Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Blog Páginas Heróicas Digitais



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

18/12/2011 | Joao Duarte
"Nasce o Cruzeiro do Dr. Gilvan"

"A receita continua a ser a mesma dos anos anteriores. Vender e depois "reforçar" ? Cadê a ousadia ?"

Mundo Azul,


Considerações sobre a montagem do Cruzeiro para 2012 - Quando a gente observa as atitudes dos nossos homens do futebol vê muita semelhança com o que foi sendo feito nos últimos anos. O Cruzeiro primeiro se desfaz dos seus melhores jogadores, gera um saldo para fechar o balanço anual e depois, faz investimentos baixos em apostas, buscando acertar pelo menos um jogador que desponte no elenco e possa gerar caixa no meio ou no final da temporada.
Este foi o padrão do Zezé Perrela, que por ser conhecedor de futebol, conseguiu sempre contratar boas promessas.
Só que nos últimos tempos, errou nas dispensas de jogadores feitos em casa como Bernardo (que atuou bem como 2° atacante no Vasco), Thiaguinho (foi desvalorizado no Goiás, saindo de um sub-20 campeão e eleito como o melhor jogador do torneio), e para completar fez más contratações para o elenco notadamente para o ataque( 10 casos de insucesso recente : Robert, Brandão, André Dias, Reis, Reinaldo Alagoano, Kieza, Anderson Lessa, Farias, Bobô e Keirrison), onerando a folha sem resultado.
O erro maior não foi o jogador em si, mas, não se observar a condição que o atleta contratado se encontrava.
Trouxemos jogadores que estavam totalmente sem ritmo de jogo e muitos deles com contratos curtos (Charles, Cribari, Bobô e Keirrison). Chegaram no final da janela de transferências e nenhum deles conseguiu entrar em forma até a última rodada da competição.
Mas, toda esta análise se refere aos erros de 2011.

Chegam as primeiras contratações de 2012 - Além de reinserir Marcos e Thiaguinho voltando de empréstimos, o Cruzeiro contratou 7 jogadores até o momento. Gilson (lateral), Mateus e Thiago Carvalho (beques) Marcelo Oliveira (armador canhoto, que também pode atuar de lateral esquerdo), Árias (volante centralizado, que também pode atuar como armador direito), Amaral (armador direito) e Rudnei (armador direito).
O objetivo de reduzir a idade média do meio-campo e melhorar a pegada foi plenamente atingido, porém, a gente precisa ver qual entre estes jogadores tem perfil de liderança, de aglutinação.
É normal que cheguem ao clube mais inibidos, mas, em pouco tempo se terá a noção da possibilidade de contribuição de cada um deles.
Ao contrário do que muitos postarão, nenhum destes jogadores é ruim de bola. O time tende a ganhar em velocidade e em recomposição defensiva.
Mas, como fica a avaliação, posição por posição ?

Observar que o time titular projetado está colocado em destaque.

Goleiros (4) - Fábio será mantido como titular do clube e dificilmente sairá agora. Mas, o Cruzeiro teria boas peças de reposição em Rafael, Douglas Pires e Gabriel (este teve o contrato estendido até o final de 2012, mas, precisa ter o seu caso tratado imediatamente pela diretoria). Mesmo que perdesse Fábio, eu recomendaria ao Cruzeiro a vinda de um outro goleiro, permanecendo os 3 garotos da base.

Laterais (5): Para o campeonato mineiro a ideia é usar Diego Renan e Marcos na LD, com Gilson e Gabriel Araújo na LE (a ser observado no Campeonato Mineiro, se não evoluir deveria ser emprestado ou vendido). Com a vinda do Marcelo Oliveira e ainda tendo a possibilidade de uso do Everton no lado esquerdo. Vejo difícil a vinda de um LE, mais rodado. Entretanto, a não ser que o Gil Bahia (outro que deveria ter chances na fase de classificação do Mineiro e se não evoluir, ser emprestado ou vendido), brilhe na pré-temporada e expulse o Diego Renan de volta para o lado esquerdo, caso venha um lateral, seria destro. Opções : Eduardo (Joinville), Angheleri do Estudiantes ou Pablo Ferrari do Rosario Central (poderiam ser envolvidos numa troca por Farias, especialmente se Montillo for mesmo negociado)


Zagueiros (6): A tendência é que Léo e Victorino continuem a formar a zaga titular. Só que Cribari(agora já mais ambientado), Mateus e Thiago Carvalho chegando com vontade e o garoto Murilo da base, permitirão a Vágner Mancini sempre boas opções para a escolha da dupla de zaga.
Entre os jogadores que indiquei para a zaga : Manoel - Atlético-PR (está indo para o Internacional), Édson Silva - Figueirense (foi contratado pelo São Paulo), além de Emerson (Coritiba), cogitado por vários times.


Volantes de Contenção / Armadores (8) : A projeção que se faz é que Mancini inicie com Leandro Guerreiro e Arias na contenção, completando o elenco com Amaral, Rudnei, Marcelo Oliveira, Everton, Sandro Manoel e Éber (vou insistir que lhe sejam dadas chances reais no Mineiro, confiando que ele possa agarrá-las da melhor forma, vejo nele qualidade diferenciada). Estou partindo da premissa que diz que nem Charles e muito menos Marquinhos Paraná renovarão contrato. E de cara creio que o Cruzeiro "inchou muito o meio-campo" e que ao final do Mineiro, antes do Brasileiro será inevitável uma mudança no elenco.

Meias de Ligação (4) : o normal é começar com Roger e Montillo, completando o elenco com Élber e Bruninho. Estes 2 meninos tem que ser realmente avaliados no Campeonato Mineiro, fase de classificação, para ver o que podem render. Bom jogador na base, não significa ser o mesmo no profissional. Alguém viram bons jogadores, outros somem. Fica evidente que a saída de Montillo, irá requerer uma contratação para dar força e competitividade ao meio.

Jogadores que creio cairiam bem : Danilo (Corinthians), para revezar com Roger, Cícero ou Marlos (São Paulo) para a puxada de contra-ataque e capacidade de decisão, de fazer gols (mais o Cícero), mas, não há ninguém mais indicado que Alex10 que continua a jogar um bolão no Fenerbahçe, mesmo aos 34 anos de idade e poderia jogar bem pelo menos mais 2 anos.

Ataque (6) : Eu começaria o ano com Wallyson e Anselmo Ramon, com Thiaguinho e Wéllington Paulista como reservas imediatos.
A situação de Farias é controversa, porque permanece o mesmo problema em se ter 4 estrangeiros no elenco sendo que Victorino e Montillo são titulares inquestionáveis. O outro chega com o cartaz de ter a missão de substituir a Fabrício e não deverá ficar de fora. É complicado manter um jogador caro no elenco, para ser eventual reserva na impossibilidade de um dos outros 3 atuar.
Considerando os outros jogadores : Kieza, Reinaldo Alagoano, Eliandro, Bobô, Ortigoza, Keirrison e Sebá, o momento é de fazer caixa com o que for possível. Emprestar os mais novos, avaliando a continuidade do contrato.
Sebá atua como se tivesse um rei na barriga, como se fosse craque e se mostra sempre dispersivo em campo. Deste jeito a promessa de craque vira pó.
O Cruzeiro ainda precisa trazer 2 jogadores para o ataque. Osvaldo (Ceará) é um bom nome e ao que tudo indica deverá vir mesmo para o Cruzeiro. Eu insistiria com o São Paulo na cessão de Henrique ou Fernandinho. Tenho uma especial admiração pelo Élton, centroavante canhoto e liso do Vasco. Um jogador que está doido para voltar ao Brasil é Taison (ex-Internacional), que seria um ótimo nome para compor o ataque celeste. Outros grandes nomes, que seriam titulares inquestionáveis : Deivid e Ricardo Oliveira, centroavantes técnicos, bem ao estilo da escola cruzeirense. Todos os jogadores indicados por mim, não são TANQUES, favor observar.
Não listei nenhum jogador que o Cruzeiro não tivesse condições de contratar, embora, a falha foi não terem buscado o Alex para a disputa da Libertadores de 2011, tendo dispensado o Gilberto já em janeiro, quando fez aquela palhaçada com Roger e Cuca, forçando a barra nitidamente para jogar no Botafogo.

O time potencial para 2012 então seria : Fábio, Diego Renan, Léo, Victorino e Gilson; Leandro Guerreiro, Arias e Roger; Montillo; Wallyson e Anselmo Ramon.
Contratação ou melhor REFORÇO, para mim, será o jogador que venha e entre no time titular, barrando qualquer um destes acima listados....
Ou seja, o Cruzeiro já contratou os jogadores para a composição do elenco. Agora é tempo de buscar fatores de diferenciação.
Entretanto, não tenho perspectivas que o quadro vá mudar, por razões óbvias. O que se acena é venda próxima do Montillo.
Em minha opinião o Cruzeiro vai realizar a venda para o time que colocar os R$ 24 milhões nas mãos do Cruzeiro e incluir um ou mais jogadores (meia ou atacante) no negócio.
"A receita continua a ser a mesma dos anos anteriores. Vender e depois "reforçar" ? Cadê a ousadia ?
Espero sinceramente que o Dr. Gilvan entenda que é preciso se tirar o escorpião do bolso, porque o nosso time foi muito mal no 2° semestre. É preciso que se tenha plano de contingência, porque o futebol é muito dinâmico.

E a homenagem da coluna hoje vai para : Marco de Curitiba, Dérson - Leme, Lanza, Szogheib, Fonseca.Monlevade, Zuloobas, Carlos H. C. Campos, Teo3, Téo_CMD, Naldo, Batista-DF, PHDF e Evandrão (bancada de Brasília), Seixas, Edinho, AFelipe, AFernando, Torcedor1, Sammy Miranda, Aloisio Mendess, Eduardo Faria, MRR, Redmosk, Oséias - MOC, AlfSilva, Marcos Mineiro, Léo Gontijo, Fernando Campos, Rodrigo Mendes, N-Azul, Hélio Sangue Azul, HenriqueU e em especial Drª Celeste (Sorocaba), pelo prestígio que dão a este espaço com os seus comentários.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 18-12-11 15h34min
JDuarte,
Você tá matando de inveja muito corneteiro. Dirão até que você vai tomar o lugar de muitos deles. O Presidente tomou Posse não tem 48 horas, não fez nenhuma venda, pelo contrário, tem insistindo em manter Montillo com ZZP declarando que já teria vendido, e você já tá comparado a política de vender... você tá falando sério ou é somente um chiste... fiquei até assustado...
 João Duarte | Vit�ria | 18-12-11 16h20min
Evandro,
Realmente Dr. Gilvan não anunciou a venda do Montillo, mas, os sinais de que a mesma vai se concretizar são cada vez mais fortes. O que falei e torno a repetir é que até aqui o Cruzeiro contratou os jogadores de complemento do elenco, e em minha opinião trouxe volantes até demais, o que certamente tirará espaço para a ascensão dos meninos da base (Éber, Sandro Manoel, Lucas Silva). E só irá às compras até ter realizado as vendas para reforçar o caixa.
 João Duarte | Vit�ria | 18-12-11 16h23min
Porque seria eu um motivo de pilhéria ?
Nem tanto ao mar e nem tanto à terra Evandro.
Zezé Perrela prestando um desserviço ao clube, alardeia aos 4 ventos que se fosse ele já teria passado o Montillo nos cobres. Isto dificulta a valorização do atleta.
Pode apostar aí, se chegarem mesmo aos 10 milhões de euros e incluírem pelo menos um jogador (meia ou atacante) na composição o Dr. Gilvan vai acabar cedendo. Mas, expliquei bem que é um palpite meu.
Você aposta em quê ?
 jfabio | Pouso Alegre | 18-12-11 16h24min
João Duarte, do contrário do que eu vejo por aí, penso que o Zezé se afastou porque o futuro presidente já estava na retaguarda. Como tivemos um 2o semestre desastroso, estou preocupado com os rumos do Cruzeiro. Penso que é um desperdício termos um Montillo num time pernas-de-pau. Se é prá ser assim, melhor vendê-lo agora, enquanto está valorizado. E por fim, quero dizer que a manutenção do WP e a dispensa do MP está sendo motivo de muita tristeza e preocupação. Não estamos nada bem. Um abraço.
 Carlos Campos | Resende | 18-12-11 16h56min
Mestre, obrigado pela homenagem na coluna. Acredito que a montagem do time é jogo de xadrez. Os nomes já estão trabalhados por Mancini e nosso presidente desde outubro. Surgem negócios de oportunidade, mas eles irão trabalhar em cima de um perfil. PENSO QUE TEMOS QUE ARRUMAR UMA OPÇAO PARA JOGAR COM MONTILLO se ele ficar. Acho que Roger tem que ser somente uma peça para situações especiais.Não acho que Mancini irá trabalhar com meninos da base no momento. E acho que nao deve!
 zuloobas | varginha | 18-12-11 18h10min
Caro João. Obrigado pela lembrança. Peço vênia fazer algumas ressalvas ao seu time base: D.Renan p mim n dá. Escalaria o Marcos q veio do Bahia, ou colocaria o Guerreiro ou o Leo improvisados na L.D, ou ainda jogaria c 3 zagueiros. No meio, entraria c o Marcelo Oliveira no lugar de Roger ou Guerreiro. No mais, sobre Tiaguinho n posso falar nada, pq n me lembro dele atuando. Faltam ainda p mim: 1 LD, 1 Meia e 1 atacante. Farias, ou vende ou usa, n pode é deixar parado.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 18-12-11 18h11min
Caro João, eu gostei da contratação do Marcelo Oliveira.Mas há muito estou esperando por um cara de nome e futebol. O Cruzeiro corre o risco de inchar o elenco novamente. Meu sonho de consumo se chama Fred.
 Luizprego. | Não definido | 18-12-11 18h21min
Tenho certeza que pior que tava não fica, e o que mais precisava ser feito era um enxugamento do elenco, coisa que tá acontecendo, e melhor ainda, com a manutenção de Fabio, Victorino e Montillo. Jogando no Brasil hoje não tem nem meia duzia de jogadores que faça diferença, então as contratações até aqui tem sido razoáveis, pois todos estavam atuando, e quem garante que em 2012, o maior destaque do time não esteja aqui mesmo, como aconteceu com o Wallyson esse ano?
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 18-12-11 19h38min
João Duarte, depois de tanto falarem que Montillo estava vendido e depois tudo desmentido, eu torço para que ele fique realmente no Cruzeiro. Se for sair, que seja para o Exterior e por uma boa quantia de euros.Para o Coríntians nunca. Com ele no time e mais alguma contratação de peso, teremos um elenco em condições de disputar Copa do Brasil e Brasileirão. Gostaria de ver retornando o Bernardo.Gilvan tem que abrir o olho com times do RJ. Não cumprem seus compromissos financeiros. Abraços.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 18-12-11 19h52min
Wallyson e Anselmo Ramon como titulares sim, mas com a vinda de Oswaldo, como fica? Thiaguinho jogou bem no Júnior, mas não o vi atuar pelo Goiás. Como estará atuando entre profissionais? Wéllington Paulista será que fica, mesmo com a vinda de Oswaldo? Só Anselmo Ramon para homem de área seria pouco. Precisamos de outro. Qual seria? Muitos sairão, mas qual deles? Aposto em Farias,Sebá,Reinaldo Alagoano e Keirrison. Bobô o Kieza, um deles ficará. Qual?Penso que Kieza será usado para fazer caixa.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 18-12-11 19h53min
Alô mestre JOÃO. Agora respirando + aliviado com a permanência na elite do futebol Brasileiro. Sinceramente estou gostando dessa montagem do time para 2012. com a contração de + 1 estrangeiro com certeza o Ortigoza ou Farias (ou os 2) sairão. Gostei da saída do M.Paraná. Gostaria de ver a chegada de um atacante para atuar ao lado do Wallyson. Grande abraço! Boas Festas e ótimo 2012.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 18-12-11 19h57min
João Duarte e colegas do PHD, deixo a todos meus sinceros votos de Feliz Natal e que o ano de 2012 seja de muita alegria para a Nação Cruzeirense. Abraços a todos. Aloísio Mendes.
 heliosangueazul | São Paulo | 18-12-11 20h02min
João Duarte! Parabens por mais uma coluna inteligente como sempre e obrigado pela homenagem. Estou gostando da resistencia do Dr. Gilvan em vender o Montillo. Se fosse o ZZP, nessas alturas não teríamos mais nem o cheiro do Montillo na toca. João! Posso estar equivocado, mas nunca gostei do Roger(quer sempre ser a estrela apesar de ser um ótimo jogador)e o Montillo jogando juntos, talvez trocando algumas peças isso possa ser resolvido. Um feliz natal pra voce e sua família. Abraço...
 jdias | Não definido | 18-12-11 22h35min
João, concordo com suas observações com relação a falta de aproveitamento dos garotos da base. Ma política do Gilvan é diferente do ZZP. Isso porque o ZZP gostava de jogadores que teriam mercado no futuro. O GPT está buscando jogadores para o presente. Quem desses contratados até o momento teria tempo para se destacar no time e ter mercado? O time não será jovem, mas mais novo. Será que a economia é suficiente para manter os custos baixos o suficiente para não necessitar de vendas?
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 18-12-11 22h46min
Sr. João Duarte: estou realmente sensibilizado pela homenagem. Mereço-a? Minhas participações são sempre periféricas,meus conhecimentos são sempre genéricos, baseados mais na emoção que na técnica ou na razão. Obrigado, assim mesmo. Mas, eu via o jogo Santos X Barça. Será que nossos dirigentes não aprendem alguma coisa? Base, bom marketing, planejamento, gestão eficiente, etc. Aliás, a renda anual do Santos é igual ä venda das camisas só do Messi! (sem pirataria!)
 Naldo | Brasília | 18-12-11 23h09min
Caro Chiabi: Me sinto invaidecido com as suas homenagens. Muito obrigado. Lamentei a saida do MP, mas torço muito para a turma que chega. Espero que o Montillo e o Fábio sejam mantidos. E ao contrário de muitos, acredito em um time forte e títulos para 2012.
 unico3! | BHte | 18-12-11 23h30min
Fala galera!!! Acredito que por enquanto o cruzeiro ainda não perdeu nenhum grande jogador: Fabricio50%, Mparanada, Ortinãogol, Bobo, Naldo, não farão falta.... Acredito que esses reforços podem render, porem temos que realmente como o JD sempre insiste...investir nas categorias de base...Poderiamos o usar o Rural para testar jogadores como Elber, Gil Bahia e apostar no Anselmo Ramon talves....Estava vendo o Barcelona...ele tem 14 jogadores da base, o Santos representante da america tbm
 unico3! | BHte | 18-12-11 23h33min
Continua...... tem varios jogadores de base como o Goleiro, o Neymar entre outros.
 redmosk | Uberl�ndia | 19-12-11 00h01min
Obrigado pela lembrança!sou um pouco mas radical Que vc joão Duarte acho que a goleada de 6x1 deu uma sobrevida alguns jogadores que estavam com os dias contados como Roger,Wp Paulista,Diego Renam,Everton,Cribari sinceramente não consigo ver utilidades nesses jogadores pra min e um erro insistir mas um ano com eles,Sobre contratações Gostei do Rudinei,Marcelo Oliveira,Tiago não gostei do Amaral,Gilson,Marcos,Matheus,Arias. agora so resta torce que de certo não da para fazer mas nada.
 afelipe | Belo Horizonte | 19-12-11 01h21min
Obrigado pela homenagem JD! O prazer de comentar e participar dos debates de primeira linha deste espaço é todo meu.
Temos que comentar também do Barça! Eu que peguei o futebol a partir de 94, futebol moderno, me sinto realizado de poder ver esse time jogar.
 afelipe | Belo Horizonte | 19-12-11 01h31min
Um dia nosso Cruzeiro chega lá! O clube com um organograma bem definido, nossas diretorias realmente profissionalizadas, nossa marca trabalhada e expandida nos quatro cantos do mundo, nossas "canteiras" bem planejadas e valorizadas a peso de ouro...
Ir ao estádio para curtir um espetáculo! Seja no futebol, vôlei, futsal ou basquete.
 afelipe | Belo Horizonte | 19-12-11 01h35min
Que nosso novo presidente tenha o tesão que andou faltando ao ex nos ultimos anos pelo Cruzeiro Esporte Clube e nos leve de volta aos anos de glorias!
 USA..AZUL | FALL RIVER | 19-12-11 12h05min
Ola Joao, muito boa a coluna, acho que o Gilvam esta indo bem, me lembra muito o perrela no comeco no cruzeiro, trocando gato por lebre e que por muito tempo deu certo, acho que falta alguns jogadores como voce observou, porem acho tambem que temos que fazer uma faxina ainda maior, nao entendo a permanencia do Roger e outros, dos jogadores que voce citou concordo contigo com todos eles seriam otimos nomes, teve um aqui que pediu fred, acho que ja e ultrapassado tipo roger.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 19-12-11 12h12min
no mais quero aproveitar a oportunidade para desejar a voce e todos amigos aqui do site, um natal maravilhoso e um ano novo todo azul repleto de titulos. obs: O santos onte deu o maior vexame da historia dos mundiais simplesmente ridiculo, o barcelona e um grande time mais tomar de quatro em uma final de mundial e demais, e a imprensa fala do grande futebol do barcelona, mais nao fala do ridiculo do santos se fosse o cruzeiro meu deus, abraco joao e o que voce acha?
 DERSON | LEME | 19-12-11 12h22min
Caro Joao acima de tudo estou me surpreendendo com o que o Gilvam vem fazendo neste pre inicio de mandato, estou gostando das contrataçoes (reformulaçao)que esta dando uma cara nova a este novo Cruzeiro que surge começou pela a nossa defesa. A unica duvida que estou é quanto ao nosso ataque que ainda nao pintou novidade e aguardo por noticias e das boas. Todos nos estamos anciosos a ver o Cruzeiro a voltar aos trilhos da VITORIAS E CONQUISTAS. No mais abraços e Obrigado pela homenagem.
 DERSON | LEME | 19-12-11 12h25min
Sera que Gilvan consiguira segurar Montillo? Pois a noticia que o Cruzeiro estaria interessado em Plabo Aimar,ou, seria moeda de troca por Farias?
 marco | Curitiba | 19-12-11 12h25min
Obrigado pela homenagem João. Concordo com o que você escreveu. Vamos esperar as próximas ações do novo presidente para uma análise mais aprofundada.
 marco | Curitiba | 19-12-11 12h25min
Obrigado pela homenagem João. Concordo com o que você escreveu. Vamos esperar as próximas ações do novo presidente para uma análise mais aprofundada.
 lanza | Vitória | 19-12-11 12h38min
Parabens pelos comentarios e espero realmente que nossos dirigentes pensem mais em time para jogar futebol e nada mais. A VOCE E TODOS DESTA COLUNA DESEJO BOAS FESTAS !!!!!!!!!!! CRUZEIRENSE SEMPRE !!!!!!
 Daniel Azul | Belo Horizonte | 19-12-11 16h07min
Estou muito preocupado com o esboço desse Cruzeiro para 2012. Sei que o tipo de jogadores contratados sao importantes para compor o grupo, para dar sustentação a equipe durante o ano. Porém contratações de jogadores de melhor nivel sao nescessarias pois na hora de decidir nao teremos aquele jogador que faça a diferença. Assim espero que essas contratações venham para que nao passemos o aperto do ultimo Campeonato Brasileiro.
 Daniel Azul | Belo Horizonte | 19-12-11 16h09min
Porem vou aguardar as cenas dos proximos capitulos. E outra coisa... futebol nao é uma ciencia exata. Como diria Adilson Batista... Vamos aguardar
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 19-12-11 16h17min
5 lições de gestão do melhor time de futebol do mundo Considerado o melhor time de futebol do mundo, o Barcelona faz jus ao seu slogan “Mais do que um clube”. O time catalão é considerado uma marca global. Ele é o número dois no ranking de clubes com maior bilheteria de futebol, segundo a Deloitte. Nos últimos quatro anos, o melhor do mundo dobrou seu faturamento e registrou receita de quase 500 milhões de dólares em 2010. Seu último feito foi a conquista do título de campeão da Europa, no
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 19-12-11 16h28min
Sr. João Duarte, a idéia era transcrever a matéria da revista Exame. Mas, não deu. Assim, para quem quiser: HTTP://ausland.com.br/gestao/121-5-licoes-de-gestao-do-melhor-time-de-futebol-do-mundo Vale a pena de ver
 leonardohenke | Uberlandia | 19-12-11 20h51min
Caro JD, eu fiquei até mais esperançoso com suas explicações sempre muito pautadas pela lógica e conhecimento, pois eu não conheço bem os contratados. Sobre sua escalação, só descordo do Diego Renan, apesar de ser da base eu acho que ele tá muito fora de forma, não parece mais aquele menino promissor quando subiu, parece aqueles mistérios da "noite". Tambem, ñ confio no WP, pois não faz gols e acha que joga muiiito, por isso fica naquele cai cai. Oswaldo seria ótima contratação. Boas festas.
 corradian | Belo Horizonte | 19-12-11 23h21min
Caro Joào Duarte, como assim as receitas sào as mesmas? E o dinheiro da TV, que mais que dobrarão este ano, ficando em torno de 50 a 60 M? E a reativação do sócio torcedor? E o possível patrocínio da COPASA? E a renovação com a REEBOK,com o BMG, mais AMBEV e a manga da camisa. Creio que estes não seriam renovados pelo mesmo valor do ano passado e teriam sim um acréscimo.Portanto as receitas não seriam as mesmas e espero sim, que as coisas mudem com o Dr. Gilvan, principalmente em TRANSPARÊNCIA!
 corradian | Belo Horizonte | 19-12-11 23h21min
Caro Joào Duarte, como assim as receitas sào as mesmas? E o dinheiro da TV, que mais que dobrarão este ano, ficando em torno de 50 a 60 M? E a reativação do sócio torcedor? E o possível patrocínio da COPASA? E a renovação com a REEBOK,com o BMG, mais AMBEV e a manga da camisa. Creio que estes não seriam renovados pelo mesmo valor do ano passado e teriam sim um acréscimo.Portanto as receitas não seriam as mesmas e espero sim, que as coisas mudem com o Dr. Gilvan, principalmente em TRANSPARÊNCIA!
 corradian | Belo Horizonte | 19-12-11 23h30min
E como vc mesmo disse, tem que ter um pouco mais de ousadia. Continuo achando que continuam trocando QUALIDADE por QUANTIDADE! Abs. a vc e toda a sua família e um FELIZ NATAL a todos!!
 corradian | Belo Horizonte | 19-12-11 23h30min
E como vc mesmo disse, tem que ter um pouco mais de ousadia. Continuo achando que continuam trocando QUALIDADE por QUANTIDADE! Abs. a vc e toda a sua família e um FELIZ NATAL a todos!!
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 20-12-11 10h22min
João, obrigado pela homenagem.
Há muito eu esperava essa coluna. Já virou tradição.
Continua lúcido e sensato.
Vejo agora uma nova era começando no Cruzeiro, em todos os sentidos. Veja:
Acabou de vez a base deixada pelo Adilson.
Novo presidente e (se Deus quiser) nova mentalidade.
Voltaremos a jogar em BH.
Poderemos reativar o sócio torcedor.
Novo técnico.
Passamos um aperto nunca vivenciado antes.


Novos ares em 2012.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 20-12-11 10h25min
Aconteceu algo parecido com o Inter em 2002. Se salvaram no último jogo com um gol do Dunga.
Se reestruturaram.
Vimos um Inter forte depois vencendo Libertadores, Mundial e Sul-americana.
Tomara que isso aconteça com a gente.Mas pra isso tem de ter gente competente administrando e não vejo o Dimas capacitado pra isso. Por mim, mudaria tudo, desde o DM (acho pouco confiável) até a cúpula da diretoria.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 20-12-11 10h29min
Quanto às contratções: modestas. Dentro da realidade do clube???
Ainda falta vir um do Avaí, rs, rs, rs...
Mas falando sério, poderíamos tentar fazer caixa com Bernardo e Kieza. E torcer pro Kleber arrebentar no Gremio pra vendermos os 50% que temos dele.
Valorizar o Farias, já que não vai sair mesmo.
Algo me diz que esse vai ser o ano do Anselmo Ramon.
Se vierem Osvaldo, Marcos Aurélio, melhora muito.
Manter o Montillo é vital.
Um lateral direito,vai bem.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 20-12-11 10h33min
Não gosto desta baciada de jogadores de uma vez. Lembra que o rival contratou a torto e a direito fim de 2010 e início de 2011, e viu no que deu???

E, no mais, continuar torcendo, acreditando e pensando positivo.

Boas festas e um ano novo com muita saúde pra vc e os seus!Abs.
 Eduardo Faria | Passos | 20-12-11 10h40min
ZZPerrela é exemplo com muitas restrições, portanto torceremos para que o Dr. Gilvan saiba extrair somente as virtudes dele. Que tenha uma administração mais transparente, que sua diretoria seja também um time competente, com muitas conquistas.Sobre o elenco que está sendo formado, acredito muito na capacidade desta comissão técnica que nos livrou do rebaixamento, principalmente após as referências do auxiliar Silvinho sobre o Wagner Mancine. Merece crédito!
 Eduardo Faria | Passos | 20-12-11 10h43min
Agradeço a homenagem e aproveito o ensejo para desejar-lhe muitas bênçãos neste Natal, extensivas aos seus familiares. Quase toda mudança gera resultados diferentes, no futebol podemos comprovar mais facilmente tal afirmação. Mudam-se técnicos, jogadores e também dirigentes, só que estes normalmente após seus mandatos, alguns permanecem com justiça mediante as conquistas, outros insistem perpetuarem-se no poder, o que acaba prejudicando ou até mesmo comprometendo as glórias do passado.
 Eduardo Faria | Passos | 20-12-11 10h44min
Sobre as entradas e saídas de jogadores, muitas esperanças e pouca saudade, espero que o Dr. Gilvan consiga sucesso nesta negociação com o SPFC. Os 5 milhões de euros de diferença poderão ser representados pelos jogadores Jean , Casemiro e Marlon ou Henrique em definitivo. Prefiro o Osvaldo como velocista a ser adquirido.
 celeste e blaugrana | São Paulo | 20-12-11 12h23min
João, Porque você acha que precisamos de mais um goleiro? Creio que estamos mais que bem servidos com Rafael, Douglas e Gabriel. Aliás, vejo isto até mesmo como um problema: os três possuem mais ou menos a mesma idade e parecem ser goleiros de excelente nível. Como dar espaço a todos eles na Toca, ainda mais enquanto o Fábio estiver aí?
 DERSON | LEME | 20-12-11 19h08min
Ouvi dizer( nao sei se é verdade) que Dimas ta indo sul pra tentar o acerto com Marcos Aurelio e do quebra tentara trazer o lateral direito Wagner Diniz. Sera que isto é real?
 redmosk | Uberl�ndia | 20-12-11 23h29min
Espero que não seja verdade Wagner Diniz seria o cumulo da palhaçada e pessimo so sabe simular falta,se trazer ele e fim do poço mesmo.sobre Marcos Aurelio e um bom jogador mas nada demais sem contar que fica mas no departamento medico do que em campo prefiro ver Tiaguinho tendo uma oportunidade João paulo ou Léo.
 Azul Real | Passos | 21-12-11 09h48min
João parabéns pela coluna. Gostaria q o sr. desse sua opinião em ralaçao ao Montillo. Acha mesmo q ele vale estes 15mi de euros? O super Mario do Bayer esta sendo vendido pelo mesmo valor. Não acha q ele foi a causa de mtos problemas de relacionamento no elenco devido aos mtos aumentos de salários q teve? Quando ele não jogava parecia q o time se doava mais em campo. Não acha q uma troca por uns 8mi mais uns 3 jogadores em definitivo resolveria nossos problemas?
 Azul Real | Passos | 21-12-11 09h52min
Imagina se vem em definitivo Marlos, Cícero e Jean. Na minha opinião todos viriam para ser titulares. Iriamos dar uma encorpada no time q com ctz brigaríamos para ser campeão da triplice coroa de novo. Montillo é bom? Sim com ctz, mas acho q podemos ter competitividade mto maior com esta possível troca do q com ele e sem os cobres dele. Na minha opinião não vale 15mi.
 Azul Real | Passos | 21-12-11 10h07min
E o q me diz do diretor de futebol do Vasco,Rodrigo Caetano, q não aceitou maracutaias e foi embora. Não acha q seria uma boa trazer um cara q reestruturou um time q assim como nós esteve anos nas mãos de um só(q para mim são farinha do mesmo saco). Acho q com um cara assim nossas chances de voltarmos a ser grandes seriam mto maiores do q com o Dimas, q queiram ou não vai continuar seguindo o modelo de gestão anterior.
 celeste e blaugrana | São Paulo | 21-12-11 11h54min
Azul real, o problema é que o São Paulo quer ceder esses jogadores por empréstimo de um ano, e não em definitivo. Aí realmente fica difícil. Quanto ao Rodrigo Caetano, seria uma ótima. Mas se ele não aceitou as maracutaias no Vasco, qual você acha que seria a chance de aceitar as pilantragens ainda piores do Perrela?
 pyxis | BHZ | 22-12-11 02h22min
JDuarte,
Você tá tão acostumado com o discurso do ZZP em seus mandatos, que considera falta de ousadia, o presidente GPT brigar contra muita gente para manter o Montillo.
Você pergunta: "Cadê a ousadia???"
Eu respondo, a ousadia está em enunciar dispensas de quem não quer ficar nos padrões do Cruzeiro; a ousadia está em contratar de acordo com as nossas possibilidades e sem agradar a torcida; e, a ousadia está em tentar manter Montillo ou apurar o máximo por ele...
 pyxis | BHZ | 22-12-11 02h25min
.., exatamente ao contrário do que fez ZZP durante anos.
de tanto ver ZZP vender jogadores tão logo balançavam qualquer valor ( o caso Bernardo taí, bem recente...) virou paradigma que torcedores, conselheiros e corneteiros não defendem e não acreditam que a nova direção vai vender, mas não vai entregar. Talvez não tivéssemos perdido Sorin, Ramires e tantos outros se a diretoria fosse OUSADA e negociasse pensando no CRUZEIRO, como Dr. Gilvan Tavares está fazendo.
 Azul Real | Passos | 22-12-11 10h26min
Celeste, já q o SP não quer trocar em definitivo, acho q teríamos q ir lá e adquirir ou pegar emprestado mesmo alguns jogadores(desde q não exista aquela clausula em contrato para não jogar contra eles)tais como Fernandinho, Marlos, Jean(este pra mim seria o principal nome q temos q trazer), Cícero, Henrique...COm estes nomes tenho ctz q iríamos pras cabeças. Sobre o diretor, eu sugiro o nome dele justamente pra tentar por ordem na casa junto com o novo presidente.
 Azul Real | Passos | 22-12-11 10h30min
Ainda mais, dps dos boatos de ontem q o Dimas teria dito q tem q vender o Montillo. Fazendo justamente o q tinha dito no post anterior, q é seguir a cabeça do ex presidente. O q pra mim será uma constância. Com DImas na diretoria, tudo q o Perrela quiser será feito. Ou vc acha q o Perrela vai sumir do Cruzeiro? Como a maioria de nós queremos...Eu estou gostando mto do nosso presidente até agora. Vamos ver até onde ele vai conseguir chegar...
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 22-12-11 20h32min
Sr. Duarte, cumprimentando-o, na sua pessoa, quero desejar a todos o Cruzeirenses deste País um Natal cheio de alegrias e que elas nos acompanhem durante todo o ano que vai chegar. Um abraço. Marcos Mineiro
 lionmason | Rio de janeiro | 23-12-11 12h23min
gente é nojento o que o LANCENET ta fazendo. Repete a mesma noticia do MONTILLO, uma vez a cada 2 dias ou 1 vez por dia. Só nao ve quem nao quer!!!! So fica contra MONTILLO quem quer ficar e atrapalhar o cruzeiro!!!! SE ALGUEM PERGUNTASSE P VC: Gostaria de disputar uma libertadores? o que vc responderia?? QUE SIM É CLARO!!!!! Por essa declaracao ha 20 dias o LANCENET AFIRMA MALDOZAMENTE QUE: Montillo quer ir para o corinthi...ans. E tem gente ainda quer a oferta por EMPRESTIMO DE JOGADORES BAMBY
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

22/09 - 14h17 [2 coment.]
Atlético-GO, mais uma grande pedra no caminho para manter o foco 

22/09 - 13h05 [2 coment.]
Sada Cruzeiro Vôlei estreará novo uniforme em partida do estadual 

22/09 - 12h03 [5 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [5 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster