Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Eliane Pessoa - Consultora RH



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

20/11/2011 | Joao Duarte
Porque campanha tão pífia no Brasileiro 2011 ?

"A coluna analisa 7 tópicos principais onde tivemos falhas. Erramos demais em 2011, em minha opinião. Concordam ?"

Mundo Azul,

Considerando os parâmetros para a formação de um time campeão, fica mais fácil se explicar os resultados de 2011
- Uma análise feita acerca dos times campeões leva à seleção de alguns fatores importantes e comuns, que certamente nos faltaram este ano. Vamos a eles ?

1. Talento - No caso do futebol significa ter a presença de jogadores de referência ou fatores de diferenciação. Craques ou jogadores em fase excelente (estado de graça). Por isto é tão comum se referir ao Cruzeiro de Tostão, Piazza, Dirceu Lopes, Procópio, Evaldo, Natal e Raul campeões brasileiros de 66 ou ainda timaço de 75/76 que tinha Joãozinho, Raul, Nelinho, Piazza, Vanderlei, Zé Carlos, Palhinha, Jairzinho, Eduardo Rabo de Vaca e Roberto Batata que para mim foi o maior elenco já formado em Minas Gerais. Que tal falarmos do esquedrão de 2003 com Alex,, jogando o fino, mas também com Dracena, Aristizabal, Deivid, Cris, Wendell, Maurinho.
Poderíamos falar do Santos de Pelé, Coutinho e Pepe, do Flamengo de Zico, Adílio, Leandro, Nunes e Júnior ou do Botafogo de Gérson, PC Caju, Jairzinho e Roberto Miranda, do Fluminense de Rivelino, Manfrini, Pintinho, Carlos Alberto, todos grandes esquadrões da bola.
O talento era a marca destes grupos que tinham grandes jogadores a darem suporte aos grandes craques.
O Cruzeiro do começo do ano tinha Montillo, Wallyson e Thiago Ribeiro na frente, Fábio, Gil, Fabrício e Victorino em grande forma ou fase.
Mas, bastou a contusão dos atacantes de velocidade e um dia ruim do time que a conquista da Libertadores virou pó (jogo contra o Once Caldas).
O grupo acusou o golpe e ganhou o Mineiro mais na incompetência dos adversários do que na força do nosso time.
Faltou-nos mais uma vez a cereja do bolo, para dividir com Montillo a responsabilidade de criar, de liderar o time, de chutar o pau da barraca quando necessário e ter moral junto ao elenco. Coisa que Alex10 fez com muita categoria em 2003, por exemplo.


2. União - Todos no grupo sabiam quem eram os craques ou líderes do elenco e conspiravam a favor do craque (é só ouvir Carlos Alberto falando de como era Pelé no grupo... ouvir o Vanderlei Luxemburgo se referir ao Zico... prestar atenção à forma como o Wladimir se referia ao Sócrates).
Mas, sempre ouve uma contrapartida com os craques se doando ao elenco. Vejam que Alex era a referência incontestável do time de 2003, mas, ele se esforçou pra caramba se preparando para brilhar naquele ano, Alex correu muito, reduziu o seu % de gordura, marcou, liderou o time dentro e fora de campo, uniu o grupo em torno de um objetivo, não deixou os jogadores perderem a concentração, chamou na chincha quando foi preciso, conspirou a favor dos colegas, promoveu a integração do grupo com os funcionários do clube.
Zico fazia o mesmo, podem ir ao São Paulo e verão que Rogério Cenni acaba sendo o cara que todos procuram nos momentos de instabilidade.
No Cruzeiro de 2011 vimos a liderança de Fábio ser questionada, vimos as crises de Roger e Gilberto afetarem o elenco, vimos Montillo, carregar uma cruz psicológica de Sassá Mutema (salvador da pátria), sem que outras lideranças buscassem tirar-lhe a pressão dos ombros.
Faltou liderança e união, com certeza. E as trocas constantes de treinadores minaram o resto da confiança do grupo. Todos viam que as soluções buscadas não atingiam os objetivos e os resultados sumiram depois da saída do Joel Santana.
Até hoje, não entendi a fala do Dimas Fonseca que se deixassem para trocar depois a coisa poderia se complicar...

3. Referências Positivas dentro e fora de campo - Jogadores nos quais o elenco confia para representá-los em suas causas junto á direção, aliados a dirigentes e funcionários que facilitam a vida deles, têm o seu respeito e nos quais todos confiam. Zezé Perrela após a demissão do Maluf, confiou no Dimas Fonseca, Gustavo Perrela e no Valdir Barbosa (tem experiencia, mas, cuidava mais das relações internacionais do clube e nunca foi o cara da relação direta com os jogadores em toda a sua passagem pelo clube), mas, ao se afastar da gestão para cuidar mais da política, a perda foi muito grande.
A gente fica triste ao ouvir que o elenco está rachado e cheio de grupinhos. Que há jogadores que não se falam, que há trairagem no grupo.... Não posso afirmar que seja verdade, mas, que os resultados nos levam a considerar que pelo menos em parte isto seja verdade, é fato.

4. Planejamento do Elenco - Significa o mesmo de sempre. Ter boas peças de reposição. Com competições longas e disputas em paralelo, muitas vezes é do banco de reservas que vêm muitas vitórias. Não se pode recorrer o tempo inteiro a improvisações (fato que tem sido muito comum no Cruzeiro e não se pode falar em azar em futebol como desculpa única).
A diferença de qualidade entre o titular e o reserva imediato deve até existir, mas, não se pode conceber ficar longos períodos sem que se resolva o problema de uma posição do time, como tem acontecido no clube.
Ter um elenco dimensionado para atender às competições. Elencos inflados geram insatisfação e acomodação. Assim, é preciso balancear o talento, a experiência, a juventude, os jogadores que venham trazer a diferenciação e ter o respeito dos adversários.
E mais o elenco campeão tem que estar no clube no mínimo 90% no início da temporada (com um ou outro retoque apenas). Eu vejo pensamento pequeno na diretoria do Cruzeiro e não é de hoje. Mas, em 2011, o Cruzeiro errou de A a Z nas reposições. Vou listando : Brandão, Bobô, Keirrison, Ortigoza, Charles, Cribari, Vitor, jogadores que chegaram ao clube fora de forma, sem ritmo de jogo (longa inatividade) e que pouco acrescentaram ao clube. Erros como o empréstimo bumerangue de Wellington Paulista, de Thiaguinho, de Bernardo e as vendas de Dudú, Gil, Henrique, Thiago Ribeiro são exemplos de falhas que a gestão de futebol cometeu.
E dizer o quê da falha gerencial grave no caso Gilberto x Roger x Cuca ?
E do erro maior ainda de colocar o Farias para treinar em separado, caso de um jogador com contrato até 2014 e com alto salário ?

5. Respeito aos Valores Éticos para gerar confiança no elenco e na torcida - Transparência, honestidade, empatia, respeito, comunicação direta, franca, inteligente, pois, estas coisas são fomentadoras do espírito de positividade, de vitória, de grandeza e são os fundamentos da construção das equipes vencedoras, seja em que segmento ou atividade for.
O nosso comando do futebol se fartou em dar explicações evasivas ao longo do ano e tentar maquiar a verdade. Cito por exemplo, o caso da venda de 20% do Montillo a um grupo de investidores, gerando muita especulação desnecessária. Porque o Dimas Fonseca perguntado sobre o fato, teve que aguardar a versão oficial do zezé Perrela, que na hora da dificuldade preferiu não aparecer ?
Cederam a pressões de neófitos no caso da troca do Joel Santana, sem ao menos fazerem uma análise das opções que o treinador tinha.
O elenco tinha carências graves e o treinador se fartou de usar não o plano B (reserva), mas, foi useiro e vezeiro do uso da contingência.
Tanto assim que vamos para a decisão com Leandro Guerreiro de beque, Cribari na quarta-zaga e com o garoto Murilo da base na reserva. Com laterais não rendendo e só meninos da base como opção, mas, não para uma hora destas. O grupo do Cruzeiro não gerou nunca espírito de positividade, notadamente no returno da competição.

6. Comprometimento - Significa ter regras claras, discutidas e aprovadas previamente. Nunca vi grupo campeão com jogadores todo dia reclamando de prêmios atrasados de cláusulas não cumpridas, etc.
Entretanto o problema maior que vejo é que certos jogadores chegam ao clube já nos mirando como uma ponte para o exterior.
O jogador veio para a “vitrine”... E aí, o individualismo passa a ser marca do grupo. A crise e a chegada de Vágner Mancini, entretanto, parecem ter conseguido unir estes jogadores que lá estão. É um alento.

7. Disciplina - Respeito ao comando. Jogador rebelde e insatisfeito normalmente é produto de grupos que não tem maturidade. É alguém que se julga mais importante que os demais. Comportamento individualista, narcisismo até pode ser momentaneamente tolerado, mas, se ultrapassa os limites, todo o trabalho de construção vai embora. O caso entre Gilberto e Roger, teria que ter sido resolvido de cara. Demorou-se muito para agir e isto contaminou o grupo por bastante tempo e foi peça importante naquelas 11 rodadas consecutivas sem vitórias, um recorde negativo da nossa história. Viramos o "cão danado" do campeonato e demoramos demais a reagir.

Agora, pergunto a vocês. As nossas falhas cometidas ao longo de todo o ano e citadas acima, não foram a causa do resultado pífio deste Brasileirão ?

Hoje é vencer ou vencer... - Agora a marca é de 43 PG no mínimo para se escapar do rebaixamento. Muita gente que dormia em berço esplendido vai ter que correr atrás de pontos. As vitórias do Atlético-PR sobre o São Paulo e do Ceará sobre o Gremio em Porto Alegre, mostraram que ninguém está morto nesta reta final. Avaí e América-MG já caíram. Mas, do Atlético-GO para baixo ninguém está dormindo sono tranquilo... A luta continua...

. Homenagens da Semana : Rubens Silveira Coelho e Rodrigo Andrade ou Alex10(de Passos para o mundo), Drª Celeste (Sorocaba), MOEMA-FOX, Nando Chiabi e Marcinha (Chicago - USA), A turma de Hayennes (USA), Pei Véi e Couto de Andrade (Uberlândia), Teo_CMD, Renílson Guimarães, Carlos Tomazzi (de Conceição do Mato Dentro), FoxCeleste, Alexandre Aparecida & Guilherme, Rafael Henrique, Durval, Gil e Eduardo Campos (Vitória), Carlos H. C. Campos (Resende-RJ), Roberto Parreiras, Luiz Fernando Andrade Castro e Ronaldo Barbosa (meus mestres e amigos do curso de Engª Metalúrgica da UFMG),e muito especialmente aos grandes Charles e Geniba do Blog PHD (grandes cruzeirenses de Belo Horizonte).
Cruzeiro, Cruzeiro Querido ... tão combatido, jamais vencido...”


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 20-11-11 16h39min
Senhor João Duarte. Parabéns. A melhor e mais séria coluna que o Sr. jamais escreveu. Ouso acrescentar que, tudo isso resume-se em comportamento ético. De alguns jogadores (aqueles que perdem a bola e param no meio do campo, por ex.) da Diretoria, do Presidente, enfim, de todos quantos fugiram de suas responsabilidades, mentiram para a torcida, abandonaram o clube à própria sorte. Ainda que sobrevivamos, para esses não deverá haver perdão.
 DERSON | LEME | 20-11-11 17h13min
Tenho um pensamento que a omissao de zeze com o Cruzeiro é fato que foi essencial para a decadencia do Cruzeiro. Misteriosas "vendas", alias sem explicaçao o porque das vendas. Mas deixemos pra la. Torcer sempre para que o nosso Cruzeiro nao desca a 2ª divisao, vale tudo reza, crença,supertisçoes,figas e "bruxaria", para que nao vejamos nosso time na zona de descenso, nossa historia nao merece esta MANCHA. Abraços. CRUZEIRO SEMPRE.
 teo3 | Não definido | 20-11-11 18h14min
Prezado Sr. JD. Não precisamos ir tão longe pra avaliar o descalabro em que se encontra o Cruzeiro. Os tempos de Pelé, Tostão e mesmo Zico já é parte de um passado que não tem nada em comum com os dias de hoje. Futebol hoje em dia é negócio. Ao menos da parte dos jogadores e dirigentes. E os Perrelas encarnaram essa nova mentalidade muito bem. Deu certo até 2003, com alguns escorregões, como a final em Tóquio em 1997, mas no geral, até 2003 os Perrelas se salvaram. De 2004 até hoje o desastre f
 teo3 | Não definido | 20-11-11 18h15min
Não se falou mais em negociações milionárias, como as de Fábio Júnior e Giovanni, não se falou mais em estádio próprio, o grande sonho do Perrela, e pior que tudo isso, os Perrelas passaram a nivelar o clube por baixo. Em falta de resultados, comparavam-se aos Penados e, em vantagem, davam se por satisfeitos. Os torcedores também se davam por satisfeitos. Esse foi um grande erro.
 teo3 | Não definido | 20-11-11 18h15min
Nas negociações de patrocínio e marketing o Cruzeiro vem recebendo igual ou menos que clubes que tem torcida bem inferior, como Atlético, Grêmio, Santos, Fluminense, etc. Ou seja, nesses últimos 7 anos os Perrelas apequenaram o Cruzeiro. Os Penados nestes últimos anos fizeram muito mais investimentos – que não deram certo, mas em todo caso investiram. Já os Perrelas se limitaram em vender e vender.
 teo3 | Não definido | 20-11-11 18h15min
E pior, contrataram jogadores baratos, rejeitados, sem qualquer possibilidade de darem certo. E outro grande pecado, acabaram com as divisões de base, não se falou mais em estádio próprio, e deixaram o clube a deriva. Por isso Sr JD, é um equívoco falar em campanha pífia em 2011. Esta situação é resultado de equívocos que vem de longe. Só não viu quem quis se iludir ou tinha rabo preso com os Perrelas.
 louisdolabela | sabara | 20-11-11 19h14min
Segunda divisao é questao de tempo! Time omisso!
 Olecram | Poços de Caldas | 20-11-11 19h25min
Caro amigo João Duarte, tenho notado, nas suas últimas colunas, um gosto meio amargo, um sentimento de decepção vindo logo de vc, geralmente tão otimista. De há muito comungo desse sentimento, ao ver o menoscabo do SENADOR-LINGUICEIRO pela administração do clube que preside e que nos últimos anos conduziu como se fosse seu, legitimo representante da Cosa Nostra, que ele de há muito mostrou ser. Não o tão falado estádio, não temos craques, não temos técnico... crônica de uma morte anunciada?
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 20-11-11 19h30min
João, parabéns pela coluna e obrigada pela homenagem. Se tivéssemos alguém no clube com a sua cabeça e com poder de decisão, nossa história seria outra. Vamos para mais uma semana difícil.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 20-11-11 20h26min
Ânimo Galera Azul... com os retornos de Victorino e Naldo venceremos o Ceará, o América derrotará o Atlético Paranaense, o Santos detonará o Bahia e o Botafogo, degolará as Cocotas!
 USA..AZUL | FALL RIVER | 20-11-11 20h29min
''OLA JOAO'' Muito oportuna tua coluna, um dos itens acima ah que me referi antes, voce citou acima, o sr Roger um dos principais vermes deste grupo, cheio de pose de fala mansa e que se diz conhecer a verdade e isso ele conhece a tua mascara de bom moco, nao gosto deste sujeito ele fez e faz o quer no cruzeiro simplesmente ridiculo este camarada, nao acho que nestes ultimos anos o cruzeiro tenha errado planejamento ou coisa do tipo, nao tivemos competencia para ganharmos titulos isso e fato,
 redmosk | Uberl�ndia | 20-11-11 20h32min
São tantos motivos primeiro super valorizar time mediano para bom que era o nosso no inicio da temporada apesar de fazer uma excelente campanha na libertadores ja dava sinais de fraqueza,segundo na hora de repor peças para substituir os jogadores vendidos não acertaram nemhum,preparo fisico ridiculo o que faz um desepenho no campo fraco e aumenta demais o numeros de contusões musculares,a gestão ultrapassada do nosso deparatamento de futebol,apostar tecnico errado,maior culpado de todos perrella
 Sicilia | Belo Horizonte | 20-11-11 20h33min
Olá João, parabéns pela coluna. Concordo com tudo o que escreveu, mas um dos principais pontos foi a escolha equivocada de técnicos. Não é possível que quem chamou papai Joel não se deu conta de que o perfil dele não combinava com o Cruzeiro. Não é possível que acharam que Emerson Ávila daria conta e teria força e experiência para conduzir o time até o fim do campeonato (como foi veiculado a princípio). E o mais incrível é achar que Mancini seria o nome para o Cruzeiro.
 Sicilia | Belo Horizonte | 20-11-11 20h37min
Hoje, quando vi a escalação de 3 atacantes e Paraná na direita, me deu vontade de chorar. Quando vi que D.R. e Cribari jogariam do mesmo lado, cantei a pedra: Vai sair gol dali. E foi assim o jogo todo. Deitaram em cima do nosso lado esquerdo. Não vi uma jogada ensaiada. Não vi nenhuma movimentação correta. Jogadores batendo cabeça, sem saber pra onde correr ou ir. As vezes não tinha NENHUM jogador do cruzeiro no meio do campo. Metade lá na frente, e metade presa atrás...e aquele buraco no meio.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 20-11-11 20h37min
este ano realmente foi um desastre, honestamente se nao cairmos sera por obra divina, porque estamos muito mal, os melhores jogos do cruzeiro ou pelo menos o menos pior, foi com o anselmo e o farias no ataque e o mancini insiste em estar mudando a toda hora, simplesmente desastroco, quanto aos titulos acho que isso nao e o maior problema uma vez que todos grandes clubes passam por intersafras e ficam longos periodos sem ganhar titulos e com o cruzeiro nao esta sendo diferente, ainda acredito.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 20-11-11 20h37min
forca zeirrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrooooooooooooooooooooooooooooooooo.
 lanza | Vitória | 20-11-11 21h01min
Se não ganhamos em casa com um formidável apoio do torcedor,fora sera difícil.A declaração do PERELLA(vejam no site G1) apos o jogo confirmou a minha suspeita,ele deixou o time ao abandono financeiro e administrativo.Enfim o resultado esta ai, PARABÉNS AOS DIRIGENTES CELESTES.Sem viagem na maionese agora esta muito difícil, só rezando e muito !!!!!
 lanza | Vitória | 20-11-11 21h09min
Voltei para colar o desabafo final do PERRELA,palavras dele,segue. "Concordo que erramos, assumo a responsabilidade, e acho que quando as coisas vão mal, o presidente e a diretoria têm que ser responsabilizados sim. Só fico sentido porque quando ganha é o treinador que é o estrategista, os jogadores que são excepcionais, e ninguém lembra da diretoria. E quando perde, a gente não está com nada. A vida de dirigente é difícil e é por isso, que graças a Deus, fico só até 31 de dezembro no comando."
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 20-11-11 21h36min
Futebol hoje está nivelado por baixo e com pouquissimos talentos....então para ganhar um jogo é necessário primeiro igualar na força fisica, coisa que esse time do Cruzeiro não tem faz uns 4 meses e ninguem corrigiu isso....hoje com 20 minutos ja estava todo mundo com a lingua pra fora....no segundo tempo o MP estava parado sozinho e caiu sentado de cansado......não entendo como que nunca tentaram corrigir isso!!!!!
 DERSON | LEME | 20-11-11 21h38min
Analisando a tabela vejo que o Cruzeiro nao Caira. Acredito que consiguiremos perder para o Ceara, e ai temos que fazer um planejamentopara 2012. Teremos Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirao, entao vejo que a hora desta nova diretoria fazer planejamento para que sejamos Campeao Brasileiro de 2012, pois estaremos fora da Copa Sulamericana. Mas pra isso teremos que ter uma diretoria, Gerente de Futebol taribados par conduzir o Cruzeiro rumo novamente as vitorias.
 Teo_CMD | BHZ | 20-11-11 21h47min
Caríssimo João. Parabéns pela coluna! Os dirigentes do Cruzeiro deviam lê-la! Agora é esperar, rezar, e torcer! Nosso time é medíocre, hoje vi jogadores diferenciados como Roger e Montilo fazerem um das piores partidas! WP é desiquilibrado, só pensa em cavar falta e brigar! Precisa de psicólogo! A. Ramom é o pior atacante do campeonato! Achei que W. Mancini fosse melhor! Nosso time está sem comando! Péssimo e sem comando. Cruzeiro se prepara para mais um bom negócio, entregar o KLEBER ao Grêmio!
 Marcio-SP | Não definido | 20-11-11 22h10min
Realmente tá difícil e muito sofrido. Nossa incompetência ultrapassa todos os limites. Não poderíamos ter deixado estes 2 preciosos pontos irem embora. Ir para a última rodada dependendo de vitória é dar muita chance para que tenhamos uma catástrofe: ser mandados para a série B pelo nosso maior rival. Vai doer mais do que a perda na final da Libertadores. E o pior é que o time está passivo, jogando um péssimo futebol. Ganhar do Ceará lá vai ser muito mas muito difícil. Complicado, João.
 szogheib | Vila Velha | 20-11-11 22h53min
João Duarte... por favor não leve a mal o que vou falar, apesar de servir para todos nós...Acho que você é mais que um torcedor, um moderador ou um colunista (diga-se de passagem... um ótimo colunista e conhecedor), você fomenta discussões, sugestões, idéias, críticas positivas e negativas. Enfim você é um profissional que tem uma grande ferramenta em mãos e é um excelente conhecedor. Mas a sua coluna de hoje, apesar do elogio de todos colegas nossos, só apareceu porque vc custou a enxergar...
 szogheib | Vila Velha | 20-11-11 23h00min
...ou fingiu ou se enganou ou ainda escondeu da maioria tudo isso que vc disse nessa coluna. Falar agora de todos os erros e no mínimo tardio. Te chamei de fanático muitas vezes, mas acho que sou mais fanático que você... acontece que você nunca apontou a flecha para a direção correta (diretoria) e veio ao longo do campeonato empurrando com a barriga o seu otimismo. O que todos nossos colegas disseram acima e em cima dos seus comentários, deveria vir desde o início o Campeonato Mineiro...
 szogheib | Vila Velha | 20-11-11 23h04min
A esperança é a última que morre... e mesmo puto da vida com tudo não gostaria de ver o Cruzeiro na segundona. O Elenco é péssimo, mas se tivessemos esses jogadores enganadores no mínimo com um psicológico padrão, estariamos ali nos 48 pontos. Mas não trabalhamos nisso e fomos colocando treinadores de última categoria para treinar um bando de incompetentes. Já ganhei a aposta e agora podemos marcar. Até o momento temos 24 cervejas suas e 3 minhas. Abraços
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 20-11-11 23h25min
Meu amigo João. De regresso da Arena, devo dizer que a campanha pífia no Brasileiro 2011 deve-se a todos os fatores descritos com a maestria habitual de você, acompanhada do imponderável que não gosta de sacanagem e conspira contra. O trabalho deste ano teve como marca o NEGATIVO, e nós que sabemos pouco, mas alguma coisa sobre isso, sabemos que é melhor pensar POSITIVO para clarear as nuvens que sismam em escurecer nosso pensamento. Parabéns pela coluna e seguimos sempre juntos. JFS
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 00h05min
Meu amigo SZOGHEIB,
Fiz uma pegadinha com todos os que me acusam de pelegagem (rs, rs, rs)... Esta coluna aborda um tema que traz a receita para sermos campeões e foi escrita há 4 anos, por este seu amigo. Quando digo que o Cruzeiro errou demais em 2011, é porque antes sempre cometeram o erro de se desfazer do seu melhor jogador para o exterior. Mas, de 2010 para cá, passaram a reforçar os adversários locais.
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 00h12min
Querem os exemplos de 2010 para cá ?
Kléber foi para o Palmeiras.
Jonathan e Henrique foram para o Santos
Léo Silva foi para o outro lado da cerca.
Bernardo foi para o Vasco
------OUTROS-------
Gilberto para o Vitória-BA
Marcos foi para o Bahia
Pablo para o Figueirense
Brandão para o Gremio
---------EXTERIOR-------------------
Thiago Ribeiro para o 2° escalão da Itália
Dudú para o futebol russo
Gil para o 2° escalão da França
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 00h20min
Téo3,
Não concordo com voce quando diz que acabaram com as divisões de base.
Revelamos grandes goleiros : Rafael, Gabriel, Douglas são todos goleiros das seleções brasileiras em suas categorias de base.
Fizemos bons zagueiros como : Thiago Heleno, Murilo, Alysson
Fizemos Laterais : como Hyago, Gabriel Araújo e Diego Renan (em péssima fase física e técnica no momento)
Volantes : Uchoa, Eber
Meias : Elber, Bernardo, Dudú
Atacantes : Thiaguinho, Eliandro, A. Ramon
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 00h23min
O time conquistou a CopaSP de 2007 num time onde se destacaram Paulinho Dias, Anderson gatinho (LE), Guilherme (este que está nas ROSAnas) e o Luiz Fernando (aquele que brilhou no Guarani-DV) no último mineiro.
E o que dizer dos beques Luizão (vendido por 2 Mi Euros), Maicon (foi parar no Porto). O Cruzeiro ganhou 2 vezes o brasileiro sub20 e fez boas campanhas na CopaSP de 2008 a 2011. Ocorre que falhou na transição da base para o profissional e perdeu o timing para lançar vários jogadores.
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 00h27min
Passamos a emprestar os nossos destaques e abrir a porta para as apostas de empresários, num tipo de jogada que nunca foi interessante para o clube, pois, quem chegava sabia que se fosse bem não aguentaria uma janela...
Transferimos para os empresários o poder de decisão sobre o futebol do Gil, Henrique, Thiago Ribeiro, por exemplo.
Perdemos Zé Eduardo, Léo Silva (que até não vingaram por aí) tudo por umas migalhas, por falhas na gestão da base.
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 00h31min
Mas, a decisão será no Ceará. Uma vitória lá e um resultado de perda de pontos do Atlético-PR contra o América-MG em Uberlãndia nos darão a garantia matemática de escapar da 2ª divisão. Se o Santos ganhar do Bahia e o Atlético-MG não ganhar do Botafogo, o clássico poderá valer a vaga na Sul-Americana. O certo é que falhamos contra Avaí e Furacão e deixamos para decidir na casa do Vozão.
Teremos um jogo duríssimo no PV, onde entraremos em desvantagem psicológica...
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 00h38min
Mas, teremos um time melhor para colocarmos em campo. Exceto Wallyson, que poderá voltar no clássico, Vágner Mancini terá todos do elenco atual á sua disposição.
Eu formaria a dupla de zaga com Leandro Guerreiro e Victorino, mas, duvido que Mancini faça isto.
Paraná de LD, não...
Creio que é melhor Diego Renan na direita e Everton na esquerda. Fabrício, Charles e Montillo no meio
Anselmo Ramon e Wéllington Paulista na frente
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 00h42min
O último jogador poderia ser :
um 3° zagueiro : Léo ou Naldo, para soltar os alas.
Mais um lateral e um 3º armador no meio : entrar com gabriel Araújo na LE e liberar o Everton para a trinca. Entrar com o Vítor na LD e liberar o Everton para a trinca, com Diego Renan na esquerda.
Entrar com mais um volante : Marquinhos Paraná
Entrar com mais um meia : Elber ou Roger
Entrar com mais um atacante : Ortigoza ou Farias
Há muitas opções. Que Deus ilumine o Mancini.
 afelipe | Belo Horizonte | 21-11-11 00h43min
Quero descrever uma impressão que eu tive durante o jogo que ilustra um dos itens da coluna. Repito, uma impressão! Pode ser coisa da minha cabeça inchada.
Durante a parada técnica o M.Paraná estende a mão ao D.Renan que passava a sua frente com uma garrafa de água e o lateral esquerdo ignora completamente o "companheiro". Logo após a parada sai o lance do gol. O D.Renan fura o chutão, sai o cruzamento e o M.Paraná simplesmente não esboça qualquer reação de tentar evitar o gol q saiu dos pés
 afelipe | Belo Horizonte | 21-11-11 00h46min
do jogador atleticano q era marcado por ele.
 afelipe | Belo Horizonte | 21-11-11 00h55min
Sempre tentei ter boa vontade mas não esta dando mais. Fizemo um jogasso contra o SPFC e em seguida quando tinhamos tudo pra levantar a moral o time faz um jogo ridículo contra o Bahia. Time preguiçoso, sem tesão nenhum pela vitória!
Errou uma vez, tudo bem mas aconteceu de novo poha! Um time de guerreiros contra o Inter e aquela palhaçada contra o Avaí!
 afelipe | Belo Horizonte | 21-11-11 01h07min
Estão falando em calma pra vencer o Ceará mas esse time esta calmo de mais pro meu gosto. É claro que tem que ter cabeça fria na hora da decisão mas o sangue tem que estar quente! Se superar e nunca se dar por vencido.
Vou cornetar também: Farías tem que jogar. É o único atacante que sabe colocar a bola pra dentro. É isso que nos resta, aproveitar as poucas oportunidades que agente consegue criar e bola pro mato que o jogo é de campeonato.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 21-11-11 10h08min
Sr. Duarte, acho que sua proposta de escalação para o jogo no Ceará está correta. Alias, é o que temos. Só que não adianta W.Paulista, Ortigoza ou Farias ficarem só pelos lados. Há que ter presença de área. Há que servir de referência para quem vem. Ontem, não havia ninguém na área enm perto dela para pegar rebotes. A defesa jogava folgada. É PRECISO COLOCAR JOGADOR DENTRO DA ÁREA. Isso é coisa de técnico. Será?????
 Edazul | Curitiba | 21-11-11 11h33min
Sobre os atacantes do Cruzeiro, tenho uma indagação: Será que entre Alsemo Ramon, Farias e WP o atacante DODÔ não poderia ser escalado? O cara, além de ser um jogador experiente, tem altura e, pelo que me lembro, ele jogou até bem contra o Coritiba. Talvez DODO e ORTIGOZA poderia dar liga.
 redmosk | Uberl�ndia | 21-11-11 12h03min
Me assusta alguem montar um possivel time e ainda colocar Paranadá Diego Renam,Roger Chinelinho e Cai Cai Paulista esses caras não querem nada com nada sem contar que estão numa fase horrivel,eu colocaria Gil Bahia e Gabriel Araujo nas laterais Elber no lugar do Roger ou na pior das hipoteses Leandro Guerreiro na direita Everton na esquerda,mas sei que isso não passa de um sonho.
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 13h02min
EDAZUL,
Infelizmente o Cruzeiro bobeou e não inscreveu mais ninguém na semana da 26ª Rodada. De lá para cá não se pode inscrever mais ninguém, assim, Dodô nem nenhum outro "reforço" pode ser cogitado.
Em tempo, Dimas Fonseca assim disse : "Cedemos o Thiago Ribeiro e o Dudú perdemos o Wallyson por contusão e trouxemos Bobô, Keirrison e reincorporamos o Farias." Até que em termos de número foi correto, saíram 3 e chegaram outros 3 jogadores. E quanto às características ?
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 13h06min
A resposta ao POLE POSITION = Marcos Mineiro,
Em 1° lugar quero agradecer por sempre avaliar as minhas colunas.
Em 2° lugar quero lhe agradecer pelo exemplo de educação, mesmo quando não concorda com as minhas opiniões, sempre o faz com muita lisura e galhardia, coisa que admiro demais nas pessoas. Quanto às questões de natureza técnica :
- Centroavante é jogador que tem que ficar na área, goleiro bateu roupa, ele é quem deve estar ligado e fazer o gol. Concordo em 100%.
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 13h09min
- Em relação à nossa diretoria :
Trata-se de uma grande decepção o fato de nosso presidente, e o regime do clube é presidencial ter saído se eximindo de suas responsabilidades e delegado a missão mais importante a pessoas não afeitas à função ou com pouca experiência. Tivemos crises administrativas (Cuca x Gilberto x Roger), demissão de Cuca, Emerson Ávila e Joel Santana, erros de avaliação na contratação de reforços e de encaixe deles no elenco existente (Reis, Brandão, Farias, etc)
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 13h13min
- Tivemos erros graves na avaliação do rendimento de jogadores e aquisição de direitos : Gil, Henrique, Wallyson, entre outros
- Tivemos erros na venda de jogadores : o caso mais crasso foi o do Kléber (vender 50% e ficar com papel micado nas mãos), mas, inclua aí o caso de Bernardo (passe fixado por empréstimo gratuito de uma promessa), a venda do Dudú (após momento mágico do menino na Copa América e agora convocado pelo Mano Menezes para a Seleção principal)...
- Erros maiores na
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 13h16min
- A gota d'água foi a falta de transparencia na cessão de 20% do Montillo ao laboratório EMS (mesmo que com garantia de recmpra até fevereiro pelo mesmo valor), em julho, noticiada agora, sendo que os valores aparentemente não foram registrados na contabilidade do clube (digo aparentemente porque não vi confirmação do clube em lugar algum, mas, foi divulgado em vários locais este processo). E mais, Dimas instado sobre o tema não quis responder. Depois veio a nota oficial do Zezé Perrela. ERRO.
 João Duarte | Vit�ria | 21-11-11 13h21min
Em resposta ao grande Dr. OLECRAM,
Quero dizer que como cruzeirense não tinha como estar mais triste quanto ao atual momento do nosso Cruzeiro, mas, espero que não soframos o castigo final de queda para a 2ª divisão. Mas, neste momento, temos que nos concentrar em trazer grande resultado do Ceará. Claro que é importante ficar de olho em outros jogos :
- Santos x Bahia : vit. Santos
- América-MG x Atlético-PR : vit. América ou empate
- Atlético-MG x Bota : vit. Bota
 lanza | Vitória | 21-11-11 22h15min
Caro João enfim concordo com você nestes últimos comentários.Pegando carona na sua relação de jogadores acima,foi vendido entre final do ano passado ate agora 13 jogadores.Em termos de números foi vendido um time inteiro,ai eu pergunto qual a verdadeira intenção desses dirigentes de meia tigela,ganhar campeonato não foi.Vao agora em entrevista justificar o que.Nenhum time brasileiro de ponta fez isso.Cruzeiro grande de futebol e não cabide de especulação financeira de baderneiros. Tristeza.....
 teo_cmd | BHZ | 21-11-11 22h24min
Senhores, precisamos saber quem está à frente dos clubes que fazem sucesso no momento! Vejam a entrevista do Presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro e saibam porque ele não vendeu Neymar. Vejam algumas frases como:"Santos não é uma empresa, empresa tem de gerar lucro para investidores, Santos é um Clube, Clube tem torcedor, e Torcedor quer título! Santos não vende jogador, vende espetáculos! Já viram o Circo Soleil vender seus Artistas, palhaços, trapezistas?" Tire sua conclusão!
 lanza | Vitória | 21-11-11 22h28min
Faltou muita responsabilidade da diretoria que não saiu.De um jeito ou de outro resultados ruins influenciam em nossas vidas e de nossas famílias,investimos sempre em viagens, camisas,pacotes de tv,internet e etc,sempre para apoiar e torcer com mais vigor.Digo sempre para meu filho,perder faz parte do jogo,agora manipular pessoas e ou recursos sem privilegiar o bom andamento FUTEBOLISTISCO do time não tem como aceitar destes diretores interesseiros..........
 lanza | Vitória | 21-11-11 22h35min
CARO teo_cmd POR FAVOR LEIA MEUS COMENTÁRIOS,AGORA PARABÉNS PELOS SEUS COMENTÁRIOS, VOCÊ CONSEGUI SINTETIZAR TUDO QUE ESTA DIRETORIA DEVERIA TER FEITO. PARABÉNS TAMBÉM PARA O DIRETOR DO SANTOS.SEMPRE FALEI NÃO SOMOS UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA. PARABÉNS
 mrr | Natal | 22-11-11 08h54min
Bom dia JD! depois deste jogo ficou claro o lugar do cruzeiro, infelizmente eu digo que este time, com este futebol, não merece estar na primeira divisão. Sou CRUZEIRENSE, mas antes de tudo sou AMANTE do futebol. Basta as injustiças que vejo fora de campo, como foi descarado o favorecimento ao cruzeiro em determinados lances do jogo, percebe-se claramente o favorecimento da arbitragem, sinto-me envergonhado... QUE FOR PARA CAIR QUE SEJA DE FORMA DIGNA!
 mrr | Natal | 22-11-11 09h00min
Complementando os que aqui me criticarão por tal posição, gostaria de enfatizar que sou CRUZEIRENSE, mas não sou FANÁTICO!!! Sei que muitos aqui dirão, mas outros clubes já foram beneficiados pela arbitragem... Mas não é por que fulano COME MERD... eu vou comer também... POR ISSO REPITO SE FOR CAIR QUE SEJA DE FORMA DIGNA !
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 09h06min
Prezado mrr,
O Cruzeiro não vai precisar de favor para permanecer na 1ª divisão e a razão é simples. Os nossos adversários também estão na disputa e ninguém vai abrir as pernas para nós.
O Botafogo joga suas últimas chances contra o time ROSA e também não deve abrir as pernas, pois, precisará somar pontos se quiser estar vivo na última rodada.
O Bahia se não conseguir o ponto no jogo contra o Santos terá que lutar muito contra o Ceará na última rodada.
Difícil armar...
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 09h10min
Voc~e acha que o Coxa Branca vai abrir as pernas para o Furacão na rodada final, sabendo que pode empurrar o adversário para a 2ª divisão, angariar mais torcedores e ter supremacia ainda maior no Paraná ?
O mesmo se dará em Minas Gerais.
O futebol que jogamos até aqui não nos credencia a nada. Mas, tenho esperanças de que num jogo o nosso time possa ter pleo menos jogadores inteiros em campo. O elenco pode ser fraco, mas, pode-se ainda armar um time em condições de encarar o Ceará lá.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 22-11-11 09h12min
Bom dia João, vou discordar do seu último post, quanto aos resultados desejados.
Acho que o mais previsível vão ser dois empates, entre Cruzeiro e Ceara e América e CAP.
Neste caso, tudo ficaria ´pra última rodada. Aí meu amigo, sinceramente, prefiro pegar o Atletico MG, já descompromissado e sem necessidade de resultado.
Temos de reconhecer que eles tem mais time neste momento.
Prefiro que eles vençam o Bota e já "entrem de férias" contra nós.
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 09h14min
Claro que a situação não é confortável, principalmente porque o Cruzeiro empatou demais na reta final.
Mas, agora é viver a realidade atual, respeitando as seguintes nuances. Cenário Otimista Máximo :
- Santos ganha do Bahia
- América-MG não perde do Atlético-PR
- Atlético-MG perde do Botafogo
- Cruzeiro ganha do Ceará
*** Classificação após a 37ª rodada :
- Atlético MG : 42
- Bahia : 42
- Cruzeiro : 42
- Atlético-PR e Ceará :38 (rebaixados)
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 09h21min
Cenário mais Pessimista :
- Bahia vence o Santos
- Atlético-MG vence o Botafogo
- Ceará ganha do Cruzeiro
- Atlético-PR ganha do América-MG
***Classificação após a 37ª rodada :
- Atlético-MG e Bahia : 45 (escapam do rebaixamento)
- Ceará : 41
- AtléticoPR : 40
- Cruzeiro : 39
O Cruzeiro para escapar dependeria desta combianação:
a)Bahia ganhar do Ceará
b)Coritiba pelo menos empatar com o Atlético-PR
c)Cruzeiro ganhar o clássico
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 09h25min
Prezado Léo Gontijo,
Você precisa entender uma coisa, o sonho dourado dos atleticanos seria poderem dizer que nos mandaram para a 2ª divisão, disto não tenho a menor dúvida.
Se fosse um time diferente deles até poderia rolar este descompromisso, mas, não vai rolar não, meu jovem.
Eu se estivesse no lugar do Kalil encheria o bolso dos jogadores com um bicho histórico e tenho certeza de que ele fará isto, ante a possibilidade de vencer o jogo e nos rebaixar.
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 09h30min
E pode ser que nos suceda o mesmo, quer ver só ?
- O Cruzeiro empata com o Ceará.
- O AtléticoPR ganha do América
- O Botafogo ganha das ROSAnas
- O Cruzeiro ganha das ROSAnas
- O Atlético-PR ganha do Coritiba
- Ceará ganha do Bahia *** Classificação após a 38ª Rodada :
- Cruzeiro : 43
- Bahia : 43
- Atlético-PR : 43
- Atlético-MG e Ceará : 42 (ambos rebaixados)
 USA..AZUL | FALL RIVER | 22-11-11 09h38min
''OLA JOAO'' Eu particurlamente gosto do teu otimismo tua calma tua paciencia teu alto controle realmente voce esta de parabens, conhece bem o cruzeiro nos minimos detalhes que me impressiona, digo isso em funcao da nossa situacao e voce sempre otimista sempre pra cima, enfim se nao acompanhace seus comentarios aqui no site, diria que voce nao existe, parabens joao eu tambem sou muito otimista sempre, mais voce meu caro me supera e muito, mais tambem acredito, abraco zeirrrrrrrrrrro.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 22-11-11 09h55min
João, só uma pequena correção: na sua previsão mais pessimista, um empate entre Bahia e Ceará na última rodada, ´já nos serve, pois estariamos na frente no saldo de gols.
 HUNT | Belo Horizonte | 22-11-11 10h19min
João Duarte, bom dia. Ao lado de JA Ferrari considero vocês cruzeirenses de marca maior. Parabéns pelos comentários, eu quero muito que esse otimismo seu contamine todos os nossos jogadores de energia para que toda essa situação seja superada. João Duarte gostaria da sua opinião sobre jogadores que vi em alguns jogos e achei muito promissores da base: Leo, Alisson e Lucas Silva e a quantas anda um outro meia de talento da base de 2007 Luiz Fernando, ele poderia voltar ano que vem? Abraço!
 HUNT | Belo Horizonte | 22-11-11 10h19min
João Duarte, bom dia. Ao lado de JA Ferrari considero vocês cruzeirenses de marca maior. Parabéns pelos comentários, eu quero muito que esse otimismo seu contamine todos os nossos jogadores de energia para que toda essa situação seja superada. João Duarte gostaria da sua opinião sobre jogadores que vi em alguns jogos e achei muito promissores da base: Leo, Alisson e Lucas Silva e a quantas anda um outro meia de talento da base de 2007 Luiz Fernando, ele poderia voltar ano que vem? Abraço!
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 22-11-11 10h51min
João, aproveitando o espaço, gostaria de saber de vc o que acha que está acontecendo com a preparação física do Cruzeiro.
De junho pra cá só disputamos o Brasileirão
Não houve tantas rodadas no meio de semana (principalmente em relação a 2010).
Passaram 4 técnicos com suas comissões.
Ninguém dá conta de fazer esse time correr?
O time tá morto em campo.
Nos últimos 10 minutos domingo o CAP só não marcou por pura incompetência. Nossos volantes inexistiam em campo.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 22-11-11 10h54min
Fabrício jogou menos de 50% dos jogos e tá morto.
Charles é novo e tá morto.
Paraná caiu sentado em cima da bola.
Montillo vá lá que tava meia boca.
Não estou falando em técnica, mas o que mais se destacou nesse ponto foi o WPaulista.
O Cruzeiro tem preparador físico fixo? Ou cada técnico traz o seu?
O que pode nos dizer?
 Teo_CMD | BHZ | 22-11-11 12h32min
Caro Lanza, li o seu comentário e inspirado nele foi que coloquei a fala do Presidente do Santos, para que possamos refletir! Não tiro o mérito das conquistas dos Perrelas em anos anteriores, mas este ANO, no apagar das luzes, venda de 20% do passe do Montilo, de 13 jogadores chaves, PASSOU DOS LIMITES! A política de vender, vender ,vender, matou nosso time! O resultado taí! Como bem escreveu JD: "Pífia capanha!"
 mrr | Natal | 22-11-11 13h27min
Boa tarde JD! A respeito da sua resposta ao meu último post, concordo que nenhum time nos favorecerá. Contudo o favorecimento que havia dito, seria da arbitragem que já atuou contra o Atlético Paranaense, pois graça ao juiz ficamos no empate. Em relação a esperança, essa é MÍNIMA, e não se respalda no futebol do cruzeiro, mas no provável favorecimento da arbitragem contra o pobre do Ceará. Pelo menos isso servirá a amizade do Zezé com Ricardo Teixeira... Abraço! Até a próxima!
 mrr | Natal | 22-11-11 13h32min
Voltei para complementar uma coisa. Se for para ser rebaixado, que seja contra o ceará, pois não teria coisa pior no mundo que se isso acontecesse no jogo contra o outro lado da lagoa. Mas como disse antes o juiz há de nos ajudar INFELIZMENTE!
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 22-11-11 13h55min
Quem tem fé mesmo que pequenina, coloca as esperanças nas projeções do JD! Euzinho, tenho.
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h01min
Prezado Hunt,
Em 1º lugar voce não tem idéia da alegria que me dá quando me coloca ao lado de um grande ídolo que eu tenho e que se chama João Alberto Ferrari ou J. A. Ferrari.
Iniciei este processo por aqui retratando Jogos que fizeram parte da nossa história de glórias e conquistas. Parei depois de retratar uns 150 jogos do Cruzeiro. Tenho a intenção de tornar a faze-los depois da mudança do formato do site. Entendo que para puxar prá baixo já tenhamos gente demais, né ?
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h05min
Sobre os jogadores :
Lucas Silva : sempre o cito como uma das esperanças da base. sabe jogar como 3º zagueiro ou como volante. Tem boa colocação, antecipa com inteligencia e chega com qualidade á frente. Com certeza merece ter uma chance no elenco para 2012.
Léo Bonatinni : é o tipo do jogador que deveria ser lançado já, incorporado logo. Tem 17 anos, mas, leitura de jogo de veterano. Chega de apostar em cavalo manco de fora. O menino tem muito potencial. Sabe fazer gols.
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h11min
Alysson : Armador que sabe sair para o jogo, só 17 anos. Mas, nesta função a bola da vez é Eber, que além de marcar demais, tem uma qualidade no passe admirável, boa condução de bola e capacidade de puxar contra-ataques porque é veloz. Eu o chamo de marrentinho, porque é dos tais que sabe enervar o adversário. Cadencia o jogo e põe fogo na jaca quando sente que é a hora... E mostrou traços de líder. Mas, teve uns desmaios nos treinos com o profissional e voltou á base. Fera !!!
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h14min
Ainda nesta geração sub-20 a gente tinha Gabriel Araújo, Murilo, Thiaguinho e Sebá. O incrível foi terem emprestado o Thiaguinho e apostarem as fichas no leão de treino (Sebá).
Gabriel Araújo merece ser mais observado, porque a meu ver não foi lançado na hora certa, mas, também tem que ter mais personalidade. Se impor, partir prá cima. Tenho achado o menino muito roda presa.
Sempre falei que falta alguém com conhecimento profissional para ajudar os meninos na transição
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h19min
Torcedor1,
Permita-me desta vez discordar radicalmente de voce. Em minha vida aprendi que quem morre de véspera é animal emplumado.... Disto isto, quero te dizer que mesmo que o Cruzeiro perca para o Ceará, nem assim estará matematicamente eliminado como mostrei acima.
Este negócio de jogar a toalha antes, de desistir sem lutar, sem torcer, sem conspirar a favor, não faz parte do meu arsenal.
Não é otimismo é vida, meu irmão. A história do Cruzeiro me faz não desistir.
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h23min
☻ Em 1996, faltavam 3 rodadas para o fim do hexagonal final, o Cruzeiro tinha uma desvantagem de 7 pontos para o líder (Cocotas) e acabou campeão (ganhamos de Cocotas, Caldense e América). As Cocotas perderam do Cruzeiro, América e empataram com o Uberlandia.
☻ Em 2009, o Fluminense tinha 21 pontos e faltavam 9 rodadas. Fez 8 vitórias e 1 empate, se classificou e rebaixou o Coritiba, que marcou passo nas rodadas finais.
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h27min
☻ Em 2009, o Cruzeiro estava na zona de rebaixamento quando foi derrotado na final da Libertadores. Ainda perdeu do Corinthians em pleno Mineirão. Mas, depois dali arrancou e ainda ficou com a vaga para a Libertadores de 2010.
Então, meu amigo, não me peça para desistir sem conspirar a favor. Contra tudo e contra todos.
☻ Eu já vi o Cruzeiro com Jacinto, Calú e Paulinho Caruncho ganhar das Cocotas com o time completinho.
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h29min
☻ Eu já vi o Cruzeiro arrebentado pois teve 9 jogadores expulsos num jogo contra o Goiás, jogar de igual para igual contra as ROSAnas e só não ganhar porque o juiz nos garfou.
☻ Eu ja vi o Cruzeiro sair de uma partida contra as ROSAnas derrotado por 4 x 0 e na partida seguinte só com a garotada ganhar de 2 x 0 e só não reverter o placar porque o Juiz interferiu.
Então não me peça para desistir. E sabe porque ?
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h33min
Porque :
1 - Temos um goleiro que é muito bom : Fábio.
2 - Podemos ter acidentalmente achado uma dupla de zaga cujo estilo vai dar muito certo, com Victorino e Leandro Guerreiro, pois, raça te garanto que não vai faltar.
3 - Confio muito que Fabrício, Charles e Montillo farão uma partida de melhor desenvoltura física. E qualidade, é inegável que eles tem. Everton, vai fazer o corredor da esquerda e vamos ganhar volume de jogo.
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h36min
4 - Creio que preparo físico seja fundamental neste jogo. Vamos ter que dar prego de cabeça. Farias e Anselmo Ramon foi a dupla que melhor funcionou até aqui. Mas, algo me diz que Wéllington Paulista vai finalmente desencantar.
5 - Ficam faltando as laterais. A fase de Paraná e Diego Renan é medonha, mas, Vitor e Gabriel Araújo também não mostraram nada melhor. Só me resta torcer para que Mancini faça a melhor opção para colocar em campo.
Porque não acreditar em nós?
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h42min
Este Ceará que surpreendeu a todos ao ganhar do Gremio em pleno Olímpico (algo me diz que os gaúchos entregaram o jogo), não é o mesmo que perdeu em casa do Avaí (3 x 0), Corinthians (1 x 0), Flamengo (1 x 0), Reservas do Santos (2x3) ?
Pois bem, vamos ao Ceará :
- Fernando Henrique : é um goleiro instável, tem seu dia de cercar frangos. E não aconteceram recentemente. Não será a hora ?
- Laterais : Boiadeiro é bom jogador. Vicente é o mesmo que passou sem brilho nas Cocotas. Bah !!!
 Teo_CMD | BHZ | 22-11-11 22h46min
Caro JD, estou com você no otimismo, não podemos entregar os pontos antes do jogo! Nosso time está ruim, mas o Ceará está atrás de nós na tabela, não estamos falando de nenhum super time. É possível ganhar lá! Vamos prá cima deles, com a mesma vontade que fomos prá cima do Internacional! Agora discordo plenamente quando fala de A. Ramon, sem dúvida, o pior atacante do campeonato, no último jogo, debaixo da trave, à frente do beque, bola a meia altura, tocou de "JOELHO" prá fora! Ele é HORROROSO!
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h48min
- Defesa : Fabrício pode voltar, mas, a dupla que enfrentou o Gremio tem o Thiago Mathias (ex-Ipatinga) e Daniel Marques (ex-Ponte e Inter). De qualquer forma, não são jogadores de velocidade e isto pode nos ajudar. Tabelas na entrada da área (1-2) são a jogada mais recomendada.
- Volantes : Michel (um carrapato, ótimo marcador, pulmão invejável, já falei bem dele várias vezes) e o experiente Juca (ex-Inter e Botafogo) na contenção (olho no último nas bolas paradas). São jogadores de combate
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h56min
Meia : Thiago Humberto é um canhoto e bom organizador de jogo. ´`e preciso colar alguém nele.
Ataque : Osvaldo (ótimo e já indicado para observação). Jogador insinuante e liso. Não se pode dar espaço a ele, que tem muita velocidade.
Com a impossibilidade de contar com Felipe Azevedo como 3º atacante (ele fez os 3 gols contra o Gremio), Dimas Filgueiras deve lançar mão de Washington. Antes ele que o tal do Roger, que costuma regular contra a gente. Marcelo Nicácio é a outra opção.
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 22h59min
Fica faltando um jogador que pode ser um armador, um 3º zagueiro ou senão um 3º atacante.
O certo é que o time do Ceará não é bobo, mas, tem também os seus pontos fracos no sistema defensivo. Talvez por isto, o time deles entre no 3-5-2. E se isto acontecer, creio que as nossas possibilidades de vitória vão aumentar.
Não entendo o porque de tantos já terem jogado a toalha... Eu me recuso a fazer isto e expus as minhas razões....
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 23h04min
Léo Gontijo,
Segura aí, o nosso departamento de futebol tem fora das 4 linhas a seguinte composição :
Zezé Perrela - Presidente
Gustavo Perrela - Vice-Presidente de Futebol
Dimas Fonseca - Diretor de Futebol
Valdir Barbosa - Gerente de Futebol
Benecy Queiroz - Supervisor de Futebol
Guilherme Mendes - Diretor de Comunicação
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 23h11min
E dentro das 4 linhas :
Vágner Mancini - Técnico
Emerson Avila - Coordenador Tecnico
Régis Agnelli e Sylvinho - Auxiliares Técnicos
Flávio de Oliveira - Preparador Físico que veio com Mancini
Quintiliano Lemos e Eduardo Freitas - Comissão Fixa Cruzeiro
Robertinho - Preparador de Goleiros
Emerson Garcia e Eduardo Pimenta - Fisiologistas (fixos)
André Rocha, Charles Costa, Ronner Bolognani e João Salomão - Fisioterapeutas (fixos)
Marco Antonio - Enfermeiro
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 23h13min
Como o clube trocou de técnico 4 vezes, também tivemos 4 estilos de preparação física diferentes.
O certo é que o time que começou o ano voando, desde o meio do ano estouro pelo menos um por semana, sempre com contusões musculares. Não sou leviano para acusar alguém, mas, algo de errado existe. Se o Dr. Storss ler esta coluna a opinião dele me merece muito respeito. Mas, ouvi do treinador que metade do time afrouxou na metade do 2º tempo...
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 23h15min
Téo_CMD,
Para mim, pode entrar com Wéllington Paulista e Farias (ou Ortigoza ou ate mesmo Anselmo Ramon). O que mais gostaria é que um deles ou mesmo ambos fizessem gols neste jogo.
Considerando o elenco para 2012, a gente conversa depois. Por hora, precisamos de todos.
 João Duarte | Vit�ria | 22-11-11 23h18min
USA_AZUL,
Como diria o meu amigo hermes Freitas já passa da hora da gente fazer a verdadeira corrente prá frente.
Sofrer só se a coisa não acontecer depois da 38ª Rodada, mas, eu sigo confiando que vamos virar este jogo...
 teo3 | Não definido | 23-11-11 00h35min
Prezado João. Veja o que está dizendo o maior ídolo da torcida celeste no EM:"Temos que dizer que um dos principais responsáveis é o presidente Zezé Perrella, não sei bem o tamanho dessa parcela, mas ele é um dos principais responsáveis, pois contratou mal, dispensou e vendeu mal, permitiu saídas, então ele deve ser muito responsabilizado pela situação” Exatamente o que estamos dizendo aqui faz tempo. Não podemos nos iludir, João. Podemos ser otimistas, mas temos também que ser inteligentes.
 João Duarte | Vit�ria | 23-11-11 11h09min
Prezado Téo3,
Eu não me iludi em momento algum. Veja que venho criticando os erros de formação e reposição do elenco a cada janela.
Leia todas as colunas e vejam se não falei em :
1) Falta de Ousadia
2) Complexo de D. Xepa
3) Contratação de Baciada e não para as posições realmente carentes do elenco
4) E a tal Cereja do Bolo ?
5) Sobre as estratégias de valorização do Campeonato Mineiro, que o nosso presidente desvalorizou ?
Seja justo comigo, né ?
 LeandroSouza | Belo Horizonte | 23-11-11 12h06min
O Cruzeiro tem campanha pífia por causa de pessoas como você Sr. João Duarte, que acham que o Zezé Perrella é um Deus, por causa dos conselheiros que pensam como você é que estamos no fundo do poço. Assuma a sua culpa.
 SidneyCWB | Curitiba | 23-11-11 12h32min
Cruzeiro ganha do Caerá, América-MG ganha do Atlético-PR. Tudo resolvido!!! Fé e coragem!!! Eu e toda torcida Coxa estamos acreditando!!! Acho que o América-MG vai com tudo prá cima do Atlético-PR por causa do técnico Antônio Lopes.
 szogheib | Vila Velha | 23-11-11 13h37min
Caro Leandro, Sempre questionei o fanatismo do JD e o uso da sua coluna como uma ferramenta realista e de cobrança na hora que as coisas não caminham...(também aplausos na hora que tudo anda bem). Também nunca entendi qual a relação do JD com essa cachorrada toda. Cheguei até a dizer que ele fazia parte da corriola... ele até apelou... Mas, cá prá nós,...culpar o JD pela campanha pífia (como ele mesmo disse)...seria no mínimo uma boa injustiça... não diria grande injustiça pois a ferramenta...
 szogheib | Vila Velha | 23-11-11 13h41min
...que o JD tem e nos disponibiliza não foi usada para apontar os erros e falhas e sim ficar no otimismo e falando de história (onde nesse quisito o JD é insuperável). Também faço uma ressalva pois não sei se essa ferramenta também consegue atingir que deveria, ou se eles (moderadores) blindam a cúpula do senadorzinho. Mas por favor, não torne o JD um culpado...diga apenas que foi omisso da realidade. Ps. João Duarte... vc não tem culpa dessa *****. Fique tranquilo. Abraços
 João Duarte | Vit�ria | 23-11-11 18h23min
Leandro,
Opinião cada qual tem a sua e pronto. Mas, colocar sobre os meus ombros a culpa ?
Se os caras que dirigem o Cruzeiro seguissem o que eu escrevo, Fred e Alex10 estariam junto com Montillo no Cruzeiro, cercados pela garotada da base.
Seja mais justo um pouco comigo. Sobre o Zezé Perrela:
1 - Não é um Deus, nem aqui e nem em lugar algum. Há que se ter respeito com o Criador.
2 - É para mim um dos caras que mais conhece dos meandros do futebol.
 João Duarte | Vit�ria | 23-11-11 18h27min
Vou relembrar algumas negociações que ele fez ao longo dos anos e que atestam que o que falo é verdade :
1 - Vendeu o Geovanni ao Barça por US$ 20 milhões
2 - Vendeu o João Carlos ao Corinthians por US$ 5 milhões recebendo o Cris de contra-peso
3 - Trocou Pingo por Gélson Baresi e Fabinho
4 - Vendeu o Fábio Jr. por US$ 15 milhões
5 - Vendeu o Fred (trocado por Gérson Magrão) por US$ 19.5 Milhões
 João Duarte | Vit�ria | 23-11-11 18h30min
6 - Trocou Da Silva + US$ 200 mil por Alex Alves e o vendeu um ano depois por US$ 8,5 milhões.
7 - Comprou o Evanilson do América por R$ 500 mil e o vendeu 6 meses depois por US$ 7 milhões.
8 - Comprou o Fábio Vida Loka por US$ 500 mil + 25% do passe do Wendell e o vendeu ao Lyon por US$ 6 milhões.
9 - Trocou o Guilherme por Kléber + US$ 7 milhões. Depois vendeu 50% do Kléber por US$ 4.2 milhões. Recebeu agora 35% do Gilson que valem mais US$ 0.6 milhões. Tem um mico de 50% passe
 João Duarte | Vit�ria | 23-11-11 18h33min
Estes negócios mostram que ele sabe fazer negócio, que não perde oportunidade de vender.
Mas, seja justo, sempre falei que este negócio de vitrine nunca geraria comprometimento do elenco.
Sempre critiquei o fato da nossa gestão estar muito mercantilizada (Maluf era campeão neste quesito). Sempre critiquei a postura de aguardar as sobras da feira para contratar. Sempre critiquei a falta de ousadia. Pergunte por aí quantas vezes eu pedi o França ou o Deivid no Cruzeiro ?
 João Duarte | Vit�ria | 23-11-11 18h36min
Gosto quando o Zezé está vivendo o dia a dia do clube porque ele decide. Não faz rodeios. Se pode, pode. Se não pode não fica fazendo firula. Mas, ao vê-lo se afastar do comando num regime presidencialista e ver a quem ele delegou o poder, fiquei sim decepcionado.
Se estava de saco cheio com o futebol porque voltou ?
- Critiquei a conduta dele na semana da final da Libertadores, buscando os holofotes e deixando que os jogadores fizessem o mesmo ao invés de manter concentração máxima.
 João Duarte | Vit�ria | 23-11-11 18h39min
Dizer que discordo dos que dizem que o clube não ganhou nada depois de 2004, digo. É verdade.
Se você disser que Campeonato Mineiro não é título estará negando o Cruzeiro como clube antes da era Mineirão.
E se título para você é só Brasileiro e Libertadores saiba que começamos a disputá-los em 1960. Portanto em 50 anos, ganhamos 2 de cada.
Então, não é fácil ganhar e nós raspamos em 2009 e em 2010.
Estaria eu falando alguma mentira ?
São fatos e dados.
 João Duarte | Vit�ria | 23-11-11 18h42min
Pode não gostar do Zezé Perrela, é seu direito, mas, como negar:
1 - O crescimento do Patrimônio do Cruzeiro de 1995 a 2011 ?
2 - O crescimento da nossa torcida, que hoje é o dobro da do rival, quando ele assumiu, o Cruzeiro tinha menos torcida que as ROSAnas.
3 - Como negar a média de títulos conquistados na gestão dele, muito superior aos 23 anos do Felício ou aos 10 da era Masci, para ficar nos últimos 50 anos.
Errou muito também.
Foi boquirroto e arrogante n'outras.
 João Duarte | Vit�ria | 23-11-11 18h45min
Então Leandro, te peço que separe as coisas. - Admirar o conhecimento de futebol do Zezé. - Admirar a capacidade de gestão do Alvimar. - Admirar o que eles fizeram no clube...
isto não os torna nem deuses e muito menos infalíveis para mim.
Penso que o balanço é positivo, só isto.
Mas, falei e repito que da metade de 2010 para cá o indice de erros aumentou de forma desproporcional à história deles à frente do clube. E na hora certa apontou quais eram e o que ainda pode se fazer.
 João Duarte | Vit�ria | 23-11-11 18h48min
O engraçado é pessoas que se dizem cruzeirenses terem raiva de me verem escrevendo sobre momentos marcantes e alegres da história do clube. Leandro, diga aí o jogo do Cruzeiro que mais te emocionou. Te prometo uma boa surpresa. Um abraço - JDuarte
 USA..AZUL | FALL RIVER | 23-11-11 19h11min
''PARABENS JOAO MAIS UMA VEZ'' Enfim so cruzeirenses de verdade conhece a historia do cruzeiro e historia e cultura, muitos torcedores nao leem nao pesquisam, vivem apenas do dia a dia e se esquecem que o cruzeiro nao nasceu grande ele se tornou grande gigante e tudo isso tem um passado uma historia e o sr: ZEZE PERRELA, foi um grande presidente isso e fato, so discordo do zeze perrela quando ele disse que nao ah reconhecimento da torcida quanto a diretoria no passado, penso que e ao contrario
 USA..AZUL | FALL RIVER | 23-11-11 19h16min
se nao tivesse reconhecimento ele nao seria SENADOR DA REPUBLICA, ele disse que nao recebe nada pelo clube mais nen e precisso o que e o zeze perrela hoje e? o que era antes? assim como o cruzeiro se agigantou, o zeze perrela tambem se agigantou isso tambem e fato. abraco galera forca zeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiirrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrro
 HUNT | Belo Horizonte | 23-11-11 19h31min
Não queria mais falar sobre culpa do Perrela ou não, até mesmo porque nesse momento devemos guardar nosso pensamento e energia para vencer o Ceará. Acredito que essa longa gestão tenha sido o maior erro, pensamentos novos e renovação são importantes em qualquer área, forçou demais a barra. Acho que o Alvimar foi mais inteligente e teve bom senso em se afastar, naquele período penso que o Zezé deveria se afastado também, afinal o saldo estava altamente positivo.
 HUNT | Belo Horizonte | 23-11-11 19h37min
Queira Deus e eu estou acreditando que seremos felizes nessas duas rodadas, para o ano que vem além de focar num time competitivo, criando novas receitas, valorizando mais a marca, não apenas viver de venda demasiada de jogadores e além disso aproveitar melhor as categorias de base. Sou um grande defensor de jogadores oriundos dessa categoria. Meu sonho era na equipe titular apostar-se em 3 grandes talentos e os demais jogadores em sua maioria serem formados no clube.
 HUNT | Belo Horizonte | 23-11-11 19h37min
Queira Deus e eu estou acreditando que seremos felizes nessas duas rodadas, para o ano que vem além de focar num time competitivo, criando novas receitas, valorizando mais a marca, não apenas viver de venda demasiada de jogadores e além disso aproveitar melhor as categorias de base. Sou um grande defensor de jogadores oriundos dessa categoria. Meu sonho era na equipe titular apostar-se em 3 grandes talentos e os demais jogadores em sua maioria serem formados no clube.
 szogheib | Vila Velha | 23-11-11 20h18min
Muito legal tudo o que o JD disse. Como eu disse, um fantástico conhecedor... Mas João...(veja que sempre te contesto em algo), você que é um cara de empresa privada e que foi de estatal, deveria saber que o presidente de uma entidade não faz mais que obrigação em procurar o melhor para o empresa... e hoje falamos de Cruzeiro como empresa. Sei que ele fez isso tudo, mas não dá o direito de fazer a ***** que ele fez desde o final do ano passado.
 szogheib | Vila Velha | 23-11-11 20h27min
Foram estratégias e decisões absurdas que mais parecem ser de um profissional mediocre. E em se tratando de um estrategista, negociante e blá blá blá, nunca deveria ter tomado decisões tão absurdas e mediocres. Foram atitudes de quem não estava interessado ou queria ganhar grana ou ainda não entende nada de futebol (coisa que vc acha o contrário). Enfim, o que eu gostaria de passar é que mesmo tendo todo o sucesso que teve, não tinha e não tem o direito de fazer uma ***** tão grande como fez...
 szogheib | Vila Velha | 23-11-11 20h29min
...Não fez mais que a obrigação...Ah...discordo de você também quando disse que ele não ganhava nada do clube. Aqui, eu diria que o salário dele no Cruzeiro era sim absurdamente pequeno comparado com as comissões nas negociações... Ai ai ai...
 João Duarte | Vit�ria | 23-11-11 22h12min
Grande Szogheib
Acho que voce anda teclando com muita gente. Eu nunca falei sobre o Zezé Perrela ganhar ou deixar de ganhar no Cruzeiro.
Sempre disse que o cargo de presidente do clube dá prestígio popular e abre muitas portas. Aliás, abre não escancara... Tem o õnus de passar magrelo com a torcida se o time vai mal. Correr o risco de tomar uns cacetes. Mas, tem o Bõnus nas vitórias, nas conquistas, no prestígio de todas as formas. A possibilidade de conhecer o mundo, culturas.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 23-11-11 22h14min
''CARO HUNT'' Concordo contigo acho que mais doi em todo cruzeirense nao e o fato do perrela ter errado nisso ou naquilo e sim a situacao do manto azul, como voce tambem faco coro de que sairemos desta situacao que me nauseas, penso nisso todo dia parece um filho doente precisando de ajuda na qual voce depende do SUS, ou seja neste caso precisamos mais do que nunca de ajuda divina e muita luta e compremetimento de todos. abraco, forca zeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiirrrrrrrrrrrrrrrro.
 João Duarte | Vit�ria | 23-11-11 22h16min
Sobre a questão de ganhar comissões nas comercializações de jogadores, muito se fala. Ocorre que os órgãos competentes já fizeram várias varreduras e nada encontraram de irregular. Eu não sou leviano e prefiro acreditar que não tenham lesado o Cruzeiro, porque para mim, ao acusador cabe o ônus da prova e até hoje, nada foi provado. Não trabalho na esfera da desconfiança. Sou tardio para acusar e não faço com os outros o que não gostaria que fizessem comigo.Espero que entenda e respeite a posição
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 24-11-11 10h49min
JOÃO DUARTE, acompanhei o debate acima e também tenho meu ponto de vista.
Sou um simples torcedor, começei a torcer pelo Cruzeiro em 77 naquele show do Revetria. Moro no interior e não tenho o conhecimento de quem mora na Capital.
Acompanho este site, o Superesportes e o Globoesporte.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 24-11-11 10h53min
Acho que é o seguinte:
Da mesma forma que o Zezé agigantou o Cruzeiro, o Cruzeiro agigantou o Zezé.
O Cruzeiro ganhou em visibilidade, titulos, patrimônio, vitrine entre outros.
O Zezé ganhou em patrimônio, visibilidade, prestígio, entre outros.
Tudo bem até aí.
No entanto, o maior problema da administração Perrela no meu entendimento de seimples torcedor se reume a uma palavra: TRANPARÊNCIA.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 24-11-11 10h57min
Veja que toda discussão sobre os Perrelas se volta pra enriquecimento ílicito, voracidade por vendas e lucros, negócios mal explicados.
Sempre é assim.
A falta de TRANSPARÊNCIA, obrigatoriamente leva a falta de CREDIBILIDADE.
A falta de credibilidade leva a DESCONFIANÇA.
A desconfiança associada ao fracasso leva a RAIVA, ÓDIO, DESPREZO.
Se o fracasso for a última imagem da gestão Perrela, é essa impressão que nós, simples torcedores teremos.

Abs.
 LeandroSouza | Belo Horizonte | 24-11-11 11h00min
Fala João, gosto de te provocar porque você é doente e tem conteúdo, pena que pessoas apaixonadas pelo Cruzeiro como você não animam de entrar no Clube. Bom, quer saber o jogo que me marcou? Poxa, são vários, meu primeiro clássico em 87, mas não tem como, é Cruzeiro e São Paulo em 2000. Zezé é página virada, gostaria de saber o que você acha do Gilvan, abraço, relaxa, fiz para te provocar.
 szogheib | Vila Velha | 24-11-11 13h34min
João Duarte, rsrsrsr... Você acredita em Papai Noel???? Eu acreditei a anos atrás...até começar a saber discernir as informações e trabalhar com ela. Tenho sangue árabe e adorava o Maluf... Ninguém também nunca provou nada contra ele...rsrsrs... e o mesmo acontece com esse senador. Me liga hoje 92260361... vamos tomar uma antes das 24 + 3... Ai Lanza.... vamos nessa também?
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 24-11-11 17h40min
olha João, a situação não esta nada boa. Muitos erros este ano. No momento não consigo pensar em nada a não ser em uma vitória domingo. Vamos pensar positivamente. Vamos acreditar. Vamos emanar uma força positiva para nosso time. Vamos torcer juntos. Vamos vencer.
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 24-11-11 17h43min
Ozeias, você esta muito certo. Esta midiazinha pateticana rosinha de BH só percegue o Cruzeiro, o ZZP, nosso time, nossa instituição. O Knail pode errar o que for, os rosinhas podem estar ai todo ano lutando para não cair, o time pde ser o horror que for que a midiazinha exalat tudo delá. Tendeciosos amadores que se dizem profissionais.
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 24-11-11 17h45min
Acertando o português : Ozeias, você esta muito certo. Esta midiazinha pateticana rosinha de BH só persegue o Cruzeiro, o ZZP, nosso time, nossa instituição. O Kanil pode errar o que for, os rosinhas podem estar ai todo ano lutando para não cair, o time deles pode ser o horror que for que a midiazinha exalta tudo de lá. Tendeciosos jornalistas amadores que se dizem profissionais. Leia mais: http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=1615#ixzz1eeb7Vt70
 Fonseca.monlevade | Vitória | 24-11-11 23h16min
Vocês ficam muito "stressados" com o Perrela, que ja é passado, tanto que nem tem dado as caras. O negócio agora é bola pra frente, sair desta zona desconfortavel e ganhar do Ceará e das Rosanas e não cometer os mesmos erros no proximo ano, por falar em ano que este acabe logo para o Cruzeiro. Ano que vem, time e presidente novo para que possamos voltar a ser o Cruzeiro da parte de cima da tabela e dos titulos inesqueciveis. Força Cruzeiro
 szogheib | Vila Velha | 25-11-11 22h26min
Oséias, vc não pode estar falando sério. Pensa antes de falar e defender esse imbecil senadorzinho. Meu caro, ninguém quer mudar sua opinião e não faremos força para isso. Mas falar que as pessoas não entendem de administração porque o senadorzinho deu um título brasileiro e uma Libertadores... vc se contenta com muito pouco meu caro. Faça uma média de quantos títulos ele disputou e quantos ele ganhou. Copa do Brasil e campeonato Mineiro...rsrsrs me poupe...
 szogheib | Vila Velha | 25-11-11 22h30min
...Até mesmo a Libertadores que hoje é disputada por milhares de times. Antigamente eram somente o campeão e o vice. Já há alguns anos são 4 ou cinco do campeonato + copa do Brasil + sul americana e depois inventarão mais algo para cobrir os estádios de jogos e arrecadações... Agora voltado ao senadorzinho. Mais uma vez, ele não fez mais que sua obrigação, pois foi pago para isso e ainda lucrou milhões com as vendas dos jogadores e não somente para o Cruzeiro como para seu bolso e dos comparsaa.
 szogheib | Vila Velha | 25-11-11 22h34min
Tivemos anos onde o Cruzeiro amargou situações de rebaixamento, mas nunca no nível atual. Já que vc defende tanto esse senadorzinho que vc deve inclusive ter votado nele, rsrsrsr, vc se lembra de algum dirigente que tenha colocado o Cruzeiro em situações de rebaixamento com essa? O bom Administrador sempre é bom administrador e não tem essa que errar é humano. Ali, meu caro não é só ele e sim uma galera que toma decisões. O que o Cruzeiro ganhou após 2003? Estamos falando de quase 10 anos.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster