Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Eliane Pessoa - Consultora RH



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

23/06/2011 | Joao Duarte
"A estreía do novo DEALER : Joel Santana"

"Espero que dentro em breve os conceitos saiam da prancheta e entrem em campo e que o Cruzeiro faça muito sucesso. Eu acredito e muito no trabalho do

Mundo Azul,


As primeiras impressões do trabalho de Joel Santana - Aos que iniciam depreciando o Joel Santana, peço que lhe seja dado um tempo para mostrar o que conhece de futebol.
A história do nosso novo treinador mostra que ele sempre começa a organização dos seus times pela "cozinha" e creio que é exatamente isto que precisa ser feito. O Cruzeiro precisa ganhar confiança em atacar sem ter o medo de ficar sofrendo gols de contra-ataque.
Há que se passar confiança aos jogadores e introduzir um sistema tático mais simples. Sem tantas variações, mas, que seja absorvido rapidamente. Treinar alguns fundamentos básicos de encaixe defensivo, que ele adota e que são diferentes dos 3 defensores fixos do Cuca (um lateral ou volante fazendo a função de 3º zagueiro ou dos 3 volantes centralizados tão utilizados pelo Adílson Batista, liberando mais os laterais para o apoio.

Mas, de cara uma coisa me preocupou... Quem será que soprou para o Joel que o Fabrício tem que ser banco para Paraná, Henrique, Guerreiro ou Everton ? Alguém soprou, mas, antes do final do 1º treino, Joel já tinha visto o que todos sabem Fabrício é o melhor volante do clube e pode fazer 3 das 4 funções no meio sem problema algum. E ainda por cima é um líder positivo, que chama na chincha sem desmerecer a ninguém e mais, é franco, verdadeiro, fala o que pensa e não se esconde sob clichês. Eu sou fã do futebol do Fabrício há pelo menos uns 10 anos, quando ainda jogava pelo Corinthians. Um volante moderno que marca e sai para o jogo, que vive intensamente as partidas independentemente de quem seja o adversário. Às vezes passa do ponto, extrapola e é expulso, mas, não deixa que o adversário se imponha na intimidação, na pancada. Vamos ver se o time começa a ter a cara que a torcida gosta em pouco tempo.
Joel Santana em todos os lugares que passou já mostrou que dupla de ataque tem que ter um cara de lado (veloz e que também goste de fazer gols) e um centroavante como referência na área, prendendo a atenção de pelo menos 2 defensores.
Para ele futebol é simples...zagueiro tem que zagueirar...
lateral primeiro defende e depois ataca, mas, sempre na boa e nunca os 2 ao mesmo tempo... Este negócio de ala, não cola.
A pranchetinha vai anotando o que ele viu do jogo, sem teoremas de Pitágoras explicitados, mas, usando os triângulos para ajustar a movimentação... Se quer manter a posse de bola há que se criar a opção do passe... E quando a bola rolar, espero que as pessoas possam ver que além do folclore, o novo comandante do Cruzeiro conhece muito de bola.
Eu tive o prazer de conversar com Joel santana em junho de 2009, quando estive na Africa do Sul a serviço. É um cara muito cortês, do povão, humilde e que espero arrolhe a boca dos seus críticos fazendo o Cruzeiro jogar um futebol simples, mas, com raça, com gana, com vontade, mordendo o adversário e sempre impondo dificuldades. Saber se fechar é uma arte.
Portanto, vamos ver os primeiros 5 jogos. A projeção é que o Cruzeiro faça 10 pontos no mínimo...
Considerando as contusões e indisponibilidades para o 1º jogo a opção que eu usaria para pegar os coxas brancas seria :

Esquema 4-3-1-2 clássico : Fábio + Diego Renan, Gil, Léo e Everton + Paraná ou Leandro Guerreiro, Henrique e Fabrício; Montillo; Wallyson e Anselmo Ramon.

E no banco ?

Rafael, Naldo, Gil Bahia ou Gabriel Araújo, Leandro Guerreiro ou Paraná, Dudú, Ortigoza e Brandão.

Estou morrendo de curiosidades de ver o Bruninho jogando e este jogo seria uma oportunidade até de entrar. Mas, a concorrência é grande...
"Espero que dentro em breve os conceitos saiam da prancheta e entrem em campo e que o Cruzeiro faça muito sucesso. Eu acredito e muito no trabalho do Joel Santana". Os caras vão jogar pelo Cruzeiro, por si mesmos, mas, também vão jogar pelo treinador... Podem esperar.

Quero escrever algumas linhas sobre o Dudú - Este menino, cria do Edú Lima, eu acompanho a carreira desde que tinha uns 13 ou 14 anos de idade. Tem todos os recursos disponíveis. Conhece demais de bola. Não tem medo de porrada, não afina. Apenas parece ter se deslumbrado ao subir para o profissional com a chancela de craque. Ele mesmo esperava entrar no time e disparar a fazer gols como nos tempos da base e a coisa não aconteceu como nos seus melhores sonhos. Além do deslumbramento natural de chegar aos profissionais de um dos maiores clubes do Brasil, veio o deslumbramento financeiro. O menino que ganhava ajuda de custo, de um momento para outro passa a faturar como um executivo de nível médio que teve que ralar 17 anos nos bancos de escola e ainda fazer pelo menos um mestrado ou MBA...
E dizer o quê... De um pé rapado vira alvo das marias-chuteiras. É preciso se ter muita cabeça para enfrentar uma mudança de cenário deste porte. Qualquer um piraria o cabeção e com ele não foi diferente. Faltou um acompanhamento de um profissional especializado que atuasse junto a ele e também aos familiares do menino, para ajudar nesta transição de potencial a verdadeiro ativo do clube.
Espero que ele tenha caído na real e veja que se não trabalhar duro, com afinco, se não se dedicar aos treinamentos e aperfeiçoar os dons que Deus lhe deu, vai virar mais um carvão molhado. Aquele tipo de jogador que é fera na base, mas, que quando sobe para o profissional, não fede e nem cheira.
Dudú, se posso lhe dar um conselho, corra atrás do suporte de quem gosta de você de verdade, esqueça os falsos amigos e dê um tempo nas baladas. Vai ter espaço para tudo, é só saber dividir e escolher a hora certa.
Espero muito vê-lo brilhar e estar pronto para suceder a Montillo como novo dono da camisa DEZ em curto espaço de tempo. Mas, é bom ficar ligado porque a fila anda e aí estão o Bruninho, o Élber e o Éber cavando espaço na mesma trincheira. É hora de se firmar. Continuo apostando no seu futebol.

Esta coluna hoje é escrita em homenagem às minhas filhas Juliane e Jéssica que me são muito especiais. Tenho o maior orgulho de ser pai de pessoas de bom coração, generosas, amigas, além de bonitas e inteligentes.

E do Cruzeiro.Org :as Rapozaço e Haroldo Trovão Azul, que sumiram daqui + Léo Gontijo, Azul Real, Batista-DF, Naldo, Gener, Fusil Cruzeirense, Luiz Antônio Maior de Minas, Moema, Beth Makennel, Jacigatty e muito especialmente a´Drª Celeste.

E de Conceição do Mato Dentro - MG : É dia de homenagear ao cumpadre Zezé mattos, Luciana, Otacilinho, Maria Eduarda e Maria Fernanda, família sangue azul e que mora também dentro do meu coração.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Demolidor1970 | Contagem | 23-06-11 15h23min
Caro João Duarte, assim como você também espero que o "papai Joel" arrume a casa, e que o Cruzeiro passe de time que encanta a todos, tem uns dos melhores elencos do páis, e passe a time papador de títulos. Quanto ao Dudu o que aconteceu a ele, vem acontecendo com todos os jogadores revelados na base e que subiram para o profissional, vide Jonahtan, Jonatas, Bernando, Paulinho Dias, Diego Renan entre outros...
 estrelado campeao | N�o definido | 23-06-11 17h21min
João Duarte, com certeza Joel tem tudo para fazer um bom trabalho. Disse isso em comentários que foram postados logo após a notícia de seu acerto com o clube, que o Joel tem DNA de vencedor nato. Muita gente contestou dizendo que ele é caseiro(carioca). E sabe conciliar o jeito de dar bronca com o jeito amigável. Não deixa o time dormir em campo, isso é bom. Agora sua preocupação é pertinente: quem é que soprou pra ele que Fabrício deve ser banco? No meio campo é o Fabrício e mais três.
 estrelado campeao | Ubá | 23-06-11 17h21min
João Duarte, com certeza Joel tem tudo para fazer um bom trabalho. Disse isso em comentários que foram postados logo após a notícia de seu acerto com o clube, que o Joel tem DNA de vencedor nato. Muita gente contestou dizendo que ele é caseiro(carioca). E sabe conciliar o jeito de dar bronca com o jeito amigável. Não deixa o time dormir em campo, isso é bom. Agora sua preocupação é pertinente: quem é que soprou pra ele que Fabrício deve ser banco? No meio campo é o Fabrício e mais três.
 estrelado campeao | N�o definido | 23-06-11 17h39min
João Duarte, penso que com o Joel no banco, com o retorno de Victorino e as recuperações de Roger e Thiago, o Cruzeiro ficará mais forte sim. Aliás estou ansioso para saber qual será a formação do meio campo, com todos os jogadores em forma física e técnica, naõ apenas para o jogo com o Coxa: M Paraná, Fabrício, Henrique,Leandro Guerreiro, Roger, Montillo, Gilberto e Dudu. E o ataque, será que o Farias será reincorporado ou teremos nova contratação ou aproveitamento da base para esse setor?
 estrelado campeao | Ubá | 23-06-11 17h39min
João Duarte, penso que com o Joel no banco, com o retorno de Victorino e as recuperações de Roger e Thiago, o Cruzeiro ficará mais forte sim. Aliás estou ansioso para saber qual será a formação do meio campo, com todos os jogadores em forma física e técnica, naõ apenas para o jogo com o Coxa: M Paraná, Fabrício, Henrique,Leandro Guerreiro, Roger, Montillo, Gilberto e Dudu. E o ataque, será que o Farias será reincorporado ou teremos nova contratação ou aproveitamento da base para esse setor?
 estrelado campeao | N�o definido | 23-06-11 18h17min
Bem lembrado Batista, o Paraná não se contunde. E quando alguém contunde ele sempre ali, como primeiro da fila, seja no meio ou na lateral, para substituir alguém. O cara tem sorte mesmo.
 estrelado campeao | Ubá | 23-06-11 18h17min
Bem lembrado Batista, o Paraná não se contunde. E quando alguém contunde ele sempre ali, como primeiro da fila, seja no meio ou na lateral, para substituir alguém. O cara tem sorte mesmo.
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 09h01min
A resposta ao POLE = Demolidor 1970,
É no quesito aproveitamento da base que divirjo radicalmente dos dirigentes do futebol do Cruzeiro desde sempre. Gastaria muito tempo aqui falando de jogadores que eram a BOLA DA VEZ mas, o tempo deles passou e o Cruzeiro perdeu a chance de revelar no clube e não nas parcerias os nossos melhores jogadores. A política de colocar aqui na tal VITRINE os artigos de ALGUNS empresários de gosto duvidoso, os tais terroristas líbios (só carregam bombas)
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 09h08min
Vimos a geração da CopaSP de 2007 aparecer com Paulinho Dias, Diego Renan, Ânderson gatinho, Guilherme, Luiz Fernando (este mesmo que só joga um tempo e depois de perambular no Ipatinga foi destaque no Guarani-DV no Mineiro deste ano), o goleiro Rafael, O volante Mateus que esteve no Ipatinga e depois no AméricaRJ. Destes apenas Rafael, Diego Renan e Guilherme tiveram sequência e aprovaram.
Mas, será que se outros tivessem sido lançados na hora certa não teriam feito melhor que as bombas ?
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 09h15min
Buscamos o Elicarlos no Náutico e pagamos R$ 1.4 milhão pelos direitos dele. Será que o Mateus ou até mesmo o Paulinho Dias com a devida confiança de quem era o campeão e capitão do time da CopaSP de 2007 não poderia ter tido melhor desempenho do que ele ? Uma coisa é se lançar os meninos num campeonato mineiro, para gerar confiança. Outra bem diferente é lançar os garotos num time DESEQUILIBRADO com solução dos problemas. Eu me esqueci de falar de Luizão e Maicon que renderam $$$ ao clube...
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 09h31min
Imaginem um orçamento para o futebol profissional da ordem de R$ 4.0 milhões mensais, sem encargos.
A comissão técnica levará R$ 500 mil, ou seja, sobrariam R$ 3.5 milhões para o elenco do time profissional(33).
Imagine pagar R$ 500 mil para a estrela da companhia.
Depois você ter mais 6 referências com salários de R$ 200 mil. Outros 6 jogadores com salário médio de R$ 150 mil.
Depois 10 jogadores com média de R$ 60 mil.
10 oriundos da base com média de R$ 30 mil.
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 09h34min
Imaginem o quão difícil seria administrar os egos dentro do elenco, sabendo que um ganha o dobro do outro ? Mas, assim é a vida... É preciso se ter uma política salarial e não agir no EMOCIONAL a maioria do tempo, senão quebra o clube. Mas, também não se pode ser racional e cartesiano, dar o conceito de VITRINE é erro crasso, de magnitude ainda maior.
 marco | Curitiba | 24-06-11 11h05min
Caro João, vour torcer pelo Joel independente de qualquer coisa, como faço com todos que vem treinar nosso grandioso time. Com relação ao Dudu, imaginei que a passagem pelo Coritiba tivesse ajudado noamadurecimento dele, mas parace que não. Um caso bem clássico de jogador da base que todos esperavam muito e não deu em nada foi o Kerlon (foquinha). Saber onde ele estava jogando? No Paraná clube. Time que da segundona do nacional e que foi rebaixado no campeonato paranaense. (Continua)...
 marco | Curitiba | 24-06-11 11h09min
(cont.)...Só que ele teve o contrato rescindido por excesso de contusões (e de baladas). Em 4 meses de contrato atuou 4 vezes e nenhuma o jogo inteiro. Mas no segundo dia aqui em Curitiba já era visto nas boates da cidade. Se se dedicasse ao futebol com a mesma ênfase que se dedica as baladas, quem sabe teria se tornado um craque. Vejo um futuro negro para este rapaz. Pena, mas oportunidades ele teve e muitas.
 zirlei pereira | Não definido | 24-06-11 11h14min
o meu Amigo João duartecomo é difícil entrar aqui nesse site , não lembrava minha senha foi mais difícil que a primeira vitória do cruzeriro no campeonato , joão ótima coluna ,Joél esta longe de ser meu tecnico favorito porém não quero criticar antes dele começar porém acredito que só a troca de técnico não vá resolver nosso problema podemos até dar uma alavancada porém ser campeão sem chances porisso precisamos de pelo menos tres contratações mais contratações de peso para resolver o problema
 zirlei pereira | Não definido | 24-06-11 11h23min
João só não entendo uma coisa nem mesmo para experiência o Paraná não sai do time , outra coisa gostaría de ver o Farías reintegrado ao elenco e com chances de ter continuidade coisa que ele não teve com o cuca , acho ele melhor que os emprestados Brandão e ortigoza e a vantagem é que o farías é um dos pouquíssimos jogadores que é 100%do cruzeiro , grande abraço joão duarte apareça na confraría sua presença é sempre muito bém vinda .
 SorinEterno | Sta Maria | 24-06-11 14h01min
Joao apostava que Joel iria de contra Cuca e mudasse o time, por exemplo poderiamos ver Naldo e Gil juntos (gosto do Leo),acredito que Naldo encaixaria nesta zaga na falta do Victorino, mas o principal pra mim e a questao das laterais gosto de ver estes profissionais atuando o time fica veloz e jogo fica emocionante. Gostaria de ver aquela entrevista da chegada do Joel que Zeze dizia que ele olharia para base,achei que aconteceria mas vejo que nao, serei telespectador de um volante da lateral...
 SorinEterno | Sta Maria | 24-06-11 14h13min
novamente. Sinceramente nao gosto de improvisaçoes. Lendo uma reportagem de um jornal (nao me lembro de onde pois cada dia estou em uma cidade),dizendo que Cruzeiro estava em 3º colocaçao de clubes que investe na base, ficando atras de Santos e Sao Paulo. Com tanto investimento na base porque nao utilizar estes jogadores? Que politica tem o Cruzeiro com relaçao estes jogadores? Pois unico jogadores da base no banco de reservas(exeto Diego Renan), sao goleiros.
 SorinEterno | Sta Maria | 24-06-11 14h16min
Vejo que com falta de laterais no mercado temos polo menos 3 que deveriam ser utilizados nas partidas, acho que e uma pena pois acredito estamos a mercê de improviso. Abracos.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 24-06-11 14h41min
João, muito obrigado pela homenagem,mais uma vez. Concordo com vc. Joel é um cara vivido, já viu de tudo no futebol, não vamos julgá-lo pela forma de conversar ou por sua figura humana. Vamos ver sim o seu trabalho.
Gostei do fato dele não ter mexido no time inteiro, aquela famosa fritura geral que muitos esperavam. Sinal que temos um bom material humano, mas que precisa de ajustes.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 24-06-11 14h43min
Só não aprovo a permanência do Paraná no time. Pra mim, ele e o Pablo espelham o pior do nosso momento atual (últimos 7 jogos). Até hj não entendi porque ele não subiu no 1o gol do Once Caldas.
Henrique ainda vai, mas vai ter de melhorar muito. E o Fabrício, pra mim é titular e capitão como disse o amigo acima.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 24-06-11 14h47min
Falando da base. Em outra notícia eu disse que sinto falta e que há muito não aparecem jogadores do quilate de um Douglas, um Ricardinho, um Careca.
Vc contestou citando nomes como Luizão, Maicon e etc.
Ora João, esses já foram embora faz tempo.
De 2007 pra cá, só vingou mesmo o Guilherme.
Rafael é banco, Diego Renan, Dudu contestados, Uchôa no Villa, Bernardo se foi e, aqui, era um mero coadjuvante.
Wagner era do América, Ramires do Joinville.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 24-06-11 14h50min
Fomos campeões da Copa SP, depois do Brasileiro sub-20, mas não se aproveitou ninguém. Boto fé no Anselmo Ramon, mas ainda vai ter de comer muito feijão.
Será que vamos ter de esperar a volta do Dorival ou do Ney Franco pra ver se revelamos alguém da base?
Por hora fica a torcida pra esses garotos que vc citou, que sejam iluminados.


Sempre com fé: 2 x 0.
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 14h52min
Sorin Eterno e Léo Gontijo,
Não é questão de improvisação, quando o técnico usa um esquema que mantém sempre 3 jogadores na defesa. Não interessa se são laterais ou não como era o caso do Cuca. Lembra do beque Eduardo na lateral esquerda do Botafogo ?
Pablo também fazia o 3º zagueiro, mas, tinha velocidade para recompor. E não se esqueça que Wallyson fazia o vai&vém e ajudava barbaridade na marcação...
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 14h55min
Já do outro lado a coisa era diferente. Thiago ajudava, mas, nem tanto.... Gilberto ia e voltava de TAXI...
A cobertura do Paraná era mais deficiente que a do Henrique. E se não fosse a ótima fase do Gil, o caldo teria entornado muito mais cedo... Esta é que é a verdade. Joel já dá mostras de que vai colocar um sistema tático mais simples, mas, que sempre funcionou... Podem aguardar.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 24-06-11 15h03min
João, quanto a sua afirmação: "espero arrolhe a boca dos seus críticos", admito que sou um deles, acho um tremendo enganandor, mas não me incomodarei se arrolhar minha boca, tomara.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 24-06-11 15h52min
Prezado Jõao, nada como o velho e bom arroz com feijão. Mas até isso tá ficando difícil.
Pablo pelo jeito vai embora (fim de contrato).
Vitor: machucado e não parece querer aproveitar a chance de sua vida. Ou vinga agora ou vai ser ladeira abaixo.
Gilberto: podemos esperar uns 30 dias fora. Me parece muito desmotivado.

Sobrou o DRenan.Jovem e instável.
Everton: improvisado.
Paraná: improvisado.
LGuerreiro: improvisado.

Nossas laterais: órfãs.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 24-06-11 16h17min
ô João, e só pra não passar batido: Santos teve uma rodada adianda antes e e outra após o jogo dá final da Libertas.


Em 2009, tivemos um clássico 3 dias antes e uma batalha contra o Corinthians de Ronaldo 4 dias depois. Perdemos 6 pontos.

Como é difícil torcer pra um futebol honesto neste país.
 Nelsao | Brasilia | 24-06-11 17h04min
batendo na mesma tecla: muito dificil acreditar no DUDU, pq? p q é pequeno, so isto, pois p jogar no profissional, com um corpo daqueles tem q ser craque, logo resta uma soluçao p ele, ser craque.
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 17h05min
Léo Gontijo,
Não creio que as nossas laterais sejam orfãs. O que acontece, em minha modesta opinião, foi que Cuca não quis comprar a briga que devia e barrar alguns jogadores experientes do elenco que estavam jogando mal ou com nítida má vontade em algumas partidas. Acho que Gilberto conhece muito de bola, mas, se não quer jogar de lateral esquerdo que diga que vai disputar a posição na meia com Montillo, Roger, Dudú, Élber e Bruninho.
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 17h08min
Do mesmo modo ao fim da ceia, se Paraná não tem velocidade para ser lateral, se não cruza bem e se quando passa da intermediária tem coceira de chutar a gol ou não arrisca um passe decisivo com acerto, então que ele vá disputar umas das 2 posições de contenção no meio com Fabrício, Guerreiro, Eber, Henrique e Everton.
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 17h13min
Na lateral-direita as opções naturais são : Vitor, Diego Renan e Gil Bahia.
Do lado esquerdo : Diego Renan, Everton e Guilherme Araújo.
Usar o Gilberto na esquerda e Paraná e Guerreiro na direita só mesmo em alguma circunstância.
Não sei onde anda, mas, gostava demais do Hyago que era nosso lateral na base.
Joel levou o Gil Bahia para a concentração e o Pablo ao que tudo indica não deverá ficar. Quem sabe a gente não vê sangue da base nas laterais, velocidade e cruzamentos...
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 17h17min
Nelsão,
Futebol não é força... é jeito.
Se ele partir para cima dos caras, não vão conseguir achá-lo fácil. Acontece que sem confiança, ninguém chega a lugar algum. Dudú tem habilidade fora de série, tem recursos com a bola parada coladinha no pé ou em progressão. É ambidestro, sabe usar a destra e a surda. E chuta forte, apesar de pequenininho. Bate bonito na bola, sabe virar jogo. Mas, nitidamente sofreu o deslumbramento com as línguas afiadas lhe soprando muito cedo que era craque.
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 17h20min
Eu gostaria que o Dudú tivesse juízo e chamasse o Edú Lima para tomar conta da carreira dele e ser o seu gurú, sem esta de ser procurador, porque o Edú Lima deve prosseguir na sua luta para ser técnico de um time de futebol de 1ª linha, depois de ralar um tempo na base, cuidando da garotada. Falo no Edú por ser o cara que primeiro acreditou nele, por ser a pessoa no mundo do futebol que pode ajudá-lo mais uma vez. Mas, poderia ser alguém com formação específica de dentro do clube...
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 17h24min
Léo Gontijo,
Maicon o beque que agora está no Porto de Portugal e nos rendeu pelo menos 2 milhões de euros.
Luizão o mesmo que se recuperou no Cruzeiro e foi vendido a investidores por 2 milhões de Euros e passou recentemente por Vasco, Cruzeiro e Bahia, estiveram presentes nos 2 x 0 de 2007. Guilherme rendeu aos cofres 5 milhões de euros + Kléber
Anderson Gatinho e Paulinho Dias entraram na conta do Joinville por 1 milhão de Euros na negociata do Ramires.
 João Duarte | Vit�ria | 24-06-11 17h28min
Rafael e Diego Renan estão no elenco do Cruzeiro.
Eliandro está no América.
Bernardo no Vasco
Thiaguinho no Goiás
Afonso no Bahia
Uchoa no Villa Nova
Mateus está no Tupi, depois de passar por América-RJ, Ipatinga e Villa.
Luiz Fernando no GuaraniDV.
Não sei o que foi feito do Norberto, que jogava com a 10. Zé Eduardo foi parar no PSV, depois de aliciado na base do Cruzeiro pelo empresário italiano...
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 24-06-11 17h35min
João, tudo bem, entendi. Mas nenhum, talvez com exceção do Guilherme, sejam jogadores do quilate de um Douglas ou Ricardinho. Digo, jogadores que deram efetivo retorno em campo, que foram titulares absolutos e em mais de uma temporada.
Talvez o Jonathan tenha chegado perto.
Falvam maravilhas de um tal Fidel? Cadê o menino?
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 24-06-11 17h38min
Vc fez uma extensa lista de 2007 pra cá. Só jogadores medianos. Ninguém arrebentou como um Ganso, um Rafael Sóbis,um Philipe Coutinho, um Pato.
Nossa base não revela um titular, titular mesmo, faz tempo.
 SorinEterno | Sta Maria | 24-06-11 18h02min
Joao entendo sua posiçao mas acho que nossa base é muito boa e devia ser mais aproveitada, temos garotos que darao conta do recado, mas, pra isso devem ter um voto de confiança. Tenho certeza que com jogadores experiente e alguns da base com fome de bola daremos show.Tenho uma conficçao se colocarmos Gil Bahia(Vitor) e Guilherme (DRenan)nas laterais Montillo vai botar o nosso ataque direto na cara do gol, pois esta sendo sobrecarregado demais sem laterais de oficio. Isso é o que acho.
 killer fox | resplendor | 24-06-11 18h03min
O GRANDE PROBLEMA DO CRUZEIRO SE CHAMA PERRELLA$$ CIA LTDA!!JJOGADORES DA BASE NÃO SÃO REVELADOS POIS OS empresários OFERECEM DE GRAÇA AS SUAS PROMESSA$$$ E DÃO UM PERCENTUAL DO PASSE AO CLUBE FUNCIONANDO OS MESMOS COMMO VITRINE!COM ESTES SENHORES AÍ NÃO TEM JEITO!O MESMO QUE OS CONSELHEIROS DO SANTOS E DO VASCO FIZERAM COM SEUS EX PRESIDENTES DEVERIAM ELES FAZEREM O MESMO!INFELIZMENTE O SÓCIO TORCEDOR NÃO VOTA,E OUTROS COMO MUITOS DE NÓS SÓ TEM A FAZER É PROTESTAR!ESTA É REALIDADE!!
 Azul Real | Passos | 25-06-11 00h41min
Caro João, parabéns por mais uma bela coluna. Mto obrigado pela homenagem. Há sete anos acompanho tudo no site e é a primeira vez q sou homenageado. Pelo menos q eu vi...rsrsrs. Sobre o papai Joel, só o tempo dirá se vai vingar ou nao, mas eu acredito. Como sempre... Agora sobre o Dudu, mesmo com todos os argumentos e adjetivos usados pelo senhor, eu nao o vejo com qualidades suficientes para jogar no Cruzeiro. Contra o coxa, será dois a zero pra nós. Grande abraço!
 João Duarte | Vit�ria | 25-06-11 14h26min
Killer Fox,
Será que vocês não perceberam uma mudança no rumo dos negócios no Cruzeiro após a saída do Edú Maluf e advento do Dimas Fonseca ?
1 - Quebra do conceito de vitrine.
--> Montillo foi comprado pelo clube, com dinheiro emprestado e não sob a forma de parcerias.
2 - Jogadores nos quais o Cruzeiro tem menor participação nos direitos econômicos substituídos por outros nos quais a maior % dos direitos cabe ao clube . --> sai WP, A. Dias e entram A. Ramon e Sebá
 João Duarte | Vit�ria | 25-06-11 14h31min
3 - Redução nos excessos no elenco, complementando com a base e mais algumas apostas.
--> Rafael, Gabriel, Douglas Pires, Gil Bahia, Diego Renan, Eber, Élber, Dudú, Anselmo Ramon e Sebá são da base.
--> Wallyson, Naldo e Bruninho são apostas
4 - Manutenção de jogadores experientes mais identificados com o clube
--> Fabrício, Fábio, Léo (é torcedor inclusive), Paraná, Roger 5 - Contratação de jogadores para as lacunas do clube
Victorino, Montillo, Guerreiro
 João Duarte | Vit�ria | 25-06-11 14h33min
6 - Priorizar o clube ao invés de simplesmente olhar o fluxo de caixa.
--> Montillo recebeu oferta da Rússia de US$ 10 milhões, seria uma valorização de 150% em 6 meses... e não foi vendido. --> Wallyson foi sondado por um clube da Ucrânia e o Cruzeiro julgou melhor segurar o jogador.
--> Venda de 50% do Kléber para o Palmeiras foi mau negócio para o Cruzeiro. Feito diferente na negociação de WP, que nitidamente havia perdido o espaço no clube.
 João Duarte | Vit�ria | 25-06-11 14h37min
Vejo choverem comentários negativos, mas, a direção adotada vai de encontro ao que enxergo para o momento do futebol atual. O São Paulo meteu Lucas, Henrique, Cassemiro e Bruno Uvini no time e lidera o Brasileiro.
O Santos tem Neymar, Ganso, Danilo, Alecsandro, Rafael e Adriano e acaba de campeonar na Libertadores.
A questão é de se ter qualidade. Se for bom, tem qye por para jogar. Por esta razão achei erradíssimo emprestar o Thiaguinho e manter aqui André Dias, Ortigoza, Reis, etc.
 João Duarte | Vit�ria | 25-06-11 21h57min
Fim do 1º tempo : Cruzeiro 0 x 0 Coritiba
O Cruzeiro entrou com Fábio, Paraná, Gil, Léo e Diego Renan; Fabrício, Henrique e Everton; Montillo; Wallyson e Diego Renan.
Aos 35' da etapa inicial Henrique saiu e entrou Dudú.
Situações de gol até que tivemos, mas, os goleiros não fizeram nenhuma defesa difícil.
O Coritiba está fechadinho atrás mas busca as saídas com Rafinha e Davi, ficando Bill na frente. Isolado, mas, dando um trabalho danado. E o juiz dá falta todo lance nele
 João Duarte | Vit�ria | 25-06-11 21h59min
O Coritiba levou perigo nas bolas paradas. Entretanto, o Cruzeiro não acertou nem um córner ou falta com Montillo, que vem lançando as bolas muito em cima de Edosn Bastos, ou é falta no goleiro ou o goleiro defende.
Melhor deixar que outro cobre as faltas. Montillo não tem andado inspirado. Anselmo Ramon joga bem. Wallyson e Montillo tem errado o passe que deixa o colega na cara do gol.
Vamos ver se Dudú põe fogo no jogo. Eu inverteria Dudú e Wallyson de lado.
 João Duarte | Vit�ria | 25-06-11 22h00min
Jogo nervoso. Torcida calada demais na Arena do jacaré... Hora de acordar todo mundo. Esta vitória é importante demais...
 estrelado campeão | N�o definido | 25-06-11 22h40min
João Duarte, sei que você abordou a questão dos jogos às 21 horas no sábado : é para atender o mercado asiático. Porém, temos três times de Minas na 1ª Divisão e não temos nenhum jogo no domingo em TV aberta. E quem não tem TV paga? Se deleita com jogos de paulistas e cariocas ?? Onde está a força de Minas? Porque somos fortes na Política nacional e não conseguimos transferir essa força para a esfera esportiva?? E de novo o Cruzerio às 21 horas no sábado??
 estrelado campeão | Ubá | 25-06-11 22h40min
João Duarte, sei que você abordou a questão dos jogos às 21 horas no sábado : é para atender o mercado asiático. Porém, temos três times de Minas na 1ª Divisão e não temos nenhum jogo no domingo em TV aberta. E quem não tem TV paga? Se deleita com jogos de paulistas e cariocas ?? Onde está a força de Minas? Porque somos fortes na Política nacional e não conseguimos transferir essa força para a esfera esportiva?? E de novo o Cruzerio às 21 horas no sábado??
 SorinEterno | Sta Maria | 25-06-11 23h30min
Joao estou te dizendo que com esta molecada Montillo vai deitar e rolar, vc nao esta acreditando!!!!!!!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 26-06-11 14h17min
João, parabéns pela coluna e obrigada pela homenagem. Fiquei muito feliz com o resultado do jogo ontem. A vitória era a prioridade. Agora o Joel terá tempo e tranquilidade para remontar o time. Gosto do estilo boleiro do nosso técnico. E, quem sabe o Dudu reencontre o seu caminho?
 caixetadf | Brasília | 26-06-11 15h44min
Valeram os 3 pontos. Não gosto de falar mal de jogador que veste o manto azul sagrado. Entretanto, tenho reparado que tanto o MParaná quanto o Henrique estão muito acomodados e "garantidos" no time titular. Concordo que é chegada a hora de novas opções. Ontem a adversidade do Henrique abriu oportunidade para o bom futebol do Dudu. Tomara que os os meninos da toca conquistem mais espaço no nosso time. É no meio de campo que estamos perdendo a nossa força. Só Fabrício e Montillo são intocáveis.
 Azul Real | Passos | 26-06-11 20h06min
Baptista, eu tbem acredito mto no ARamon. Dos jogadores de área q temos, pra mim ele é o melhor disparado. Ainda vai fazer mto gol neste brasileiro. Agora o senhor Walisson, precisa tocar a bola. Ele ta mto fominha. Dps vai pro banco fica chorando. Igual outros ai....
 João Duarte | Vit�ria | 01-07-11 23h07min
Torcedor 1,
Gosto muito do futebol do Uchoa. Eu o acho um jogador moderno que sabe combater e dar volume de jogo ao time. Mas, se quer saber o cara que eu acho realmente diferente é o ÉBER, que os cronistas gostam de falar que é marrento e o escambau. O menino conhece muito de bola. Sabe dosar. Se apresentan na frente para chutar de média e longa distâncias. Sabe sair pelos lados do campo. Ele e Fabrício configurariam raça e futebol ao time vindo de trás para surpreender...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

22/09 - 14h17 [2 coment.]
Atlético-GO, mais uma grande pedra no caminho para manter o foco 

22/09 - 13h05 [2 coment.]
Sada Cruzeiro Vôlei estreará novo uniforme em partida do estadual 

22/09 - 12h03 [5 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [5 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster