Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Eliane Pessoa - Consultora RH



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

30/07/2005 | Evandro Oliveira
Torcedor-Cibernético IX

Bem dizia o velho guerreiro...”quem não comunica se trumbica “ e “eu não vim aqui para explicar, vim para confundir“...

A confusão só aumenta quando se tenta explicar alguma coisa. Bem dizia o velho guerreiro...” quem não comunica se trumbica “ e “eu não vim aqui para explicar, vim para confundir “. Mas tem gente que é assim. Não consegue ler nada sem pensar nas pessoas que dizem, não consegue pensar nada em cima de fatos pois já têm opinião formada.



Alguns comentaristas da coluna passada falaram sobre o Fábio e como eu estava errado em minhas convicções ao defendê-lo. Se passaram dois jogos e estes mesmos comentaristas não se manifestam sobre a importância do goleiro Fábio no time do Cruzeiro. Quando falam ainda vem à lembrança gols discutíveis e de falhas que deveriam ser compartilhadas com outros jogadores responsáveis pelo setor defensivo.



Mas mudando a prosa pois a nossa proposta é relatar e comentar o quê (COISAS – IDÉIAS) os torcedores-cibernéticos debateram durante os últimos dias. Buscamos dois temas que excederam a todos os outros na polêmica e no número de manifestações. Um deles não foi tão polêmico entre cruzeirenses e contou até com o apoio da mídia. Foi a arbitragem do “Colina Brasileiro”. O segundo tema foi (e ainda vai ser durante algum tempo) a negociação do jogador Fred.



O assunto do Héber Roberto Lopes rendeu muito e o pedido de desculpas dele (se assim podemos chamar a manifestação que ele deu após ser comunicado da suspensão das escalas de arbitragem) colocou um pouco de panos quentes na tragédia que ele provocou. As divergências começam aí. Entendo que a derrota para o Corinthians foi uma tragédia. A maioria da torcida aceitou a derrota com a desculpa que o time se houve muito bem e que foi roubado. Fomos literalmente roubados e o pedido de desculpas do Héber Roberto eu não aceito pois foi de um cinismo a toda prova.


Por que tenho prá mim que ele foi mal intencionado?

1)Se ele tivesse a convicção de que não foi penalti no Maurinho, ele tinha quase que por obrigação, admoestar o jogador cruzeirense com cartão amarelo;
2)se ele tivesse dúvida mesmo depois de não ter marcado o penalti a favor do Cruzeiro ele faria uma “compensação” no penalti sobre o Tévez. E olha que possivelmente foram dois penalti a favor do Cruzeiro.


A convicção que ele mostrou nos dois lances (Mautinho e Tévez) não dão direito a ele de pedir desculpas e achar que está tudo bem. Mas esperar O QUÊ de uma pessoa cujo chefe nos prejudicou há mais de 30 anos atrás de maneira escandalosa (coisa que ele é especialista) e demorou mais de 25 anos para reconhecer que pode ter errado.


Não aceito as desculpas e não concordo com os cruzeirenses que achavam este árbitro um excelente árbitro (e não é pela atuação dele na quarta passada). Ele e o Carlos Simon são BONS árbitros, nunca ótimos, fazem boas apresentações entremeadas de trágicas performances, somente o que os fazem parecer melhores do que são, é a mediocridade que impera na arbitragem brasileira. Talvez muitos cruzeirenses tenham ficado impressionados com uma ou outra arbitragem que este Héber tenha feito e que tenha nos trago uma vitória. Sou escaldado com arbitragens e nunca vi ganharmos nenhum título graças a elas. E não adianta falar que até a mídia corinthiana e paulista nos deu razão pois não costumo ficar elogiando a mídia quando ela me dá razão e criticando quando ela não concorda comigo. E se por acaso um tal Wilson de Souza Mendonça for apitar algum jogo do Cruzeiro ou do Corinthians nas próximas rodadas e a arbitragem for polêmica se lembrem desta coluna. Fiquem mais espertos e saibam todos que existe mais coisas entre o céu e a terra do aviões de carreira!



O segundo assunto é muito mais polêmico. A negociação do atacante Fred. Começa pela dificuldade em muitos torcedores reconhecerem as qualidades do jogador. No penalti que ele perdeu na tarde de hoje ouvi o seguinte comentário na arquibancada: “...perdeu porque está mascarado e quer sair...” o mais engraçado é que ouvi este mesmo comentário (que deve ser de muita gente cruzeirense) em dois momentos diferentes de torcedores diferentes, minha primeira lembrança de ter ouvido isso foi quando o Alex10 perdeu aquele penalti na Libertadores, a segunda quando Jussiê perdeu um penalti após ter feito outro de maneira esplendorosa contra os rivais locais.


Como o assunto é muito polêmico e com posições completamente diferentes e até antagônicas. Vão desde aqueles que defendem cegamente o que os Irmãos Perrellas fizerem até aqueles que estão contra tudo que os mesmos irmãos fizerem, gostaria de relatar algumas coisas ouvidas:

Só venderia por 30 milhões de Euros;

Não venderia de jeito nenhum;

Nenhum time não sobrevive se não vender seus jogadores;

Vende porque o Fred é muito mascarado;

Se vender, fora Perrellas!;

Morte aos bois!

Oposição já!

Depois de vender vem a pergunta: Perrellas, e vocês vão quando?;

Vende e compra dois bons atacantes para o lugar dos bois...


E por aí vai.

Dá para perceber que o torcedor está muito despreparado para discutir a vida do clube e do time, este torcedor, principalmente o cibernético, ou que usa de meios digitais para se manifestar e se informar, está muito mal informado, e por isso não está confuso (lembrando, mais uma vez do ditado chinês que diz que somente quem tem pouca informação é que não está confuso).


Todos sabemos que o futebol brasileiro foi tomado de assalto pelos empresários e agentes de jogadores após a denominada Lei Pele (que não é ruim nem ótima mas é a lei vigente), mas o torcedor não pode achar que hoje todos jogadores devem ser negociados através de agentes. Ainda é possível a velha e boa negociação entre dirigentes para que transfiram os chamados direitos contratuais e federativos.


A pergunta é: Os dirigentes se interessam em fazer isso?

Quando se interessam o fazem.


No caso do Fred (e de muitos outros) todos são vilões (em maior ou menor grau, mas certamente não é no grau que o torcedor imagina) e somente o torcedor sai prejudicado. Mas como entender este torcedor pois se ele mesmo vai ao estádio pedindo que este ou aquele jogador frequente um selecionado nacional para que este jogador quando retorne de lá venha com aquela máscara e procurando ser negociado. Estou começando a achar que o Gabiru tinha razão quanto a torcida do Cruzeiro. Gosta de ser enganada e engana a si mesma.

O que nos deixa mais espantados é que os torcedores que se dizem com mais argumentos usam exemplos como a da permanência até então do Robinho do Santos como parâmetro para uma possível permanência do Fred. Esquecem os incautos que Cruzeiro não é Santos, Robinho não é Fred e 50 milhões de Euros não são 10 milhões de Euros.


Na minha opinião erram muitos e em momentos diferentes, mas os erros da última semana podem ser distribuídos entre a mídia parcial e tendenciosa que para esconder os erros, buracos e vícios em outros setores, procura insuflar o Fred contra a torcida, para quem sabe assim pavimentar a saída rápida dele. Fred, você tem o nosso apoio em não dizer uma só palavra para a imprensa sobre uma possível negociação sua. Torcedor, seja mais esperto e não fique ávido por saber se o Fred foi vendido ontem ou se vai ser no final do ano. Um dia ele será. Para se ter uma idéia do que estou falando, uma simples postagem de uma mensagem de que um torcedor ouvira numa rádio de BH que o Fred tinha sido vendido resultou em quase 200 manifestações. Só para perguntar qual era a emissora foram mais de 25%. Só que a notícia não aconteceu, muita gente nem deu as caras, outras tantas eram para não confirmar a notícia, outras eram para perguntar qual a frequência da emissora...ou seja, a única coisa de concreta é o aumento da audiência da emissora.



Cruzeirenses do mundo, ao invés de ficarem ofendidos quando outros cruzeirenses tentam abrir-lhes os olhos (e existem várias maneiras de se fazer isso – algumas delas são bastante dolorosas!), abram realmente os olhos, participem mais das atividades e da vida do clube e da torcida e não se dêem por satisfeitos com noticiazinhas sem fundamento e sem comprovação.



P.S. E nada do nome da coluna ganhar corpo!



Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/11 - 07h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster