Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Eliane Pessoa - Consultora RH



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

12/07/2011 | Evandro Oliveira
À prova de falácias

O futebol brasileiro (e a política do país) tem se notabilizado em falácias e estatísticas. Fica mais fácil para domesticar os incautos

Mentiras irritam, mentiras deslavadas provocam indignação, estatísticas e falácias são aceitas por todos que desejam provar suas teorias. O futebol brasileiro (e a política do país) tem se notabilizado em falácias e estatísticas. Fica mais fácil para domesticar os incautos. O grave é que a paixão clubística no futebol cega os torcedores que aceitam a teoria de que “verdade no futebol não dura 24 horas”, fazendo com que as falácia tenham salvo conduto. A exemplo da célebre frase do Gérson “Canhotinha de Ouro”, atleta que fazendo propaganda de cigarro dizia “gosto de levar vantagem em tudo” e que virou bordão-justificativa para as falácias políticas, esta de “verdades não durarem 24 horas” virou bordão no futebol brasileiro.

Uma vergonha.

Para se escrever ou provar qualquer coisa, tem que se mostrar provas e mais provas. Especialistas buscam receitas de sucesso no futebol brasileiro montados em falácias inomináveis e criminosas. A mídia de massa dos grandes órgãos e seus profissionais bem remunerados, tratam a informação e alguns assuntos de maneira leviana, bem ao estilo do torcedor apaixonado. A propósito, esta relação resgata outro ditado muito comum no futebol brasileiro: “me engana que eu gosto!”.

A questão nossa (Cruzeirenses pois quero que os outros e a Seleção se ferrem), do momento é laterais, ou mais especificamente, laterais direitos. Mas é neste momento? Então vamos basear em dados à prova de falácias ou estatísticas tendenciosas.

Desde que assumiu o cargo máximo no Cruzeiro, Zezé Perrella, que assumiu a vaga de Senador da República, contratou quase três dezenas de laterais direitos.

Todos contratados fora.

A lógica indica que, se contratou é porque não conseguiu formar nas categorias de base. Mas será que em 15 anos não daria para fazer um planejamento de formação de laterais direitos? Ou esta carência de laterais direitos não era prevista.

A relação completa dos contratados é a seguinte:
1995
ODEMILSON – Jogava no Bahia-BA
PAULO ROBERTO – Jogava no Atlético-MG

1996
MARCOS TEIXEIRA – Jogava no Coritiba-PR
VÍTOR – Jogava no São Paulo-SP

1998
RUÇO – Jogava no Vitória-BA
GUSTAVO – Jogava no Internacional-RS
RONALDO - Jogava no Mogi Mirim-SP

1999
EVANILSON – Jogava no América-MG
DE LA CRUZ – Jogava na LDU-EQU

2000
ZÉ MARIA – Jogava no Palmeiras-SP
RODRIGO – Jogava no Vitória-BA

2001
NENÉM - Jogava no Palmeiras-SP
LUISINHO NETTO – Jogava no Atlético

2003
MAURINHO - Jogava no Santos-SP

2004
MARCO AURÉLIO – jogava no Santos-SP
MICHEL - Jogava no Ferro Carril-ARG
ALESSANDRO - Jogava no Dinamo Kiev-UKR

2006
GABRIEL - Jogava no Málaga-ESP

2007
ANGELO - Jogava no ADAP-PR

2008
APODI - Jogava no Vitória-BA

2009
JANCARLOS - Jogava no São Paulo-SP

2010
RÔMULO - Jogava no Santo André-SP
VITOR - Jogava no Palmeiras-SP

Ressaltamos que a relação é de laterais direitos contratados para a posição que jogaram ao menos uma partida na posição. Nela não estão incluídos jogadores que foram contratados como juniores, jogadores que atuaram improvisados pois a lista poderia chegar a quase uma centena.

Mas o desafio é simples. Os torcedores é que vão formular as suas teorias de sucesso. Dirão que lateral direita é problema para o Cruzeiro ou não. Dirão que o trabalho dos últimos 16 anos foi apropriado para a posição ou não. A quantidade de contratados e aproveitados da base foi proporcional e apropriada a um trabalho planejado. Considerando que o presidente é quem manda mais, deveria conhecer mais da matéria ou cercar-se de profissionais que conheçam, quem deveria ser responsabilizado pela receita de sucesso aplicada ou pela fórmula de fracasso verificada?

Já imaginaram se isto fosse feito com as posições críticas para o futebol? Se não estou enganado, nos últimos 10 anos o Cruzeiro foi o único time brasileiro a vender três laterais direitos para a Europa (a se confirmar a negociação de Jonathan), dois formados na base. Será que empresários, agentes, dirigentes do Cruzeiro não estão vendo que mais do que prover o time de uma boa base para qualquer sistema tático, formar laterais direitos, até em duplicidade, pode render uma graninha extra.

Imaginem se o torcedor além de fabricar sua receita de sucesso parar de queimar jogadores da base, principalmente os laterais direitos do Cruzeiro.

Vamos lá! Coragem. Formulem alguma teoria baseado em dados, mostrem para alguns preguiçosos que so ficam fazendo conjecturas e fofocas baseados em pseudo informações privilegiadas, que torcedor tem capacidade de entender os problemas, ser passional e pensar soluções. Quem sabe daqui a 15 anos resolvemos o problema mundial de laterais direitos e ainda garantimos a ausência de desculpas, falácias e estatísticas manipuladas.

P.S. Esta coluna levou algum tempo de pesquisa e ajuda de um amigo em alguns dados. Durante a elaboração da mesma, fui pensando na carreira dos laterais direitos antes de virem para o Cruzeiro e depois que saíram daqui, nas condições que vieram, que atuaram e que saíram. É um exercício muito interessante e sugiro que o leitor o faça antes de elaborar a sua teoria de sucesso. Se não conhecermos nossos próprios erros como poderíamos sugerir correções para os erros dos outros? Até quando o torcedor ficará contente somente em cornetar e cobrar sem ao menos ter opinião fundamentada sobre algum assunto?


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 oliveirafarma | Brasília | 12-07-11 11h41min
Evandro, Eu tinha feito um comentário em um post do Jorge Santana extamente sobre esta questão, que não era possível que não há ninguém na base que possa ser pelo menos testado. O mercado tá fraquíssimo nesta posição tanto que vemos o Jonatan, que ficou mais contundido que jogou este ano ser negociado. Romulo, que é fraco ir pra Fiorentina. É melhor lançarmos a base e a torcida tem que entender que se o cara souber marcar e der um ou outro cruzamento certo, já estamos no lucro.
 Cruzeiro do Leste | Não definido | 12-07-11 16h32min
Evandro, será que não está faltando também um olhar mais responsável para a base, as contratações citadas talvez tenha sufocado o surgimento de bons valores, o futebol tem bastidores que nossos vão além dos nossos conhecimentos, até hoje não consigo entender pq o Gil Bahia e o proprio Maik são preteridos por causa de um jogador extremamente limitado como o Vitor.Vi esses dois atuando na Copa BH, Camp. Brasileiro sub-20 e Copa SP e fiquei impressionado com o futebol de ambos.
 Naldo | Brasília | 12-07-11 17h44min
Malhar a diretoria, vaiar o jogador da base no primeiro erro,(não tem etiqueta), mas vale lembrar que todos os que agora tem, um dia não tiveram é sempre mais fácil. A política de formar jogadores, na minha opinião, é a mais viável e jamais deve ser deixada de lado. E garimpar futuros talentos por este Brasilzão tambem é uma boa alternativa. O Cruzeiro já fez isto, e muito bem.
 Naldo | Brasília | 12-07-11 17h48min
Cruzeiro do Leste, não seria "imposição" da nossa própria torcida sem apciência com os garotos. O Vitor tem o histórico de ter sido o melhor lateral direito em Brasileirão passado.O Anselmo Ramon perdeu espaço para o Brandão.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 12-07-11 19h17min
Evandro, a coluna está pontual. No Cruzeiro dos meus sonhos você seria o diretor das categorias de base.
 Joao Duarte | Vit�ria | 12-07-11 19h30min
Evandro, O tema eh muito pertinente. Faltou voce citar que o Cruzeiro trouxe Maicon (Criciuma) para a base. E antes de se firmar foi vaiado com forca... Faltaram Luizinho e Mariano que vieram do Ipatinga. Mas, e da nossa base quem foi emprestado ou mesmo ganhou os direitos e se deu bem ? Qual a politica da base para revelar jogadores ? Mais atrde continuo
 Joao Duarte | Vit�ria | 12-07-11 19h30min
Evandro, O tema eh muito pertinente. Faltou voce citar que o Cruzeiro trouxe Maicon (Criciuma) para a base. E antes de se firmar foi vaiado com forca... Faltaram Luizinho e Mariano que vieram do Ipatinga. Mas, e da nossa base quem foi emprestado ou mesmo ganhou os direitos e se deu bem ? Qual a politica da base para revelar jogadores ? Mais atrde continuo
 pyxis | BHZ | 12-07-11 21h06min
JDuarte,
Abri o espaço para todos os críticos ferozes se manifestarem.
Entretanto, acho que você não observou algumas nuances do "À Prova de Falácias", que exclui contratados para a base, ou feitos nela... Maguinho, Maicon e outros fazem contrapontos ótimos.
O que estou tentando mostrar e ver os argumentos contrários é de que, contratar "tentativas de acertos" é uma furada de 15 ANOS. Vai mudar quando? Depois do centenário? releia e veja com calma o motivo desta relação.
 pyxis | BHZ | 12-07-11 21h28min
Dra. Celeste,
Não sei se mereço a distinção. Aliás, tenho receio que o sistema em que se transformou o futebol brasileiro tem espaço para pessoas pensarem nos times e resultados para os torcedores. Será que teríamos jogadores interessados?
Pior são torcedores e cronistas que ainda ficam falando que tudo isto é culpa da Lei Pelé.
A Lei Bosman deu a dica e ninguém quis saber ainda.
 pyxis | BHZ | 12-07-11 21h38min
Naldo,
Vc captou uma parte da proposta, mas derrapa na outra. Se o Vítor foi "o melhor do XYZ" ou o Apodi "foi o melhor da Série B", não significa que seja o melhor ou ao menos atenda algumas expectativas no Cruzeiro. Vi este Vítor (2011) treinando e jogando. é ruim demais. Posso dizer que vi ao vivo todos os laterais contratados e até os dois de maior sucesso (Maurinho e Evanílson) tinham Muitos altos e baixos e vários defeitos.
 pyxis | BHZ | 12-07-11 21h41min
Cruzeiro do Leste,
Vocë captou corretamente por onde quero começar o debate por aqueles que se interessam com o problema. Como pode em 15 anos, a diretoria tentar de tudo e não resolver o problema. E quando tem soluções razoáveis (Maicon, Jonathan por exemplo) ou vende-os (os empresários e agentes exigem) ou queima-os (a torcida quer etiquetinhas). Sem acordo não dá. Quando a torcida entender e exigir o melhor para o time. Teremos soluções ao invés de 15 anos de erros.
 pyxis | BHZ | 12-07-11 21h49min
Oliveirafarma,
O perigo é sua linha de raciocínio. Perigosíssimo quando torcedor tá mais preocupado com "mercado", "ficar no lucro". Dos jogadores que relacionei, fora o Evanílson, os demais deram prejuízos homéricos (o JDuarte terá números convincentes para me refutar). Nem o lucro e processos do Evanílson compensaram os prejuízos. Mas se juntar todos qual o retôrno técnico... qual o custo benefício...
 pyxis | BHZ | 12-07-11 21h55min
JDuarte,
Vou aguardar vc continuar. Mas queria te dizer que se eu fizesse uma relação de todos laterais, inclusive os agregados do Ipatinga e outros times que eram "parceiros" e exclui da lista, os custos/benefícios são tão ridículos perto do discurso de "planejamento" e adaptação dos últimos 15 anos que só rindo.
Faça vc mesmo (eu tenho pronta) uma lista de 11 (time inteiro) só de laterais direitos horríveis e que nunca jogaram uma partida decente no Cruzeiro. Tente, vc consegue...
 pyxis | BHZ | 12-07-11 22h00min
Quando escrevi a coluna não havia confirmação da venda do JOnathan e das condições da venda. A situação para o leitor da coluna fica melhor ou pior....
 alfsilva | Aracaju | 13-07-11 10h31min
Destas 3 dezenas, acho que apenas o Maurinho deu certo. Os outros que foram bem, vieram da base: Maicon (contratado para a base) e Jonathan (que era meia na base). Se pegarmos a esquerda, o Diegon Renan (LD na base) também tem sido o melhor lateral esquerdo do Cruzeiro e alvo de vários times. Evandro, se você um levantamento de atacantes, vai que os melhores também sairam da base ou vieram sem etiqueta (Fred, Marcelo Ramos...) Sem dúvida a solução da lateral deve estar na base..... Gil Baiano
 DERSON | LEME | 13-07-11 10h55min
Evandro, mesmo com a escassez de laterais no mercado e mesmo tendo Vitor (que e muito fraco),com GIL pronto a intregar a equipe principal, acho que ainda teremos que contentar em ver volantes na lateral direita. É um dos motivos que me fez perder as esperancas no Cruzeiro neste 2011.
 Naldo | Brasília | 13-07-11 15h20min
Evandro, que o Vitor é ruim, infelizmente ele não tem deixado dúvida, uma pena! Até o Mariano e o Júlio César que mandaram bem em 2010 pelo FLU, esse ano parece que não andam muito bem. Pode ser que a garotada tenha evitado a posição por exigir muito do atleta. O cara tem que saber marcar e apoiar, jogar atrás e na frente. Pode estar faltando gente com estas capacidades.
 João Duarte | Vit�ria | 13-07-11 17h54min
Evandro,
O esquema tá bastante tenso para mim nestes últimos dias, com uns probleminhas aqui e ali, exame médico em São Paulo, período de sufoco aqui na ArcelorMittal, afinal é relatório do trimestre e coisas do gênero. Perdoe-me portanto pela demora em continuar a resposta. Mas, vamos lá.
 João Duarte | Vit�ria | 13-07-11 17h58min
1 - Política de Apostas dos Perrelas no Cruzeiro
Como a gente pode constatar no caso dos laterais direitos nos últimos 16 anos (1995 a 2011), em minha opinião :
- Foram muito bem :
☻ Evanílson (custou R$ 500 mil e foi vendido menos de 1 ano depois por US$ 7 milhões). E chegou a atuar muito bem no Cruzeiro.
☻ Maicon (custou US$ 200 mil e foi vendido por US$ 4.2 Mil) : e também foi bem demais.
☻ Maurinho : rendeu bem em campo, especialmente em 2003.
 João Duarte | Vit�ria | 13-07-11 18h02min
Todos os demais foram apostas que não deram resultado positivo no Cruzeiro. Contabilizei uns 25 LD's em 16 anos ou seja, quase 3 jogadores a cada 2 anos. É uma taxa de sucesso baixa. Mas, deve se considerar que raros foram os casos que o clube não recuperou o investimento financeiramente (maioria destes jogadores foram colocados por empresários, especialmente após o advento da lei Pelé). Mas, tivemos casos de solicitação explícita do treinador como NENÉM (Palmeiras) pedido pelo Felipão.
 João Duarte | Vit�ria | 13-07-11 18h07min
Não vou falar da base porque se a gente observar bem há de concordar sem dúvida com você que a nossa torcida adora um ETIQUETINHA, especialmente, quando é jogador "repatriado" e que tenha tido passagem por um dos grandes de Rio ou São Paulo. Mas, também é fato que Afonso, Alemão, Maguinho, Luisinho, Mariano (da base ou vindo dos parceiros), não mostraram futebol que convencesse a qualquer de nós. A nossa torcida não tem com o Anselmo Ramon a mesma paci~encia que terá com Brandão ou Ortigoza.
 João Duarte | Vit�ria | 13-07-11 18h11min
Evandro,
Não refutei os seus números, mas, vamos observar a lista e retroagir no tempo :
1 - apostas na maioria de jogadores de empresário.
2 - Perdemos dinheiro pequeno porque na verdade não trouxemos nenhum jogador de "nome".
Citando os mais famosos : ☻ Vitor - veio na permuta com o São Paulo
☻ Gabriel - foi feito um investimento de compra de 50% dos direitos dele, rachado com um investidor. Depois o Cruzeiro repassou a sua parte para a frente, até com pequeno lucro.
 João Duarte | Vit�ria | 13-07-11 18h15min
☻ O maior ferro foi com o Apodí pelo qual pagamos R$ 900 mil pelos direitos e não recuperamos nada (ele foi sendo emprestado sequencialmente para São Caetano, Santos, Guarani, Vitória de novo) e depois foi vendido.
Quem eram os proeminentes nos quais apostamos :
1 - Odemílson : matava a pau no Bahia, aqui foi fraco.
2 - Ronaldo : era desejado pelos grandes de SP e não fez nada
3 - Ruço : Jogava demais no Vitória, eleito destaque do Brasileiro e não jogou nada.
 João Duarte | Vit�ria | 13-07-11 18h25min
A lista dos 11 piores :
1 - De La Cruz - Este era o jogador sobre o qual eu depositava a maior esperança. Não jogou nada. A maior decepção.
2 - Zé Maria
3 - Ruço
4 - Marco Aurélio
5 - Neném
6 - Luizinho Netto
7 - Ângelo
8 - Apodí
9 - Odemílson
10- JanCarlos
11- Alessandro
E a lista dos 5 melhores :
1 - Maicon
2 - Maurinho Este matou a pau em 2003
3 - Paulo Roberto Bocão
4 - Evanílson
5 - Gabriel
 SorinEterno | Sta Maria | 13-07-11 23h39min
Depois de tos os comentarios e ver o Maicon jogar, acredito que ja seria de por o Gil pra jogar. Pois santo de casa é que faz Milagres.
 oliveirafarma | Brasília | 14-07-11 13h32min
Caro Colega pyxis, Quando digo "ficar no lucro" não digo em termos de venda, termos financeiros. Poderia substituir por "pegar o boi", ou seja, se o jogador for razoável, no cenário atual de laterais direitos, já estaremos bem melhor que a maior parte dos clubes, ou seja, "já no lucro". POr isso a torcida tem que ter paciencia com os lançados e não exigir um novo Sorin, um novo Maicon (que alias, foi vaiado antes de ser O maicon).
 João Duarte | Vit�ria | 15-07-11 17h04min
Evandrão,
Em 2002 ~ 2005 você se esqueceu do Ruy Cabeção ? Alternou bons e maus momentos, não foi ?
 pyxis | BHZ | 16-07-11 00h20min
JDuarte,
O "Cabeção", assim como vários outros não incluídos, não foi contratado para ser lateral direito. Ele não entrou por este critério. Alguns jogadores fizeram muitas partidas de lateral mas não eram contratados e jogavam só de lateral. Este eu excluí para não dizerem que eu estava forçando a barra com jogadores que não eram da posição.
 pyxis | BHZ | 16-07-11 00h22min
JDuarte,
Quando você coloca na sua lista que, entre os 5 melhores que jogaram no Cruzeiro, está o Gabriel, você há de convir que a coisa é pior do que você mesmo imagina.
 pyxis | BHZ | 16-07-11 00h24min
JDuarte,
Olha que curioso.... na sua relação de *piores* você não conseguiu colocar nem o Gustavo, considerado por 8 em cada 10 torcedores cruzeirenses o pior lateral direito da história do Cruzeiro.
 pyxis | BHZ | 16-07-11 00h26min
Tem uns casos muito curiosos. Este tal de Ângelo, não me lembrava dele. Tive que ser lembrado do nome. Desde que escrevi a coluna fico tentando lembrar uma jogada, uma falta, uma falha, qualquer coisa que me faça lembrar a cara do sujeito. NADA! Realmente, o cara devia ser muito bom, até para se esconder, pois ser contratado pelo Cruzeiro, jogar partidas como titular e não ser lembrado em nada.
 pyxis | BHZ | 16-07-11 00h29min
OliveiraFarma,
Eu falo e peço a todos torcedores paciência com jogadores, todos, da base ou contratados já formados.
Tenho como premissa que nenhum jogador pode mostrar qualquer coisa com menos de meia dúzia de jogos como titular. Os jogadores diferenciados mostram alguma coisa com até menos jogos (e aí todo mundo sai falando bem...) o péssimo jogador pode não conseguir enganar nem com dois jogos. Mas o jogador mediano, o bonzinho, precisa de algum tempo. cont...
 pyxis | BHZ | 16-07-11 00h32min
... mas o torcedor está completamente equivocado. Ele só quer craques e resultados fenomenais no time. Não quer "carregador de piano".
O caso do Marquinhos Paraná me ensinou muita coisa. Bastou ele desmaiar que a torcida se viu no direito de vaiá-lo com 5 minutos em campo por substituir o "craque" Apodi. Poucos confiaram nele (eu incluso), poucos acreditaram no técnico e todo mundo desceu o cacete. Paraná é craque? Longe disto! Mas aqueles que falharam lá atrás cobram dele como cont...
 pyxis | BHZ | 16-07-11 00h34min
... se ele fosse um craque. CObram dele como se ele fosse o melhor volante do mundo quando o Cruzeiro precisa é do Paraná e não do melhor volante do mundo...
A história do Henrique é no mesmo diapasão.... a história com 90% dos jogadores da base é a mesma coisa. A torcida só quer saber de "fenômenos" como se fosse possível os times brasileiros parirem um fenômeno a cada 3 anos. E tem que ser no Cruzeiro. torcedor é sem noção por natureza.
 afelipe | Belo Horizonte | 16-07-11 09h16min
Quero incluir no papo o atacante Thiaguinho. Vi ele jogar no sub 20 e fiquei super contente em saber que iria ver crescer no Cruzeiro mais um garoto brilhante mas ele foi parar no Goiás. E o pior, para ceder espaço para Reis, Ortigoza e Brandão!
Isso para mim é rabo preso com empresário, só pode! Se tem o talento de que agente precisa aqui na base pra que ir buscar gente de fora?!
É claro que experiência é importante mas nesse caso sou mais o talento até pq quem tava matando a pau cont.
 afelipe | Belo Horizonte | 16-07-11 09h32min
na LA11 pra gente no ataque era um garoto chamado Wallyson!
O Cruzeiro tem hj (os que eu sei, devem ter outros bons valores) goleiro Gabriel, zagueiro Murilo, Laterais Gil e Gabriel Silva (Hyago sumiu tbm!), os meias Marquinhos, Eber, Elber, Dudu (Bernardo) e atacantes Anselmo Ramon, Thiaguinho, Sebá, Pedro Paulo e Léo.
Todos muito bem recomendados! Tem que fazer um planejamento para eles irem entrando aos poucos, no Campenato Mineiro, nos jogos com resultado feito sem joga-los cont.
 afelipe | Belo Horizonte | 16-07-11 09h46min
aos leões.
Se a torcida é exigente o clube precisa saber trabalhar com isso, não adianta lamentar e continuar queimandos os jovens e colocando a culpa na torcida. Que façam uma campanha de concientização forte através do marketing.
E outra muito importante tbm, ensinem esses jovens a jogar futebol em todas as suas nuances e não a ganhar troféu na base a qualquer custo pq título que vale mesmo é no profissional.
 internautazul | BH | 16-07-11 10h35min
Evandro,
Esta sua visão sistêmica da "coisa", é que muitos não tem. Fazendo uma analogia, ao invés de se plantar uma semente de uma árvore, que pode ser "adubada" de acordo com sua necessidade, aposta-se em outra, que é arrancada com raiz e tudo, com grande risco de não "pegar", e o pior, como disse um amigo, perder-se o foco de novas "mudas".
Está corretíssimo.
Apenas tem algo não concordo, Paraná no meu entendimento, é muito mais razoável que bom. E estes improvisos, MATAM.
 internautazul | BH | 16-07-11 10h42min
Completando sobre o Paraná...é um jogador sem "ambição". É o que sempre falo com minha equipe. O cara não é pronto, são raros, mas querer ser bom é fundamental, envolve treinamento, capacitação, mas é preciso VONTADE.
Paraná, peguei como exemplo, falta ALMA. Alguns jogadores tentam trazer este espírito, como certa vez no lance do Kleber, gesticulando para o Jonathan passar e receber a bola? Saiu gol inclusive. Do Gilberto cobrando VONTADE. Acrescente a receita, além da técnica, o perfil.
 pyxis | BHZ | 16-07-11 14h30min
O JDuarte falou do Ruy Cabeção e eu fui revisar a lista mais uma vez.
Lembrei de dois nomes que não estão na lista e estão por aí jogando... Mariano (Flu) e Patric (frangas).
O Mariano não foi incluído Por estar naquele bolo da "parceria com o Ipatinga" que a gente nunca sabia se o cara era do Cruzeiro, do Ipatinga ou de ninguém.
Quanto ao Patric fiquei na dúvida. O cara foi contratado profissionalizado? Se foi, tenho que colocá-lo no ano de 2009 ou 2010. Mais alguma nome???
 pyxis | BHZ | 16-07-11 14h32min
AFelipe,
Este post é somente sobre laterais direitos. Mas tem outras posições que dariam o mesmo resultado. Volante, lateral esquerdo, centroavante... se você quiser pesquisar e escrever sobre alguma destas posições, esteja à vontade que publicaremos no VOZ DA ARQUBANCADA (arquibancada@cruzeiro.org).
Você se lembra de um atacante contratado por 1milhão que se chamava Tiganá???? Pois é... ele entra em qual contabilidade???
 pyxis | BHZ | 16-07-11 14h35min
Internautazul,
Vc percebeu corretamente, mas discordo frontalmente do caso do Paraná e você tem impressões erradas. Se formos avaliar vontade e atitude, Paraná tem muito mais do que Gilberto. O problema do Paraná é que ele não tem esta postura de liderança. POr isso ele nunca usou a faixa de capitão. Ele se esforça e não vai xingar ninguém em campo.
Vi um lance no jogo contra o Grêmio (outra pessoa ao meu lado vi a mesma coisa) que prova o contrário.
 jadson | Contagem | 17-07-11 17h25min
SÓ LATERAL BABA. SE SOMAR AOS DA BASE E AOS ADAPTADOS É QUE VEMOS O TANTO QUE ESTE ZEZÉ PERRELLA E OS DIRETORES DE FUTEBOL DELE NÃO CONHECEM ***** NENHUMA DE FUTEBOL. PODE INCLUIR ATÉ OS DIRETORES DE FUTEBOL DE BASE. E OS TÉCNICOS TAMBÉM. SÓ INDICAM JOGADORES RUINS. SERÁ QUE ELES NÃO CONHECEM JOGADORES BONS OU SÓ OS EMPRESÁRIOS PODEM INDICAR JOGADORES? FUTEBOL NO CRUZEIRO É ARTIGO EM EXTINÇÃO.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster