Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

05/03/2011 | Joao Duarte
"A Importância do Nove"

"A função do NOVE é ser um finalizador das jogadas de ataque, colocar a bola na casinha e isto requer especialização"

Mundo Azul,


Qual o papel do NOVE num campo de futebol - Nos últimos dias tive que ler e ouvir muitas opiniões diferentes a respeito do desempenho do nosso camisa NOVE. Afinal de contas, Wéllington Paulista, que tem sido escalado como titular por Cuca não tem feito os gols conforme é função básica de um camisa NOVE.
A função do NOVE é finalizar as jogadas, botar a bola na casinha, fazer os gols e requer especialidade.
O NOVE tem que saber cabecear, tem que chutar com ambas as pernas, mesmo que preferencialmente use uma delas. Seja um jogador de referência ou de movimentação, tem que ter gosto pela proximidade da área e estar atento aos vacilos da zaga e do goleiro adversários, sempre conferindo as falhas terminais dos oponentes.
Este negócio de NOVE que corre atrás dos beques, com função precípua é para mim, um claro desvio de função. Se o Cuca exige isto do Wéllington Paulista, está lhe diminuindo as chances de fazer gol.
O NOVE pode se deslocar, arrastar a marcação e abrir espaços para a penetração dos meias, volantes ou mesmo dos laterais e principalmente dos outros atacantes do time, mas, tem que estar sempre na área, nos lances incisivos do ataque.
Se o jogador volta muito para marcar, se desgasta e na hora que recebe a bola para concluir está com baixa oxigenção e sempre toma a pior descisão.
Analisando as atuações do Wéllington Paulista a gente o vê voltar, fazer desarmes (e cometer muitas faltas quando volta na marcação), mas, do mesmo modo ao fim da ceia, não o vê bem posicionado nos lances de ataque, por esta razão, tem tido pouquíssimas chances de conclusão e mesmo estas poucas estão sendo mal feitas. Creio que tem um pouco de cada coisa. O Cuca lhe pede para voltar e ajudar na marcação, mas, ele deveria fazer isto no máximo até a intermediária do adversário, na linha imaginária que divide o meio-campo e a área adversária.
Qualquer atacante que fizer o mesmo papel não vai ter pulmão para chegar para concluir com fôlego e com equilíbrio.
Então, concluo dizendo que Wéllington Paulista não é este "péssimo jogador" que nossos torcedores estão falando, mas, que trata-se de um jogador que vive uma "péssima" fase que vem desde o final do ano passado.
É por esta razão que entendo que o Cuca deveria dar oportunidade aos outros atacantes, dar a ele a chance de se recondicionar física e mentalmente, para que em breve volte a ser um NOVE decisivo e que ajudou muito ao Cruzeiro na sua caminhada pela vaga à Libertadores em 2010.
O NOVE faz parte da espinha dorsal de um time que tem como outras funções fundamentais um goleiro (o n* 1), um zagueiro (o n* 3), um volante (o n* 5), um ponta-de-lança (o n* 10) e um centroavante (o n* 9).
Podem observar nas equipes que foram campeãs e marcaram época se estas funções não tinham jogadores diferenciados (técnica, experiência, liderança e leitura tática).
Ainda falta dar ao Ernesto Farias a chance de começar uns 4 ou 5 jogos seguidos, criando-lhe as cabidas oportunidades de mostrar o seu futebol. O fato é que ele não tem tido sorte, pois, vários gols legais que ele fez acabaram invalidados pela arbitragem (Santos, Botafogo, Caldense).
E depois a gente ainda pode ver outras formações no ataque ao lado do Wallyson, que pediu passagem e hoje é com méritos titular do ataque do Cruzeiro.
Vamos precisar muito de todos os atacantes na sequência da Taça Libertadores da América. Embora ainda possam acontecer negociações para outros mercados de 2a. linha (Ásia, Oriente Médio, Leste Europeu e mesmo dentro do Brasil), creio que não há grandes NOVE's disponíveis no mercado. E se for para trocar figurinhas, melhor que fiquem os que estão no elenco e força seja dada a cada um deles.

Quem foram grandes NOVES da história do futebol brasileiro ?

- ADEMIR QUEIXADA... Era tão bom que Gentil Cardoso chegou ao Fluminense e disse assim, dêem-me o Ademir e eu lhes darei o título. O Queixada foi para Laranjeiras e o título acabou lá.

- LEONIDAS DA SILVA... era o líder do São Paulo e quase levou a Seleção Brasileira à conquista da Copa de 38. O Diamante Negro foi o cara que propagou o uso da bicicleta como recurso dee colocar a bola nas redes.

- PALHINHA I... tinha a sagacidade e a velocidade como características principais. E ao menor vacilo dos beques lá estava ele para conferir e botar para dentro.

- RONALDINHO, o FENÔMENO - tinha e teve de tudo um pouco. Mas, foi um dos NOVE's mais técnicos da história.

- EVALDO CRUZ - velocidade, leitura de jogo, inteligência futebolística, classe, toque de bola, posicionamento e frieza para concluir. Eu tive o prazer de vê-lo jogar no Cruzeiro e depois de jogar futebol de salão ao lado dele nas quadras do Canela no Barro Preto. Foi um craque, embora pouco reconhecido pela media.
- TOSTÃO não era um nove de nascença, mas, foi adaptado ali por João Saldanha e jogou entre 69 e 70 com performance espetacular. Não fosse o descolamento de retina e ele teria tido destaque perto do que foi Pelé.
- ROMÁRIO, MULLER (o alemão da camisa 13 da Copas de 70 e 74), FRED, REINALDO, HELENO DE FREITAS, ROBERTO DINAMITE, CARECA, SERGINHO CHULAPA, QUARENTINHA, TÚLIO, DARIO, PAOLO ROSSI, GARY LINEKER, são exemplos de jogadores que também jogaram muito na posição terminal e fizeram história. Deixo outras lembranças por conta dos amigos.

E a homenagem da coluna hoje vai para : Paulo Henrique e Mauro Lúcio Carneiro Mota, Paulo Virgilio Carvalho, Pico, Robson, Renato e Reinaldinho Guimarães, Cláudio Carneiro (Bodão)... só gente sangue azul da minha querida Conceição do Mato Dentro-MG, onde estou passando o reinado do Momo.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido



Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Carlos Campos | Resende | 05-03-11 22h02min
Ronaldo Fenômeno é uma página heróica imortal da nossa história!
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 06-03-11 10h18min
João Duarte, realmente este nove do time está fazendo falta e WP desde o ano passado não tem correspondido. No jogo contra o Coríntians ele perdeu o gol que fez muita falta, pois ali seria 1 X 0 e teríamos ganho o jogo. Acho que Farias deveria ter melhores oportunidades, assim como o André. Um deles deve que entrar e acertar nosso ataque. É o que esperamos, senão penso que deveríamos contratar o Fábio Júnior, pois está numa excelente fase no América. Ele sabe fazer gol e como! Concorda comigo?
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 06-03-11 10h18min
João Duarte, realmente este nove do time está fazendo falta e WP desde o ano passado não tem correspondido. No jogo contra o Coríntians ele perdeu o gol que fez muita falta, pois ali seria 1 X 0 e teríamos ganho o jogo. Acho que Farias deveria ter melhores oportunidades, assim como o André. Um deles deve que entrar e acertar nosso ataque. É o que esperamos, senão penso que deveríamos contratar o Fábio Júnior, pois está numa excelente fase no América. Ele sabe fazer gol e como! Concorda comigo?
 Oliver | Belo Horizonte | 06-03-11 10h19min
Dentro do atual elenco, queria que o Farias tivesse um seguência de jogos e que o Ortigoza tivesse alguma chance, mesmo que seja no mineiro.
 jfabio | Pouso Alegre | 06-03-11 11h23min
Eu penso que a forma mais segura de mensurar um camisa 9 é o quesito gols. Para tanto, podemos computar os gols feitos na carreira, os gols feitos em determinados campeonatos ou os gols feitos em partidas decisivas. (...) Não precisamos de muito esforço para vermos que o Pelé é inquestionável nestes quesitos. Agora, não vejo o Ronaldo Fenômeno como um fenômeno. Penso que o maior artilheiro de todas as copas teve momentos fenomenais e só isso. Na média, é bem inferior ao Romário, por exemplo.
 heliosangueazul | São Paulo | 06-03-11 11h35min
João Duarte! Eu sou um dos que criticam aqui o WP, claro que respeito a opinião de todos, principalmente a sua, mas veja bem, o WP faz tempo que não produz nada, se é culpa do treinador que o obriga a voltar para marcar,ele WP devia ser no mínimo inteligente, chegar no Cuca e dizer que gostaria de jogar mais plantado na área, porém por outro lado, mesmo jogando conforme manda o Cuca, ele perde gols incríveis. Abraços...
 Getúlio.gov | Não definido | 06-03-11 12h17min
JD desde o ano passado que temos a carência de um 9,me responda, não seria melhor termos contratado um 9 que realmente decidisse, do que ficarmos com WP, Farias, Ortigoza e Reis? nenhum desses são unanimidade, e outra coisa, seu que Diego renan é da base, temos que prestigiar, mas a marcação do lado esquerdo do time tá terrível, só não enverga quem não quer, acertando essas 2 posições somos seríos candidatos ao tri da LA. Um abraço
 Cícero volney | Vitória/ES | 06-03-11 12h21min
João Duarte, eu acho que essas desculpas (digamos: "esfarrapadas") do W.Paulista, de que ele tá jogando de pivô e por isso, não tem tido condições de finalizar mais, isso tudo é balela dele pra tentar disfarçar a sua notória falta de técnica... É verdade que todo jogador passa por uma má-fase, como também, por um momento iluminado... só que, pra o WP, fazer gols é questão de sorte, puramente sorte (porque futebol ele não tem) e a maré não tá boa no momento e por isso ele não tem outros recursos
 Getúlio.gov | Não definido | 06-03-11 12h26min
Jfabio, opnião todos temos né, mas em relação ao FENÔMENO, na média ele fez muito mais que o Romário na minha opnião, ele apareceu pro mundo no Cruzeiro com 16 anos, com média de 1 gol, aos 17 tava no PSV, aos 20 no Barcelona, o Romário fez esse caminho só que com muito mais idade, o Ronaldo foi campeão do mundo fazendo 8 gols, sendo 2 na final e Romario fez 5, e passou em branco na final, e ele foi 3 vezes melhor do mundo,então ele não pode ter tidos apenas momentos fenomenais. Um abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 12h37min
Em resposta ao POLE POSITION = CARLOS H. C. CAMPOS,
Realmente Ronaldo Luiz Nazário de Lima escreveu algumas Páginas Heróicas Imortais em sua passagem pelo Cruzeiro Esporte Clube, onde chegou em 1993 e já na base assinou gols fantásticos em cima do rival citadino, nunca marcando 1 gol isolado... sempre dupleta ou tripleta.
Foi lançado no time principal pelo treinador Pinheiro num jogo contra a Caldense e depois foi bem no Brasileiro onde terminou com 14 gols.
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 12h41min
Todos se lembram até hoje do gol antológico que fez em Rodolfo Rodriguez, na partida em que marcou 5 gols (sua maior contagem pessoal em uma só partida). Mas, Ronaldo arrebentou com o ColoColo na Supercopa 93. Depois fez aquela partida memorável nos 3 x 1 contra as cocotas (07/03/94), quando além de marcar os 3 gols nossos detonando a SELEGALO de Neto (seu desafeto até os dias de hoje), Gaúcho, Darcy, Renato Gaúcho, Luiz Carlos Winck, Adilson Baptista, etc) deixou o Kanapkis comendo grama....
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 12h44min
Depois fez um dos gols mais bonitos da história do Mineirão ao driblar em velocidade meio time do Boca Jrs (vitória de 2 x 1). Vendido ao PSV da Holanda lá fez história, foi campeão. No Barça, na temporada 96/97 protagonizou lances inesquecíveis, sendo que o gol contra o Santiago de Compostela deu mostras de sua força, classe, arranque, categoria e capacidade de finalização. Ronaldo teve 18 anos de carreira de 93 a 2011, mas, passou parte dela se recuperando de graves contusões.
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 12h47min
Foi 3 vezes o melhor jogador do mundo. Foi campeão do mundo 2 vezes (1 delas sem jogar é verdade) e foi vice em 1998. Foi o jogador que fez 15 gols e por isto foi quem mais fez gols em Copas do Mundo. Deixou as bolas nas redes mais de 500 vezes e foi campeão em todos os lugares onde jogou, exceto no MILAN. A sua volta triunfal me 2002, calou a bocarra dos críticos ácidos como o BOZO, que por nunca tê-lo visto atuar vivia criticando... Ronaldo é fenômeno e é referência entre os NOVEs.
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 13h15min
Ronaldo virou Il FENOMENO depois de provocar lances espetaculares jogando em sua 1a temporada na Internazionale de Milano, quando levou o clube italiano a conquistar uma competição européia depois de 9 anos de jejum. Dribles espetaculares, em progressão ou mesmo parado, gols de todos os tipos : de falta, de direita, de esquerda, de prima, ou explorando a sua velocidade espantosa, raramente de cabeça. Ronaldo só não era sucesso entre os caras do eixo, afinal saira do Cruzeiro para o mundo
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 13h17min
Finalizo, concordando com o meu grande amigo de sangue azul Carlos Campos, dizendo que no Cruzeiro o Ronaldo escreveu LINDAS páginas heróicas imortais. Vê lá se algum jogador da cocota chegou pelo menos perto disto ?
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 13h21min
Aloísio Mendes,
Quando a gente fala do Wéllington Paulista tem que lembrar de alguns lances capitais que ele protagonizou. Este contra o Corinthians este ano...
O pênalti perdido quando o Cruzeiro tomou aquela virada do Fluminense em pleno Mineirão...
Mas, ele também decidiu jogos importantes para o Cruzeiro como o clássico contra o Atlético-MG em Sete Lagoas (turno do Brasileiro), contra o Fluminense, contra o Grêmio na Libertadores. Mas, está em má fase.
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 13h24min
Saber definir ele sabe. Tendo chances nos jogos normalmente faz os gols. Ocorre que nas últimas partidas nem chances reais de gols andam aparecendo para ele. Isto é mau posicionamento em campo. E não é o treinador que erra neste ponto. É do jogador, porque Farias por exemplo tem entrado nos jogos e as bolas têm aparecido para as conclusões dele. É a tal da má fase. Se Cuca insistir não vai quebrar a escrita. Cuca passou pelo mesmo com Obina no Flamengo. Até pênalti ele perdeu.
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 13h28min
Muricy passou pelo mesmo com o Washington no Fluminense, e viu o artilheiro terminar a sua carreira sem fazer gols nos últimos 15 jogos. Não adianta insistir. É preciso que o jogador descanse um pouco, fique de fora até do banco por umas 3 ou 4 rodadas, se recondicione física e mentalmente e depois volte pelo banco, entrando aos poucos e readquira a confiança e volte a marcar. Wéllington Paulista não é um pereba, mas, vive uma má fase, desde o jogo contra o FLU em Uberlândia...
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 13h31min
Sobre a volta de Fábio Jr.,
Escrevi aqui antes do Cruzeiro fazer o investimento em Reis, Ortigoza e André Dias que considerava que ele iria compor bem o nosso elenco, porque :
1- É um grande definidor
2 - Tem identificação com o clube
3 - É um jogador de grupo e aceitaria ficar no banco se outro estivesse em fase melhor que a dele
4 - É um jogador experiente e numa Libertadores, esta valência conta muito.
5 - Vive uma grande fase desde o início da série B.
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 13h34min
Mas, ouvi um monte de críticas...
Disse ainda :
6 - Que o Fábio Jr. custaria muito menos que outras opções que a turma que adora etiquetinha gostaria de ver no clube. 7 - Disse que preferia o Fábio Jr. ao He-Man que : ---> havia caído com as cocotas em 2005
---> havia caído com o Corinthians em 2007
---> havia caído com o Paysandu em 2008
---> havia caído com o Goiás em 2010
Mas, estreou no Flu com 4 gols em 2 jogos e o sentimento de viuvez aflorou... E agora ?
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 13h36min
He-Man fez os gols dele, mas, o Flu está em situação complicadíssima. Para se classificar terá que ganhar os 3 jogos deste returno da fase de classificação. Só que o Flu não tem a tradição copeira de um Cruzeiro Esporte Clube... E queiram ou não queiram o pé frio do He-man estará associado a mais esta jornada... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 13h41min
JFábio,
Este negócio de médio me lembra o efeito frango, conhece ?
Tinha 2 frangos na mesma, eu comi os dois e você ficou a ver navios. Na média cada um de nós comeu um. Só que você ainda está com fome... kkkkkk
Mas, se é média de gols que conta ? Vamos lá... Romário teve carreira longa iniciada em 1983, pois contou os gols até da base...e parou em 2009. Portanto fez os seus gols em 26 anos de carreira. Uma média de uns 40 gols / ano.
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 13h46min
Ronaldo o Fenômeno, começou a sua carreira no São Cristóvão em 1992 e se computar os gols que fez na base passou fácil dos 560 gols. Ao contrário de Romário, teve grandes interrupções em sua carreira que o impediram de jogar normalmente. Cito algumas importantes :
- PSV - Joelho - 6 meses
- Inter de Milão - Joelho - 2 vezes - 30 meses fora
- Real Madri - Joelho, Coxa e Pant. - 8 meses
- Milan - Joelho - 6 meses. - Corinthians - Coxas, Braço, Pant. - 8 meses
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 13h50min
Ou seja, Ronaldo teve 13 anos líquidos de carreira e também fez média da ordem de 40 gols / ano. Ronaldo foi bi-campeão pela Seleção Brasileira e vice na outra participação, ficando em 5* lugar em 2006.
Romário foi 9* em 1990, campeão em 1994. Ronaldo fez mais gols que ele pela Seleção Brasileira em média (kkkkk).
Ronaldo foi 3 vezes o melhor do mundo. Romário fica atrás.
O único clube que Ronaldo passou em branco foi o Milan. Romário teve Flamengo de 95, Valência, Flu, Vasco...
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 13h53min
Ronaldo fez 15 gols em 3 Copas...
Romário fez 5 gols em 2 Copas...
Se Romário foi o bam-bam-bam em 1994, Ronaldo fez mais em 2002, inclusive fazendo 2 gols numa final, coisa que o baixinho não fez...
E se pegar as média de gols marcados por partidas jogadas, verá que Ronaldo fez mais que o Romário... Por todas as médias Ronaldo é Fenômeno.
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 13h56min
Hélio Sangue Azul,
Concordo com a sua opinião. Se o Wéllington Paulista é mesmo amigo do Cuca e vice-versa, ele deveria chegar ao treinador e solicitar que lhe desobrigasse das funções defensivas, para que lhe sobrasse fôlego na hora de concluir a gol...
Cuca com certeza lhe pede que participe da marcação, mas, não deve ser ele que lhe pede para atuar de ala esquerdo, como no jogo contra o Corinthians em Uberlândia...
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 14h01min
Getúlio-GOV,
Você lê as minhas colunas e sabe que eu defendo esta posição. Para mim, o Cruzeiro deveria ter mantido Thiago Ribeiro, Wallyson e Thiaguinho como as opções de 2* atacante ou o jogador de beirada de campo. E deveria ficar com Wéllington Paulista ou Farias, Eliandro e trazer um grande nome para a camisa NOVE, com vistas à Libertadores.
Citei :
1 - Borges (que estava sem espaço no Grêmio, com Jonas em grande fase)
2 - Washington(estava em má fase no FLU).
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 14h05min
E sobre o Washington, quando especulei o nome dele, ainda não havia nada sobre ele parar de jogar bola.
3 - Fernandão que estava em má fase no São Paulo
4 - Miralles do ColoColo do Chile, que é um guerreiro e tem muita velocidade.
5 - Loco Abreu do Botafogo.
6 - Fábio Jr. que vinha muito bem no América-MG.
Todos experientes e que poderiam encorpar o grupo do Cruzeiro e opções mais em conta que o He-Man que pedia R$ 250 mil/mês para jogar aqui.
 João Duarte | Vit�ria | 06-03-11 14h09min
Cícero Wolney
Não concordo muito com a sua opinião, porque o Wéllington Paulista não é pereba em minha concepção. E não foi com sorte que ele fez os gols no Cruzeiro. Foi por estar no lugar certo e na hora certa.
Já o vi perder gols fáceis como no jogo contra o Vitória-BA em Ipatinga ou naquele contra o Corinthians em São Paulo, que poderiam ter nos dado o título. Mas, também já o vi fazer gols de muita inteligência, contra o Grêmio, Fluminense, Cocotas, América-MG, Palmeiras.
 del pina | Não definido | 06-03-11 15h50min
Quer dizer Jõao Duarte que o WP é: "um jogador que vive uma "péssima" fase que vem desde o final do ano passado"? Não me lembro da boa fase dele. Não me lembro de quando ele foi artilheiro. Compare quantos gol ele fez e quantos gols outros jogadores do Brasil fizeram no mesmo período. Será que ele tá passando por uma péssima fase mesmo ou ele é péssimo. Pra mim é a segunda opção.Quanto ao Farias concordo plenamente, faltou sorte, pois teve gols dele anulados. E se ele jogar 90 min...
 del pina | Não definido | 06-03-11 15h52min
Quanto ao Farias concordo plenamente, faltou sorte, pois teve gols dele anulados. E se ele jogar 90 min. vai calar a boca de muita gente que o critica. Ele pode não ser um "craque", mas é um bom atacante que esta sendo disperdiçado como tantos outros que passaram pelo Cruzeiro.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 06-03-11 22h35min
João, concordo com muitas coisas que foram escritas sobre o W. Paulista, pra mim o grande defeito dele é que não consegue ficar em pé, infelizmente o apelido "cai cai", está pegando mesmo, pois é incrível como ele não para em pé.
 jfabio | Pouso Alegre | 06-03-11 22h42min
Getúlio, o que posso dizer de improviso é que o Ronaldo teve lampejos fenomenais. Mas, tantos outros tiveram tais lampejos. O próprio Fábio Jr. teve, o Alex Alves teve, o Guilherme técnico do Ipatinga teve, enfim, são muitos os exemplos. Agora, tenho que admitir que não gosto do Ronaldo. Penso que o caráter dele é bem próximo ao do Marcelinho carioca, Neto, Alecssandro, etc. Sobre o Romário, queria ver o Ronaldo ser artilheiro num time montado pelo Parreira. Um abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 01h09min
Prezado JFábio,
É seu direito não gostar do Ronaldo.
Mas, comparar o caráter dele a outros como você fez não é correto. Ronaldo é um cara do bem.
é um cara do povo. Erra e não esconde os seus erros atrás de uma carapuça qualquer. Qual pessoa deste mundo teve mais chances de ver a imagem arranhada que Ronaldo naquele envolvimento com as travecas... e no entanto ele foi perdoado pelo grande público e mais outra vez deu a volta por cima.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 01h12min
Ronaldo encarnou como nunca o espírito do brasileiro naquela propaganda que tinha como slogan :eu sou brasileiro e não desisto nunca....
Espero que sua posição anti-Ronaldo não decorra de mais uma crise plantada pelo sr. Arthur Morais, naquele episódio do Faustão, quando Ronaldo foi chamado de esfomeado pelos seus colegas de time, por filar os sandubas noturnos do Paulo Roberto Bocão e Luiz Fernando Flores...O marolinha colocou que ele havia dito que passava fome no Cruzeiro, PUTZ !
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 01h15min
Ronaldo sempre respeitou muito o Cruzeiro e sua torcida. E deve hoje estar muito mais à vontade para falar isto. Afinal, nunca se deu mal pisando o gramado sagrado do Mineirão. Nós, cruzeirenses temos que falar dele sempre com boa lembrança, pelos 58 gols em 56 jogos, pelas vitórias em cima da SELEGALO e pelo $$$ que ele deixou em caixa e que nos permitiu formar o time tri-campeão mineiro, Campeão da Copa do Brasil e da Libertadores 97, claro que aliado a grandes trocas promovidas pelo Zezé, né
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 01h17min
Sincera e honestamente gostaria de saber porque você não gosta do Ronaldo ? Alguma razão em especial ?
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 01h22min
Oséias MOC,
Eu usaria os 6 jogos que restam da fase de classificação do Mineiro e mais os 2 últimos jogos da Libertadores, caso o Cruzeiro vença o Tolima no go de volta, para terminar as experiências no ataque do Cruzeiro vendo mais de Farias, Ortigoza, André Dias, Reis e até mesmo testando a dupla Wallyson e Thiago Ribeiro.
Depois fixava um dupla de ataque para as rodadas do Mineiro e Libertadores.
 estrelado campeão | Ubá  | 07-03-11 08h32min
João Duarte, não sei se você tomou conhecimento da coluna do Tostão no jornal O Tempo de 23/02/2011. Ele aborda também a questão do centroavante, onde coloca que a maioria dos times, em todo o mundo, joga com um centroavante. E aí ele faz a ressalva, sobre Barcelona e São Paulo que como novidade não possuem um centroavante. Ele ressalta que é preciso acabar com o antigo conceito de que todo time tem que um típico centroavante para fazer o gol. O melhor é ter atacantes em constante movimento....
 estrelado campeão | Ubá  | 07-03-11 08h36min
que deem passes e façam os gols. Citou até o exemplo do São Paulo que atua com um trio na frente, sem centroavante típico, com Lucas mais pela direita, Fernandinho mais pela esquerda e Dagoberto livre por todo o ataque. Só que o próprio Tostão ressalta que Rivaldo deveria dar aulas para os três sobre como finalizar. Ou seja, o nosso mestre acha interessante a postura adotada desde que ocorram a s finalizações. Eu ainda fico com a tática tradicional, centroavante nato e finalizador.
 estrelado campeão | Ubá  | 07-03-11 08h40min
Mas sem dúvida é interessante o comentário do Tostão e a defesa coerente que faz em cima da nova postura de alguns clubes, que como no caso do Barcelona é um grande sucesso. Será que isso se aplicaria ao Cruzeiro, com Walisson, Thiago Ribeiro e Montillo mais avançado e rodando livre por todos os setores do ataque?
 estrelado campeão | Ubá  | 07-03-11 08h48min
Sobre Ronaldo, o Fenômeno, devemos ser gratos por tudo aquilo que fez pelo e ao Cruzeiro, porém acho que o mesmo poderia ter programdo sua carreira, e digamos que se não encerrà-la no Cruzeiro(já que seu grande amor clubístico era o Flamengo, e agora o Timão), pelo menos vestir a camisa azul estrealda antes de finalizar sua saída do futebol. Aí numa comparação com o Sorin, vemos a diferença e fica fácil entender a quase veneração pelo "nosso argentino". Mas foi opção dele e temos que respeitar.
 estrelado campeão | Ubá  | 07-03-11 09h43min
Voltando ainda aos comentários do Tostão, ele fala com propriedade, pois como você ressaltou em seu comentário, o João Saldanha foi genial ao adaptá-lo em 69. É tanto que o Zagallo não alterou em 70, a espinha do meio/ataque deixada por Saldanha. Não teria outra maneira para conciliar tantos talentos como Rivelino, Gerson, Tostão, Pelé e Jairzinho. Um centroavante típico implicaria na sáida de quem do meio campo?
 seixas | Belo Horizonte | 07-03-11 09h46min
Slave , Salve, mestre João!!! Sobre o "9", vejo cocotas chorando a saída do "idolo", do "campeonissimo" Tardelli, que é bom jogador, mas pra mim um pipoqueiro e já falam em Luis Fabiano. Este sim um matador nato, e se tem alguma chance de voltar ao Brasil o Cruzeiro bem que poderia agir na calada e trazê-lo, com esse "9" no time seriamos sérios candidatos a outra Tríplice Coroa. No mais, força a Farias, Ortigoza, André e Reis e que WP resolva logo ou saia da moita.
 estrelado campeão | Ubá  | 07-03-11 09h49min
Não temos os jogadores de 70 e nem o elenco do Barcelona, mas vai a minha cornetada : 1º TEMPO - formação mais ofensiva, com Paraná, Henrique, Roger. Montillo, Walysson e Thiago Ribeiro na frente, porém como ressaltado o Montillo como jogador livre para movimentar por todo o ataque. Seria até uma dor de cabeça, já a marcação não o acharia tão fácil. 2º TEMPO- com o placar já construído(tem que ser otimista também) : PARANÁ,L.GUERREIRO,HENRIQUE e MONTILLO. WALYSSON E T RIBEIRO.
 estrelado campeão | Ubá  | 07-03-11 09h51min
Muito bem João Duarte, depois de tanto cornetar( lembrando que não basta cornetar, urge cornetar edificando) despeço e desejo um ótimo carnaval para você e todos os seus.
 estrelado campeão | Ubá  | 07-03-11 09h51min
Muito bem João Duarte, depois de tanto cornetar( lembrando que não basta cornetar, urge cornetar edificando) despeço e desejo um ótimo carnaval para você e todos os seus.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 10h18min
EStrelado Campeão,
Você deve ter observado o estilo dos NOVEs que eu citei e decerto notou que não falo de clones, de jogadores que ficam só parados na área, esperando os cruzamentos e as sobras do goleiro ou falhas dos beques...não se trata disto.
Mas, falo de jogadores que se fazem presentes na área quando o lance se desenha. Tostão na Copa de 70 fez apenas 2 gols contra o Perú, mas, participou ativamente da maioria dos gols do time, iniciando as jogadas ou dando assistências.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 10h23min
Em 70, Tostão :
1 - Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia - dá o passe para um dos gols de Jairzinho.
2 - Brasil 1 x 0 Inglaterra - Faz a jogada do gol, antes de sair, driblando ao Bobby Moore com uma caneta espetacular
3 - Brasil 3 x 2 Romênia - Dá o passe de calcanhar para um dos gols de Pelé
4 - Brasil 4 x 2 Perú - Além dos 2 gols, deu as 2 assistências para Jairzinho.
5 - Brasil 3 x 1 Uruguai - assistência a Clodoaldo, tirando o time do sufoco e passe para o gol de Jairzinho.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 10h28min
6 - Brasil 4 x 1 Itália - Descobriu a Rivellino na entrada da área no lance do 1* gol com arremesso manual perfeito. E teve participação no gol do Jairzinho, levando a marcação. Tostão, jogava no quadrado do Cruzeiro como um falso centroavante e dava oportunidade para Natal entrar no facão. Vimos a dupla campeã de 2003 que tinha Deivid e Arisitizabal, que tinha muita mobilidade, inteligência e fazia muitos gols. Em 76 a dupla Palhinha e Jairzinho fez 25 gols e nenhum dos 2 era fixo na área.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 10h32min
A movimentação de Evaldo era tão interessante que ele sempre abria as defesas adversárias e Tostão, Dirceu Lopes,Natal, Hilton de Oliveira e até Piazza e Zé Carlos faziam gols naquele time penta-campeão mineiro, notadamente em sua fase inicial 65 a 67...
Futebol sempre foi dinâmico, embora a cadência tenha mudado em função do preparo físico. Reduziram-se os gramados e melhorou-se demais a preparação física, aumentando os contatos e hoje, a técnica apurada faz diferença ainda maior.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 10h35min
Finalizo dizendo que admiro o futebol bem jogado, com um centroavante mais técnico e que a escola de futebol do Cruzeiro nunca se deu bem com os chamados TANQUES. Gosto de ver inteligência em campo. Mas, para mim, atacante tem que fazer gols. Se o negócio não é fazer gols, é fazer assistência então ou o sistema permite os pontas ou senão o cidadão que vá jogar de lateral ou de armador ou de volante. Ponta-de-Lança e atacantes tem que gostar de fazer gols. Penso assim.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 10h40min
SEIXAS,
Espero que algum dos nossos desencante e dispare a fazer gols seja ele Farias, Thiago Ribeiro, André Dias, Reis, Wéllington Paulista ou Ortigoza.
Você reparou no jogo contra o Tolima que tinha sempre um na marcação e outro na sobra quando o Wallyson pegava na bola. Ninguém é bobo. Todos vêem os tapes dos jogos e analisam as opções ofensivas dos adversários. Como diz o Leônidas... é Fato. Luiz Fabiano cairia como luva, mas, é sonho. É um grande centroavante.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 10h43min
As cocotas deram uma boa aliviada na folha ao liberarem o Diego Souza e venderem o Tardelli (muito bem vendido por 8 milhões de Euros). Estão portanto em condições de trazerem o Luiz Fabiano para o galinheiro. Só que se ele vier vai enterrar a carreira dele lá. Anotem aí. O estilo dele não combina com o estilo do time das ROSAnas.
 seixas | Belo Horizonte | 07-03-11 10h49min
Não sei não João...preferia que ele nunca viesse...rsrsrs. Mas sem dúvida cairia como uma luva no nosso ataque. Ainda me preocupo com a nossa lateral esquerda com Diego Renan muito vulnerável na marcação, jogando de uma intermediaria á outra e levando bola nas costas, fazer a cobertura a todo momento é complicado contra adversários rapidos, e essa vulnerabilidade sempre vem sendo explorada pelos adversários.
 seixas | Belo Horizonte | 07-03-11 11h00min
João, vou citar um 9 que eu sempre quis ver no Cruzeiro em sua época: Evair, tinha porte de centroavante, boa tecnica, sabia tabelar e fazer o pivô e tinha frieza na frente do goleiro, tinha a cara do Cruzeiro, ~se não me engano passou pelo Patetico e não brilhou. É do tipo que vc falou que não combina com o estilo das Rosanas.
 jfabio | Pouso Alegre | 07-03-11 11h46min
Estimado João Duarte. Concordo contigo, é muito complicado falar do caráter dos outros como eu falei. Apesar do Ronaldo ser uma figura pública e consequentemente sujeito a exposição da sua vida pessoal, não podemos misturar as coisas. As vezes somos muito objetivos em nossos comentários e não nos cercamos dos devidos cuidados a cerca de como os outros interpretarão as nossas palavras. Antigamente quando escrevíamos uma carta, éramos muito mais cuidadosos. Sinal dos tempos, eu diria! (continua..)
 jfabio | Pouso Alegre | 07-03-11 11h46min
(.. continuação) Mas a minha birra com o Ronaldo começou na época que ele saiu do Cruzeiro sem sequer se despedir dos companheiros. Lembro-me que na copa de 94 eu fiquei revoltado com o Parreira, por ter preterido o Ronaldo ao Viola. Torci muito para que ninguém marcasse gols naquela partida (e até que funcionou - risos) e após a copa foi grande a minha decepção com a sua saída. Mas o tempo passa e vamos nos moldando a realidade. (continua..)
 jfabio | Pouso Alegre | 07-03-11 11h46min
(.. continuação) Continuei a torcer por ele, mas, a verdade é que o Ronaldo nunca demonstrou o mínimo de reconhecimento pelo que o Cruzeiro fez por ele. Durante todos estes anos, a nossa torcida sempre o defendeu, sempre se orgulhou dele, etc. No ano passado (se não me engano) veio a tona a comprovação de como ele "nos quer bem" naquela entrevista no Faustão onde ele disse que passava até fome no Cruzeiro. Eu fiquei abismado e nunca mais perdi o meu tempo com ele. (continua..)
 jfabio | Pouso Alegre | 07-03-11 11h47min
(.. continuação) Penso que ficou de bom tamanho o último gol da sua carreira ter sido contra o Cruzeiro. Mostrou que independente da vontade dele, participamos do início ao fim da sua trajetória no futebol. Existem outros fatos que eu poderia argumentar, como o baile que ele deu na torcida do Flamengo (tal como o Ronaldo Gaúcho deu no Grêmio), o mal exemplo na copa da França, dentre outros episódios. O fato é que ele não soube valorizar a única torcida que sempre o prestigiou. Um abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 16h06min
Oséias-MOC,
Léo ainda é para mim um ótimo zagueiro que teve uma má atuação naquele 1* tempo contra as ROSAnas.
Gil vive uma ótima fase e é um zagueiro veloz, rebatedor. E que joga também pelo lado esquerdo da defesa. Como o Victorino joga preferencialmente pelo lado direito como é o caso do Léo, então creio que este deve ser o entrave para não formar a dupla com Léo e Victorino.
Gil pode ter sido estovado no lance contra o Ronaldo, naquele pênalti vs. o Inter.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 16h12min
Então, Oséias creio que o Gil está sendo titular com justiça. Porque deve estar treinando bem e tem falhado pouco nos jogos nos quais participa. Chega junto e se toma um amarelo por jogo, digo que isto faz parte. Bateu nos nossos lá, toma toco aqui. Muito cuidado com o que ouve de parte da imprensinha marrom de MG, pois, estes caras jamais querem o bem do Cruzeiro. Digo, isto com as devidas ressalvas, porque existem pessoas do BEM também na nossa imprensa mineira.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 16h18min
JFábio,
Discordo de suas inferências :
1 - Mau exemplo na Copa da França ?
Caramba JFábio, o cara jogou a Copa de 98 inteira sofrendo dores terríveis e se teve a convulsão no dia da final, não sofreu aquilo tudo em função de bebedeiras ou coisa que o valha. Não foi um mau exemplo, não foi amarelão (certamente escreveriam isto dele, se ele não tivesse forçado a barra para entrar em campo) e não foi o pior em campo naquele jogo.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 16h21min
2 - Deu um baile no Flamengo
Ora JFábio ele se recuperou na Gávea o tempo todo e NINGUÉM do Flamengo jamais chegou a ele e lhe fez uma proposta para defender o clube. Foram 5 meses ali correndo e se exercitando, com a imprensa em cima e nenhuma proposta.
O Corinthians percebeu a falha no sistema de marketing do clube carioca e fez o contrário, se articulou e levou até o Ronaldo e seus assessores uma proposta consistente, formal e foi desta forma que ele foi parar no Parque São Jorge.
 João Duarte | Vit�ria | 07-03-11 16h25min
3 - Sobre a tal entrevista de que ele passava fome no Cruzeiro, mostrou outro lado da mesma questão nos comentários acima.
4 - Outra balela é dizer que ele não reconhece o Cruzeiro e a nossa torcida.
A coisa é tão verdadeira, que Ronaldo no dia em que deixou gravados os seus pés na calçada da fama do Mineirão, recebeu placa alusiva do Cruzeiro, sinal de Alvimar havia reconhecido o erro dele no episódio "passa-fome" e foi grande o presidente do Cruzeiro naquele momento.
 jfabio | Pouso Alegre | 08-03-11 00h53min
João Duarte, na copa da França ele (Ronaldo) foi o pivô da maior trapalhada de todos os tempos. Qualquer pessoa de bom senso sabe que ele não deveria ter entrado. Mas, onde eu disse Copa da França, entenda Copa da Alemanha. Nesta copa o Ronaldo, juntamente com o seu assessor de baladas aleatórias (Roberto Carlos) transformaram a seleção num verdadeiro bordel. A coisa foi tão feia, que ele nunca mais foi convocado para a Seleção. Um ótimo exemplo do que não se deve fazer, e isso é fato.
 jfabio | Pouso Alegre | 08-03-11 00h58min
Sobre o baile que ele deu no Flamengo, eu custo a acreditar que você tenha achado normal o acontecido. É sabido por todos nós que ele não tinha assinado nenhum pré-contrato. Mas, a dignidade de um Homem, mede-se por um fio de bigode. É claro que isso é prá poucos. Mas, todos sabiam que o Ronaldo estava machucado. O Flamengo não era obrigado a contratá-lo nas condições em que estava. Além do mais, ele estava no CT do Flamengo diariamente, fazendo juras de amor. Saiu de fininho e ficou muito feio.
 jfabio | Pouso Alegre | 08-03-11 01h05min
Sobre o episódio do "passei fome no Cruzeiro" x calçada da Fama no mineirão; não vi, não lí e não ouvi nenhuma declaração do Ronaldo desmentindo as suas próprias palavras. E é claro que ele não voltaria no faustão para desdizer o absurdo. Sobre o Alvimar, penso que poderíamos ter ficado sem esse mico. Quem tinha que reconhecer o erro era o Ronaldo, não o Alvimar. Já não chega o Tostão que faz de contas que não conhece o Cruzeiro, agora ficarmos bajulando o Ronaldo é o fim da picada. Um abraço.
 estrelado campeão | Ubá  | 08-03-11 07h50min
Jfábio - Pouso Alegre, nesse mesmo post comentei sobre a questão do Ronaldo e Cruzeiro. De fato devemos ser gratos por tudo aquilo que ele fez no Cruzeiro. Mas também é público e notório que sua passagem pelo Cruzeiro parece que ele mesmo foi algo trivial, uma coisa que faz parte da vida e deve ser esquecida. Foi isso que eu fiz. Com todo o brilhantismo do Ronaldo, ganhamos um Campeonato Mineiro(94). Sem ele quantas coisas conquistamos? Até comparei o Fenômeno ao Sorin. Vejam a diferença.
 estrelado campeão | Ubá  | 08-03-11 07h55min
Jfábio, O Sorin criou um carisma tão grande, que vai passar pela história como um dos maiores ídolos de todos os tempos da nossa história. Talvez atrás de Joãozinho e de algum outro. Perguntado se como treinador treinaria o Atlético/MG, foi enfático na resposta : NUNCA. Alguns passam de passagem pelo clube outros marcam sua passagem. Ronaldo pra mim será uma vaga lembrança, apesar de sua média de gols fantástica pelo clube. De fato sempre demonstrou um certo desdém pela nossa camisa.
 estrelado campeão | Ubá  | 08-03-11 08h02min
Jfabio, sem ele (Ronaldo) ganhamos 2 Libertadores, 4 Copas do Brasil, 2 Campeonatos Brasileiros, 2 Supercopas e 1 Recopa. Ou seja, continuamos e continuaremos grande sem sua presença. É isso que você deve levar em conta. Quanto à questão de gratidão recíproca, agradecemos pelos 58 gols e pelas vitórias que nos ajudou a conquistar. Já está de bom tamanho. E tomara que seu jogo de despedida seja pelo Timão ou pelo Fla. Já o esqueci. Vá com Deus Ronaldo.
 João Duarte | Vit�ria | 08-03-11 15h18min
Cuca escutando a maioria da torcida do Cruzeiro tirou o Wéllington Paulista do time e vai formar o ataque com Thiago Ribeiro e Wállyson.
Querem saber a minha opinião ?
Pode dar certo se houver mudança de posicionamento de ambos e houver aproximação para as tabelas.
Contra adversários que plantem 8 ou mais jogadores atrás da linha da bola, ambos terão que entrar na diagonal, senão o gol somente sairá de jogadas individuais.
Para mim era hora de entrar com o Farias ...
 João Duarte | Vit�ria | 08-03-11 15h23min
Penso que Cuca agiu muito bem ao tirar o Wéllington Paulista do time e preservá-lo da impaciência da torcida do Cruzeiro...
E se a coisa não estiver funcionando no 1* tempo do jogo de amanhã contra o Tupi em Juiz de Fora, a alteração mais provável será sacer entre os 2 o que estiver pior e entrar com um NOVE típico no lugar dele.
Mas, como o Tupi vai sair para o jogo, creio que os velocistas vão funcionat muito bem, porque os espaços vão ser criados atraindo os beques juiz-foranos...
 Eduardo123 | Não definido | 08-03-11 17h54min
O nosso goleador pode ser o Montillo, muito se fala da precisão de um "9" que alem das caracteristicas citadas tambem deve ter visão de jogo para realizar passes e tabelas sendo pivô, o Welington é tipo o Washington do Fluminense, não é um jogador ruim mas tambem não eh bom, se o Cruzeiro jogar com Ribeiro e Wallinson abertos e o Montillo pelo centro será bem melhor, o Montillo vai distribuir o jogo pro outros atacantes e na hora de fazer gol não vai fazer feio. Não precisamos de um cabeciador.
 jfabio | Pouso Alegre | 08-03-11 18h00min
estrelado campeão, concordo com as colocações. O Ronaldo foi bom enquanto durou. Apenas isto. Um abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 10-03-11 00h02min
Se n° de atacantes representasse ofensividade o Cruzeiro teria vencido fácil o Tupi hoje à noite. Se as bolas de Montillo teimaram em bater no travessão depois de vencerem ao bom goleiro juiz-forano, as outras bolas pararam no goleiro ou nos beques do time alvinegro. E Cuca terminou o Jogo com Dudú, Thiago Ribeiro, Wallyson, Farias e André Dias em campo. Com Henrique e Everton no meio. E com Victorino, Gil e Leandro Guerreiro atrás. Mas, ficou no 0 x 0, um resultado ruim...
 João Duarte | Vit�ria | 10-03-11 00h07min
O Cruzeiro teve volume de jogo, mas, hoje Cuca afunilou demais o time. E a lição que fica é que melhor do que ter muitos atacantes em campo é ter jogadores bem posicionados.
A experiência com 3 volantes, oscilando entre o 3-5-2 e o 4-4-2 clássicos, não foi de todo negativa, mas, o fato é que o Cruzeiro não foi bem. Creio que a tentativa de abrir Wallyson na ala direita e Everton na ala esquerda. Colocar Guerreiro entre Victorino e Gil. Posicionar Henrique pela esquerda e Dudú pela direita...
 João Duarte | Vit�ria | 10-03-11 00h10min
E fazer Thiago Ribeiro flutuar entre Dudú e Henrique por trás de Farias e André Dias, era a opção mais ofensiva que Cuca poderia adotar. Ele tentou de tudo para ganhar o jogo, mas, hoje a bola não queria entrar. Num lance que André Dias recebeu na mesma linha dos beques e fez o gol, anulado pelo Guilherme Dias Camilo, no pênalti perdido pelo Montillo, no lance confuso do início do 2° tempo que a bola bateu na mão do beque do Tupi, residiram as melhores chances celestes.
 João Duarte | Vit�ria | 10-03-11 00h13min
O Tupi teve uma chance quando a bola chutada por Gil sobrou na frente para o atacante alvinegro que chutou muito bem, mas, Fábio estava lá e espalmou a córner numa grande defesa.
O goleiro do Tupi pegou bons chutes de Thiago Ribeiro e Wallyson, que tinham a direção do gol.
Em suma, o empate fez justiça ao time do interior que lutou muito, mas, se tivesse que haver um vencedor este teria que ser o Cruzeiro.
E agora, o Cruzeiro tem que se preparar para pegar o Tolima na próxima quarta
 João Duarte | Vit�ria | 10-03-11 00h18min
E antes disto tem o Democrata-GV em casa, e Cuca vai optar pelo esquema que deu os melhores resultados. E hoje a melhor formação teria :
Fábio
Pablo, Victorino, Gil e Everton
Paraná, Henrique, Roger e Montillo
Wallyson (Thiago Ribeiro) e Farias (André Dias)
O ataque com os 2 velocistas só deve ser usado se o adversário vier para cima do Cruzeiro, pois, aí se justifica ter a opção da velocidade.
Se for pelo jogo de hoje digo que não gostei da dupla. Ficaram muito longe...
 fabioluiz4 | Não definido | 10-03-11 18h16min
Acho que o Farias é uma unanimidade entre a torcida, somente não para o Cuca. Escalar dois atacantes com caracteristicas semelhantes e ainda sim preferir o Andre Dias recém lesionado, e brincadeira.......!!!!! Ou o Cuca começa a utilizar o Farias ou FOOORA CUCA!!!
 fabioluiz4 | Não definido | 10-03-11 18h16min
Acho que o Farias é uma unanimidade entre a torcida, somente não para o Cuca. Escalar dois atacantes com caracteristicas semelhantes e ainda sim preferir o Andre Dias recém lesionado, e brincadeira.......!!!!! Ou o Cuca começa a utilizar o Farias ou FOOORA CUCA!!!
 leonardohenke | Uberlandia | 10-03-11 21h59min
mestre JD, concordo em tudo que disse sobre o Ronaldo, eu sou fã dele, por tudo que fez pelo nosso Cruzeiro e pelo Brasil, interessantíssimo a comparação com o baixinho, que para fazer 1000 gols jogou ate os quarenta e tantos anos. Um 9 que fez historia no Cruzeiro foi Marcelo Ramos, não é craque, mas teve muita importancia em 97, chegando na segunda fase, pois o reinaldo era muito fraco (cria das cocotas)
 leonardohenke | Uberlandia | 10-03-11 22h00min
Quem sabe esta ano a diretoria nao repete 97 e traga um bom camisa 9 para a segunda fase, eu gostaria que fosse M Moreno ou Guilherme, e estou ansioso para ver o rendimento do ortigoza. Saudações Guerreiros da China Azul.
 Marcbsb | Brasília | 10-03-11 22h17min
Ops! Fabioluiz, eu não acho o Farías unanimidade não...
E conheço muito cruzeirense que, como eu, não vê nada de mais no Farías.
Até acho que ele deveria ter mais chance, mas só porque estamos muito mal de centroavantes. Mas ele não se mostrou um grande cabeceador, não tem bom chute de fora da área e se movimenta pouco.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 11h46 [0 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster