Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

21/08/2011 | Joao Duarte
Tempo de Clássico - Antes do Jogo

Na atmosfera dos grandes jogos não dá para fugir da máxima de Mário Jardel : "Clássico é clássico e vice-versa".

Mundo Azul,


O que projetar deste jogo ? - Claro que o que vou escrever aqui não pode ser novidade no universo dos clássicos, mas, com um arranjo um pouco diferente, em 4 atos. Afinal, cada jogo destes tem a sua história.

1 - O momento atual dos times antes do clássico...
O Cruzeiro conseguiu fazer 24 pontos em 18 jogos e está no meio da tabela. Vem oscilando o rendimento e vive uma reformulação no time. A tal base do Adílson Batista já não existe mais com as saídas em 2011 de Jonathan, Henrique, Thiago Ribeiro, Leonardo Silva, sobrando Fábio, Diego Renan, Fabrício e Paraná daquele elenco do duplo Hawaii 5-0.
Já o adversário continua com 15 pontos e já acumula 11 derrotas na competição, tem uma defesa muito vazada com 36 gols tomados e acusa um desequilíbrio emocional. Entrou no Z4 e não tem mostrado consistência futebolística. Se tomarem um gol podem se desestabilizar demais ainda.
Mas, que ninguém duvide, este será o jogo da vida do time atleticano. Se eles não conseguirem reagir contra o rival estadual, vão entrar em depressão ainda maior e poderão realmente caminhar a largos passos para a BI-CAÍDA. Por esta razão, trata-se de um clássico especial, com nuances diferentes. O Cruzeiro terá que empregar raça, jogar com fome de bola, de forma objetiva e inteligente. E trabalhar bem a bola para acalmar a volúpia cacarejante, e pressionar o adversário no início do jogo, pode ser estratégia interessante.

2 - E o sistema tático, o que adotar ? - Desde a saída de Cuca e as perdas dos homens de velocidade no nosso ataque, creio que seja tempo de montar não só um novo elenco e um novo time. Mas, sobretudo, encontrar uma outra forma de jogar, agora à moda de Joel Santana.
Confesso que se gosto de usar linha de 4 na defesa e 2 armadores no meio-campo (dos quais um deles tenha condições de recuar como um 3º homem de meio e fazer o corredor de um dos lados), não concordo em compactar do meio para trás, dar ao adversário a tal posse de bola estéril e sair nos contra-ataques.
Isto se torna ainda mais complicado quando o time não dispõe de grandes opções de velocidade. No nosso caso as perdas de Wallyson e Thiago Ribeiro foram importantíssimas e tem que merecer uma análise mais detalhada.
Ortigoza, Wéllington Paulista e mesmo Montillo, não vão conseguir cruzar os 50 m finais de posse de bola e ainda se chegar na área para concluir com oxigênio suficiente para se tomar a decisão mais adequada.
E aí, meus amigos, tome último passe equivocado, posicionamento errado do atacante, chute mal calibrado e coisas do gênero. É o que no popular se chama de correr errado.
E a contramedida invariavelmente é treinar conclusões a gol... Errado. Estão atacando o efeito e não eliminando a causa.
Para se assumir o papel de protagonistas em campo é preciso se correr riscos. Ao se compactar o time entre as linhas imaginárias dos 30 e 70 m, imaginando-se que os campos tenham 100 m de comprimento por 75 m de largura, falamos de distribuir os jogadores com correção para cobrir uma área de 3000 m². Se o adversário tem boas opções de velocidade, uma bola nas costas sempre será um perigo, neste caso, é fundamental observar no adversário quem tem condições de fazer o lançamento e lhe diminuir os espaços.
É a história do cobertor curto. Os adversários poderão criar perigo até mesmo com um chutão da defesa, mas, se o time estiver bem posicionado, os riscos serão mínimos.
Por outro lado, marcando mais á frente, toda e qualquer bola recuperada pode ser letal, porque jogadores como Dudú, Montillo e Roger dispõem de muitos recursos técnicos, como driblar e arrancar em velocidade para a área. Mais do que isto, chegarão na zona de arremate com reserva física para tomar a melhor decisão de chute ou de passe, uma vantagem considerável. Deste jeito, o ataque tem muito mais chances de ser efetivo, as assistências terão maior índice de acerto e a passagem dos laterais Vítor (em performance crescente) e Diego Renan (com grande força física e recuperando a auto-estima) serão fatores dee grande valia. O Cruzeiro poderá chegar com 7 jogadores na zona de tiro, porque Fabrício e/ou Charles também tem a arma do tiro de média distância.
O desafio no entanto será encontrar o equilíbrio que nos permita defender também com 7 jogadores. Com mais opções de velocidade, o time poderia jogar sim um pouco mais atrás, minimizar os riscos defensivos e sair com muita força para o ataque.
Foi por esta razão que defendi e ainda defendo a reincorporação do menino Thiaguinho que está encostado no Goiás e poderia nos ajudar muito sendo uma opção de velocidade.
As chegadas de Bobô e Keirrison trazem algum alento ao nosso elenco com vistas ao 2º turno, isto, se eles conseguirem reproduzir no Cruzeiro os seus melhores momentos. Afinal, se a gente for olhar jogador contratado pelo nome, do outro lado, o que mais tem é ETIQUETINHA, só que isto não representou terem formado um time.
É jogo de alto risco para ambos os lados. Quem perde normalmente tem estragos na sua performance. Não tenho dúvidas que o Cruzeiro perdeu o título de 2010 naquela derrota no clássico em Uberlândia, pois, aquilo nos obrigou a nos expor mais nos demais jogos em casa e decorreram do fato outras derrotas naquela reta final.

3 - O time atleticano não é ruim... só que ainda não encaixou - Vejam que um time que tem Rever, Leonardo Silva, Lima, Mancine, Dudú Cearense, Daniel Carvalho, Toró, Guilherme, André, Magno Alves, RicKY, Pierre, Leandro Silva, Fábio Costa e recentemente dispensou Ricardinho, Zé Luís, Diego Souza, Patric (investiu R$ 2.5 milhões no rapaz), Ricardo Bueno, Rafael Cruz não pode falar que não contratou ETIQUETINHAS, jogadores tidos e havidos como bons jogadores. Ocorre que o presidente deles tem tentado de tudo, são 70 jogadores nos últimos 3 anos, dos quais uns 11 com histórico de conquistas de títulos com a camisa azul... Mas, não vive boa fase.
Que não seja o Cruzeiro a lhes dar a chance de recuperação.

4 - Qual o time e esquema tático eu usaria no clássico ?
- O time que está hoje na minha cabeça, aramado no 4-2-3-1 é o seguinte : Fábio, Vitor, Naldo, Léo e Diego Renan; Paraná (Charles) e Fabrício; Montillo, Roger e Dudú; Wéllington Paulista (Bobô).

Não sei a situação atual do Victorino, mas, se ele se julgar em condições de jogo, entra no time e Joel que se vire para escolher o seu companheiro de zaga.

5 - Existe receita para se vencer clássicos ? - Antes da bola rolar não tem esta de favorito. Pontuação na tabela não quer dizer absolutamente nada.
O mais importante é o espírito que o Cruzeiro entrará em campo. O nosso time tem por dever correr mais que o adversário que terá jogo decisivo contra o Botafogo pela copa Sul-Americana no meio de semana. Embora em clássicos a gente nunca possa desprezar a máxima de Mário Jardel :
Clássico é clássico e vice-versa.
Mas, quero lembrar a história de Dirceu Lopes e Roberto Batata indo para o Mineirão numa Kombi da viação Avenida (empresa de ônibus de Cármine Furletti, o nosso histórico diretor de futebol dos anos 60 e 70), quando passaram por um grupo de atleticanos festejando, comemorando a vitória antes da hora. Dirceu Lopes sem pestanejar vaticinou : "Roberto, é sempre assim desde que mundo é mundo, eles fazem festa antes da hora, mas, depois, o que eu sei é que os vejo quiemando camisa e enrolando as bandeiras para voltarem para casa. Mas, prá que isto seja possível, eu corro 100 vezes mais contra eles..." E não foi por outro motivo que ele ficou marcado como o maior jogador da história do clube, na opinião de muitos. Dirceu Lopes foi sem dúvida um dos baluartes que nos permitiram de 1965 a 1977, obter 10 campeonatos mineiros em 13 disputas, fazendo em muitas delas o gol decisivo...Dirceu Lopes não era só talento puro, mas, era provido de raça descomunal. E sabia que vitória em clássico vale mais do que os pontos na tabela. Ô se sabia !!!

E será que o Gil será vendido ?
Tirei o Gil fora do jogo, porque tudo indica que ele será negociado com o Vallenciennes da França, cabendo ao Cruzeiro a barriga de aluguel.
Sei que esta foi a estratégia do Cruzeiro por vários anos, mas, está claro o esgotamento deste modelo dos bicheiros (rateamento dos riscos, fazendo-se a descarga em frações mínimas de 20 a 25%, com 4 a 5 sócios nos direitos dos jogadores... Keirrison nos tempos de Coritiba tinha 8 interessados dividindo os direitos, um verdadeiro exagero).
E creio que Dimas e Zezé Perrela já tenham enxergado o fato e a partir de 2010, houve mudança e realinhamento na estratégia, vide as negociações de Montillo e Victorino cujos direitos majoritários são do clube.

E os palpites para a 19ª Rodada ? -
1 - Atlético-MG x Cruzeiro - Tenho que apostar no Cruzeiro.
2 - Corinthians x Palmeiras - Empate
3 - Flamengo x Vasco - Ambos vivem bom momento. O Vasco já está na Libertadores, portanto, empate é o melhor palpite.
4 - Coritiba x AtléticoPR - O momento do Furacão é melhor, mas, o Coritiba tem um time muito certinho. Dá Renato Gaúcho sobre Marcelo pacote.
5 - Grêmio x Internacional - Celso Roth vai comer o Dorival. Dá Grêmio.
6 - Avaí x Figueirense - No Scarpelli o Figueirense é muito forte. Mas, o avaí tem a chance de pontuar. Empate.
7 - Fluminense x Botafogo - Fred vai acabar com a empáfia do Botafogo ? Sei não, um empate é o melhor resultado.
8 - Santos x São Paulo - Muricy de novo vai sair da Z4... Adílson balançará.
9 - AméricaMG x AtléticoGO - Dá Coelho.
10- Ceará x Bahia - Dá Vozão.

E a complementação da Loteca ?
11 - Salgueiro x Barueri - Empate
12 - Portuguesa x ICASA - Lusa na cabeça (mas, cercar a zebra é de lei)
13 - Vitória x ASA - Dá Vitória, favorito destacado. Marquinhos voltou a jogar
14 - Ponte x Náutico - Dá Ponte... Mas, Elicarlos e Keiza fazem a festa no time do Timbú que está crescendo. Não custa cercar um empate.
15 - Bragantino x Paraná - Dá o time da terra da linguiça. Braga na cabeça.

Esta coluna foi escrita como homenagem especial á minha filha mais velha :Jéssica Nicoli Chiabi Duarte que passou por cirurgia esta semana e passa muito bem, com a graça de Deus. Te amo incondicionalmente Jejé !!!

E as homenagens da coluna hoje vão para : RDish (ele sabe porque da homenagem, vamos ver se não falha), Carlos H. C. Campos, Dr. Olecram, Jerônimo, Leonardo 2, Léo Gontijo, Elias Guimarães, Fusil Cruzeirense, Franklin Bronzo (era o Palestrino41), Rodrigo Andrade ou Alex10, Jorge Schulmann, Eliezer Mattos, Clemenceau Jr., Evandro Oliveira, Wilson Flávio, Meg & Geraldo (Brasília), Beth Makennel, Céu de Sorocaba, Moema - FOX, Nando & Marcinha (Chicago), Dr. Neverminder, Gener, Rubens Hurtado, Hermes Freitas e Nádia Schleiss (uma grande conhecedora das coisas do Cruzeiro e que anda sumida ou senão adotou outro nickname que desconheço). Afinal, em tempo de clássico não dá para esquecer da Velha Guarda...

Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Cuné | BSB | 21-08-11 11h37min
Grande João, como sempre, ótima coluna. Pra ser sincero, eu não quero saber que esquema o Joel vai usar, o que fazer para conter o impeto galináceo e nem posição em tabela. Só consigo pensar em uma coisa: GHEGA DE LEVANTAR DEFUNTOS!!! Espero que os atletas tenham em mente o que este jogo representa para a torcida. Queremos a vitória, estes três pontos são ais importantes pra nós do que para eles. Temos de terminar o turno com moral para tentarmos parar de adiar nossa reação. Joga bola time!!!!!
 João Duarte | Vit�ria | 21-08-11 11h38min
Valenciennes : confirmation pour le successeur de Bisevac En déplacement ce dimanche après-midi au Parc des Princes, Valenciennes se présentera sans le successeur de Milan Bisevac, désormais sous les couleurs parisiennes. Pour autant, les dirigeants nordistes ne s'arrêtent pas de travailler en coulisses comme l'explique un communiqué du VAFC repris par L'Equipe. En effet, le club entraîné par Daniel Sanchez est en passe d'enregistrer une arrivée défensive intéressante en la personne de Gil.
 João Duarte | Vit�ria | 21-08-11 11h40min
Gil, le défenseur athlétique (1,88m, 84kg) de Cruzeiro. "Le VAFC s'est mis d'accord cette nuit avec le club de Cruzeiro pour recruter le défenseur central brésilien Gil, 24 ans, 1,88 m, 84 kg. Le nouveau joueur de Valenciennes est attendu en début de semaine prochaine pour passer la visite médicale d'usage." Espérons que cela aidera Valenciennes à se relancer après des débuts poussifs en championnat (un nul et une défaite). A notícia confirma que Gil se inegrará ao clube francês...
 João Duarte | Vit�ria | 21-08-11 11h42min
A resposta ao POLE POSITION inédito...o grande Cuné
Concordo integralmente com você, chega de dar sobrevida a times que estão em dificuldades. É hora de dar um empurrãozinho nas cocotas... Vamos lá Cruzeiro..
 João Duarte | Vit�ria | 21-08-11 11h42min
A resposta ao POLE POSITION inédito...o grande Cuné
Concordo integralmente com você, chega de dar sobrevida a times que estão em dificuldades. É hora de dar um empurrãozinho nas cocotas... Vamos lá Cruzeiro..
 Carlos Campos | Resende | 21-08-11 12h47min
É Mestre, obrigado pela homenagem a nobre "velha guarda". Lembrando sempre: "a velha guarda morre, mas não se rende". Penso que o pensamento do Joel será determinante para esse jogo. ELE PRECISA QUERER VENCER ! Temos jogadores tarimbados em clássicos que deverão chamar a responsabilidade: temos Fábio, Fabricio, Paraná..DiegoRenan já tem histórico. WP emplaca contra elas. Roger estreiou com vitória. MONTILLO PODE SER PEÇA CHAVE, pois PRECISA SE FIRMAR NOS CLÁSSICOS! Mas, penso que Joel é..
 Carlos Campos | Resende | 21-08-11 12h50min
Joel é o divisor de águas nesse classico. ELE TEM QUE ESTAR COM SEDE DE VITÓRIA. NÃO PENSO QUE A CAUTELA SEJA A MELHOR TÁTICA. Cuca está do lado de lá, desesperado e usando todos os fatores motivacionais. Realmente a imprensa vai CITAR O JOGO DA VIDA DELAS. Precisamos superar em VONTADE. O exemplo de Dirceu Lopes foi perfeito na sua coluna.E COMO CONSEGUIR ISSO? É semana para o nosso presidente ir na Toca antes de viajar para Brasília.É JOGO PARA O ZEZÉ PASSAR A SEXTA E SABADO NA TOCA!!!
 Carlos Campos | Resende | 21-08-11 12h53min
Se a diretoria náo teve como segurar nossos jogadores, PODE INJETAR ÂNIMO NESSA SEMANA DE CLÁSSICO. Estou com um sentimento de certo abandono do nosso presidente. DESMOTIVADO E SÓ PENSANDO NO SENADO FEDERAL. Mas, o Zezé precisa se lembrar E NAO SE ESQUECER NUNCA, que a carreira política dele FOI OFERECIDA PELA TORCIDA DO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE. Os seus eleitores como Dep Federal, quando ele iniciou a carreira, ERAM TODOS CRUZEIRENBSES. Ele nao pode se esquecer ! Devia todo dia agradecer !
 Carlos Campos | Resende | 21-08-11 12h56min
É hora de mobilização e união. Valdir e Dimas são os burocratas, os diretores profissionais. Zezé é a cara do comando! Do torcedor na direçao! É MUITO IMPORTANTE ELE APARECER NESSE MOMENTO !O Joel precisa sentir esse clássico antes dele acontecer. ELE ESTÁ ACOSTUMADO COM OS CLASSICOS DO RIO, que acontecem toda HORA. Aqui é só esse Joel Santana! NÃO EXISTE NUANCES DIFERENTES. A nuance é uma só! VITÓRIA !Cuca já vive mais o clássico. JOEL PRECISA SER ALERTADO. O treinador irá determinar o "time"!
 Carlos Campos | Resende | 21-08-11 12h59min
Mestre, para finalizar, sei que não é o momento explícito. MAS...CERTAMENTE JÁ É MOMENTO DE PLANEJAR 2012. Sou um otimista como você, mas... O espírito da presidência TRANSPASSA para a equipe, que , no meu entender, já jogou a toalha! ROGER NAO FICA! GILBERTO NAO FICA! WP NÃO FICA! ORTIGOZA NÃO FICA! REIS NAO FICA! Temos que planejar detalhadamente 2012. E fico aguardando ansioso a sua análise. E viva a Velha Guarda!
 João Duarte | Vit�ria | 21-08-11 13h39min
Meu prezado Carlos Campos,
Vamos fazer a análise para 2012 mas à frente um pouco. Por incrível que possa parecer ainda não perdi as esperanças em 2011. Se a gente ganhar o clássico, pode acreditar que vamos ter uma subida rápida na classificação...
Jogando só nos finais de semana o nosso time tende a crescer de rendimento, porque a base criativa terá descanso e deste jeito vai resolver.
Não é entusiamo juvenil, é que me recuso a jogar a toalha antes da hora... Já o rapaz de VV !!!!!
 João Duarte | Vit�ria | 21-08-11 13h42min
É claro que o jogo contra o Ceará foi muito ruim. Não gostei do posicionamento do time em campo e nem das atuações individuais, mas, quando o negócio é clássico é tempo de mudar o estado de espírito. Há que fazer uma preparação diferente. E concordo com você que é hora do Zezé aparecer e fazer a chamada cobrança. Quanto ao Joel Santana ele sabe que o seu nome ficará marcado positivamente se ganhar o clássico. Pode aguardar que ele vai armar alguma surpresa para este jogo. Tomara que seja Dudú...
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 21-08-11 13h44min
Meu querido amigo João, obrigado pela deferência. É um clássico oportuno e muito atípico. Gostaria de muita concentração e espírito vencedor. Observei desmotivação ontem em Fabrício, Fábio e Montillo, que são os jogadores VENCEDORES do grupo, não ACOMODADOS. Pediria à Diretoria não anunciar nenhuma venda, nenhum desvio de atenção, FOCO NO CLÁSSICO. É muito pedir? talvez... Grande abraço e saúde para você!!!!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 21-08-11 15h59min
João, parabéns pela coluna e obrigada pela homenagem. Boa sorte à Jéssica. Eu estou com poucas expectativas em relação ao clássico. Além da habilidade em ressuscitar defuntos, o Cruzeiro está sem padrão de jogo. E o principal nome do Cruzeiro nos clássicos, nos últimos tempos, não está mais no banco: ABap.
 Raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 21-08-11 16h08min
Grande João, mais uma bela analise....quanto ao esquema tático, fico meio desmotivado como os 3 idolos citados acima, pois ontem no segundo tempo empatando o jogo, os jogadores partiram para um abafa na defesa do Ceará e pra meu espanto, ouvi um desesperado Joel berrando a beira do compo para o time desistir da pressão e recuar para marcar atras da linha central(é o estilo Joel ou ele não confia no time pois sabe das deficiencias de seus jogadores?)....
 Raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 21-08-11 16h17min
...e contra as frangas tem que marcar na frente como fez o Botafogo ontem .Outra coisa que me preocupa para o clássico é o Roger, ele não está se entregando ao jogo, fica numa zona de conforto e quando o time parte em velocidade no contra ataque e ele se torna o responsável por isso, em vez de dar velocidade a bola ele acaba prendendo a bola preferindo fazer a bola longa,o que se torna mais facil para a defesa devido ou ao erro do lançamento ou a pouca técnica de nossos atacantes.
 DERSON | LEME | 21-08-11 17h50min
Esse classico sera importante para nos Cruzeirences se o que todos dizem acontecera:"O Cruzeiro é ressucitador de difunto",que adora ajudar time que esta no Z4.Acredito que este classico isso nao acontecera pois Joel nao estar em campo por ser expulso ontem.Caro joao parabens por uma bela analise dos classicos, mas tenho uma pergunta. Se o Cruzeiro vier a perder o cassico Joel caira mesmo sem estar em campo. Pois Classicos tambem derruba tecnico. Abracos.
 Marcbsb | Brasília | 21-08-11 18h03min
Minhas esperanças para esse final de ano estão no Dudu. Ele jogou demais na Seleção Sub-20. A entrada dele no time mudava completamente o jogo. Espero que tenha chances já no clássico (nem que seja entrando no decorrer do jogo).
 DERSON | LEME | 21-08-11 18h05min
A volta de Dudu con certeza dara animo novo a essa equipe e acredito que ele fara tambem a diferenca, acho que o Emerson Ávila devera esta no banco(me corrija se estiver errado). É que me motiva para VITORIA, pois acredito que os jogadores tem pelo interino do Cruzeiro um carinho especial. Vou torcer pra isso acontecer, ha pode ter certeza.
 SorinEterno | Sta Maria | 21-08-11 18h42min
Gracas a Deus estamos sem Joel no banco,meu caro Joao. Cruzeiro 3X0 nas cocotas.Joel é o peso no time do Cruzeiro. É um fardo ruim de se carregar.
 SorinEterno | Sta Maria | 21-08-11 19h00min
Keirrison e Bobo teram condiçoes de jogar o Classico?
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 21-08-11 19h37min
Nobre João, parabéns por mais uma bela coluna! João, o Joel poderia testar o Montillo e o Dudú juntos, que tal?
 rapowil | Não definido | 21-08-11 21h26min
Não vai rolar ressuireção não. Apesar dos pesares das últimas exibições, com Fábio, Vitor(Diego Renan), Naldo, Leo, Gilberto, Fabrício, Marquinhos Paraná, Charles,Dudu, Montillo e Anselmo Ramon, enterramos ainda mais a galinha depenada ( e, mais importante, afastamos de vez a fase ruim e arrancamos para algo muito melhor neste brasileiro 2011). Cruzeiro sempre!!!
 João Duarte | Vit�ria | 21-08-11 21h33min
Rogério-DF,
Se você observar a minha proposta para o time a enfrentar o clássico verá que um dos meus pedidos é que Joel Santana escale o Dudú onde ele jogou na sub-20, aberto do lado esquerdo correndo rente à linha lateral, mas, fazendo o facão, para receber as bolas viradas do Roger ou Montillo e também as enfiadas de bola do Fabrício.
Pode dar muito certo contra uma zaga alta, mas, lenta das ROSAnas...
 João Duarte | Vit�ria | 21-08-11 21h36min
Jorgito meu grande e nobre amigo,
pelo que senti dos jogadores e do treinador estaremos ligados no clássico desde os primeiros minutos da 2ª feira. Se o Gil vai sair o Cruzeiro ainda tem para a zaga : Léo, Naldo, Victorino, Cribari e os meninos da base Simões e Murilo. Considerando que teremos apenas uma competição pela frente e ainda a opção de usar o Leandro Guerreiro nas emergências não vejo que contratar para a zaga seja uma prioridade.
Mas é fato que Gil foi muito bem em 2011
 João Duarte | Vit�ria | 21-08-11 21h40min
raposa5estrelas e amigos,
ROGER tem jogado com uma contusão no tornozelo e já faz um tempo. Ele voltou contra o Avaí quando o time vinha de 4 derrotas. E de lá para cá o Cruzeiro melhorou o desempenho. Jogar com Leandro Guerreiro e Paraná ao mesmo tempo tira a velocidade de saída da dfesa para o ataque e dá ao adversário a chance de se recompor, porque a proposta do Joel (errada a meu juízo) é começar a marcar a partir do meio. Isto explicaria o péssimo rendimento do ataque...
 João Duarte | Vit�ria | 21-08-11 21h44min
DERSON,
Emerson Ávila é um grande profissional e já fez das suas no jogo contra as ROSAnas de 2007, quando se não é a expulsão maluca do Luizão pelo Alvaro Quelhas, o Cruzeiro teria devolvido os 4 x 0 e sido campeão. Mas, gostaria de ver Dudú e Montillo chegando ao ataque como suporte ao centroavante (seja ele Bobô, Keirrison ou Wéllington Paulista). É o 4-3-3 voltando à moda, mas, com Dudú e Montillo ajudando na marcação e voltando até o meio-campo. Pode dar muito certo...
 João Duarte | Vit�ria | 21-08-11 21h49min
Marc-BSB,,br> Como reagir quando um sujeito comentando nas notícias chamou o Dudú de lixo... Caramba meu jovem, como tem gente ***** atrás de um teclado não é mesmo ? Dudú é um menino humilde que graças a Deus teve apoio do Ney Franco que o recuperou para nós. Já estava se perdendo em meio às más companhias. Gostaria de ver o Edú Lima trabalhando com os jovens na base do clube, pois, ele seria um grande conselheiro para estes meninos. É cuidado com os vampiros do futebol.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 22-08-11 07h11min
Legal tua coluna joao, mais honestamente nao considero atletico x cruzeiro mais como classico, ah muito tempo elas nao sao pareo para o maior de minas, indepedente de situacoes. Precisamos pontuar, acredito que este returno agora vai ter uma reviravolta os clubes que estao na frente estao comecando a oscilar muito, o flamengo e 90% depedente do Ronaldinho, o corinthans nos ultimos seis jogos tem um aproveitamento de 32% o sao paulo esta confuso, o palmeiras nao e ameaca, as chances maiores
 USA..AZUL | FALL RIVER | 22-08-11 07h14min
mim e pro vasco, que tem um time mais equilibrado, porem nao tem plantel, o cruzeiro e uma icognita, mais eu aposto sempre no azul acho que podemos chegar, e voce joao o que acha?
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 08h26min
Amigo USA_AZUL,
Vamos fazer uma breve análise dos times potenciais candidatos ao título neste momento :
1 - Corinthians : Depois daquele início arrasador com 9V e 1 E em 10 jogos, perdeu do Cruzeiro e de lá pra cá foram 9 pontos em 8 jogos, ou seja, rendimento de 37.5%. Tem bons valores para algumas funções e é carente em outros. O Titês, aquele idioma falado pelo técnico deles, já não convence a ninguém. Brincadeira Ralf na seleção. Castan beque titular. Não aposto neles
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 08h29min
2 - Flamengo : Durante muito tempo sobreviveram da campanha invicta. Andaram ganhando alguns jogos escorados nas boas atuações do Ronaldinho Gaúcho, que é realmente um fator de diferenciação. Léo Moura em má fase e uma zaga doida para entregar. A péssima fase de Deivid. Além da fase excepcional de Willians, mostram como o time deles tem contrastes neste momento. Mas, se o futebol de Negueba e Diego Maurício aparecer e Maldonado voltar, terão mais chances. Dependem muito do R10.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 08h33min
3 - São Paulo : Adílson Batista gosta de sistema defensivo sólido e o SPFC aprendeu a jogar por anos no erro do adversário. Arrancou como trem bala com 15 pontos em 15 disputados. Mas, nos últimos 13 jogos ganhou 19 pontos, com rendimento de 50%, já trocou de técnico e oscila muito. Pode ganhar muita força com a volta de Luis Fabiano. Também foi positiva a contratação de Cícero. Com Lucas, Dagoberto e Rivaldo sempre terá bom potencial ofensivo. Mas e a defesa ? É time complicado.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 08h38min
4 - Vasco da Gama : Um time que tem Bernardo, Diego Souza em boa forma, Juninho Pernambucano e Felipe Carimbador com opções de meio e ligação com o ataque, está bem servido. Na contenção Rômulo, Alan, Jumar e o experiente Eduardo Costa. Nas laterais Fágner (Alan) e Julinho, na zaga o bom futebol de Dedé + Anderson Martins. No ataque Eder Luis e Alecsandro (Elton). O Vasco é um time que vai dar trabalho, mas, não tem punch para uma reta final, onde dividirá atenção com a Sul Americana.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 08h42min
5 - Botafogo : É um dos bons times deste campeonato. Pois do meio para a frente tem : Marcelo Mattos, Renato (ex-seleção), Maicosuel, Elkeson, Herrera, Loco Abreu, além dos jovens Alex, caio e Cidinho.
Tem bola aérea de responsa com os beques Antônio Carlos e Fábio Ferreira. No gol, a segurança de Jefferson. E nas laterais a força de Lucas (ex-Figueirense) e Cortes (buscado no Nova Iguaçú). O que pode pegar para o Botafogo será a falta de peças de reposição. E isto pesa na reta final
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 08h46min
6 - Palmeiras : Tem o futebol instável de Kléber e Valdívia. Tem uma bola parada excepcional de Marcos Assunção. Uma defesa consistente com Maurício Ramos, Henrique e Thiago Heleno. Mas, peca na transição com Márcio Araújo, Patric e outros bichos. No ataque Maikon Leite está igual a pisca-pisca (aparece e desaparece). Sente claramente a falta de um homem-gol. Nas laterais Rivaldo e Gabriel Silva (E) e Cicinho (D). Só a choradeira de Felipão não dará conta de sustentar o Porco, nem no G4.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 08h51min
7 - Inter : Está no meio da tabela e até aqui não da sinais de que possa arrancar. Tem o bom futebol de D'Alessandro, Andrezinho, Leandro Damião e a volta de Oscar, que pode injetar um ânimo diferente. Jô não disse ainda a que veio. Na zaga Juan terá sempre a companhia dos experientes Indio, Bolivar e Sorondo. No meio, o futebol lutador de Guiñazu, Tinga. Nas laterais Kléber (mal) e Ney, o meia-boca de sempre. No gol a instabilidade de Renan e de Muriel é ponto fraco. Não aposto neles.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 08h55min
8 - Fluminense : Fred não está bem, mas, sempre é perigoso. Heman é quem está salvando uns pontinhos para o tricolor. Araújo não é nem sombra daquele jogador do Cruzeiro. Tartá, Martinuccio, Lanzini são jogadores ainda a encaixar. No meio Deco vive contundido. E Edinho, Valência, Diguinho e Marquinho carregam o piano, mas, são ruins de solo. E se Mariano tem boa performance Carlinhos é instável. A zaga não inspira confiança com Gum e Márcio Rosário. Goleiros ? Não dá para apostar este ano
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 08h58min
Conclusão : O campeonato está aberto porque ainda não pintou o grande time. E creio que alguns já viraram o fio. Com o Santos praticamente fora(tem ótimo treinador e elenco qualificado), creio que vamos ter muito perde-ganha e troca de líderes durante o returno.É praxe alguém descolar de trás e vir fazer companhia aos ponteiros no 2° turno porque não poderia ser o Cruzeiro ?
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 09h01min
9 - Cruzeiro : Temos um ótimo goleiro e na falta dele o menino Gabriel já mostrou que tem "pedigree".
Nas laterais que vinham sendo um ponto fraco do time, começamos a ter alento com a subida do nível do futebol de Vitor e a recuperação de Diego Renan.
Na zaga vimos o crescimento do futebol de Naldo. Mesmo que Gil saia, ainda vamos ter Victorino, Cribari e Léo para dar sustentação ao setor e se complicar ainda podemos contar com Simões e Murilo (base) e com Leandro Guerreiro.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 09h05min
Para as funções de contenção de meio-campo além de Paraná e Fabrício, ainda podemos usar Charles, Leandro Guerreiro, Éverton e o garoto Eber.
Para a armação as opções são Montillo, Roger, Dudú, Élber, Bruninho e Gilberto.
O grande problema será encontrar substitutos para a função de velocidade (lado de campo) enfraquecida com a contusão de Wallyson e a venda de Thiago Ribeiro. No comando de ataque Keirrison, Bobô, Anselmo Ramon e Wéllington Paulista são boas opções.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 09h09min
Ortigoza realmente consegue fazer gols bonitos quando o time já ganha de mais de 3, mas, na hora de decidir tem vacilado demais. Não é confiável.
O grande desafio de Joel será encontrar uma forma de compactar o time um pouco mais à frente, para pressionar o adversário, forçar o erro e assumir o papel de protagonista dos jogos. Mas, compactando atrás e sem um velocista nato no elenco teremos problemas. Uma saída será adaptar Dudú e Montillo pelos lados, com Roger fechando a armação central.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 09h12min
Confesso que as atuações do Dudú na sub20, ensejam à adoção do 4-2-3-1 e que se o time encaixar com esta formação deverá ter uma subida rápida na tabela.
Mas, este é o tipo do esquema que exigirá doação de todos e muito preparo físico para dar certo. E vejo a possibilidade como real quando a gente fala de um time que praticamente vai jogar nos finais de semana, com um ou outra rodada intermediária no returno.
Como ainda não surgiu nenhum bicho papão não jogo a toalha...
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 22-08-11 11h01min
Caro João, obrigado pela homenagem.
Fico sempre esperando essa sua coluna pré-classico.
Com a volta de Dudu, ganhamos mais uma opção.
Sinceramente, não gostaria da saída do Gil, pode não ser craque, mas como evoluiu esse jogador.
EU já joguei a toalha, infelizmente...
Diferentemente da chegada do Cuca, não vejo um time encorpado com o Joel. Muita oscilação, remontagem do time no meio do campeonato, o nosso presidente cada vez mais ausente...
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 22-08-11 11h05min
Acho que um empate, já tá de bom tamanho. Não é tão bom pra nós, mas é pessimo pras frangas.
Termináriamos o turno com 25 pontos e até uma performance pior no segundo nos levaria aos 45.
Digo isso por não vejo uma coisa fundamental no nosso time: REGULARIDADE.
Acho que vai ser assim até o fim. Ganha 2, perde 2,.. vai.
Vamos ficar ali entre o 7o. e o 14o. lugar.
Como disse o colega Carlos Camopos, vamos usar esse returno pra planejar 2012. Desesperançado, sem mais. Abç.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 12h48min
Prezado Léo Gontijo,
Depois virá aqui o tal de szogheib de Vila Velha falar que eu atrapalho o Cruzeiro com este tipo de análises, que eu deveria era cascar o ferro e ponto final. Falar que o nosso time é para rebaixamento... Eu me recuso a ficar pensando neste tipo de cenário se posso sugerir formas de melhorar e uma vez melhorando conjecturar a favor.
Léo, todos sabemos que estamos a 13 pontos do líder e faltam 20 jogos.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 13h00min
Mas, vejamos o rendimento do Cruzeiro em 3 blocos de 6 jogos, teoricamente 3 em casa e 3 fora.
Bloco 1 : FIG(f), PAL (c), SAN(c), FLU(f), AME(f), CORI(c) : --> 6 pontos - 1V,3E,2D
Bloco 2 : VAS(f), GRE(c), SPO(f), BAH(c), COR(f) e ATG(f): --> 12 pontos - 4V, 2D
Bloco 3 : BOT(c), FLA(c), INT(f), AVAI(c), ATPR(f), CEA(c) : --> 6 Pontos - 2V, 3D
Fica claro que podemos melhorar e muito no 2° turno.
A tabela nos será bem mais favorável em minha opinião.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 13h09min
Se o Cruzeiro quiser almejar alguma coisa, terá que fazer campanha perfeita.
Bloco 1 - Returno :
Figueirense - temos que ganhar.
Santos e Palmeiras (f) - 3 pontos é a meta
Fluminense em casa - vitória.
América-MG : vitória
Coritiba (f) : pelo menos um empate
Proj. : 13 pontos. Bloco 2 - Returno :
Vasco (c) - 3
Grêmio (f) - 1
São Paulo (c) - 1
Bahia (f) - 3
Corinthians (c) - 3
AtléticoGO (c) - 3
Proj. = 14 pontos
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 13h15min
Bloco 3 - Returno:
- Botafogo e Flamengo (f) - trazer 3 pontos.
- Inter (c) : 3
- Avaí (f) - 1
- AtléticoPR (c) : 3
- Ceará (f) : 0
Projeção : 10.
Projeção para os clássicos : 4 pontos.
Projeção final : 24 + 13 + 14 + 10 = 4 = 65 pontos. Neste caso a vaga para o G4 estará garantida, com base nos últimos campeonatos disputados e ainda deve se considerar que o Vasco continue a pontuar bem e pode se projetar também uma boa campanha do Santos no returno.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 13h18min
Assim, Vasco e Santos vão contribuir em favor do Cruzeiro tirando pontos dos competidores diretos. Vejam que a premissa adotada foi não perder para quem está no G8 no returno, excetuando-se a previsão de uma derrota em 2 jogos fora no Rio ou em São Paulo.
Claro que é difícil, mas, impossível não é.
Saudações Azuis - JCDuarte
 chiabi | Nova Lima | 22-08-11 15h15min
João, veja que o Cruzeiro que campeonou em cima das Frangas em 2011 [Fábio; Leandro Guerreiro, Gil, Victorino e Everton (André Dias); M.Paraná, Henrique (Fabrício), Gilberto e Roger (Léo); Thiago Ribeiro e Wallyson], vai muito mudado para esse jogo, quando comparado com sua aposta de time (4 acima), talvez apenas 4 dos 11 joguem. O time não tem a base do AB, já perdeu a do Cuca e ainda não encaixou no jeitão do Papai Joel. Espero que o espírito de luta seja superior e que sejamos vitoriosos!!!
 chiabi | Nova Lima | 22-08-11 15h20min
Em relação ao 2º turno, apesar de cruzeirense fanático, não sou tão otimista. O Cruzeiro não tem mantido uma regularidade, e perde jogando razoavelmente bem (Atl. PR) e ganha jogando mal (Ceará). Espero que o Dudu possa ser escalado como velocista e mantenha a fama de incendiar os jogos, como fez na Sub-20. Sem entrar no detalhe de cada jogo, minha expectativa é de 60% dos pontos no returno, o que nos levaria entre 58 e 61 pontos, ou seja, entre o 7º e o 5º lugar, que já seria um lucro danado.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 22-08-11 19h17min
Valeu Joao, pela toda descricao e chances de cada clube que voce fez acima, parabens voce sempre bem informado, eu te digo sempre que nao da para torcer sem acreditar, as possibilidades sao remotas porem elas existem, por isso faco coro a voce em acreditar sempre, como diz a musica '' o pulso ainda pulsa'' abraco saudacoes.
 estrelado campeão | N�o definido | 22-08-11 19h37min
Olá João Duarte. Gostei da coluna e muito mais ainda da ótima análise dos prováveis candidatos aos título. Vale lembrar sua ressalva ano passado, alertando sobre a dureza do clássico, quando muitos contestaram ou achavam que seria fácil, lembras?? Sobre os candidatos, minha opinião : somente Santos, Inter, e São Paulo e Flu tem elenco melhores que o nosso. Os outros são no máximo do mesmo nível. O Vasco que está lá em cima, levou um sapeca nosso. Não sei se daria tempo da reação.
 estrelado campeão | Ubá | 22-08-11 19h37min
Olá João Duarte. Gostei da coluna e muito mais ainda da ótima análise dos prováveis candidatos aos título. Vale lembrar sua ressalva ano passado, alertando sobre a dureza do clássico, quando muitos contestaram ou achavam que seria fácil, lembras?? Sobre os candidatos, minha opinião : somente Santos, Inter, e São Paulo e Flu tem elenco melhores que o nosso. Os outros são no máximo do mesmo nível. O Vasco que está lá em cima, levou um sapeca nosso. Não sei se daria tempo da reação.
 estrelado campeão | N�o definido | 22-08-11 19h46min
Outro detalhe, que pra muitos é coisa de misticismo, porém tem algum embasamento estatístico : campeão não leva quatro gols.Seja em qualquer campeonato. Exceto o Botafogo, para manter aquele velho ditado de toda regra...... E também para justificar a famosa frase : têm coisas que só acontecem ao Botafogo. Disse isso após a derrota para o Santos em 2010. Boa parte dos estão na ponta já foram derrotados levando 4 ou mais gols(São Paulo, Corinthians, Flamengo). O Cruzeiro ainda não.
 estrelado campeão | Ubá | 22-08-11 19h46min
Outro detalhe, que pra muitos é coisa de misticismo, porém tem algum embasamento estatístico : campeão não leva quatro gols.Seja em qualquer campeonato. Exceto o Botafogo, para manter aquele velho ditado de toda regra...... E também para justificar a famosa frase : têm coisas que só acontecem ao Botafogo. Disse isso após a derrota para o Santos em 2010. Boa parte dos estão na ponta já foram derrotados levando 4 ou mais gols(São Paulo, Corinthians, Flamengo). O Cruzeiro ainda não.
 estrelado campeão | N�o definido | 22-08-11 19h57min
Sobre o time : qual a razão do Victorino estar ainda de fora, se foi novamente convocado para seleção de seu país? Walysson joga ainda esse ano?E que tal essa formação para o segundo turno : 4-4-2 -- Fábio, Vitor, Leo, Victorino e Diego Renan. Leandro Guerreiro, Fabrício, Charles e Montillo. Keirrison e Walysson. Gilberto e Roger entrando no decorrer do jogo, de acordo com a situação e o adverário. Lógico depende muito da condição atlética e do vigor físico, principalmente de Roger, Gilberto.
 estrelado campeão | Ubá | 22-08-11 19h57min
Sobre o time : qual a razão do Victorino estar ainda de fora, se foi novamente convocado para seleção de seu país? Walysson joga ainda esse ano?E que tal essa formação para o segundo turno : 4-4-2 -- Fábio, Vitor, Leo, Victorino e Diego Renan. Leandro Guerreiro, Fabrício, Charles e Montillo. Keirrison e Walysson. Gilberto e Roger entrando no decorrer do jogo, de acordo com a situação e o adverário. Lógico depende muito da condição atlética e do vigor físico, principalmente de Roger, Gilberto.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 23h18min
Meu querido primo Chiabi Jr.
Não é questão de otimismo puro, é com base no maior espaçamento que o Cruzeiro terá entre os seus jogos, a partir desta rodada. Sâo Paulo, Ceará, Palmeiras, Vasco, Botafogo, AtléticoMG, Flamengo, AtléticoPR, Internacional, Fluminense e Santos terão jogos neste meio de semana.
Enquanto isto teremos a semana inteira livre para treinar e nos concentrar no objetivo mais urgente : "o clássico contra o AtléticoMG".
E na sequencia outros jogos virão.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 23h22min
Observou um detalhe : Flamengo, São Paulo, Vasco, Palmeiras e Botafogo na Sul-Americana, e na disputa do título.
Todos deverão ter dificuldades neste final de semana nos seus jogos. A conferir...
E mais, o Cruzeiro por ter um elenco com vários jogadores acima dos 28 anos de idade, se beneficiará do maior intervalo entre os jogos e a maior possibilidade de recuperação. Não há divisão de objetivos e nem desgaste.
Esta foi uma das premissas consideradas.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 23h25min
É óbvio que os outros times formados há mais tempo também se beneficiarão do fato, mas, ressalto que entre todos estes é o Cruzeiro o time que mais tem potencial de melhorar.
é claro também que o ex-rival citadino tem amplas chances de melhorar o seu desempenho, mas, o problema lá é muito mais psicológico do que qualquer outra coisa. Há bons jogadores lá, com certeza, só que também há a kwanga kaliniana, muito mais difícil de vencer (quem mandou pintar o manto da santa, né ?).
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 23h30min
estrelado Campeão,
Infelizmente o Wallyson só voltará no ano que vem, assim as opções de ataque são as seguintes :
1 - Keirrison
2 - Bobô
3 - Wéllington Paulista
4 - Anselmo Ramon
5 - Ortigoza
6 - Sebá
7 - Reis
E como boas opções de velocidade pode-se pensar em Dudú, Montillo e nos garotos Bruninho e Élber.
É exatamente por não ter entre os 7 um grande jogador de velocidade (como Wallyson e Thiago Ribeiro), que propus o 4-2-3-1 como esquema básico.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 23h35min
Vamos agora falar do ponto que indiretamente você aborda. Você parece não querer Roger e Paraná em campo. Paraná realmente precisa de um descanso afinal vem jogando TODAS, mas, é ainda um jogador importante para o time e elenco na concepção do Joel Santana.
Mas, se o Charles começa a voar em campo, Fabrício mantém o seu ótimo e vibrante futebol, será preciso repensar o emprego dele em campo. Como cabeça de área, eu aprovo a sua utilização. Porém, de armador e lateral não aprovo.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 23h38min
Muitos passaram a não gostar do ROGER pensando que ele e WÉLLINGTON PAULISTA teriam boicotado ao Adilson Batista, coisa que não foi verdade. ROGER em todas as suas declarações sempre buscou elogiar o Cruzeiro, a instituição e já ficou no banco e como bancário deu exemplo de como ser um jogador de grupo.
Gilberto, entretanto, me decepcionou na forma como tratou a sua quase ida para o Rio. Ele falou em tom de despedida e depois parecia estar fazendo um favor em ficar. Não acho legal isto.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 23h44min
Se ele fala que não quer jogar de lateral-esquerdo porque não se sente em condições físicas de fazer a função, julgo que é verdadeiro e neste ponto o apoio incondicionalmente.
Então o negócio dele é disputar uma posição no meio-campo onde Fabrício e Montillo são absolutos. Se o esquema é 4-3-1-2 ele pode disputar a posição na trinca pela esquerda, neste caso com Roger, Charles, Everton.
Se o esquema é o 4-2-2-2 aí a disputa é com Roger e Dudú pela função de armação.
 João Duarte | Vit�ria | 22-08-11 23h47min
Sou fã de Charles e de seu futebol de força, aguerrido, que sabe chegar á frente para chutar a gol e passar bem a bola. Mas, é preciso ver que jogador recebemos neste momento. Mas, as dificuldades físicas ele superará com a garra incomum. Em forma, o meio campo com 2 jogadores teria Charles e Fabrício. Se quiser fazer um trio de volantes ou se o jogo requerer a marcação individual sobre qualquer jogador do adversário, então Paraná é indispensável. Espero ter respondido às suas dúvidas.
 pelota | Guanhaes,MG | 23-08-11 07h18min
Bela coluna Joao Duarte,mas conhecendo o passado do treinador sabemos que sera uma guerra,os torcedores celestes vao ruer a unha de raiva ,porque sabemos que o Joelribar nao e um tecnico de encarar seu adverssario de peito aberto, para mim ele e retranqueiro e teve sorte no passado,nao e aquele tecnico que nos cruzeirenses sabemos que tem gabarito de estar a frente do Maior do seculo XX.O negocio e rezar pois ao inves de dar uma estremussao no difunto,tenho meu receio de ressucitar o bicho.....
 pelota | Guanhaes,MG | 23-08-11 07h24min
Voce amigo sabe muito bem que o cruzeiro tem a mania ou piedade de dar agua benta aos da degola,isso vem de muitos anos.eu so a favor do esquema 4 3 3,mas nao temos banco para o tal,nao temos dois laterais com condicoes de levar a linha de fundo e deixar os tres atacantes na cara do gol, a zaga das rosanas,as torres gemeas sao fracas,eu nunca fui fa do leonardo,e alto e muito lento,ele e o ponto franca das cocotas,lateral esquerdo,isso eles sao piores que a Avenida diego renan,o cuca e medroso,,
 pelota | Guanhaes,MG | 23-08-11 07h32min
As duas depressoes das rosanas K K, Kanil e Kuca,as caras dos dois dira o resultado diante a partida, se jogarmos como time grande, que e o que somos sera o balde de agua fria nas cocotas , meu time seria, Fabio,Victor, leo,Vitorino e Gilberto.Fabricio M Parana ,charles,Roger,Montillo e Welligol. Dudu nos 20 primeiros minutos do segundo tempo.Duvido que perderiamos essa, elas nao vao aguentar essa equipe...
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 23-08-11 22h37min
Caramba!!! Desintegrei a velha guarda?
 João Duarte | Vit�ria | 24-08-11 11h31min
Claro que não Fusil... você é que não leu direito... a homenagem está lá. kkkkk
Mas, ainda falando do clássico.
1) Depois do jogo contra o Botafogo e o time de Cuca tendo tomado a 6ª cepada seguida, sendo 5 sob o comando dele, não tenham dúvida de que eles farão contra o Cruzeiro, o jogo da vida. Isto pode ser bom e pode também ser ruim.
O lado psicológico deles está abalado. Se eles tomarem um gol primeiro, com certeza a confiança deles irá balançar com força.
 João Duarte | Vit�ria | 24-08-11 11h35min
2) O time atleticano tem criado situações de gol, mas, as tem perdido com mais facilidade ainda. Ontem contra o Botafogo foi nítido o desequilíbrio emocional.
3) Sair na frente e tocar a bola para enervá-los pode ser um ótimo caminho para fazer outros gols e mesmo cavar expulsões de jogadores deles. Os mais irritadiços são Serginho, Werlei, Richarlyson e Leonardo Silva.
4) O Botafogo se deu muito bem ao marcar a saída de bola dos atleticanos. Como Elkeson se deu bem ontem !!!
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 24-08-11 23h37min
ahahahah!!! Vc é o cara "Divino"!!! ahahahahah
 Rocha_Azul | Não definido | 26-08-11 19h09min
JD, vai continuar defendo esse bando que dirige o Cruzeiro? Venderam nossa maior revelacao dos ultimos anos...horas antes do classico!!! Estao certos não estao? Puxa saco de perrella!!!!!
 Teo_CMD | BHZ | 26-08-11 19h51min
CRUZEIRENSES, não tenho dúvidas de que sentiremos falta da atual Diretoria! Venderam Gil e Tiago Ribeiro sob a alegação de que nada podem fazer, está no contrato! Agora o garoto Dudu, porque ele é jovem, precisa ter oportunidades, ganha apenas 30 mil por mes! E o Cruzeiro precisa de CAIXA! Mas está sempre devendo! Tivessemos nós, Neymar, Pato, Elano, e outros, já teriam sido RIFADOS! Sem falar em JONATHAN, HENRIQUE, só este ano! SOCORRO!!! VAMOS COM CERTEZA FICAR ALI PELO DÉCIMO LUGAR!!!
 Teo_CMD | BHZ | 26-08-11 20h35min
Por onde anda um tal FARIAS, que ganha 200 mil por mês? Nem relacionado ele é! Um tal de Kleber do Palmeiras resolveria nosso problema de ataque? Vitor é melhor que Jonathan? E este Gilberto catimbador, porque não dispensá-lo? Henrique estava sobrando no meio, não teria espaço? Qualquer time do Brasil tira qualquer jogador do Cruzeiro, basta querer! O Cruzeiro é a fazenda, e os jogadores estão em REGIME DE ENGORDA! ATINGIRAM O PESO, ESTÃO VENDIDOS!
 Marcbsb | Brasília | 26-08-11 21h31min
P.Q.P.!!! A única coisa que eu escrevi aqui na coluna do JD foi que as minhas esperanças para esse ano estavam todas no Dudu. E aí, o que é que essa diretoria s.afada faz? Vende o jogador pra Ucrânia!!!

Na boa... faz muito tempo que não fico tão p%@#$!!! Vou torcer demais pro Perrella se dar muito mal no Senado. E que descubram todas essas armações dele no futebol e vá pra cadeia, que é o lugar dele.
 João Duarte | Vit�ria | 27-08-11 12h01min
Eu não consigo entender algumas coisas no futebol. O "timing" de algumas vendas que o Cruzeiro fez nos últimos tempos é INACEITÁVEL.
Eu só queria saber quem é o cara lá de dentro do Cruzeiro que falou que o Dudú tinha problemas comportamentais.
Isto é papo de pato...
Marc-BSB acompanho o Dudú desde que tinha 13 para 14 anos e jogava naquele time maravilhoso montado pelo Edú Lima que ganhou mais de 90 partidas em 100.
E se não fosse o Ney Franco !!!
 João Duarte | Vit�ria | 27-08-11 12h05min
Atenção conselheiros do Cruzeiro, descubram quem é este miserável que vem trabalhando para depreciar os bons valores que formamos na base do clube...
Entre Dudú e Montillo, concordo com o Téo CMD, teria feito a dispensa de outros jogadores mais caros.
Quem foi que disse que Brandão e Farias seriam soluções para o Cruzeiro e a diretoria acreditou ?
Dispensem este conselheiro que não conhece de futebol e nem da história do Cruzeiro. Até posso entender as saídas de TR e GIL mas esta não
 Rocha_Azul | Não definido | 27-08-11 13h59min
PQP...cego é quem nao quer enxergar...agora a culpa de de algum conselheiro e não do presidente...VTNC...Será que não é culpa do furacão Irene não? Ou melhor, não seria culpa do papagaio do pirata? PUXA SACO DE PERRELLA!!!
 Rocha_Azul | Não definido | 27-08-11 14h02min
PUXA SACO!!!! RIDICULO!!! Agora manda me remover do site como você faz com que discorda de você!!! Depois os torcedores que não aceitam esse bando que dirige o cruzeiro é que não é cruzeirensse de verdade...RIDICULo!!!PUXA SACO PUXA SACO PUXA SACO!!!
 Teo_CMD | BHZ | 27-08-11 14h31min
Caríssimo João, acho que foi infeliz a colocação do nosso Diretor de Futebol quando ele disse que entre Dudu e Montillo, seria melhor dispor de Dudu! Como se fosse obrigado a dispor de alguém! Acho nosso Diretor de Futebol fraquíssimo, não teria espaço em nenhum clube grande! Acredito que ele tenha outros valores. Não enxergo na Diretoria do Cruzeiro nenhuma ambição por títulos, apenas por DISPUTAS! Todo ano disfaz um time no meio da competição, até em 2003, quando fomos Campeões, fizeram isto!
 nadia2007 | BH | 27-08-11 14h43min
Mestre João: Obrigada pela homenagem, estou sumida mesmo, não troquei de nick, apenas ando muito chateada com o rumo que as coisas estão tomando no Cruzeiro. Hoje foi a gota d'água, quando li sobre a venda do Dudu. Quem me conhece sabe que há muito tempo critico a forma com que a base do Cruzeiro não revela jogadores e como que os poucos que surgem não são aproveitados no time principal. Tinha muitas esperanças em ver o Dudu jogando no time principal, mas isso não vai ser mais possível.
 João Duarte | Vit�ria | 27-08-11 14h46min
Rocha Azul,
Em 1º lugar aprenda a ler o que eu escrevo. Eu não disse nada a favor do presidente. Disse que uma pessoa de dentro do clube andou falando mal do Dudú, e agora vou abrir o jogo, antes de lhe devolver o elogio. O cara andou insinuando que ele fosse usuário de cocaína e isto só para prejudicar o menino. Foi o mesmo que o chamou de LIXO no comentário das notícias do Cruzeiro.Org e você e o Batista-DF não defenderam o menino, coisa que eu fiz, porque o conheço desde 13 ou 14 anos.
 João Duarte | Vit�ria | 27-08-11 14h48min
Escrevi a coluna sobre a venda. Espero que vocês leiam e comentem lá...,br> E agora lhes devolvo a educação : VTNC, os dois... kkkkk
 João Duarte | Vit�ria | 27-08-11 14h48min
Escrevi a coluna sobre a venda. Espero que vocês leiam e comentem lá...,br> E agora lhes devolvo a educação : VTNC, os dois... kkkkk
 nadia2007 | BH | 27-08-11 14h49min
A venda prematura do Dudu não só irá ser prejudicial ao clube como também ao próprio jogador, que ainda não está pronto, e precisaria de mais experiência no futebol brasileiro. Mas um jogador com um futuro promissor que irá desaparecer e que bem poderia ser uma solução futura não só para o Cruzeiro mas também para a seleção brasileira.
 João Duarte | Vit�ria | 27-08-11 14h52min
ROCHA AZUL,
Onde é que você já viu que eu censurei alguém ou mandei tirar da lista do Cruzeiro.Org ?
Jamais...
Já tive arranca rabos com o Nelsão e ele está firme aí.
Já discuti com Glu-Glu-Glu, Salim Muxiba, rapoza matreira e vários outros e jamais pedi exclusão de alguém, até porque o BLOG não me pertence. E mais, tenho as minhas opiniões, que não te agradam decerto, mas, até hoje não tinha mandado ninguém ir tomar... Você pode comemorar, foi o primeirão... KKKKK
 João Duarte | Vit�ria | 27-08-11 14h52min
ROCHA AZUL,
Onde é que você já viu que eu censurei alguém ou mandei tirar da lista do Cruzeiro.Org ?
Jamais...
Já tive arranca rabos com o Nelsão e ele está firme aí.
Já discuti com Glu-Glu-Glu, Salim Muxiba, rapoza matreira e vários outros e jamais pedi exclusão de alguém, até porque o BLOG não me pertence. E mais, tenho as minhas opiniões, que não te agradam decerto, mas, até hoje não tinha mandado ninguém ir tomar... Você pode comemorar, foi o primeirão... KKKKK
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster