Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
De Jure - Coworking



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

11/02/2011 | Voz da Arquibancada
Onde mandar os jogos?

Por Lílian Alcântara

Desde que o Mineirão iniciou as reformas há uma grande briga entre torcedores a respeito de onde deveriam ser mandados os jogos. Cada um fala uma coisa, que a Arena é longe de BH por isso a torcida não vai; e Uberlândia não tem torcedor que vai ao estádio; Ipatinga não sei o que. Mas espera aí. Por acaso os 8.000.000 de torcedores da China Azul estão todos em Belo Horizonte? Não. E então porque os torcedores do interior não vão ao estádio? Aliás, eles não vão mesmo?

Resolvi conferir matematicamente as teorias de estádio/torcida que vejo por aí. Os três estádios que receberam jogos do Cruzeiro foram: Arena do Jacaré, Ipatingão e Parque do Sabiá:

- A Arena recebeu 8 jogos, dentre eles jogos importantes – que no Mineirão costumam ter grandes torcidas – como Grêmio, Vasco e a última rodada do Camp. Brasileiro contra o Palmeiras. Somando o público dos 8 jogos foram 90.707 pagantes, uma média de 11.338 por partida.

- No Ipatingão foram apenas 2 jogos, contra o Grêmio Prudente e o Vitória, jogos que não são de muito público mesmo, somando os dois públicos foram 20.400 pagantes, uma média de 10.200.

- Já o Parque do Sabiá recebeu 5 jogos, todos importantes: Corinthians, Flamengo, Internacional, Fluminense e um clássico. O total de público recebido foi 122.012, média de 24.402 por jogo.

Comparando os jogos do Parque do Sabiá com os três “grandes jogos” da Arena temos uma média de 24.402 contra 14.030. É fato que em determinados jogos em Uberlândia parecíamos jogar em campo neutro, com a torcida meio-a-meio. Mas, em questão de rentabilidade o Parque do Sabiá vale à pena. E creio que o marketing poderia dar um pouco mais de atenção à região levando mais torcedores ao estádio ainda, a diretoria também pode trabalhar uma forma de canalizar a torcida deixando maior o público do Cruzeiro em jogos ditos “neutros” pelo nosso presidente.

Mais interessante ainda é se compararmos os outros cinco jogos da Arena aos dois jogos do Ipatingão, tentando observar o comportamento das torcidas em “jogos de menor porte” a média da Arena fica 6.347 contra os já ditos 10.200 do Ipatingão. Aliás, sempre que o Cruzeiro vai a Ipatinga recebe um bom número de torcedores.

Se algo pesa a favor da Arena do Jacaré é a proximidade com Belo Horizonte, diminuindo o desgaste de viagens dos jogadores e tendo em vista que as maiores torcidas organizadas ainda estão em torno da capital. As próprias torcidas podiam aproveitar da situação para criar “filiais” nas cidades em torno dos outros estádios. Isso seria muito vantajoso para o clube e continuaria sendo útil quando o Mineirão voltasse, pois o Cruzeiro ainda visitará tais estádios, no Campeonato Mineiro, por exemplo. Além de outras vantagens como proximidade com outros estádios nos estados vizinhos para onde caravanas poderiam ser organizadas.

Enfim, ao invés de ficar na briga de sair ou não da região metropolitana o Cruzeiro deveria abraçar a causa e explorar o interior de Minas com boas ações do marketing, fortalecendo mais nossa torcida.

Lílian Alcântara
@LilianAlcantara
lilianalc92@gmail.com

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Jose Eustaquio de Ol | Ipatinga | 11-02-11 17h30min
Quanto ao Ipatingão, existem dois motivos para que o cruzeiro não mande seus jogos aqui: 1} O corpo de bombeiros estabelecleu o publico maximo em 11200 torcedores, desde 2009. 2) Em 2010 o cruzeiro jogando aqui, empatou com o Gremio Prudente e perdeu para o Vitoria por 1x0. Por isso tambem a diretoria nem colocou o Ipatingão para opção para seus jogos. Nos dois jogos citados acima o publico poderia ser maior, mas ainda existem os cambistas.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 11-02-11 17h57min
O jogo que marcou em Uberlândia, para muitos torcedores, foi aquele contra o São Paulo. Naquele dia o Cruzeiro não entrou em campo, coisa comun nos jogos contra esse adversário. O Cruzeiro já entra perdendo quando enfrenta os Bambis. As estatísticas estão aí para confirmar. Eu concordo com você Lilian. O Cruzeiro tem que saber explorar melhor essa situação de ter que jogar no interior. Assim acho válido jogar tanto na Arena como no Parque e até em outros estádios.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 11-02-11 18h00min
O MKT tem que identificar para quem torce os habitantes da região na hora de marcar os jogos. Acho por exemplo que contra os times do eixo, deveria usar a Arena. Contra Grêmio, Inter e Zebrado poderia ser o Parque. E é lógico, ir acompanhando o calendário. Quando for jogar quarta e sábado, p. ex. a Arena é mais indicada e por aí vai.
 lilianalcantara | Foz do Iguaçu | 11-02-11 19h55min
Concordo, que os jogos deviam ser selecionados... exatamente como você exemplificou. Mas é indiscutível quea diretoria tem que trabalhar mais os jogos no interior, e mesmo os na Arena... que não vêm sendo aproveitados da forma que podiam.
 pyxis | BHZ | 12-02-11 11h35min
Lílian,
COncordo com sua linha de discussão, mas discordo do desenvolvimento da discussão.
Existe um conflito entre MKT e Dir.Futebol que não acompanha a linha de raciocínio "melhor" para o Cruzeiro e parece ser inconciliável.
Entendo, rapidamente e superficialmente, que cada partida/adversário deveria ter uma avaliação do LOCAL/CIDADE/ESTÁDIO.
Entretanto a logística necessária para isto torna impossível ter um Cruzeiro "itinerante" pelas cidades de MG e entorno.
 lilianalcantara | Foz do Iguaçu | 13-02-11 21h42min
não discordo... há jogos que devem ser mesmo na Arena, por uma série de motivos. Porém nada impede que os outros fossem usados para essa "missão itinerante"
 leonardohenke | Uberlandia | 15-02-11 21h10min
Gostei muito do tema, sou de uberlandia, e posso afirmar que no jogo contra o SPFC havia muitos corintianos torcendo para o São paulo, pois eles ainda brigavam pelo título. O gramado do Parque do Sabiá ajuda o futebol do cruzeiro pois é o que mais se assemelha ao do Mineirão. Acho que desistiram daqui por pura superstição do Cuca.
 estrelado campeão | Ubá  | 16-02-11 20h40min
Boa coluna Lilian. Ótimos argumentos do Ceu - Sorocaba/Itajubá. Em jogos contra os times do eixo o Cruzeiro usaria a Arena. Em outros jogos (Nordeste, Gaúchos , Catarinenses....) Parque do Sabiá ou Ipatinga. Afinal não é sempre que perderemos em Ipatinga.
 webber | Belo Horizonte | 31-03-11 21h35min
Pois o jogo contra o Mequinha em Varginha mostrou que cabe esta opção para os jogos do Cruzeiro. Para lá foram torcedores de várias cidades do sul de Minas, mostrando a força do clube na região. Pena que o estádio é pequeno e o gramado ruim, mas se aquela cidade investir na idéia de melhorar e ampliar o estádio, pode convidar o Cruzeiro a fazer seus jogos lá que ambos vão se dar bem, a cidade e a região.
 wellmo | Taubaté | 18-04-11 21h34min
Acho a idéia do "intinerante" muito válida, mas pouco vantajosa e até perigosa. Colocar o time de ônibus nas estradas mineiras é contar muito com a sorte. Prometeram o Independência pronto no meio do ano e não irão cumprir o prazo. Jogar em Uberlandia é sim "jogar em campo neutro". Torcida faz muita diferença quando o jogo está difícil. Com a torcida apoiando e participando, o adversário se desconcentra. O que falta para nós mineiros é uma outra opção de estádio grande, por enquanto, (continua)
 wellmo | Taubaté | 18-04-11 21h42min
o Cruzeiro deve continuar jogando na Arena do jacaré mesmo, os resultados falam por si. Infelismente, na Libertadores o Cruzeiro será obrigado a jogar lá em Uberlandia, por pura falta de opção, e ai vamos perder o maior trunfo que temos na competição, que é a pressão da Arena. Quero ver a torcida do triangulo lotar o Parque do Sabiá em um jogo decisivo, ai eu mudo de idéia. Foi muito chato para mim que moro no estado de SP, escutar os caras dizendo que a torcida adversária era maior que a nossa.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançara livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

15/11 - 22h22 [6 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster