini fará com os jogadores em má forma técnica (Léo e Diego Renan estão entre estes).
☻ Conclusão : Vamos aguardar mais jogos para formar uma opinião mais justa. O prazo é até a 10ª rodada da fase de classificação do Mineiro.

E a homenagem especial desta coluna : vai para a minha esposa Izaura que completou 23 anos de casamento aguentando este escriba no último sábado...

Time de Homenageados desta semana da Coluna : Eliezer de Oliveira Mattos, Carlos H. C. Campos, Drª Celeste, Beth Makennel (aniversariante de fevereiro), Fernando Campos, Jerônimo Lopes, Elias Guimarães, Mauro França, USA_Azul, Léo Gontijo, Aldo Mourão, Zirlei Pereira e Bennedetto Gesmundo... Só sangue azul.

E de Conceição do Mato Dentro : Celso e Cláudio Cirino, Cláudio Almeida, Armando Brandão "Salabim", Túlio Zânder Portilho, Bento Luiz Silva + Rejanne, Ronaldo e Reginaldo Ottoni, Rita Silveira e Alexandro Luchesi com quem troquei muitas idéias no FACEBOOK nos últimos dias.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 DERSON | LEME | 27-02-12 22h23min
Caro Joao vc tinha razao quento ao Mancini, temos que dar tempoa a ele trabalhar, pois me incluo nos que o queria fora e agora estou empolgado com este novo Cruzeiro que se forma com apenas uma ressalva gostaria de ver o Arias junto com Guerreiro acho que teriamos um meio de campo de respeito. Quanto ao nosso ataque este ano creio desencatara e sera dificil escalar os Titulares.Agora Lucio vem o nao vem, é necessario sua contrataçao? E Bernado hem, O que este garoto tem na cabeça. Abraços.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 28-02-12 01h26min
J.Duarte, eu tambem acredito que nosso time tende a melhorar... principalmente com o Wallison e Walter estando em boa forma. Nao sei ate quando o Mancine vai continuar dando todas as chances do mundo para o Diego Renan, o Mancini esta pecando justamente nesse quisito. O Arias tambem merece uma chance, pois, ate hoje, ele foi colocado somente em uma partida amistosa pra jogar, e isso eh muito pouco, mas, creio que ele ainda vai ter uma oportunidade, e espero que consiga se sair bem.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 28-02-12 01h29min
O engracado eh que... enquanto o Diego Renan desfila a sua ruindade em campo e tem todas as chances possiveis com o nosso tecnico, outros jogadores ja nao tem tantas molesa assim, um joguinho que alguns fazem e nao se dao bem, ja sao rapidamente sacado do time.\ Eh nesse ponto que eu acho que nosso tecnico esta pisando na bola. Mas, creio eu que ainda tem muita agua pra passar de baixo da ponte.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 28-02-12 01h33min
Eu soh espero que nosso tecnico nao morra abracado com o Diego Renan. Pois, pode acontecer da Av Diego Renan entregar o ouro em partidas importantes, e ai, ja pode ser tarde.
 Getúlio.gov | Não definido | 28-02-12 08h59min
JD, me responde uma coisa com toda franqueza, vc acha que com esse elenco, o Cruzeiro tem condições de ser campeão Brasileiro ou da Copa do Brasil? Vc é um eterno otimista e admiro isto, mas não enxergar as deficiências do time é demais, nossa zaga é lenta, ambos, nossos laterais por mais que melhorem não vão dar conta do recado, Leandro G na minha opnião rende na zaga, pois não dá um passe em profundidade, e temos chances de melhorar com Walisson e Walter, mas é pouco pra chegar ao título.
 Sicilia | Belo Horizonte | 28-02-12 09h28min
João, acredito que a avaliação do trabalho do Mancini no Cruzeiro deve ser feita desde o ano passado. Não podemos nos iludir acreditando que foi ele quem nos livrou do rebaixamento.
Por mais que o time tenha ganhado algumas caras novas, 8 jogadores permanecem os mesmos do ano passado, e continuamos vendo os mesmos erros, falta de padrão de jogo, de motivação, de jogadas ensaiadas, substituições equivocadas, insistência com jogadores "xodózinho" como o Léo, que não arreda o pé do time. cont..
 Sicilia | Belo Horizonte | 28-02-12 09h31min
Acho que dar mais tempo ao Mancini é dar tiro no pé.
É mais que fato que ele não ficará muito tempo aqui, e esses jogos "fáceis" do mineiro e da CB que ele desperdiçará, seriam a "pré-temporada" de um novo treinador. Um treinador que tenha segurança, inteligência e que passe isso pra torcida. Um treinador que chegue e queira ganhar Mineiro e Copa do Brasil desse ano.

Porque pelo que o Manicni vem demonstrando em entrevistas e nos jogos, ele sabe que não conseguirá ganhar nada.
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 12h11min
Sicília,
Discordo da sua avaliação referente ao trabalho do Vágner Mancini e dou as minhas razões.
1 - Ele pegou o time faltando 10 jogos para o final da temporada, ARRASADO PSICOLOGICAMENTE, uma vez que o time jogou mal em sequência e queimou as jovens promessas fazendo-as entrar em campo como se fossem capazes de mudar o status quo do time, coisa temerária e que foi protagonizada pela utilização na hora errada do Avila e dos meninos da base. Derrotas inesperadas.
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 12h11min
Sicília,
Discordo da sua avaliação referente ao trabalho do Vágner Mancini e dou as minhas razões.
1 - Ele pegou o time faltando 10 jogos para o final da temporada, ARRASADO PSICOLOGICAMENTE, uma vez que o time jogou mal em sequência e queimou as jovens promessas fazendo-as entrar em campo como se fossem capazes de mudar o status quo do time, coisa temerária e que foi protagonizada pela utilização na hora errada do Avila e dos meninos da base. Derrotas inesperadas.
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 12h15min
2 - Ele assumiu o time e chegou a ficar sem nenhum dos volantes titulares como opção por contusões (Fabrício e Guerreiro), suspensão (Charles e Paraná) e tendo que optar por colocar até o Sandro Manoel no rolo... Sem os laterais porque Vitor e Diego Renan estavam contundidos e sem os jogadores de velocidade no elenco (Thiago Ribeiro e Dudú vendidos + Wallyson machucado), além do que ainda tinha Bobô, Cribari, Keirrison, Charles os tais reforços TODOS EM PÉSSIMA CONDIÇÃO FÍSICA...
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 12h15min
2 - Ele assumiu o time e chegou a ficar sem nenhum dos volantes titulares como opção por contusões (Fabrício e Guerreiro), suspensão (Charles e Paraná) e tendo que optar por colocar até o Sandro Manoel no rolo... Sem os laterais porque Vitor e Diego Renan estavam contundidos e sem os jogadores de velocidade no elenco (Thiago Ribeiro e Dudú vendidos + Wallyson machucado), além do que ainda tinha Bobô, Cribari, Keirrison, Charles os tais reforços TODOS EM PÉSSIMA CONDIÇÃO FÍSICA...
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 12h20min
3 - SE você analisar os jogos do Cruzeiro verá que sempre o time teve que se superar para conseguir pontos. E sob o comando dele virou jogos, buscou resultados e mesmo com todas as limitações foi guerreiro em campo, como por exemplo :
- nos 3 x 3 com o São Paulo
- nos 3 x 2 contra o Atlético-GO
- na rodada final contra as Rosanas : 6 x 1
Ou seja, em 2011, o lado motivacional era o ponto a ser analisado e ele foi bem. Não é muito justo falar da parte tática. Tinha poucas opções...
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 12h24min
4 - Como entendo que esta fase de classificação deve ser mesmo usada para testes de jogadores e opções táticas, creio que é isto que deveremos observar no trabalho dele.
4.1 - Se ele está buscando definir uma base e fazendo os testes com os demais jogadores do elenco aos poucos e não lançando de baciada... não se observa nada. 4.2 - Se ele está testando variações táticas
4.3 - Se está usando a oportunidade para dar chances à base (este ponto é a maior falha até aqui).
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 12h27min
5 - Finalmente, vamos ver se o time passará a mostrar padrão tático e jogadas ensaiadas, mantendo uma formação básica e principalmente se estará jogando bem a partir da 10ª rodada do turno (considerando aí as entradas em forma de Wallyson e Walter). Não consigo entender este açodamento todo...
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 12h35min
Getúlio-GOV,
Você no começo do ano passado diria com sinceridade que o Vasco seria campeão da Copa do Brasil e que faria ótima campanha no Brasileiro ?
Do mesmo modo ao fim da ceia você apostaria que um time com Diego Souza, Ricardinho, Daniel Carvalho, Toró, Diego Tardelli, Neto Berola, Ricardo Bueno (revelação do Paulista), Ricky, Rever, Leonardo Silva, Lima, Cáceres, Fábio Costa, sob o comando do Luxa e do "amado Dorival Jr" fosse tão mal no Brasileiro ?
Coisas do Futebol
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 12h39min
Sempre falei e volto a repetir, que são erros que precisam ser evitados e que ainda persistem na formação do elenco do Cruzeiro de 2012.
1 - Laterais
Gilson e Diego Renan para a esquerda + Marcos e Jackson para a direita. Quando a gente olha para os vários times no Brasil, constata que laterais são carências no futebol brasileiro atual. Quer ver só ?
- São Paulo : Piris e Cortês
- Corinthians : Alessandro e Fábio Costa (campeão brasileiro usa 2 laterais que já foram VAIADOS aqui)
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 12h43min
- Palmeiras : Cicinho e Juninho (ex-Figa)
- Santos : Pará e Léo
- Vasco : Fágner e Thiago Feltri
- Flu : Bruno (ex-Figa) e Carlinhos (vaiado aqui)
- Fla : Léo Moura e Jr. César (em má fase)
- Botafogo : Lucas (ex-Figa) e Márcio Azevedo (ex-CAP)
- Grêmio : Gabriel e Júlio César (também passaram pelo Cruzeiro e foram vaiados)
- Inter : Ney (ex-CAP) e o veterano, mas, ótimo Kléber.
Foi por esta razão que insisti que o Cruzeiro deveria buscar o Ferrari na Argentina...
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 12h47min
2 - Zagueiros
Admiro a raça do Léo e o fato dele ser cruzeirense, mas, a verdade é que ele está em má fase técnica.
Victorino não é beque lento, mas, tem dificuldades no jogo aéreo. Só que tem ótima colocação e antecipa bem. Creio que chegou para ficar e é bom zagueiro. Cribari, Mateus e Thiago Carvalho precisam ser mais vistos. Mas, não foi por outra razão que pedi a contratação de um zagueiro rápido e forte, citando como exemplos o Manoel (Atlético-PR), Edson Lima (Figa) e P. Miranda.
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 12h50min
3 - Atacantes de Velocidade
O Cruzeiro só tem o Wallyson, em recuperação de parte psicológica e forma física no elenco. Wéllington Paulista vem atuando desviado de função e vem mostrando o seu valor quando tem oportunidades de conclusão. E inexplicavelmente abriu mão de ter no elenco o Thiaguinho que é nosso e sabe jogar pelos lados de campo. Não conseguiu o Oswaldo e trouxe o Fábio Lopes (que a gente precisa ver antes de criticar). E está cheio de jogadores do tipo centroavante nato.
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 12h53min
4 - O pensador
Considerando a condição do Roger, creio que o Cruzeiro precisa de um organizador de jogo... já que ele teria capacidade de fazer a função, mas, não consegue fôlego para jogar os 90'. Montillo não é este cara.
Talvez vocês entendam porque insisto tanto e deforma tão repetida na volta do Alex10 à Toca, mesmo que isto nos custasse a negociação do Montillo.
Conclusão : o Cruzeiro até pode acontecer, mas, facilitaria muito o processo a chegada de REFORÇOS. Fui claro ?
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 13h07min
Em resposta ao POLE = Derson - Leme,
1 - Lúcio : acho desnecessária a vinda dele, até porque precisamos ver mais o Gilson (jogador que vi fazer ótimas atuações no América) e acredito na recuperação do Diego Renan. Para mim, o Lúcio é o Francisco Everton, mais velho. Mas, é só a minha opinião 2 - Bernardo : Vinha em alto astral e se deixou levar pelo canto da sereia de procurador oportunista, vai atrasar o seu processo de titularidade. É bom em campo e ruim fora dele.
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 13h07min
Em resposta ao POLE = Derson - Leme,
1 - Lúcio : acho desnecessária a vinda dele, até porque precisamos ver mais o Gilson (jogador que vi fazer ótimas atuações no América) e acredito na recuperação do Diego Renan. Para mim, o Lúcio é o Francisco Everton, mais velho. Mas, é só a minha opinião 2 - Bernardo : Vinha em alto astral e se deixou levar pelo canto da sereia de procurador oportunista, vai atrasar o seu processo de titularidade. É bom em campo e ruim fora dele.
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 13h20min
3 - Arias : Creio que quando tiver a chance real vai entrar em campo e não sairá mais. Pelas informações que recebi, vem treinando bem e Mancini aguarda o momento para lançar. Creio que quer ver entre Marcelo Oliveira e Rudnei quem tem mais condições de fazer o 3° volante à la Ramires (um jogador que saiba marcar, que recomponha rápido, mas, que tenha qualidade na chegada ao ataque e apoio ofensivo...). Vai ser uma grande decepção se o Arias se transformar em um novo PREDIGUER.
 João Duarte | Vit�ria | 28-02-12 13h20min
3 - Arias : Creio que quando tiver a chance real vai entrar em campo e não sairá mais. Pelas informações que recebi, vem treinando bem e Mancini aguarda o momento para lançar. Creio que quer ver entre Marcelo Oliveira e Rudnei quem tem mais condições de fazer o 3° volante à la Ramires (um jogador que saiba marcar, que recomponha rápido, mas, que tenha qualidade na chegada ao ataque e apoio ofensivo...). Vai ser uma grande decepção se o Arias se transformar em um novo PREDIGUER.
 nevesbrito | divinópolis | 28-02-12 18h48min
Caro amigo concordo em muito cv porém no que se refere ao Wagner Mancini vou discordar, sou Cruzeirense e (joguei) e acompanho fut. desde 66 acho que posso dizer algo a respeito do nosso atual treinador. ele já está no comando do time desde setembro passado fez um temporada de 30 dias, o time dele cont. um amontoado de jogadores, ex. minha opinião dev. escolher entre WP e A. Ramon pois são bons dentro da área pois finalizam bem. Fora area não jogam nada com os dois em campo ele semp perde 1
 nevesbrito | divinópolis | 28-02-12 18h58min
sempre perde um,2º Diego Renan sem comentários, Léo Zagueiro outro entregador muito fraco, Amaral péssimo erra passe de 5m,Treinador precisa ter visão de jogo fazer a famosa leitura de jogo, precisa saber avaliar o potencial de cada jogador e ai sim armar um esquema de jogo, na minha modesta opinião o Wager M. não tem nenhuma destas características, o currículo dele prova que ele tem apenas boa vontade no mais é apenas um distribuidor de camisas.
 Carlos Campos | Resende | 29-02-12 02h30min
Mestre, fico feliz com a homenagem na semana mais uma vez. Ser lembrado pelo Grande Mestre, será sempre uma grande honra. A noticia sobre Arias, é boa. ESPERO QUE ELE NAO SEJA MAIS UMA BOLA FORA. E o nosso velocista que veio do Japão? EU NAO ENTENDO COMO ATUALMENTE, jogadores precisam de tanto tempo para entrar em forma, se adaptar, etc. ISSO ME CHEIRA SEMPRE A FALTA DE QUALIDADE TECNICA. Vamos aguardar! Torcendo positivamente SEMPRE!
 PHDF | Brasília | 29-02-12 07h04min
O problema do time celeste até meu vizinho de 5 anos sabe: contratações e reposições sem critério. O Mancine vem falando desde o ano passado que o time precisa de velocistas no ataque, me buscam o Walter que tem o mesmo perfil do A. Ramon, Bobo. W. Paulista. Custaram a se livrar do Farias e trazem outro do Porto com a mesma característica (nada contra ele).
Está claro que o time precisa de outro meia do estilo do Roger, pois esse não aguentará todo 2012. Pode ser alguém novo, p/ ser lançado.
 PHDF | Brasília | 29-02-12 07h10min
O melhor zagueiro de 2011 foi o Naldo. Foi liberado e deixaram o Léo que nunca foi tão confiável. Falhou diversas vezes em 2011, demonstrando-se lento. Esse seria um bom reserva.
Laterais: poucos times estão bem nessa, mas buscar jogador por vídeo é demais para um time como o Cruzeiro. Se é para arriscar, que seja com a prata da casa, pois sempre espera-se que na base alguém esteja fazendo um trabalho sério tentando revelar algum jogador.
Em suma, está faltando profissionalismo.
 Getúlio.gov | Não definido | 29-02-12 10h14min
JD, sempre acompanho sua coluna, vou te dar um exemplo, ano passado qdo ganhamos das cocotas de 2x1 no turno, vc fez uma projeção de chegar a libertadores e eu rebati vc dizendo que o time era fraco e que não ia chegar a lugar algum, agora de pergunto do ano passado pra cá nossa zaga melhorou? as laterais melhoraram? os volantes são melhores? como o colega aí em cima falou dispensamos o Naldo que foi o menos pior, tomara que eu esteja errado, mas esse ano será muito complicado. Um abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 29-02-12 10h28min
Prezado Maurício Lizardo,
Talvez não tenha lhe ocorrido fazer uma melhor avaliação do processo da ocupação da nossa lateral esquerda.
Concordo com você que a fase do Diego Renan não era das melhores, mas, vamos avaliar a situação sob o ponto de vista do treinador. Ele testou outras opções ?
- Sim. Usou Gilson, Marcelo Oliveira, Gabriel Araújo e Éverton, mas, nenhum deles conseguiu um rendimento que lhe permitisse fixá-los como titulares da posição no clube.
 João Duarte | Vit�ria | 29-02-12 10h32min
☻ Olhando o mercado brasileiro na função houve algum destaque que o Cruzeiro pudesse contratar ?
- O Vasco contratou Thiago Feltri (ex-AtléticoGO). O Palmeiras buscou o Juninho no Figueirense. O Grêmio levou Júlio César (ex-Flu). O São Paulo buscou Cortes (ex-Bota). O Santos buscou Juan (ex-São Paulo). O Bahia segurou Dodô (contundido) e Ávine (que quase veio parar nas Cocotas).O Cruzeiro buscou GILSON que havia sido destaque do último brasileiro pelo América-MG, a ser melhor avaliado
 João Duarte | Vit�ria | 29-02-12 10h37min
Veja s situação dos outros grandes clubes :
- Flamengo : Jr. César
- Inter : Kléber
- Botafogo : Márcio Azevedo
- Fluminense : Carlinhos
- Corinthians : Ramon e Fábio Santos
- Portuguesa : Marcelo Cordeiro
- AtléticoPR : Paulinho
- Coritiba : Eltinho
OU seja, não há um lateral que desponte e nos faça pedir a sua contratação como solução para os problemas do Cruzeiro, esta é que é a verdade.
Então, Mancini resolveu apostar em Diego Renan. Há coerência.
 João Duarte | Vit�ria | 29-02-12 10h41min
Vamos observar um pouco a trajetória do Diego Renan no Cruzeiro. 1 - Campeão da CopaSP de 2007, na reserva de Afonso e de Aldo (que era meia e foi adaptado na direita) para o lado direito, acabou deslocado para a esquerda e se deu bem.
2 - Entrou no time em 2009 numa emergência após a saída de Gérson Magrão e aposentadoria do Sorin e se deu muito bem. Foi um dos destaques do time e veio bem até se contundir no 2° semestre de 2010.
3 - Teve então um 2011 muito ruim, contundindo demais.
 João Duarte | Vit�ria | 29-02-12 10h45min
4 - Além de perder o condicionamento físico, ganhou peso e perdeu arranque e velocidade.
Passou a ser marcado de perto pelos comentaristas da rádio Itatiaia e a ser vaiado nos estádios, perdendo a confiança e o processo se agravou mais.
A expressão "avenida Diego Renan" me lembra a "avenida Nelinho"... Só que o seu Mané, além de ter muito futebol, já era um profissional consagrado e já tinha disputado Copa do Mundo... E tinha muito mais cabeça que o Diego Renan.
 João Duarte | Vit�ria | 29-02-12 10h48min
Quer a minha opinião sincera ?
O pior da fase de Diego Renan já passou. Espero que o menino recupere o melhor de sua condição física.
E "na ponta dos cascos" quanto ao preparo físico, certamente ele irá render muito mais e voltará a nos dar alegrias.
Será muito bom vê-lo recuperado e se isto acontecer os créditos deverão ser dados ao Mancini.
E digo mais, quando ele for vendido por um valor acima de R$ 6 milhões, vai ter gente dizendo que saiu por uma ninharia. Quer apostar ?
 João Duarte | Vit�ria | 29-02-12 10h52min
TORCEDOR_1,
A sua impressão com relação a Marcelo Oliveira e Rudnei nestes primeiros jogos é a mesma que tive, só que é preciso a gente ver mais. Entretanto, o fato de ser mais "expedito" e arisco, configura vantagem a Rudnei para a função de 2° volante.
Mas, se o Arias mostrar o que o meu compadre viu nos treinos na Toca da Raposa II, pode estar certo que a vaga de 2° volante ou de armador numa trinca pelo lado direito será dele. Vamos aguardar os próximos jogos, né ?
 João Duarte | Vit�ria | 29-02-12 10h52min
TORCEDOR_1,
A sua impressão com relação a Marcelo Oliveira e Rudnei nestes primeiros jogos é a mesma que tive, só que é preciso a gente ver mais. Entretanto, o fato de ser mais "expedito" e arisco, configura vantagem a Rudnei para a função de 2° volante.
Mas, se o Arias mostrar o que o meu compadre viu nos treinos na Toca da Raposa II, pode estar certo que a vaga de 2° volante ou de armador numa trinca pelo lado direito será dele. Vamos aguardar os próximos jogos, né ?
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 29-02-12 12h03min
Amigo João Duarte. Primeiramente parabéns pelos anos de sustentação matrimonial e que Ele abençoe sempre a relação (ou seria doação?).
Segundamente, agradeço pela homenagem e fico feliz por tão distinta.
Sobre as nossas esperanças em 2012, sempre tive e sempre as terei, não aguçadas como a do amigo. Desculpe-me, nosso time não mostra evolução, pelo contrário, carências enormes e grande descontentamento da torcida. Mas é aquela história, se
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 29-02-12 12h07min
ganhamos o campeonato mineiro, fizemos a obrigação, se perdemos...
Temos que melhorar muito João. Há sempre a cortina de fumaça por parte da imprensinha marron-mineira e nosso time não ajuda. De modo geral, estamos nivelados por baixo, não tem ninguém se sobressaindo. Eu quero ver o Cruzeiro no alto, onde é o lugar correto. Mas está difícil. O time não tinha que voar, pelo tempo de pré-temporada que tivemos? Não vejo nada disso, mas acredito. Morro atirando. Abraço fraterno.
 redmosk | Uberl�ndia | 29-02-12 12h33min
Não chegaremos a lugar algun esse ano nosso Tecnico não sabe indicar jogadores de qualidade mas sim indica amigos,não da padrão de jogo,não tem leitura de jogo para substituições para piorar insisti em manter no time por teimosia jogadores que estão pessimos como D Renam e Léo.Nossa administração uma calamidade totalmente sem imaginação marketing Zero não consegue se modernizar na gestão do futebol,prova do seu amadorismo foi contratar jogador por video e por indicação de outro tecnico.
 nevesbrito | divinópolis | 29-02-12 19h03min
Caro João seu otimismo não me pega, o Diego Renan é muito fraco e na verdade o moço que veio do america não teve chance, Wagner Mancini não sabe nada de futebol que o diga Guarani de Campinas, Ceará e outros que ele rebaixou pelo caminho, vc pode até defende-lo mas o torcedor Cruzeirense merece mais respeito pelo menos um treinador de verdade esse moço é só enganação, basta ver o time que ele treina desde 09/2011,e na verdade perdeu apenas o Fabricio e o Parana.Vamos avaliar sem paixão
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 29-02-12 22h57min
Com relacao ao Diego renan... Deus te ouca J Duarte, que ele va melhorar, pois, a unica coisa que podemos fazer eh isso, torcer para que ofutebol do jogador melhore, porque pelo visto o Mancine nao vai tira-lo do time. Entao vamos torcer pra que pelo menos ele mostra alguma coisa em campo. Ja que nao vai sair mesmo.
 João Duarte | Vit�ria | 01-03-12 01h00min
NevesBrito,
Se ele não conhecesse nada não teria ganho um título eliminando Cruzeiro e Fluminense na casa do adversário.
Se ele não conhecesse nada não teria revelado Victor, Rever, Christian todos com passagem pela Seleção Brasileira. Além de Elkeson, de ter firmado o Neymar no Santos, entre outras.
Falar do trabalho dele em 2011, não reconhecer a herança que recebeu é de uma injustiça que não tem tamanho (leia eu comentei acima). São 4 jogos oficiais de fase de TESTES...
 João Duarte | Vit�ria | 01-03-12 01h02min
Eu esperarei até o final de março para avaliá-lo.
Se você já decretou o insucesso dele, aí não tem como haver troca de idéias... só tem um jeito... ESPERAR VER O QUE VAI ACONTECER...
 nevesbrito | divinópolis | 01-03-12 18h15min
Caro João Duarte agradeço a atenção, porém não sou eu que está decretando o insucesso o Wagner Mancini mesmo porque como reinador ele já é um insucesso, pois até o Marco Aurélio já ganhou uma copa do Brasil e pelo Cruzeiro no entanto desapareceu do cenário da Bola.Mas o seu direito e vontade de defende-lo é inalienável.
 Sicilia | Belo Horizonte | 02-03-12 08h59min
João, não sei se você viu mas o Grêmio está atrás do Alex para camisa 10. Com o Luxa lá dentro, forçando a contratação, não duvido que ele vá pra la.
Pra desespero meu e de grande parte da torcida.. porque se ele for pra lá, é certeza que ele encerrará a carreira em uns 2 ou 3 anos e sem voltar a jogar aqui.
E confesso que eu gostaria de ver a diretoria enfiar o pé na jaca pra tentar trazer ele. Pegar um empréstimo, qualquer coisa. Alex dará retorno com certeza...
 ptfontoura | BHTE | 02-03-12 10h09min
sicilia, não acredito em o alex voltar, porque ele nao é bobo. Isso é papo furado do sr. luxemburgo, que anda tão em baixa que deve estar querendo muletas pra reviver dias de gloria. ALém disso, outros dois pontos fundamentais. 10 milhoes de euros nao valem pra o alex voltar, como qualquer outro jogador. Sabe porque? porque não é viável. Veja o exemplo do ronaldinho gaucho, que efetivamente nao compensa o investimento, nem p/ atrair patrocinio.
 ptfontoura | BHTE | 02-03-12 10h10min
E pra terminar, o alex é um cara de cabeça diferente, como o sorin, e pra mim fica claro que, em final de carreira, quando $ não é o mais importante pra jogador nenhum, no Brasil ele so jogaria no coritiba, no Palmeiras ou cruzeiro...
 paulo | Não definido | 02-03-12 10h40min
Olá João, me permita postar este comentário um pouco diferente do debate em questão. Trata-se do programa de sócio torcedor a ser implementado pelo Cruzeiro. O programa, nos moldes que foram veiculados pela imprensa (pagamento em torno de R$25,00 e preferência na compra de ingressos, basicamente), deveria oferecer os ingressos ao preço de meia entrada. O que se precisa neste momento é fidelizar os torcedores. Nada melhor que pagar meia entrada. Com o passar do tempo e com o aumento de sócios...
 paulo | Não definido | 02-03-12 10h41min
… os preços dos ingressos poderiam ser majorados até o um valor satisfatório para o clube, sempre vendidos ao valor de meia entrada aos sócios e inteira aos não sócios que quiserem comprar os que tiverem “sobrado” das vendas aos sócios. Assim, será mais vantajoso para os torcedores aderirem ao programa de sócio, principalmente com a volta do mineirão. Um abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 02-03-12 14h03min
Prezado Paulo,
Para mim o Cruzeiro continua errando redondamente ao lançar "REMENDOS" sobre o programa de Sócio do Futebol.
No meu entender deveria ser reformulado sob a forma de um pacote contendo desde o direito de ter uma carteira de sócio torcedor com identificação e direito a visitas à Toca II (mais simples) com preço popular até uma categoria que desse direito a voto no Conselho do Clube e a ser candidato a Conselheiro, entrada garantida em lugar nobre em todos os jogos do clube.
 João Duarte | Vit�ria | 02-03-12 14h06min
O Cruzeiro erra ao não definir rápido e comunicar ao seu torcedor o que vai fazer em 2012 e a partir da liberação do Mineirão em 2013... esta incerteza impede uma adesão maciça.
E mais, o nosso departamento de marketing precisa entender de uma vez por todas, que embora o foco tenha que ser a RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte), que é preciso se possibilitar a adesão dos que moram fora do estado e nas cidades mais distantes da capital, com planos inteligentes.
PENSO ASSIM...
 João Duarte | Vit�ria | 02-03-12 14h11min
PTFontoura,
O investimento para a gente ter o Alex10 por 3 anos seria da ordem de R$ 27 milhões ou seja R$ 9 milhões / ano. Agora, se o Cruzeiro computar os ganhos de valorização dos meninos da base, que hoje na avaliação de muitos vale praticamente nada, aposto que antes do 1° ano completar o retorno já estará nos cofres do clube.
Isto sem contabilizar os ganhos técnicos decorrentes da presença dele em campo.
E sem contar que ele tem apelo e poderá atrair patrocinadores p/ o clube.
 João Duarte | Vit�ria | 02-03-12 14h13min
Mas, falta-nos a ousadia que um dia o Cezar Masci teve de pagar um grande valor e trazer Charles, Tilico, Boiadeiro, Betinho, Renato Gaúcho, repatriar Luizinho, Douglas e Eder Aleixo...
 ptfontoura | BHTE | 02-03-12 14h21min
j duarte, seria nostalgiamente bom o alex de volta, tecnicamente ele somaria, sem dúvidas, mas não seria viável de jeito nenhum. Nem o cruzeiro de 2003, com o proprio alex deu muito retorno ao clube, em relação a base valorizada, como vc citou. Repetindo: o ronaldinho gaucho não consegue ajudar o flamengo a conseguir um patrocinador master, e olha o peso que o nome dele tem... a tocida do cruzeiro é enorme, o dobro das abelhinhas rosas, mas a diretoria, na sua vagareza...
 ptfontoura | BHTE | 02-03-12 14h21min
... não bola maneiras mais eficazes de aumentar a receita, especialmente explorando melhor o tão aclamado Marketing. Ainda estamos na era cenozóica de papinho de "novo diretor de futebol", de "vamos valorizar a base", de "programa socio torcedor", de "produtos licenciados (chaveirinhos, adesivos, canecas, chinelos)". É triste ser o maior de minas e isso nao ser aproveitado e não dar retorno. Seria preciso presidente mais ativo, equipe mais "do mercado", novas idéias (como algumas das suas), etc.
 ptfontoura | BHTE | 02-03-12 14h27min
precisamos de um cruzeiro sendo gerido como uma empresa, com orçamento, planejamento (estratégico, de marketing), metas, indicadores, acompanhamento, insatisfação co resultados que gere ações e medidas, cobrança, transparência, etc. Do jeito que está o clube é um feudo fechado, isolado. E nós torcedores ficamos acendendo vela pra o time dar liga e algum jogador messianico fazer a nossa temporada (valdo e fabio jr em 98, sorin em 2002, alex desacreditado de 2002 em 2003, fred em 2004...)
 ptfontoura | BHTE | 02-03-12 14h36min
mas realmente dá ma saudade do c masci de 1993, 1994, que de alguma forma montava uns times que tanto nos alegrava. as minhas melhores lembranças de futebol eram os jogos da supercopa de 1992, sempre lotado, os jogadores dando a alma pelo time... a tocida rodando a camisa que fazia até vento na arquibancada, era massa. Saudade tb depois o perrela nos primeiros anos, quando o cruzeiro manteve a linha e montava equipes competitivas... mas era mais facil, talvez, afinal naqueles tempos as ...
 ptfontoura | BHTE | 02-03-12 14h36min
... diferenças de poder de fogo ($$$) dos times não eram tão dispares quanto hoje, portanto é difícil que aquilo se repita, seria necessário então que a diretoria pensasse maneiras de o clube atingir outro nível de gestao, planejamento, DINAMICA. Mas em um momento como o atual, temos um prsidente octagenário (talvez), que não sabe nem falar em frente a cameras, caramba! é desanimador. Mas eu já previa que o caminho seria esse, ao final da gestão perrela, precisaríamos de um periodo para ...
 ptfontoura | BHTE | 02-03-12 14h37min
... fazer a transição da saida deles e a nova gestão, a proxima gestão, saindo de um clube que vende jogador para pagar conta, que pega emprestimo para pagar salário, que se compromete com banco dando parte de passe de jogador pra ter com o que bancar desepsas, etc. Penso que, a despeito de todo o desanimo e marasmo, de desgosto e mesmice, mediocridade e incertezas, descuido, desmando e erros, estamos no caminho certo, não a curto, mas A MEDIO E LONGO prazos.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [10 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster