Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Blog Páginas Heróicas Digitais



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

18/05/2011 | Joao Duarte
Avaliação do Elenco para o Brasileiro de 2011

"O futebol do Cruzeiro vem sendo conduzido com muita serenidade e competência. Gostei das mudanças no elenco feitas até aqui."

Mundo Azul,


A reforma no elenco no Cruzeiro já começou - Hoje à tarde, o nosso diretor de futebol já anunciou que 6 jogadores não interessam, e deverão mudar de ares a partir de agora. Mas, conforme o prometido vamos proceder uma análise do elenco posição por posição (entre parênteses o número de jogadores do elenco)."O futebol do Cruzeiro vem sendo conduzido com muita serenidade e competência. Gostei das mudanças no elenco feitas até aqui."

Goleiros (3) : Fábio + Rafael e Gabriel. Temos o melhor goleiro em atividade no Brasil e temos na composição do elenco, os garotos da base, muito bons e com passagens nas seleções das categorias de base. Não precisamos buscar nenhum reforço.

Lateral-Direito (2) : Vítor e Pablo. Para mim, o Vítor chega para ser titular, se projetando que ele use muita velocidade pelo lado direito. Ainda se pode usar Diego Renan, Marquinhos Paraná ou Leandro Guerreiro na posição. Também não vejo carência na função.

Zagueiros (5) : Victorino e Gil + Léo e Naldo na reserva. Para a 5ª vaga aposto na subida de um dos garotos da base como Murilo ou Lucas Silva.
Ficou claro que Fabrício Carioca não se empenhou nos treinos, foi pouquíssimo utilizado e desta forma, dispensado (tinha a impressão que ele poderia mostrar no profissional o ótimo futebol da base, mas, de novo não vingou).
A dispensa de EdCarlos se justifica pelo seu altíssimo salário (R$ 130 mil/mês) para ficar como 2ª opção de banco. Creio que temos boa condição com estes jogadores que estão no nosso elenco. Não precisamos contratar também aí.

Lateral-Esquerdo (2) : Gilberto + Diego Renan. Ainda o Francisco Everton e Pablo podem atuar nesta função. Além do mais temos na base o Gabriel Araújo e o Hyago, que podem ser usados na posição nas eventualidade, sem problema algum.

Volantes e armadores (5) : Fabrício e Henrique + Marquinhos Paraná, Leandro Guerreiro e Francisco Everton. Temos situação invejável na posição. Nem se perdermos um dos jogadores vejo necessidade de contratar. Temos na base o menino Éber que tem muita, mas, muita bola mesmo. Este eu gostaria de lhe ver dada uma oportunidade real no time de cima.

Meias e Pontas-de-Lança (4) : Montillo e Roger + Dudú e Bruninho (destaque do Bahia de Feira de Santana, 21 anos, que chega para ser observado pelo Cuca). Ainda se pode usar na função o Gilberto. Ou mesmo se usar uma trinca no meio mudando o esquema de jogo. A saída do Pedro Ken não será sentida porque em todas as chances que teve o jogador não conseguiu realizar nem 1/10 do potencial que todos chegaram a ver nele. Mais um investimento vultoso feito que não rendeu os frutos esperados, infelizmente.

Atacantes (6) : Wallyson e Thiago Ribeiro + Brandão, Ortigoza, Anselmo Ramon e Sebá formam as nossas opções. Farias, André Dias e Reis foram dispensados esta semana e mais uma vez concordo integralmente com a análise feita. Só que ao invés de anunciar o fato e colocar para treinar em separado, Farias, poderia ser negociado com o Estudiantes, mas, se os nossos homens do futebol optaram por esta condição tenho confiança de que já haviam tentado algo antes neste sentido.


Balanço Geral - Um elenco composto por 27 a 29 jogadores, cobrindo as necessidades e usando a boa garotada da base na complementação.
Se o clube tiver perdas durante a janela européia, certamente a reposição terá que ser feita. Mas, neste momento temos um elenco equilibrado para o início da competição.
Não creio que Roger ou Gilberto possam sair, mas, podem aguardar um ataque ninja sobre o Marquinhos Paraná, principalmente se ele for parar no banco de reservas por alguma condição, como a que eu prevejo. O momento atual mostra 4 grandes jogadores para apenas 2 posições. E quem gosta de "marola" vai deitar e rolar. Podem me cobrar se não vai ser este o foco nos próximos dias.

Considerando o nosso elenco vejo assim a melhor formação para o nosso time titular no esquema 4-4-2 clássico com : Fábio, Vítor, Victorino, Gil e Gilberto; Fabrício e Henrique; Roger e Montillo; Wallyson e Thiago Ribeiro.

Time suplente : Rafael, Pablo, Léo, Naldo e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Paraná e Everton; Dudú; Ortigoza e Brandão.


Complementam o elenco : Gabriel (o menino tem tanta bola que foi convocado pelo Mano Menezes para a Seleção Principal), Murilo ou Lucas Silva, Gabriel Araújo (fez um campeonato brasileiro sub-20 de muita qualidade, cruza bem, apoia com desenvoltura, tendo mais dificuldades na marcação), Éber (é um meio-campo que bate bem de fora da área, marca, sabe driblar, inverter o jogo, erra poucos passes, consegue ir à frente e dar volume de jogo ao time... sou fã do futebol dele), Bruninho, Sebá (atacante de velocidade, canhoto, sabe driblar, tem velocidade e o Cuca gosta dele. Pude observar o carinho com ele no meio do ano passado quando acompanhei alguns treinos na Toca) e Anselmo Ramon.


Quero falar um pouco do Anselmo Ramon que foi contratado pelo Cruzeiro em 2007 após brilhar com a camisa 11 do Bahia na TaçaSP de futebol júnior, aliás, competição que ganhamos com o time comandado pelo Guilherme, Luiz Fernando (este mesmo que foi destaque do Mineiro jogando pelo Guarani de Divinópolis, mas, que só joga um tempo). Anselmo Ramon é alto, forte, tem boa técnica e se defende bem no jogo aéreo. A velocidade não é o seu forte, porém, tem bom senso de colocação. Veio para a base, se destacou e perambulou pelo Itaúna (foi artilheiro da 2ª Divisão), Cabofriense e por último no Oeste de Itápolis (onde foi destaque no último campeonato paulista). É um jogador que lembra o estilo guerreiro do Marcelo Moreno. Desejo a ele muita sorte e que aproveite as oportunidades.

A estatística do campeonato mineiro - Após longas pesquisas a gente pode concluir que o verdadeiro campeonato mineiro foi disputado a partir de 1958. Antes, de 1915 a 1957, o que se disputou na verdade foi o campeonato da cidade, englobando Belo Horizonte e as cidades da circunvizinhança.
Então vamos ratificar a história, mostrando que também nesta SEARA o Cruzeiro é o maior campeão, sem discussões. os amigos emplumados cacarejantes que me perdõem, mas, a verdade é a seguinte :

Cruzeiro - 28 conquistas : 59, 60, 61, 65, 66, 67, 68, 69, 72, 73, 74, 75, 77, 84, 87, 90, 92, 94, 96, 97, 98, 02, 03, 04, 06, 08, 09 e 11.

Atlético-MG - 21 conquistas : 58, 62, 63, 70, 76, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 85, 86, 88, 89, 91, 95, 99, 00, 07 e 10.

América-MG - 03 conquistas : 71, 93, 01.

Siderúrgica de Sabará - 01 conquista : 64.

Ipatinga - 01 conquista : 05.

Nota : Em 2002, os clubes mineiros em virtude da disputa da Copa Sul-Minas dividiram o campeonato em 2 fases. Na fase regional a campeã foi a Caldense, que se juntou aos 4 melhores do ranking e disputou em turno único o Supercampeonato Mineiro. Nesta competição o campeão foi o Cruzeiro que ganhou o título após golear a veterana por 4 x 0. A FMF proclama a Caldense campeã e o Cruzeiro supercampeão. Para mim, o Cruzeiro é o campeão estadual e fim de papo.


Parabéns Cruzeiro, campeão mineiro de 2011. Aliás, o maior campeão de Minas Gerais. Este título foi muito importante porque nos permitirá fazer as reformas no elenco com a tranquilidade necessária. Ainda creio que alguns pequenos ajustes possam ser feitos, mas, sem a caça às bruxas que os que não gostam do lado azul de Minas tentaram impingir sobre nós.
Naquele período de 04/05 (eliminação frente ao Once Caldas) até o último domingo (15/05) tive que ler, ouvir e absorver muita energia ruim. A coisa como sempre orquestrada pelos emplumados disfarçados de bonzinhos que andam por aí. Encerraram o ciclo de jogadores, falaram de coisas que não sabiam, o técnico com uma aproveitamento de mais de 72%, agora não valia mais nada.
Cuca era pé frio e sangue quente (como exploraram ao máximo aquele safanão no Renteria), mas, tudo foi reconduzido ao seu devido lugar.

Homenagens Especiais : Hoje, quero fazer diferente do que sempre quis, escrevo esta crônica como homenagem especial aos jogadores Fábio, Roger Galera Flores e Léo que demonstraram um espírito amador incrível. Vi em ambos a alegria incontida na conquista do título. Uma emoção que saiu da torcida e permeou no espírito dos nossos jogadores. Com aquela concentração e raça somente uma hecatombe nos faria perder o título. E o nosso treinador explicou que não colocara o Roger no 1º jogo das finais porque ele fora quem mais sentira a eliminação frente ao Once Caldas. O vídeo da TV Cruzeiro feito mostrando os bastidores da final mostra como o outro homenageado especial , Cuca, fez o elenco do Cruzeiro se ligar no objetivo maior da conquista e recuperou a auto-estima dos nossos jogadores.

E a coluna também foi escrita em homenagem a : Izaura Duarte (esposa) + Jéssica, Juliane, Jordana (filhas) + Madalena Duarte (mãe), Eliana Duarte (irmã) que sempre ficam felizes quando o Cruzeiro ganha, porque sabem que este que vos escreve estará ainda mais feliz, principalmente quando as vitórias ocorrem sobre o time das ROSAnas, Vespinhas, Lourdinhas, Abelhinhas, Cocotas ou Emplumados Cacarejantes, donatários do cais sem título da lagoa da Pampulha, ou como diria o grande Neuber Soares o TSQQT (time sem qualquer qualificação técnica ou seria torcida sofrida que quer título ?).
Cruzeiro, Cruzeiro Querido, Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Sicilia | Belo Horizonte | 18-05-11 22h24min
Parabéns mais uma vez pela coluna, João. Tenho pensado bastante na zaga, já que Fabrício Carioca e Edcarlos não mais fazem parte do plantel e Naldo vem sendo expeculado no Botafogo. Ficaríamos com 3 zagueiros + algum menino da base. Acho pouco para o brasileirão, ainda mais lembrando que o léo já se machucou e ficou um tempo fora e o victorino vem sentindo incômodos. E em temporadas passadas, vimos o quanto é difícil chegar nos campeonatos com poucas peças de reposição...
 FUSIL CRUZEIRENSE | Belo Horizonte | 19-05-11 00h24min
O conselho ouviu-me. É CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!!!
VAMOS FORTES PARA O B11.

Abraço fraterno meu ilustre irmão.
 azul real | Passos | 19-05-11 00h28min
Caro João, parabéns pela coluna. Concordo com quase tudo. A única ressalva é com relação a lateral esquerda, que pra mim é nosso carma há mto tempo. Eu iria no spfw e trazia o Junior César. Não podemos contar com o Gilberto por mto tempo na lateral(ele mesmo disse isto). E os outros citados por vc não tem bola pra jogar ali. Com estes ficamos com uma avenida já conhecida de todos os técnicos do Brasil.
 FUSIL CRUZEIRENSE | Belo Horizonte | 19-05-11 00h28min
Quase perdi o time: Belíssima coluna. Não preciso dizer o quanto estou feliz. Aqui no Esplanada, puxei uma carreata de 22 carros. CAMPEÃO DO MUNDO SIM. E... choram as rosas...!!!
 azul real | Passos | 19-05-11 00h32min
Opa, parece que encontrei irmãos aqui. Abraço fraterno tbém. Que o GADU nos faça campeões brasileiros este ano.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 19-05-11 07h09min
Alô mestre João. Como sempre uma ótima coluna. Parabéns. Nossos parabéns a todos os jogadores, comissão técnica, diretoria e torcida azul estrelada. Fico muito feliz quando o cruzeirão levanta a taça de campeão mineiro.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 19-05-11 07h15min
Sobre o Brasileirão 2011, estamos muito confiantes. O Cuca terá a oportunidade de dar sequência a um trabalho muito bem sucessidido no estadual, com um time já entrosado. Vamos com tudo. Só não podemos perder jogos prá equipes que só servem para atrapalhar, que não almejam nada na competição, como é o caso das codornas. Grande abraço.
 seixas | Belo Horizonte | 19-05-11 10h09min
Gosto dessa composição de elenco com os garotos da base, temos ali ainda o zagueiro Deivisson, forte, rebatedor, que joga sério;Gil Bahia, lateral que sabe jogar; Elber, ponta de lança arisco, além do Léo e Pedro Paulo da seleção Sub-17 do Emerson Avila. Mas ainda acho que cabe a contratação de mais um zagueiro e talvez um lateral esquerdo. To apostando em outra campanha forte do Cruzeiro, vamos brigar pelo título. Abraços a todos.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 19-05-11 10h58min
João, mais uma bela análise, parabéns.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 19-05-11 14h03min
João, parabéns pela coluna e pela confiança no time. Eu não tenho o hábito de usar esses espaços para malhar o time. Mas, confesso, estava pouco esperançosa quanto ao jogo passado.
 João Duarte | Vit�ria | 19-05-11 14h52min
Prezada Sicília,
Há que se entender quão difícil é se ter 4 ou 5 bons jogadores para uma mesma posição e não utilizar um deles, pelo menos no banco.
Tratemos do caso dos zagueiros por exemplo.
os titulares são Gil e Victorino. O Léo é o suplente imediato. O 4° jogador da zaga que é Naldo, será utilizado como banco todas as vezes que houver uma contusão ou sustepnsão de algum dos outros 3.
Eu sou um dos que admirava o futebol do Fabrício Carioca na base da Seleção Brasileira.
 João Duarte | Vit�ria | 19-05-11 14h56min
Mas, vamos e venhamos a situação dele era muito difícil. Só treinou... raramente concentrava. Como manter um jogador assim motivado ? É complicado. Porém, pior era o caso do EdCarlos que era o 5° nome da lista. Era titular e perdeu espaço.
Entretanto, um garoto dos jrs. como Murilo ou Lucas Silva considerará uma verdadeira honra fazer parte do grupo principal do clube. Só treinar com os maduros já fará diferença para ele e se entrar numa emergência, com certeza não fará feio.
 João Duarte | Vit�ria | 19-05-11 14h59min
Por esta razão mesmo com as saídas de Edcarlos e Fabrício Carioca, considero que a composição da nossa zaga está boa e não carece de reforços.
Num grupo a murmuração é o pior dos males.
Todos querem jogar, a carreira é curta (~15 anos) e marcar passo não é interessante. Há o empresário, o amigo dos atletas, os morcegos e todos estes dão pitaco. Controlar todas estas coisas sempre exigirá demais dos comandantes, mas, Cuca já mostrou que é possível fazer a coisa funcionar. Abraços - JCD
 João Duarte | Vit�ria | 19-05-11 15h05min
Meu caro amigo passense Azul Real,
Vamos admitir a hipótese que Gilberto faça a opção de não jogar na lateral esquerda, a partir do início do Brasileiro.
Everton, como afirmei é uma improvisação que funcionou no Mineiro. O garoto Diego Renan evoluiu uma barbaridade na marcação, mas, parece que está como bola da vez com a turma que gosta de malhar o clube.
Este papo de que as costas deles são uma avenida é uma grande balela. Veja os gols que sofremos e sem ele em campo ?
 João Duarte | Vit�ria | 19-05-11 15h09min
Diego Renan bem condicionado e motivado pode fazer o vai e vem com segurança, embora não tenha a força de recmposição de um Maurinho, tem como jogada forte a tabe na frente da área do adversário e o fato de saber chutar com as 2 pernas.
Gosto sim da opção do Jr. César e creio que Cuca perdeu a chance de ver um dos meninos da base atuar em vários jogos da fase de classificação do Mineiro. Ali é que era a hora de se fazer experiências... testar os caras. Agora, só nos treinos. né ?
 nadia2007 | BH | 19-05-11 21h24min
Mestre João: Duas coisas me preocupam nessa lista de dispensas: EdCarlos, é certo que o salário dele é muito alto para ser um reserva, mas não podemos esquecer que o Vitorino deverá desfalcar o time durante a Copa América por 1 mês. Isso será temerário já que poderemos perder os zagueiros por cartão ou lesão, e colocar um garoto da base num jogo difícil correremos o risco de queimá-lo, ou então o L.Guerreiro terá de ser improvisado na zaga.
 nadia2007 | BH | 19-05-11 21h30min
Eu ainda não entendi o Cuca ter dispensado o André Dias se na decisão ele jogou. Se ele já estava na "lista negra" do técnico, então porque o Cuca não colocou o Ortigoza no lugar dele? Vai entender... mas eu acho que o time precisa de um lateral esquerdo e mais um jogador para o ataque.
 João Duarte | Vit�ria | 20-05-11 00h17min
Nádia,
Veja a situação dos nossos atacantes.
A dupla titular é Wallyson e Thiago Ribeiro.
A 2ª dupla tem Ortigoza e Brandão.
A 3ª dupla tem Sebá e Anselmo Ramon.
Só disputaremos uma competição até o final do ano.
Temos combinações de todos os jeitos, pois, os de lado de campo são Wallyson, Thiago Ribeiro e Sebá. As referências são Brandão e Anselmo Ramon. Ortigoza permeia entre os 2 estilos. E ainda podemos usar Dudú, Montillo ou ainda Léo e Pedro Paulo da base.
 João Duarte | Vit�ria | 20-05-11 00h19min
Se for contratar teria que ser um cara inquestionável. Como o Fred não está disponível no momento, sinceramente eu creio que temos ótimas opções. Muitos falam no Fernandão, que é um jogador inteligente e que sabe se portar num grupo. Mas, só mesmo se o Cruzeiro tivesse que negociar algum jogador concorda comigo ?
 João Duarte | Vit�ria | 20-05-11 00h23min
E vamos falar da defesa ?
A dupla titular teria Gil e Victorino.
A dupla reserva tem Léo e Naldo.
Entendo a sua preocupação porque Victorino pode ser convocado na Copa América. Nesta situação a dupla de zaga fica com Léo e Gil, com o Naldo na suplência. Bem a Copa América deve durar umas 4 a 5 rodadas do Brasileiro e pode-se ter uma suspensão ou 2 no período. Neste caso se usa o Leandro Guerreiro na zaga e se dá a oportunidade para um dos meninos da base para compor o banco.
 João Duarte | Vit�ria | 20-05-11 00h27min
Observe que aquela coisa de 10 jogadores do elenco no estaleiro desapareceu do clube nos últimos tempos, não é verdade ?
o histórico do Eduardo Maluf tem mostrado que ele costuma contratar jogador contundido ou parado há algum tempo, baratinho, pelo que foi... o cara fica um tempo grande no estaleiro, o clube paga e não usa. Veja se isto não aconteceu no outro lado no último ano (Fernandinho, Ricardinho, Diego Souza, Daniel Carvalho, Leandro Silva, Fábio Costa, Cáceres, Jóbson, etc).
 João Duarte | Vit�ria | 20-05-11 00h31min
Eu prefiro ter 18 jogadores de alto nível e completar o elenco com os meninos da base do que ter que administrar MURMURAÇÃO.
Claro que há algum risco, mas, algo me diz que o Cruzeiro poderá investir em um outro beque experiente para a continuidade da competição, quando da abertura da janela, principalmente se negociar algum dos nossos zagueiros. Contratar agora só mesmo se fosse uma oportunidade como o Manuel (Atlético-PR).
 João Duarte | Vit�ria | 20-05-11 00h33min
Sinceramente com a bola que o Gil tem jogado, a segurança que a incorporação do Victorino trouxe, mais o bom futebol do Léo não sei se justificaria o investimento em um outro zagueiro de 1ª linha para ser a 2ª opção de reserva.
Como você avalia isto ? Saudações azuis - JCD
 chiabi | Nova Lima | 20-05-11 11h49min
Mestre João Duarte: concordo com quase tudo, você realmente sabe tudo de futebol. Apenas creio que não estamos bem servidos com bons legítimos laterais, embora tenhamos várias boas alternativas para suprí-los. Veja que times que ganham campeonatos sempre tem 2 laterais que se destacam, como o próprio Cruzeiro de 2003, que tinha Maurinho e Lenadro voando baixo... No mais, temos time para entrar embalado e brigar mais uma vez pela ponta. OT: Nova cor das camisas delas: Verde "Borrado"!! hehehe
 João Duarte | Vit�ria | 20-05-11 19h56min
Torcedor1,
A situação é pior do que a gente imaginava a princípio, a julgar pela lista que o Cuca fez para o jogo contra o Figueirense. Cuca só está levando o Pablo e Gilberto está indo, mas, é dúvida para o jogo.
Deverá começar o jogo com Fábio, Paraná, Léo, Gil e Gilberto ou Everton; Guerreiro, Henrique, Roger e Montillo; Wallyson e Thiago Ribeiro.
No banco : Rafael (gol), Pablo (laterais e volante), Naldo (zaga), Fabrício, Gilberto ou Everton, Dudú (meio) e Ortigoza(ataque)
 João Duarte | Vit�ria | 20-05-11 20h00min
Isto é sinal claro que Vitor ainda não deve estar pronto fisicamente e que Diego Renan deve estar abatido por estar sendo relegado a um 2º plano e por ter feito aquelas declarações fora de hora (não em minha visão, mas, na visão de muitos ele tentou forçar a barra e ser liberado para jogar no Corinthians... será ?) Eu creio que Diego Renan vinha melhorando de forma consistente na marcação. E no sistema de Cuca que usa os antigos "pontas", laterais primeiro marcam e depois saem para o jogo...
 afelipe | Belo Horizonte | 21-05-11 16h17min
Estou muito otimista com o Cruzeirão no Brasileiro 2011, mesmo sendo o mais difícil dos ultimos tempos. Mas mesmo assim dar uns pitacos é sempre útil e divertido...
As laterais me preocupam demais! Vitor é uma incognita, Pablo coitado tá com a moral lá em baixo, Diego Renan não sabemos se ta com vontade de jogar aqui e Gilberto não sabemos se quer ou consegue cumprir a função na esquerda o campeonato todo. E na minha opinião chega a ser um desperdício de talento colocar o Gilberto na lateral
 afelipe | Belo Horizonte | 21-05-11 16h23min
mas por outro lado no meio ele é banco garantido e na lateral seria mais útil. Quantas dúvidas!!!
No mais tamém acho que o grupo ta muito bom, só gostaria de ver o Thiaguinho de volta como opção de velocidade. Acho que vai fazer falta na ausência de um dos dois titulares como fez na LA.
 afelipe | Belo Horizonte | 21-05-11 16h45min
Corneta da rodada. Na estreia eu iria de:
Fabio, L.Guerreiro (fecha bem como 3 zagueiro), Léo, Gil e D.Renan (pra dar moral e jogar com liberdade pela esquerda); M.Paraná (cobrindo D.Renan), Henrique, Roger e Montillo; Wallyson(solto pela direita) e T.Ribeiro.
Entendo que assim o time abre o jogo pq a retranca vai ser feia amanhã!
No banco: Rafael, Vitor(também pra dar moral e entrar se jogo for favorável), Naldo, Fabrício, Everton(polivalente), Dudu e Ortigoza(pra bola aerea).
 elmobarros | Brasilia | 22-05-11 17h58min
BELA ESTREIA DO BACELONA DAS BANANAS. DEPOIS DE UMA GRANDE CONQUISTA, O GRANDE CAMPEONATO MINEIRO, ENFRENTANDO ADVERSÁRIOS DIFICÍLIMOS, O MELHOR TIME DO BRASIL FOI MUITO BEM NA ESTREIA DO BRASILEIRÃO E CONSEGUIU SAIR COM UMA DERROTA MÍNIMA FRENTE AO UMA GRANDE EQUIPE, DE NÍVEL INTERNALCIONAL, O PODEROSO FIGUEIRENSE.
 estrelado campeão | Ubá  | 22-05-11 19h35min
Olá colegas estrelados. Por força de circnstâncias fiquei ausente desse espaço e volto agora. E tanta coisa aconteceu : saída prematura da Libertadores, derrota e recuperação no Mineiro com o título, e a estréia com derrota no Brasileiro. Pra mim a situação não está fora de controle. O Brasileiro é um campeonato cerca de 6 a 8 vezes mais difícil que a Libertadores. Nenhum time dos 20 é tão fraco como o Guarany do Paraguai, Venezuelanos ou Bolivianos. Agora é ir pra cima do Porco de Felipão.
 João Duarte | Vit�ria | 22-05-11 21h54min
Elmo Barros,
Aqui neste espaço o Cruzeiro jamais foi chamado de Barcelona das Américas. Isto é coisa de jacú, temos um bom time com as suas limitações de elenco, financeiras e hoje, achei que o Cruzeiro não teve uma atuação tão ruim assim não. Claro que derrota é sempre o pior resultado, mas, nem de longe a mesma foi vexatória. Thiago Ribeiro, Roger, Henrique e Montillo bem abaixo do que podem render. E usando o Paraná na lateral direita, o Cruzeiro teve oportunidades, mas, Wilson salvou.
 elmobarros | Brasilia | 23-05-11 18h49min
João Duarte, você fez um minuncioso detalhamento da equipe do Cruzeiro, posição por posição. A leitura do texto me encheu de esperança e expectativa, porém, no momento do time colocar em prática todo seu potencial, o que vemos é a repetição da apatia que tem sido o Cruzeiro desde 2004. Já são oito anos (incluindo esse). Alguma coisa precisa ser feita. Precisamos de outro grande título. Quem nasceu em 2003 já está entendendo de futebol.
 João Duarte | Vit�ria | 24-05-11 01h11min
Elmo Barros,
Não é questão de encher de esperanças... fiz uma análise segundo o que entendo do futebol. E tirei uma fotografia de momento. Sou contra inflar o elenco com 33 ou mais jogadores, para se disputar uma competição apenas, como é o nosso caso até o fim do ano. Sou favorável a se ter um DEZOITO forte e completar o elenco com a garotada da base e saber selecionar quem fica e quem vai. Testamos alguns no Mineiro e vimos que era melhor limpar a folha (- R$ 500 mil) e olhar o mercado.
 João Duarte | Vit�ria | 24-05-11 01h16min
Ganhar uma Libertadores é difícil tanto assim que o Cruzeiro até aqui se fez presente em 13 edições do torneio e foi campeão 2 vezes e finalista outras 2 vezes (67, 75, 76, 77, 94, 97, 98, 01, 04, 08, 09, 10 e 11).
E dizer o que dos Brasileiros. Em 52 edições do torneio fomos campeões 2 vezes (66, 03) e fomos vice-campeões em 69, 74, 75, 98 e 11...
Como fazemos boas campanhas não disputamos Copa do Brasil e Copa Sul-Americana e esta balela de que não ganhamos nada desde 2004 é sem nexo.
 João Duarte | Vit�ria | 24-05-11 01h19min
Meu amigo,
A situação interna no Brasil ficou pior e pior para o Cruzeiro com o fim da Lei do Passe. Ficamos muito mais vulneráveis que os times que entram o ano com um orçamento que é o dobro do nosso. Não interessa se estão atolados em dívidas até o cabo, estão aí no mercado pagando salários astronômicos. Ou como discutir com a UNIMED (Fred + Deco + Conca = R$ 2.3 milhões) ou com o FLAMENGO (Ronaldinho + Tiago Neves + Deivid = R$ 2.3 milhões)... mas, devem mais de R$ 400 milhões cada um.
 João Duarte | Vit�ria | 24-05-11 01h24min
O Cruzeiro não põe cria fora, mas, também não arrisca. Voltemos ao passado e vamos relembrar que em 1991, para ganhar a Supercopa o Cruzeiro foi à Bahia e trouxe Charles pagando altíssimo valor, trouxe Tilico do São Paulo, trouxe Boiadeiro do Guarani e buscou Luiz Fernando Flores no Inter...
Em 1992 foi a vez de Betinho, Renato Gaúcho, Paulo Roberto Costa, Douglas e Luizinho... resultado título de expressão. Mas, veja que o banco era de gente da base (Zelão, Célio Lúcio, Robson, Macalé)
 João Duarte | Vit�ria | 24-05-11 01h28min
Eu teria trazido o Alex10 de volta, contra tudo e contra todos os prognósticos de que é jogador caro. Gilberto é ótimo, mas, longe de ter o carisma do nosso mais recente e verdadeiro CRAQUE.
Temos vários ótimos jogadores, mas, craque não temos. Tenho pedido a cereja do bolo... e ainda não me convenci que este jogador não exista no mercado. Se a gente olhar com calma vai ver. E para mim é um NOVE ou ALEX10...
Temos 2 jogadores de lado de campo que são raros. Podemos fazer o 4-3-3,,,
 João Duarte | Vit�ria | 24-05-11 01h32min
Cuca teria 2 opções diferentes para armar o Cruzeiro ofensivamente. Para pegar times que jogam no 3-5-2 ? Para contrapor o esquema de treinador medroso que joga com 3 zagueiros naturais a minha proposta é o 3-4-3 eliminando a sobra do adversário Linha de 3 com : Victorino, Leandro Guerreiro e Gil
Linha de 4 com : Fabrício, Henrique, Montillo e Gilberto
Linha de 3 com : Wallyson, Brandão (Anselmo Ramon) e Thiago Ribeiro
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 24-05-11 17h49min
João, também acho que temos um bom elenco. O negócio é funcionar as peças. Deus abençoe o Cuca para saber montar o time em várias opções de esquemas táticos para não ser de fácil marcação. Temos grandes jogadores e vamos com tudo buscar o título Brasieliro. Vamos que vamos Zeirôôô!!!
 João Duarte | Vit�ria | 25-05-11 20h37min
Gilberto está de saída do Cruzeiro...
Consequência : vamos precisar correr atrás de um lateral esquerdo. As opções restantes são Diego Renan, Everton e Pablo. Na meia ele era mais uma opção. O Cruzeiro tem Roger e Montillo + Dudú, Bruninho e Élber. Além disto, existe a opção de usar um meia só com 1 volante e 2 armadores ou 3 atacantes.
Como ele tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2012 o clube pode até conseguir uma indenização, mas, mesmo isto acho difícil (embora legal).
 João Duarte | Vit�ria | 25-05-11 20h40min
RACIONAL... mas, mudar só o nick não vale... Use o nickname antigo... Tyboo = taiboo = tabú kkkkk kcilda... É muito mais fácil falar que não vai ser campeão... É apostar com 95% de chances de acertar. Assim até eu.
Se a ITATIAIA escala o nosso time, qual é o seu time, com os jogadores que temos no elenco ?
Põe a sua cara no vitrô, mano ...
 elmobarros | Brasilia | 26-05-11 17h38min
A parte de richas pessoais, o comentário do torcedro tyboo não nenhum absurdo, pelo contrário, é o que temos vistos ultimamente. Sem querer desmerecer time nenhum, os nordestino são apaixonados pelos seus times, conhece o potencial de suas equipes e lotam os estádios para vibrarem com a disputas caseiras. Qual diferença do cruzeiro dos últimos anos? porque tem disputado a libertadores? temos sonhado de mais e conquistado de menos.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 11h46 [0 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster