Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
WMTI- Tecnologia da Informação



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

07/05/2011 | Joao Duarte
Da eliminação surprendente à vitória apaziguadora

"Nosso time precisa se re-erguer, pode e vai fazer isto. A hora é de acreditar. Não desaprendemos. Força Cruzeirão"

Mundo Azul,


Porque o Cruzeiro perdeu do Once Caldas ? - Considerando a campanha que o Cruzeiro havia feito nas 7 primeiras partidas da Libertadores com 6 vitórias e 1 empate. Considerando que no 1° jogo em Manizales o Cruzeiro tinha ganho de 2 x 1, mandado no jogo e tomando aquele gol do respiro deles no final. Sabendo ainda que o time deles havia se classificado como o pior entre os 16 da fase de oitavas (por sempre ter levado gols nos finais dos jogos). Então, era mais que esperado o sucesso contra eles jogando em casa, onde na fase de classificação o Cruzeiro havia aplicado goleadas nos times do seu grupo. Só que quando a bola rolou outras nuances impactaram fortemente no resultado.
Agora, com calma vou listar as razões para que a gente possa debatê-las com os amigos, durante as famosas réplicas e tréplicas. Entendo que desta forma, a gente vá conseguir o objetivo maior desta coluna que é criar consistência de argumentação e dar outra conotação à discussão. Vamos lá ?

1 - O Cruzeiro adotou um sistema tático equivocado para a partida - Ao perder Thiago Ribeiro, Wallyson e Brandão o treinador Cuca entrou com Ortigoza e Farias na frente. Só que, para mim, o Cruzeiro ao perder a "velocidade" como o próprio Cuca salientou, não poderia manter o mesmo tipo de marcação.
Com os velocistas em campo o Cruzeiro pode marcar mais atrás, começar a fechar o setor perto da linha divisória. Sem Thiago Ribeiro e Wallyson que tem força e pulmão para fazer este tipo de movimentação, creio que isto é um tiro no pé. Farias e Ortigoza voltavam até o meio campo. E não tinham força para chegar com gás na frente a tempo de concluir. E mais, como não vinham jogando regularmente, é claro que o rítmo de jogo deles era pior que os titulares.
Marcando assim, o Cruzeiro deu ao Once Caldas a chance de "gostar do jogo", deu aos colombianos a posse de bola. E pior facilitou ainda mais a coisa com a expulsão Justíssima do Roger.
Não fustigamos a defesa deles. Ou alguém em sã consciência acha que aquela corridinha de cerca Lourenço do Farias e Ortigoza nos beques e volantes deles resultou em algo de positivo ?
Tanto é verdade, que Farias foi amarelado, exatamente porque fez uma falta por trás num dos defensores do Once Caldas.
O erro de Cuca foi o mesmo cometido pelo Adilson Batista em jogos contra os grandes de São Paulo. Recuava o time para compactar do meio para trás, mas, o Cruzeiro não tinha solução de velocidade, porque Kléber e Wéllington Paulista não consehuiam chegar à frente em tempo hábil. E ficava o Thiago Ribeiro de perú na roda defensiva ou senão os beques deles saiam jogando livres.
Pois bem, sem a velocidade, Cuca deveria ter adiantado a marcação. E corrido riscos sim. Mas, forçaria o time deles a dar o "chutão" e não o Fábio. O Cruzeiro custava a recuperar a posse de bola e quando o fazia davia o chutão, tentando a ligação direta. Montillo, Ortigoza e depois Dudú jamais ganhariam na cabeça de Henriquez e Amaya.
Conclusão : o Cruzeiro não conseguiu jogar. Mas, tivemos outras causas importantes.

2 - a péssima atuação individual dos jogadores - Claro que a organização tática foi determinante, mas, também foi notório o n° de passes errados que o Cruzeiro deu no jogo. Uma das maiores valências dos nossos volantes (Marquinhos Paraná e Henrique) é o passe certo na transição de defesa para o ataque. Tivemos vários "erros não forçados" numa zona de campo em que o erro é imperdoável. Some-se aos erros dos volantes a imprecisão nos passes de Pablo e Victorino. Com a expulsão do Roger, a coisa se complicou ainda mais. A cada passe errado, mais abatimento do time e crescia o adversário. O Cruzeiro estava visivelmente nervoso e isto ajudava a crescer a confiança do Once Caldas. O 1º tempo terminou 0 x 0, mas, o Cruzeiro estava morto em campo. Parecia disperso, mas, não era isto... o time não conseguia encaixar.
Cuca mexeu certíssimo ao colocar Everton em campo e trazer Gilberto para o meio. A meu ver, estes 2 jogadores, mais Fábio e Gil foram os únicos que entre os 14 nossos que atuaram tiveram rendimento normal.
E Gilberto, sem dúvida nosso melhor homem em campo, foi quem criou as melhores jogadas nossas. Deixou Ortigoza 2 vezes em condições de marcar, deu uma boa bola a Montillo que não conseguiu concluir e fez um gol mal anulado.

E agora... o que projetar para o 1° jogo decisivo do campeonato mineiro? - Se o Cruzeiro não tiver a velocidade de Wallyson e Thiago Ribeiro, vai ter que correr riscos e marcar o time emplumado mais à frente. Se der a Leonardo Silva e Rever a prerrogativa de sairem jogando livremente teremos enormes dificuldades. Mas, com o time titular em campo, acredito que o Cruzeiro tenha grandes chances de êxito. Se não puder utilizar pelo menos um dos nossos homens de velocidade outra esquema será requerido. O certo é que se Ortigoza jogar não deve voltar da intermediária ofensiva, preservando oxigênio para ser usado nos últimos 25 m de campo.
O time cacarejante vai entrar com 3 volantes no meio, com Renan Oliveira (Daniel Carvalho) e Mancine na ligação e Magno Alves se deslocando livre na frente. Ainda contará com a velocidade de Serginho e de Patric na saída rápida da defesa para o ataque. E tem ainda a outra opção de velocidade com Neto Berola no banco. Se o Cruzeiro neutralizar a velocidade deles, só lhes restarão as bolas altas alçadas em direção a Rever, Leonardo Silva e Ricardo Bueno (se este for usado na etapa final).
Creio que se o Cruzeiro igualar na garra, não perde de jeito nenhum. E mais, não se pode admitir uma atuação tão ruim do time, como a da última quarta-feira.
Cabe a Cuca trabalhar melhor para este jogo. As circuntâncias mudaram um pouco, com a eliminação na Libertadores. Agora o Cruzeiro poderá se preparar para o 2° jogo em igualdade de condições ao adversário.
Vamos ser campeões. A confiança permanece.

Homenagem Especial : A coluna hoje foi escrita em homenagem especial à minha mãe, Madalena Duarte, por ocasião da passagem do dia das mães.
As homenagens da coluna hoje vão para : Joaquim Duarte, Eliezer Matos, Fatima Angelini Oliveira, Moema, Beth Makennel, Elias Guimarães (Rapozaço), Rodrigo Andrade (ou Alex10), Jorge Schulmann, ao garotinho Caio Marques (aqui de Vitória-ES), ao Naldo (Brasília) e ao grande Jairo de Curitiba. Só cruzeirenses de 1ª grandeza.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 surfista celeste | Vitória | 07-05-11 12h22min
Grande João!? como vc bem disse foi uma noite em q tudo deu errado! uma noite trágica dificil, p nós apaixonados, de esquecer! A decepção foi grande mas como nosso crauqe Montillo disse um time grande tem que erguer a cabeça e seguir! Domingo temos a oportunidade de começar a volta por cima! Tentar superar o duro golpe q sofremos no meio da semana e seguir em frente!Na alegria ou na tristeza na vitória ou na derrota nosso amor pelo cruzeiro será sempre o msm, inabalável!abraco mestre João!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 07-05-11 12h24min
João, você traduziu bem o que aconteceu na quarta. Eu ainda não engoli essa história. Espero que o Cuca consiga reerguer o time. E também homenageio minha mãe, Berndadete, uma guerreira. Mora na querida Itajubá, Sul de Minas. É mãe de cinco cruzeirenses
 marco | Curitiba | 07-05-11 12h53min
Caro João, também não entendi a postura passiva e a não marcação mais a frente neste jogo de quarta. Agora já era. Mas o que me preocupa muito é que parece que o Gilberto está muito chateado com algo, mas não sei bem que seria (diretoria? comissão técnica? torcida?). Seria uma pena ele sair, pois na minha opinião é um dos jogadores mais importantes e regulares do nosso time. Temos que ganhar este campeonato mineiro de qualquer maneira, se não a crise vem braba.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 07-05-11 15h47min
É João, mais uma noite sem dormir por causa do Cruzeiro.
Mais um caminhão de e-mails e msgs de atleticanos me zuando.
Mais uma vez, pelo 4o ano seguido, deixamos a vitória escapar em casa.
Mais uma vez o time mostra, num jogo decisivo, uma postura completamente diferente do que mostrara até então.
Mais uma vez, aquela sensação, de que de nada vale sofrer, torcer, acompanhar,...aquele baixo-astral, aquele desânimo.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 07-05-11 15h51min
Ficam várias perguntas difíceis de responder:
Será que o Cuca não viu o Renteria deitando e rolando em cima do Pablo o jogo todo?
Porque o Paraná não subiu, pelo menos pra atrapalhar, no lance do 1o gol?
Será que o Ortigoza pisa na bola e cai bisonhamente nos treinos?
Ou será que não treina arremates estando livre na marca do penalti (44min 1o tempo)? Porque o comandante não adotou uma postura defensiva, estando com o placar favorável e sendo que tinha jogadores para tal?
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 07-05-11 15h56min
O que há com o Gilberto que reclama na imprensa após as vitórias e as derrotas?
Por que o time estava tão apático que nem um abafa nos 20 minutos finais conseguiu dar no adversário?
O que deu na cabeça do Cuca pra agredir um adversário aos 47 do 2o tempo, com a gente ainda acreditando num milagre?
Até Celso Roth já ganhou a Libertadores.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 07-05-11 15h59min
Será que o Cuca, vai confirmar, de uma vez por todas, a sua sina de montar bons times (SPFC, Goias, Botafogo), que jogam, bem mas nunca ganham títulos?


Os dois próximos domingos nos aguardam. Talvez até lá possamos encontrar as respostas.
 teotimo | Não definido | 07-05-11 21h39min
Prezado João Concordo com você. Com Farias e Ortigoza o esquema tático teria que ser totalmente diferente. São lentos e limitados. Mas acho que mudar o panorama daquele jogo não era tarefa fácil. Talvez um técnico com capacidade para mexer com a alma dos jogadores, passar a eles confiança, recuperar o foco e a concentração do time... Mas isso é raro hoje em dia. E o Cuca não tem essa capacidade. Poucos têm. Mas será que o Cuca não viu as deficiências do time no meio campo e lateral direita?
 teotimo | Não definido | 07-05-11 21h40min
(cont)O certo é que naquele dia os deuses do futebol estavam contra nós. Isso acontece. Nelson Rodrigues falava de um tal "Imponderável de Almeida". São os deuses nos ensinando a tolerância às frustrações. Já não houve jogos em que tudo dava certo? Não me sai da memória aquela final espetacular contra o São Paulo em 2000. Talvez o lado de lá também precisasse aprender algo. E assim é o futebol, uma ilusão nem sempre doce e que muito nos ensina.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 07-05-11 21h45min
Alô mestre João. Sua coluna está nos ajudando a fortalecer o otimismo para o jogo de amanhã contra as rosanas. Infelizmente não vou assistir devido a compromissos em São Paulo. Parabéns pela coluna. O que está me intrigando é a irreponsabilidade de alguns atletas. Foi irresponsabilidade do ROGER? Do Cleber ano passado? Do Gilberto? Como explicar esses fatos?
 João Duarte | Vit�ria | 07-05-11 22h05min
Torcedor1,
Não disse que o Cruzeiro tivesse jogado bem o jogo da ida contra o Once Caldas, principalmente enquanto o Farias esteve em campo. O time melhorou substancialmente com a entrada e o posicionamento correto do Ortigoza, que dividiu a aten;áo antes concentrada só no Wallyson. E o Cruzeiro foi muito melhor que eles nos últimos 30 minutos do jogo, tendo tomado o gol numa falha de posicionamento do Vitor e também do Everton no início da jogada. Vi assim aquela partida.
 João Duarte | Vit�ria | 07-05-11 22h11min
Thiago Ribeiro faz falta ao time com este esquema de jogo. Para jogar com Wallyson e 1 centroavante (desculpe-me a falha acima, porque não foi Farias que saiu para dar o lugar a Ortigoza, mas, sim o Brandão) é preciso se mudar a forma de posicionar o time em campo adiantando pelo menos uns 15 m o time, para marcar entre a intermediária e a grande área adversária. Deste jeito, o centroavante fica próximo à zona de tiro. Voltando demais já chega para concluir cansado e aí os erros aumentam mesmo.
 João Duarte | Vit�ria | 08-05-11 11h10min
A resposta ao POLE POSITION = Surfista Celeste,
Há uns 2 anos escrevi uma coluna falando a respeito da minha visão do que seja torcer.
Não consigo concordar com alguns cruzeirenses que insistem em dizer que nada ganhamos desde 2003.
- Foram 8 anos de disputas.
Libertadores : disputamos em 2004, 2008, 2009, 2010 e 2011. Lembrar que antes disto nós a tinhamos disputado em 67, 75, 76, 77, 94, 97, 98 e 2001. Ou seja, estivemos sem dúvida muito mais presentes...
 João Duarte | Vit�ria | 08-05-11 11h17min
Copa do Brasil: Competição que disputamos pela última vez em 2007. Chegamos às semifinais em 2005, quando perdemos para o Paulista. Em 2006 e 2007 fomos eliminados pelo Fluminense, sempre nas 4as de finais.
Copa Sul-Americana : não repetimos nesta competição a boa história de desempenhos nas competições continentais. Eliminados pelo Velez (já na fase internacional) e Santos na fase local. Não chegamos lá.
 João Duarte | Vit�ria | 08-05-11 11h28min
Campeonato Mineiro : Campeões em 2004, 2006, 2008 e 2009. Ainda na disputa em 2011.
Ipatinga com a nossa base fraca (2005) e ROSAnas (2007 e 2010) fizeram as outras conquistas. Papo furado este de falar que o campeonato mineiro é rural. Hoje, o valor percebido já é bastante relevante no que se refere à arrecadação anual. São 4 conquistas em 7 anos. Média : 0.56 títulos / ano
Nas outras 83 competições, conquistamos 32 vezes. Média : 0.39 títulos / ano. Melhoramos com certeza, né?
 João Duarte | Vit�ria | 08-05-11 11h31min
Então, é tempo de parar de ver as coisas sempre pelo lado negativo. Acusar o golpe e dar uma abatida é normal, naquele momento inicial, mas, se re-erguer é estritamente necessário, até porque não tem como recuperar o que já se perdeu.
A vira gira a lusitana roda e é tempo de se focar no próximo objetivo. Não fomos campeões da Libertadores em 2011, mas, é hora de começar o projeto com vistas à LA2012. Vamos nesta ?
 Getúlio.gov | Não definido | 08-05-11 16h44min
M. Paraná, tá com uma má vontade, sem culhão, foi com pé de moça na dividida, e o Pablo muito inocente,, fica entrando de primeira,,no intervalo tira os dois urgente,,,coloca L. Guerreiro e Fabrício,,, vai esperar tomar outro gol...tem dó
 Joáo Duarte | Vit�ria | 08-05-11 18h20min
Batista-DF,
Sincera e honestamente, o Cruzeiro tinha 6 atacantes bons no elenco no início da temporada.
Velocidade ou 2* atacante : Thiago Ribeiro, Wallyson e Thiaguinho
Referência : Wéllington Paulista, Farias e Eliandro.
Além destes tinha Sebá e o garoto Ancelmo Ramon, que acabou sendo emprestado.
Trocamos WP x Vitor, no que concordei em função da má performance do WP.
Trouxemos Brandão, Ortigoza, André Dias e Reis. Emprestamos Eliandro e Thiaguinho.
 Joáo Duarte | Vit�ria | 08-05-11 18h24min
Agora eu lhes pergunto :
A folha aumentou bastante com estas mudanças. E o resultado das mudanças no elenco. O que vocês acham ?
A experiência até aqui foi de grande valia ?
Pois bem, eu digo e repito que seria muito melhor para o Cruzeiro se não tivesse contratado ninguém e se hoje ao nosso elenco tivéssemos incorporado o Thiaguinho e o Ancelmo Ramon (para quem pedi chances algumas vezes, desde que foi contratado junto ao Bahia após a CopaSP de 2007).
 Joáo Duarte | Vit�ria | 08-05-11 18h32min
E o Paulo César Oliveira mais uma vez expulsa o nosso melhor jogador. Fez isto com o Ramirez em 2008 e 2009. Expulsou o Zé Carlos com 7 segundos de jogo e hoje pôs para fora o Montillo num lance em que nem falta foi.
Não gosto deste juiz... e a cada dia as minhas razões aumentam.
Alguém se lembra quem foi o juiz que deu um pênalti em falta fora da área a favor do Goiás, que nos custou uma eliminação ? Alguém se lembra quem apitou aquele jogo contra o Grêmio no sul...
 Joáo Duarte | Vit�ria | 08-05-11 18h36min
Foi ele quem anulou o gol legítimo do WP...
Chega Paulo César... Desde aquela vez que o Edú Dracena quebrou a cara do Alex Alves com uma cotovelada e você não expulsou, errou feio, de lá para cá, sempre apita contra a gente. Será que ninguém vê isto ?
Mesmo quando enfiamos os 2 pipocaços de 5 x 0 com ele na arbitragem, ele nos prejudicou...
Chega, PCO...
E tive que ouvir o energúmeno MRF dizer que foi lance prá expulsão...
Parei...
 jfabio | Pouso Alegre | 08-05-11 18h38min
João Duarte, você fez uma coluna muito ortodoxa, como sempre. Na Libertadores, para sairmos desta, precisaríamos levar 2 gols. Veja, 2 gols!! Nós havíamos perdido os atacantes titulares mas estávamos com 2 gols de vantagem. Você consegue imaginar o que o Ênio Andrade faria neste caso? Ele mudaria o esquema tático do time. Ele jogaria com apenas 1 atacante (o Farias, que é homem de área) e armaria o time de forma a congestionar o meio de campo. Mas o que o Cuca fez? Achou que o esquema estava ...
 jfabio | Pouso Alegre | 08-05-11 18h38min
... estava acima dos seus jogadores. E pior, ele (o Cuca) é preguiçoso. Ele não estuda os adversários, não tem jogadas ensaiadas, não consegue reorganizar o time sem fazer substituições, é rancoroso, desequilibrado (vide agressão dele no final do jogo) e muito bom de papo nas coletivas. O resultado é este. Perdeu a Libertadores e todos os clássicos contra o Atlético/MG. Um desastre, uma lástima, uma vergonha. Um abraço a todos.
 Carlos Campos | Resende | 08-05-11 21h01min
Mestre, como jogar no domingo? Precisamos de jogadores com raça! ACHO QUE FABRICIO PODERIA REVIVER O TRIO DE FERRO NO MEIO COM ROGER. Colocar Gilberto na lateral e torcer pela volta de T.Ribeiro na frente com Walisson.O que vc acha? Acho que Fabricio precisa jogar!....Não vejo explicaçoes para PCO....será roubo? má vontade gratuita contra nosso time?...
 afelipe | Belo Horizonte | 08-05-11 22h21min
Grande João Duarte, concordo com você em relação ao PCO e mais ainda sobre o MRF mas não consigo enxergar que o arbitro foi tão prejudicial assim lembrando o jogo que eu vi hoje. Foi desanimador até para os mais otimistas. Que desanimo!
Que time sem sangue na veia! Os poucos chutes a gol foram fora do estádio. O cara que eu pensava que estava mais fora de sintonia com o grupo foi o que mais mostrou futebol e hombridade: Gilberto.
Isso porque eu nem quero falar de quarta feira.
 Teo_CMD | BHZ | 08-05-11 22h26min
Caríssimo João, depois de mais uma VERGONHOSA DERROTA, fica fácil reclamar! Eu não vi vontade de ganhar neste time, como não vi esta vontade na eliminação da Libertadores. Time sem alma, sem vontade, não ganha nada. Quanto ao Juiz, não entendo porque o Zezé o aceita. Ele faz de tudo para nos prejudicar, e consegue. Mas a culpa não foi dele! SERÁ QUE MONTAMOS UM BOM TIME? GANHAREMOS ALGUMA COISA ESTE ANO? SEI NÃO!
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 08-05-11 22h27min
João, também concordo com o colega acima. Não vi tanta influência do árbitro. Vi sim um time apático, frio, sem gana, perdendo toda dividida e toda 2a. bola.
Marquinhos Paraná encarna todo esse quadro, vibração = 0.
Nem com as gracinhas no twitter do Leandro Chinelinho, Guilherme e outros essa turma correu.
Perder faz parte, se entregar e perder sem lutar é feio.
 afelipe | Belo Horizonte | 08-05-11 22h29min
Uma vitória simples é título nosso. E temos mais qualidade, isso é notório. Mas uma frase do Alejandro Sabella após aquela final de 2009 eu gravei, acho muito boa e todos o times brasileiros deveriam tirar uma lição: "Um grande time não se faz apenas de grandes jogadores, mas também de grandes homens".
E outra do Sorín: "É preciso ter sangue quente e cabeça fria". É isso que eu espero do Cruzeiro.
 ju a mais fanatica | Não definido | 09-05-11 10h23min
Joao, vc é um otimo colunista. Mas vejamos:a apatia do time retira qq possibilidade tecnica de vitória. Isto mata os torcedores. O que podemos esperar? Mais um terceiro ou quarto lugar no brasileiro? Não, quero ver a vontade, mesmo pq o time das frangas é um timinho de nada. Cadê a vibração? Cadê o Perrela pra cobrar? Estou muito preocupada.O que o sr acha do jogo de domingo dia 15?
 jfabio | Pouso Alegre | 09-05-11 16h55min
torcedor1, não adianta entregar o melhor carro do mundo para um motorista que não sabe guiar. Nós temos um elenco muito qualificado. No caso do Cruzeiro, não adianta contratar este ou aquele jogador, que ainda assim continuaremos na mesma. Você mencionou os jogadores Farias, Reis e André. Penso que são bons jogadores. Eu não os dispensaria. Continuo acreditando que após a saída do Cuca o Farias ainda vai render muito. Um abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 09-05-11 18h40min
Prezado JFábio,
Discordo radicalmente de você e desta sua mania de falar que o Cuca é fraco e mais, partir da premissa de que vamos perder do time das ROSAnas e que ele será demitido. Não deve sair agora... Vem fazendo um bom trabalho e teve uma semana difícil, mas, há muito tempo não víamos o Cruzeiro jogar futebol que deixasse a imprensa no Brasil extasiada. Agora, para os incineradores é hora de queimar o cara e começar tudo do zero com uma aposta qualquer.
 João Duarte | Vit�ria | 09-05-11 18h42min
Que mania besta é esta de falar que qualquer um que vier será melhor que o Cuca ? Digo que não será...
Cuca tem muito valor e espero que ele ganhe e continue ã frente do clube...
 João Duarte | Vit�ria | 09-05-11 18h48min
É até natural que a saída de alguns jogadores seja falada agora e também na janela de Agosto (quando os europeus contratam). Mas, não é hora de falar nisto... DEpois da final do MIneiro prometo que falarei. Tópicos a discutir :
- Elenco ideal : jogadores por posição.
- Quem é possível ser contratado dentro das limitações financeiras disponíveis poderia ser contratado ?
- Quem da base poderia ser promovido ? - Qual jogador entre os que voltam de empréstimo é aproveitável ?
 Getúlio.gov | Não definido | 09-05-11 21h42min
Sabe o que mais deixa nós torcedores P da vida, enquanto estamos aqui preocupados com domingo, como vai jogar o time, quem vai jogar, se o TR vai recuperar, o Roger tá lá no Rio tomando banho de mar, claro que todo jogador tem que ter seu dia de folga e faz o que bem entender, mas depois de uma derrota dessas, e numa semana de decisão é duro ver foto dele lá, com aquela cara de "preocupado",vc acha que ele tá sofrendo como a gente? Eu tenho certeza que não.
 caixetadf | Brasília | 10-05-11 08h58min
Mestre João, bom dia! Embora pouco comente, leio os comentários dos colegas diariamente. Primeiro é dizer que acredito que os próximos 90' serão azuis. Não me atrevo a dizer que será de goleada. Pode até ser. Mas, sinceramente, não acredito que o time desaprendeu a jogar. Em algum momento, o futebol vai voltar. Agora, já que você falou renovação, quero dar um pitaco: acho que tem alguns jogadores que fecharam o seu ciclo no nosso time. MParaná, por ex., é um deles. Henrique, talvez. Vamu ganhar!
 caixetadf | Brasília | 10-05-11 08h58min
Mestre João, bom dia! Embora pouco comente, leio os comentários dos colegas diariamente. Primeiro é dizer que acredito que os próximos 90' serão azuis. Não me atrevo a dizer que será de goleada. Pode até ser. Mas, sinceramente, não acredito que o time desaprendeu a jogar. Em algum momento, o futebol vai voltar. Agora, já que você falou renovação, quero dar um pitaco: acho que tem alguns jogadores que fecharam o seu ciclo no nosso time. MParaná, por ex., é um deles. Henrique, talvez. Vamu ganhar!
 João Duarte | Vit�ria | 10-05-11 12h55min
Prezados Amigos,
Uma final é um jogo de 4 tempos de 45´. As ROSAnas ganharam apenas a primeira metade e, a julgar pela quantidade de mensagens depositadas nas minhas caixas de mensagens ( ArcelorMittal, gmail, Globo e uol) + redes sociais (twitters, facebooks, orkuts, etc) já dão como certa a conquista do título do Campeonato Mineiro de 2011. O pior não foi ler as mensagens dos atleticanos, mas, de alguns cruzeirenses como que a jogar a toalha antes da hora. Seria isto torcer ?
 João Duarte | Vit�ria | 10-05-11 12h59min
Os resultados da eliminação ante ao Once Caldas e da derrota neste primeiro tempo da final foram ruins, mas, daí a dizer que os nossos jogadores não valem mais nada ... é um passo muito grande. A distância é quilométrica. Não dá para aceitar tanta volatilidade. Num dia chamam o time de Barcelona das Américas e no outro, pedem o desmanche ? A quem interessa implantar o CAOS no Cruzeiro ? - Digo e repito que esta coisa orquestrada tem início, meio e fim em setores cacarejantes por aí.
 João Duarte | Vit�ria | 10-05-11 13h01min
Estou contra todos os que fizerem barca ou balanço do Cruzeiro na semana decisiva. Claro que tenho os meus palpites, as minhas conseiderações sobre este tema e não me furtarei em responder aos fatos, mas, agora não é hora.
- Asssim não falarei sobre Marquinhos Paraná comoo colega aborda, nem sobre os pouco utilizados por Cuca e muito menos sobre os que utilizados renderam pouco. Não é hora...
 Garra Azul | BH | 10-05-11 14h20min
Caro João! Na minha opinião, acredito que se o Cuca acertar a parte defensiva, nós vamos ganhar o clássico domingo, pois precisamos apenas de um gol e não tomar nenhum. Para isso acredito que os atacantes q temos darão conta do recado. Acredito que o Cuca terá q fazer algo diferente, para não cair na marasmo. Qual sua opinião sobre este time; Fábio, Gil, Léo e Vitorino, L. Guerreiro(LD), Fabrício, Henrique, Roger e Gilberto(LE), Walisson e T. Ribeiro(Dudu). Podendo entrar Paraná no lugar do Léo.
 Garra Azul | BH | 10-05-11 14h21min
Assim, o time teria uma consistência defensiva, com bastante poder de fogo lá na frente, qual sua opinião ?
 caixetadf | Brasília | 10-05-11 18h09min
Mestre João, você está certo. Eu SEMPRE acredito no nosso cruzeiro. Até decepado, até quando o outro time é infinitamente superior ao nosso (tecnicamente), O QUE NÃO É O CASO (temos muito mais time e opções do que o tretiquim), confio em mais uma vitória azul. Também retifico o que havia falado do MParaná. Afinal, enquanto ele estiver vestindo o manto aul sagrado, é com ele que temos que contar! É ele quem nos representa. Ademais, nosso time não desaprendeu a jogar. Vamos ganhar, vamos ganhar!!
 caixetadf | Brasília | 10-05-11 18h09min
Mestre João, você está certo. Eu SEMPRE acredito no nosso cruzeiro. Até decepado, até quando o outro time é infinitamente superior ao nosso (tecnicamente), O QUE NÃO É O CASO (temos muito mais time e opções do que o tretiquim), confio em mais uma vitória azul. Também retifico o que havia falado do MParaná. Afinal, enquanto ele estiver vestindo o manto aul sagrado, é com ele que temos que contar! É ele quem nos representa. Ademais, nosso time não desaprendeu a jogar. Vamos ganhar, vamos ganhar!!
 João Duarte | Vit�ria | 10-05-11 18h46min
Amigos,
Há certas coisas no futebol que não podem ser desprezadas. Por exemplo : o efeito pratas-da-casa nos clássicos. Ninguém que perder o jogo, porque sabe o que é tomar uma gozação dos parentes e vizinhos numa segundona sem lei...
O time não pode entrar achando que é melhor apenas. Isto só não basta. Digo e vou repetir ?Se o Cruzeiro igualare na garra, na vontade, vence o jogo e é o campeão... Deixe que o Kalil fale que o freguês voltou. É jogar com raça e com inteligência.
 João Duarte | Vit�ria | 10-05-11 18h51min
Vou explicar o porque escalarei este time para o jogo decisivo. 1 - Fábio : não vai ser por causa da falha no 1* gol desta partida e por ter levado 10 gols nos últimos 3 jogos contra as Rosanas que eu mudaria a minha opinião sobre ele. É fera e vai fechar o gol.
4 - Diego Renan : - Usaria a camisa 4 como nos tempos do Nelinho jogando na nossa LD. Pablo está em má fase, após a contusão. É hora do Diego Renan mostrar que ele conhece os caminhos da rede das cocotinhas. Atacar.
 João Duarte | Vit�ria | 10-05-11 18h59min
Zaga : Victorino (2) e Gil (3) - Vem jogando bem, apesar do desencontro no último jogo. Continuaria apostando neles, mas, creio que o Léo tenha que jogar no final do jogo e a faixa de capitão ser dada a ele. Vai ser muito bom ver um cruzeirense de carteirinha levantar a taça.
Gilberto (6) : O time vai precisar do potencial de ataque pelos lados e Gilberto tem muito a contribuir.
7 - Paraná : Mas, com um pouco de sangue nos olhos, e menos erros de passe.
 João Duarte | Vit�ria | 10-05-11 19h07min
5 - Fabrício : clássicos sem o nosso guerreiro em campo não tem o mesmo tom. É preciso ter raça e saber usufruir do destempero do adversário. E além de saber fazer a coisa, Fabrício joga muito. Não pode é cruzar o lado da pilha e se perder.
8 - Henrique : deverá fazer o papel do 2* volante, liberando mais o Fabrício para as subidas ao ataque. E deverá deixar o seu de cabeça, afinal é costume dele fazer gol em jogo decisivo.
 João Duarte | Vit�ria | 10-05-11 19h13min
10 - Roger Todo atleticano que se preza morre de medo do Roger, porque sabe que ele gosta de jogar o clássico e sempre regulou contra eles. Vai ser preciso alguém para parar a bola verificar a melhor opção e que faça algo diferente.
9 - Wallyson : o nosso melhor atacante. Hora de ratificar a tendência. Ferro neles, tá certo ?
11 - Thiago Ribeiro - Fez gols nos jogos que perdemos de 4 x 3, agora é tempo de fazer gols de conquista.
 jfabio | Pouso Alegre | 10-05-11 19h27min
João Duarte, eu gostaria de esclarecer a minha admiração e concordância com a sua pessoa. Eu sei que você é uma referência e terá muito a perder caso fale alguma besteira ou se posicione de forma extremada num momento delicado como este. Se eu fosse um dos âncoras deste blog, eu também agiria assim. (..) Do mais, como eu não tenho as mesmas implicações que você, prefiro posicionar-me conforme os acontecimentos, sem medo de me queimar caso a maré de amanhã esteja melhor que a de hoje. (continua)
 jfabio | Pouso Alegre | 10-05-11 19h28min
(continua...) Bom, estou falando isso devido a sua frase "Discordo radicalmente de você". Sei que você foi incisivo mas, te compreendo perfeitamente. Todos nós torcemos para que o Cruzeiro enfie uns 6 x 0 nas rosanas. Seria um tapa-bocas, um lavar-a-alma, uma forma de extravasar e recolocar o carro nos trilhos. É isso que esperamos e somente assim as coisas continuarão como antes. Se nós ganharmos de 1/2 a 0, também vai ser bom, mas, não voltaremos a estado anterior. (continua)
 jfabio | Pouso Alegre | 10-05-11 19h28min
(continua...) Se empatarmos, teremos o pior cenário. O técnico poderá ser mantido e perderemos pelo menos 7 meses de trabalho, considerando que o Cuca seja mantido até o final do ano. Agora, se perdermos de 1 ou de 2, já é o suficiente para o Cuca ir fazer história noutro galinheiro. Mas, pelo menos, teremos a oportunidade de dar chances para um cara mais "sortudo", para não dizer "mais competente" (vide o curriculum do Cuca). E assim só nos resta aguardar, como diria o AB. Um abraço.
 jfabio | Pouso Alegre | 10-05-11 19h48min
Eu gostaria de saber a opinião de todos vocês, sobre quem é o melhor técnico para o Cruzeiro, no caso do Cuca se demitir hoje: Joel Santana, Marcelo Oliveira ou Felipão?
 Teo_CMD | BHZ | 10-05-11 22h25min
Prezado, fico com o CUCA! Ele precisa amadurecer mais! Entender que não se pode punir o clube, tentando fazê-lo ao jogador! Valorizar as pratas da casa, como Diego Renan, revelação dois anos seguidos! Joel Santana, só se passar a Toca para o Rio, e é fraco! Marcelo, tem o sangue das "Frangas", Felipão, quase acabou com nosso time da ultima vez, é muito ESTRELA! Você pediu opinião! Torço pelo Cruzeiro, também para salvar o Cuca, ainda precisamos dele. Cadê o Zezé?! Presidente é PRESIDENTE!
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-11 01h08min
JFábio,
É da discordância que nós conseguimos extrair a melhor posição, penso assim. Quando discordei radicalmente, você percebeu claramente a intenção. Não é hora de falar em outro técnico, reforma de elenco... é a semana decisiva. Poderemos falar das opções que o Cuca tem para armar o time e transferir bastante medo para o lado de lá da Lagoa da Pampulha. Ele sabe que precisa deste resultado e que pode conseguí-lo. Todo apoio ao Cuca neste momento.
 João Duarte | Vit�ria | 11-05-11 01h12min
Sincera e honestamente o Téo_CMD foi perfeito na análise das 3 opções de treinador.
1) Joel conhece tudo de bola, mas, gosta de praia. Não dá. 2) Marcelo Pacote faz ótimo trabalho no Coxa, mas, nada fez nos outros clubes que dirigiu... Tem a ligação com as Lourdinhas... ainda não está pronto.
3) Felipão - não tenho saudade de sua passagem pelo Cruzeiro. Vai encher o clube de medalhões botinudos... Não lança jovens. Não tô fora.
Entre estes... sou mais o CUCA... muito mais.
 Garra Azul | BH | 11-05-11 13h54min
Poderíamos treinar mais, arremates de fora da área. Vejo nosso time chutando pouco a gol e cruzando muitas bolas na área, que sempre não dão em nada, pois os zagueiros deles são especialistas em bolas aéreas. O goleiro deles bate roupa muitas vezes com bolas chutadas de longe, e numa dessas, pode sobrar um rebote e resultar em gol.
 elmobarros | Brasilia | 12-05-11 18h07min
SERÁ QUE ESTAMOS NOVAMENTE DE FRENTE DE UMA VACA LEITEIRA QUE DÁ DEZ LITROS E UM CHUTE NO BALDE?
 teotimo | Não definido | 13-05-11 08h30min
Prezado João. Sou um daqueles que pensa que não conquistamos nada depois de 2003. E sem essa de que estamos vendo as coisas somente pelo lado negativo. O Cruzeiro é um time de conquistas. Não podemos nos contentar em comemorar campeonatos rurais e participações em Libertadores. Isso é para os Penados. Para eles participar de uma Libertadores é sim uma grande conquista. Você quer igualar nosso time aos Penados? Parece que sim. Pare então de olhar para baixo e achar que está tudo bom.
 João Duarte | Vit�ria | 13-05-11 10h20min
Discordo de você TEOTIMO. No atacado e no varejo (rs, rs, rs). 1)Se eu disser que o campeonato mineiro não vale nada, estaria aniquilando toda a nossa história de 1921 a 1965, ou seja, quase metade dela.
2) Se você acha que o mineiro é rural, para mim é o único ponto em que temos menos conquistas que as Cocotas. Assim, o objetivo é avançar ainda mais sobre o terreno delas. E tirar esta vantagem atual de 4 títulos é possível.
3) E se tem um cara que não olha prá baixo, sou eu.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançara livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

15/11 - 22h22 [6 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster