Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI- Tecnologia da Informação



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

07/08/2011 | Joao Duarte
"Semana Agitada no Cruzeiro"

"Os nomes que vem sendo apresentados para a sucessão do Zezé Perrela são de grandes cruzeirenses. Ótimas opções..."

Mundo Azul,


Semana Agitada no Mundo Azul - Depois da entrevista concedida pelo nosso presidente à repórter da Itatiaia em Brasília, a grande Aparecida Ferreira, parece não ter ficado dúvida nenhuma que o ciclo da família Perrela à frente do clube se encerrará ao final de 2011.
Se antes sempre temi por quem assumiria o clube, depois de ler que entre as opções estão os nomes de Dr. Gilvan do Pinho Tavares e do grande amigo José Maria Fialho, acredito que nós seguidores da crença que o mundo espalha mundo afora poderemos dormir tranquilos. Ambos são cruzeirenses de 1ª linha, pessoas de conduta ilibada e irrepreensível, que serão apoiados pelo Zezé Perrela e desta forma, terão grandes chances de serem eleitos.
Fossem Domingos Costa (Massas Vilma...é comer e gostar) ou Paulo César Carvalho ou Dr. José Francisco Lemos Filho, por exemplo, o clube também estaria em boas mãos, pois, são todos cruzeirenses que conhecem a história do clube, mas, há que se reverenciar a boa gestão dos Perrelas à frente do Cruzeiro desde 95.
Destacaria :

- O crescimento da torcida de 3 milhões (1995) para 8 milhões (2011)
- A construção da Toca da Raposa II
- A construção da sede administrativa da rua Tamoios em BH - 9 andares
- A revitalização do clube social do Barro Preto
- A melhoria das instalações da Sede Campestre
- A grande estrutura criada para a base na antiga Toca da Raposa I
- Os vários convênios com o exterior / intercâmbio de escolinhas na Toca I
- Os 22 títulos conquistados com destaque para :
--> Libertadores 97
--> Brasileiro 2003

--> Recopa Sul-Americana 1998
--> Copas do Brasil de 1996, 2000 e 2003
--> Copas Sul-Minas de 2001 e 2002
--> Copa Centro-Oeste 99
--> Copa Ouro 95
--> Copa Masters 95
--> Campeonatos Mineiros 96, 97, 98, 2002, 03, 04, 06, 08, 09 e 2011
--> Copa dos Campeões Mineiros 99
Ainda foram destaques as campanhas do Cruzeiro ao chegar às finais de :
- Supercopa 96
- Mundial de 97
- Brasileiro, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil de 1998
- Copa Sul-Minas 2001
- Torneio dos Campeões de 2002
- Libertadores 2009
- Brasileiro 2010

Por estas e outras a passagem do Zezé Perrela pelo Cruzeiro tem que ser considerada como excepcional, mesmo que algumas pessoas façam de tudo para diminuirem os feitos deles, mas, contra fatos e dados não há argumentos, não é mesmo ?

O que ainda esperar do Cruzeiro no Brasileiro ? - Passadas 14 rodadas na competição o Cruzeiro talvez por ter trocado de treinador e de forma de jogar ainda não tenha acertado um padrão tático. Por certo a nossa defesa melhorou nas mãos de Joel Santana, porém, no ataque estamos errando demais as conclusões e para mim, o fato de errar tem uma explicação muito lógica.
Joel Santana gosta que o time atue compactado, fazendo a marcação começar na linha de meio-campo, para sair em contra-ataques. Porém, o jogador arranca do meio e quando chega na área adversária, muitas vezes em zigue-zague já o faz cansado e a falta de gás na hora de concluir a gol é determinante no índice de acerto ao gol adversário e mais que isto, do índice de gols marcados.
Ou o cara chuta de longe como nos casos do golaço do Wallyson frente ao Corinthians ou senão carrega e toma porrada e quando não vem a falta do adversário, o jogador erra a conclusão... pensem nisto !!!
Há solução para este problema ?
Se eu estou criticando é natural que tenha uma saída que o Joel infelizmente ainda não usou, que é atuar compactado com certeza, mas, fazendo a marcação se iniciar mais perto do gol adversário e desta forma preservar o gás dos atacantes na hora de concluirem a gol.
Claro que a medida encerra alguns riscos posto que também abrirá um espaço nas costas dos nossos defensores na linha final do campo, porém, não são muitos os times brasileiros que tenham entre seus mio-campistas jogadores com visão e capacidade de fazerem os requeridos lançamentos. Eu penso que valeria correr o risco...
E acrescento que Wallyson, Thiago Ribeiro, Anselmo Ramon e Wéllington Paulista são atacantes que sabem fazer a marcação nos beques adversários, pressionar e forçar o time adversário ao recurso dos chutões, o que facilitará sobremaneira a nossa recuperação de bola e protagonismo que é o que nós pedimos. Joel tem que ver que jogando em casa, o Cruzeiro tem que ousar mais, pressionar e ter mais posse de bola. E também concluir mais a gol.
Sendo assim, enxergo boas possibilidades de vencer os jogos.
Mas, tem algo me deixando muito preocupado na nossa armação de meio-campo, que é o fato de estarmos mordendo pouco, desarmando pouco (o Cruzeiro tem um dos 3 piores índices do Brasileirão 2011) e isto acaba sobrecarregando a nossa defesa. É tempo de parar de cercar e dar mais os botes visando recuperar mais bolas na zona de inteligência do meio-campo. Falo especificamente das últimas atuações de Gilberto (será que ainda ficou algum ressentimento quanto à sua não liberação para jogar por um dos times do Rio em 2011 ?), Everton, Leandro Guerreiro e Marquinhos Paraná que são os jogadores que trabalharam nas funções de contenção no meio.
Se o Cruzeiro quert melhorar é uma coisa que precisa ser vista de perto pelo treinador. Será que não é tempo de injetar mais sangue novo nesta zona do gramado ? Tirei fora o Montillo que tem lutado uma barbaridade, principalmente quando sente que os outros vão mal. Mas, para o jogo contra o Avaí há esperanças de muita melhora nos padrões tático e técnico do time. Confiram !!!

E as opções de ataque ? - Sinceramente a volta de Wéllington Paulista vai fazer bem ao elenco do Cruzeiro. Ele é mais jogador que Farias, Brandão, Reis e Ortigoza para atuar ali no comando do ataque. Mas, bom mesmo teria sido ter conseguido trazer nomes que estiveram nas chances do clube como Borges, Deivid ou até mesmo o Fred (se a ruptura com o Fluminense tivesse sido trabalhada com mais habilidade pelo nosso comando).

Esta coluna hoje é dedicada aos meus colegas da SUPELA (Superintendência de Peladas), pelos 26 anos de atividade ininterrupta ali nos gramados do Clube Íatlo Brasileiro : Fernandinho Barros, Emerson Faria, Marcelo Faria, Jardel Ferreira, Percy, Carlos Márcio Froes, Marcelo Drummond, João Leite, João Batista, Sóstenes, Toninho Ourives (natural de Sra do Porto - MG), Alexandre Rodrigo, Ulisses dos Santos, José Carlos o Terror (que não pode ir ao encontro no Monte Verde... mas, é presença confirmadíssima nos próximos eventos supeleiros), Marcelo Araújo (o famoso cabelo), Geraldo Magela, Antônio Mahé (que mesmo aos 70 anos de idade ainda desfila categoria nos gramados e na hora de dançar...ali, conduzindo a sua Preta dá show, joga literalmente por música e nos dá sempre muita alegria a presença), Allan, Carlinhos, Tury, Eder, Vicente Saraiva, Omar Saraiva, Thiago Saraiva, Maurício (genro do Fernandinho), Café, Chico, Zetinho (aniversariante do dia de hoje), Bruninho, Guilherme, Léo (aiversariante de ontem), o grande artilheiro Japa, Orlando, Almir (foi quem levou o rabo de vaca, dígno de estádio cheio... para quem é cruzeirense dígno de execução do Eduardo Amrim... o cara chutou o vento, não apostou no gordinho Chiabi e se deu mal... já é o 5º que entra para a história - todos homens ligados aos Altos-Fornos... porque será hein ?), Fabrício, em nome de tantos outros colegas que passaram pela SUPELA... A todos vocês o meu eterno agradecimento pela amizade e por tudo de bom que sempre me proporcionaram.

E de Conceição do Mato Dentro-MG : Joaquim Luiz de Araújo Costa, Divino, Celso Barros, Sávio Luiz Ferreira de Oliveira, Lolê Ribeiro e José Mateus Reis meus colegas de Ginásio São Francisco, amigos para sempre.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido Jamais Vencido.

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 DERSON | LEME | 07-08-11 08h13min
Voce tocou em pontos vitais em sua coluna. Acreito que as manifestaçoes de parte da torcida forcou a Zeze sua saida uma vez que como senador poderia ficar com a imagem manchada,e, convenhamos nao daria para consiliar estas 2 funcoes. Acredito ainda que uma nova era vai se instalar no CRUZEIRO,ventos bons que mudara bastante a maneira em como sera conduzido noso time. Pude observar na entrevista que sera prioridade a base que na minha opiniao esta entre as 3 melhores do Brasil.
 DERSON | LEME | 07-08-11 08h19min
Sabios nao cometerao erros nesta nova gestao. Li uma reportagem em Roth diz que o Cruzeiro o procurou antes de ser anuciado tecnico do Gremio,que pena, gostaria de ve-lo treinar o Cruzeiro. Joel nao deve ficar muito tempo a frente do Cruzeiro, nao se adaptou ao time e o modo que vem jogando nao agrada a ninguem. Apos mais uma derrota dos cacarejantes a confiança no trabalho de Dorival esta acabando e quem sabe ele nao vem pra ca. Tomara que seje uma questao de tempo.
 DERSON | LEME | 07-08-11 08h26min
A volta WPaulista, vi com otimismo, pois pela dificudade de achar o gol tomara que ele abra o caminho( Farias boto fe nele, nao ei porque acho que ele tem faro de gol), da pra senti que o elenco inteiro gostou da sua volta. Agora com Charles e Fabricio na marcaçao,teremos ume campo mais consistente e que fara Montillo voar. Temos tudo pra fazer um segundo turno espetacular, as pecas estao sendo encaixadas.Teremos um time mais compacto e competitivo iso tenho certeza que temos. Abracos.
 DERSON | LEME | 07-08-11 08h32min
Ha ia me esquecendo sera que Gilberto nao esta satisfesito com o Clube ou Treinador?
 Getúlio.gov | Não definido | 07-08-11 08h39min
JD, o que já disse em suas colunas anteriormente vc ressaltou agora, os nossos volantes, além de cansados e marcarem pouco, só tocam pro lado,ver Paraná, Guerreiro ou Everton colocar alguém na cara do gol, ou fazer um lançamento é pura ilusão, nunca farão isso, e time sem volante que chega e ajuda o ataque não vai pra frente, e qto aos Perrelas devemos agradecer pelo passado deles no clube, mas de uns anos pra cá tá uma lástima, essa mudança veio em boa hora. Um abraço.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 07-08-11 10h32min
João, agitação nos bastidores e marasmo dentro de campo. Desde que começei à frequentar esse espaço, esse é o pior momento do time. Resta nos torcer.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 07-08-11 11h17min
João Duarte, estou pessimista com relação ao time. O esquema de Joel Santana não está funcionando no Cruzeiro. Gostaria de ver Dorival Júnior novamente no comando do time. Tem tudo para acontecer, pois não deverá permanecer no comando deles. Penso que o retorno do Cuca também seria uma boa, não? Fico imaginando nosso time com a entrada de Charles e WP sobe o comando de um dos dois. Com o Joel acredito não sairá desta mesmice. Mas vamos torcer, pois isto compete a torcida. Abraços.
 Raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 07-08-11 12h06min
Caro João, boa análise do momento do Mundo Azul...o que me preocupa é a falta de um grupo de empresários que pensassem mais no Cruzeiro do que nos euros, assim como tem o Santos o Palmeiras e alguns outros clubes, essa me parece ser uma boa alternativa(ou não existem empresários Cruzeirenses com dinheiro para investair?)....só não consigo compreender essa paixão de alguns torcedores pelo Dorival, todos os times por onde ele passou suas equipes sempre tomavam bastante gols, inclusive no Santos!!
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 07-08-11 17h04min
Raposa5estrelas, me diga qual técnico disponível melhor que Dorival ou Cuca. Eu não vejo nenhum, se você tiver algum nos indique, pois nosso time está precisando. Se continuar com Joel até o final, seremos com certeza ser rebaixados. Dorival montou no Cruzeiro um time de respeito. Tomava muitos gols sim, mas fazia muito mais. Deixou o Santos com um time bem montado. Só saiu por culpa de Neymar. Não acredito na volta de Cuca. Portanto, só nos resta Dorival Júnior, que acabou de cair lá.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 07-08-11 19h57min
Desculpe-Me João, Dorival Jr. Urgente!
 Edazul | Curitiba | 07-08-11 20h04min
Pelo que jogou no segundo tempo, parece que melhores dias virão. O Cruzeiro vai dar a volta por cima.
 estrelado campeão | N�o definido | 07-08-11 21h44min
Olá João. É bom saber que os nomes indicados estão à altura da grandeza do nosso grande estrelado. Penso que apenas uma diferença deveria ser fundamental na próxima gestão: o tratamento com a base. Afinal se temos a Toca I, que era até meados dos anos 90 o que havia de melhor em termos de concentração e centro de treinamento, temos que ter um aproveitamento no mínimo 50% maior da base no time principal. Sobre a situação do time : a volta do Victorino, a entrada de Charles farão a diferença.
 estrelado campeão | Ubá | 07-08-11 21h44min
Olá João. É bom saber que os nomes indicados estão à altura da grandeza do nosso grande estrelado. Penso que apenas uma diferença deveria ser fundamental na próxima gestão: o tratamento com a base. Afinal se temos a Toca I, que era até meados dos anos 90 o que havia de melhor em termos de concentração e centro de treinamento, temos que ter um aproveitamento no mínimo 50% maior da base no time principal. Sobre a situação do time : a volta do Victorino, a entrada de Charles farão a diferença.
 estrelado campeão | N�o definido | 07-08-11 21h51min
Ainda sobre o time, analisando friamente a situação dos demais concorrentes: Flamengo, São Paulo, Fluminense e Santos possuem plantel melhores que nós. Corinthians, Inter, Vasco, no máximo são do mesmo nível que nós no cômputo geral. Palmeiras, Botafogo são um pouco piores que a gente. E todos estão a frente na tabela. Por isso concordo com o Edazul, dias melhores virão. Acho que o meio campo com Fabrício, L Guerreiro, Charles e Montillo, com Roger e Gilberto entrando no decorrer seria ideal.
 estrelado campeão | Ubá | 07-08-11 21h51min
Ainda sobre o time, analisando friamente a situação dos demais concorrentes: Flamengo, São Paulo, Fluminense e Santos possuem plantel melhores que nós. Corinthians, Inter, Vasco, no máximo são do mesmo nível que nós no cômputo geral. Palmeiras, Botafogo são um pouco piores que a gente. E todos estão a frente na tabela. Por isso concordo com o Edazul, dias melhores virão. Acho que o meio campo com Fabrício, L Guerreiro, Charles e Montillo, com Roger e Gilberto entrando no decorrer seria ideal.
 estrelado campeão | N�o definido | 07-08-11 21h57min
Vejam bem o que é o campeonato: o nosso grande América goleou o Flu por 3x0 e ficou barato, poderia ser 4 ou 5. O Vasco, que até a rodada anterior era tido como uma das sensações, levou uma goleada hoje. E embora o SE não entre em campo, se não levássemos aquele gol no último minuto do primeiro tempo contra o Fla e se hoje a arbitragem errasse menos(veja bem, erro não significa má intenção, pelo menos até que surjam evidências para tal), nossa sorte poderia ser outra essa semana. Ainda confio.
 estrelado campeão | Ubá | 07-08-11 21h57min
Vejam bem o que é o campeonato: o nosso grande América goleou o Flu por 3x0 e ficou barato, poderia ser 4 ou 5. O Vasco, que até a rodada anterior era tido como uma das sensações, levou uma goleada hoje. E embora o SE não entre em campo, se não levássemos aquele gol no último minuto do primeiro tempo contra o Fla e se hoje a arbitragem errasse menos(veja bem, erro não significa má intenção, pelo menos até que surjam evidências para tal), nossa sorte poderia ser outra essa semana. Ainda confio.
 Teo_CMD | BHZ | 07-08-11 22h06min
Nenhum clube segura treinador que não dá resultado! Treinador também pede para sair, como o fez Cuca, e até o Antonio Lopes no América. Trocar PRESIDENTE, é deferente! Precisamos acertar a mão, ou pagaremos caro! Tenho minhas restrições ao Perrela, mais pelas ausencias neste final, e pela falta de ousadia! Time bom dá retorno financeiro. Precisava fazer apostas em melhores jogadores! Farias, "OrtiGROSSO", Anselmo Ramon, Reis, Sebah, Bruninho. Socorro! Fora Dimas Fonseca!!! Fora Joel!!! Já!!!
 Raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 07-08-11 22h44min
Indicar técnico....tá dificil, o nivel de técnico no Brasil tá igual o nivel de futebol, péssimo,ou é retranqueiro ou ataque suicida...e os jogadores não acertam 3 passes seguidos.O segundo tempo hoje foi ótimo(a muito tempo não via o Cruzeiro jogar assim)....se for o Joel do segundo tempo,pode ficar ele mesmo, que com as voltas de Charles,Fabricio,Tiago Ribeiro,Vitorino e Dudu e a estreia do Cribari, temos tudo pra acertar o time....deu gosto de ver o dominio e a vontade no segundo tempo!!!!!!!
 Raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 07-08-11 22h52min
Penso que o Vitor mostrou evolução-o Gil está meio apavorado e pode sobrar pra ele-o Naldo tá evoluindo muito, tem boa saida de bola-o Diego Renan é bom-o LG é reserva-o MP também(ou joga de primeiro volante-o Gilberto tá se poupando no jogo(não dá) e a idade tá pesando-o Montillo joga bem quando o time imprime velocidade e dá opção, abrindo espaço pra ele-o Wallison tava mal-o Anselmo Ramon é melhor que o WP, quando o time cria situaçao( fez mais hoje do que todos os centroavantes no ano todo)
 pyxis | BHZ | 08-08-11 00h46min
JDuarte
Discordo de muitas coisas que você escreveu. Quase TUDO. Entretanto, algumas "crenças" que você declara, me assustam. Especialmente porque vejo que você é seguido nas crenças por outros torcedores.
1) Você confunde clube com time. Você acha que a atual diretoria de futebol conhece de futebol e de avaliação de jogadores?
cont...
 pyxis | BHZ | 08-08-11 00h48min
2) ZZP decidiu sair da diretoria. Montou com o Gilvan as alterações estatutárias. Chamou uma assembleia, aprovou as mudanças e anunciou que não continuaria. Acreditar que ZZP fez isto por causa das "manifestações" revela uma infantilidade assustadora.
Vc acredita que o Cruzeiro está se democratizando? Abrindo espaço para a torcida?
 pyxis | BHZ | 08-08-11 00h52min
3) Você fala que contra fatos não há argumentos. Como não. Você defende que os fins justificam os meios, como dizia Maquiavel?
4) Vc escreve que a volta do WP vai fazer bem para o Cruzeiro. Tem algum FATO que ampare sua opinião? WP disse (quando chegou em SP) que a má fase dele tinha sido por causa do Montillo. Vc quer que ele volte e atue como? Pra mim, nada mais insano e imediatista do que a volta do tôsco-egoista-cai-cai. Mas vamos esperar que o seu palpite tenha algum fundamento.
 pyxis | BHZ | 08-08-11 00h58min
Quanto aos nomes para dirigirem o Cruzeiro, você esqueceu-se que Domingos Costa não participaria de uma administração ZZP (declaração dele para diversos conselheiros) e que existem alguns nomes igualmente bons mas que seriam candidatos de oposição. Ou você é da turma que acha que não existem nomes qualificados para oposição nas eleições do Cruzeiro???
 USA..AZUL | FALL RIVER | 08-08-11 07h33min
Otima tua coluna Joao, como sempre; li em um post aqui no site de um torcedor te chamando de puxa saco do perrela, se reconhecer um grande trabalho e ser puxa saco, tambem me incluo nesta lista de puxa sacos, afinal o zeze perrela fo, para nao ser leviano vou dizer um dos maiores presidentes na historia do clube, pra nao dizer o maior, os numeros nao mentem, dizem que torcedor e pacional eu porem nao sou, procuro ver as coisas de todos os lados, continuo com a ideia de que o cruzeiro tem um
 USA..AZUL | FALL RIVER | 08-08-11 07h40min
grande time, precisa de ajustes, apesar da derrota de hoje gostei do cruzeiro time jogou bem, ainda acredito alias sempre acredito, agora vamos respirar novos ares o sol vai voltar a brilhar no lado fertil da pampulha, um abraco saudacoes celestes.
 João Duarte | Vit�ria | 08-08-11 09h29min
Evandro,
Vamos analisar as coisas de forma separada.
1 - O Cruzeiro antes de Zezé Perrela tinha o seguinte cartel de títulos : Comquistas Internacionais : 03
- Taça Libertadores 76
- Supercopas 91 e 92
Conquistas Nacionais : 02
- Brasileiro 66
- Copa do Brasil 93
Conquistas Estaduais : 27
- Mineiros de 26, 28, 29, 30, 40, 43, 44, 45, 56, 59, 60, 61, 65, 66, 67, 68, 69, 72, 73, 74, 75, 77, 84, 87, 90, 92, 94
Ou seja 32 títulos em 73 anos de vida
 João Duarte | Vit�ria | 08-08-11 09h35min
Veja o resumo da era dos Perrelas e verá que :
Conquistas Internacionais :04
- Copa Libertadores 97
- Recopa 98
- Copa Ouro 95
- Copa Masters 95
Conquistas Nacionais :04
- Brasileiro 2003
- Copas do Brasil 96, 2000 e 2003 Conquistas Regionais :03
- Copas Sul-Minas 2001 e 2002
- Copa Centro Oeste 99
Conquistas Estaduais : 11
- Mineiros 96, 97, 98, 2002, 03, 04, 06, 08, 09 e 11 - Copa Campeões Mineiros 99 Ou seja 22 títulos em 17 anos.
 João Duarte | Vit�ria | 08-08-11 09h39min
Quanto eu digo que não há como contestar é a este teipo de comparações. Claro que os tempos eram outros, que na era Perrelas se disputou muito mais competições, mas, queira ou não é difícil não considerar a gestão dos Perrelas como a mais vitoriosa dentro de campo. Por exemplo :
- Participações na Libertadores : Perrelas 8 x Todos os Demais 6
☻ Antes dos Perrelas : 67, 70 (não participamos porque a CBD impediu), 75, 76, 77 e 94.
☻ Era Perrelas : 97, 98, 01, 04, 08, 09, 10, 11
 João Duarte | Vit�ria | 08-08-11 09h47min
Quanto à continuidade do Zezé à frente do clube, tenho a seguinte posição e há anos é a mesma.
É preciso se saber quem vai assumir o comando do clube. Nomes como o Dr. Gilvan do Pinho Tavares, José Maria Fialho, Dr. Ronaldo Nazaré, Domingos Costa das Massas Vilma, Paulo César de Carvalho são nomes que me agradam, por exemplo. Em momento algum adentrei em temas ligados a mudança estatutária.
 João Duarte | Vit�ria | 08-08-11 09h50min
Mas, já que você pede seguem algumas opiniões : 1 - Considerei absurdas as novas regras para se transformar em conselheiro nato e claro para se habilitar a ser presidente do clube. É coisa arbitrária e que visa a manutenção do status quo nas mãos de alguns poucos cruzeirenses. Mesmo que sejam grandes cruzeirenses isto não é correto.
2 -sou favorável que se abra a possibilidade de votos para algumas categorias de sócio torcedor. Creio ser justa a diferenciação por tempo de associado.
 João Duarte | Vit�ria | 08-08-11 09h54min
3 - No 1° momento sou contra a história de que qualquer associado poderá votar, porque poderia haver movimentos como alguns que você conhece com certas pessoas adquirindo cotas para eleger candidato de interesse. Imagine se uma Organizada com poderio financeiro, comprasse 10.000 cotas do clube e resolvesse eleger alguém via voto do sócio torcedor, não seria difícil fazer isto. Por esta razão, entendo que o cidadão para ser presidente do clube tenha um cartel de "cruzeiridade" reconhecido
 João Duarte | Vit�ria | 08-08-11 09h57min
Evandro,
Quais são os bons nomes da Oposição no Cruzeiro ?
Eu não conheço quem seriam estes candidatos.
Gosto do Cézar Masci, mas, creio que ele não vá mais disputar. Conheço bem o Fernando Torquetti, sei da capacidade dele, mas, não vejo que ele tenha chances.
Ainda na situação tem o Dr. João Carlos Gontijo que é grande cruzeirense e que tudo indica deverá estar no próximo conselho deliberativo.
Entre os mais novos temos o Elizer de Souza Mattos que é excelente nome.
 João Duarte | Vit�ria | 08-08-11 10h00min
Ainda falando de oposição o marcinho Atacadista será um dos vices do Dr. Gilvan.
Ouvi falar bem do presidente da AETHRA, que sonha ser presidente do clube e tem ligações com a TFC, mas, não posso fazer juízo de direito sobre alguém com quem não tive convivência.
Mas, não duvido que no seio oposicionistas existam bons nomes, mas seria interessante que se começasse a mostrar quem são, o que já fizeram pelo clube, para que as pessoas iniciassem o processo de conhecê-los não é mesmo ?
 DERSON | LEME | 08-08-11 10h04min
Qual sera o maior desafio do novo presidente do Cruzeiro neste tempo de tempestades? E ainda por onde ele ira ter que começar a arrumar a casa?
 afelipe | Belo Horizonte | 08-08-11 10h16min
A carapuça serviu pra mim, me incluo dentre os que já falaram mal dos Perrelas então estou entrando no debate. Admito que em relação a gestão empresarial eles (e principalmente o Zezé) são brilhantes. Não chegaram aonde chegaram por sorte. É inegável a evolução do clube nestes 16 anos.
De 95 a 99 ele era o melhor presidente entre todos do Brasil pelo que fez pelo Cruzeiro nas circunstancias em que o clube estava e nunca falei mal dele mesmo após aquele ano de 98 que quase nos mata do coração
 afelipe | Belo Horizonte | 08-08-11 10h23min
porque mesmo com todos o vices o trabalho era feito com raça também fora de campo. Perdemos mas com time e treinador em campo, coisas do futebol.
Depois disso, mesmo com todos os méritos, ele se achou no direito de ser o "imperador do Cruzeiro". O futebol foi para as mãos do Eduardo Maluf e agente assistiu a ele usar o clube de trampolim pra a política e o futebol passar a ter fins lucrativos.
Me irrita também suas declarações que é preciso ele resolver primeiro quem vai CONT.
 afelipe | Belo Horizonte | 08-08-11 10h33min
ser seu substituto pra depois sair como se ele tivesse que resolver o futuro do Cruzeiro sozinho!!!
Com relação a mudança estatutária chega a indignar o fato de que vai ficar por isso mesmo! Não tem a quem recorrer porque hoje no Cruzeiro é o Zezé quem propõe, quem executa e que julga.
 afelipe | Belo Horizonte | 08-08-11 10h46min
Liberdade é o que o Cruzeiro precisa para respirar novos ares, aspiras novas ideias e voltar a ter um presidente que dá o sangue pelo clube. Que o digam Santos, Vasco, Botafogo e Inter de 5 anos atrás, São Paulo de 6 anos atrás...
João, imagina se a sua coluna só aceitasse quem concorda e acata suas idéias, séria péssima e ninguem a levaria a serio. Ainda bem que é justamente o contrário porque eu gosto muito de participar aqui.
 João Duarte | Vit�ria | 08-08-11 14h28min
Batista-DF,
Mais uma vez é preciso se ter atenção ao escrever. Agiram com uma intenção que era impedir um movimento que permitisse a qualquer um se apoderar do Cruzeiro.
Imagine alguém com poderio econômico que quisesse ser o presidente do Cruzeiro, que comprasse 20.000 cotas do clube e que fizesse um plano para eleger os 150 conselheiros. Ora eles teriam a maioria esmagadora, afinal seriam 20.000 votos, contra os 5.000 cotistas que pagam em dia. E só com R$ 30 milhões de investimento.
 João Duarte | Vit�ria | 08-08-11 14h32min
Então, primeiro se criou um filtro para que possam ser votados para a presidência do clube só quem é conselheiro nato. E para ser conselheiro nato (se não me falha a memória, o n° é limitado a 150 e só ocorre a substituição com a morte de um dos natos) é preciso se ter um atestado de idoneidade, uma lista de atribuições e de serviços prestados ao clube e reconhecidos pelos outros conselheiros natos.
Entretanto, julgo exagerados os períodos de 9 anos em cada estágio... acomoda quem já é.
 João Duarte | Vit�ria | 08-08-11 14h34min
Do jeito que você escreve dá sempre uma conotação de que tudo é feito de forma a LOCUPLETAR-SE COM JACTURA ALHEIA...
Escrevo sem nenhum medo de agradar ou desagradar a quem quer que seja, até porque até hoje nunca ocupei cargo no Cruzeiro, sendo apenas um torcedor do clube, seja em que circunstância for.
Você leu alguma mentira nas conquistas do Cruzeiro na era dos Perrelas que eu tenha escrito ?
 webber | Belo Horizonte | 08-08-11 17h39min
É como os incêndios nas grandes florestas de pinheiros. Se não houver o fogo, não há o nascimento das novas árvores. A renovação. A Era Perrela foi exuberante, rendeu seus frutos, mas a renovação precisa se estabelecer. Claro, sempre com honradez e amor ao grande clube chamado Cruzeiro. Novas idéias, novas práticas, novo sangue. Pensar o Cruzeiro! Inquestionável o amor, a devoção, a torcida de cada torcedor para com o clube, dirigente ou não, mas tem que dar oportunidade da novidade vicejar.
 amilton | contagem | 09-08-11 21h25min
Jd;perrela foi até certo ponto importante para o crescimento do cruzeiro como clube ou instituição.quanto ao time de futebol ele e sua turma não têm grandes méritos,se não vejamos:copa do Brasil/96 ganhamos por acaso de um time bem melhor que o nosso.libertadores/97 sem comentários.mundial/97 ridículo time de aluguel.este sr. passou toda a sua adção sem conseguir se quer uma fonte de renda para o clube que não seja vender os craques e contratar jogadores medianos.apenas e tão somente em 98,2002
 amilton | contagem | 09-08-11 21h31min
e2003,os perrelas montaram times para conquistar algo de relevancia.por isto e muito mais eu ñ entendo a sua predileção por este sr..então Jd,eu te pergunto:vc é cruzeirense ou perrelista?ñ se esqueça que esse sr.está sendo investigado pelo MP.sobre os ombros deste elemento pairam graves denuncias.
 amilton | contagem | 09-08-11 21h37min
vamos por fim na dinastia perrela.opsição registre uma chapa p/ concorrer na próxima eleição. conselheiros vamos dar oportunidade do time ter mentealidade nova.ñ vamos mudar apenas os mosquitos!perrela obrigado pelos "serviços prestados"adeus e leve os seus.
 João Duarte | Vit�ria | 10-08-11 11h07min
Amilton de Contagem,
Sua mensagem enseja uma coluna específica para discorrer sobre os temas que você comenta. Vou deixar um pouco de curiosidade para você até o fim de semana, ok ? Um abraço - JDuarte
 USA..AZUL | FALL RIVER | 10-08-11 16h03min
eh Amilto voce vai me desculpar mais voce falou um monte de bobagem ai amigo, conquistas sao conquistas para isso sao onze contra onze, futebol tem um coisa muito clara ''detalhes'' ganhamos assim como perdemos nos detalhes, nao vou dizer nem que respeito sua opniao porque nao concordo de jeito nenhum, desculpe-me abraco.
 Edazul | Curitiba | 10-08-11 19h31min
Caro Amilton, realmente, assim como bem escreveu o USA..AZUL, NÃO HÁ como concordar com a sua opinião. Futebol por ser o esporte mais imprevisível de todos, ganha-se e perde-se nos detalhes, principalmente quando não há uma diferença técnica absurda entre os adversários. Foram esses "detalhes" que nos fizeram campeões da libertadores em 1997 e, infelizmente, vice em 2009.
 amilton | contagem | 10-08-11 20h06min
caros colegas vcs estão equivocados:eu jamais vou desmerecer uma conquista azul.eu só quis mostrar que esse perrele,ñ tem toda esta importancia que algumas viuvas querem dar.ñ nego que o clube cresceu na sua gestão mac poderia ter crescido mais.e o time de futebol que é o que mais interessa ñ teve crescimento significativo assim.isto tudo só para dizer:1-cruzeiro ñ é capitania hereditária.2-fim da dinastia perrela no nosso clube.
 amilton | contagem | 10-08-11 20h15min
3-democracia e transparencia JÁ.4-oposição é salutar.5-democracia ainda é o melhor regime.6-mudar apenas as moscas é no minimo hipocrisia.7-por fim emis importante,fora perrelas,fora o autoritarismo e absolutismo perrelistas avante sempre ZEEEEERRRROOOOOO!!!!!
 Zezé | Belo Horizonte | 11-08-11 20h54min
Compadre, gostei da coluna e também fiquei satisfeito com a chapa para presidência do nosso clube. Gilvan, Marcinho “Vá Bene” e Zé Maria Fialho, todos pessoas de muita competência e apaixonados pelo Cruzeiro, com certeza nosso clube estará em boas mãos! Quanto a este ano para mim já está perdido, é Copa do Brasil e Sul Americana, se este Joel não complicar! Lembra que falei do Tiago Ribeiro não está jogando? O cara está de má vontade desde do ano passado. Saudações Celestes!!!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [3 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster