Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Eliane Pessoa - Consultora RH



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

16/12/2010 | Joao Duarte
O Ranking dos Campeões Nacionais

"No meu ranking o placar é : Cruzeiro 6 x 1 ROSAnas"... Quero ver alguém contestar !!!

Mundo Azul,


☻ Tópicos da Semana : "Mercado ainda em processo de calmaria. Novidade quase nenhuma. Lista dos Melhores e Pitacos da Semana na pauta do dia"


◘ Seleção do Troféu Guará, montada num 4-4-2 clássico :

Gol - Fábio. Inquestionável, a média de 1 gol / jogo no Brasileiro confirma.
LD – Danilo (América), jogou um bolão no Mineiro e foi para o Santos
BC – Léo (fez apenas 20 jogos, mas, mostrou muito futebol
QZ – Gabriel (América), fez uma ótima série B.
LE – Diego Renan, foi melhor que seus concorrentes da posição, sem brilhar.
VL – Henrique. Fez um ano maravilhoso, boas participações, gols decisivos.
2°V – Fabrício. Bem defensivamente e ótima participação ofensiva.
MD – Montillo. Mudou o futebol do Cruzeiro, fez a diferença.
PL – Luciano. Um bom campeonato mineiro e uma ótima série B, pena ter se machucado. Um meia-atacante muito inteligente e oportunista.
AT – Thiago Ribeiro. Ótimo na Libertadores, regular no mineiro e bom no Brasileiro. Ninguém foi mais efetivo no lado do campo.
CA – Obina. Fez a diferença nas Cocotas, no Mineiro e Brasileiro. Teve uma atuação destacada nos jogos que o clube mais precisou dele. Merece muito.
Treinador : Cuca. Pegou o Cruzeiro com 9 pontos e fez 60 pontos em 31 jogos, média de campeão. E seu time foi notoriamente prejudicado em vários jogos entre os quais cito : Botafogo (2x2), Grêmio (1x2), Santos (1x4), São Paulo (0x2) e Corinthians (0x1), este um roubo que valeu férias nos EUA a Sandro Meira Ricci.
(*) - menção honrosa a Mauro Fernandes e Nedo Xavier que conduziram seus times (América e Ituiutaba) ao acesso e a Dorival Jr. que fez o milagre de livrar as cocotas do rebaixamento.
Dirigente do Ano : Magnus Lívio (América) que teve competência para montar o time que subiu à série A com poucos recursos, sabendo contratar.

◘ A participação do Inter no Mundial : Vexame ? Arrogância ? Incompetência ? ou um pouco de cada coisa ?... Fico com a última opção. Estudaram demais a Internazionale de Milano, até mesmo o Pachuca e se esqueceram que tinham um jogo eliminatório antes.
Se tem uma coisa que o mundo do futebol não perdoa é o ganhar antes da hora. O Inter e seu treinador incorreram no mais comum dos erros. E o pior foram avisados pelo Pachuca do México.
Roth cometeu o erro de escalar mal o time, não é mesmo ? Olhem só :
♦ Giuliano não pode ser apenas um jogador de 2° tempo se ele decidiu os jogos mais importantes para o time.
♦ Guiñazu não tem que sair da defesa e achar que pode resolver os problemas de criação do time.
♦ Sandro, o volante que jogava mais fixo atrás fez muita falta. O Wilson Mathias tem outra característica e sua escalação ao lado de Tinga exigiria mais dos alas / laterais.
♦ Ney acrescenta pouco ofensivamente e abre um rombo atrás, a solução de manter o Bolivar ajudaria a ter homens de meio com menor poder de marcação.
♦ Sobis e Alecsandro batiam cabeça... Tyson era a velocidade e a ligação, que ficaram perdidas.
♦ Finalmente, com D'Alessandro e Kleber bem marcados o Inter sumiu.
♦ Andrezinho e Giuliano mereciam mais chances, ao meu ver, porque viviam um momento melhor.
Estas são as minhas inferências no lado técnico, que caberiam ao Mr. burROTH.

◘ As contratações do mundo da bola - mercado estagnado, com muitas especulações mas, pouca coisa de concreto se realizando.
Os especulados para vir para o Cruzeiro até agora foram :

♦ Caio (Avaí) - jogador rodado, conhecido de Cuca, meia ou ponta-de-lança. Passagem discreta por grandes clubes, já com 30 anos. Seria para composição do elenco. O Cruzeiro tem Montillo, Roger, Gilberto e provavelmente as voltas de Bernardo e Dudú. Creio que Pedro ken, pelo que jogou este ano não vá ficar. Sincera e honestamente não vejo necessidade de investir nesta função.


♦ Rafael Moura ou He-Man (Goiás) - jogador rodado que mostrou bom futebol na Sul-Americana este ano. Pediu muito e não deve ser contratado. Eu preferia que o Cruzeiro tentasse trazer nesta ordem de preferência :

a) Borges (Grêmio) - não teve um bom ano, mas, é um jogador que tem grande poder de definição e que também é rápido, qualidade exigida no futebol dos dias de hoje. O problema é que o contrato dele não está expirando.
b) Ricardo Oliveira - O Cruzeiro poderia compor com o time dele (Al Ain), mas, São Paulo e Santos já tentaram e aquisição de um jogador já rodado como ele não tem custo-benefício, difícil encontrar parceiros.
c) Deivid - foi muito mal no Flamengo, mas, já readaptado ao futebol brasileiro com certeza daria resultado no Cruzeiro.
d) Loco Abreu - jogador rodado e experiente. Poderia dar muito certo no Cruzeiro, embora o seu estilo seja mais ligado a futebol-força. Ocorre que Loco Abreu não é tão cego com a bola nos pés como se imaginava a princípio.
e) Elton (Braga e ex-Vasco) - centroavante habilidoso, canhoto. Bom no jogo aéreo e muito rápido. Poderia fazer boa dupla com Thiago Ribeiro.
f) Ciro (Sport) - agora é a hora de investir sobre este jogador, que está em baixa, mas, tem grande potencial.
g) Júnior (Vitória) e Fábio Jr. (América) - centroavantes muito experientes, que poderiam ser úteis numa composição de banco.
Não vou falar de Fred, Marcelo Moreno, Kléber, Araújo ou Guilherme, porque são grandes conhecidos do nosso torcedor. Mas, vejo como difíceis o retorno de cada um deles ao clube, embora sejam bons valores.
Especialmente o Kléber creio que tendo o Cruzeiro 50% dos direitos dele, haja chance de voltar e disputar a Libertadores para ver se valoriza. Mas, não creio que desta vez ele tenha apoio incondicional como antes...

♦ Leandro Guerreiro - Este eu acho um jogador muito interessante, especialmente se o Cruzeiro negociar um dos homens de contenção do trio titular (Henrique, fabrício ou Paraná). Até mesmo na situação de reforma com as saídas de Fabinho e EliCarlos ou a não ascenção do Uchoa, creio ser um jogador que comporia bem o grupo e não iria requerer grandes investimentos. Mas, se perguntarem para mim, se é uma posição crítica no elenco eu lhes diria que não é prioritário um investimento neste jogador. Se vier, ótimo. Senão, o elenco está bem.

◘ A unificação dos títulos - Eu não tenho nenhum problema porque desde sempre me considerei campeão brasileiro de 1966.
Negar que aquelas conquistas representavam o título nacional é coisa de São Paulinos, Corintianos e Flamenguistas que jamais raparam nada na era de ouro do futebol brasileiro. Digo era de ouro porque neste tempo ainda jogavam por aqui :
Pelé, Pepe, Coutinho e Edú (Santos), Ademir da Guia, Dudú, César, Artime e Pio (Palmeiras), Gérson (São Paulo), Paulo Borges e Aladim (Bangú), Rivellino (Corinthians), Tostão e Dirceu Lopes (Cruzeiro), Manfrini, Samarone (Fluminense), Garrincha, Jairzinho e Paulo César Cajú (Botafogo), entre outros.
Juca Kfouri, Renato Maurício Prado e outros "micos" amestrados vão querer advogar a tese de que a Taça Brasil deveria ser acoplada à Copa do Brasil e o Robertão ao Campeonato Brasileiro, para tentar diminuir o efeito (rs, rs, rs).
Mas, o fato é diverso e para mim deveríamos contar conquistas nacionais.
Ou seja, os títulos de campeão em torneios que indicaram representantes brasileiros na Copa Libertadores do ano seguinte.
Seriam considerados como títulos nacionais : Campeonato Brasileiro (1971 a 2010), Copa do Brasil (1989 a 2010), Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 a 1970), Torneio dos Campeões (2000 a 2002)e a Taça Brasil (1959 a 1968).

O mapa dos campeões seria o seguinte :

1 - Palmeiras 10

2 - Flamengo 9

3 - Santos 9

4 - Corinthians 7

5 - São Paulo 6

6 - Cruzeiro 6

7 - Grêmio 6

8 - Fluminense 4

9 - Internacional 4

10- Vasco 4

11 - Botafogo 2

12 - Bahia 2

13 - Sport 2

E depois vem os clubes que conquistaram apenas 1 solitário título :
- AtléticoMG, AtléticoPR, Guarani, Coritiba, Paysandú, Criciúma, Santo André, Paulista de Jundiaí e Juventude-RS.
A goleada é estrondante : 6 x 1... deixem as ROSAnas no choro...


E a homenagem da coluna hoje vai para a turma de Conceição do Mato Dentro que há anos me agüenta : Pico, Bodão, Sessé, Beto, Róbson, Paíca, Bosco & Fonema, Mané, JB, Renatão, Dênio e Gato, Marcelo & Marco Antônio, João Roberto, Otacílio Costa e Joaquim Perneta, Bimba & Bimbinha, Zezé & Otacilinho, Léo e Eli Parente, Marcelo & Marcinho Brasileiro, Batata & Sarrata, ... só gente boa que eu terei o prazer de rever neste final de ano, se Deus assim o permitir...
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 16-12-10 20h46min
Alô mestre João. Você já cansou de pedir para o ZZPerrela tirar o escorpião do bolso. A Libertadores 2011 vai ser muito difícil, e sendo a nossa quarta participação consecutiva, acho que o ZZPerrela deveria reforçar um pouco mais o nosso cruzeirão. Falta muito pouco para deixar esse time em condições de disputar a LA 2011 em igualdade de condições com os outros, pois a começar pela nossa chave que vai ser de rancar pica pau do oco. Grande abraço.
 Zezé | Belo Horizonte | 16-12-10 23h15min
Compadre, estamos te esperando, quando chega? Gostaria de acrescentar um nome na lista de atacantes Roger (ex SP, Vitoria, Sport e Guarani), este tem cheiro de gol e nós que digamos, pois tomamos gols dele em todos estes time! Além dele ser destaque em todos. Estou doido para o janeiro passar só para pegar este Estudientes está na garganta!Saudações Celestes!
 João Duarte | Vit�ria | 16-12-10 23h57min
Batista,
Creio que pode dar negócio é uma troca de Fabinho x Leandro Guerreiro...
E realmente o MIRALES é uma grande pedida, principalmente se a gente perder o Thiago Ribeiro (se chegarem por volta dos US$ 10 Milhões o Zezé vende na hora).... E tem mesmo que vender.
 João Duarte | Vit�ria | 16-12-10 23h59min
Cumpadre,
Dia 25 é aniversário da Jéssica e ela faz questão de passar a data com o namorado, nada mais justo. Saio dia 26/12 daqui, bem cedinho. PIT STOP em BH e dia 28 vou para Conceição. Volto de lá dia 02/01 cedinho, em direção a Vitória... Não sem antes curtir o REI DO ROSÁRIO, João Mala Véia...
 João Duarte | Vit�ria | 17-12-10 00h00min
Em minha opinião o Zezé tinha que preparar uma proposta para a volta do Alex10 e ponto final... Principalmente se os homens chegarem no Cruzeiro com muito fudunço para levar o Montillo...
 surfista celeste | Vitória | 17-12-10 12h11min
Diga grande João?! Concordo c vc quanto as opções para o ataque/homem d área q é a posição q mais precisamos,o time carece muito d um fnalizador competente uma referencia.Ontem na boa vitória do sub 20 sobre as frangas tive mais uma vez a impressão q Sebá e principalmente o Thiaguinho merecem uma chance no profissional!Sebá tem q ser melhor orientado em relação ao posicionamento ele precisa aprender jogar mais centralizado masi dentro da área ele tem corpo p isso!
 surfista celeste | Vitória | 17-12-10 12h15min
Em relação a possível vinda d Leandro Guerreiro até q agrada!acho q ele acrescentaria ao time pq além d fabrício ficar muito d fora por questões físicas ele formaria uma boa meia cancha c henrique o prórpio fabrício e Montillo e daria mais liberdade p henriq e fabrício q se apresentam muito bem na frente!Sem falar q L.Guerreiro tb tem bom jogo aéreo inclusive marcou muitos gols assim no Bota!vamos aguardar como diria AB! Um abraço joão!
 chiabi | Nova Lima | 17-12-10 16h37min
Caro João Tesoura, nesse período tem muita especulação e muito oba-oba. Posso afirmar que os nomes estudados passam longe do que vem sendo mostrado na imprensa (aparecem apenas os que os empresários frustrados soltam). O camisa 9 fará toda diferença em 2011. Basta dizer que tivemos cerca de 20 gols a menos que Flu e Gambás no BR10. Se fosse o Dimas, ficaria com o Deivid. No mais, nos encontremos entre 26 e 28/12. Forte abraço. Jr.
 Marcelo Brasileiro | Vespasiano | 17-12-10 21h30min
Meu grande amigo Joao Duarte,primeiramente muito obrigado pela homenagem,sabe o quanto me orgulho de ser seu amigo.Tambem sempre considerei titulo de 1966 como sendo Campeao Brasileiro,nada mais do que justo.Como novidade,estarei indo dia 31 passar o reveillon em nossa Conceiçao,depois de 26 anos e espero dar um grande abraço no amigo.Marcelo
 Marcelo Brasileiro | Vespasiano | 17-12-10 21h37min
Meu amigo Joao,nao sei se vc sabe,mas meu pai na epoca me deu um lp,contando a conquista de 66 que é mais ou menos assim:Ei Cruzeiro vc foi Campeao do Brasil,honrando a sua cor de azul anil,vencendo o Santos de Pele,mostrou que é bom e deu ole.Ei Cruzeiro vc foi alegria mostrando a todos a sua academia:Raul na meta,Procopio e Neco,Willian,Pedro Paulo,Piazza e Natal,tem Dirceu Lopes um furacao e um grande artilheiro Tostao,Evaldo que nao é de brincadeira e la na ponta corre Wilton de Oliveira.
 Flavio RT | Itabira | 18-12-10 19h38min
Pois é, As franguinhas rosas contrataram o Rycharlisson. E o Zzp? Só uma dúvida, de onde vem o dinheiro deles, das bichas do lado seco da lagoa??
 lanza | Vitória | 24-12-10 00h02min
Joao, Para voce e todos que comentam nesta coluna, boas festas.Esperamos que nosso time continue entre os primeiros. Saude para todos. Lanza
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [1 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [1 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [1 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [1 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [2 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster