Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
VBR Artes Gráficas



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

19/02/2011 | Joao Duarte
Guarani : a próxima vítima de Cuca ?

"A entrada do Wallyson mudando o esquema e o jogo de hoje mostram que Cuca achou um jeito para o Cruzeiro jogar"

Mundo Azul,


Um esquema para o Cruzeiro jogar... - Nos últimos anos o Ipatinga vinha conseguindo ser o time do interior com o melhor retrospecto contra o Cruzeiro, nos jogos do campeonato Mineiro. No começo tinha a questão de matriz e filial que sempre dava uma vantagem psicológica grande ao Tigre, pois, a própria torcida entrava com aquele espírito dividido, pois do outro lado estavam meninos que muitas vezes a gente queria ver jogando do lado de cá.
E foi nesta toada que vimos o Ipatinga de Ney Franco vir ao Mineirão lotado e com gols de Léo Medeiros e do William (Fred descontou para nós) ganhar do Cruzeiro o título de 2005, quebrando uma seqüência de 15 anos de conquistas de pelo menos um título por ano do time azul celeste. Depois teve uma vitória de 3 x 1 em Ipatinga no dia que o André Luis foi expulso por pretensamente agredir ao árbitro do jogo Galício Pena Jr., que teria assimulado ter recebido uma cabeçada dele, fato que realmente não ocorreu.
Mas, a derrota mais vexatória veio na semi-final do Mineiro do ano passado, quando não fosse a desastrosa arbitragem o Cruzeiro que perdeu de 3 x 0 e foi eliminado da competição teria tomado uns 5 ou 6. A coisa foi tão feia que acabou sendo um dos pivôs da saída do Adílson Batista do comando do Cruzeiro.
O jogo de hoje carregava uma similaridade com este último pois, novamente o Cruzeiro terá pela frente um jogo da Libertadores, na próxima 3ª feira.
O Ipatinga tentou re-editar a receita que deu certo em todas as vezes que ganharam do Cruzeiro. Entrar fechadinho, jogar no erro do Cruzeiro e acertar uma escapada do Alessandro Bocoió para conseguir a vantagem. Só que Cuca colocou um time competitivo em campo.
Esquema = 4-3-1-2 : com Fábio, Pablo, Naldo, EdCarlos e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marquinhos Paraná e Everton; Dudú; Thiago Ribeiro e Wéllington Paulista... Esta foi a formação que iniciou o jogo, contra o Ipatinga que fez linha de 3 zagueiros, com 6 no meio e só Alessandro na frente.
Na etapa inicial o domínio territorial foi todo do Cruzeiro, só que o time não soube transformar a vantagem em gols, talvez por ter jogado de forma muito ortodoxa, tipo cada um no seu pedaço.
As melhores chances criadas nasceram de subidas do Everton ou do Paraná. Diego Renan e Dudú também tentaram, mas, fato é que não se observaram aquelas chances cristalinas de gol. E Naldo não deixava o Alessandro andar, com uma atuação muito sóbria, segura e que entusiasmava o público pequeno presente à arena.
A entrada do Wallyson mudando o esquema e o jogo de hoje mostram que Cuca achou um jeito para o Cruzeiro jogar, tanto assim que nos 5' iniciais o Cruzeiro criou 5 situações de gols e antes dos 10' já estava 2 x 0 para o time azul celeste com um golaço do Thiago Ribeiro aos 6' com uma pancada de fora da área onde a coruja dorme e depois com um gol de Wallyson em grande passe do Marquinhos Paraná.
A entrada de Farias no lugar de Wéllington Paulista deu mais movimentação, embora os beques do Ipatinga chegassem faltosamente todas as vezes que o centroavante recebia de costas.
Daí para a frente, o Cruzeiro claramente tocou a bola, criou até outras chances, mas, o placar não se mexeu.

O Cruzeiro para pegar o Guarani do Paraguai... - Que novidade Cuca nos apresentou nestes últimos dias ?
Vou tentar desenhar para os nossos amigos :
Quando Wallyson entra em campo, o esquema se alterna com Pablo fechando como um 3° zagueiro, com Paraná e Henrique ficando mais e liberando o ala esquerda para subir (Gilberto ou Diego Renan) e mais que isto Wallyson faz um vai e vem pela direita com uma saúde impressionante, que ainda lhe dá fôlego para fechar e fazer gols. O time fica consistente atrás e ganha uma variação tática interessante, porque o espaço criado nas costas do ala adversário é por onde Montillo gosta de atuar.
Com isto Roger ganha espaço para colocar as bolas em profundidade e também descobre os espaços para apoiar o ataque.
Foi desta forma, que o Cruzeiro aliás impôs uma importante vitória sobre o melhor time argentino dos últimos 3 anos (Estudiantes de La Plata).
Se a fase dos nossos outros atacantes fosse melhor um pouquinho, o Cruzeiro iria fazer vitórias de forma consecutiva.
Vi o Vt do jogo do Guarani do Paraguai contra o Tolima, que acabou vencido pelo Tolima com um gol aos 39' do 2° tempo. O Guarani deixava um dos atacantes na frente e recuava com pelo menos 8 jogadores atrás da linha da bola. Não fustigava muito o time colombiano e acabou tomando o gol num lance de mau posicionamento defensivo, coisa que é difícil manter os 90'.
Que não se iludam os cruzeirenses achando que vai ser jogo fácil, por causa do resultado obtido diante do Estudiantes, muito antes pelo contrário. O time paraguaio deve montar um ferrolho para o jogo contra o Cruzeiro. Será jogo de paciência, mas, se passar um boi deve passar uma boiada.
Creio que o Cruzeiro vai entrar no 4-4-2 e se a coisa não for dando certo, vai migrar para o 4-3-3, com fez hoje.
Que o Wéllington Paulista faça gols, senão Farias e Thiago Ribeiro poderão lhe tomar o posto. A fase dele realmente não é boa. Quando está em campo, toma porrada o tempo todo da becaiada e não aparecem boas bolas para concluir, quando ele sai o time melhora com as mudanças e as chances rondam a área... Como diria o narrador do SporTv Milton Leite : "Que fase, hein Wéllington...".

As zebras começaram no sábado e vão continuar no domingão -
☻ Vimos o Cruzeiro-RS eliminar o poderoso Internacional na disputa de pênaltis valendo pelas quartas-de-finais do Gauchão.
☻ Vimos o Boavista, que havia se classificado para as semi-finais da Taça Guanabara no último minuto da fase de descontos, eliminar o Fluminense após empatar em 2 x 2 no tempo normal e depois ganhar de 4 x 2 nos pênaltis.
☻ Vimos o São Mateus virar o jogo em cima do Vitória-ES (eliminado pelo Goiás por 4 x 1 no meio de semana pela Copa do Brasil) no Sernamby, que mais uma vez marcou cena de violência e de invasão de campo com a agressão ao juiz da partida. Lamentável ocorrência.
☻ E também foi surpreendente a vitória de virada do Brasília sobre o Gama na cidade satélite da Capital Federal... (havia cometido um erro na versão original que foi corrigido com a ajuda do nosso amigo Aloisio Mendes, um grande cruzeirense das terras candangas).
Estes resultados derrubaram muita gente na Loteca.
Mas, ainda vamos ter surpresas amanhã. Não duvido do Guarani de Divinópolis abusar do time das ROSAnas amanhã, afinal lá está um menino que vi crescer na base do Cruzeiro e de quem gostava muito do futebol dele que é o Luiz Fernando. Força Bugre...

E a homenagem da coluna hoje vai para : Hermes, D. Cibele, Gustavo e Luyllie (uma família abençoada), Dr. Neverminder, para o grande Pedrosa e seu pai, que são cruzeirenses de Divinópolis.
E de Conceição do Mato Dentro-MG : JB Lazarinni, Marcelo Lazarinni e Marco Antônio Lazarinni (o aniversariante do dia) e aos meus amigos Roberto, Renato, Reinaldinho, Ricardo, Robson, Renílson, Bebeta, Cristina, Heloísa, Regina e Betânia filhos do grande Dr. Juvêncio Guimarães que era aniversariante de fevereiro.
Em tempo, no último dia 17/02/2011 esta coluna fez 5 anos e o 1° que adivinhar e postar qual a coluna que teve o maior número de comentários da história destes 5 anos (e o n° de comentários) ganhará um prêmio especial do colunista.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido"

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 19-02-11 21h26min
João, para o Cuca, o Cruzeiro é o WP e mais 10. O jogo da LA mostrou do que o nosso time é capaz, mas ainda está em formação. Acho que quando for jogar fora, o time precisará de um esquema mais defensivo. O Wallysson está sendo a surpresa positiva desse início de temporada. O Luis Fernando ainda é do Cruzeiro? Eu também gosto do futebol dele.
 heliosangueazul | São Paulo | 19-02-11 22h26min
Boa noite nobre João Duarte. Parabens por mais uma excelente coluna. Muito pertinente suas análises sobre as formações táticas que o Cruzeiro está jogando,(tomara que nenhum técnico adversário leia sua coluna) eu tambem acho que o Cuca está encontrando o caminho certo para as vitórias, estou gostando muito desse garoto Walysson, que preparo fisico! Infelizmente tenho que dizer que na minha modesta opinião, W.P. não dá mais.
 heliosangueazul | São Paulo | 19-02-11 22h34min
Não queria deixar passar "batido" aqui o nosso Montillo, que jogador fantástico, tambem o Roger, acho que funcionou bem a bronca que provávelmente tomou no epsódio com o Cuca e o Gilberto,pois ele Roger ou Rocher, como pronuncia seu amigo argentino, jogou muita bola contra o Estudiantes. João! quanto à coluna com maior número de comentários não tenho dúvidas de que a sua, agora, numero de comentários nem vou chutar pois é uma quantidade muito grande com certeza. Abraços.
 afelipe | Belo Horizonte | 19-02-11 23h45min
Eu achei que o W.Paulista jogou bem na medida do possível o classico e o jogo de hj mas o jogo que ele gosta de apresentar em geral não ta convencendo mais ninguem. Esse cai cai que ele arruma todo jogo na LA vai trazer é muitos problemas pro time. Se ele transformasse a vontade que ele tem de cavar faltas em vontade de fazer gols seria a volta por cima dele. Não precisa ser gol bonito não... O Farías vai acabar entrando, fazendo o feijão com arroz e colocando bola na rede e vai ficar com a vaga
 afelipe | Belo Horizonte | 19-02-11 23h00min
Quanto ao esquema tbm gostei muito. Dá liberdade a quem sabe criar e improvisar e isso ta faltando ao futebol de hj. E essa alternativa dos 3 atacantes tem que ser bem treinada pq abre muito o jogo do adversário e time no ferrolho vai ser rotina pro Cruzeiro.
Não podia deixar de comentar: Esse M.Paraná nunca teve uma oportunidade em grande equipe e não consigo entender isso. Acho o futebol dele espetacular!
 Oliver | Belo Horizonte | 20-02-11 01h17min
João, fugindo um pouco do tema, que público foi esse da arena do jacaré? como é possível manter um time de alto nível nessas condições? "Público pagante: 1.664 Renda: R$ 25.108,13" - Nem se o jogo fosse só para os moradores de Sete Lagoas e com greve geral de ônibus, justificaria esse público. Não tem explicação.
 jfabio | Pouso Alegre | 20-02-11 01h41min
Grande João Duarte, com mais uma belíssima coluna!! No jogo de hoje, um fato inusitado foi a tão solicitada entrada do Farias. E um fato curioso é este mesmo jogador estar fora de forma. Vejam, é compreensível que ele esteja sem ritmo de jogo, mais isso é bem diferente dele estar fora de forma. Penso que a pré temporada mais os dias que ele teve para a primorar o seu condicionamento, deveriam ter sido melhor aproveitados. Vamos observá-lo nos próximos jogos para vermos se foi um caso isolado.
 Marcio-SP | Não definido | 20-02-11 10h27min
Caro João Duarte, parabéns por nos brindar com uma outra bela coluna. Sou seu leitor assíduo e gosto muito da forma com que você analisa os jogos e é uma enciclopédia do nosso Cruzeiro. Acho que o time está bem estruturado, experiente e com chances de disputar e ganhar todos os torneios que encontrar pela frente. Mas acho que já é consenso que necessitamos de mais um atacante. O WP entra e não resolve, o Farías idem. Falta ainda o Ortigoza ter sua chance mas acho que caberia um investimento aí.
 Marcio-SP | Não definido | 20-02-11 10h33min
Cont.Concordo com o colega aí que coloca muito bem a baixa participação da China Azul nos jogos. este público de ontem é ridículo. Eu acho que há uma percepção geral de que a Diretoria já deu o que tinha que dar (como o ZZP tem mandato acho que deveríamos apoiá-lo até o fim). Vê-se claramente que quando o time perde o volume de comentários negativos aumenta de maneira exponencial, enquanto que nas vitórias o aumento é marginal. Acho que parte deste desconforto se dá por uma falha na comunicação.
 Marcio-SP | Não definido | 20-02-11 10h35min
Creio que o setor responsável pela imagem do time deveria estar atento a isso e investir em ações que de fato melhorassem a interação do time com a torcida. Realmente fiquei decepcionado com o público de ontem e do jogo com o Estudiantes.
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 11h50min
Querida Sangue Azul Drª Celeste de Sorocaba,
Creio que Cuca não seja WP + 10 de forma alguma. Ele confiar no jogador é uma coisa, mas, pode estar certa de que ele vai dar oportunidades aos outros como fez no jogo de ontem. Talvez ele entre com Wéllington Paulista na terça-feira, mas, se ele não render, pode estar certo de que ele colocará de novo FARIAS em campo. OU mesmo já entre com o Tecla de cara... com o WP no banco.
Ortigoza está melhorando o condicionamento e terá chances.
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 11h54min
Sou contra trazer um jogador apenas por trazer, para inchar elenco e dar satisfação à torcida...
Sou a favor de trazer jogadores como Victorino, Naldo e Fabrício Carioca porque a nossa zaga só tinha 3 jogadores (Léo, Gil e EdCarlos). Fui favorável a se trazer o Leandro Guerreiro porque o grupo havia perdido Fabinho e EliCarlos.
Não considerei válidas as incorporações de Afonso e Geovane porque eram apenas testes para ver se dava. E quanto ao ataque vieram André Dias, Ortigoza e Reis.
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 11h59min
O Cruzeiro poderia ter utilizado um jogador entre Thiaguinho, Eliandro, Wanderlei ou Anselmo Ramon que já eram nossos, mantendo Thiago Ribeiro, Wéllington Paulista, Wallyson e Farias que já eram nossos e trazer um grande nome para a camisa 9... mas, a opção foi trazer os 3 jogadores e ver no que iriam dar. Para as funções de lado de campo, o Cruzeiro poderia manter Thiago Ribeiro, Wallyson e Thiaguinho...
Para atuar como referência, teria que vir um nome bastante superior a WP e Farias.
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 12h03min
O grande nome para chegar ao Cruzeiro com certeza custaria caro aos cofres do clube, mas, em minha visão poderia ser contratado :
- o Corinthians trouxe Liédson e pagou R$ 8 milhões.
- Fernandão está encostado no São Paulo e poderia ser uma grande opção.
- Ricardo Oliveira também viria, mas, o investimento seria de uns R$ 10 milhões.
- Miralles do ColoColo também poderia vir com um investimento de pelo menos uns R$ 7 milhões.
Não adiantaria sonhar com Fred, Deivid ou Borges.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 20-02-11 12h07min
João Duarte, estive fora por algum tempo, mas sempre lia suas colunas e dos demais, apesar de não comentar. Estou voltando a fazer isto com prazer. O jogo contra o Guarani será dureza, e penso também que virão jogando atrás. Nossa exibição contra o Estudiantes será referência para os demais jogos, tanto para nosso time quanto para os demais. Somos os adversários a serem batidos.Uma correção: o jogo aqui de Brasília foi entre o Gama e o Brasiliense e foi vencido de virada pelo visitante. Abraços
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 12h08min
Entendo as dificuldades de contratar. Porque rendimento passado não é garantia de atuações de alto nível no futuro. Por exemplo : Keirrison, saiu bem do Coxa, teve luz no início no Palmeiras, mas, não rendeu nada no Barcelona, Benfica e Fiorentina. E mesmo no Santos, não consegue fazer nada de especial, mesmo tendo grandes jogadores a seu lado como Neymar, Elano, Alex Sandro, Arouca... e ganha um baita salário. É por estas e outras que eu falei que Fábio Jr. seria uma boa pedida para o Cruzeiro.
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 12h11min
O HeMan fez 5 gols em 4 jogos no Fluminense, mas, está se mostrando um pé-frio muito grande. Ora foi destaque no Goiás e o time esmeraldino foi parar na 2ª divisão. Estava no lados do Corinthians quando os gambás foram amarrotados... Sei não... Mas, existem alguns jogadores dos quais aprendi a querer distância : Rodrigo Fabri, Luis Mário, HeMan, etc... kkkkkkkkkk
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 12h13min
Aloísio Mendes, vou proceder as correções, porque o jogo entre Vitória e São Mateus estava interrompido e na continuidade o time da casa virou o jogo e eu não me apercebi disto, ok ?
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 20-02-11 12h16min
João Duarte, vejo que nossa carência está apenas no ataque, pois a lateral direita ficará bem com o Pablo. Tem jogado mais que o Jonathan jogou o ano passado. Marca bem e tem saído de forma satisfatória ao ataque. Acredito que o atacante que procuramos está na Toca, pois um dos 3( WP, Farias , Ortigoza) deverá se acertar. Não entendo ainda a demora para Ortigoza começar a jogar, o que está ocorrendo? Vejo o grupo mais versátil este ano, pois tem mais opções e mais jogadores coringas. Concorda?
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 20-02-11 12h20min
João Duarte, a correção que eu cito é no jogo do Gama contra o Brasiliense, no Estádio Bezerrão. O Gama abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo com Éderson e a festa da torcida do Periquito continuou durante todo o primeiro tempo. Já no segundo, o Brasiliense acordou e empatou logo aos sete minutos, com o atacante Rômulo. Minutos depois, Rômulo voltou a balançar as redes e colocou o Brasiliense à frente no placar. Abraços.
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 12h21min
Aloísio,
Pablo realmente está jogando muita bola e tem grande consciência tática. Está conquistando a torcida do Cruzeiro aos poucos, como tem que ser, mostrando futebol em campo.
Sobre a centroavância (estou criando mais uma palavra para o dicionário do futebol com esta aí né ?.......rs, rs, rs) :
- Conhecemos bem o Wéllington Paulista e suas limitações
- Farias tem tido uma ligação forte com os gols mal anulados, eu ainda creio que vá nos dar muitas alegrias. Confio nele
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 12h25min
- André Dias jogou uma partida após longo tempo contundido, mostrou faro de gol e voltou para o DM. É preciso ver mais. - REis é muito rápido e tem bom posicionamento na área, mas, precisa ter mais chances.
- ORTIGOZA como todos os que vêm do mundo árabe, chegou ao clube com péssimo preparo físico e está sendo recondicionado com calma. É a maior aposta da diretoria e merece toda a nossa paciência. Ele mostrou ser um guerreiro em campo nos tempos de Palmeiras (atual cemitério de 9's).
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 12h26min
Aloisio Mendes,
O Rômulo que está no Brasiliense é o mesmo que passou pelo Cruzeiro há um tempo atrás ?
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 20-02-11 12h28min
João Duarte, me desculpe, mas como o futebol daqui é pouco conhecido, isto é normal acontecer, mas veja a história deste time: O Brasiliense Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro, sediado em Taguatinga, Distrito Federal. O presidente do Brasiliense é o ex-senador do Distrito Federal, Luís Estêvão, dono de um conglomerado de empresas conhecido como Grupo OK. O clube foi fundado em 2000, e antes de completar 2 anos de existência, conseguiu chegar à final da Copa do Brasil de 2002. É o
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 12h30min
Aloisio Mendes,
Quais são os coringas ?
Pablo, Diego Renan e Marquinhos Paraná - jogam nas laterais, de volante e de armador.
Gil e Victorino - Jogam na zaga e podem fazer a lateral direita.
Fabrício Carioca - joga no lado esquerda da defesa e ala.
Montillo - meia, ponta-de-lança e de 2° atacante.
Roger - joga de armador, meia e ponta de lança.
Gilberto - lateral esquerdo, ala, 2° volante, meia e ponta de lança
Henrique - volante, armador e quarto zagueiro.
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 12h34min
Thiago Ribeiro - Ponta de lança e atacante de lado de campo.
Wallyson - ala direita, atacante de lado e centroavante.
Pedro Ken - volante e armador.
Dudú - ponta de lança e 2° atacante
Léo - zagueiro e volante centralizado.
Leandro Guerreiro - volante, armador e 3° zagueiro
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 20-02-11 12h36min
João Duarte, sim é ele mesmo. Veja que neste jogo ele fez os dois gols. Não esqueço do jogo que ganhamos do time do outro lado da lagoa por dois a um. O Thiago Martinele fez o primeiro e Ramires virou no final do jogo. Eu e meu filho estávamos no Mineirão. O Rômulo perdeu um gol incrível e começou a perder espaço neste jogo, juntamente com Fabinho, atacante que esteve emprestado ao Cabofriense. Fabinho recebeu uma bola na frente e ao entrar na área tropeçou no gramado e caiu. Abraços.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 20-02-11 12h45min
João Duarte, veja a história do outro clube: O Brasília Futebol Clube, ou simplesmente Brasília, é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Brasília, no Distrito Federal. Foi fundado em 2 de junho de 1975, sob o nome de Brasília Esporte Clube e tornou-se um dos primeiros clubes-empresa do Brasil, em 8 de novembro de 1999, passando a se chamar Brasília Futebol Clube. Suas cores são o vermelho e o branco, motivo pelo qual também é conhecido como Colorado. É o clube de futebol profissional
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 13h19min
Grande Hélio Sangue Azul,
Creio que o Cuca está sendo muito coerente ao fazer as suas definições de escalação. Wéllington Paulista e Thiago Ribeiro entraram em fase de seca e o Wallyson vem mostrando serviço ? Ora, se o menino está pedindo passagem, Cuca está lhe dando a oportunidade e ele vem correspondendo. Primeiro sacou o Thiago Ribeiro. Agora começou a sacar o Wéllington Paulista, como que a dizer... tenho que dar a vaga para quem estiver melhor.
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 13h22min
Vale a máxima de Geraldo Vandré :"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer" ou seria a frase célebre de Gentil Cardoso ? :"Quem pede recebe, mas, quem se desloca tem a preferência".
Com uma competição justa entre eles e atuando quem estiver melhor creio que quem terá o maior lucro será o Cruzeiro. Podemos não ter o "creme de la creme", mas, nenhum dos nossos atacantes é ruim demais... A fase definirá quem joga. E creio que Cuca vai usar de justiça.
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 13h25min
AFelipe,
Talvez por não ser um especialista e jogar em todas a gente olhe para o Marquinhos Paraná como uma 2ª opção para todas as funções. Como 2° volante, como um cara que chega e chuta a gol, faz gols, creio que ele fique em desvantagem em relação a Fabrício e Henrique.
Para jogar como 3° zagueiro talvez o Leandro Guerreiro por cabecear melhor e estar acostumado a fazer a função de dublê, até possa ser melhor... Mas,....
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 13h28min
Mas, para fazer coberturas, distribuir o jogo, limpar os lances, desarmar sem fazer faltas, ele é inigualável dentro do elenco do Cruzeiro. Veja que ele está sempre no caminho das bolas, e que erra muito poucos passes. Se o Paraná melhorasse a qualidade dos passes na vertical, chutasse a gol como Henrique e Fabrício ou chegasse de cabeça na área para concluir igual ao Henrique, seria o maior meio-campista do universo.
Entendamos portanto o Cuca considerar muito relevante a ausência dele...
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 13h31min
OLIVER,
Depois quando uns e outros afirmam que a torcida do Cruzeiro só vai na boa, a gente reclama e dá rabo-de-arraia, mas, o fato é que quando o Cruzeiro ganha do adversário a torcida celebra normalmente e quando perde, sempre aparecem os que querem mudar tudo...
Antes do clássico era Léo e mais DEZ, como o rapaz falhou nos 30' iniciais e a gente nem sabe o que pode ter se passado com ele, agora já virou 4ª opção ? A gente escuta que os Perrelas são mãos de vaca e coisa & mais
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 13h33min
Mas, como manter um time de ponta com arrecadação de R$ 50 mil depois do Cruzeiro ter arregaçado com o Estudiantes e ter ganho de 5 x 0 no meio da semana ?
Querem que o clube contrate o Alex, mas, na hora que o clube pede a presença do torcedor, ele prefere ir para o PAY-PER-VIEW ?
Eu não posso fazer muito à distância...
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 13h36min
Prezado JFábio,
Você conhece aquela história da pergunta feita ao profissional sobre quem é que estava travando o crescimento dele na empresa ?
E na qual o sujeito começava a citar fulano, beltrano, sicrano ...
Aí, a voz da consciência dele lhe pedia para olhar num ambiente e quando ele entrava lá se via no espelho ?
Pois bem, o Farias começou a acreditar que Cuca não lhe daria chances, porque preferia o Wéllington Paulista e relaxou em sua preparação.
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 13h38min
Quem foi mesmo o culpado ?
Pois é... quando ele menos es´perava, o treinador o inscreveu entre os 25 da Libertadores...
Depois, no jogo seguinte deu chances a ele de jogar um tempo contra o Ipatinga...
E depois na partida seguinte pode optar por sair jogando com ele de cara... E se ele se sair mal por estar mal condicionado, mesmo tendo todo o tempo do mundo para se condicionar a culpa terá sido só dele. É por isto que o profissional tem que estar preparado sempre...
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 13h40min
André Dias era uma carta fora do baralho. Só que teve a chance contra o Villa Nova em Nova Lima e fez a sua parte...
E de carta fora do baralho ganhou a camisa 25 da Libertadores...
Se o cara faz parte do grupo do Cruzeiro, tem que estar orgulhoso de estar ali e sempre se dedicar ao máximo. As chances vão aparecer... é bom estar preparado...
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 20-02-11 15h48min
Alô mestre João Duarte. Esse domingão tranquilo sem futebol para a maior torcida de Minas depois dos 2 x 0 no Ipatinga, temos mais tempo para navegar nos site azuis. Acho que o jogo contra o Guaraní não será de todo difícil. Acredito que o Cuca irá manter o time que sapecou o Estudiantes. Precisamos dessa vitória sobre o Guaraní e torcer também por um empate do Estudiantes na segunda rodada.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 20-02-11 15h50min
SOBRE SUA PERGUNTA, acredito que foi aquela coluna de 02/06/2006: TOCA DA RAPOSA X ARENA MULTI-USO com 235 comentários.
 Eduardo123 | Não definido | 20-02-11 17h13min
Se o Cruzeiro não tem um centroavante convincente por que não jagar sem? Pense o Cruzeiro poderia entra com Wallyson e Ribeiro de pontas e o Montillo pelo meio, no Cuzeiro os gols de cabeça são extremamente raros, alem do mais contra times fechados os chutes de fora e lançamentos diagonais são mais proveitosos que tentar encontrar um centroavante e contra times abertos usar a velocidade do Ribeiro de Wallyson. Hoje sem o Ibra o Barça joga mais que quando tinha ele. E olha que o Ibra joga muito.
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 19h25min
Eduardo123,
Existem algumas coisas no futebol que não mudaram. Todo time que é mesmo bom tem que ter a sua espinha dorsal. Um grande goleiro - Fábio
Um zagueiro que imponha respeito - Victorino
Um volante (5) que dê ritmo ao time e comande o sistema defensivo - Fabrício e Marquinhos Paraná conseguem dar conta do recado, Fabrício ainda tem a vantagem de ser um líder nato, em minha opinião.
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 19h27min
Um ponta-de-lança - que saiba colocar os atacantes na cara do gol e também chegar na área para finalizar : nós temos Montillo e Roger.
Um centroavante - que saiba definir as jogadas, que seja uma referência ofensiva nas triangulações e que se coloque bem na área para ser o definidor do time. Este é o homem que tem nos faltado nas últimas temporadas.
O Cruzeiro não tem a espinha dorsal, mas, tem ótimos coadjuvantes. Pablo, DR e Gilberto são nomes que atacam bem pelos lados do campo
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 19h31min
O Cruzeiro hoje tem boas opções para serem o colega da zaga ao lado do Victorino : Léo, Gil, Fabrício Carioca, Naldo e EdCarlos são boas opções, com certeza.
Henrique e Leandro Guerreiro são ótimo volantes e podem ainda executar a função de 2° volante ou senão de armador por um dos corredores.
Com relação a Roger e Montillo, o Cruzeiro pode usar Dudú e Gilberto que a coisa não irá destoar tanto. Como 2° atacante o time tem Thiago Ribeiro, Wallyson e ainda pode usar Dudú ou Montillo...
 João Duarte | Vit�ria | 20-02-11 19h33min
Então, para o time campeonar a solução imediata é que um dos nossos centroavantes comece a colocar a bola na casinha.
Que um deles desencante na Libertadores :
9 - Wéllington Paulista
18 - Farias
20 - Ortigoza
25 - André Dias
Se isto acontecer, eu não duvido quem vai campeonar é o Cruzeiro.
 estrelado campeão | Ubá  | 20-02-11 23h27min
João Duarte, você abordou a questão de jogador sem sorte, tal como, o R Moura (HE MAN). Esse ano o Cruzeiro terá que quebrar uma escrita, um tabu diferente. Nas duas Libertadores éramos treindos por treinadores fluminenses(Zezé Moreira 76 e Paulo Autuori em 97). E os gols do título foram marcaddos por jogadores mineiros com a camisa 11 (JOaõzinho 76 e Elivelton 97). Esse ano temos um paranaense no banco(Cuca) e o camisa 11 não é mineiro. É um tabu gostoso de ser quebrado.
 Cícero volney | Vitória/ES | 21-02-11 11h03min
João, será que não há perigo de acontecer com o Ortigoza o mesmo que aconteceu com o Prediger... veio, não teve chance alguma e se foi?
 João Duarte | Vit�ria | 21-02-11 13h49min
Estrelado campeão,
Sinto desapontá-lo quando a tal sina da camisa 11.
Em 1976, Joãozinho jogava com a camisa DEZ.
Em 1997, Elivelton jogava com a camisa VINTE.
Quanto aos treinadores veja que as escalações guardavam alguma semelhança : Raul (Dida), Nelinho (Vitor), Morais (Gelson Baresi), Darci (Gottardo) e Vanderlei (Nonato); Zé Carlos (Donizete), Eduardo (Ricardinho), Jairzinho (Palhinha II); Batata (R. Gaúcho / Cleisson), Palhinha I (Marcelo Ramos) e Joãozinho (Elivelton)
 João Duarte | Vit�ria | 21-02-11 13h50min
E não é que Cuca está armando um sistema razoavelmente parecido com os anteriores com o uso de 2 meias ? Porque não poderia dar certo ? Sei não estrelado, ainda creio que chegue um centroavante de boa folha corrida para as fases agudas, principalmente se nenhum destes 4 melhorar a coisa de botar a bola na casinha...
 João Duarte | Vit�ria | 21-02-11 13h53min
Batista-DF,
Não elogio qualquer contratação dos Perrelas, isto é sacanagem de sua parte.
Acabei de fazer críticas e vivo pedindo a tal cereja do bolo que nunca vem...
Seja justo comigo Batista, pelo menos uma vez.
Eu sou torcedor e escrevo aqui porque gosto.
Não recebo nenhum tipo de incentivo de quem quer que seja, muito antes pelo contrário.
Um grande abraço - JCDuarte
 Flavio RT | Itabira | 21-02-11 20h19min
Boa noite João; Perder pras Rosanas ainda tá amargo. Golear o Estudiantes foi bom pela historia recente. Mas Cuca está certo não ganhamos nada. E vamos vivendo a sina da falta do 9. Mas fiquei mais esperançoso devido à vinda do Vitorino. E pelo Roger ter ficado e estar jogando (jogou muito na 4ª), apesar de achar q Carlos Alberto seria mais agudo. Mas o esquema c/ Gilberto lateral e Roger Montilo nos dá inúmeras opções de criação. Vamos WP, desencanta!!!!
 João Duarte | Vit�ria | 22-02-11 09h12min
Flávio RT,
Ao contrário de muitos gosto do futebol do Carlos Alberto. O problema é que o cara sai do Flu, vai para o Porto e aos 19 anos é decisivo na conquista de um título mundial. Aquilo lhe subiu à cabeça e ele perdeu o comando. Rodou por São Paulo, Corinthians, Botafogo, Vasco e agora está no Grêmio, sem contar uma passagem fracassada pelo futebol alemão. E só tem 26 anos. Talvez agora, mais centrado vá voltar a render o futebol que tinha nos tempos do "EYE OF THE TIGER"...
 João Duarte | Vit�ria | 22-02-11 09h15min
Só que gosto mais do futebol do Roger, que é mais participativo e também cobra faltas, chuta a gol, passa, lança de 3 dedos e quando está inspirado leva o seu time às vitórias.
Foi bom o Roger ter ficado. Já o Gilberto volta ao DM. Ele tem problemas sérios com as batatas das pernas dele e tem estado contundido com muita frequência. Jogando, com ritmo de jogo, é muito bom para o time também.
 João Duarte | Vit�ria | 22-02-11 09h17min
Quanto ao WP creio que ele tenha que ficar mais à frente e não voltar tanto. Já chega para concluir sem oxigênio no cérebro, tomando a pior decisão. Veja que ele normalmente faz os seus gols no 1° tempo e depois cai demais de rendimento na etapa final. Se doa ao time, ajuda na marcação, mas, se ferra na hora de concluir. Se o treinador é amigo dele e o protege, deveria dividir o esforço de marcação dele sobre outros ombros. Contra tudo e contra todos eu ainda creio no Wéllington Paulista.
 Marcbsb | Brasília | 22-02-11 18h07min
JD, achei seus comentários aqui até melhores do que a análise feita na coluna. Só não concordo muito com descartar um jogador por ser pé-frio. É com base nessa idéia que alguns poucos torcedores não gostam do Fábio (uma tremenda injustiça). Contratação tem que ser por competência e encaixe no que o time precisa. Nesse ponto eu acho que o Rafael Moura cairia como uma luva no Cruzeiro (até pq ele queria muito jogar aqui). Claro que conquistas no currículo contam muito, mas isso não é tudo.
 webber | Belo Horizonte | 22-02-11 22h41min
Até que enfim um jogo onde os nossos atacantes fizeram o seu dever de casa. Wallyson é a válvula de escape do Cruzeiro. É rápido, controla bem a bola e tem um tiro certeiro. Thiago deu o seu recado e mostrou que está disputando espaço; perdendo o medo da vergonha em atirar sem direção, ele faz gols. O Farías é isto: oportunista na grande área. É o que entendo de atacante; pode não ser bom, mas tem que guardar. WP! Bem, tá passando uma fase que vai fazer aniversário; banho com sal grosso!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [1 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [1 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [1 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [1 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [2 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster