Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

01/10/2011 | Evandro Oliveira
Momento Decisivo

Que o presidente eleito continue a evolução e crescimento do Cruzeiro das últimas 5 décadas. Honre a Camisa Estrelada que um dia foi Palestrina!

É o momento das eleições do Cruzeiro. Poderia ser mais democrático, transparente e claro. Não é. Zezé Perrella prometeu muitas coisas desde que assumiu seu primeiro mandato, quase duas décadas atrás. Possivelmente, seus mandantos parelelos na política nacional não tenham permitido sua dedicação com maior afinco e eficiência.

Eleições no Cruzeiro não podem ser confundidas com o futebol no Cruzeiro. Estamos num momento ruim nos gramados e é um equívoco completo relacionar este momento com a escolha dos candidatos e chapas. Pior momento não poderia ser.

Muito se questionou, nos últimos anos, sobre a existência de uma oposição dentro do Cruzeiro. Existe, sempre existiu, só que a política barropretana não é mundana e nem dada a manchetes panfletárias e incendiárias. A oposição taí, nem melhor e nem pior, apenas oposição. Se fosse competente, teria se apresentado há mais tempo como oposição e teria condições de uma melhor sorte nos resultados.

Tenho lido e ouvido muita coisa errada sobre as eleições no Cruzeiro. Uma das que me deixa mais indignado é torcedor que não vota, não conhece o processo eleitoral, não sabe nem das regras eleitorais de uma eleição majoritária e se julga no direito de dizer que fulano é melhor ou sicrano é pior. Não existe melhor nem pior, existe, nestes casos, preconceitos e predisposição em achar que a situação é assim e a oposição é assado.

O colégio eleitoral (Conselho Deliberativo) se esconde. Tem medo das cobranças do torcedor em todos os sentidos. Desde a falta de abertura à torcida nas eleições até a falta de coragem em declarar o voto e justificá-lo. O próprio esquema eleitoral exige isto. Um mês após a eleição majoritária do Presidente, acontecerá outra, mais importante que a que ocorre esta semana. A eleição do Conselho Deliberativo que acompanhará o próximo presidente e seus subordinados durante o mandato, é feita depois da eleição presidencial. Quem escolhe o presidente atual pode não estar dentre os conselheiros do mandato seguinte (no caso de Conselheiros Efetivos e Suplentes, os demais (Natos, Beneméritos) são eternos. Logo, conselheiro que quer se manter no posto, vai votar caladinho e tentar se manter na chapa que for apoiada pelo presidente eleito. Isto significa que a mudança do presidente não significa a mudança do Conselho Deliberativo.

Eu tenho opinião e não me furto em revelar. Muito cômodo pois não sou conselheiro com direito a voto. Sou apenas associado com direito a votar numa chapa de conselho e extremamente ansioso para que uma chapa de oposição seja constituída e faça oposição real ao próximo mandatário e fiscalize de verdade, sem peças ficcionais e teatrais.

Caso eu fosse conselheiro, votaria na chapa da situação, comandada pelo Gilvan Pinho Tavares, um dos vice-presidentes, atualmente, e votaria ou até mesmo faria parte, de uma chapa de oposição ao presidente eleito. O Cruzeiro precisa mudar. Sugiro que os próximos candidatos apresentem propostas mais inteligentes e consistentes e evolução democrática e transparente.

Que o presidente eleito dê continuidade à evolução e crescimento que tem acontecido no Cruzeiro nas últimas cinco décadas. Honrem a camisa estrelada que um dia foi palestrina.

Que os conselheiros tenham serenidade para escolher o que temos de melhor como candidatos, que os associados pensem nas possibilidades de influenciarem na vida do Clube, e que os torcedores lutem para participar da vida política do clube como direito pela paixão que carrega.

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 01-10-11 23h43min
Estamos num momento ruim nos gramados e é um equívoco completo relacionar este momento com a escolha dos candidatos e chapas. Pior momento não poderia ser. Evandro concordo com este parágrafo, mas acho que dificilmente se conseguirá separar o momento dos gramados, na hora de escolher os candidatos provavelmente os eleitores se lembrarão do momento delicado nos gramados. Portanto não se surpreenda com uma possível vitória da oposição.
 jfabio | Pouso Alegre | 02-10-11 09h25min
Evandro, antes de mais nada, quero dizer-lhe que dos candidatos disponíveis o menos pior é o Sr. Gilvan Pinho Tavares. Sobre o fato das pessoas misturarem o momento atual com as eleições, penso que este era sim o momento propício para fazermos um raio x das administrações Perrela (e que culminaria necessariamente no que o Cruzeiro é hoje) e para tirarmos a limpo a vida pessoal dos candidatos, a fim de discutirmos com propriedade a capacidade de cada um deles administrarem o nosso clube.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 02-10-11 10h13min
Evandro, a coluna está equilibrada e esclarecedora. Pelo que leio na web, a vitória do Gilvan é certa.
 DERSON | LEME | 02-10-11 20h01min
ACREDITO SEMPRE. VAMOS SAIR DESTA SITUAÇAO. AGORA QUE A ZONZ DA DEGOLA ESTA VISIVEL A REAÇAO SERA IMEDIATA. TÔ CONFIANTE CONTRA O SAO PAULO É O INICIO DA NOSSA REAÇAO. VAMOS CRUZEIRO,VAMOS CRUZEIRO,VAMOS SAIR DESTA SITUAÇAO.
 Edazul | Curitiba | 02-10-11 21h48min
O problema maior está na forma como o Cruzeiro vem perdendo...É muito preocupante...O Cruzeiro se mostra como um TIME SEM RAÇA, SEM "PEGADA" E JOGADORES FRACOS E SEM PERSONALIDADE. Como está, só um milagre nos salvará da degola. Contra o SP nós corremos um sério risco de sofrermos uma goleada. As saídas, principalmente, do Gil, Thiago Ribeiro, Dudu e Henrique e a lesão do walisson (que seria vendido também, se não tivesse se machucado) foram determinantes para o desastre que parece inevitável.
 gustavo barreiro | Não definido | 03-10-11 15h02min
Companheiro Ceu não sei de onde na web que vc viu que a vitória do Dr.Gilvan é certa. Mas posso dizer uma coisa dentro do clube não é bem isso que andam dizendo, os conselheiros estão temerosos e propensos a mudar o rumo administrativo do clube, e pior o que mais se teme é a reação da torcida que em grande parte apoia a chapa encabeçada poe Alberto Rodrigues.
 Rodrigo Mendes | Belo Horizonte | 03-10-11 16h57min
Por causa de "Cruzeirenses" assim como esse jfabio que estamos nesse estado, o sujeito quer continuar na mesma, tem medo de mudança, vai torcer pra seleção brasileira, pras cocotas, com certeza deve ser mais um perrellista, sei que esse Gilvan vai ganhar e quem vai perder?? Os verdadeiros cruzeirenses.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster