Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Eliane Pessoa - Consultora RH



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

21/08/2005 | Evandro Oliveira
Torcedor-Cibernético XII

Propomos que o torcedor seja mais racional fora dos 90 minutos de jogo, e a diretoria promova uma aproximação maior com a torcida...

A cada semana, torna-se mais fácil a busca por temas a serem comentados. Mesmo contando com a incompreensão de alguns que escrevem o que querem mas não conseguem ler o que não querem, temos uma grande variedade de opiniões, algumas bastante qualificadas outras deixando muito a desejar.



Um cruzeirense um pouco fora do comum (não é normal uma pessoa se tornar cruzeirense tendo nascido fora do Brasil), escreveu uma frase que merece ser colocada antes desta edição da coluna. De acordo com o sentido filosófico ele aborda a dicotomia do torcedor cruzeirense quando expressa que: “...A emoção deve durar os 90 minutos de cada partida. A razão todo o tempo fora desses 90 minutos, pois há muita coisa em jogo que requer que toda a nação azul esteja alerta...”.



Analisando a cada semana o que escrevem e fazem os torcedores-cibernéticos, ficamos a imaginar se estaria este torcedor se equiparando às outras modalidades de torcedores. Como fazer para que o torcedor-cibernético seja pura paixão e emoção durante os noventa minutos de jogo e transforme-se em um ser totalmente racional e metódico fora deste período. Talvez seja impossível querer que ao menos um torcedor haja assim.



É a partir destas constatações que compreendemos as manifestações destes torcedores-cibernéticos a cada semana. E a partir destes posicionamentos polêmicos estaremos tentando ver ou mostrar alguma racionalidade nos torcedores estrelados.



Ainda na formatação adotada na coluna anterior, trataremos de um assunto que tem chamado a atenção de muitos torcedores e provocado mais comentários e análises do que outros assuntos cotidianos. Começamos a partir de comentários dos torcedores e apresentaremos nossas consideraçoes.

A Diretoria do Cruzeiro.



A performance da diretoria do Cruzeiro tem sido muito comentada em fóruns e listas de discussão. De uns tempos para cá, especialmente depois dos fracassos ocorridos em 2004, a maioria dos comentários tem sido contra a diretoria. Até certo momento os defensores ardorosos da diretoria se manifestavam repetindo sempre as frases que a diretoria não e cansa de repetir, mais recentemente estes defensores tem se escondido, começam a escrever de forma anônima e não conseguem frases que possam dar credibilidade nem as próprias palavras. Por outro lado, a chegada de processo eleitoral no Cruzeiro, fez surgir duas frentes de conselheiros que se apresentam como oposição à atual administração. Observem algumas frases escritas sobre o assunto:



1) “...Mas a verdade nua e crua é que seguidamente jogadores tidos como na mira do Cruzeiro estão preferindo outros clubes. Se é verdade a coisa é pior do que se pensa. Se é mentira, isto só faz piorar a situação, pois nos leva a crer que a diretoria não tem interesse nenhum nem mesmo em desmentir boatos...”



2) “...Assim, não é à-toa que muitos reclamam das posturas dos perrelas, QUE VENDEM com facilidade extrema, mas QUE são lerdos, tacanhos e pão-duros nas CONTRATAÇÕES... Até quando vai isso? Será que vão esperar fechas as incrições para trazer jogadores de que o elenco precisa (em especial, para a ala esquerda)?...”



3) “...É só olhar qual foi o time que mais ganhou títulos nos últimos anos, o Cruzeiro ganha pelo menos 1 título por ano ha não sei quantos anos. Qual outro time aqui no Brasil tem esse restropecto. Em 2003 ganhamos a tríplice coroa, tão reclamando de q? Vira e mexe disputamos títulos aí...”



4) “...Pq o cruzeiro sempre perde grandes jogadores pros outros times... e agora vai perder o Marcio Mossoro pra o Internacional...e fora os outros q me naum me lembro agora..e fik ai contratandu patrick,maraba,argel,weldon essas bostas... e PERRELA assim fik dificil ganhar alguma coisa... vou fazer uma comunidade ''PERRELA TIRA A MAO DO BOLSO ... kd o dinheiro da venda do alex,do wendell,do gomes,cris,luizao,maicon... ta onde perrela?...”



5) “...foram contratacoes equivocadas, mas e se o patrick, por exemplo, estourasse aqui no cruzeiro?...tenho certeza que vc nao iria se lembrar do grande negocio feito pelos perrelas,....vale lembrar que esse mesmo patrick fez um bom campeonato ano passado pelo guarani,...futebol eh assim meu caro, existe acertos e erros, e todos nos temos que reconhecer que os perrelas acertaram muito, mas muito mais do que erraram...”



Aqui não reproduzimos a irracionalidade dos 90 minutos de jogo. Os xingamentos e acusações, aliadas a baixarias escritas demonstram que fora do momento do jogo o torcedor (especialmente o cibernético!) não respeita o comportamento ideal de um torcedor. Entendemos que acusações sem provas desqualificam toda a argumentação contra as ações da diretoria.



A situação fica assim: Cresce a cada dia a parcela de torcedores insatisfeitos com as contratações, completamente contrário às negociações de jogadores como o Fred. Como aproximam-se as eleições do Cruzeiro, aparecem movimentos de oposição. Faz parte e é saudável para o processo democrático. Só que tem um detalhe que este torcedor, seja ele cibernético ou não, ainda está longe de perceber. A maioria destes torcedores pode espernear, pode estar coberto de razão, pode ter muitas informações que fundamentem as suas opiniões, mas se este torcedor não participa do processo eleitoral do Cruzeiro não consegue mudar nada. Por mais que estejam certos (e no caso do Cruzeiro em uma grande quantidade de exemplos, estão parcialmente certos no conteúdo mas completamente errados na forma) nada mudará se não pensarem no que estão fazendo e a quem interessa algumas ações que somente prejudicam o Cruzeiro. Saindo do foco da diretoria e usando um exemplo paralelo.



A quem interessa se uma pessoa cruzeirense usa de recursos da Internet para criar uma comunidade contra este ou aquele jogador que esteja defendendo o Cruzeiro no momento?


Interessa a algum cruzeirense, especialmente os que não participam do processo ou atuam sobre ele, criar espaços para trabalhar contra o Cruzeiro?



A resposta é fácil de conseguir. Ou os que trabalham sem fundamento e objetivo não são cruzeirenses ou estão a serviço de quem quer desestabilizar o time e o clube.



É mais do que certo que a diretoria do Cruzeiro tem errado muito depois da Tríplice Coroa de 2003. É certo que a torcida do Cruzeiro, que sempre foi muito exigente, passou a ser mais firme nas suas cobranças. Estas cobranças tem sentido pois a torcida sabe que se a diretoria foi capaz de conduzir o ano vitorioso de 2003 pode fazê-lo novamente. As cobranças se acirram e a diretoria erra nas escolhas que tem feito, nas contratações que imagina serem as melhores e nas vendas que faz justificando que é necessário.



O Cruzeiro atingiu um patamar, graças, em parte, ao trabalho da atual diretoria, que permite que a torcida tenha a certeza de não precisamos perder nossos ídolos a cada semestre, temos a certeza de que as contratações podem ser de jogadores melhor qualificados, temos a certeza que estaremos sempre disputando títulos a cada competição que iniciarmos. Não somos como times medianos e pequenos que precisam da mídia para mantermos a aparência. Basta a diretoria ser mais transparente com a torcida. A divulgação clara de como são feitos certos negócios é salutar e fará com que a torcida fique mais próxima da diretoria. A diretoria precisa aprimorar seu posicionamento junto a torcida. Estreitar seus laços de confiança e responsabilidade. Não é possível esperar que a torcida reaja de maneira racional fora dos momentos das partidas quando a diretoria não atua de forma clara, mesmo depois dos negócios fechados. É por estas dúvidas e falta de esclarecimentos que a torcida fica fazendo suposições e acusações que não contribuem para evoluirmos rapidamente.



Não estamos defendendo a diretoria e nem este ou aquele torcedor na sua argumentação. Nosso posicionamento é para que o torcedor seja mais racional fora dos 90 minutos de jogo, mas que a diretoria promova uma aproximação maior com a torcida (e não são pequenas ações de marketing que fazem isso!) fazendo com que o dito e escrito por todos sejam no intuito de crescer e nos tornarmos maiores.



Para finalizar, queremos ressaltar considerações feitas por vários leitores que têm nos perguntado, em mensagens reservadas, a razao de não citarmos ou comentarmos notícias e manifestações dos torcedores cruzeirenses quando o assunto é nosso adversário local.

A resposta é simples: já temos problemas e dificuldades suficientes para crescermos que não precisamos (e eles não devem querer) nos preocupar e comentar problemas que acontecem no outro lado da lagoa. Eles já estão em situação bastante difícil sem darmos palpites e conselhos. É melhor que fique assim. Eles lá com problemas e dificuldades e nós aqui com títulos e conquistas. Quando chegar o momento da torcida do Cruzeiro se manifestar ela saberá como fazê-lo.



Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster