Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI -Tecnologia da Informação



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

11/03/2011 | Joao Duarte
"A negociação dos direitos de transmissão"

"Houve um racha no C13 e 50% dos clubes passaram a negociar individualmente. O Cruzeiro já anunciou que dará prioridade à Globo. E você, concorda ?"

Mundo Azul,


Entendendo um pouco mais o embróglio... - Até a última negociação que foi válida para as competições de 2009, 2010 e 2011, os clubes negociaram com a Rede Globo através do Clube dos 13 (que na verdade representam os direitos de 20 clubes, que atuam nas séries A e B do Brasileiro), havendo uma distinção de classes com rateio diferenciado.

Na classe A estão Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco.
Na classe B estava o Santos.
Na classe C estavam Fluminense, Botafogo, Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Atlético-MG.
Na classe D estavam Goiás, Coritiba, Atlético-PR, Bahia, Vitória, Portuguesa, Guarani e Sport Recife.

Destes dez clubes já haviam avisado que negociarão fora do C-13 :
Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco.
Os quatro do Rio de Janeiro vão se manifestar novamente em breve, mas estão alinhados a conversarem com as emissoras interessadas, como um pacote único.
Já o Goiás reafirmou que buscará o que for mais interessante para o clube, mesmo que isso signifique negociar à parte do C-13.
Ainda que com ressalvas, Bahia, Inter e Sport agora admitem conversar diretamente com as empresas interessadas.
Já Atlético-MG, Atlético-PR, Portuguesa e São Paulo seguem alinhados ao Clube dos 13 e à licitação realizada, que teve apenas a Rede TV! apresentando uma proposta de R$ 516 milhões / ano, mas, ressalve-se que dos R$ 1.548 Bilhões pelos 3 anos de contrato, R$ 300 milhões já seriam adiantados aos clubes em Abril/2011.
O Guarani diz que analisará o cenário antes de emitir qualquer opinião, enquanto o Vitória ainda não se pronunciou oficialmente.

O Cruzeiro Esporte Clube através do presidente Zezé Perrela já adiantou que dará preferência à GLOBO, parceira histórica segundo o nosso mandatário-mor, mas, deixa claro que ouvirá a proposta da RECORD.
A RECORD recuou ante o cenário de 10 dos maiores clubes terem retirado do C13 a representatividade de falar em nome deles, seguindo o mesmo caminho adotado pela REDE GLOBO há pelo menos 10 dias.
Agora ambas pretendem negociar diretamente com os clubes.

Como desatar este embróglio ?
- Suponha que o Cruzeiro ceda os direitos à Globo e o time das ROSAnas tenha negociado com a Rede TV !.
♠ Quando o Cruzeiro for o mandante da partida a GLOBO tem o direito de negociar a publicidade estática, cotas de transmissão de rádio, TV aberta, PPV, etc. Quando for o jogo de volta caberá à Rede TV ! os mesmos direitos.
Não consigo ver outra saída.

Porque creio que o presidente do Cruzeiro está adotando postura correta neste caso ? - Em 1° lugar imagino que a Globo tenha todo o interesse em manter o futebol na sua grade de programação de meio de semana e especialmente nos finais de semana. Todos sabem que o produto futebol é campeoníssimo de audiência, e que não há nada que desperte mais a atenção do torcedor brasileiro do que o Campeonato Nacional de Clubes, agora com uma competição interessante, justa tecnicamente e que a cada ano, vai acostumando a cada um de nós, pela repetição de uma fórmula simples e que funciona no mundo inteiro.
Só que tem um pequeno detalhe. A Globo tem muito maior capilaridade, as placas de publicidade valerão sempre mais e portanto, em tese terão condição de pagar muito mais aos clubes que qualquer de suas concorrentes.

E sobre o problema de segurança x horário dos jogos ?

Quem disse que a Globo não poderá alterar a sua grade de programação e colocar os jogos de futebol para baterem de frente com os jogos de futebol das outras emissoras ?
♣ Como poderia ser feito um ajuste na grade de programação ?

. Malhação....... - 17:10 ~ 17:50
. Novela das SEIS - 17:50 ~ 18:30
. Praça TV....... - 18:30 ~ 18:45
. Novela das SETE - 18:45 ~ 19:30
. Jornal Nacional - 19:30 ~ 20:15
. Novela das OITO - 20:15 ~ 21:00
. Futebol - GLOBO - 21:00 ~ 21:50 (1° tempo)
. Show Intervalo..- 21:50 ~ 22:05
. Futebol - GLOBO - 22:05 ~ 22:55 (2° tempo)
. Resumo da Rodada- 22:55 ~ 23:10
. Programa do Jô..- 23:10 ~ 00:10
. Jornal da Globo - 00:10 ~ 00:50
. Programação Noturna a partir da 01:00 h

Ou seja, não há dúvidas que a GLOBO possui atrações em sua grade que poderão prender o telespectador em frente à TV, pois, tem um elenco de atores muito qualificado e os profissionais de jornalismo são os que dispõem de mais recursos se comparados aos seus concorrentes. Não há dúvida de que a posição da empresa se sustenta na qualidade de seus profissionais.
E é preciso se ver que a Globo tem o pacote completo já pronto e conta com anos de experiência no setor conhecendo amplamente as possibilidades de media quanto às negociações referentes a :
• TV por Assinatura (canais SporTv + contratos SKY, NET, etc)
• Pay per View (penetração Internacional - PFC - Premiere Futebol Clube)
• Internet - Sites Exclusivos com conteúdo para assinantes
• Imprensa - Jornal o Globo e Associados

E creio que o Cruzeiro deverá negociar para 2012 algo diferenciado, uma vez que
teoricamente ainda não terá o Mineirão, mas, poderá mandar os jogos no remodelado estádio Independência, agora com expansão da capacidade para atingir a 40.000 pagantes (ou seja, poderá garantir 30 mil sócios do futebol pagando em dia e deixar uns 10 mil ingressos a serem vendidos a preço mais caro nas suas bilheterias ou via compra antecipada pela Internet (Fura Filas, por exemplo)).

O que o Cruzeiro deveria solicitar à Globo é garantir que seus jogos passassem para o estado de Minas, todas as regiões (importante para fidelizar a torcida e evitar a expansão dos torcedores dos times do Rio e de São Paulo no nosso estado), principalmente se o nosso rival tiver fechado com outro canal.

E mais, o Cruzeiro poderia negociar a transmissão não apenas de seus jogos no Campeonato Brasileiro, mas, de todas as competições que disputasse no ano com a mesma rede, garantindo cotas diferenciadas dependendo do pacote de competições.
Pacote 1 - Mineiro, Libertadores e Brasileiro - Cota Ouro
Pacote 2 - Mineiro, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro - Cota Prata
Pacote 3 - Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro - Cota Bronze.
Não falo de outros pacotes que incluam a Série B, pois, este negócio não passa pelas nossas cogitações... é coisa de ROSAnas.

◘ Sumarizando : Creio que o Cruzeiro adota a posição mais correta neste momento. Pode ser que a 1ª proposta pela TV aberta seja melhor, mas, o pacote inteiro não. Veremos ao final do processo se o Cruzeiro ficou melhor ou pior posicionado que os times que recebiam a mesma faixa enquanto Clube dos Treze e como ficou posicionado frente àqueles que recebiam uma cota quase 50% superior à nossa (casos de Flamengo e Corinthians). Mas, advirto que é preciso se ter uma pessoa com alto poder de decisão neste processo e com capacidade de representar o clube, com fatos & dados, boa argumentação e que consiga superar os objetivos lançados pelo clube quando decidiu romper com o Clube dos Treze.

Esta coluna hoje foi escrita em homenagem a :
☻ Cruzeiro.Org + Blog do Jorge Santana : Jorge Santana, Elias Guimarães (Rapozaço), Carlos H. C. Campos, Jorge Schulmann, Marlon Marcelo Fonseca, Evandro Oliveira, Mauro França, Dylan, RDish e Léo Gontijo.

☻ Muito especialmente dedicada aos meus colegas da Turma 13 C - Pitágoras Timbiras - 1976 (recordista em aprovações no Vestibular da História com 100% de aprovações) - Parte I : Ademar de Carvalho Barbosa Filho, Ricardo José Charbel, Eduardo de Melo Garcia, Júnia Villani, Karla Antunes, Fátima Angellini Oliveira, Maria Virgínia Damasceno de Melo Barbosa, Celso Eduardo de Melo, Antônio Patrus, Ernani Sales Palma, Valéria Barros de Andrade, Marcelo Araújo Silva Lopes, Flávia Mourão, Sheila Gingold, Míriam Timponi, Breno Lanza Moura, Carlos Eduardo Oliveira (Cabelinho), Ângela Pinho, Léo Salles, Léo Pereira, Ricardo Mazoni, Angelo Alexandre Marzano, Júnia Drummond, Júnia Dumont, Márcio Cicarelli, José Guilherme, Edílson Papini e Paula Silva Abreu (Morais = sobrenome do marido).

E de Conceição do Mato Dentro : Eliezer de Oliveira Mattos, Clemenceau Chiabi Saliba (Senior e Junior), Xisto Guerra da Silva Neto, Simone Rajão, Déborah Rajão e Cláudia Guerra.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 jneves | Não definido | 12-03-11 00h13min
é com tristeza que vejo a posição do presidente do cruzeiro em relação a esta questão, pois é púb. e notório que o fute. não é o neg. da globo até agora comprava porque era quase de graça,pois todos sabemos novela e big brodher são o que interessa pra eles da globo no tocante a futebol corinthias e fla. sempre foram os mais prestigiados pois até jog. receberam da globo a saber ronaldo e ronaldinho hoje no flamengo, o futebol min. des-prestigiado,em tempo a audiencia não é da globo é do futebol
 Marcus Oliveira | Não definido | 12-03-11 00h21min
Que o Cruzeiro arrecadará mais parece incontestável. O problema é aumentar a distância para os demais clubes do eixo. A curto prazo parece genial aumentar 30% a arrecadação com as cotas, mas o que adianta se Corinthians e Flamengo aumentarem 100%. Viraremos Osasunas da vida, um pobre clube rico.
 João Duarte | Vit�ria | 12-03-11 00h40min
JNeves,
Há um engano de sua parte JNeves.
Se botarem o futebol contra uma novela, o futebol vai tirar a audiência da novela com certeza. O que fará a Globo é botar futebol x futebol, foi isto que tentei mostrar para vocês na coluna.
Agora se você colocar a mesma partida de futebol na Globo e na Band, como acontece agora verá que a Globo da de DEZ a ZERO na concorrente, concorda ?
É por esta razão que as placas de publicidade e as inserções de comercial na Globo custam +++
 João Duarte | Vit�ria | 12-03-11 00h43min
Ora, JNeves... não se pode tapar o sol com a peneira. O futebol não nasceu na era da INTERNET. Nos tempos em que o Rio de Janeiro era a capital do Brasil, no país inteiro só entrava o sinal das rádios do Rio de Janeiro. Foidesta forma que os times cariocas construíram torcidas nos mais diversos cantos do país. As pesquisas mostram que o Flamengo tem 4 vezes mais torcida que o Cruzeiro e que tem mais que o dobro do Corinthians que é o 2° time, do estado que é há tempos a locomotiva do Brasil.
 João Duarte | Vit�ria | 12-03-11 00h46min
A única forma de diminuir esta distância é se fazendo uma divisão do bolo de forma diferente, com por exemplo a que eu propus há algumas colunas, que levava em conta o aspecto técnico. Mas, é ilusório achar que a Globo faz mais jogos do Flamengo e do Corinthians por outra razão. É questão de audiência mesmo...
 João Duarte | Vit�ria | 12-03-11 00h47min
Prezado Marcus Oliveira
A não ser que se crie uma forma de divisão de receita que privilegie a parte técnica com uma boa fatia do bolo, a tendência é haver um descolamento das cotas em favor dos times que derem maior audiência...
 Marcus Oliveira | Não definido | 12-03-11 00h55min
Caro João, Este é um problema sem solução. A televisão pagará mais para quem der maior retorno e não podemos exigir outra postura. ZZP vai ter que reinventar a roda pra manter o Cruzeiro na prateleira de cima.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 12-03-11 08h48min
João não há duvidas que Globo está anos luz na frente das concorrentes, em termos de estrutura. Só que do jeito que está não pode ficar. Vale lembrar que na final da LA 2009, ela mexeu na tabela do campeonato brasileiro e colocou um jogo dos Gambás aqui no estado de SP. Até agora ela não parece disposta em mexer na sua em função do futebol. Esse horário das 22:00 é fora de propósito. Ainda assim concordo com a posição do nosso presidente.
 Marcio-SP | Não definido | 12-03-11 09h26min
Caro João, muito boa a coluna. Aliás, iria justamente sugerir este tema para ser abordado em sua análise crítica. Não há dúvidas que a Globo tem maior capilaridade e pode oferecer um contrato melhor. Pelo visto a própria RedeTV tinha um segundo envelope entre 700 e 800 milhões (li na coluna do Juca Kfouri), portanto, o mundo em torno do futebol é realmente bilionário. Minha preocupação é terminarmos na justiça, ou seja, como desatar este nó jurídico? Vários clubes já receberam adiantamentos...
 Marcio-SP | Não definido | 12-03-11 09h30min
(cont.) do C-13. Você sabe se o Cruzeiro já teve parte da sua cota de 2012 adiantada? Claro que com um novo contrato este adiantamento poderia ser pago, mas espero que haja um aumento significativo nas receitas do clube. Concordo também que dentro do Estado deveria haver uma cláusula contratual de que o Cruzeiro teria os jogos transmitidos. Isto é importante a médio e longo prazo para agregarmos jovens torcedores de regiões hoje sobre influência do RJ e SP. Parabéns pela coluna.
 teotimo | Não definido | 12-03-11 12h03min
“Preferencia pra Globo", "parceira antiga"??. Isso não faz sentido. A Globo discrimina escandalosamente o Cruzeiro. Deixa de transmitir seus jogos até mesmo para o interior de Minas. A Globo boicotou a final da Libertadores de 2009 deixando vários estados sem ver a partida. O Cruzeiro esta entre os que menos recebem da TV. E agora falam em "preferência pra Globo"?? Depois quando vão renovar com os patrocinadores, estes reclamam da pouca visibilidade do clube e pagam pouco. Que parceria é essa??
 teotimo | Não definido | 12-03-11 12h04min
(cont)Sabemos que a Globo tem parceria com Corinthians e Flamengo. Os demais clubes, especialmente os de MG e RS são tratados como meros coadjuvantes. O que o Cruzeiro tem a ganhar dando a preferência a Globo? Provavelmente nada. Vai continuar como mero coadjuvante e seus jogos importantes vão continuar sendo boicotados. A diretoria que trate de se explicar melhor pois assim como eu muita gente não esta entendendo.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 12-03-11 14h11min
Alô mestre João. Foi bom para os clubes essa democratização da negociação para transmissão dos jogos do Brasileirão. A investida da Record para transmissão de alguns estaduais rendeu bons frutos para os times mineiros. Acredito que para o Brasileirão ocorrerá o mesmo. Os times precisão de visibilidade e de muito dinheiro. Sobre a transmissão, acredito que a globo bate de 10 na BAND devido ao fato de transmitirem o mesmo jogo. Colocando partidas diferentes no mesmo horário, a audiência não seria
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 12-03-11 14h15min
muito diferente. A globo transmitindo Flamengo e Grêmio e a BAND transmitindo corintians e Cruzeiro seria pau a pau. O problema é a imposição da toda poderosa. Quem está assistindo os jogos de voley em TV aberta? Quem assistiu cruzeiro e Tolima às 7:15 em TV aberta? Se ela tem o direito de transmissão, poderia ceder a algum canal que tivesse interesse em transmitir esses jogos. Ou não daria audiência? Não dá para apenas um canal dominar tudo e não transmitir tudo. Espero que o cruzeiro saia bem.
 Ed Soares | Vila Velha | 12-03-11 14h37min
João Duarte se os clubes estivessem pensando no coletivo e pro bem do futebol o correto era a divisão dos direitos em 50% pela proporção do numero de torcedores e 50% pela tabela de classificação do ano anterior, mas isto aqui nem nos sonhos vai ocorrer, infelizmente o q vejo é a proporção entre os time do eixo e fora aumentarem e só espero q o Zezé consiga amenizar este aumento.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 12-03-11 16h32min
Prezado JDuarte, mais uma vez muito obrigado pela homenagem. Não sou tão assíduo no site como muitos, até por falta de tempo e viagens, mas sempre acompanho e tento colaborar no debate.

Muito legal a homenagem aos seus ex-colegas. Fico muito feliz por que vi o nome da Dra. Flavia Mourão, que foi minha professora no curso de mestrado na PUC Minas.
Grande profissional e docente e excelente pessoa.
Safra boa essa sua hein?!
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 12-03-11 16h36min
Sobre o tema, sua coluna foi bem esclarecedora pra mim, pois estava acompanhando o assunto a distância. Ainda me sinto pouco embasado pra emitir uma opinião.
Mas fato é que vai ser quase impossível competir com a Globo e só o fato do racha ter aumentado significantemente as cotas, já parece positivo.
Em se tratando de dinheiro me parece ser o nosso presidente uma pessoa das mais bem indicadas pra tratar, concorda?
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 12-03-11 16h39min
Mas o que nós, torcedores comuns, temos de cair a ficha é parar com essa de querer competir com times do eixo em se tratando de dinheiro. O SPFC vende camarote a R$500,00 e isso ajudou a trazer o L. Fabiano.
Aqui o torcedor teve de fazer um tremendo esforço pra ir ao clássico e ao jogo da Libertas na mesma semana e gastar R$90,00.
A diferença é gigantesca.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 12-03-11 16h43min
Espero que essa sacudida nas TVs e nos clubes, sirva pra melhorar o caixa, ter campeonatos honestos e organizados, possibilitar ao torcedor o direito de escolha, enfim contribuir pra,cada vez mais, podermos curtir com dignidade o que temos em comum: o futebol.
Gde abç.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 12-03-11 16h58min
João Duarte, me desculpe sair do tema de sua coluna, mas estou vendo o jogo do Guarani de Divinópolis contra o América, pois queria ver o futebol do Fábio Júnior. Mas que nada, acabei vendo foi o Luís Fernando, aquele loirinho que foi revelado no Júnior do Cruzeiro. Está matando a pau. No primeiro gol ele foi no fundo e deu passe ao atacante fazer de voleio.Logo depois ia entrando na área e sofreu falta.Ele mesmo cobrou e carimbou o poste esquerdo do goleiro. Em seguida dominou a bola na área ..
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 12-03-11 16h58min
João Duarte, me desculpe sair do tema de sua coluna, mas estou vendo o jogo do Guarani de Divinópolis contra o América, pois queria ver o futebol do Fábio Júnior. Mas que nada, acabei vendo foi o Luís Fernando, aquele loirinho que foi revelado no Júnior do Cruzeiro. Está matando a pau. No primeiro gol ele foi no fundo e deu passe ao atacante fazer de voleio.Logo depois ia entrando na área e sofreu falta.Ele mesmo cobrou e carimbou o poste esquerdo do goleiro. Em seguida dominou a bola na área ..
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 12-03-11 17h05min
...dominou na entrada da área e arrematou, com o belo gol, 2 a zero para o Guarani. Foi o melhor jogador em campo no primeiro tempo. O locutor do PPV falou que ele está com 22 anos e se realmente estiver jogando sempre assim vai se tornar um grande jogador. Aí faço uma pergunta: ainda pertence ao Cruzeiro? Caso positivo tudo bem, do contrário será uma grande perda. No Brasil não se tem paciência para esperar jogador amadurecer. Se não arrebentar logo é descartado.Uma pena. Abraços.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 12-03-11 17h05min
...dominou na entrada da área e arrematou, com o belo gol, 2 a zero para o Guarani. Foi o melhor jogador em campo no primeiro tempo. O locutor do PPV falou que ele está com 22 anos e se realmente estiver jogando sempre assim vai se tornar um grande jogador. Aí faço uma pergunta: ainda pertence ao Cruzeiro? Caso positivo tudo bem, do contrário será uma grande perda. No Brasil não se tem paciência para esperar jogador amadurecer. Se não arrebentar logo é descartado.Uma pena. Abraços.
 Edazul | Curitiba | 12-03-11 17h09min
Também mudando de assunto, pois, tem uma pergunta que não quer se calar: O jogador Luís Fernando do Guarani ainda pertence ao Cruzeiro? Ele parece ser um excelente meia. Tem um estilo até parecido com o do craque Montilho.
 João Duarte | Vit�ria | 13-03-11 14h22min
Prezado Teotimo,
O que você não está entendendo é que se deixar a Globo para ser a estrela da RECORD e ter todos os seus jogos transmitidos para as capitais é diferente do que estar na GLOBO e ter os seus jogos transmitidos para tudo quanto é canto do Brasil. Não dá para comparar a exposição. Se coloque na posição de um executivo da Globo e tendo a opção de transmitir um jogo do Corinthians ou do Flamengo e você resolver transmitir Cruzeiro x Atlético-PR... seria demitido no ato.
 João Duarte | Vit�ria | 13-03-11 14h25min
Você por certo não estava ligado quando aconteceu a Copa União de 1987. Havia sorteio de arbitragem e também do jogo que iria passar na TV, minutos antes da transmissão abrir para todo o Brasil. Nunca o Cruzeiro teve tantos jogos mostrados em rede nacional. E se você quiser ver todos os jogos do Cruzeiro não é difícil pois no Brasil, todo lugar tem o PAY-PER-VIEW...
Aí está a diferença de capilaridade.
E sobre cotas de TV, talvez você não tenha lido acima, o Cruzeiro recebe a cota C...
 João Duarte | Vit�ria | 13-03-11 14h33min
Certamente por ter expressado a sua preferência inicial pela GLOBO não terá arrecadação menor que Inter, Grêmio, Cocotas, Botafogo e Fluminense... vamos aguardar o desenrolar dos fatos. Mas, eu prefiro crer que a escolha do Cruzeiro seja a melhor entre as possibilidades.
Muitas vezes é melhor ser rabo de elefante do que cabeça de formiga
 João Duarte | Vit�ria | 13-03-11 14h36min
Grande Márcio-SP,
Creio que no final do ano passado o Cruzeiro possa ter antecipado parte da cota de 2011, porque enfrentou momento de dificuldade com o seu fluxo de caixa, considerando o pagamento dos direitos de imagem. O fato inclusive foi abordado pelo Waldyr Barbosa em entrevistas. Mas, não creio que isto seja impedidtivo ao Cruzeiro de adotar a melhor posição possível na defesa dos nossos interesses. Sobre a transmissão para Minas é um desejo meu como torcedor do Cruzeiro...
 João Duarte | Vit�ria | 13-03-11 14h39min
Sei que na zona da Mata (região de Juiz de Fora), a torcida é maciça em favor dos times do Rio, mas, se não forçar a barra jamais o quadro será revertido. Na minha terra nos anos 60, o mesmo fato acontecia. Mas, hoje, são raros os torcedores declarados dos times cariocas... É por esta razão que topo até que o Cruzeiro receba menos desde que seus jogos sejam transmitidos para toda Minas Gerais, no mínimo...
 João Duarte | Vit�ria | 13-03-11 14h43min
Meu prezado ED SOARES,
Em uma de minhas últimas colunas dei uma sugestão de fazer uma divisão entre o rateio técnico e o rateio em função de histórico. Eu também creio que esta seria a fórmula de desacoplar as panelas e fazer justiça. Mas, anos atrás o Grêmio e o Atlético-MG votaram contra uma proposta destas porque a mesma fora apresentada pelo Fernando Carvalho, presidente do Internacional e tinha tido o apoio do Cruzeiro. Enquanto uma babaquice destas abundar por aí, não dáááá...
 teotimo | Não definido | 13-03-11 18h20min
Prezado João Acho que foi você que não me entendeu. Veja bem:eu não me referi a jogos entre Cruzeiro X Atlético PR. Eu me referi a final da Libertadores de 2009 que a Globo deixou de transmitir pra vários estados. E mesmo no Campeonato Brasileiro, a Globo deixa de transmitir Cruzeiro X Inter ou Cruzeiro X Atlético MG pra passar Flamengo X Grêmio Prudente. Eu me lembro da Copa União. Naquela época havia critérios. E é isso que a diretoria do Cruzeiro e de outros clubes deveria exigir. Pode ser s
 teotimo | Não definido | 13-03-11 18h20min
(cont)Enfim, algum critério é necessário. O que as diretorias da maioria dos clubes não podem aceitar é que os executivos da Globo decidam sem critérios. Ou que não reclamem quando forem renovar os contratos de patrocinio. Patrocinador quer exposição. Você diz que a exposição na Globo é maior daí a preferência. Mas a Globo não passa jogos do Cruzeiro?! Que o Corinthians prefira a Globo eu entendo. Mas o Cruzeiro?! Tenho sérias restrições a Record, mas não é pela falta de penetração. A Record tem
 teotimo | Não definido | 13-03-11 18h22min
(cont)hoje o mesmo alcance da Globo. O problema é que a Record é tão monopolista quanto a Globo. E lá é tudo misturado: Deus, dinheiro, religião, negócios... Isso nunca dá certo. Mas pelo menos num aspecto as coisas melhorariam: não teríamos jogos na madrugada. Quanto ao PPV, você só pode estar brincando. Eu vejo jogos no PPV, mas sei que sou minoria. PPV é outra história. A questão é TV aberta e contratos de patrocínio. A diretoria do Cruzeiro ainda não percebeu a relação das duas coisas.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 13-03-11 21h03min
João, uma coisa o Perrella vai ter que explicar melhor, como pode deixar uma proposta maior por uma menor? Infelizmente acho que leva "UM POR FORA", POR BAIXO DOS PANOS, para fechar com a globo. Como torcedor morando há 32 no DF, tenho ódio mortal contra a Globo, fico p.. da vida quando passam jogo do Flamengo X Grêmios Prudentes da vida lutando contra o rebaixamento, e deixam de passar Cruzeiro X Fluminense disputando liderança. Outra coisa nunca esquecerei as finais de Libertadores que........
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 13-03-11 21h09min
não passou aqui pro DF, em 1997 não tinha PPV, eu fui pra BH, viajei a noite toda de ônibus fiquei aí em BH sem tomar banho, fui direto pro Mineirão e depois do jogo voltei direto ser dormir, em 2009, já com situação financeira melhor comprei passagem aérea mas não consegui ingresso, só vi o jogo porque hoje em dia pelo menos tem opção de PPV pelo menos nos bares. Isso é covardia com os cruzeirenses fora de Minas. A globo não transmite e não deixa outra transmitir isto é péssimo.
 chiabi | Nova Lima | 14-03-11 11h49min
Caro João, muito interessante e apropriado o tema. Também creio que o Cruzeiro está no caminho certo. Achei a postura do C13 muito arrogante e mesmo com um presidente ligado ao Grêmio, uma injusta participação na receita. O que o Santos tem de mais atrativo que o Cruzeiro? A diferença entre a torcida do Vasco e Palmeiras em relação ao Cruzeiro não é tão significativa quanto a diferença que recebem? Porque o Cruzeiro recebe igual ao Atlético-MG, sem tem mais torcida e disputa para ganhar o CB?
 chiabi | Nova Lima | 14-03-11 11h52min
Infelizmente temos que cair na real e as emissoras, seja Globo, Record, RedeTV ou outra que entrar nessa disputa quer lucrar o máximo possível. Nenhuma que ajudar times porque é boazinha... Duvido que passassem jogos do Cruzeiro para o estado de Minas, "todas as regiões (importante para fidelizar a torcida e evitar a expansão dos torcedores dos times do Rio e de São Paulo no nosso estado)", pois creio que o sonho da TV é reduzir para 3 ou 4 o número de "grandes", facilitando a negocição.
 JOAO COSTA | BRASILIA | 14-03-11 22h58min
JOÃO, nessa eu não estou contigo, não.Pra quem reside em Brasília, e torce pelo Cruzeiro, a Globo é uma m...! Não concordo com o ZZP, o anão está pensando em si próprio. Abaixo o monopólio Global!
 webber | Belo Horizonte | 15-03-11 16h24min
Como bem informado, o Cruzeiro sempre foi visto pela Globo como time classe C! E em qualquer decisão que trombasse de frente com os grandes do Rio - São Paulo, tenham certeza que não eram somente a FPF e a FFF/CBF que metiam a colher. A Globo, com o seu poderio também dava os seus palpites. Ou seja, muita grana, muito poder de manipular. Sou a favor do transmita quem quiser e pague por isto. Que adianta a Globo, se onde moro tenho que aguentar jogos do Rio ou São Paulo?
 webber | Belo Horizonte | 15-03-11 16h30min
Então, antes de abrir a discussão sobre a emissora, abra-se a discussão sobre a função das filiadas, ou teremos que aguentar a EPTV transmitindo jogos do Rio e São Paulo. Aliás, a Globo Minas é tacanha ao não ceder imagens de partidas dos times mineiros para o resto do estado quando se joga em BH ou Arena do Jacaré. Como é que o mineiro que mora mais perto do Rio e São Paulo do que de BH vai torcer pelo futebol de Minas? Só quando este mineiro nasceu na gema, como eu.
 JOAO COSTA | BRASILIA | 15-03-11 16h34min
Webber, quem reside em Brasília sofre desse mesmo mal, só vemos jogos do Rio/SP , mais do Rio, inclusive. É de chorar.
 Naldo | Brasília | 15-03-11 17h10min
Essa porcaria desta emissora só sabe mostrar jogo do Flamengo e mais alguns do eixo. A Globo não mostra futebol, ela mostra Flamengo, não importa a competição. O Flamengo é mais importante que qualquer competição. Sobre a escolha do Zezé, dependendo de quanto ela vai pagar para esconder o Cruzeiro, até pode ser.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 15-03-11 20h58min
João Costa e Webber, o pior de tudo ainda é que a Globo além de não transmitir jogos do Cruzeiro, não deixa que outras transmitam, ora então comos vamos assistir ao jogos? Contra o Tolima por exemplo não vai passar em nenhum canal aqui pro DF, nem no Sportv, isso é o que me deixa ppp... da vida. Aqui tem uma grande colônia mineira e até outros torcedores do Cruzeiro que nem são mineiros, que ficam privados de ver os jogos do Cruzeiro. Aposto que se liberasse alguma emissora passava.
 João Duarte | Vit�ria | 15-03-11 22h50min
E o pior é que tenho uma reunião em Brasília na quinta-feira cedo e então terei que sair de Vitória e chegar em Brasília, ainda na 4ª feira a noite. Algum bom hotel mais perto da embaixada do Cruzeiro para me indicar ?
 estrelado campeão | N�o definido | 16-03-11 07h53min
João Duarte, penso que qualquer negociação com qualquer rede de TV , deva levar em consideração não só a parte financeira como também a questão de números de jogos transmitidos para Minas Gerais e outros estados. Com a Globo como mandatária o que temos é um grande exposição dos times do Rio. Já citei exemplo de 2009, quando Cruzeiro e AtLéticoMG disputavam o clássico e a Globo enviou para Minas, Vitória x Flu (na zona do rebaixamento). Alguém tem que BERRAR contra a invasão cultural/esportiva.
 estrelado campeão | Ubá | 16-03-11 07h53min
João Duarte, penso que qualquer negociação com qualquer rede de TV , deva levar em consideração não só a parte financeira como também a questão de números de jogos transmitidos para Minas Gerais e outros estados. Com a Globo como mandatária o que temos é um grande exposição dos times do Rio. Já citei exemplo de 2009, quando Cruzeiro e AtLéticoMG disputavam o clássico e a Globo enviou para Minas, Vitória x Flu (na zona do rebaixamento). Alguém tem que BERRAR contra a invasão cultural/esportiva.
 estrelado campeão | N�o definido | 16-03-11 07h59min
É o meu apelo João Duarte. E ninguém melhor que você para levar esse argumento à Diretoria do Cruzeiro. Temos que dar um basta nessa questão de prioridade sempre para os clubes do Eixo. Como dizia um colega meu : se num exercício de mastur.bação mental transformarmos o Cruzeiro, Fluminense, Botafogo, Vasco em ovo, o ovo do Cruzeiro é maior, porque temos que sujeitar esse tipo de descaso, aceitando essa invasão esportiva de gente menor que a gente? Somente você tem cacife para convencê-los João.
 estrelado campeão | Ubá | 16-03-11 07h59min
É o meu apelo João Duarte. E ninguém melhor que você para levar esse argumento à Diretoria do Cruzeiro. Temos que dar um basta nessa questão de prioridade sempre para os clubes do Eixo. Como dizia um colega meu : se num exercício de mastur.bação mental transformarmos o Cruzeiro, Fluminense, Botafogo, Vasco em ovo, o ovo do Cruzeiro é maior, porque temos que sujeitar esse tipo de descaso, aceitando essa invasão esportiva de gente menor que a gente? Somente você tem cacife para convencê-los João.
 teotimo | Não definido | 16-03-11 08h46min
"Estrelado Campeão" você disse tudo. Estamos em meio a uma invasão cultural esportiva. A Globo não respeita o futebol e nem o torcedor: deixa de transmitir os jogos mais importantes, impõe horários totalmente inconvenientes, enfim, não tem a menor preocupação com o futebol, apenas com o lucro fácil. E o mais estranho é a passividade de certos clubes, como o Cruzeiro, diante disso.
 Naldo | Brasília | 16-03-11 09h02min
Caro João Chiabi, todos os hotéis do Setor Hoteleiro Norte ficam perto da embaixada, tem várias categorias e de um modo geral são bons. Se precisar, pode entrar em contato comigo que te apanho no hotel e te levo para a embaixada. Pode mandar email. Abraço.
 webber | Belo Horizonte | 16-03-11 10h22min
Eu não entendo a Globo (ou até entendo). Você abre a internet no site deles e o que aparece? Uma entrevista com o nosso Maurinho 2003, com perguntas tendenciosas se ele guarda mágoas do Cruzeiro. Porque mágoas, se ele contribuiu com o título e o Cruzeiro lhe deu o título? E ainda, pacientemente cuidou do atleta?! Depois tem a notícia do Bernardo, no Vasco. O garoto e a trupe acham que o Cruzeiro é passado? Bem, primeiro desliga do Cruzeiro então. Que eu saiba, seu passe ainda pertence ao time.
 webber | Belo Horizonte | 16-03-11 10h26min
E que ele faça muito sucesso por lá, para ser vendido por boa grana, quem sabe para a Europa (pelo Cruzeiro seria mais fácil) e assim pingar um din-din na conta do clube que ajudou a formá-lo. Nada contra o Bernardo; acho ele um jogador de qualidade. A minha discussão aqui é esta mer.da da Globo que parece ter birra do Cruzeiro. Vai ver porque o time não é carioca. Deus existe, afinal. Tudo bem; falem mal, mas falem do Cruzeiro. Isto só reforça o nosso hino: ...tão combatido, mas jamais vencido!
 bomtempo | petropolis | 17-03-11 00h18min
O que está por trás da divisão: A grobo induziu a cisão para continuar o que sempre fez manipular o futebol de acordo com seus interesses. Seguramente garantiu a framengo e o curintia privilégios na sua programação - com promoção diferenciada - para se ter uma idéia, fatos como no último ano quando o sistema grobal acobertou aquele roubo do ricci e bandeiras comparsas irão acontecer nos momentos quando os interesses financeiros(e não futebol) do curintia e framengo forem ameaçados
 bomtempo | petropolis | 17-03-11 00h26min
continuando: perpetuar esse modelo, sem mudanças e sem alternativas, irá condenar o futebol brasileiro a manipulações desfavoráveis aos demais times, principalmente aos de Minas. O Cruzeiro, apesar de sempre ser destaque, não terá a mesma cobertura. Zezé Perrela, o Marcelo da grobo, já garantiu que irá dar mais cobertura aos times de maior torcida para que eles ganhem mais torcedores, e isso não inclui os demais.É uma espécie de CASA GRANDE EM SENZALA DO FUTEBOL BRASILEIRO. O CRUZEIRO NÃO MERECE
 lanza | Vitória | 17-03-11 14h23min
PARABENS PELO RESULTADO DO TIME CONTRA O TOLIMA E DA COLOCACAO NO CAMPEONATO,MAS PRECISAMOS CRITICAR FUNDO A NOSSA DEFESA(VACILA FEIO AS VEZES) UM GRANDE ABRACO JOAO.
 bomtempo | petropolis | 17-03-11 23h54min
Seguindo o movimento dos times do rio com a grobo, seguramente o cruzeiro vai perder. A idéia deles é perpetuar a hegemonia ou evitar ter mais desgaste ou perda de torcedores apoiados na grobo. Zezé não entre nessa. O ideal é fecharmos Minas com uma só emissora. É só ver a cobertura que a grobo dá para os times do rio e são paulo, mesmo nínguém jogando nada. Acorda Zezé.
 CRV | Não definido | 18-03-11 12h44min
João, "PELO AMOR DE DEUS", alguém tá levando grana por fora, pois é inadmissível que o Corinthians e o Flamengo assinem renovação com a Globo por 110 milhões, enquanto o gr~emio assinou por 48 milhões. É inaceitável que o cruzeiro assine também por 48 milhões, pois sua exposição é muito maior que o grêmio, botafogo, fluminense (por exemplo). TEM ALGO ERRADO NESTA HISTÓRIA!!!..Se a Record pagar mais, que o cruzeiro assine com ela...A Máfia tem que protestar!!!
 lanza | Vitória | 18-03-11 22h02min
joao,como voce moro em vitoria e fico p da vida na discriminacao do campeonato mineiro neste estado.Em um dos cruzeiro x atletico a net(pfc)tinha tres canis com joguinhos do campeonato carioca,sem dar importancia ao mineiro com este jogao rodando.Acho que esta na hora de mudar,viver de passado so no museu.Cruzeiro tem que ser respeitado pelo timao que sempre apresenta ano a ano.Fico preocupado com estes continuismos sem explicacao. Um abraco Lanza
 Mauricio Sangue Azul | Uberlândia | 19-03-11 09h10min
Jõao pelo menos aconteceu algo diferente, esse racha foi interresante por isso, duas emissoras brigaram pelos times, a negociação, etc. Vamos ver o que vai acontecer a nível financeiro mais levando como exemplo o que aconte-se na Espanha aonde os direitos são negociados time a time vejo que este racha a longo prazo será pessimo para o Cruzeiro
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [3 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster