Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI- Tecnologia da Informação



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

16/02/2011 | Voz da Arquibancada
Os clássicos detalhes do Futebol

Por Marco Emílio

Dizem que um clássico se define nos detalhes. Não concordo muito, com esta tese, mas tenho que admitir que no clássico de ontem, o primeiro da década por sinal, os "detalhes" fizeram a diferença, se não vejamos:

Detalhe 1 - O clássico for marcado para ser o jogo anterior à estréia do Cruzeiro na Libertadores, diga-se de passagem contra o adversário mais difícil do grupo. Coincidência? Difícil acreditar, pois as datas da Libertadores eram conhecidas a muito tempo. Qual a influência da derrota no jogo da LA? Somente saberemos na quarta-feira.

Detalhe 2 - Pênaltis. Um para o lado das frangas no mínimo polêmico, pois nenhuma imagem da TV conseguiu mostrar direito o que aconteceu. Será que a visão do árbitro era assim tão privilegiada? Ainda mais naquele momento do jogo onde éramos claramente superiores. Conhecendo o histório das arbitragens em MG, fica difícil não desconfiar. Outro, este sim claro, com imagens mostrando o L. Silva puxando o Roger na grande área, não foi marcado. Será que o árbitro não viu? E o bandeira, que estava na linha do lance, também não? mais uma vez fica difícil de aceitar que foi um erro humano.

Detalhe 3 - Bolas na trave. Duas para o nosso lado que não entraram e uma para o deles que entrou. Aqui cabe somente lamentar o azar, mas influiu certamente no resultado da partida.

Detalhe 4 - Substituições. Na minha opinião o Cuca acertou ao substituir o Gilberto pelo Roger. Errou ao substituir o Leo pelo Edcarlos, pois se o próprio Cuca não viu pênalti na jogada do Léo, não poderia culpar o mesmo pelo lance. No segundo gol, entendo que foi uma falha do Leo, mas com contribuição do D. Renan e Gil. O histórico do Ed Carlos no Cruzeiro não era favorável e ele claramente falhou nos dois outros gols das frangas. Acho que o Cuca demorou a fazer a terceira substituição e insistiu em manter o T. Ribeiro em campo, que nada fez no jogo todo. Infelizmente, parece que o Cuca começa a fazer como o AB que tinha seus protegidos que nunca deixavam o time. Tomara que não seja o caso.

Detalhe 5 - Torcida somente do mandante. Será que vale mesmo a pena? Nos últimos 3 jogos entre frangas e Cruzeiro o de torcida única perdeu. Não teria sido melhor fazer o jogo em Uberlândia com as 2 torcidas. Parece que o time com torcida única sente a pressão de ter que ganhar o jogo, e uma possível vantagem acaba se voltando contra o time. Algo a se pensar para os próximos jogos.

Minhas constatações, baseadas nos jogos que vi do Cruzeiro este ano, são as seguintes:

- Nosso ataque continua deficiente. É hoje o maior ponto fraco do time. Se não for solucionado, vejo poucas chances na LA e Brasileiro. Quem sabe Ortigoza e Farias (que ainda não mostrou a que veio) possam resolver este problema, mas não tenho muitas esperanças.

- Nosso sistema defensivo não é consistente. Não falo somente dos zagueiros, que com a chegada do Vitorino melhora muito, mas de todo o sistema incluindo os laterais e volantes. Em vários momentos aparecem "buracos" na defesa, que permitem a entrada de atacantes no "mano a mano" ou até em vantagem contra os defensores. Isto precisa ser corrigido com urgência. Na minha opinião o D. Renan ainda é deficiente na marcação, sem querer culpá-lo por todos os problemas (é apenas uma constatação).

- O Pablo pode ser uma alternativa p/ a lateral direita. Não comprometeu ontem e tem muita raça. É curioso que o nosso lateral esquerdo seja destro e o direito canhoto, mas se funcionar que assim seja.

- Agora uma opinião que deve me custar muitos xingamentos, mas vou dá-la assim mesmo. O Montillo não está sendo o jogador decisivo que deveria ser, ou pelo menos aquele que eu acredito que ele deveria ser. Faz boas jogadas, mostra talento e habilidade mas não decide o jogo. não chama a responsabilidade para si. Por que será? Será que superestimamos suas qualidades? Tomara que não. Ainda espero dele uma atuação brilhante e decisiva com a camisa do Cruzeiro.

No mais é seguir torcendo pelo nosso time e dar o troco na Rosanas, nas finais do Mineiro e no Brasileiro.

Saudações Celestes,
Marco Emilio Guimarães
Eng. Eletrônico e Torcedor fiel do Cruzeiro

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 eris | Teófilo Otoni | 16-02-11 09h17min
Ser roubado por time grande é menos dolorido que por time pequeno.
 tanure | Belo Horizonte | 16-02-11 11h43min
Que preguiça dessa mania que alguns têm de ficar rendendo. Clássico é clássico, às vezes se ganha, às vezes se perde. É simples. Pq q dói tanto perder pro Atlético? Somos infinitamente mais vitoriosos do que eles, e esse brio todo só dá força à torcidinha patética deles. Sobre a data: sinceramente, o time tem que dar 100% de sua vontade em campo, independentemente do jogo que vem a seguir. Se o Cruzeiro perder pro Estudiantes, vão colocar a culpa na FMF, criar conspirações, etc... É dose.
 marco | Curitiba | 17-02-11 00h01min
Grande vitória sobre o Estudiantes. Valeu Cruzeiro. Valeu Cuca, armou muito bem o time. Jogaram muito: Roger, Montillo e Wallyson. Gostei da estréia do Vitorino. O time todo foi bem. Decepção só do público. Nem 11.000 pagantes. Acho que os próximos jogos contra times grandes deveriam ser em Uberlândia.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster