Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

09/09/2011 | Joao Duarte
Os erros e acertos na montagem do elenco de 2011

"O Cruzeiro está sem dois componentes indiscutíveis do futebol moderno : velocidade e preparo físico".

Mundo Azul,


Comentando sobre a montagem do elenco de 2011 : O Cruzeiro começou o ano com a seguinte configuração prevista :
Goleiros: Fábio, Rafael, Gabriel, Flávio e Douglas Pires. Flávio ganhou os seus direitos e o clube manteve o garoto Gabriel (sub18) como uma espécie de 4º goleiro, mas, sabendo que ele iria disputar competições sub-20. Aqui não havia porque se fazer diferente do que foi feito.

Laterais: Diego Renan, Rômulo, Pablo, Marcos e Apodi estavam no elenco no início da temporada. Marcos cedido ao Bahia e Apodí negociado com empresários. Rômulo também cedido ao Atlético-PR e depois vendido à Fiorentina. E por último Pablo que não teve os seus direitos adquiridos e foi cedido pelo clube espanhol ao Figueirense. Vitor veio emprestado pelo Palmeiras. Tanto Cuca quanto Joel Santana tiveream que usar Paraná, Gilberto e Éverton para a composição das laterais. No´último mês os meninos da base Gil Bahia e Gabriel Araújo foram "lançados", após Diego Renan e Vitor se contundirem simultaneamente. Aqui o erro foi grande pois foram dispensados jogadores e houve "acomodação" na reposição...
SE uma das componentes principais do futebol moderno é atacar pelos lados de campo, com velocidade, ter bons laterais é imprescindível. Portanto trata-se de um ERRO GRAVE a reposição lenta, que deixou os técnicos à mercê de improvisações. E havia jogadores promissores que foram contratados em 2011.
Botafogo : Lucas (Figueirense), aliás citado como bom valor de 2010 e Cortês (Nova Iguaçú) revelação do Carioca 2011. Flamengo : buscou o Jr. César no São Paulo. Vasco : buscou o Julinho (Figueirense). No Ceará tem o Boiadeiro que é bom jogador e já despontou. E na Portuguesa de Desportos tem o Luiz Ricardo (LD) que merece ser observado. No Náutico, o Jeff Silva é lateral de muita força. Ou seja, haveria alternativas para a recomposição do elenco, a maioria delas de baixo custo. Mas, o São Paulo buscou o Piris na seleção paraguaia. E nunca escondi o desejo de ver o Pablo Ferrari (passou por Rosario Central e River Plate e que agora está de volta ao Rosario Central) que é um líder nato, marca demais e tem uma força quando sobe ao ataque que nos faria lembrar Juan Pablo Sorin (e não custaria caro).

Zagueiros: Léo, Edcarlos, Caçapa, Gil e Naldo. O clube fez boas contratações neste setor trazendo Maurício Victorino e Cribari para substituirem a Caçapa e EdCarlos. Gil foi vendido ao Valenciennes (mais uma vez o Cruzeiro só tinha 25% dos direitos... a tal taxa de vitrine). O elenco é completado com os garotos da base Simões e Murilo. Neste ponto foi acerto, sem sombra de dúvidas. Aposto muito numa dupla formada por Victorino e Naldo, e gostaria muito de ver mais do Cribari, que não pode ser julgado pro aquela partida contra o Figueirense

Volantes: Marquinhos Paraná, Fabrício, Fabinho, Henrique, Everton, Prediger, Anderson Uchôa e Elicarlos.

Nesta posição vimos saindo Henrique (vendido ao Santos pelos empresários que tinham 80% dos disreitos), Prediguer dispensado sem atuar uma única vez, Uchoa cedido ao Villa Nova, EliCarlos dispensado e de volta ao Náutico e Fabinho que teve o contrato vencido e o empréstimo não foi renovado (está no Bahia).
Chegaram Leandro Guerreiro (Botafogo), Charles (Santos) e subiram Eber e Sandro Manoel para a recomposição. Excetuando-se o caso do Henrique onde o clube errou em 2009 ao não ter lhe adquirido os direitos (fazia temporada sensacional e confirmou em 2010), para mim não houve perda que justificasse crítica.
Mas, por via das dúvidas, com as ameaças de saída de Fabrício (porque a diretoria ainda não renovou o contrato dele ?), Charles (empréstimo vence no fim do ano), Everton (não deve ficar se não melhorar o desempenho), o Cruzeiro deveria ficar de olho em jogadores como Michel (Ceará) faz outra ótima temporada, Dadá (o Guarani vem mal, mas, este rapaz me mostrou grande potencial), Maicon (Figueirense - nervosinho em campo, mas, conhece de bola). Falei diversas vezes no Fernandinho (ex-Furacão), mas, agora o Mano Menezes o convocou para a Seleção Brasileira e não temos mais chances de contratá-lo.

Meias: Roger, Gilberto, Pedro Ken, Montillo, Dudú e Bernardo. Considerando-se que uma das vagas de meia é de Montillo e que a outra ficaria entre Roger e Gilberto, a diretoria avaliou que era hora de ceder o Bernardo por empréstimo ao Vasco (vinha de uma temporada irregular no Goiás), mas, errou ao fixar 50% dos direitos do menino em apenas 1.5 milhão de euros. Resultado, vamos perder um jogador de grande potencial. Tanto assim que é um dos artilheiros do Vasco na temporada. Dudú, recuperado por Ney Franco (este talvez tenha sido um dos fatores que mais admirei na carreira do Ney que é ascendente neste momento) no Coritiba, começava a ganhar corpo no elenco, foi espetacular na SUB20 e foi vendido no momento errado a meu ver, porque o futebol dele encaixaria totalmente no sistema tático que Joel Santana gostaria de empregar no clube. Pedro Ken foi um jogador que tinha muito potencial, mas, que ficou 1.5 ano no clube sem marcar a sua passagem, foi cedido ao Avaí. Veio o garoto Bruninho, que foi bem no Bahia de Feira de Santana, campeão baiano de 2011 e subiu o garoto Élber.
Aqui o erro foi ter mantido Gilberto insatisfeito no elenco (as declarações que ele deu ao João Vitor Xavier no Bastidores externaram a vontade do jogador) e ainda por cima com uma "rixa" com Roger, que vem prejudicando o time, pois, aparentemente não se falam e um não passa a bola ao outro.
Se isto é mesmo verdade, o fato requer uma ação imediata do comando.
Não vi erro na constituição deste setor na contratação de jogadores. Mas, se a diretoria do Cruzeiro tivesse tido a "ousadia" de contratar a cereja do bolo, era o momento de ter ido à Turquia e contratar o Alex10. Cheguei a esboçar o time com ele e Montillo na armação tanto no 4-3-2 (Alex e Montillo)-1 quanto no 4-2-2 (Alex e Montillo)-2, mas, perdemos o "timing". E o momento era o início da temporada ou até mesmo antes do início do Brasileiro.
Sinceramente, recursos para trazer um líder como ele não faltariam. Bastava ter feito cortes em outros setores. FALTOU CORRER RISCOS. Agora, todos conhecem a disposição do Alex10 em cumprir os seus contratos, porém, com este embroglio envolvendo o clube dele na Turquia, será que não há chances para 2012 ?

Atacantes: Wellington Paulista, Thiago Ribeiro, Farias, Wallyson e Thiaguinho. Kléber ficaria no Palmeiras (um "mico" de R$ 7 milhões). O Cruzeiro inflou o elenco com as chegadas de Reis, André Dias, Ortigoza, Brandão e Anselmo Ramon (após um bom "Paulista" pelo Oeste de Itápolis). Emprestou WP ao Palmeiras (ficou lá 3 meses e não fez gols, voltando ao clube), cedeu Thiaguinho para o Goiás, vendeu Thiago Ribeiro para o Palermo da Itália (o jogador quis ir embora e forçou a barra e o Cruzeiro sabendo que no fim do ano ele teria direito de fazer um pré-contrato com quem quisesse cedeu, para ficar com o mesmo valor que investiu no jogador), afastou Farias (outro erro em minha concepção, pois, ao que nos consta o jogador não cometeu ato de indisciplina), Cedeu Brandão ao Grêmio (não deixou saudade alguma aqui) e agora cedeu Reis ao Bahia. Com a contusão de Wallyson (só volta em 2012) perdemos todas as referências de velocidade do time. Vieram Bobô e Keirrison. E agora o elenco só tem jogadores de referência no ataque. E com um detalhe Ortigoza e WP contundidos, Anselmo Ramon em má fase, Keirrison e Bobô em má condição física. E o garoto Sebá que subiu sem conseguir fazer nada de produtivo no time titular. Ou seja, os treinadores do Cruzeiro Joel Santana e Emerson Avila, tiveram grandes dificuldades e não há luz no fim do túnel neste momento. AQUI HOUVE MAIS UMA VEZ ERRO CONCEITUAL na composição do elenco. É torcer para que Bobô e Keirrison entrem em forma e que Wéllington Paulista (que voltou bem do Palmeiras e não deveria ter saído) se recupere rápido. Será que não daria para buscar o Thiaguinho no Goiás ?

Conclusão : No meu modo de entender, mesmo com os descontos quanto à questão das contusões no elenco, houve erro na composição do elenco nas laterais e no ataque. Justamente os setores onde a velocidade é fator preponderante e característico.
O Cruzeiro era um clube no início do ano que chegou a ser considerado como o que jogava o melhor futebol aplicando goleadas imponentes, entre elas o famoso 5 x 0 sobre o grande time do Estudiantes de La Plata de Veron.
O time estava encaixado e tinha como formação básica : Fábio, Rômulo, Victorino, Gil e Pablo; Fabrício e Henrique; Roger e Montillo: Wallyson (que ganhou a posição de Wéllington Paulista) e Thiago Ribeiro.
As contusões de alguns jogadores que vinham jogando bem casos de Pablo (que aliás não voltou bem), Thiago Ribeiro e Wallyson nos custaram a eliminação frente ao Once Caldas.

O time conquistou o Mineiro na base da garra, aliado ao péssimo momento do outro lado e no bom futebol de Henrique, Wallyson e Montillo, principalmente.

Mas, no Brasileiro o time foi instável do começo até o final do turno de classificação, ganhando jogos de forma inesperada (3 x 0 no Vasco e 1 x 0 no Corinthians fora de casa) e perdendo outros de forma inacreditável com o mando de campo (Figueirense, Botafogo, Flamengo e Fluminense). E sofre com a falta de condição física. Não consegue marcar no campo do adversário sem abrir espaço na defesa. E se recua para marcar no próprio campo, a torcida chia porque o técnico é retranqueiro.

A importância do preparo físico no futebol atual é indiscutível. Como esperar bom futebol de um time que tenha ao mesmo tempo em campo Marquinhos Paraná (joga seguidamente sem descanso há 3.5 anos), Gilberto (problemas pessoais sérios), Roger (está jogando no sacrifício com uma contusão no tornozelo), Charles, Bobô e Keirrison (vinham só treinando e sem rítmo de jogo) + os garotos da base que vinham só treinando e também sem rítmo de jogo (Sebá, Gil Bahia, Gabriel Araújo, Bruninho, Sandro Manoel e Élber que já entraram em campo) + Anselmo Ramon, Léo, Ortigoza em má fase técnica, além dos jogadores contundidos (Wéllington Paulista, Vitor, Diego Renan e Victorino). É muita gente com algum tipo de problema não é mesmo ?
Por esta razão, vejo como muito preocupante o momento atual e espero uma melhora física para que o Cruzeiro possa pelo menos voltar a disputar em igualdade de condições os jogos. Neste momento só mesmo Fábio, Naldo, Fabrício e Montillo para segurarem as pontas. E para piorar Fábio foi vetado, Paraná suspenso (para a alegria de muitos cruzeirenses, mas, na hora errada), Keirrison e Charles não poderão atuar por força contratual. Que fase !!!

Que time escalar para pegar o Santos ? - Rafael, Gil Bahia, Naldo, Cribari ou Léo e Gabriel Araújo; Leandro Guerreiro, Fabrício, Montillo e Roger ou Élber; Bobô e Anselmo Ramon.
Quais os reservas possíveis : Douglas Pires (gol), Cribari ou Léo (zaga), Sandro Manoel e Everton (volantes), Bruninho e Roger ou Élber (meias), Sebá e Farias (atacantes).
Só mesmo se o time todo que entrar em campo render o seu máximo poderemos devolver ao Santos a façanha deles no 1º turno, pois o time que vai entrar em campo tem apenas 3 titulares. Mas, é o Cruzeiro e só nos resta torcer e muito.

E a homenagem desta coluna vai para especialmente para : a minha esposa Izaura que completará no domingo mais um aniversário... mas, que está mais jovem a cada dia.
Do Cruzeiro.Org : Wilson Flávio, Lilian Alcantara, Evandro Oliveira e Jorge Schulmann que tem me dado a oportunidade de aprender com eles a cada dia... são os outros colunistas deste espaço.

E de Conceição do Mato Dentro : Cristiano Sá e Regina, Nem e Lena, Pico e Claudinha, Reinaldinho e Mariza, Róbson e Deise, Ricardo e Alba, Roberto e Marta, João Bosco e Betânia, Tia Boinha, Bebeta e Cristina...São todos do clã dos Lima Guimarães que anfitrionam Gilberto Gil em nossa cidade. É o famoso Projeto Matriz que capitaneado por Betânia e João Bosco leva todos os anos música de qualidade para a nossa terra.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 DERSON | LEME | 09-09-11 13h06min
Torço muito pela entrada do Farias ele fara a diferença.O laterais da base com Bruninho ou Elber dando ajuda (folego) a Montillo,Charles e Fabricio na retaguarda.Teremos um time veloz e jovem.E pra 2º tempo a experiencia de Roger, Giberto,LGuerreiroe MParana.
 DERSON | LEME | 09-09-11 13h12min
Formaçao ideal do Cruzeiro na minha concepçao: Fabio, Victorino, Naldo, Gil Bahia ou Vitor, Gabriel ou DRenan, Fabricio, Charles, Bruninho ou Elber, Montillo, Farias e Keirrison.
 paulinho | Piracicaba | 09-09-11 14h00min
O Santos tambem virá cheio de desfalques,vamos ganhar,precisamos dessa vitória...Meu time...Rafael;Naldo,Léo e Cribari;Fabricio,L. Guerreiro, Gilberto , Roger e Montillo;Bobô e Keirrisson ou (Farias)...Gilberto e Guerreiro faria as alas.
 João Duarte | Vit�ria | 09-09-11 17h38min
Paulinho, Charles e Keirrison não podem atuar por força contratual...
 João Duarte | Vit�ria | 09-09-11 17h38min
Paulinho, Charles e Keirrison não podem atuar por força contratual...
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 09-09-11 18h49min
Alô mestre João duarte. Será que o cruzeirão chegou no fundo do poço? Será que o Émerson Ávila vai conseguir segurar as pontas com esta equipe? Tô com dó do jovem técnico. Parece ter entrado numa barca furada. É hora do ZZPerrela dar a cara a tapa se é que ele realmente é cruzeirense. Esse time atual tá parecendo o time do patético naquela fase que caíram para a segundona. Tá preocupante. O Keirrison não deveria ter entrado no início contra o FLU. Jogamos 90 minutos com 1 a menos.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 09-09-11 20h15min
Luiz Estevão saiu Senador e prá lavar dinheiro, fundou e logo afundou o Brasiliense... Zezé Perrella também saiu Senador e por dinheiro, afundou o Cruzeiro!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 09-09-11 20h31min
João, nossa diretoria, no corrente ano, abusou do direito de errar. Alguém daqui frequenta a Toca? E saberia dizer o que realmente acontece com o farias?
 João Duarte | Vit�ria | 09-09-11 21h41min
A resposta ao POLE = DERSON,
Derson, infelizmente Paraná está suspenso (3º cartão)
Keirrison e Charles não podem atuar por força contratual
Fábio, Vitor, Victorino, Diego Renan, Wallyson e Wéllington Paulista estão contundidos.
Ávila confirmou o time :
Rafael, Guerreiro, Léo, Naldo e Everton; Fabrício, Gilberto e Roger; Montillo; Ortigoza e Bobô.
A meu ver um time experiente, com rítmo de jogo, mas, que terá dificuldades para marcar o 4-3-3 do Santos...
 João Duarte | Vit�ria | 09-09-11 21h46min
Bom frisar que o time Santista também não é lá estas coisas :
Rafael, Christian, Dracena, Durval e Léo; Henrique, XXXXX e Felipe Anderson; Borges, Allan Kardec e Neymar. O Santos entra com 7 titulares em campo. O Cruzeiro com 4 apenas. E o jogo vai ser dureza, mas, podemos surpreender se abrirmos o placar. O perigo eh a juizada...
 João Duarte | Vit�ria | 09-09-11 21h49min
Sobre o FARIAS o misterio permanece... se a gente paga o salario porque nao usar o jogador ? Pior do que os que vinham tendo chances no ataque ele não é...
 Sandro | Uberaba | 10-09-11 07h14min
João Duarte, obrigado por mais esta bela coluna! Concordo com quase tudo que escreveu. Está claro que nossas maiores carências são as laterais e o ataque, a diretoria foi omissa na contratação de laterais e errou muito com os atacantes, só vieram apostas e nenhuma deu certo. Ao meu ver o Gilberto deveria ter sido liberado no início do ano, e o Bernardo ficado. Porque "doar" o Bernardo, trazer o Bruninho, e depois ainda vender o Dudú? acho incoerência...
 Luiz - Zona da Mata | Não definido | 10-09-11 07h16min
Caro João, acompanho o site desde 2008, mas comento pouco. Sua coluna, como sempre, foi objetiva: nossa reposição foi fraca para o ataque - trocamos velocidade por homens de área e o resultado é o que estamos vendo. Uma outra situação que me preocupa: nossa laterais pouco atacam e não defendem tão bem. O fato de nao atacarem faz com que percamos poder de fogo, o que juntado com o fato de não ermos atacantes velozes, vem deixando o time apático. O Montillo armar e correr....
 Luiz - Zona da Mata | Não definido | 10-09-11 07h22min
... Tenho para vc joão, como estudioso e pessoa que acompanha o futebol uma proposta - quem sabe até para uma coluna futura: na série B não teria uma lateral direito, esquerdo e/ou um atacante veloz para fazermos reposição. Exemplo: vi alguns bons jogos: Nino Paraíba LD do Vitória, Lima LE do Paraná, Rildo Atacante do Vitoria (fez uma bobagem ao tentar agredir o Juiz), e outros. João, não tem meio campo que consiga criar com um ataque que não movimenta; situação q piora por falta de laterais
 Sandro | Uberaba | 10-09-11 07h24min
O Paraná foi muito importante em 2009 e 2010, mas ultimamente seu futebol caiu muito, não acerta um chute, erra muito passe (armando contra-ataque) e está fraco na defensiva. O termo "Paranada" está lhe caindo bem ultimamente. Discordo do que disse quanto a estar jogando há 3,5 anos, pois seu trabalho é este! - Por ex, o Sr. trabalha há quantos anos? Sua produção caiu nos últimos anos? - Ele é muito bem pago para jogar (aproximadamente 70 vezes por ano), se não der conta não serve.
 Sandro | Uberaba | 10-09-11 07h31min
Para este ano, não espero muita coisa, ficar entre os 10 já está bom para o elenco que temos. Torço para que o Ávila consiga se manter e que tenha sua oportunidade com um time melhor em 2012. Para que isso aconteça, será fundamental que os garotos da base joguem tudo que sabe (principalmente os 2 laterais), que o Paraná volte a jogar ou futebol de 2009 (ou desapareça), que os zagueiros diminuam as falhas, que o Charles recupere sua forma e o Montillo continue carregando o time nas costas!
 Sandro | Uberaba | 10-09-11 07h38min
Este fim de campeonato servirá também para avaliar os que devem continuar em 2012. O Roger por ex, eu tenho dúvidas, pois é muito bom mas omisso quando mais precisamos. Guerreiro acho que deve ficar, é um bom reserva. Os 4 laterais (D.Renan, Gabriel, Gil e Vitor) deverão ser avaliados, e só ficarem se a evolução for muito grande. Talvez os 2 da esquerda fiquem para 2012, na direita acho dificil manter os 2, talvez segurar o melhor deles e trazer um titular absoluto...
 Sandro | Uberaba | 10-09-11 07h47min
Resumo para 2012 (minha opinião): Não precisamos de ninguém para o gol nem para a zaga. Contratar 2 laterais indiscutíveis e manter 2 dos 4 atuais. No meio, podemos manter Fabricio, Charles (?), Guerreiro (reserva), Everton e Eber, trazer mais um para o lugar do Paraná; liberar o Gilberto, avaliar o Roger, Elber e Bruninho, talvez trazer mais um meia ofensivo. No ataque podemos manter o Walyson, temos que avaliar os 2 últimos (Keirrison e Bobô) e liberar os demais; Trazer um camisa 9...
 Sandro | Uberaba | 10-09-11 07h52min
... Temos que trazer um camisa 9 indiscutível para atuar com o Walyson, isso se bobô e K9 estiverem bem para reserva. Caso contrário, precisaremos de 3 peças para o setor. Resumindo, basta trazer os laterais e os atacantes que faltaram em 2011. Na minha opinião, o Ávila deve ser mantido independente do resultado deste ano (até se fosse rebaixado - o que não vai acontecer). Saudações Celestes!!!
 DERSON | LEME | 10-09-11 11h22min
JD me desculpe a escalaçao que fiz é a do Cruzeiro que gostaria de bver em campo(apos as saidas de departamento medico). Hoje teremos um jogo misto.
 Getúlio.gov | Não definido | 10-09-11 15h19min
Moral da história, isso só vem comprovar a péssima presidência dos Perrelas nos últimos anos, mas em 2011 ele tá se superando, como pode o time ter um monte de atacantes fracos e nenhum de velocidade? E vc ainda tem esperança nesse Keirrison que há 2 anos não joga nada, não tem como justificar o que os Perrelas estão fazendo esse ano, ainda bem que será o último capítulo, e tomara que não tenha um fim trágico.
 jlt-bh | Não definido | 10-09-11 19h44min
"O Santos vai vencendo só por 1 X 0", diz o locutor do Sportv. Agora é assim: contra o Cruzeiro a expectativa é goleada. Mas não é pra menos: como joga mal o time Perrela! E por falar em Perrela, depois de montar esse timeco, torrando toda a grana do clube com uma dúzia de atacantes absolutamente incompetentes, ele foi pra Brasília, fazer mais grana pra comprar fazendas. Parece mesmo que esse ano vamos brigar lá em baixo pra não cair. Triste realidade, mas perfeitamente previsível. Fora Perrelas
 estrelado campeão | Ubá  | 10-09-11 21h20min
Olá João Duarte. Estou lendo sua coluna após a derrota para o Santos. Sobre o jogo em si, só entramos na partida depois do gol do Santos. Mas gostei da postura principalmente no segundo tempo. Sobre a análise,muito sensata e acertada; é público e notório como o time está desgastado fisicamente. E gostaria de acrescentar a questão do treinamento de goleiros: Fábio está mais inseguro esse ano, rebatendo bolas de socos sem necessidade e as vezes muito mal posicionado.
 lanza | Vitória | 10-09-11 21h21min
Caro Joao,realmente nada para comentar neste sabado,este resultado contra o santos ja era esperado.Esta dificil,estamos num chamado CONTROL C e CONTROL V de sucessivos de erros, ja amplamente comentados nesta coluna,desconheco o descaso que continua desta diretoria em fim de mandato, deste grande time da cidade,sera mesmo um grande time ? sds Lanza
 João Duarte | Vit�ria | 10-09-11 21h26min
Meus amigos,
Lutar o time até que lutou, mas, perdemos e ficamos mais próximos do Z4. O jogo contra o América é muito importante para o Cruzeiro e não poderemos vacilar.
Infelizmente os últimos meses do Zezé Perrela tem sido os piores de todos os seus tempos. Está desaparecido e nesta hora a presença do comandante é fundamental.
Ainda bem que as eleições no clube serão em 03 de outubro. Emerson Avila colocou o time em campo e queimou a substituição de Gilberto ao fim do 1° tempo.
 João Duarte | Vit�ria | 10-09-11 21h30min
O Cruzeiro que fez um 1° tempo fraco e sem sorte pois Montillo perdeu o pênalti e para nossa sorte os 2 lances duvidosos o bandeira anulou. Creio que no 1° lance o Edú Dracena estava um pouco adiantado quando houve a raspadinha. E no 2° lance o jogador do Santos fingiu que não queria participar mas estava na direção da bola.
No 2° tempo o Cruzeiro adiantou o time e teve boas chances de gols com Bobô, com Montillo e de novo com Bobô logo de cara. Depois da expulsão do Léo continuou melhor...
 João Duarte | Vit�ria | 10-09-11 21h33min
Mas, infelizmente não conseguimos o mais importante que era pontuar e deveremos perder a 13ª posição, terminando a rodada em 14° lugar com 28 pontos. A sequencia é América (N), Coxa (F), São Paulo (C) e Bahia (f) e espero que o Cruzeiro marque pelo menos 7 pontos nestes 4 jogos. Agora a gente precisa mesmo buscar logo os 45 pontos e secar quem está em baixo.
 estrelado campeão | Ubá  | 10-09-11 21h36min
Reitero o que disse anteriormente na sua última coluna : é escapar da degola o quanto antes e depois deixar os garotos da base atuarem até o fim do campeonato, sem contudo repassar a pressão por resultados e sem cobrar grandes atuações em todas as partidas. Vamos ter a mesma paciência com os garotos, tal como temos como vários "forasteiros".
 Getúlio.gov | Não definido | 10-09-11 21h45min
Qdo disse que vc era otimista ao extremo, acreditando que com esse time podíamos chegar ao G4, vc se sentiu ofendido e desceu a ripa falando que quem critica não é Cruzeirense,agora vc muda o discurso e fala em fazer logo 45 pontos,essa fase do Cruzeiro tá desenhada desde o início do ano,qdo não contratamos um lateral direito e nenhum centroavante que resolvesse e vc e alguns sempre querendo justificar as contratações oportunistas dos Perrelas pensando que vai dar certo.
 Getúlio.gov | Não definido | 10-09-11 21h49min
Lembro bem qdo vc disse que Ortigoza era uma boa contratação, atacante de força jogo aéreo e etc,, e taí a lástima que é, por fim pra resumir, venderam o TR, e de lambuja o empresário empurrou esse Bobô, e veio tb keirrison, aquela bola do Montillo que sobrou pro Bobô resume bem pra que ele veio.Não tenho pretensão nenhuma de ser dono da verdade, apenas quero ver meu Cruzeiro brigando lá em cima e não viver de passado igual as rosanas.
 estrelado campeão | Ubá  | 10-09-11 22h16min
Getúlio, permita-me fazer um comentário dentro do seu : para compor elenco o Ortigoza é sim uma boa opção, não deve ser considerado como ator principal. Sobre o Bobô gostei mais da autação dele que a atuação do K9. Perdeu gol feito, mas movimentou-se bem e quase fez um de voleio. A coisa que não entendo, é porque não utilizar o Farias se estamos contratando atacantes com as mesmas características do argentino. Sobre Perrela concordo contigo : fui ótimo, mas seu carnaval já passou, adeus Perrela.
 pyxis | BHZ | 11-09-11 00h04min
JDuarte,
Você acha mesmo o Victorino uma "grande contratação"??? A maior de 2011???
Então, parafraseando o falecido e saudoso Kagunga, diga alguma coisa do rapaz aí? Mosre como uma "grande contratação" pode passar de liso sem disputar uma partida sequer na competição como o Brasileiro???
Estou curioso !!!!
 pyxis | BHZ | 11-09-11 00h07min
JDuarte,
Você é um eterno e incorrigível sonhador. Fica especulando sobre nomes de jogadores quando sabe que o futebol brasileiro NÃO FUNCIONA com "... vai lá e contrata..." - Felício e outros dirigentes, antes de 1990, fazia assim. Hoje já era!
Admita que a direção do Cruzeiro, especialmente ZZP, depoisde alguns negócios feitos, não tem boa reputação e credibilidade junto a dirigentes de outros times. Tenho dó do próximo presidente para tratar de negociações. ZZP ferrou com tudo!
 SorinEterno | Sta Maria | 11-09-11 08h08min
Agora é a hora de deixar a reclamaçao de lado e vamos apoiar. Este jogo contra o America temos que lanchar a campanha "A GRANDE VIRADA",o time necesita de nosso apoio. Vamo la galera vamos provar pra todos que amamos o Cruzeiro e vamos lenvatar e erguer este time vamos mostrar que estamos com eles na ALEGRIA e na TRISTEZA. Eles necessitam do nosso apoio. Depois de ergurmos este time vamos cobrar uma FAXINA no Cruzeiro a começa pela diretoria. TA NA HORA DE DA FORÇA A CLARET. UNIDOS SEREMOS FORTE
 João Duarte | Vit�ria | 11-09-11 18h20min
Evandrão... sem esta de incorrigível sonhador,
Se há capacidade financeira no elenco para pagar R$ 250 mil para Farias, R$ 200 mil para o Brandão, R& 40 mil para o Reis, R$ 150 Mil para o Ortigoza, então eu ficaria com :
- Thiaguinho = R$ 32 mil
- Wéllington Paulista = R$ 160 mil.
- Bobô ou Keirrison = R$ 192 mil
- Anselmo Ramon = R$ 32 mil
Com o $$$ aplicado em Farias, Brandão, Reis e Ortigoza, traria um atacante inquestionável = R$ 640 mil
Isto seria SONHO ?
 João Duarte | Vit�ria | 11-09-11 18h27min
E quando a gente olha para o meio-campo você teria coragem de trocar Gilberto, Roger e pelo menos um dos 3 volantes experientes do elenco (Paraná, Everton ou Leandro Guerreiro) por Alex10 ?
É questão de escolha.
E de reconhecer como montar o elenco com opções mais baratas em outros setores, mas, mantendo uma espinha dorsal forte no elenco ?
Isto é SONHO ?
Não, meu grande amigo Evandrão. É questão de escolha.
Veja que estou falando em buscar jogadores ídolos Alex e Fred
 João Duarte | Vit�ria | 11-09-11 18h29min
Se com um pouco de arrojo era possível trazê-los para o Cruzeiro, imagine sendo um diretor de futebol recém-empossado que recebrá o clube sem ter adiantado verbas de TV de 2012, com uma base com jogadores que podem ser conservados e de bons valores revelados em casa.
Se o Bernardo não for adquirido pelo Vasco por 1.5 milhão de euros, ele volta e é opção de meia-atacante. Mas, se ele sair, como tudo indica, é mais $$$ que chega para acertar o elenco.
 João Duarte | Vit�ria | 11-09-11 18h33min
Como não olhar para um jovem jogador como este OSVALDO do Ceará e não ver valor no menino ?
É tempo de aproveitar a boa onda do KIEZA no Náutico e fazer $$$ com ele.
O nosso meio precisa de jogadores dinâmicos. Vi o experiente Michel jogar bem desde o ano passado. Mas, será que não podemos contratar uma promessa como o Dadá do Guarani, ou um bom organizador de jogo como o maicon do Figueirense ?
Ora, Evandrão...isto não é sonho.
 jlt-bh | Não definido | 11-09-11 19h49min
Caro J Duarte. É realmente terrível a situação do nosso Cruzeiro. Vai terminar essa rodada a apenas 4 pontos do rebaixamento. Mas pior que isso, teria que fazer ainda pelo menos mais 17 pontos nos 15 jogos restantes, para atingir 45 e escapar da degola. Parece fácil, mas considerando o desempenho da equipe nas últimas rodadas e sua capacidade de reação, a tarefa fica muito mais difícil. Não acredito na capacidade do Émerson Ávila para mobilizar e colocar o time pra funcionar. É inexperiente e
 jlt-bh | Não definido | 11-09-11 19h50min
nem tem esse perfil. Meus prognósticos são bastante ruins. Acho que o Cruzeiro faz não mais que 10 a 12 pontos. Tomara que esteja enganado. Veja as probabilidades: Prováveis vitórias –Atlético GO (70% probabilidade), Atlético PR (70%). Prováveis empates : América (80%), Vasco (70%), Bahia (80%), Flamengo (60%), Atlético MG (80%). Prováveis derrotas: Coritiba (60%), Grêmio (80%), São Paulo (99%), Corinthians (80%), Botafogo (90%), Inter (70%), Avaí (90%), Ceará(85%).
 jlt-bh | Não definido | 11-09-11 19h54min
O Perrela anda dizendo que se o Cruzeiro for rebaixado ele muda de nome. E daí?! isso vai mudar alguma coisa? Nada. Só mostra aliás o despropósito que tem sido a administração Perrela nesses últimos tempos. Faz tempo que o Perrela perdeu totalmente o carismo para administrar e negociar jogadores. Quando assumiu o Cruzeiro, seu projeto era a conquista do Brasileiro. Até ai ele foi bem. Depois disso perdeu os eixos. Hoje ele parece cansado e desmotivado. Já deveria ter saído faz tempo.
 jlt-bh | Não definido | 11-09-11 19h57min
Desculpe pelos erros de digitação. Não é ignorância, é revolta mesmo. (Não é carismo e sim carisma)
 Teo_CMD | BHZ | 11-09-11 20h25min
Caro Joao, bem sei que é torcedor, como todos nós. Em momento algum o vi como Defensor da Diretoria, mas como defensor de suas ideias. Quando escrevemos em sua coluna, não é para atacá-lo, ou a Diretoria através de você, mas para expressar nossa indignação com o clube que foi chamado de Barcelona da América do Sul, antes do DESMONTE promovido IRRESPONSAVE! Complicou de vez, estamos juntos com a turma de baixo! Sem TIME, sem LATERAIS, sem ATAQUE, com um TREINADOR novo, e ATLETICANO! SOCORRO!
 Teo_CMD | BHZ | 11-09-11 20h30min
Caro Joao, bem sei que é torcedor, como todos nós. Em momento algum o vi como Defensor da Diretoria, mas como defensor de suas ideias. Quando escrevemos em sua coluna, não é para atacá-lo, ou a Diretoria através de você, mas para expressar nossa indignação com o clube que foi chamado de Barcelona da América do Sul, antes do DESMONTE promovido IRRESPONSAVELMENTE! Complicou de vez, estamos juntos com a turma de baixo! Sem TIME, sem LATERAIS, sem ATAQUE, com um TREINADOR novo, e ATLETICANO! SOCORRO
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 11-09-11 21h00min
Caro , João , o Oswaldo do Ceará já está sendo chamado do "Homen de U$ 3.000.000,00", acho que a concorrência vai ser grande para levar ele!!,pena que nossa diretória não tem mais força para lutar como antes quando nós ganhavamos de todos os times em uma concorrência pôr um jogador!! E falando de Lateral na serie B , veja o LD do Boa Esporte- Jackson 21 anos !!o que você acha ?? E também o Boiadeiro, LD do Ceará que já jogou no Ipatinga ??
 Marcbsb | Brasília | 11-09-11 21h58min
Essas idéias sobre possíveis contratações e organizações do time para o ano que vem são muito boas, mas acho que deveriam estar em segundo plano por enquanto. O time está completamente à deriva, os times de baixo da tabela estão reagindo e nós continuamos na mesmice de sempre. A verdade é que a segundona está batendo à porta e o Cruzeiro está doido pra ir lá abrir. O problema é que temos um time completamente previsível, sem criatividade e que depende dos lampejos do Montillo.
 Marcbsb | Brasília | 11-09-11 22h03min
Nem jogadas de bola parada nós temos. Não há opções para chegar ao gol adversário. Os jogadores q poderiam fazer algo de diferente ou estão machucados (Wallyson) ou foram doados (Thiago Ribeiro) ou vendidos (Dudú). E a gente tem que engolir o Perrella dizer que vendeu o Dudú porque era reserva. Ótimo, ele só esqueceu de dizer que os titulares não existem mais!!! A verdade é que a diretoria está colhendo o que vem plantando há anos. Qualquer semelhança com o Vasco do Eurico não é coincidência.
 LAMBERTUCCI | Vitoria | 11-09-11 22h12min
COMO QUE ESTA DESGRAÇA DE PERRELA FALA QUE É CRUZEIRENSE. ABANDONOU O CLUBE, VENDEU JOGADORES PARA ENCHER O BOLSO, E DEIXOU O CRUZEIRO NO ABISMO DA SEGUNDONA, COM O MONTE DE INCOMPETENTES NA DIREÇÃO DO CLUBE, COMO POR EXEMPLO VALDIR BARBOSA DIMAS E ETC... E O QUE É PIOR QUE O FUTURO PRESIDENTE É DA CORRIOLA DOS PERRELAS, OU SEJA PERRELA CONTINUARÁ GANHANDO DINHEIRO COM JOGADORES. O QUE O CRUZEIRO PRECISA É DE UM PRESIDENTE CRUZEIRENSE DE FORA QUE SABE ADMINISTRAR E QUE TENHA GANA DE SER CAMPEAO.
 DERSON | LEME | 12-09-11 07h42min
Joao fale sobre o canditato a presidencia do Cruzeiro Antonio Claret. O que podemos esperar dele a frente do Cruzeiro?
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 12-09-11 10h49min
Meu querido irmão João, que coluna!!! Isso é conhecimento de causa. É uma honra tê-lo do lado sempre, mesmo às vezes sem conversarmos meio instante. Vamos ao futebol, estamos muito ôrfãos de líderes abnegados, positivos. Acho que o momento é muito positivo para o Cruzeiro, tinha que acontecer de alguma maneira, algum dia. São muitas peças enquilosadas, peças que podem ser boas, mas que necessitam um recambio para a saúde institucional (1)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 12-09-11 10h55min
Isso deveria ser normal, não trágico, doloroso, polêmico, mas ainda falta muito caminhar para chegarmos nesse ponto. E quando a gente não dá conta, por orgulho, prepotência, arrogância, enfim, as mil e uma coisas que todos sabemos que é da condição humana, então aprendemos pela dor, só pela dor, em todos os espectros da vida. O momento é amplamente positivo, dentro e fora do campo haverá uma depuração, uma decantação, uma sangria. O unico que está em jogo é a perenidade institucional (2)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 12-09-11 10h59min
Preocupa-me o Estatuto, o tempo de permanência e a passagem de poder no clube, definitivamente se ficar engessado, a dor será maior. Nesse instante devemos pedir um gesto de grandeça dos nossos conselheiros no sentido de não retardar os processos, a sálvia nova reverdece as almas institucionais e estão ávidas à procura de espaços genuínos de progredir. CRUZEIRO é um desses espaços. "Ei, teacher, leave the kids alone". (3)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 12-09-11 11h04min
Seguramente, meu querido amigo, os jovens olharão mais para os torcedores reais e "virtuais", procurarão o sentimento de CASA para um clube de tanta história e tradição (mesmo que pequena, mas, própria), praticam todos os dias nas faculdades e nas empresas a trabalharem em equipe, na toma de decisões mais colaborativas... Os erros e acertos advêm dessa visão enquilosada, fechada, vazia de questionamento, temerosa do diferente. Agora só resta vermos o desfecho de 2011, se terá a nostalgia (4)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 12-09-11 11h07min
>> do início de 2011 (Barcelona das Américas) ou a tragêdia grega preanunciada pelos agoureiros de plantão. Só me resta dizer que gostaria que existisse debate de projetos para as eleições e que os nossos conselheiros se inclinem diante das idéias antes do que as pessoas. Um abraço e a honra de ser homenageado por você. JFS
 DERSON | LEME | 12-09-11 11h11min
Jorge Schulman, mais uma vez cometario coeerente.
 afelipe | Belo Horizonte | 12-09-11 12h22min
Muito boa avaliação! Seria ótimo se as coisas funcionassem assim como JFS colocou acima: se os responsáveis se inclinassem primeiro as idéias e não as pessoas. Teriamos mais avaliações como a sua dentro do clube.
 afelipe | Belo Horizonte | 12-09-11 12h28min
Falta muito ainda para o Cruzeiro (e o futebol brasileiro) se considerar um clube-empresa como alguns dirigentes enchem a boca para falar.
Mas com a dor agente vai evoluindo.
Só espero que o novo presidente venha para colocar o profissionalismo e o empreendedorismo (que tbm não concordo que seja sonho!) em pauta pq se for mais do mesmo será uma ducha de água fria em nos torcedores!
 João Duarte | Vit�ria | 12-09-11 12h29min
Prezado Jorge Schulmann,
Aprendemos com a história que toda crise gera um ponto de inflexão. Os sábios são aqueles que aprendem não apenas com os seus erros, mas, principalmente com os erros dos outros e atenuam o processo fazendo da crise um processo de oportunidade. Em 2012, parte do nosso problema estará resolvido com a liberação do INDEPENDÊNCIA. Isto permitirá ao Cruzeiro o lançamento de um programa de sócios que permita a venda de 20.000 cotas (10% para o time visitante).
 João Duarte | Vit�ria | 12-09-11 12h31min
Digo parte do problema, porque há mais mudanças a serem feitas na gestão do clube para que este tal deficit de R$ 4 milhões mensais seja eliminado.
Para se eliminar um problema é preciso que se conheça quais são as suas causas raízes e apesar de respeitar a capacidade gerencial dos Perrelas, não posso aceitar que um processo deste não possa ser evitado e eliminado.
Se há inchaço nas contas administrativas do clube (o famoso SG&A), o que precisa ser feito é uma re-estruturação.
 João Duarte | Vit�ria | 12-09-11 12h37min
Outro ponto que incomoda é o resultado das tais parcerias e este número de jogadores absurdo que o Cruzeiro ainda mantém sob contrato.
Os meninos da base :
- premissa 1 : não se pode fazer contrato antes dos 14 anos
- 30 do infantil (sub16)
- 30 do juvenil (sub18)
- 30 dos juniores (sub20)
- 22 jogadores promissores que estouraram a idade e são colocados em outros clubes para se acompanhar a sua performance - 33 profissionais do elenco principal. Prá que mais ?
 João Duarte | Vit�ria | 12-09-11 12h40min
Isto acaba por inflar a nossa folha salarial, com pouco resultado nos últimos tempos.
Qual jogador que foi recuperado dos parceiros depois do Charles em 2007 ?
E segundo consta o Cruzeiro chegou a ter mais de 230 profissionais sob contrato. Se o salário médio deste pessoal é da ordem de R$ 20 mil. Os 80 atletas excedentes estão gerando um passivo mensal da ordem de R$ 1.6 milhão. Isto fora as comissões técnicas e outros profissionais envolvidos.
É um ponto para avaliação ou não ?
 João Duarte | Vit�ria | 12-09-11 12h43min
Sobre o Antônio Claret Nametala posso lhes afiançar se tratar de um grande cruzeirense. Mas, uma andorinha só não faz verão diz o ditado.
É preciso se conhecer os projetos dos candidatos, o que vão mudar, o que vão conservar, onde vão inovar, qual a equipe de trabalho, que racionalização será feita, como vão avaliar o crescimento da instituição, qual o projeto para o futebol. Que projetos têm para os outros esportes, como pretender atrair mais sócios, entre outros temas.
 João Duarte | Vit�ria | 12-09-11 12h45min
Dr. Gilvan do Pinho Tavares é também um grande cruzeirense e não será um "marionete" nas mãos do Zezé Perrela como alguns poderiam pensar. Uma coisa é ter o apoio político do presidente que nos comandou nos últimos 16 anos e outra coisa bem diferente é ser refém de um modelo organizacional. Podem esperar uma mudança de estilo.
São pessoas muito diferentes.
é tempo de mudar o clube. E o que mais espero é que o novo presidente possa aproveitar tudo de bom da atual gestão e melhorar mais
 João Duarte | Vit�ria | 12-09-11 12h48min
Creio que a antecipação para 3 de outubro será benéfica porque a nova gestão poderá fazer o seu plano de trabalho, antecipar a questão orçamentária e priorizar os investimentos. Infelizmente a incerteza da continuidade na 1ª divisão poderia atrapalhar alguma coisa, mas, caso a melhoria de rendimento se confirme nas próximas 4 rodadas, o clube terá todas as chances de se planejar melhor e estruturar para 2012. Continuamos na torcida
 João Duarte | Vit�ria | 12-09-11 12h50min
Téo_CMD,
Nos conhecemos desde a mais tenra idade, afinal fomos colegas de grupo. Você sabe que sou cruzeirense desde que me entendo por gente. Defendo as minhas idéias, sempre.
Aqui, temos alguns colegas que julgam que escrevo neste espaço apenas porque sou "comprado pelos Perrelas" ou coisa que o valha. Não é verdade.
Estes mesmos colegas se voltarem no tempo verão que a cada fim de ano, sugeri pontos de melhoria não só técnica como administrativa e não fui ouvido.
 João Duarte | Vit�ria | 12-09-11 12h53min
Acertei em algumas indicações e errei em outras (mas, como nível de acerto muitos furos acima da média pode me acreditar), mas, o objetivo sempre foi de contribuir para melhorar o clube. Tem gente que acha que é "doença" conspirar a favor, mas, que julgam que saudável é só fazer a crítica pela crítica... não vou jamais concordar com eles.
É preciso entender a passionalidade que envolve a coisa do mundo do futebol e os gostos de cada freguês, mas, mais importante que isto é definir metas.
 João Duarte | Vit�ria | 12-09-11 12h55min
Todas as vezes que senti o barco navegando por mares turbulentos sempre procurei mostrar que havia uma saída... era assim a minha forma de contribuir.
E creio que a maioria dos que frequenta este espaço concorda comigo. Os outros que pensam de forma diferente sempre foram respeitados por aqui, mesmo quando falaram m3rda à vontade. Só que se tem uma coisa que não tenho é sangue de barata... E o revide aconteceu... com diplomacia, com galhardia, mas, não ficaram sem troco. Um abraço - JCD
 mrr | Natal | 12-09-11 13h47min
Assino em baixo JD! Complementando a questão da ausência de laterais, já em relação a última partida contra ao Santos, percebeu-se a ineficácia dos jogadores improvisados na lateral. Tudo bem que no segundo tempo melhoraram, contudo por mais que trabalhassem corretamente, de nada adiantaria pois não existia um centro avante alto para cabecear, Bobô e ortigoza são pintores de rodapé. Então não fazia sentido ficar cruzando para área, coisa que aconteceu excessivamente no segundo tempo. O que acha?
 mrr | Natal | 12-09-11 13h49min
Complementando... Se o treinador pediu que fizessem isso, então fico preocupado, pois não faz sentido lançamento para área sem ter jogador que ponha a bola para dentro. Acredito que tenha sido um pedido de desespero do nosso treinador, se é que ele pediu isso!!!
 SorinEterno | Sta Maria | 14-09-11 10h02min
Como um conhecedor de causa nao seria melhor o Cruzeiro atuar no 3-5-2. Isso nao acabaria com a improvizaçao??
 eliana_azul | bh | 14-09-11 14h57min
CRUZEIRO SEMPRE!!!!
 eliana_azul | bh | 14-09-11 14h57min
CRUZEIRO SEMPRE!!!!
 SorinEterno | Sta Maria | 14-09-11 20h40min
JD com as eleiçoes do Cruzeiro se aproximando e vendo-se mais uma chapa se formando merece uma Coluna pra a gente ficar a par do que acontecera, e de quebra conhecermos o que cada candidato tem de melhor e pior a oferecer a frente do Cruzeiro. Como conhecedor da causa acredito que vc destrincharar de letra este assunto"PRESIDENCIA DO CRUZEIRO".
 leonardohenke | Uberlandia | 15-09-11 20h50min
2011 só nos resta torcer para não cair, e depois montarmos um time para 2012. Primeiramente espero que a conversa do próximo presidente seja de manter o craque Montilho, e trazer reforços. Daí o Cruzeiro dveria estabelecer o técnico, colocar jovens promessas para jogar, para ver se algum rende o esperado, e começar reforçando com a liberação de pelo menos uma meia dúzia de jogadores.
 leonardohenke | Uberlandia | 15-09-11 20h52min
Com a contratação do Etoo o Diego Dardeli poderia estar insatisfeito e querendo voltar, seria uma peça que se encaixaria perfeitamente no ataque cruzeirense, falta tambem o faro de gol, que o Marcelo Moreno tem de sobra, com estes dois e Wallisson e WP na reserva teríamos um excelente ataque.
 nadia2007 | BH | 15-09-11 21h12min
Mestre João: A única coisa de positivo que aconteceu em toda essa crise no Cruzeiro foi o aparecimento de mais duas chapas para a presidência do clube. Até sexta-feira passada, o Gilvan era o único candidato, o que me deixava muito preocupada, porque só em ditaduras não existe oposição. Estava na hora dos conselheiros do Cruzeiro sairem do comodismo e se envolver mais no destino do clube. Sexta-feira passada assisti ao programa a Hora da Raposa com a participação do candidato Gilvan.
 nadia2007 | BH | 15-09-11 21h19min
Ele me pareceu sensato e conhecedor de futebol, participando da vida do clube há muitos anos. O que me preocupou foi quando falou do Dimas Fonseca, ele elogiou o trabalho dele e deu a entender que vai mantê-lo no cargo de gerente de futebol. Acho que todos nós gostaríamos que você fizesse uma análise dos três candidatos e o que nós poderíamos esperar de cada um se fosse eleito.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 11h46 [0 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster