Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
VBR Artes Gráficas



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

04/12/2011 | Joao Duarte
Fatores Surpreendentes de um Clássico

"Hoje é clássico de uma torcida só, mas, o espírito cacarejante permanece o mesmo. Ganharam o jogo antes da bola rolar. Ferro neles Cruzeiro"

Mundo Azul,


Histórias de Clássicos - Se vocês perguntarem ao Dirceu Lopes Mendes para mim um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro, e homenageado especial desta coluna, ele certamente vai contar o que se passou com ele num dos clássicos no final dos anos 60. O Cruzeiro usava para levar os jogadores da Toca da Raposa I para o Mineirão as Kombis da Viação Avenida, cedidas pelo presidente da empresa e vice-presidente de futebol do Cruzeiro que se chamava Cármine Furletti.
Dirceu Lopes conta que estavam vindo na Kombi vários jogadores, mas, ele e o Zé Carlos Mérola (um ponta-dierita que viera do América), vieram no banco da frente.
Só que o motorista desavisado pegou a via de acesso errada e passou no meio da torcida atleticana que rumava para o estádio.
Como tinha preliminar todos vinham para o Mineirão mais cedo, se acomodavam, viam as partidas das categorias de base, como que a esquentar para o jogo.
Tostão tinha saído do Cruzeiro e os jornais da época (Estado de Minas, Diário de Minas, Diário da Tarde e até o "O Tempo") davam o Atlético-MG como favorito máximo do clássico.
Quando os torcedores atleticanos viram Dirceu e Batata na Kombi resolveram tirar sarro e ameaçaram dar porrada no carro. Dirceu Lopes deu uma risadinha e cutucando ao colega do lado disse assim: "Gosto de ir para o jogo com o time deles favoritíssimo, cheios de graveto. A festa que vão fazer antes do jogo será de impressionar. Mas, na hora que a bola rolar, a gente vai botar água na fervura deles e decidir o jogo. Temos que entrar concentrados e jogar com alegria. Uma finta desclassificante no melhor marcador deles para servir de cartão de visita. Podemos ganhar deles mesmo com todos os desfalques que temos Tostão. A camisa do Cruzeiro tem história e agora é hora de separar os homens dos meninos. E o mais legal será sair cedo e ver no hall de entrada do Mineirão passar aquele monte de bandeira enrolada."
E coube a Dirceu Lopes decidir aquele jogão. Como é um dia especial, vou reprisar a página Heróica já contada em 2007.
Vejam se não tem muitos paralelos com o dia de hoje ?

A Página Heróica Imortal ligada a este clássico decisivo de 2011 – Em tempos nos quais o nosso time anda privado de usar os seus melhores jogadores (ou alguém duvida que Fábio, Paraná, Montillo e Wallyson não estão entre os melhores jogadores do nosso elenco ?), fui buscar no túnel do tempo, um jogo no qual o Cruzeiro tivesse se dado bem, mesmo que tendo que jogar sem vários titulares contra o rival maior.
E achei um jogo de 1969, quando o time entraria para jogar o clássico sem Tostão, Fontana, Mário Tito, Natal, Palhinha e Pedro Paulo.
Conforme me escrevaram vários atleticanos agora, naqueles tempo, o meu tio Oswaldo Queiróz dizia que vitória por menos de 3 gols de diferença seria derrota. Dario sonhara e havia dito nos microfones da rádio Guarani que quebraria o seu jejum contra o Cruzeiro e faria 3 gols... e o pior é que os incautos atleticanos acreditaram nisto (ainda bem que o Zagalo não caiu no conto do vigário na Copa de 70). Mais uma vez a empáfia cacarejante era exposta. Ganharam fácil a semana inteira. A caminho do Mineirão bandeiras e mais bandeiras deles, com o Dario fantasiado de Jacaré e bocando a raposa, mas, a história do jogo foi muito diferente, bem diferente.

E que fique aqui uma lição para a nossa diretoria : “INDEPENDENTEMENTE do que possam ter ouvido não aceitem arbitragem local para a disputa dos jogos finais contra as cocotas, sob nenhuma hipótese... não quero ser roubado de novo... chega”. Neste jogo veio apitar Armando Marques e o fez muito bem.
Com a estampa de favorito desfraldada por tudo quanto era canto, o time alvinegro tentava fingir uma calma impressionante no começo do jogo, a torcida gritava a plenos pulmões convicta de que seria um massacre capaz de vingar os 4 x 0 do Robertão de 67 (outro jogo em que entraram como favorito e tomaram tinta). O Cruzeiro em razão dos desfalques promoveu as estréias de Morais e do ponta Zé Carlos Mérola (emprestado pelo América), entrou com Darci Menezes na vaga de Fontana. Palhinha que vinha atuando no posto de Natal também estava contundido. Evaldo ocupava a vaga de Tostão e Raul Feio foi colocado para marcar Tião e dar uma ajuda a Morais na marcação de Dario.

E embalado pelo canto de sua torcida o time do código de barras começou a pleno vapor. Logo a 1’ o ponta Tião cavadinha recebeu um bolão de Cincunegui, passou por Morais e também por Raul, mas, saiu com bola e tudo pela linha de fundo. Frisson, no Mineirão.
Com 7 minutos Tião de novo levou vantagem sobre Raul Fernandes e cruzou na cabeça de Dario que testou a bola na rede pelo lado de fora. Meu tio que chegou a comemorar o gol, se sentou na cadeira e disse assim : “já vi este filme”. O Cruzeiro começou a chegar junto. Raul Feio fez falta em Tião e Rodrigues dividiu forte com Grapete, que revidou e o time cacarejante acusou o golpe.

E foi a 13’ que o Cruzeiro chegou lá pela 1ª vez com Evaldo e depois Rodrigues perdendo boa chance de conclusão a gol. Normandes isolou em última instância. Um minuto depois Zé Carlos Mérola fintou Cincunegui pra lá e pra cá e passou a Dirceu Lopes. Este tentou dar a bola a Evaldo quando todos pensavam que ele iria chutar e Evaldo não entendeu.
Mas, na 3ª vez que o Cruzeiro chegou ao ataque, Piazza achou Dirceu Lopes penetrando pela esquerda do ataque, um corte pra dentro no beque e um chutaço fizeram a bola entrar como um foguete no canto direito do gol de Mussula para estabelecer a 1ª vantagem azul no clássico. E Dirceu Lopes saiu socando o ar com vontade. Sim, Dirceu Lopes havia dito na Kombi que iria fazer as cocotas voltarem pra casa com as bandeiras enroladas, cantava versos impublicáveis contra os adversários e na hora do jogo sempre resolvia. E foi sendo abraçado por todos os colegas, numa alegria incontida. Cruzeiro 1 x 0 e a charanga do Aldair Pinto não perdeu tempo : “Um, dois, três... o galo é freguês”

O time cacarejante tentou reagir, mas, Vaguinho sem ser com a mão não era lá estas coisas (eu sempre dizia isto porque até ali nos 4 anos de Mineirão apenas uma vez o Cruzeiro saíra derrotado pelo gol de mão de Vaguinho no Robertão de 68). E nervoso já havia isolado umas 2 bolas. Ronaldo colocou um bolão para Dario, mas, o jacaré visivelmente nervoso cabeceou para fora outra vez.
Aos 25’ o ponta Zé Carlos Mérola chutou a bola com força ao gol. A bola resvalou no braço de Cincunegui quando ia para o gol, mas, o juiz resolver dar bola na mão. Aos 29’ foi a vez de Dirceu Lopes e Zé Carlos inverterem de posição e o meio-campista faria o gol se não tivesse entrado impedido.
O Cruzeiro agora dominava o jogo em todos os setores. Era visível o abatimento e a frustração estampados no rosto dos jogadores alvinegros. A torcida já não cantava mais do mesmo jeito e o Cruzeiro foi criando chances como aos 34’ quando Mussula fez grande defesa no chute de Evaldo. Aos 37’ de novo Zé Carlos Mérola apareceu bem, recebeu de Dirceu entrando da ponta direita para o meio, mas, chutou fraco e permitiu nova defesa de Mussula. Aos 38’ foi Rodrigues que errou na hora de chutar e Mussula outra vez salvou a meta cacarejante.

Só que aos 40’ Zé Carlos e Dirceu conseguiram fazer a jogadinha ensaiada. Dirceu devolveu a bola e se virou e Zé Carlos meteu a bola com precisão cirúrgica entre ele e os beques. Não deu outra. Dirceu entrou livre na área perseguido por Grapete e Normandes e chutou muito forte. Mussula ainda tocou nela, mas, teve que escutar o barulho da bola estufando os cordéis e Jota Jr. comentou assim : “Dirceu Lopes outra vez.
O Dez de Ouros destrói os castelos de areia, joga por terra o favoritismo atleticano, faz o adversário perder a liderança de seu grupo no Robertão e ainda por cima recoloca o Cruzeiro na briga, fazendo um golaço sensacional na história deste clássico – Cruzeiro 2 x 0.”


Antes do final do 1º tempo Oldair cobrou falta que Raul defendeu muito bem. Foi bonito ver um terço do Mineirão calando o resto, cantando durante todo o intervalo. Claro que não estava acabado, mas, o Cruzeiro tinha sido muito, mas, muito melhor na etapa inicial.

E o jogo recomeçou com Dario cabeceando fora a bola cruzada por Tião a 2’. E digo sem medo de errar que se não fosse Mussula o quadro alvinegro teria levado de muito mais, pois, ele operou um verdadeiro milagre aos 3’ quando defendeu um chutaço de Dirceu Lopes que tinha endereço certo pois ia na gaveta. Aos 5’ um bate-rebate na área do Cruzeiro só não virou gol do adversário pela ótima intervenção de Darci Menezes.
Aos 9’ Rodrigues e Cincunegui trocaram amabilidades e foram mais cedo para o chuveiro. E o jogo esquentou de vez quando aos 11’ da etapa final Raul Fernandes fez falta em Tião. Este cobrou à meia-altura e a bola roçou entre o ombro e o pescoço de Oldair e entrou devagarinho no gol de Raul.
Aos 12’ Vantuir entrou no lugar de Ronaldo e foi recompor a defesa. E na seqüência Raul defendeu mais uma cabeçada de Dario.

Aos 17’ Dirceu Lopes ia arrancando com tudo em direção ao gol, quando foi parado por falta por trás por Normandes (hoje seria vermelho, pois ele era o último homem). Na cobrança de falta Zé Carlos pegou na bola com maestria e a bola carimbou o travessão e saiu. Deste momento até a saída de Evaldo para a entrada de Marco Antônio a 27’ o jogo teve uma queda de ritmo.
Aos 33’ da etapa final Dario se apoiou visivelmente nas costas de Darci Menezes antes de cabecear (nem os cacarejantes reclamaram da marcação da falta). Aos 37’ a saída corajosa de Raul nos pés de Dario evitou o gol de empate. E o último lace de perigo foi com Vaguinho chutando longe do gol. E foi assim, que mais uma vez a humildade triunfou nos campos de futebol.
O time cacarejante teve alguns de seus jogadores tentando se transformarem em heróis, jogando isoladamente. Fazer gol no Raul do meio da rua não iriam mesmo. E que belas exibições de Neco, Zé Carlos e do estreante Morais que pôs Dario no bolso. Mas, a grande verdade é que Dirceu Lopes provou ser um grande craque e comandante generoso, humilde, que joga para o time. Marca e se desmarca com facilidade tremenda.

Dados do Jogão : Cruzeiro 2 x 1 Atlético-MG +++ 1ª Fase do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969 (Taça de Prata) +++ Local : Mineirão +++ Data : 28/09/1969.
. Cruzeiro (4-3-3) : Raul, Raul Fernandes, Morais, Darci Menezes e Neco; Piazza, Zé Carlos e Dirceu Lopes; Zé Carlos Mérola, Evaldo (Marco Antônio) e Rodrigues. Técnico : Gérson dos Santos
. Atlético-MG (4-2-4) : Mussula, Humberto Monteiro, Grapete, Normandes e Cincunegui; Vanderlei e Oldair; Ronaldo (Vantuir), Vaguinho, Dario e Tião:.+++ Técnico : Yustrich
. Gols : Dirceu Lopes aos 15’ e aos 40’ e Oldair aos 56’
. Público Pagante : 97.928 torcedores.
. Renda : NCr$ 436.766,00 (Gerais : 34.328 x 2,00 + Arquibancadas : 60.490 x 5,00 + Cadeiras Numeradas : 2.764 x 20,00 + Cadeiras Especiais : 346 x 30,00). A renda líquida foi NCR$ 313.993,87 (72% do total). Hoje raramente ultrapassa a 60%.

. Arbitragem : Armando da Rosa Castanheira Marques com ótima atuação + José Assis Aragão e Sílvio Gonçalves David que estiveram perfeitos nas marcações. Anormalidades : expulsão de Rodrigues e Cincunegui.

PEDIDO DA RODADA : "Se recordar é viver, o que peço é que um pouquinho do Dirceu Lopes se instale no Roger. Que Charles e Fabrício possam ter um toque da classe e da calma de Zé Carlos para fazerem a transição. Que Leandro Guerreiro incorpore Piazza e que finalmente os nossos atacantes possam ter a sagacidade de Evaldo Cruz (Wéllington Paulista e Anselmo Ramon possam ficar atentos aos rebotes do goleiro deles, que costuma ficar nervoso nos jogos contra o Cruzeiro, desde a base) e finalmente o menino Rafael, possa incorporal o espírito de Raul Plasmann e fechar o gol hoje. Precisamos da vitória e que ela venha trazendo a paz para os lado do nosso Ctuzeiro. Assim seja !!!"

Fatores Surpreendentes de um Clássico - Não é balela o fato de dizer que nestes jogos não há favorito antes da bola rolar. O anormal é a imprensa mineira não dar este favoritismo a eles, mesmo quando o Cruzeiro vinha de 12 vitórias seguidas, como nos tempos do Adílson Batista.
O que espero do meu time hoje :

1) Raça Incomum - ganhar todas as divididas, jogando na bola.

2) Qualidade para Surpreender - Hoje é dia do Roger jogar tudo o que não jogou em 2011. É dia de Fabrício, Charles e Guerreiro lutarem como leões e fazerem do nosso meio-campo o diferencial competitivo do time.

3) É dia dos nossos zagueiros e volantes marcarem às torres gêmeas (Rever e Leonardo Silva) e não a bola nos lances de bolas paradas laterais e córneres, ganhando TODAS no alto, em função de posicionamento correto.

4) Hoje é dia do Diego Renan pagar a conta dele com a torcida do Cruzeiro, afinal ficou devendo o ano inteiro, veio mal, mas, tem bola prá reagir.

5) Hoje é dia dos nossos atacantes guardarem a bola na casinha, coisa que não fizerm o ano todo. Desencanta Ramon... Desencanta WP.

6) Hoje é dia da nossa defesa se posicionar corretamente e marcar a André, Bernard e Daniel Carvalho com inteligência, com raça e não dar boa vida a eles.
7) Apesar de pedir raça, peço também equilíbrio aos jogadores do Cruzeiro, para que não percam a cabeça, saindo atrás no marcador. Os exemplos recentes mostram que isto é possível. Afinal, buscamos o resultado contra o Ceará, Atlético-PR e Atlético-GO (este por 2 vezes).
E que Deus nos abençõe com uma combinação de resultados que nos coloque na 16ª posição do campeonato.

. E as homenagens da coluna hoje vão para : Jorge Santana, Vanderlei Eustáquio Oliveira (Palhinha), Orlando Augusto Guerra, Evaldo Cruz, Neuber Carneiro, J.A. Ferrari, Maurício Sangue Azul, Jairo de Curitiba, Jerônimo Lopes (o nosso Eddie Veder), Ivan Pinto, Ivan Drummond, Arthur o sumido, Elias Rapozaço, Mauro França e muito especialmente ao grandes Franklin Bronzo e Dr. Marcelo Wágner (Olecram) que por certo se emocionaram muito com esta vitória, que impulsionou o Cruzeiro às finais da taça de Prata.

E numa semana em que fizeram até abaixo assinado provocante, dizendo do meu sumiço, que foi publicado no site do meu grande amigo atleticano Chico Maia (www.chicomaia.com.br), de Conceição do Mato Dentro-MG, quero homenagear a todos os signatários do mesmo e confirmar. Estarei na pelada de fim de ano na terrinha e como de praxe atazanando os cacarejantes, afinal não vamos cair hoje....
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 estrelado campeão | Ubá  | 04-12-11 13h22min
Olá João Duarte. Hoje é um jogo para cruzeirenses natos. Infelizmente não poderei ir a Arena, mas peço somente que compareçam os que realmente acreditarem na vitória. Vou enviar vibrações positivas. E como disseste Roger joga bem contra eles quase sempre. Aposto na vitória : 2x1 Roger e Farias. Boa sorte a todos que comparecerem à Arena. Estarei torcendo pelo Cruzeiro e por vocês, que representaram ou outros oito milhões de estrelados. Um abraço.
 estrelado campeão | Ubá  | 04-12-11 13h25min
João, outra lembrança que me veio a mente foi a vitória com time reserva, gol de Jacinto, nos anos 80. Todos pensavam que seria goleada e surpreendemos. Dessa vez ainda temos a torcida a nosso favor. Vamos Cruzeiro.
 Carlos Campos | Resende | 04-12-11 13h29min
É Mestre ! Hoje é o dia final ! Todas as previões, todas as contas serão resolvidas hoje. Força, garra, fibra, fé, CONCENTRAÇÃO: "Cruzeiro, Cruzeiro querido , tão combatido, jamais vencido!".
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 04-12-11 14h07min
Caro João, a Via Crucis da torcida cruzeirense está chegando ao fim. Só espero que amanhã amanheçamos no paraíso.
 Fonseca.monlevade | Vitória | 04-12-11 19h00min
O melhor desta formula do campeonato com classico na ultima rodada é que temos 3 pontos garantidos, ainda bem que existe o galo, senao que ia fazer nossa alegria.
 Fonseca.monlevade | Vitória | 04-12-11 19h02min
Chega de sofrimento, agora é zerar e planejar bem para o proximo ano estar na disputa pela parte de cima. Zerooooooooooo!!!
 Sicilia | Belo Horizonte | 04-12-11 19h03min
João, a cada gol, cada lágrima, eu só lembrava dessa coluna!!!! Cruzeiro não afina na hora que precisa! Cruzeiro não é time de série B. Obrigada a você e a todos os outros CRUZEIRENSES DE VERDADE que NUNCA desistiram!!!
 João Duarte | Vit�ria | 04-12-11 19h18min
Pedi antes do jogo que os jogadores do Cruzeiro fizessem 7 coisas em campo. Fizeram e fizeram bem feito.
Escapamos do rebaixamento em grande estilo, aplicando uma SONORA e HISTÓRICA GOLEADA no time das ROSAnas : 6 x 1.
Confesso que sempre acreditei que o nosso time pudesse vencer. Sempre falei que igualando na garra e na vontade, a gente pode ganhar deles no Mineirão, na Arena do Jacará, em Montevidéu, Uberlândia, em qualquer lugar. Mas, os 6 x 1 foram muito mais do que eu pedi.
 SidneyCWB | Curitiba | 04-12-11 19h22min
Eu, torcedor do CORITIBA tinha mais fé que muitos torcedores do Cruzeiro.... Taí!!!!!!!!!!!! Parabéns, parabéns, parabéns. Pô, 6 a 1 não é brincadeira, não!!!!! Essa foi demais!!!!
 João Duarte | Vit�ria | 04-12-11 19h22min
Vi hoje um time valente, bem armado, concentrado, que não se deixou envolver pelas besteiras que a crônica mineira costuma postar. O Cruzeiro fez o dobro dos desarmes que o time adversário. Fez jogadas com inteligência e foi fazendo os gols à medida das oportunidades. Uma fantástica vitória, que vai marcar para sempre a nossa história.
O time deles BORROU....
O goleiro fingiu que tinha ferido os tímpanos, mas, j´atinah buscado 4 vezes a bola na sacolinha...
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 04-12-11 19h23min
Como prometido a 5 jogos atras aqui estou voltando a comentar......tive 6 segundos de comemoração, apenas isso, vamos voltar a disputar na parte de cima da tabela, BORA CRUZEIRO!!!!!!JOGO DO MILÊNIO!!!!!!!!!
 João Duarte | Vit�ria | 04-12-11 19h26min
Tive que ler que o time deles ia ganhar do nosso de próprios cruzeirenses, a turma da motoca, as carpideiras dos últimos dias, da turma da urucolândia, da turma dos que sempre puxam prá baixo, dos profetas do apocalípse e mantive a minha calma e serenidade. Mas, agora, vão ter que me ouvir usar de verborréia dígna dos discursos de Odorico Paraguassú, ou das intervenções milimétricas do Prof. Learssus Pastrodegenesis... E falei e volta a repetir, não dou camisa a Cocotas... Zeirôôôô...
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 04-12-11 19h26min
Senhor João Duarte, PROFETA.
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 04-12-11 19h26min
CONTINUAMOS NO SELETO GRUPO DOS "INCAIVEIS".......quero planejamento para 2 ou 3 anos , com os objetivos de cada ano bem traçados...PLANEJAMENTO JÁ PRESIDENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 Carlos Campos | Resende | 04-12-11 19h28min
Mestre! UM PRESENTE DE NATAL ! E ouvir essa rádia ao final do jogo...A COISA MAIS LINDA DE TODOS OS TEMPOS! Cruzeiro SEMPRE!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 04-12-11 19h40min
JOÃO, HOJE ESTOU QUEBRANDO AS REGRAS. UMA VITÓRIA MAIUSCULA PARA COLOCAR OS ZEBRADOS NO LUGAR ONDE MERECEM. E, VOCÊ MERECE MAIS ESSA VITÓRIA DO QUE MUITOS DE NÓS. NUNCA DEIXOU DE ACREDITAR. VALEU CRUZEIRO !!!!!A B NÂO É NOSSO LUGAR.
 João Duarte | Vit�ria | 04-12-11 19h44min
Relendo a coluna, creio que de longe hoje tudo que pedi a Deus ele me deu mais do que em dobro...
 chiabi | Nova Lima | 04-12-11 20h04min
SEXTUPLICOU!!! KKKKKKKK
 szogheib | Vila Velha | 04-12-11 20h18min
O melhor, independente da vitória foi o Cruzeiro permanecer na série A. Parabéns para: Victorino que não perdeu uma, Leo que não deixou o menino jogar, Fabrício e Leandro Guerreiro que foram os grandes leões do time, Charles que desarmou do jeito que deu, Roger que fez de longe o papel do Montilho mas deu sangue e soube jogar com inteligência segurando a bola, WP que não caiu nenhuma vez hoje e até o Anselmo Ramon que partiu para cima. Mesmo limitado hoje jogaram com brio.
 szogheib | Vila Velha | 04-12-11 20h22min
Queria ressaltar o que disse a 2 rodadas atrás... o fato do garninzé ter saído do rebaixamento foi de suma importância para esse jogo... mesmo com a raça, a gana, o desejo de vencer dos jogadores do Cruzeiro. Foi lamentável todo o sofrimento que esse senadorzinho nos fez passar. Que esse ano e todas atrocidades que esse senadorzinho fez com o clube Cruzeiro, sirvam como lição para todos nós. Quando eu li que ele pretende ajudar o presidente atual... fiquei decepcionado com tamanha falta de ...
 João Duarte | Vit�ria | 04-12-11 20h27min
SZOGHEIB,
Vamos marcar para tomar as 30 esta semana. De preferência ali no Bar Caiana em Jardim Camburi do meu grande amigo Chico Brito... Não posso perder esta oportunidade... kkkkk. Eder Lana, Flávio Saraiva e todo o clero já na expectativa...
 szogheib | Vila Velha | 04-12-11 20h29min
...vergonha na cara. JOÃO DUARTE... SERÁ QUE PODEMOS USAR SEU ESPAÇO PARA CONTRIBUIR? SERÁ QUE REALMENTE ESSA COLUNA É LIDA POR ALGUÉM LÁ DE CIMA DA MÁFIA? APENAS GOSTARIA DE CONVIDAR OS AMIGOS E COLEGA DE MINAS, DA BAIXADA CAPIXABA E DOS USA (AQUI TEMOS UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A CERVEJADA) JÁ CONVIDADOS AQUI DA BAIXADA; AFONSO, LANZA, MEUS FILHOS, EU E QUEM NÃO PODERIA FALTAR O JOÃO. AGUARDAMOS COM PRAZER A PRESENÇA DE TODOS...O JOÃO DIRÁ O DIA E LOCAL.
 szogheib | Vila Velha | 04-12-11 20h31min
Enquanto eu escrevia o João já respondia.. Isso mesmo, são 30 cervejas...24 do João e 6 minhas. É só marcar João...Vc quem manda. Estou viajando agora para Timóteo mas já estarei aqui na Terça feira cedo. Quarta ou Quinta...vamos lá galera
 DERSON | LEME | 04-12-11 20h41min
Joao nosso FREGUES voltou. Nada mais a declarar, pois TIME GRANDE NAO CAI. Feliz somos nos NAÇAO AZUL.
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 04-12-11 20h43min
Tô indo!!!2012 já começou ontem.......VAMOS PLANEJARRRRRRRRRRRRR!
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 04-12-11 20h43min
Tô indo!!!2012 já começou ontem.......VAMOS PLANEJARRRRRRRRRRRRR!
 João Duarte | Vit�ria | 04-12-11 20h53min
A embaixada do ES é grande : Tem o Marlon, Alexandre, Luiz Otávio Camargo, SURFISTA CELESTE, Thadeu Rá Rá Rá, Rodrigo de Serra-ES, Gil Campos, João Coura, Soró, Laumar, Luizinho Pontes, André Fonseca, Eder Lana, Gladstone, Laudelino, Rafael Magalhães, ***** Miraí, João Ferreira, Lanza, Afonso, Paulo Patrício, Cláudio Guimarães e muitos outros mais. O meu desejo era a gente se reunir e debater o Cruzeiro para 2012.
 Laudelino Jr | Não definido | 04-12-11 21h15min
João, eu tava quietinho aqui só observando a movimentação. Mas essa resenha no Caiana eu não perco nem a pau. Pode marcar que estaremos lá, a caráter, para saborear um suculento galopé (se é que ainda tem no cardápio após esta sonora goleada) da turma do Chico Brito. Não tem preço...
 Olecram | Poços de Caldas | 04-12-11 21h28min
Grande João Duarte esta vitória de hoje deve ser dedicada a vc, meu amigo! Sua fé inabalável e profética superou todos os obstáculos e atingiu nossos jogadores, que realmente incorporaram aquele saudoso time de 1969! Infelizmente estou longe de BH e minha saúde não permitiu que pudesse ir a 7 Lagoas assistir ao vivo esse jogo memorável. Os 6x1 mostraram que, como vc mesmo disse, a raposa enfrenta e supera o ***** em qualquer terreiro e em qualquer condição! Não caímos, mas é preciso planejar 2012
 Olecram | Poços de Caldas | 04-12-11 21h32min
para que nunca mais se repita a angústia que passamos este ano, principalmente no segundo semestre! Que a nova administração aja com prudência, mas com firmeza, colocando as peças certas nos devidos lugares e afastando todos os inúteis e incompetentes. Muito obrigado e um grande abraço! Vc encarna o inquebratável espírito celeste!
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 04-12-11 21h40min
Faço minhas as palavras do dd. Olecram.
 João Duarte | Vit�ria | 04-12-11 21h42min
Meu prezado Dr. OLECRAM,
Não resta dúvida que o Cruzeiro precisa rever vários conceitos. Os erros cometidos em 2011 não podem ser repetidos porque senão a gente não vai parar como porteiro da zona.
Então é hora de repensar esta política de VITRINE, como não ser apenas BARRIGA DE ALUGUEL, como usar bem os recursos que chegam ao clube. Rever a nossa política de administração dos clubes. É um absurdo o Cruzeiro ter apenas 4 mil sócios adimplentes (já tivemos 14 mil)...
 João Duarte | Vit�ria | 04-12-11 21h43min
A minha próxima coluna será para falar das prioridades de reforço para o time de 2012.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 04-12-11 21h57min
Nota: Nobre João Duarte e Linda Galera Celeste, o que seria um VEXA para Nós Cruzeirenses caso caíssemos, verteu-se em um VIXI para as frangas, ou seja: 6 a 1 em romanos, é igual a VIXI.
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 04-12-11 22h00min
Certamente verão a coluna e uso o espaço para dizer aos amigos de longos anos (desde 2002) para dizer que o FUSIL CRUZEIRENSE SAIU DO AR. Aos que me conhecem, renovo a aliança de comentarmos aqui. Usarei o nick Fernando.Campos (há um outro, eu sou o legítimo. rsrs). Estou muito feliz pelo resultado e sabedor que precisamos melhorar, mas 6 (SEIS) TÁ BOM? Abraço fraterno e feliz natal azul a todos.
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 04-12-11 22h06min
Em tempo:
Mais uma belíssima coluna dentre tantas outras. Essa foi para lavar a alma.
KD OS CAIXÕES? KKKKKKKKKKK. E OS FOGUETES DELAS? MOLHARAM COM A CHUVA DE GOLS. Abraço fraterno.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 04-12-11 23h24min
João, grande João.
Que belo presente hein???
Tome suas cervejas em paz com os amigos daí.
Faça um brinde especial a todos aqueles que nos julgavam derrotados.
Vou aguardar ansiosamente a proxima coluna com a resenha pros reforços.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 04-12-11 23h28min
Quanto a mim, dormirei tranquilo esta noite.
Durante a semana vou comprar e distribuir as 10 cestas básicas que prometi a Nossa Senhora caso não fossemos rebaixados.
Ganhei uma aposta também: um jantar pago por uma franga.
Vou me lembrar de vc e de todos os que rezaram, sofreram, choraram, mas não perderam as esperanças.
Não tá morto quem peleia, como dizem no sul.
Pra fechar fica a frase, no jogo do milênio, a goleada do milênio.

CHORA CACHORRADA!!!!!!!!!!!!
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 04-12-11 23h30min
João, um abraço a vc e aos seus.
Parabéns pela lucidez, pelo bom senso e fé inabalável.
Eu te falei que era melhor pegar eles "em férias", mas n~~ao esperava que a surra fosse tamanha!!!
Fica com Deus amigo!
 Rodrigo - Serra - ES | Serra | 05-12-11 01h50min
...obrigado João pela lembrança irmão...quase eu não tenho comentado mas sempre tenho lido as matérias e os comentários do CRUZEIRO.ORG.....hehehehe...hoje, Laranjeiras e toda região aqui na Serra pelas ruas só dá camisa do flamengo (aff...somos obrigados a conviver com eles) e claro...do nosso querido CRUZEIRÃO, meu único time amado do coração...zêrooooooooooooooooooooooo...tamo junto!!!!
 tosta | Sete Lagoas | 05-12-11 02h25min
Bom dia torcida azurra! Gostaria de ressaltar que na semana passada comentei que o nosso time, jogando como estava a jogar, levaria uma surra das cocotas. Felizmente hoje o glorioso Cruzeiro Esporte Clube fez uma atuação que me relembrou aquela goleada no Estudiantes pela Libertadores!! Enfim o fantasma foi afastado e dormiremos em paz. Que os bons momentos voltem, e especialmente os títulos. Vamos cobrar e torcer para o nosso amado Cruzeiro ser o campeão de 2012. Saudações celestes!!
 Carlos Campos | Resende | 05-12-11 03h10min
é Tosta! O TIME AZUL, "tostou" a sua língua!
 USA..AZUL | FALL RIVER | 05-12-11 05h04min
EU DISSE, TAO COMBATIDO JAMAIS VENCIDO, IMORTALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL VALEU ZERAO EXPORTACAO.
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-11 09h40min
É moçada,
A adrenalina só foi baixar lá pelas 2 da madrugada quando terminou o VT do jogão no PFC. Só ali fui dormir. E quero dizer que muitos terão que rever os seus conceitos sobre futebol.
Eu me refiro aos que ouvindo e dando vez à imprensa marrom se fartaram em falar mal de tudo e de todos no elenco do Cruzeiro. O que eu senti ontem é que o time se doou. Fez mais do que podia. Entrou pilhado em campo. E isto é mérito do treinador. Eu quero enaltecer o trabalho do Vágner Mancini.
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-11 09h43min
Quem viu o Léo jogando ontem, como um 3° zagueiro que fechava o lado direito da defesa, deveria ter ficado apavorado antes do jogo ao ouvir os comentários da imprensa dando conta que o garoto Bernard, com sua espantosa velocidade iria passar pelo Léo igual a faca quente em manteiga, tirando lascas e deixando o nosso jogadores desmilingüido no chão. Não foi isto o que vimos ontem. E o mérito do posicionamento é todo do Vágner Mancini. André deu um chute a gol em 90'. Bernard zero. Magnata zero...
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-11 09h46min
Os caçadores da Arca Perdida, aqueles que sabem de todas as coisas, jamais verão que o posicionamento de Leandro Guerreiro à frente desta linha de 3 zagueiros foi fantástico, E dizer o que do posicionamento de Wéllington Paulista ou mesmo do Anselmo Ramon pelo lado direito, matando toda e qualquer chance de subida do RicKY e ainda partindo com "bola dominada" para cima dele, Rever e do Pierre que vinha no socorro, só para matar as jogadas ?
E dizer o que da alternância do uso do Roger ?
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-11 09h49min
Roger saiu sempre pelos lados do campo, abriu a defesa deles. E nós o vimos pela esquerda como no lance em que sofreu a falta e bateu na cabeça de Leandro Guerreiro, entrou pelo comando para completar um cruzamento perfeito do centroavante no 1° gol e depois fez a jogada mais marcante do clássico. Roger como se fosse um ponta direita, incorporou o espírito de Eduardo Rabo de Vaca e foi comendo tudo o que veio pela frente, não sem antes dar uma finta desclassificante no RicKY e cruzar para WP...
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-11 09h51min
E falar o que da movimentação constante de Charles e Fabrício, dosando as energias.
Mesmo Diego Renan que foi quem teve mais dificuldades no jogo de ontem não foi mal...
Ocorre que a caçada contra ele por parte dos comentaristas da rádia, continuar a impregnar mentes insensatas. Deixem o menino lá, quietinho. Ele vai recuperar a forma física e será de novo um grande valor do nosso time.
Mancini posicionou o time e sentiu o momento dos nossos jogadores. Provocou a união do grupo.
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-11 09h55min
E quero dizer uma coisa, se o Jr. Brasil e Lélio Gustavo são contra ele, é porque o cara é bom (rs, rs, rs).
E se o Walterson se posiciona veementemente contra, eu digo, que a gente tem que esperar um pouco mais (kkkkk).
Mancini e a sua comissão técnica pegaram um time esfacelado na rodada 27. Sem cabeça, sem alma, sem preparo físico e numa decadência terrível.
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-11 09h59min
Pois bem, foram 3 vitórias (AtléticoMG, AtléticoGO e Inter), 5 empates (AtléticoPR, Avaí, Ceará, São Paulo e Bahia).
E as derrotas para Corinthians, Botafogo e aquela vexatória para o Flamengo (jogo onde poderíamos ter matadao a partida se Victorino não perde o pênalti e depois Fábio fez a sua lambança).
E recebeu um elenco com os laterais estropiados, sem uma opção de velocidade decente (Ortigoza era a mais tênue opção), com o meio-campo tão capenga que teve jogo que só tinha um livre
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-11 10h01min
E reconhecendo todos estes processos conseguiu nos livrar do descenso e coroou este final de ano, com a exibição de gala. Mais tempo para MANCINI
 HUNT | Belo Horizonte | 05-12-11 10h53min
Sensacional João, parece que o espírito do grande dirceu baixou no Roger ontem. Podia baixar nele pelo menos 20%. João, só uma dúvida infelizmente eu não cheguei a ver essa época, mas lembro que achei um almanaque que saía no final de ano, mostrando todos os campeões regionais, nacionais e internacionais, era muito bem elaborado, lembro de ler que o cerebral Tostão ficou no Cruzeiro até início dos anos 70, acho que 72/73 quando foi para o Vasco, então nesse período o Tosta ainda estava aqui não?
 HUNT | Belo Horizonte | 05-12-11 10h53min
Sensacional João, parece que o espírito do grande dirceu baixou no Roger ontem. Podia baixar nele pelo menos 20%. João, só uma dúvida infelizmente eu não cheguei a ver essa época, mas lembro que achei um almanaque que saía no final de ano, mostrando todos os campeões regionais, nacionais e internacionais, era muito bem elaborado, lembro de ler que o cerebral Tostão ficou no Cruzeiro até início dos anos 70, acho que 72/73 quando foi para o Vasco, então nesse período o Tosta ainda estava aqui não?
 HUNT | Belo Horizonte | 05-12-11 10h54min
MIL PERDÕES DIRCEU TEM QUE ESCREVER COM LETRAS GIGANTES E NÃO minúsculas.
 Nilton Ventura | Viçosa | 05-12-11 10h56min
João Duarte, só hoje tive a oportunidade de ler sua coluna, muito boa, agora me responte uma coisa, vc é profeta? parece que estava profetizando o que ia acontecer ao escrever sobretudo o primeiro relato (do dirceu lopes na kombi), confesso que não estava tão confiante, mas ainda aprendo com pessoas como vc de que o otimismo e a confiança no time sempre vão trazer bons resultados. Um grande abraço!!!
 redmosk | Uberl�ndia | 05-12-11 11h51min
Vou dar alguns nomes que eu acho que poderiam ser contratado pelo cruzeiro. Zagueiros: Emerson Coritiba,Paulo MIranda Bahia,Manoel Atl Paranaense,andre Dias Lazio,João Felipe SP ,Miranda Atl Madri. Lateral DIreito: Boiadeiro Ceara,Bruno Figueirense,Jonas Coritiba,Fagner Vasco,Douglas Goias. Lateral Esquerdo: Avine Bahia,Julinho Figueirense,Dodo Corinthians,Jorge Wagner Kashiwa. Volantes: Jean SP,Willians Flamengo,Kleber Santana Atl Paranaense,Souza Fluminese,Guilherme Portuguesa. Cont...
 redmosk | Uberl�ndia | 05-12-11 11h51min
Meias: Martinez Velez,Rodriguinho America,Alex fenerbahce,Maicon Figueirense ,Cleiton Xavier Metalist, Andrezinho Inter,Ranatinho Ponte Preta,Rafinha Coritiba. Atacantes: Osvaldo Ceara ,Taison Metalist,Maicon Bolt Locomotive,Alex Teixeira Shakhtar,Ricardo Oliveira Al-Jazira,Marcelo Moreno Shakhtar. Tecnico: Levir Culpi,Renato Gaucho.
 Garra Azul | BH | 05-12-11 12h41min
João, parabéns pelo seu otimismo. Ensinou a muita gente como ser cruzeirense, nunca comemorar de véspera e muito menos perder de véspera. O Cruzeirense de verdade sempre acredita, independente de quem esteja lá defendendo nossas cores. Parabéns também a todos os torcedores que nunca deixaram de acreditar. Agora vamos armar nosso time pra disputar na parte de cima da tabela. A semana começou tudo azul em BH, saudações celeste a todos.
 mrr | Natal | 05-12-11 13h02min
Caro JD, coma felicidade tremenda venho aqui comemorar, melhor resultado não poderia existir: não caímos, goleamos e os tiramos da sulamericana... Realmente nem o mais otimista dos torcedores, nem mesmo você poderia prever tal resultado. Parabéns pelo seu otimismo, vejo que tenho muito a aprender ainda sobre futebol, ou pelo menos tenho que deixar a razão e as estatísticas de lado, coisa que acho difícil, pois como engenheiro, trabalho coma matemática diariamente... Em fim um grande abraço!!!
 lionmason | Rio de janeiro | 05-12-11 13h04min
CARO JOAO, respeito opiniao de todos mas a declaracao de Roger no final do jogo demonstra o que deve ser feito. ROGER DISSE que a comissao tecnica é brilhante e que quer que ela fique pois o sylvinho foi essencial para a melhora do time. ASSIM APOIO ROGER E COBRO: Nao vamos contratar 12 caras de 40.000/mes =480.000,00 e sim 4 caras de 120.000 ou um de 200.000 e 3 de 100.000 e etc. Chega de quantidade para fazer caixa. Quero QUALIDADE. nAO VAMOS DESMONTAR TIME e sim reforça-lo!!!!!
 mrr | Natal | 05-12-11 13h04min
Só complementando, embora tenhamos escapado não está TUDO AZUL.... Concordo que o técnico deva ser mantido, mas Diego Renan continua fraco, para seria um bom reserva. Em relação ao WP e Bobo independente de qualquer coisa para mim não deverão mais estar no time para o próximo ano... No mais é contratar... Fui!
 lanza | Vitória | 05-12-11 13h15min
Joao gostei muito da sugestao do szogheib para irmos bater um papo no Bar Caiana em Jardim Camburi.Penso nisso que vai ser legal.Quanto ao resto que sufoco este ano,espero que a atual diretoria nao comece a distribuir jogadores pelo brasil e sim conservar o plantel e contratar mais.VALEU,UFA.....
 estrelado campeão | Ubá  | 05-12-11 13h41min
JOÃO DUARTE, RUMORES DÃO CONTA (COLEGAS DO RIO) QUE O CRUZEIRO ESTÁ TRAZENDO MARCELO MATOS(ÓTIMO MEIO CAMPO) E LOCO ABREU, AMBOS DO BOTAFOGO. SERIAM ÓTIMAS CONTRATAÇÕES. AÍ POSSIVELMENTE ESTÁ DECRETADA A SÁIDA DE ORTIGOZA, VISTO QUE FARIAS TEM ALTA MULTA RECISÓRIA.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 05-12-11 15h52min
João como é bom ter pessoas otimistas como você, tem uma frase em uma capa de um livro de auto ajuda que diz assim: "O pessimista senta-se e lastima-se o otimista levanta e age". Foi assim que sempre agiu. Outra coisa por favor dá pra informar os números do próximo concurso da MEGA SENA? Pois acho que consegue prever o futuro. kkkkkkkkkkkkkk. Parabéns.
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-11 16h36min
Meus amigos cruzeirenses,
Claro que estava nervoso antes da bola rolar, mas, nunca perco a confiança ou jogo a tolaha antes da hora. Esta é uma grande verdade da minha vida.
Creio ser mais ENTUSIASMADO do que OTIMISTA.
Tenho desenvolvido a minha FÉ com o passar dos anos.
E mais, tenho algumas convicções futebolísticas que não posso abandoná-las. Se quiserem chamar de supertições que chamem, mas, não é mole não.
Uma delas é ver o Cruzeiro jogar de branco. Não falha.
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-11 16h41min
E ontem eu me levantei cedo, fiz a reunião de plantão na usina e depois fiquei uns minutos a escrever a coluna.
Leio e releio, só mesmo Deus prá explicar o que fui escrevendo em cada um dos 7 pedidos.
E vejam como Deus foi bondoso conosco na tarde de ontem. Fomos humilhados e massacrados a semana inteira. Nunca tive medo disto e com 10' de jogo a gente já podia sentir que o nosso time estava muito a fim de jogar, fomos em cada bola como famintos atrás de um prato de comida.
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-11 16h45min
Vimos um time guerreiro em campo. Podiam botar o Barcelona ou o Manchester City ou ainda o United do outro lado, que o time do Cruzeiro os venceria...
E vejam que eu sempre escrevo a mesma coisa, quando o Cruzeiro iguala a qualquer adversário na vontade, a nossa escola de futebol faz o resto.
Foi uma das melhores exibições do Cruzeiro, com nenhum jogador atuando mal.
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-11 16h46min
E com 5 deles com partidas excepcionais :
1 - Roger
2 - Léo
3 - Wéllington Paulista
4 - Victorino
5 - Leandro Guerreiro
-----------------------------
Foi lindo ver o Cruzeiro, contagiando e explodindo a cidade...
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 05-12-11 17h29min
Sr. João Duarte: eu disse lá atrás que o Sr. é um PROFETA. E FOI ISSO QUE ACONTECEU. Ocorre que, como os iluminados, VSa. leu, com inteligência e propriedade, o que nós tocedores comuns não conseguimos ver: o momento da virada, acontecido no interior de São Paulo. Esse é o trabalho que deve ser feito. Aliás, já diziam os antigos: humildade e CALDO DE GALINHA não faz mal a ninguém! (rsrsrs). O show foi isso:a consciência do poder, a energia dos humilhados e a fé do mundo azul. Boas férias!
 Fonseca.monlevade | Vitória | 05-12-11 18h51min
João, passei um aperto, pois minha filha nasceu na quarta passada e a familia dela tudo botafoguense já tava querendo por pressao que torceria pro time carioca devido a possivel queda do cruzeiro, mas a verdade é que a Fernandinha é muito pé quente e pra não deixar dúvida nenhuma de sua futura paixão o cruzeiro enfiou 6 logo nas cocotas. Mudando de assunto, devido a esta razão muito especial da chegada da Fernanda,nao vai da pra ir na resenha no Bar Caiana, mas podemos marcar outros. Laumar
 lanza | Vitória | 05-12-11 22h30min
Com mandato no fim, Zezé Perrella aconselha sucessor a vender Montillo. João vi agora no G1(05-11 22 horas) a entrevista do Zezé e olha o titulo acima.Esse ***** de diretor ainda insiste em afundar ou ganhar mais um pouco.Dizendo ainda que os torcedores não vão gostar. João se você tem algum canal com o Gilvan por favor interceda.Ai meu deus já vi este filme.
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-11 22h33min
Torcedor1,
Em 1° lugar quero lhe agradecer imensamente pelas palavras gentis na última coluna. Você me deu um grande incentivo para continuar a escrever aqui neste espaço. Obrigado de coração e saiba que o respeito é mútuo. Claro que vamos discordar aqui e ali, isto faz parte. Mas, de resto, quero te dizer que a próxima coluna vai tratar da composição do elenco do Cruzeiro para 2012.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 05-12-11 23h08min
João Duarte, sua coluna foi precisa. Pareceu ter sido escrita após o jogo. Parabéns. Eu passei a semana sofrendo calado. Levei de todo lado. Participo de 2 grupos de pelada e nos 2 fui sacaneado. Aguentei calado, pois sabia do risco. Clássico não tem favorito.Mas eu confiava numa vitória, tanto que postei o placar de 1 a zero para nós. Nunca imaginei ganhar de 6 deles. Mas como você disse e bem, o time todo foi perfeito. Parabéns ao grupo todo. Ganhar um clássico de 6 não é para qualquer um.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 05-12-11 23h15min
João Duarte, fiquei tão concentrado no jogo que acabei esquecendo de tudo, inclusive do site PHD. Mas hoje entrei para ler tudo: colunas, notícias e comentários. Minha segunda feira foi maravilhosa. Pude dar o troco em diversos torcedores do time de lá. Agora no início da noite li uma notícia em que ZZP aconselha GPT a vender Montillo. Está na hora de se pensar uma forma diferente de gestão. Ou será que vender é a única saída para um clube administrar suas contas? Qual sua opinião? Abraços.
 lionmason | Rio de janeiro | 06-12-11 09h51min
meus amigos, ESQUEÇAM CONTRATACOES!!!!! o momento agora é de nos unirmos CONTRA PERRELA para não vender MONTILLO!!!!!! Eu moro no rio e nao tem jeito!!!PESSOAL DE BH, NAO DEIXEM VENDER MONTILLO!!!!No inicio do ano tava arrebentando mais ainda pq o time era bom, se nosso time for bom ele vai por 15 milhoes de euros para fora!!!!Nao vamos vender por mixaria e para time brasileiro!!!!!REFORCAR OUTROS??? PENSAMENTO DE TIME PEQUENO PATETICANO!!!!!! Leia mais: http://cruzeiro.org/noticia.php?id=44029
 HUNT | Belo Horizonte | 06-12-11 11h48min
liomason, concordo na sequência com você, as contratações serão bem vindas, mas acho que o Cruzeiro já deveria tratar da manutenção de atletas importantes e aí assim partir para contratações. No último ano temos visto o Cruzeiro perder jogadores para clubes brasileiros, situação lamentável, perder um grande jogador para o exterior por uma boa grana ainda vai se tiver claro boa reposição, agora ainda que por muita grana o Cruzeiro não deve reforçar clubes do Brasil, somos time de ponta.
 HUNT | Belo Horizonte | 06-12-11 11h59min
Saudações João Duarte, em uma entrevista o Montillo disse que sua permanência estaria atrelada a diretoria claro, o esforço da mesma. Ele tem contrato até 2015, é mais ou menos assim, ele deve ganhar uns 200 mil, os gambás e bambis estão interessados e com certeza cobririam com sobras esse salário, mas ainda assim o Cruzeiro tem o poder do contrato, caberia ao Cruzeiro turbinar seu salário ou tem mais alguma coisa pegando, tipo BMG fominha?
 João Duarte | Vit�ria | 06-12-11 12h52min
Meus amigos LANZA e LIONMASON,
O que sei sobre Montillo. O Cruzeiro em junho passava por problemas de caixa e vendeu 20% dos direitos dele para o banco BMG, por quantia superior a US$ 2 milhões. Só que com uma cláusula de recompra dos 20% até Fevereiro pelo mesmo valor pago corrigido pelo INPC.
Ou seja, teremos os mesmos 80% dos direitos pagando pelo empréstimo.
Não conheço o balanço do Cruzeiro, mas, não fizemos grandes investimentos em 2011 e sairam jogadores com boa entrada.
 João Duarte | Vit�ria | 06-12-11 12h57min
Desconheço este negócio da venda do Montillo, mas, o Dr. Gilvan já havia dito que não tinha a intenção de negociar o jogador. A multa rescisória subiu bastante considerando que o salário do jogador também aumentou consideravelmente em 2011. Então, como o jogador tem contrato com o clube e não caiu para a 2ª divisão, creio que muito dificilmente ele sai do Cruzeiro agora. A não ser que surja uma proposta interessante do São Paulo tipo : R$ 20 Mi + Casemiro (volante) e Henrique (centroavante).
 teo3 | Não definido | 06-12-11 17h01min
Prezado Sr. João. felismente 2011 chegou ao fim. Nem o mais pessimista deve ter imaginado esse pesadelo. Nada de conquistas (o oitavo ano seguido), como sempre muitas vendas e pouco futebol. E devemos terminar o ano com a mesma cantinela dos Perrelas: vender pra equilibrar o caixa. Será que essa gente só sabe fazer isso? A propósito Sr João, gostaria que o Sr fizesse uma avaliação mais precisa e detalhada dos outros negócios do Cruzeiro, como por exemplo, marketing e TV. Em relação a TV posso
 teo3 | Não definido | 06-12-11 17h06min
que os Perrelas aceitam receber o mesmo que equipes cuja torcida é muito inferior, como Fluminense, Botafogo, Atlètico. E curiosamente recebe menos que até mesmo o Santos, que tem torcida também menor. Em relação a Corinthians e Flamengo a diferença é absurda. O Grande Negociador aceitou receber bem menos que a metade. Recentemente vocè mesmo Sr. João, enumerou as várias negociações de jogadores feitas pelo Grande Negociador. Mas está é a politica correta? Simplesmente vender qualquer jogador
 teo3 | Não definido | 06-12-11 17h12min
que se destaque? Porque os outros clubes não fazem isto? O Santos vem segurando seus craques, o Inter contratando e reformando o seu estádio, o fluminense tem vários jogadores de alto nível. Já no Cruzeiro vemos essa compulsão insaciável por vendas. Por que é mais fácil? Porque falta criatividade? Precisamos saber. Você recentemente enumerou as grandes realizações do Grande Negociador no campo dos negócios. Esqueceu-se de mencionar o prometido estádio, esqueceu-se de mencionar o marketing,
 teo3 | Não definido | 06-12-11 17h17min
e sobretudo esqueceu-se de mencionar as negociações das cotas de TV ocorridas no início deste ano. Apenas pra te recordar, os Perrelas foram os primeiros a declarar adesão incondicional a Globo. Em troca de quê? A Globo trata o Cruzeiro como time de seungo escalão. Raramente transmite seus jogos (a final da LA de 2009 não foi transmitida em vários estados, preferiram transmitir um jogo do corinthians pela série B) Pois bem João , como explicar essa adesão tão apressada e sobretudo nessas
 teo3 | Não definido | 06-12-11 17h20min
condições. João, essa postura acomodada e omissa dos Perrelas está condenando apequenando o Cruzeiro. O Cruzeiro vai se tornar um fornecedor de craques para clubes como Corinthians, São Paulo, Flamengo...
 João Duarte | Vit�ria | 06-12-11 18h31min
Prezado Téo3,
O sr. no mínimo deve achar que eu tenho acesso a informação confidencial. Está erradíssimo. Não sou conselheiro do clube, não sou do Conselho Fiscal do clube e não posso falar de temas que eu desconheço como os que o sr. me pede, em relação a marketing e outros bichos.
Com base em que o sr. diz que a cota recebida pelo Cruzeiro é inferior à do Botafogo, Cocotas ou Fluminense ?
- Até onde eu sei a nossa cota é ligeiramente maior do que a deles.
 João Duarte | Vit�ria | 06-12-11 18h34min
E para falar do déficit de caixa que obriga o Cruzeiro a vender jogador para fechar o balanço anual, creio que também não seja eu a melhor pessoa para discorrer sobre o tema.
Se o sr. tem TWITTER pode pedir diretamente informações ao @anisiociscotto que é membro do nosso conselho fiscal.
Eu não consegui desvendar de onde vem o problema. Se da gestão dos clubes sociais, das parcerias, porque certamente das compras & vendas e da gestão do futebol profissional não parece ser.
 João Duarte | Vit�ria | 06-12-11 18h43min
Posso falr do que eu leio, ouço e recebo informações de pessoas de dentro do clube com as quais converso.
Do futebol dentro das 4 linhas.
Posso falar de planejamento
Mas, existem temas que realmente morando em Vitória neste momento não poderei discorrer. Mas, a partir da próxima semana estando em BH de férias, vou me inteirar melhor e não me furtarei em emitir a minha opinião. Só não acho justo chutar dados, ok ?
Mas, sobre a formação do elenco ? É prá já. Próxima coluna.
 teo3 | Não definido | 06-12-11 19h54min
Prezado Sr João. Antes de mais nada, peço sinceras desculpas pelo tom de desabafo do texto anterior. Você não tem mesmo que falar daquilo que desconhece. Não é problema seu, mas já estou um tanto cansado deste papo de Grande Negociador. Muitos torcedores se iludiram e graças a isso os Perrelas fizeram seu nome na política. No entanto o que fizeram os Perralas foi simplesmente vender, vender e vender. Porque os demais buscam alternativas e não fazem o mesmo? Porque futebol não é apenas negócio
 teo3 | Não definido | 06-12-11 19h59min
Clube que quer ser grande não pode se limitar a essa política. No longo prazo ele se apequena. E é isso que vai acontecer com o Cruzeiro caso não se descubra alternativas. Vai mesmo se tornar fornecedor daqueles clubes cujo marketing é melhor administrado. E mais uma vez, desculpe pelo desabafo.
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 07-12-11 10h29min
Os pedidos especiais da coluna foram atendidos integralmente no jogo. A vitória não surpreendeu, o placar sim pelo momento. Jogando daquele jeito era pra brigar pelo título. Mérito do Mancini que administrou os cacos que recebeu. O que não merecia comemoração(estavamos evitando um vexame e uma mancha na nossa historia) acabou recebendo contornos de título pela humilhação e a crise plantada naquele grupo de sapos que passa o ano enterrados na lama e fazem barulho na 1º gota de chuva que aparece.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançara livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

15/11 - 22h22 [6 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster