Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
De Jure - Coworking



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

20/06/2011 | Joao Duarte
REI MORTO... REI POSTO

"Futebol vive de resultados"... Cuca não conseguiu reverter o quadro e pediu o boné em definitivo. Agora é Joel"

Mundo Azul,


Como o resultado não apareceu...a mudança aconteceu - Fiquei muito triste com o resultado decepcionante de sábado, no jogo que passou para o mundo asiático, mas, que não conseguiu fazer nenhum cruzeirense verdadeiro feliz.
Conforme havia antecipado na coluna anterior, sentia no ar que era tempo de mudança. Zezé Perrela não aceitou a demissão do Cuca no 1º momento, até mesmo por uma questão de justiça. Afinal o treinador fizera campanha sensacional no Brasileiro de 2010, havia feito uma fase de classificação do Mineiro, com campanha recorde, bem como , os resultados do time na fase de grupo da Libertadores foram os melhores dos últimos tempos, afinal o Cruzeiro havia feito 16 pontos, marcado 22 gols e sofrido apenas 1.
Mas, veio a catástrofe do jogo da volta contra o Once Caldas, a derrota para as ROSAnas, jogando um futebol fraco na 1ª partida das finais e depois, uma respirada com a conquista do título.
O Cruzeiro fez 5 jogos no Brasileiro sob o comando do Cuca e empatou 3 e perdeu 2, ou seja, um aproveitamento de 20% e zona de rebaixamento.
Zezé quis dar a Cuca pelo menos o direito de ganhar 2 seguidas e recolocar o clube no meio da tabela, mas, o time não conseguiu vencer o América-MG.
E não conseguiu bloquear ao Fábio Jr., eu disse que preferia o carecone a qualquer destes centroavantes que estavam sendo ventilados, como o Brandão ou mesmo o Wéllington Paulista ou ainda Farias... e ele nos custaria muito menos, é jogador de grupo, hábitos regrados, bom moço e identificado com as coisas do Cruzeiro e com muitas experiências de vida. Mas, fui taxado de retrógrado e de pensar pequeno. Não era disto que eu falava. Dizia do momento do jogador e estava certo. Fez ótima temporada em 2010 e continuou bem em 2011, artilheiro do Mineiro e jogando bem na Libertadores. E foi o gol dele que nos tirou 2 pontos.
Cuca insistiu no erro, com Pablo mal na direita, Gilberto de figurante na esquerda e com Paraná e Henrique, em nítida má fase no meio campo.
Dudú do América-MG colou em Montillo, o marcando a soco e pontapé, com o sr. Paulo César de Oliveira, assistindo a tudo de forma passiva. Até quando este cidadão vai nos prejudicar e eu terei que continuar vendo a arbitragem política dele ser elogiada. Até mesmo no duplo Hawaii (5-0), ele nos prejudicou expulsando Ramires que fora mais vítima de violência do que tudo. Teve aquela expulsão ridícula do Zé Carlos com 7 segundos de jogo e o jogo que nos tirou da Copa do Brasil em que ele deu um pênalti num lance que foi 2 m fora da área e ignorou a marcação do auxiliar (em Goiás, se não me falha a memória).
Montillo marcado, só mesmo Fabrício poderia criar alguma coisa. Ele fez o gol numa linda cobrança de Montillo e depois deu o cruzamento perfeito que Brandão concluiu para a grande defesa de Flávio (outro que sempre pegou muito contra o Cruzeiro).
No América o meia Leandro Ferreira foi outro jogador que despontou. Olho nele Joel Santana, um volante canhoto que sabe chutar de fora. Se o Henrique for vendido, ele tem que ser observado.

Agradeço ao Cuca pela sua conduta à frente do clube, por ter sido sempre cortês e educado, mesmo quando o momento pedia uma reação diferente.
Ele teve méritos em montar um sistema de jogo, mas, depois se viu refém de não comprar briga com alguns... caiu na mesmice, errou.
Prá mim, errou com Roger que tinha sido o jogador diferenciado ao lado de Montillo no final de 2010.
Cedeu para o Gilberto, que depois ficou fazendo "frescura" com esta onda de ir para o Botafogo. Não gostei da forma como o Gilberto cuidou do caso e inclusive a entrevista dele ao João Vitor Xavier no BASTIDORES, não me deixou duvidas que ele queria ir para o Rio, jogar no Botafogo ou no Fluminense.
Errou com o Diego Renan, sim. Porque o menino vinha bem e depois foi afastado do grupo pelo interesse de Inter, Corinthians e Flamengo no futebol dele. Ora pipocas, porque não teve o mesmo pulso com Gilberto ?

Guerreiro vinha crescendo e atuando bem jogo após jogo. Ele acomodou o Paraná na lateral direita "entre aspas" porque o Paraná não saia do meio.
Pablo caiu demais de rendimento e não deve ficar... Porque não dar chance a alguém da base ou mesmo colocar o Diego Renan para jogar até onde desse ?
Cuca finalmente descobriu que o problema do Cruzeiro era falta de concentração e não conseguiu corrigir o mesmo. Saimos na frente contra o Santos e tomou o gol de empate no final do 2º tempo. Tomamos contra o Fluminense no final do 1º tempo (descontos). Tomamos contra Figueirense, palmeiras e América no início do 2º tempo. Sempre nos momentos cruciais das partidas (primeiros e últimos 10' de cada tempo), momento que todos têm que estar ligados, mesmo que tenha o natural cansaço. Valeu Cuca.

REI MORTO...REI POSTO - A hora agora é Joel Natalino, o homem da prancheta e das frases de efeito. O cara com quem eu tirei fotos na África do Sul quando ele era o comandante dos Bafana-Bafana um ano antes da Copa.
Quero dizer que era a minha 1ª opção, mesmo que tudo indicasse que Adílson Batista fosse rodar hoje, com o Furacão chegando à sua 4ª derrota nas 5 primeiras rodadas da competição (escrevo ainda sem saber se ele foi também demitido). Ou que Renato Gaúcho ficasse dependurado na corda bamba após não conseguir ganhar do Vasco em Porto Alegre.
Mas, que fique bem claro o que eu espero de Joel.
Em 1º lugar, a estratégia dele é dar consistência defensiva ao time. Este tipo de gols que levamos do Fluminense e do Santos... esta bola longa da intermediária, os times do Joel não costumam entubar.
Em 2º lugar, creio que ele vá olhar as lideranças do elenco e vai trazê-las para o colo do papai... Poderão ver claramente o trabalho dele de ganhar a confiança dos jogadores mais importantes. O time vai jogar por ele, em bem pouco tempo. O cara é de um "carisma" que é uma coisa impressionante.
Em 3º lugar, centroavante nos times do Joel se farta de fazer gols. O esquema é armado de tal forma que alguém apareça para concluir sempre em boa condição. Ele não gosta que o centroavante afunde na frente do goleiro. Ou antecipa no 1º pau ou fecha do 2º pau para fazer o gol no rebote.
O futebol de velocidade do Wallyson será explorado por ele. Thiago Ribeiro que se cuide, pois, ele não gosta do totó para trás quando o atacante pode encarar o defensor e ir para cima deles.
Joel não é adepto do 4-3-3 e muito menos do 4-6-0... Creio que ele vá optar por começar com o 4-4-2 clássico ou 4-3-1-2, para começar. Mas, sabe usar o 3-5-2, embora os atuais laterais do Cruzeiro não vivam boa fase (nenhum deles).
Desta forma, achei ótima a vinda do Joel Santana e estou apostando em dias melhores.

E a coluna de hoje foi escrita em homenagem especial à minha filha mais nova Jordana (8 anos), que comprou com as economias dela um chaveiro do Cruzeiro que toca o hino e ainda mostra o escudo... agradou ao papai em cheio.

E de Conceição do Mato Dentro-MG : Marcos José Rajão Costa, Sheila Santiago e Laurinha, outro dos meus irmãos verdadeiros.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 heliosangueazul | São Paulo | 20-06-11 10h27min
Caro João Duarte! ótima a sua coluna como sempre.Análises perfeitas, tanto sobre o elenco quanto ao novo técnico. Me lembro bem da sua última coluna, quando senti voce favorável à troca do técnico, eu não concordei, mas agora vejo que foi a melhor opção, pois o Cuca, apesar de ótimo retrospécto, claramente perdeu o comando sobre o elenco e quando isso acontece! "Adeus viola". Concordo plenamente tambem com sua opinião sobre o Fábio Junior e vou mais além, dá de dez nos atacantes que temos.
 heliosangueazul | São Paulo | 20-06-11 10h32min
Só não entendi quando voce disse que ele (Fábio Junior) jogou bem a Libertadores, será que interpretei errado?. No mais, acho que agora automáticamente, o elenco levou o choque que precisava e pode ter certeza, pelo que conheço do Perrela e do papai Joel, que quem não "comer grama" vai dançar.
 heliosangueazul | São Paulo | 20-06-11 10h37min
Ah! Eu não poderia deixar de endossar sua opinião sobre esse juiz, realmente ele não vai com a cara do Cruzeiro, claramente desonesto, tendencioso, pessimo profissional, sempre que o vejo escalado para apitar nossos jogos, já imagino que vai nos prejudicar e não dá outra.
 Azul Real | Passos | 20-06-11 10h56min
João, acho q vc se equivocou quando diz sobre a participação do Fábio Júnior na libertadores. Ou interpretei errado??? Com relação ao Cuca, mto obrigado pelos serviços prestados. Papai Joel pra mim tem uma coisa q o Cuca não passa nem perto, q é sorte. Torcemos para a escrita se manter no Cruzeiro q por onde o Cuca passa, sempre deixa times campeões.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 20-06-11 11h09min
Nobre João, se os jogadores não se empenharem em campo, voltarem a jogar como no início da temporada e responderem aos anseios da torcida, pode vir o melhor treinador do mundo que não dará jeito!
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 20-06-11 11h39min
Alô mestre João!!! Vida longa ao Rei posto. Com certeza dias melhores virão e se o JOEL NOEL conquistar com seu carisma os jogadores e o trabalho tiver bons resultados com certeza vamos campeonar em 2011. Seria ótimo voltar a ser apontado com candidato ao título. Parabéns ao ZZPerrela.
 chiabi | Nova Lima | 20-06-11 12h35min
Mestre João, quando o angu encaroça, temos que colocar uma cozinheira com a mão mais firme. No caso do cruzeiro, penso como você. Era ora de trocar, e, escolhido o experiente Joel Santana, torceremos para que seu trabalho apareça em pouco tempo. Nosso time está sem laterais há muito tempo. É o ponto a ser observado. O ábitro PCO é uma lástima e nos prejudica há muito tempo, mas sábado, sua atuação foi menos pior que em outras oportunidades. Não entendo porque não o vetamos de uma vez por todas.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 20-06-11 14h15min
João, eu também queria o Fábio Jr no Cruzeiro. Vez por outra o Sportv reprisa um programa que fez com ele, falndo da final da CB 2000. Ele fala do Cruzeiro com muito entusiasmo. E ainda está jogando muita bola.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 20-06-11 16h47min
João,tomara mesmo que esteja certo e que o Joel acerte o Cruzeiro, mas tenho minhas restrições, acho o Joel um tremendo "enganador", acho até que ele já tem um discurso pronto ao final do campeonato: "Tirei o time do 17º lugar para o 6º, isso foi muito bom", foi o que fez com o Botafogo ano passado, onde deixou o time em 6º e vive se gabando disso.
 João Duarte | Vit�ria | 20-06-11 17h01min
Prezados Amigos,
Que bom que vocês estão ligados.... Fábio Jr. vem jogando bem no Brasileiro... era isto que eu queria dizer, mas, vou corrigir logo, porque senão daqui a pouco o JFábio vem e me detona... kkkkk
 João Duarte | Vit�ria | 20-06-11 17h04min
A resposta ao POLE,
Nenhum de nossos laterais vem atuando bem em 2011. Diego Renan estreou o ano voando e depois foi caindo, caindo e nem no banco tem ficado. Pablo chegou a encantar nos primeiros jogos e depois do efeito Once Caldas sumiu de vez. Gilberto já declarou que não quer jogar na lateral, mas, no meio também não tem lugar prá ele... deixaram ele acomodado por lá. Paraná de lateral é covardia, não tem velocidade para correr atrás de ala...
 João Duarte | Vit�ria | 20-06-11 17h07min
Guerreiro até que não se saiu mal por ali, mas, também não tem cacoete e nem as características físicas para atuar na posição. Everton também não consegue marcar bem. Vitor tem tudo para ser o dono da posiçãao, mas, chegou e logo se machucou.
Por hora eu fixaria Vítor na direita e Diego Renan na canhota. Mas, confesso que fico com vontade de ver Gil Bahia ou Bebeto (direita) e Hyago ou Gabriel Araújo (esquerda).
 SorinEterno | Sta Maria | 20-06-11 18h41min
Caro Amigos Cruzeirence leiam http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2011/06/divertido-joel-santana-e-apresentado-e-a isa-agora-o-bicho-vai-pegar.html. Camarada estou acreditando que daremos em uma GRANDE VIRADA. Joel esta nitidamente (completamente) feliz por estar comando o Cruzeiro.
 Getúlio.gov | Não definido | 20-06-11 21h15min
JD, sei que vc defende os Perrelas, eu defendia, pois nos últimos anos ele deixou a desejar e muito, já comentei antes, o Zezé só contrata atualmente por oportunidade, qdo terminou 2010 tínhamos 2 carências, um centro avante e um lateral esquerdo, começamos 2011 sem o Jonathan, e o que ele fez pra suprir isso? Trouxe uma baciada de atacante fraco,o Brandão veio pq foi de graça,vc mesmo sugeriu o Borges, e nada, pra mim essa troca de técnico é pura enrolação
 Getúlio.gov | Não definido | 20-06-11 21h18min
Claro que o time vai melhorar com o Joel, pior do que tá não tem jeito, mas um início tão ruím compromete o final do Brasileiro, nossa diretoria tem sido omissa e ***** sim,,,continuar torcendo claro que vou e muito, mas tem que haver mudança lá em cima, o Santos mudou a presidência e a filosofia deles,,, o resultado tá aí.. então pq não mudar por aqui tb. Um abraço.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 20-06-11 22h54min
João Duarte, quando Joel Santana foi anunciado eu me lembrei dos jogos do Cruzeiro contra o Vasco em 2000. Empatamos com eles no RJ por 2 X 2 e o Oswaldo Oliveira foi comprimentar o Felipão, técnico do Cruzeiro. Por isso Eurico Miranda o dispensou o contratou o Joel Santana. Me lembro muito bem de tudo, pois fiquei receoso, pois sabia que Joel traria outra motivação ao time deles e não deu outra. Eu estava no Mineirão e nós tínhamos um timaço(Sorín, Fábio Júnior, Cleber na zaga).
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 20-06-11 23h00min
O time deles cresceu em campo e nos deu um chocolate de 3 X 1 em pleno Mineirão. Teve gol de Juninho Pernambucano e de Romário fechando a tampa do nosso caixão. Falei isto para mostrar que Joel tem essa capacidade de levantar um grupo de jogadores. Acredito que fará isto no Cruzeiro, pois nunca havia visto nosso time com auto-estima tão baixa. Sua coluna mostra exatamente isto no grupo e o perfil do Joel é este, pois entende do riscado e é boleiro. Torço por ele como torceria por qualquer outro
 seixas | Belo Horizonte | 21-06-11 17h22min
Mais uma coluna perfeita de João Duarte, concordo plenamente com sua análise e também com o companheiro Aloisio que falou da baixa estima do time, oque vem desde a derrota para o Once Caldas, nem a vitoria sobre o Once Bozta mineiro levantou a turma; a mudança será benefica e Joel trará novos ares e novo animo, o time será outro dentro de algumas rodadas, aposto nisso.
 seixas | Belo Horizonte | 21-06-11 17h22min
Mais uma coluna perfeita de João Duarte, concordo plenamente com sua análise e também com o companheiro Aloisio que falou da baixa estima do time, oque vem desde a derrota para o Once Caldas, nem a vitoria sobre o Once Bozta mineiro levantou a turma; a mudança será benefica e Joel trará novos ares e novo animo, o time será outro dentro de algumas rodadas, aposto nisso.
 marco | Curitiba | 21-06-11 17h58min
Caro João, Estou meio sumido aqui do site (mas só nos comentários, pois acesso diariamente). O Joel não era minha primeira opção, mas também não era a última. Agora Só nos resta torcer muito para que ele de jeito no time. A fim ele está.
 João Duarte | Vit�ria | 22-06-11 22h04min
A RESPOSTA AO POLE : TORCEDOR 1
Farias pode ser reincorporado, com certeza
 João Duarte | Vit�ria | 22-06-11 22h34min
Batista-DF,
Analisemos as opções de treinadores que o Cruzeiro poderia avaliar no momento da saída do Cuca.
§ Renato Gaúcho
§ Joel Santana
§ Celso Roth
§ Geninho
§ Antônio Lopes
§ Paulo César Gusmão
§ Marco Aurélio Moreira
§ Levir Culpi
§ Marcelo Oliveira "Pacote"
§ Vágner Mancini
§ Adílson Batista
Alguns nomes fora de questão, não sairiam agora :
Muricy Ramalho (Santos)
Felipão (Palmeiras)
Luxa (Fla)
Abel (Flu)
 João Duarte | Vit�ria | 22-06-11 22h43min
Então Batista as opções verdadeiras seriam ou Joel Santana ou Levir Culpi (que está desatualizado do futebol brasileiro, mas, tem a confiança do Zezé Perrela). Futebol é gosto e creio que o momento conturbado do Cruzeiro exige um comandante experiente. Desta forma Enderson Moreira ou Emerson Avila nem pensar.
Ney Franco é outro está na seleção e não viria...
Assim, Joel reúne a qualificação necessária, mas, já estou preocupado... Fabrício no banco e Everton no meio ?
 João Duarte | Vit�ria | 22-06-11 22h55min
Getúlio-GOV
No início do ano o Cruzeiro tinha a opção de uso dos seguintes atacantes :
1 - Thiago Ribeiro
2 - Wallyson
3 - Thiaguinho
4 - Reinaldo Alagoano
5 - Anderson Lessa
6 - Eliandro
7 - Sebá
8 - Wanderley
9 - Wélington Paulista
10- Brandão
11- Anselmo Ramon
12- André Dias
13- Ortigoza
14- Farias
E Cuca escolheu ficar com as opções : 1, 2, 7, 10, 11 e 14
Eu não teria liberado o Thiaguinho, por ex.
 João Duarte | Vit�ria | 22-06-11 22h55min
Getúlio-GOV
No início do ano o Cruzeiro tinha a opção de uso dos seguintes atacantes :
1 - Thiago Ribeiro
2 - Wallyson
3 - Thiaguinho
4 - Reinaldo Alagoano
5 - Anderson Lessa
6 - Eliandro
7 - Sebá
8 - Wanderley
9 - Wélington Paulista
10- Brandão
11- Anselmo Ramon
12- André Dias
13- Ortigoza
14- Farias
E Cuca escolheu ficar com as opções : 1, 2, 7, 10, 11 e 14
Eu não teria liberado o Thiaguinho, por ex.
 João Duarte | Vit�ria | 22-06-11 23h02min
Creio que haveria possibilidade de montar o elenco de forma mais inteligente do que a adotada, mas, quando se escreve que fulano ou beltrano não tem condições de vestir a camisa é preciso se ver sob que ótica...
Futebol é gosto. Eu sou fã incondicional do Fabrício... mas, o Joel colocou o cara para treinar de quarto zagueiro no time reserva... aí eu fico a me perguntar, porque o treinador fez uma coisa destas ? Quem soprou prá ele ? Temos que ficar de olho...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [1 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [1 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [1 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [1 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [2 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster