Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Eliane Pessoa - Consultora RH



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

03/04/2011 | Joao Duarte
Porque Planejar é Preciso

Talvez a coluna consiga mostrar as razões da crise atual do lado sem título da Lagoa da Pampulha...

Mundo Azul,


Porque entendo que o Cruzeiro continua sendo bem gerido no mundo do futebol - No final do ano passado escrevi uma coluna abordando o que o Cruzeiro deveria fazer para se planejar visando a temporada de 2011.
Todos sabem que o Zezé Perrela não vacila quando aparecem boas oportunidades de negócio e faz a fila andar. Ele não do tipo de dirigente que vende um jogador com medo que ele arrebente em outro clube. E tem mais, o Cruzeiro é o clube que mais ouve o Departamento Médico e área de fisiologia, quando é hora de reformular o nosso elenco ou quando vai contratar um jogador. Então, diferentemente de outros clubes, para adotar este tipo de medidas, o Cruzeiro sob a gestão do Zezé Perrela sempre saiu na frente dos adversários, ainda que as coisas sejam feitas ou governadas por ele de forma intuitiva, sem uma possível e importante padronização das atividades.

A resposta a estas perguntas abaixo é muito importante quando o clube vai fazer o seu planejamento. São elas :
• Qual o tamanho do elenco devo manter considerando as competições a disputar ?
• Para que posições o clube deve contratar jogadores ?
• Que jogadores do elenco podem sofrer investidas do mercado ?
• Que jogadores o clube pode negociar ?
• Qual o preço mínimo de venda de cada jogador ?
• O que fazer para repor as peças que forem negociadas ?
• Como repor a baixo custo e com qualidade ?
• Como me desfazer dos jogadores que não tiveram bom rendimento onerando o caixa do clube o mínimo possível ?

Alguns pontos que não podem ser esquecidos neste processo :
 É preciso contratar dentro da realidade orçamentária do clube
 É preciso vender jogadores, priorizando as posições onde a reposição dentro do próprio elenco seja facilitada ou onde a reposição seja possível com as ofertas que o clube recebeu até o momento..
 É importante se verificar o estágio físico dos jogadores que estarão sendo contratados. Jogadores com histórico freqüente e repetitivo de contusões, tem que ser vistos com rigor máximo. Vejam as contratações de Fernandinho pelo Atlético-MG, Borges no Grêmio, Deivid no Flamengo, Emerson Sheik no Fluminense, Gilberto no Cruzeiro, Ricardo Oliveira no São Paulo, Ronaldo no Corinthians, Rafael Sóbis no Inter, Carlos Alberto no Vasco, entre tantas outras. O índice de utilização foi baixíssimo. Todos bons jogadores com fama reconhecida.

 É preciso se contratar jogadores não pelo fato de serem preço de ocasião ou oportunidade de mercado, mas, trazer jogadores que possam atuar. Contratar para as posições carentes do elenco.
 Um ponto importante é alinhar o n° de jogadores sob contrato às verdadeiras necessidades do clube. Uma das falhas do Cruzeiro e que comprometeram o caixa do clube foi este medo de ver jogadores não aproveitados no elenco estourarem em outros clubes. Sejam atletas promissores ou não, é importante se definir um tempo para ver se estas apostas de que alguns dos emprestados vá explodir num outro time. Senão o tiro sai pela culatra, pois o clube acaba gastando demais, com baixas perspectivas de retorno.

Aos que insistem em elogiar o cartola emplumado cacarejante e tentam a todo o custo diminuir o comando cruzeirense, peço que avaliem o atual estágio de coisas nos dois clubes e depois façam seu comentário nesta coluna.
Enquanto o time atleticano contratou a rodo e foi primeiro ao mercado, gastou o que não tinha e o que não podia na montagem de um dos elencos mais caros da história do futebol mineiro, o Cruzeiro sob a gestão sóbria de Dimas Fonseca (vem dando um verdadeiro show) e do Zezé Perrela se mostrou muito mais comedido e parece ter analisado as coisas com muito mais equilíbrio.
O lado tresloucado do KALILgula, eleito pela crônica mineiro o dirigente do ano, troféu Guará e outras coisas mais, apareceu logo. O time dele ganhou um 2* clássico após quase 4 anos sem saber o que era vitória e ele exultante foi ao TWITTER e postou que o freguês tinha voltado.
Aqui mesmo no Cruzeiro.org a gente tinha que ler que o Cruzeiro estava quebrado e não contratou ninguém enquanto o outro lado, sob a moderna gestão de Maluf e Kalil fazia contratações de impacto.
Lá aportaram : Leonardo Silva (fazendo viuvez terrível no lado azul), Toró, Mancine (jogador de Seleção Brasileira postaram os jornais de Minas à época de sua chegada), Richarlyson (contratado com status de grande estrela), Jóbson (e teve torcedor do Cruzeiro, que amaldiçoou o Zezé Perrela dizendo que este jogador era pra ser nosso e agora estava no lado dos rivais), Magno Alves, Wesley, Patric (mais um com passagem pelo Cruzeiro), além do goleiro Geovani (contratado junto ao Grêmio Prudente).
Estes iriam se juntar a outras grandes etiquetas do futebol contratadas a peso de ouro em 2009 / 2010 tais como : Diego Souza, Daniel Carvalho, Ricardinho, Rever, Leandro Marrom Provocante, Zé Luís (voltou a pedido do Luxemburgo e do Diego Tardelli), Fábio Costa, Cáceres, Jairo Campos, Pedro Oldoni, Karini, Marcelo (goleiro), Jonílson (outro com passagem pelo Cruzeiro), isto sem falar em Obina e Diego Tardelli que vieram do Flamengo como compensação da saída do Bruno e foram os únicos a saírem do clube deixando algum dinheiro no caixa do time das ROSAnas.

Aos amigos cruzeirenses açodados na crítica à gestão dos Perrelas e também que não se fartaram em elogiar o que era feito por Eduardo Maluf e KALILgula do outro lado, peço que façam a comparação do que ocorreu nos 2 clubes após o 1* trimestre de 2011.
Quem o Cruzeiro contratou na era Cuca ?
- Goleiros : nenhum. Fábio continua soberano e cada vez melhor. O Cruzeiro tem feito muitos bons jogadores na base nesta posição, a maioria com passagem pela Seleção Brasileira nas categorias de base.
- Laterais : Pablo (vinha tendo poucas chances em 2010, mas, está bem em 2011), Rômulo (não chegou a decepcionar, mas, não conseguiu fazer o seu futebol aparecer no Cruzeiro e está sendo emprestado ao Atlético-PR, abrindo espaço para a vinda de outro jogador no elenco).
- Beques : Victorino (uma baita contratação, acertou a defesa), Fabrício Carioca (outro bom valor, que ainda não foi testado, mas, que é ótimo), Naldo (também não decepcionou), Léo (outro bom zagueiro, cara focado e de grupo). Saíram Caçapa (excesso de contusões) e Thiago Heleno (este defenestrado pela nossa torcida).
- Volantes : chegou Leandro Guerreiro (jogador que é muito útil e que vem crescendo), para compensar as saídas de Fabinho e EliCarlos. Como Cuca gosta de jogar com 2 volantes, mesmo Fabrício tendo problemas, optou-se pelo empréstimo do Uchoa ao Villa Nova, porque ele teria poucas chances de atuar.
- Meias e Armadores : chegou Montillo (outra excepcional contratação), Roger que tinha poucas chances com Adílson Batista cresceu de importância (no episódio do início do ano, comeu bola estragada do setorista e quase se deu mal, mas, a habilidade de Cuca e Dimas Fonseca, foi preponderante para mantê-lo no elenco). Dudu foi repatriado e Camilo, depois de temporada boa no Ceará, agora está no América-MG. Bernardo foi emprestado ao Vasco e vai se firmando por lá.
- Atacantes : chegaram Reis (poucas chances), André Dias (foi bem nas oportunidades que teve), Ortigoza (está com uma grande vontade de ser titular) e Wallyson (outra contratação que se mostrou muito boa). Thiaguinho, foi emprestado para ganhar cancha ao Goiás. E agora Wellington Paulista está sendo emprestado ao Palmeiras, talvez com o Cruzeiro recebendo o lateral direito Vitor de contrapeso (aquele mesmo que brilhou no Goiás e que não conseguiu se firmar no time paulista). Robert (ainda trazido pelo Maluf) não disse a que veio no Cruzeiro e foi um dos primeiros a zarpar.

Já do outro lado a crise impera com força. Observem dos jogadores trazidos a peso de ouro, quantos ainda permanecem no elenco deles, as razões de saída, os resultados em campo e as bravatas nos mais diversos espaços. O pior é que quem critica as ações do dirigente-mor KALILgula, mesmo sendo atleticano de 4 costados é tido como traíra, como desafeto ou como pau mandado oposicionista. A moratória do Ricardo Guimarães acaba em 2012 e a partir daí, as arrecadações do clube vão direto para o BMG...
O Cruzeiro fechou com a GLOBO, por valores não divulgados, o time de KALILgula ainda oscila entre ser rabo de elefante ou cabeça de formiga. Vamos ver quem fez a melhor escolha mais à frente.
Agora deixo para o seu veredito final, as seguintes questões :

*** Quem fez melhor pelo seu clube em 2010 e neste começo de 2011 ?
- KALILgula ou Zezé Perrela ?

*** Qual dirigente deve ser apontado como a nova referência de gestão ?
- Juvenal Juvêncio (São Paulo), Andrés Sanches (Corinthians), Roberto Dinamite (Vasco), Patrícia Amorim (Flamengo), Fernando Carvalho (Inter), Maurício Assumpção (Botafogo) ou seria Beluzzo (Palmeiras) ?

***Você julga que os tópicos ligados ao planejamento foram bem colocados ou colocaria outros temas ?

E a homenagem da coluna vai para as meninas que escrevem nos espaços cruzeirenses, cada vez com mais conhecimento de causa : Giane Alves, Mariana, Stephany, Beth Makenel, Drª Celeste, Suelen Rigueira, Simone Castro, Moema FOX, Nádia Schleiss, Jacigatty (está sumida ou trocou de nickname e não sei qual é) e Lílian Alcântara..

E de Conceição do Mato Dentro-MG : Hoje é dia de homenagear a Orlando Augusto Guerra, que continua comandando com equilíbrio e competência o Jogada de Classe que vai ao ar na Tv Horizonte todos os dias entre 12:30 e 13:30, com reprise à meia-noite (vejo aqui em Vitória pela RCA Tv a Cabo no Canal 41). E também aos meus amigos Cláudio Carneiro, Eliezer Mattos, Otacilinho, Zezé Pequeno, Renílson Guimarães, Marcos José Rajão Costa, Paulo Henrique Mota, Xisto Guerra da Silva Neto e Antônio Geraldo da Silva Neto. Só cruzeirenses de 1ª grandeza.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 marco | Curitiba | 03-04-11 13h10min
Caro João, parece que fui o pole de novo. Hehehehe. Nas frangas, a notícia de hoje é que estão dispensando o Ricardinho e o Zé Luis. Tenho pena é do Dorival. Do nosso lado, precisamos mesmo de um LD e acho que agora temos excesso de atacantes, mesmo com a provável saida do WP. Acho que os próximos a sair serão Farias e Anderson Lessa (ambos não disseram a que vieram). No mais é continuar torcerdo p/ o nosso Cruzeiro.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 03-04-11 13h56min
João, obrigada pela homenagem. O galinheiro, para mim, nunca foi referência para nada. No dia em que eu elogiar alguma coisa deles é porque perdi o juizo. O presidente deles se acha e a imprensa mineira acha bonito tudo o que eles fazem. Prefiro que seja assim. Quanto mais passam a mão na cabeça deles, mais eles afundam. Sobre o Cruzeiro de 2011, só lamentei o excesso de atacantes e a falta de oportunidades a jogadores da base. E abcho que o Cuca ainda precisa evoluir um pouco.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 03-04-11 14h02min
Futebol é momento e no momento o Cruzeiro é o melhor time do Brasil. Sem dúvidas a diretoria tem méritos nessa história.Acho que todo torcedor tem direito de cobrar alguma coisa do clube, diretoria e jogadores. Desde que seja de forma racional. O Flamnego, Timão e Zebrado vivem uma péssima fase, também porque seus torcedores acreditam em Duendes, Papai Noel, técnicos e dirigentes que falam demais, e ex jogadores em atividade.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 03-04-11 14h02min
Futebol é momento e no momento o Cruzeiro é o melhor time do Brasil. Sem dúvidas a diretoria tem méritos nessa história.Acho que todo torcedor tem direito de cobrar alguma coisa do clube, diretoria e jogadores. Desde que seja de forma racional. O Flamnego, Timão e Zebrado vivem uma péssima fase, também porque seus torcedores acreditam em Duendes, Papai Noel, técnicos e dirigentes que falam demais, e ex jogadores em atividade.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 03-04-11 14h06min
Finalizando: Assisti o jogo contra o Guarani, de olho no Roger. Ele exerceu uma função tática perfeita. Marcou e fez algumas jogadas de habilidade. Realmente ele se entende muito bem com a redondinha. Só que cansou. Para ele e Montillo jogar juntos, principalmente em jogos mais difíceis, o Cuca terá que trabalhar berm o sistema defensivo.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 03-04-11 14h06min
Finalizando: Assisti o jogo contra o Guarani, de olho no Roger. Ele exerceu uma função tática perfeita. Marcou e fez algumas jogadas de habilidade. Realmente ele se entende muito bem com a redondinha. Só que cansou. Para ele e Montillo jogar juntos, principalmente em jogos mais difíceis, o Cuca terá que trabalhar berm o sistema defensivo.
 jfabio | Pouso Alegre | 03-04-11 14h58min
Caro João Duarte. Todos nós sabemos da sua posição firme pró-gestões-Perrela. Penso que este é um bom momento para tal análise, pois, como o nosso colega de Itajubá disse, futebol é fase, e a nossa fase é de dar inveja. Mudando de assunto, achei interessante as análises individuais dos jogadores. Gostaria apenas que você apontasse algumas situações pontuais como a má contratação do Farias, de um número 9, de bons laterais, da possível perda do Henrique e da venda do Kleber. Um abraço.
 teotimo | Não definido | 03-04-11 17h07min
Prezado João Duarte Não entendo sua insistência em continuar fazendo comparações entre o Cruzeiro e os Penados. Se é pra comparar que compare com o Inter, São Paulo... Comparar o Cruzeiro com um clube que tem a metade de nossa torcida e que não ganha nada há 40 anos, não vai acrescentar absolutamente nada. Muito pelo contrário, você está tão somente levantando o moral deles. A propósito, não costumo ver cruzeirenses elogiando o Kalil.
 teotimo | Não definido | 03-04-11 17h08min
E você Oseias Moc, sempre rasgando elogios aos Perrelas. Realmente eles sabem o que fazem, tanto que o Cruzeiro não ganha nada há sete anos, a TV não transmite seus jogos e ainda é obrigado a jogar no horário que a Globo quer. Vou considerar o Perrela ( ou qualquer outro) um bom administrador quando a torcida cruzeirense for mesmo respeitada e quando o Cruzeiro não for mais tratado como mero figurante nas negociações com a TV.
 Marcbsb | Brasília | 03-04-11 19h23min
JD, concordo que o Perrella é muitas vezes injustiçado, mas há muito o que se melhorar também. E concordo com o Teotimo: se é pra comparar, vamos comparar com clubes de mesmo nível. Eu acho muito boas as diretorias de SP e Inter. Lá eles têm um planejamento bem feito. E o Inter, principalmente, tem um planejamento voltado para as categorias de base.

Se tem um jogador promissor na base, as contratações pro time principal têm que ser feitas já pensando na ascenção desse jogador. (cont.)
 Edazul | Curitiba | 03-04-11 19h35min
Muito boa a coluna João Duarte. Mas, me parece um equívoco dizer "do outro lado da lagoa da Pampulha", pois, até parece que os pateticos treinam por lá e não em Vespasiano. Na realidade não existe "do outro lado da lagoa da Pampulha", pois, ela é somente azul.
 Marcbsb | Brasília | 03-04-11 19h38min
Será que o Cruzeiro não deveria ter se planejado pra aproveitar o Uchoa, Thiaguinho, Sebá e outros? Será que se fosse dada oportunidade para eles entrarem em um time estruturado, sem cobranças excessivas, eles não renderiam mais que alguns jogadores "meia-boca" que às vezes a gente contrata? E isso com um custo menor de salários e potencial maior de ganho com vendas futuras!
 Marcbsb | Brasília | 03-04-11 19h43min
E acho que nós tínhamos que fazer valer nosso diferencial em títulos, torcida e respeito internacional. Eu achava que a oportunidade era agora de nos desgarrarmos de times como atlético e botafogo nas negociações de TV e patrocínios. Eu vejo q fora de BH há muito mais interesse de torcedores de outros times em ver jogos do Cruzeiro. Todos respeitam e gostam de ver os jogos do nosso time. Mas parece que, na melhor das hipóteses, vamos continuar sendo tratados como time mediano, quando não somos!
 Marcbsb | Brasília | 03-04-11 19h49min
Estamos em uma época decisiva de negociações contratuais. E parece que o Cruzeiro não soube se diferenciar de clubes fracos como atlético e Botafogo. A diferença p os times principais de SP e RJ parece q vai aumentar e se transformar em um abismo.
Muitos dizem que não sabem os valores dos contratos, mas o Grêmio já disse q fechou por 47 milhões. O Perrella mostrou números q reforçam esse mesmo valor no Cruzeiro. E o Corinthians já anunciou algo entre 100 e 115. Acho q já dá pra comentar isso.
 del pina | Não definido | 03-04-11 23h13min
Olá JD parabéns pela coluna. Acho que o Uchôa deveria ter ficado no cruzeiro e ter uma chance. Acho que quando ele jogou no Cruzeiro foi muito bem, embora tenha jogado pouco. Gosto da gestão do Zezé, pra mim é o melhor ou um dos melhores do Brasil. Bastante pé no chão. Se der pra contratar contrata se não der já era. Acho que ele visa muito o lucro, oque não é errado porém desagrada a torcida.
 del pina | Não definido | 03-04-11 23h29min
Olá teotimo. Concordo com algumas coisas que você escreveu. Realmente não ganhamos nada a 7 anos. E triste ouvir isto pelo Luxemburgo como ele fez após ser derrotado pelo Cruzeiro. O Segundo lugar não vale nada não é? Penso da seguinte forma: melhor com o Zezé do que sem. Porque vc não sabe da competência do proxímo que virá no futuro. E gente têm que reconhecer que o Cruzeiro é um time respeitado tanto nacionalmente como fora, poderia não ser. É um estado sem o poderio economico de sampa e rio
 estrelado campeão | N�o definido | 04-04-11 08h23min
João Duarte, fizestes ótima abordagens sobre as situações distintas dos dois grandes mineiros e principalmente em relação à gestão cruzeirense. Mas uma coisa chamou minha atenção : realmente o Cruzeiro não tem sabido gerir os jogadores que saem da base. Ou tem medo de liberar e estourarem em outro clube, ou falta mesmo uma política de valorização interna para a base.
 estrelado campeão | Ubá | 04-04-11 08h23min
João Duarte, fizestes ótima abordagens sobre as situações distintas dos dois grandes mineiros e principalmente em relação à gestão cruzeirense. Mas uma coisa chamou minha atenção : realmente o Cruzeiro não tem sabido gerir os jogadores que saem da base. Ou tem medo de liberar e estourarem em outro clube, ou falta mesmo uma política de valorização interna para a base.
 seixas | Belo Horizonte | 04-04-11 08h43min
Quem conhece as coisas em Minas(via imprensa) sabe que agora irá se propagar que no Patético será dada uma chance à base, que "jóias" lapidadas por lá deverão aparecer no time e que o Patético tem histórico de fazer time com "prata -da casa" e blá blá bla para abafar a crise. Não vejo nada de mais na base rosada, já a nossa vem aí em breve e com tudo, meninos bons de bola e vencedores de quase tudo na base, Thiaguinho, Pedro Paulo, Rafael, Douglas Pires, Sebá, Elber, Eber, Gil, Léo,Pedro Paulo
 seixas | Belo Horizonte | 04-04-11 08h45min
...e tantos outros de bom valor que ainda vestirão nossa camisa quem sabe já em 2012, acho bom nosso planejamento e estruturação de elenco, para mim na hora certa esses garotos vão brilhar com a camisa do Cruzeiro.
 João Duarte | Vit�ria | 04-04-11 09h43min
A resposta ao POLE - Marco de Curitiba,
Gostaria que você observasse com um pouco mais de cuidado a trajetória do Dorival Jr. no comando dos clubes. Vai perceber que ele sempre começa muito bem os trabalhos, mas, tem passado por uma espécie de SINDROME DO 3° TRIMESTRE. Foi assim no Cruzeiro - o time vinha bem e ajustado com Guilherme e Moreno / Alecsandro. Bastou o Ronny reclamar a vaga de titular, para rachar o grupo. Foi assim no Vasco - premiação rachou o grupo.
E no Santos
 João Duarte | Vit�ria | 04-04-11 09h48min
Céu,
Se a gente for olhar pelo lado da MEDIA e do MARKETING... as contratações do Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Luiz Fabiano, Rafael Sóbis e do Adriano Imperador, parecem que renderam resultados positivos para os seus times. Entretanto dentro de campo, a coisa não é tão simples e tão direta como parece.
O Atlético contratou Diego Souza e deu a ele o n° 1 como a dizer que fizemos a contratação mais importante do futebol brasileiro... resultou em que ? Em nada.
 João Duarte | Vit�ria | 04-04-11 09h53min
Eu estou entre os que acredita que às ações de marketing se for alinhado um plano técnico de trabalho, no qual a estrela da companhia ainda tenha objetivos específicos. Por exemplo, se o Cruzeiro ganhar a taça Libertadores e decidir trazer o ALEX a partir de julho para a disputa do Mundial no fim do ano, seria uma ação de marketing e também que teria o atrativo para o jogador de conseguir uma conquista inédita para a carreira dele.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 04-04-11 13h52min
Concordo João. A vinda do Alex seria perfeita. O retorno seria em campo e não somente com vendas de camisas.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 04-04-11 15h45min
Senhor João Duarte, durante tanto tempo reclamei da aparente falta de planejamento estratégico. Agora - e o Sr. acertou em cheio - parece que está havendo um bom começo disso. Sabe qual a diferença? Maluf. O que nós padecemos, agora o outro lado padece. Melhor assim! Na verdade, ainda há algumas falhas: um monte de atacantes para bem poucos defensores: parece que está faltando um pouquinho de equilíbrio. Mais: cuidando e planejando a base, seremos, de novo, a Academia.
 João Duarte | Vit�ria | 04-04-11 17h00min
Prezado Marcos Mineiro,
Não seja tão formal. Trate-me como um dos seus amigos... afinal de contas você troca dois dedos de prosa comigo já faz algum tempo. POde ser Você, ocê ou cê, tá velendo ? Um abraço - JDuarte
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 04-04-11 17h38min
João, concordo com muito do que escreveu o único ponto que discordo é quanto ao acerto com a rede Globo, acho que o Cruzeiro poderia exigir mais dinheiro e que fosse transparente, você mesmo escreveu que não sabe o valor exato, tendo em vista os títulos conquistados a quantidade de torcida e campanhas recentes. Outra coisa moro no DF e fico P.. da vida por que não transmite jogas do Cruzeiro em TV aberta, o monopólio da Globo não transmite e não deixa outra emissora transmitir.
 João Duarte | Vit�ria | 05-04-11 00h03min
Marcos Mineiro,
Falando dos defensores, não estamos desbalanceados em 2011. Beques : Victorino e Gil + Léo e EdCarlos + Naldo e Fabrício Carioca. Estamos muito bem servidos. Se a coisa apertar ainda podemos buscar o Lucas Silva ou Murilo nos jrs.
Laterais Direitos : Pablo, Vitor e Diego Renan.
Laterais Esquerdos : Gilberto, Diego Renan e Everton
Volantes : Paraná, Pablo, Leandro Guerreiro, Henrique, Fabrício. Por esta razão entendo emprestar o Uchoa para ganhar cancha e jogar...
 João Duarte | Vit�ria | 05-04-11 00h06min
Toninho Caixeta,
Para 2011 a GLOBO já duplicou a presença do Cruzeiro na TV. Serão mostrados 5 jogos na TV Aberta + 5 jogos no SporTv. Para se ter uma referência o Flamengo terá 14 jogos em TV Aberta e 3 jogos no SporTv e o Corinthians terá 13 jogos em TV Aberta e 4 jogos no SporTv. Se for comparado a 2010, melhorou e muito.
 João Duarte | Vit�ria | 05-04-11 00h10min
Prezado JFábio,
Vou comentar os pontos :
1) Venda do Kléber - O Cruzeiro pegou 50% de 3 milhões de Euros e ainda detém 50% do valor do Kléber. O jogador forçou a barra para sair e não queria ficar aqui. Para que manter um jogador descontente no elenco ? E de mais a mais ele é bom jogador, mas, não é de fácil encaixe não. O Kléber para dar certo, só mesmo com um esquema do tipo 4-3-2-1, tendo um cone na frente para fazer a parede para ele. Ele enfiado entre os beques não rende.
 João Duarte | Vit�ria | 05-04-11 00h19min
Falando em NOVE.
O Cruzeiro teve estes jogadores que poderiam ter sido usados pelo Cuca (muitos deles contratados de baciada pelo MALUF para ver se um deles estourava). Lembrando :
1 - Reis
2 - Wanderlei
3 - Thiaguinho
4 - Sebá
5 - Anselmo Ramon
6 - Reinaldo Alagoano
7 - Anderson Lessa
8 - Thiago Ribeiro
9 - Wéllington Paulista
10 - Wallyson
11 - Farias
12 - André Dias
13 - Eliandro
14 - Ortigoza
15 - Brandão
Sobraram 8 na Toca.
 afelipe | Belo Horizonte | 05-04-11 21h02min
O Alexandre Kalil tem sim um planejamento na sua gestão: lavagem cerebral no torcedor atleticano rsrsrs o problema é que tem uns cruzeirenses que caem no papo dele.
O tempo todo ele repete que o clube rosa agora, graças a ele, esta em ordem e que tem dinheiro sobrando. Que o atletico tem repercussão no mundo todo, que é o mais importante clube de Minas e principalmente tenta diminuir a importancia do Cruzeiro.
Mas se analisarmos friamente pouca coisa mudou no clube rosa CONT.
 afelipe | Belo Horizonte | 05-04-11 21h02min
O Alexandre Kalil tem sim um planejamento na sua gestão: lavagem cerebral no torcedor atleticano rsrsrs o problema é que tem uns cruzeirenses que caem no papo dele.
O tempo todo ele repete que o clube rosa agora, graças a ele, esta em ordem e que tem dinheiro sobrando. Que o atletico tem repercussão no mundo todo, que é o mais importante clube de Minas e principalmente tenta diminuir a importancia do Cruzeiro.
Mas se analisarmos friamente pouca coisa mudou no clube rosa CONT.
 afelipe | Belo Horizonte | 05-04-11 21h10min
Devem mais de 300 milhões de reais, os jogadores contratados para jogarem lá são são deles e sim do BMG, além de que o R.Guimarães não manda no banco sozinho! Ele tem direitos e deveres frente a uma diretoria, sócios e investidores e não pode de maneira alguma pegar o dinheiro da instituição e simplesmente dar ao atletico de presente. Ele poderia fazer isso com o dinheiro do bolso dele caso quisesse mas não é o que eu ouço dizer.
Não da pra levar o Kalil a sério e é o que acontece
 afelipe | Belo Horizonte | 05-04-11 21h15min
no restante do país. Só o atletico mesmo no seu desespero pra colocar um cara desses na presidência do clube.
Eu quero só ver a cara dele amanhã depois que o lanterna do paulistão (no qual o inexistente do Oeste de Itápolis é o sexto) mandar o timeco dele pro espaço na Copa do Brasil! Aposto que o filho dele vai sair com o carro amanhã!!! hahahahahaha
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 05-04-11 21h59min
João obrigado por informar que irá aumentar o número de jogos do Cruzeiro em TV aberta, mas ainda fiquei com dúvidas pois às vezes eles transmitem somente para Minas Gerais, aí é que eu digo que dificilmente aumenta o número de torcedores fora de Minas, pois se não assistem não tem como gostar, atualmente estou podendo ver os jogos porque estou pagango PPV e convencendo meu filho caçula a torcer pro Cruzeiro, porque os outros dois já torcem pra times de Rio e SP.
 Marcbsb | Brasília | 06-04-11 12h06min
É... esse contrato com a Globo está cada vez mais "interessante". A Globo agora colocou no contrato explicitamente que só se interessa por jogos de times de SP e RJ. Vejam trecho do contrato: "A tabela deverá ser elaborada de forma a permitir que no mesmo dia e horário sejam realizados, no mínimo, partidas do interesse de São Paulo e Rio de Janeiro, ou seja, com participação de clubes dessas cidades, fora dessas praças, que viabilizem a transmissão dessas partidas para ambas as cidades"
 Marcbsb | Brasília | 06-04-11 12h08min
Segue o link para a reportagem citada acima: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/898778-globo-toma-poder-sobre-tabela-do-campeonato-brasileiro.shtml
 Marcbsb | Brasília | 06-04-11 12h09min
Eu esperava que o contrato tivesse justamente o contrário, ou seja, alguma cláusula se comprometendo a transmitir X jogos do Cruzeiro, ou algo parecido...
 Marcbsb | Brasília | 06-04-11 12h13min
Valores previstos com a Globo para SP e Palmeiras: Pelo acordo, o São Paulo deve receber cerca de R$ 80 milhões pela cessão. É o mesmo valor previsto para o Palmeiras. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/898518-sao-paulo-ja-tem-acerto-pronto-com-a-globo-diz-coluna.shtml
 João Duarte | Vit�ria | 06-04-11 19h40min
Prezado Marc-BSB,
Vamos ver o que prevalecerá ao final. O Cruzeiro ficar um pouco abaixo de Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras vá lá. O que não dá é ficar abaixo de Santos e Vasco. O Cruzeiro pelas pesquisas tem torcida que se emparelha com estes 2 últimos. Mas, vamos aguardar o final da novela. O contrato vai ser escondido por um tempo, não por todo o tempo.
 teotimo | Não definido | 06-04-11 22h23min
Pois é Prezado João. Os executivos da Globo, que certamente pouco conhecem ou se interessam por futebol, apenas por dinheiro, vão mesmo dominar o futebol brasileiro. Agora eles fazem a tabela. Muito em breve vão fazer o regulamento. E sabe o que teremos de volta? Os mata-matas. Será a volta dos campeonatos longos em que somente as quatro últimas semanas realmente interessam. E porque? Pra atender a ganância dos executivos da Globo. Estão mesmo querendo acabar de vez com o pobre futebol.
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-11 09h37min
Meu prezado Teotimo,
Não concordo com você. Apenas penso que o futebol tem que ser visto com outros olhos. As receitas do futebol e por consequência os seus custos são elevadíssimos. Você critica a GLOBO por querer ter bons jogos para a transmissão a cada rodada, isto seria errado de parte de quem investirá por baixo um valor perto de R$ 1.2 Bilhão / ano, considerando aí uns 7 meses de transmissões ?
A GLOBO tem mesmo que pensar em como irá recuperar o investimento, ou não ?
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-11 09h40min
Com certeza, as rodadas de clássicos na 19ª e 38ª rodadas serão sucesso de audiência e a bolinha endoidará o Brasil de norte a sul. Mas, e as outras rodadas ?
Os clubes concordaram com os jogos às 9 da noite no sábado porque isto lhes renderá uma bonificação extra, com a venda dos direitos de transmissão para a Ásia. É importante abrir novos horários. Veja que na Europa já se criou a tradição dos jogos às 6ªs (alemão) e 2ª (Inglês, Portugues, Espanhol).
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-11 09h45min
O inglês tem jogos ao meio-dia deles, e depois é quase uma sessão de cinema com jogos às 13, 15, 17 h... É só dar uma zapeada nos canais do PPV deles que você verá como a TV tem influência nos jogos. E veja se algum jogo do Man-U ou Man-City (Manchester), Chelsea ou Arsenal que são os clubes de Londres deixa de estar na grade. E quantos jogos são mostrados de Everton ou Liverpool, que são clubes importantes da cidade dos Beatles. Será que é a GLOBO tão ruim assim para o futebol brasileiro ?
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-11 09h51min
Teoricamente, teremos no SporTv + Pay-per-view :
- na quarta-feira : 19:30 h, 21:00 h e 21:50 h
- na quinta-feira : 19:30 e 21:00 h
- sábado :os jogos das 16:00 h, 18:30 e 21:00 h.
- no domingo : os jogos das 16:00 e das 18:30 h
Na TV aberta: - na quarta-feira : 21:50 h
- no domingo : 16:00 h Ou seja, o SporTv passa nos seus 2 canais jogos na 4ª, 5ª, sábado e domingo. A TV Aberta mostrará pelo menos 2 jogos no domingo e na quarta-feira (praças).
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-11 09h55min
A TV vai ganhar com as inserções comerciais de seus patrocinadores e com a audiência estupenda que lhe rende a transmissão e ainda ganha um troco da BAND pelo acordo de cessão dos direitos de transmissão de alguns jogos.
O Cruzeiro pelas minhas contas vai pegar um valor muito melhor com a GLOBO do que teria com a REDE TV! sob o comando de KALILgula, disto não tenho a menor dúvida.
A TV Aberta pagará ao Cruzeiro uns 60% do valor recebido por Flamengo e Corinthians.
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-11 09h59min
A RedeTV! pagaria R$ 516 milhões para os clubes da Série A. Imaginando que Flamengo e Corinthians pegassem R$ 80 Mi cada um, sobrariam R$ 356 Mi para os outros 18 clubes.
São Paulo iria querer pelo menos uns R$ 70 Mi, o Palmeiras também. Pronto, iria sobrar ninharia para os outros. Como não defender a posição do Cruzeiro de abandonar o Clube dos Treze ? - Não é o caso de ser defensor da Globo ou coisa que o valha, é o julgamento de mérito. Ficar contra os Perrelas só mesmo por BIRRA, né?
 Marcbsb | Brasília | 07-04-11 19h14min
Caro JD, não acho que a comparação tenha que ser feita entre Globo e RedeTV. Ninguém está levando a RedeTV a sério e nunca levou. A comparação tem que ser feita com a Record. A dúvida que fica é: quanto seria possível conseguir com a Record? Será que dava pra negociar com a Record uma exposição melhor para o Cruzeiro? E em dias e horários mais atrativos para a torcida? Estranhamente o Perrella apressou-se em fechar com a Globo para um campeonato que vai começar só daqui a um ano.
 Marcbsb | Brasília | 07-04-11 19h22min
E os números falados até agora não mostram o Cruzeiro recebendo 60% de Flamengo e Corinthians. O que foi especulado até agora é que o Cruzeiro vai receber entre 40% e 50% desses times. E mesmo se fosse 60%, eu acho pouco! Eu acho que dava pra negociar (ou pelo menos tentar negociar) algo em torno de 70% (que é o que está sendo cogitado que a Record ofereceu pro Inter: R$70 milhões contra R$100 milhões pra Flamengo e Corinthians). Achei q o Perrella foi muito precipitado.
 Marcio-SP | Não definido | 07-04-11 19h46min
Caro João, parabéns mais uma vez pela lucidez da tua coluna. A tua análise eu assino embaixo. Creio que do outro lado os investimentos altíssimos deram em nada e o "saldo a pagar" só aumentou. Esta eliminação da Copa do Brasil foi um vexame. Mas vamos falar de coisas boas. É consenso que praticamos um belo e competitivo futebol. O grupo está unido e tem boa interlocução com o Cuca e Diretoria. As contratações reforçaram o time e estamos prontos para disputar e ganhar títulos importantes.
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-11 20h52min
Pois é Márcio-SP o ano começou e o KALILgula foi às compras e da noite para o dia anunciou um pacotaço com 9 reforços, enquanto o Cruzeiro só tinha anunciado o Naldo.
Choveram críticas por aqui... Perdemos o Rafael Moura que queria ganhar mais que o Fábio... Perdemos Leonardo Silva que queria passar a ganhar R$ 180 mil / mês... No lado de lá chegaram Jóbson, Magno Alves, Mancini e aqui os caras metiam o malho nos nossos jogadores... Aí choraram que eles traziam e nós só 0800
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-11 20h55min
O que parecia ser uma vantagem que é compor o elenco de boa qualidade minimizando os investimentos, virava-se contra o Zezé Perrela... Naqueles tempos bom mesmo era o KALILgula. Veio o 1* clássico e a derrota levou a alguns a questionarem o trabalho do Cuca... Ao sabor destes amigos açodados muito jogador já estaria queimado no latão... Mas, não foi isto o que se viu. O Cruzeiro teve calma e reformulou bem o elenco, gastando pouco e muito bem.
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-11 20h59min
O $$$ arrecadado pela venda de 50% do Jonathan ao Santos, foi suficiente para trazer o Victorino para o Cruzeiro.
O dinheiro economizado com as dispensas de Fabinho e EliCarlos foram suficientes para trazer o Leandro Guerreiro.
O dinheiro economizado com as saídas de Léo Fortunato, Caçapa e Thiago Heleno nos permitiram trazer Naldo e Fabrício Carioca.
Todos os atacantes que chegaram vieram sem custos e a qualidade / opções de Cuca melhoraram.
Nem os anti-Perrelas podem negar isto
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-11 21h04min
E se a pergunta é temos um elenco qualificado ?
- eu digo que sim.
temos líderes no elenco ?
- a coluna do Wilson Flávio mata a charada.
temos uma boa espinha dorsal ?
Um goleiro : Fábio
Um xerifão na zaga : Victorino
Volantes qualificados : Paraná, Fabrício, Henrique e Guerreiro Meias de Destaque : Montillo, Roger, Gilberto e Dudú
Atacantes que decidam : Thiago Ribeiro, Wallyson, Ortigoza, Brandão.
Contestem...
 João Duarte | Vit�ria | 07-04-11 21h15min
Campanha em 2011 :
Mineiro : 25 PG em 10 jogos, com 8 vitórias.
Libertadores : 13 PG em 5 jogos, com 4 vitórias
O Ataque marcou 45 gols em 15 jogos. Na Libertadores 17 gols em 5 jogos : Estudiantes(5), Guarani(4), Tolima(6) e Guarani(2).
No Mineiro - 28 gols em 10 jogos : Caldense(3), Villa(1), Tupi(0), América(3), ROSAnas(3), Democrata(7), Guarani(4), Ipatinga(2), América-TO(2), Funorte (3).
A defesa levou 8 gols : Cocotas(4), América(2), América-TO (1) e Tolima (1).
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

22/09 - 14h17 [2 coment.]
Atlético-GO, mais uma grande pedra no caminho para manter o foco 

22/09 - 13h05 [2 coment.]
Sada Cruzeiro Vôlei estreará novo uniforme em partida do estadual 

22/09 - 12h03 [5 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [5 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster