Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

25/01/2012 | Evandro Oliveira
Observatório - Obscurantismo Medieval

A ONG “Repórteres sem Fronteiras” dá ao Brasil a 99ª posição no ranking de “Liberdade de Imprensa”, nas condições de trabalho da mídia em 179 países

Tem coisas inexplicáveis.

A ONG “Repórteres sem Fronteiras” coloca, em sua mais recente avaliação, o Brasil na 99ª posição de ranking da “Liberdade de Imprensa”, que avalia as condições de trabalho dos jornalistas em 179 países. O análise rasteira e superficial é bastante complicada pois o Brasil cai 41 posições em relação ao relatório anterior onde aparecia na 58ª posição.

Ao mesmo tempo, este Observatório, observa, analisa e avalia parte daquilo que a ONG chama de “Imprensa”. A mídia esportiva, dita especializada. Será que somos responsáveis pela queda do índice da Liberdade de Imprensa no país? Observar e relatar pode? Colocamos sob ameaça algum direito civil e democrático da mídia esportiva e futebolística mineira? A Internet e sua democratização ameaça ou ajuda a esta mídia?

Enquanto isto, no nosso mundinho, com a cabeça dos jornalistas e repórteres limitados às cercanias da Serra do Curral Del Rey, vemos dois ou três grupos de mídia (deve ser a tal da Imprensa indicada para ONG!) se apossarem de todo o conteúdo e chamarem pra si o que tem e o que não tem de direito.

As perguntas desta semana, que todos cruzeirenses devem pensar na resposta (mas não precisam responder se não quiserem) são somente duas:

Que direito tem um órgão da mídia em pedir que detalhes contratuais privados, com cláusulas restritivas, entre particulares, sejam publicizados?

Que ditadura é esta que um determinado órgão da mídia, ao invés de investigar e fazer verdadeiro trabalho jornalístico, publica ilações e requisições de transparência para as quais não tem a mínima legitimidade, pelo contrário, está sob suspeição por seus editores ou pelos proprietários dos órgãos terem interesses contrários?

É totalmente ilegítimo e fere todos os princípios da privacidade, um órgão fazer como fez determinado grupo de comunicação de Belo Horizonte, ao questionar nomes de investidores e valores contratuais de jogadores.

Seria mais ou menos como pedir a divulgação do salário de alguns repórteres e quanto eles ganham por fora e de comissões de anunciantes e patrocinadores. Estes profissionais deveriam é informar que em determinadas matérias, atuam sob suspeição e até financiamento de patrocinadores e anunciantes.

Está certíssimo o Cruzeiro em negar este tipo de informação. Só divulgar o percentual pertencente ao Cruzeiro e as variações existentes durante o contrato, e registrar todas as movimentações financeiras em balancetes, é mais do que suficiente.

Entretanto, este assunto é do domínio restrito do Cruzeiro, seus conselheiros e associados, a estes não pode ser negada nenhuma informação e registro. Os curiosos e urubus, ou como diria o “canhotinha de ouro”, “aquelas barangas” que vão lamber sabão.

Pra finalizar, eu fico me questionando se o obscurantismo é prerrogativa do Cruzeiro.

Não vou nem falar nos times do eixo RJ-SP, fiquemos por aqui, antes das montanhas do Curral Del Rey, fico na pergunta: O que leva um órgão da imprensa a questionar estas condições e cláusulas contratuais do Cruzeiro e NUNCA ter feito a mesma coisa com outros times?

E olha que tem time que perde patrimônio, tem rendas penhoradas, perde jogadores por não pagar tributos e impostos e ainda se locupleta do patrimônio público, para não ter sequer uma vírgula contratual questionada.

Seria a tal falta de “liberdade de imprensa” a que se refere a ONG???

É muito obscurantismo para quem vive no Século XXI !!!


---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 jfabio | Pouso Alegre | 25-01-12 19h15min
Não vejo muita ligação entre a ONG “Repórteres sem Fronteiras” e o "petralhismo" dos órgãos de imprensa: jornal E.M., rádio Itat... e TV Alter... . O que ficou claro desde a época do AB é que o Cruzeiro é uma ilha cercada de galináceos por todos os lados, em matéria de imprensa. Agora sobre a liberdade de expressão, o que nos salva é a internet. Existem grandes grupos de comunicação que são controlados pela turma do pt. Em matéria de futebol eles não costumam se meter, a exceção é o Corinthians.
 pyxis | BHZ | 28-01-12 03h28min
Os repórteres que reclamam por liberdade, publicam manchetes sensacionalistas como as da Revista PLacar de fev/12.
O que acontece?
A torcida em peso toma como verdade e acusa a todos. Não procuram nem saber dos fatos, já sabem de toda a "verdade".é como diria o poeta: ME ENGANA QUE EU GOSTO. Ridícula a torcida que se guia pela mídia para exercer as suas funções de TORCEDOR.
 João Duarte | Vit�ria | 29-01-12 22h40min
Evandro,
O engraçado é que nunca li em lugar algum quais os % de jogadores das Cocotas, Flamengo, Corinthians ou do Internacional. Mas, cobram como se o Cruzeiro estivesse cometendo crimes ou falcatruando.
O Cruzeiro depois de 26 anos atrasou os salários por 25 dias e foi o caos. Mas, do outro lado tem MORATÓRIA e "n + Kapa Pi" processos trabalhistas e é noRRRRRmal.
Você foi perfeito ao mandar as "barangas lamber sabão".
E foi só voltar o cara e o sensacionalismo voltou...
 PalestraMineiro1921 | Contagem | 19-12-14 21h21min
Evandro, vi seus comentários antigos a respeito da falta de transparência do Cruzeiro, com a não disponibilização do estatuto no site, e queria saber se você conseguiu essa cópia de tão difícil acesso.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
26/05 - 05h37 [1 coment.]
Equipes mineiras lançam EFL e abandonam Mineiro de FA 

25/05 - 12h41 [1 coment.]
Ronaldo, há 25 anos, estreava como profissional pelo Cruzeiro 

25/05 - 10h52 [1 coment.]
Os possíveis rivais do Cruzeiro nas oitavas da Libertadores´18  

25/05 - 07h37 [2 coment.]
Renê Salviano assume a diretoria de Marketing do Cruzeiro 

24/05 - 21h57 [2 coment.]
Cruzeiro comunica saída de Bernardo Pontes da diretoria de marketing 

24/05 - 18h15 [1 coment.]
SF já pode garantir presença na partida contra o Palmeiras 

24/05 - 17h02 [2 coment.]
Cruzeiro tem seis jogos para se recuperar no Br´18 antes da Copa 

23/05 - 07h41 [4 coment.]
Da Arquibancada - Um amor inegociável pelo Cruzeiro - G. Nolasco 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster