Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

01/12/2010 | Joao Duarte
"Que venha 2011... a base de 2010 é muito boa"

"Desta vez a gente sabe que pode perder alguns jogadores pela necessidade de caixa, mas, sem desespero..."

Mundo Azul,


O que nos falta para 2011 ? - É uma opinião geral de que o Cruzeiro tem um bom elenco neste momento. Embora a competição ainda não tenha acabado, certamente a necessidade de se fazer caixa poderá tornar necessária a venda de jogadores importantes do elenco. Mas, mesmo que percamos alguns bons valores do elenco não há razão para desespero.
Como será feito o planejamento ?
O que fazer para repor as peças que forem negociadas ?
Como repor a baixo custo e com qualidade ?
Estes são os novos desafios que ocuparão o cenário do futebol brasileiro nos próximos 2 meses, o período é de férias e de muita especulação.

Alguns pontos que não podem ser esquecidos neste processo :

1 - É preciso contratar dentro da realidade orçamentária do clube

2 - É preciso vender jogadores, priorizando as posições onde a reposição dentro do próprio elenco seja facilitada.

3 - É importante se verificar o estágio físico dos jogadores que estarão sendo contratados. Jogadores com histórico frequente e repetitivo de contusões, tem que ser vistos com rigor máximo. Vejam as contratações de Fernandinho pelo Atlético-MG, Borges no Grêmio, Deivid no Flamengo, Emerson Sheik no Fluminense, Gilberto no Cruzeiro, Ricardo Oliveira no São Paulo, Ronaldo no Corinthians, Sóbis no Inter, Carlos Alberto no Vasco, entre tantas outras. O índice de utilização foi baixíssimo. Todos bons jogadores com fama reconhecida.

4 - É preciso se contratar jogadores não pelo fato de serem preço de ocasião ou oportunidade de mercado, mas, trazer jogadores que possam atuar. Contratar para as posições carentes do elenco.
5 - O Cruzeiro precisa reduzir drasticamente o n° de jogadores sob contrato. Sejam promissores ou não, as apostas de que alguns dos emprestados fossem explodir num outro time, estão dando errado e o clube acaba gastando demais, sem perspectiva de retorno. Pelo menos aparentemente estes fatos não tem representado aporte no caixa cruzeirense. Esta alternative tem que ser reavaliada de forma urgente.

Há ainda alguns detalhes a serem discutidos neste hiato do futebol após o fim da temporada regular que se encerra no dia 05/12.
1 - Calendário de 2011 - Não dá para ficar chorando o processo de pré-temporada. E no caso do campeonato mineiro o jogo mais importante já acontece na 3ª rodada (dia 12/02). É preciso então encarar os jogos das 2 rodadas inaugurais como amistosos da pré-temporada e fazer o planejamento de forma a que os jogadores se reapresentem no dia 03/01, para os exames de rotina.
E que os trabalhos da pré-temporada se iniciem de imediato. E o caso se agravará se o Cruzeiro tiver que enfrentar a PRÉ-LIBERTADORES.

2 - Timing das Contratações : Normalmente a janela de transferências ocorre em janeiro até o final do mês. Se o Cruzeiro sabe que pode perder algum jogador, é preciso que busque a peça de reposição antes e faça a sua inserção no elenco já prevendo a pré-temporada. Só que o agente maior é quem contrata pelos clubes do exterior. Se a coisa é feita no último momento, tudo fica muito complicado em termos de planejamento e de reposição. Mas, pode ser mitigado seo clube souber se antecipar neste processo.

3 - Que jogadores podem sair do clube ou receberem propostas para sair?

◘ Fábio - é o melhor goleiro em atividade no Brasil nas últimas temporadas, sem favor algum. Um dos grandes responsáveis pelo Cruzeiro ter chegado a 4 Libertadores nos últimos 4 anos (recorde na história do clube). Mas, creio que dificilmente poderá sair. Tem longo contrato e a multa rescisória foi aumentada.
Mas se sair além de termos boas opções na base olharia com carinho o futebol de : Neto (AtléticoPR), Renan (Avaí) e Magrão (Sport-PE).

◘ Jonathan - valorizado por ter sido o melhor brasileiro de 2009, não teve boa uma seqüência boa em 2010, mas, mesmo assim foi um dos melhores de sua posição. É um dos que tem maiores chances de ser negociado. Falam do interesse do Milan pelo seu futebol, tem bom CV com passagens pela Seleção em suas categorias de base. E quem faria a reposição ? O clube já tem o Rômulo, Pablo (infelizmente não aprovou) e Diego Renan que podem jogar nas 2 laterais e ainda os garotos Gil e Hyago na base que tem um grande potencial. Para se contratar fora : Lucas (Figueirense), Vitor (Palmeiras, em baixa com Felipão que tem usado Márcio Araújo de lateral direito) e os garotos Raul (Atlético-PR) e Douglas (Goiás).

◘ Diego Renan - a carência de bons laterais esquerdos no Brasil, o fato de já ter sido convocado para a seleção das categorias de base, o bom futebol mostrado especialmente no Brasileiro do ano passado, valorizaram o garoto.
Considerando que o Pablo não deve ficar, recai sobre Hyago a responsabilidade de ser a peça de reposição. Gilberto, caso fique, pode ser usado no setor e o único lateral-esquerdo que surgiu este ano é o garoto Alessandro (Santos) que não deve ser negociado.
Alguns nomes a considerar são : Juan (FLA) que deve entrar em disponibilidade, Ramon (Vasco), Márcio Azevedo (AtléticoPR, que ficou bastante tempo contundido este ano) e Richarlysson (São Paulo).


◘ Fabrício, Paraná e Henrique - Estes 3 jogadores estão no Cruzeiro há 3 temporadas e tem sido um dos fatores de diferenciação do time. Henrique que foi mal em 2008, melhorou muito em 2009 e jogou o fino em 2010. Paraná manteve a regularidade com atuações de muita consistência e Fabrício foi o mais diferenciado, embora tenha sido o que mais sofreu com as contusões. Adílson Batista deve querer levar pelo menos um deles para o Santos. Henrique tem parte do passe vinculado ao banco BMG. E Paraná tem contra si o fato de ser o mais velho dos 3 e uma saída para o exterior é mais difícil.
Dos outros volantes do elenco, Pedro Ken não aprovou. Fabinho teve um ano de altos e baixos, mas, mais de baixa. EliCarlos quase foi parar no AtléticoGO, mas, ficou no elenco e Prediger nem estrear conseguiu. O melhor de todos foi Francisco Everton que mostrou futebol e tem que continuar em 2011. Uchoa, que aliás voltou aos juniores, deve ser emprestado para ganhar experiência.

Quem poderia vir numa eventual necessidade de reposição ?
Dudú (América-MG) confirmou o seu futebol na série B deste ano. Michel (Ceará) foi o melhor volante centralizado que vi atuar no Brasileiro deste ano. Leandro Guerreiro (Botafogo) é um jogador espetacular na proteção à frente da zaga. E como 2° volante o Derlei (Inter) que fez um ótimo campeonato no Náutico em 2009, Róbston (Atlético-PR) que jogou um bom brasileiro de 2010 e o ruivo Souza (Ponte Preta) são jogadores que poderiam vir para o Cruzeiro e que não fariam feio. Um jogador de quem sempre falo é Fernandinho (ex-AtléticoPR), que está há anos no Shakhtar Donetsky (Ucrânia) e seria um armador de grande qualidade, versatilidade, com o perfil muito parecido com o de Fabrício, Henrique e Paraná. A volta de Bernardo é mais do que certa, para mim.


◘ Montillo, Roger e Gilberto – Montillo é sem dúvida o jogador mais valorizado do elenco do Cruzeiro neste momento. Além de ter feito uma ótima campanha com a Universidad de Chile (La U) no Chileno e na Libertadores, entrou como uma luva no time do Cruzeiro. Perdê-lo agora seria um baque profundo para o time. A sua saída somente poderia ser suprida se viesse um jogador como ALEX10, mas mesmo assim não gostaria de vê-lo negociado. Roger teve seu ano prejudicado pelas contusões e falta de seqüência, mas, tem se mostrado um jogador de grupo, aglutinador, bem diferente do que gostam de falar dele alguns colegas do mundo azul. Disseram que ele havia boicotado ao Adílson Batista, mas, isto não foi verdade. Ocorre que Adílson preferia Gilberto com a 10 e armava o time com 3 volantes e limitou o espaço do Roger. A chegada de Cuca, com outro sistema tático lhe abriu mais possibilidades e ele não decepcionou.

Gilberto é um ótimo jogador. Mas, esteve ausente em momentos críticos na nossa caminhada em 2010, assim como Roger também se contundiu muito (ficou um turno inteiro fora do time) e fez muita falta ao grupo de jogadores. Bem condicionados os 3 meias do Cruzeiro serão uma dor de cabeça para Cuca. Não creio na saída de nenhum deles, mas, se for por negociação creio que Montillo é a bola da vez. Se for para aliviar a folha de pagamentos, permitindo a vinda de um novo craque, creio que Gilberto possa ser disponibilizado para o mercado. Dudú deve voltar do Coritiba, onde não conseguiu brilhar e muito menos se firmou, mas, é um grande diamante a ser polido com esmero e calma.

◘ Thiago Ribeiro e Wellington Paulista – Thiago teve um bom ano no Cruzeiro sendo o artilheiro do time na Libertadores. Wellington Paulista fez alguns golaços este ano (como contra o América-MG naquele chutaço do meio de campo ou contra o AtléticoMG na Arena do Jacaré), mas, deixou a desejar, especialmente na reta final do Brasileiro. Quem sabe não faz ele o gol do título cruzeirense neste domingo ? Mas, o fato é que perdeu espaço no coração do torcedor do Cruzeiro.
Farias estreou bem, mas, depois se apagou. Wallysson mostrou um bom potencial, embora, ainda não tenha se desencabulado e Robert não foi bem no Brasileiro. É o setor que pede mais mudanças. Podemos ter reformulação grande neste segmento.
Quem poderia vir ? Borges (Grêmio), Rafael Moura (que encerra o ano jogando ótimo futebol no Goiás) ou os ex-cruzeirenses Fred (sonho de consumo da torcida do Cruzeiro), Guilherme, Kleber Gladiador, Marcelo Moreno ou Fábio Jr. (que fez ótima série B com o América-MG) ou buscar Yarlei (Corinthians), Fernandão (São Paulo), Ewerton (Palmeiras) ou Deivid (Flamengo) todos experientes e que não tiveram um ano de bom futebol em seus clubes ?
Entre os pratas da casa temos o Thiaguinho e o Eliandro (que não fez boa temporada no Sport de Recife).
E as promessas em que se poderia investir ? Wesley (Grêmio Prudente), Roberto (Avaí), Ciro (Sport) ou Misael (Ceará) ?

A decisão está nas mãos de Zezé Perrela, Gustavo Perrela e Dimas Fonseca. Que Deus ilumine a eles e ao Cuca na montagem do grupo de 2011.

E a homenagem da coluna vai para : Mariana, Stephany, Beth Makenel, Drª Celeste, Suelen Rigueira, Simone Bastos, Frede, Bruno Barros, Matheus Penido, Alan Alencar, Walmiro Muzzi, Walisson, W2Cruzeiro (preferia o “nick” original W2WenWis), Prof. Cruzeiro Rock (deve ser o Biorock), jmegito, Marcinho-GV, Márcio China Azul (cadê), Rodrigo Andrade = Alex10, em nome da turma que comenta no blog e no site.

E de Conceição do Mato Dentro-MG : Hoje é dia de homenagear a turma do antigo Maranhão / Strogonoff : Bigode, Kabutê, Binha, Tita, Eduardo Ferreira, João da Nega, Sim Sim Salabim Bimbim, Renato do Cassimiro, José Antônio de Carvalho Souza (o Tripa, o maior driblador que Conceição do Mato Dentro já teve), Joaquim Luiz de Araújo Costa (chamado injustamente de Perneta), Nilo Sérgio Carneiro (Nilão), Butão Picolé, Magno Tomé, Demerval e Dácio da Benfica, Savinho da Túnica do Guilé (o popular Jucão), Lorota, entre tantos outros. Só gente boa de bola...

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 01-12-10 16h58min
Ô João, que grata surpresa a sua coluna em plena 4a. feira.
Como sempre, lúcido e coerente.
Belo resumo, deveria ser repassado para a cúpula do clube.
Tbém concordo. A base é boa, o clube está mais orbanizado agora. Estamos entre os melhores. Falta o título pra coroar este esforço.
4 anos, 4 Libertadores. 102 anos, 4 Libertadores. Quem é mesmo o grande clube de Minas?
Um abç.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 01-12-10 17h08min
Dos jogadores que vc citou, um que eu acho a cara do Cruzeiro é o Fernandão. Inteligente, bom no jogo aéreo, conclui e passa bem.
Não teve um bom retorno ao SPFC.Poderia ser sondado.
Outro que me agrada é o Juan. Sabe jogar. Mas seu ciclo no Fla terminou. Cairia bem na L.E.
Um abç.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 01-12-10 17h51min
Alô mestre João! Êta 2010 complicado para a torcida azul celeste. Queira Deus que aconteça um empate nos jogos de Flu e Curíntia e o cruzeirão consiga uma boa vitória sobre o Parmera e possamos comemorar o título em 2010. É preciso que o time seja mantido para 2011 e temos que começar janeiro com uma boa temporada, pois temos que ganhar o mineiro 2011. Será que o Cuca vai priorizar a Libertadores como fazia o Adilson e deixava o Mineiro em segundo plano? Ou colocará os titulares no mineiro?
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 01-12-10 18h20min
João, vamos rezar bastante para que o Zezé segure a maior parte de nossos jogadores. Nosso time é muito bom. Só não é perfeito pela falta esta nos fazendo um verdadeiro centroavante "matador". Precisamos contratar uns 2 centroavantes de 1ª, 1 lateral esquerdo, 2 zagueiros dos bons e segurar todo o meio de campo, além do Gil, Léo, Leonardo Silva, e Fábio.
 CrazyBlue | New York | 01-12-10 18h22min
Ola Joao! Brilhante analise! Voce fez o estudo de mercado que a Diretoria Celeste teria que fazer. Digo, teria, pois ja nao ha mais necessidade. Basta que os dirigentes leiam a coluna, e sei que o fazem, devido a excelente reputacao e repercussao do site Cruzeiro.org entre os que acompanham as coisas do Cruzeiro e mesmo dos que entram para espionar..rs..Bela coluna! Um grande abraco!
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 01-12-10 18h22min
Gostaria muito do retorno do Moreno. Será que ele esta bem?
 CrazyBlue | New York | 01-12-10 18h27min
Joao; No dia 6 de dezembro completo mais um ano de vida, gracas ao bom Deus! E sinto de uma maneira especial que posso ser presenteado com mais uma conquista historica do nosso Cruzeiro. Sera simplesmente fantastica, a conquista, se ela vier. Estou em NY, mas ja preparei todo o necessario. Confiando sempre ate o apito final dos jogos que nos interessem. Espero reve-lo, quem sabe, no Novo Mineirao, num daqueles encontros maravilhosos que a galera organiza. Saudacoes Celestes e grande abraco!
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 01-12-10 21h56min
Nobre João Duarte, se fosse possível manter esse elenco para 2011 e adicionar uns poucos reforços, já iniciaríamos o ano como vencedores a começar pelo estadual!!! ***Saudações Celestes e não se esqueçam: 02 de Janeiro, 90 anos do Cruzeiro***
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 01-12-10 22h04min
João, obrigada pela homenagem. Reforço a necessidade do Cruzeiro diminuir a quantidade de jogadores sob contrato. É muito dinheiro indo para o ralo. Gosto dos dois laterais do Flamengo. São experientes. Assim se o Jonathan sair, o Léo Moura também seria uma boa opção. Também gostaria de ver o Fábio Jr de volta. Espero que a diretoria não venda o Montillo. E já que o prediger não deve ficar, o Cruzeiro deveria buscar mais um argentino, preferencialmente que já tenha ganho uma LA.
 Prof. Cruzeiro Rock | Belo Horizonte | 02-12-10 00h44min
Boa madrugada, João. Sou eu mesmo. Saudações cruzeirenses. Foi a análise mais fantástica do ano que está terminando (até eu sonho com um gol do Paulista). Comprei 2 caixas de cerveja em lata pro domingão e estou "À espera de um milagre", como aquele filme. Só prá completar: a demora na saída do Adilson (deveria ter saído no final do Ruralito ou, no máximo, após a queda na Libertadores e a ausência de um matador "de fato" no time. Não temos um artilheiro em querm possamos confiar. ACREDITA Zêro !
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 09h03min
Mestre João, o que aprendemos nesses últimos anos? Que a manutenção da base de um time só ajuda. Nosso elenco está cada vez melhor, à despeito da questão de vendas de jogadores. Perdemos alguns, mas a base foi mantida e o time cresceu esse ano. Isso é o que fica. Então que o Perrela pense nisso, perceba isso. Partir do zero é muito mais difícil do que partir de uma base, em que já foi percebida as carências, e por isso podemos já vislumbrar o que precisamos para o ano que vem.
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 09h06min
Penso que as contratações devem seguir a linha de aposta em jovens valores, à exceção da posição de atacante. Precisamos de um goleador, de um titular na posição. Temos essa carência mais evidente. W. Paulista fez gols importantes, mas não tem bola pra ser titular do Cruzeiro. Não é a íngua que muitos dizem, mas passa ao largo de ser um jogador pra ser titular nesse time atual do Cruzeiro. Deveria ser envolvido em alguma troca.
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 09h08min
Sobre jogadores jovens que observei esse ano cito alguns que poderima vir pra Toca: Ciro do Sport, centroavante, mas mais ao estilo de sair da área, buscar a arrancada, mas seria uma ótima aposta. Roberto do Avaí, jogador de lado de campo, muito bom, e que poderia ser uma grande alternativa ao T. Ribeiro. Dos outros nmes que vc citou acho que o Fred não vem, mas os nomes de Guilherme e Deivid me agradam muito. Kléber deve ser usado pra fazer renda, já deu.
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 09h11min
Fábo Jr., fez uma espetacular série B, mas não o vejo como bom reforço nesse momento. Rafael Moura é um jogador que vem fazendo ótimas partidas, melhorou demais, mas o considero ainda ouro de tolo, seu brilho é falso. Pro ataque na minha opinião seriam esse nomes: Ciro, Roberto, Guilherme e Deivid. O Mizael também fez um ótimo começo de Brasileirão, mas caiu demais depois, acho uma aposta um tanto quanto arriscada com chances de não dar certo, mas vai saber?
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 09h14min
A lateral é uma posição complicada. Ambas. O mundo sofre com carência nessa posição, à exceção dos brasileiros que jogam lá fora. Prefiro que não saia o Jonathan, a reposição ali será complicadíisima pois não vejo o Rômulo com estofo pra assumir a titularidade, engatar uma sequência de bons jogos. Acho que existe uma grande possibilidade, caso o Jonathan saia, da torcida começar a pegar no pé dele. Acho que vale o investimento pro Jonathan ficar.
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 09h26min
Na esquerda, prefiro apostar no D. Renan do quem em outros jogadores. Além do que torço muito pela permanência do Gilberto, que pode jogar ali, dependendo do esquema, da formação de meio. O Juan do Flamengo faz uma temporada lastimável, e talvez não seja um bom reforço. No mais, prefiro que a tal manutenção do elenco passe por essa posição também.
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 09h28min
Na zaga não vejo no momento necessidade de reforço. Temos a volta do L. Silva, temos o Gil, cada vez melhor, e o Léo, que foi depois do Montillo, nossa melhor contratação no ano. Só se pintar uma oportunidade de trazer um extra-série, caso do Rafel Tolói, senão o melhor é manter todos esses que estão aí. Em um elenco temos que ter 6 zagueiros, devido à alta rotatividade da posição por conta de cartões e até mesmo contusões. Léo, Gil, Caçapa. L. Silva, Edcarlos e Deivisson da base. Tá bom demais.
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 09h32min
Volantes; não há dúvida que se torna uma das prioridades manter a trinca, Paraná-Fabrício-Henrique, além do Everton que se mostrou bastante útil. Fabinho se ficar não acho de todo mal, é bom ter no elenco um volante-volante pra determinadas situações. Prediguer não posso falar, nãojogou, e nunca o vi jogando, pelo menos não me lembro. Acho que precisamos de um jovem valor ali pra complementar o elenco e já prepara pra uma eventual saída de algusn dos pilares da trinca.
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 09h34min
E o nome pra mim deveria ser o do João Victor do Prudente. Jogadoraço. Que inclusive também joga na lateral direita. Seria um versão do Everton, só que destro, e que joga muito mais. Aposta certeira, tomara que o Cuca e a diretoria já tenham se ligado nele, senão vai acabar parando em um grande de São Paulo.
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 09h36min
Gosto muito da ideia das voltas do Bernardo e do Dudu, que não foram bem nos seus empréstimos, alguns brilharecos. Mas confio demais no potencial de ambos e sem dúvida a incorporação deles ao elenco nos fortaleceria. Fernandinho que tá no Shaktar é um excelente jogador, mas que tem muito moral por lá, acho difícil a sua vinda, mas vale o investimento, e faz também uma ala direita com bastante qualidade.
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 09h40min
Pra finalizar, a volta do Alex. Se estiver de mals prontas que seja pra desembarcar na Toca. Vale todo e qualquer esforço. Vale venda de algum dos nossso principais jogadores. Vale tudo. Alex é um jogador que faz os outros jogarem ainda mais, com seu futebol solidário de lançamentos, cruzamentos perfeitos. A sua chegada valorizaria todo o elenco, além de ser um ídolo incontesti. Não podemos é assistir incólumes a sua ida para outro clube brasileiro. Pra mim seria como perder um título, em casa.
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 09h44min
Alex é o maior injustiçado dos últimos 30 anos de seleção brasileira. Pra mim sempre jogou muito mais do que qualquer um da posição, inclusive Ronaldinho Gaúcho, não tenho dúvidas disso. É um gênio que continua arrebentando lá fora, há anos. Fazendo muitos gol, assistências mil, é um extraterrestre. E´no Cruzeiro talvez seja onde ele tem a maior admiração da torcida. Sei, é ídolo no Palmeiras, no Coritiba, não tinha como não ser, mas aqui ele simplesmente tem o nome gravado entre os maiores.
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 09h46min
Mestre João, inclusive sei que vc o conhece. Faz a cabeça dele lá, tenho certeza que isso conta. Cabe até um movimento da torcida pra sua volta. Mas não uma coisa que se restrinja à internet. Que não seja uma cobrança burra, vaiando outros jogadores, mas com classe, assim como ele nos ensinou. Que a diretoria perceba que vale o investimento, com ele podendo ser o carro-chefe de muitas ações de marketing.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 02-12-10 10h27min
Bruno, não acha que, com Montillo jogando o fino, Roger recuperando seu melhor futebol e Gilberto presente no elenco, a volta do Alex agora,seria , digamos, inoportuna?
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 11h50min
Não acho, Léo Gontijo. Até porque ele joga mais do que os 3 juntos. Montillo joga demais, mas o Alex é muito mais jogador. Como disse o João Duarte outro dia, vale até vender o argentino se isso significar a volta do Talento Azul. Apesar de toda qualidade do Montillo nosso time ficaria ainda melhor. Mas nos meus melhores sonhos os 2 jogam juntos. Os outros times que se virem pra marcá-los. Vão precisar de uns 5 volantes
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 11h51min
E se ele viesse a primeira medida seria dar adeus ao Roger. Que justiça seja feita tá jogando muito bem nesses últimos jogos, mas como eu disse, por um talento da magnitude do Alex vale qualquer sacrifício.
 BrunoBarros | Brasília | 02-12-10 11h53min
O Gilberto pra mim ano que vem pode ficar como uma ótima opção pra lateral inclusive, dependendo do esquema pode jogar na lateral sim, basta termos 3 volantes no meio que deêm liberdade pra ele chegar na frente. Pode ser também uma ótima opção no meio como um 3o. homem de meio, pela esquerda. É um jogador polivalente e que deve permanecer no elenco, mesmo se o Alex vier. Pode ser nosso 12o. jogador.
 estrelado campeão | N�o definido | 02-12-10 16h45min
João Duarte, concordo com sua postura em relação a tomada de decisões para 2011. Vejo que está faltando pouca coisa para emplacarmos de vez, ou seja, pescar um peixe do tamanho de uma Libertadores ou Brasileirão (que ainda temos chances esse ano, embora seja dificil). Gostaria de ressaltar o seu comentário a respeito do Montillo, Roger e Gilberto. De fato, o custo benefício do Gilberto foi muito alto. Em sair um dos 3, que seja o Gilberto. Se Motillo sair, só Alex ou um Conca para seu lugar.
 estrelado campeão | Ubá | 02-12-10 16h45min
João Duarte, concordo com sua postura em relação a tomada de decisões para 2011. Vejo que está faltando pouca coisa para emplacarmos de vez, ou seja, pescar um peixe do tamanho de uma Libertadores ou Brasileirão (que ainda temos chances esse ano, embora seja dificil). Gostaria de ressaltar o seu comentário a respeito do Montillo, Roger e Gilberto. De fato, o custo benefício do Gilberto foi muito alto. Em sair um dos 3, que seja o Gilberto. Se Motillo sair, só Alex ou um Conca para seu lugar.
 estrelado campeão | N�o definido | 02-12-10 16h48min
Sobre atacantes, a nossa principal carência em 2010, penso que devemos continuar com T. Ribeiro e trazer um de ponta e outro para compor elenco. Ainda penso na incorporação do Eliandro. João, as vezes e comento com colegas da minha cidade : O Cruzeiro precisa rever o gerenciamento da base. O custo benefício tem sido elevado. Se temos a Toca I específica para as bases e não conseguimos por exemplo, formar atacantes melhores que os atuais, tá complicado.
 estrelado campeão | Ubá | 02-12-10 16h48min
Sobre atacantes, a nossa principal carência em 2010, penso que devemos continuar com T. Ribeiro e trazer um de ponta e outro para compor elenco. Ainda penso na incorporação do Eliandro. João, as vezes e comento com colegas da minha cidade : O Cruzeiro precisa rever o gerenciamento da base. O custo benefício tem sido elevado. Se temos a Toca I específica para as bases e não conseguimos por exemplo, formar atacantes melhores que os atuais, tá complicado.
 estrelado campeão | N�o definido | 02-12-10 16h48min
Sobre atacantes, a nossa principal carência em 2010, penso que devemos continuar com T. Ribeiro e trazer um de ponta e outro para compor elenco. Ainda penso na incorporação do Eliandro. João, as vezes e comento com colegas da minha cidade : O Cruzeiro precisa rever o gerenciamento da base. O custo benefício tem sido elevado. Se temos a Toca I específica para as bases e não conseguimos por exemplo, formar atacantes melhores que os atuais, tá complicado.
 estrelado campeão | Ubá | 02-12-10 16h48min
Sobre atacantes, a nossa principal carência em 2010, penso que devemos continuar com T. Ribeiro e trazer um de ponta e outro para compor elenco. Ainda penso na incorporação do Eliandro. João, as vezes e comento com colegas da minha cidade : O Cruzeiro precisa rever o gerenciamento da base. O custo benefício tem sido elevado. Se temos a Toca I específica para as bases e não conseguimos por exemplo, formar atacantes melhores que os atuais, tá complicado.
 Talisson | Não definido | 02-12-10 17h28min
Acho que se mantermos a base e buscar um goleador, vamos muito forte para a libertadores, se é para vender alguem que a reposição seja a altura, o Ruan do fla jogou mal esse ano mais é bom jogador e uma mudança de ares seria uma boa, João Victor e Roberto seria boas apostas, para zaga não precisa buscar ninguem, Leo e LSilva vão formar a melhor zaga do Brasil, pro ataque queria o Marcelo Moreno ou o Guilherme, Ricardo Oliveira fica sem contrato e tambem seria uma otima.
 DERSON | LEME | 03-12-10 12h10min
Caro joao com tantas especulacoes o que podemos esperar do que sera dos jogadores como Bernado,Reina,Prediger e Dudu. Sera que ano que vem sera a bola da vez? Quanto a atacantes aqui em SP esta quase certa a saida de Kleber pois a diretoria do Palmeiras ja nao o ve mais com bons olhos, sera que voltara a vestir o Manto Celeste, a quem diga que esta com vontade de voltar ao Cruzeiro e que esta arrependido de tudo que fez pra sair e volatar a SP. Tera ele alguma chance? Abracos.
 Marcelo Brasileiro | Vespasiano | 05-12-10 02h29min
Meu grande amigo Joao,hoje ficaremos aqui em casa na torcida.Infelizmente,meu amigo nao realizarei meu antigo sonho de jogar a pelada em Conceiçao;numa jogada infeliz na minha pelada de sabado,machuquei o joelho e dificilmente escaparei da cirurgia de menisco,o resultado da ressonancia sai na terça;fica pro proximo ano.Entretanto,estaremos passando o reveillon em Conceiçao(iremos a familia toda)e sera otimo rever vc e os amigos.Um forte abraço,Marcelo.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 05-12-10 13h06min
Concordo plenamente quanto ao setor ataque, tem que haver uma reformulação neste setor, principalmente contratando um fazedor de gols, o W. Paulista é muito esforçado e bom camarada, mas não é o que o Cruzeiro merece, sem contar o tal Robert, meu Deus não disse ao que veio? O Wallisson e o Thiago Ribeiro poderiam ser dois bons coadjuvantes, mas tem que ter uma referência, e não quero o ingrato do Kleber, até parece que fazia de propósito as expulsões e contusões, foi só chegar lá no porco nunca
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 05-12-10 13h08min
mais foi expulso ou ficou no chinelinho, que fique lá disputando a Copa d Brasil, qualquer um menos ele.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 05-12-10 13h47min
João, será que o Jorge Wagner não seria uma boa opção para a LA?
 BrunoBarros | Brasília | 05-12-10 14h22min
Céu, o Jorge Wágner já está acertado com o Kashiwa Reysol do Japão. É um bom jogador, mas já tá de malas prontas pra Terra do Sol Nascente.
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-10 19h23min
Acabou o campeonato brasileiro de 2010 : O Fluminense é o campeão com 71 pontos, o Cruzeiro foi 2° com 69 pontos e o Corinthians o 3° com 68 pontos. Internacional e Santos são outros brasileiros na Libertadores. E o nosso 6° representante será ou Goiás ou Grêmio.
O Cruzeiro com Cuca teve campanha espetacular com média de 2 pontos por jogo. A nossa defesa fecha o ano entre as 2 melhores, porém, o nosso ataque ficou devendo. Wéllington Paulista entrou em má fase e seus gols fizeram falta.
 João Duarte | Vit�ria | 05-12-10 19h29min
Quero resgatar o orgulho dos torcedores do Cruzeiro. Fizemos um time guerreiro, bravo, que não desiste nunca bem ao espírito do nosso treinador, Cuca, de quem me torno fã confesso desde 2010. O time pode não ter sido brilhante ofensivamente pela eficácia, mas, foi um dos times que mais criou oportunidades de gol. Mas, como disse acima os nossos atacantes não foram fatores de diferenciação como nos acostumamos a ver nos últimos anos. Cuca acertou a defesa e o Cruzeiro ganhou vários jogos de 1 x 0
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 05-12-10 20h12min
João, fica a tristeza pelo título perdido e o orgulho de ver o time brigar até o fim.
 afelipe | Belo Horizonte | 05-12-10 23h41min
Fiz questão de voltar no ultimo dia do brasileirão para externar o meu orgulho neste momento de ser cruzeirense. O time que foi roubado na frente do país todo dá um tapa de luvas nos corinthianos e é vice campeão do campeonato mais difícil do mundo!
 afelipe | Belo Horizonte | 05-12-10 23h53min
Com relação ao elenco acho que o desafio desta pré temporada serão as laterais.
Acredito que o Jonathan será vendido pois está valorizado, quase todo seu passe é do clube e renderia uma grana boa e o Pablo não agradou a ninguem e vai sair.
Achar bons lateais para repor tá complicado!
Acredito tbm que o T.Ribeiro será o outro negociado pq Henrique que para mim seria a 3 opção vai ser negociado ao final da LA11 pelo BMG onde a exposição e valorização são maiores e o Montillo CONT.
 afelipe | Belo Horizonte | 05-12-10 23h58min
é a grande aposta do Cruzeiro para a LA11 e vende-lo agora é totalmente descabido.
Edcarlos retorna ao seu clube, Prediger, Elicarlos e Pedro Ken não agradaram o Cuca nem em rachão (hehehehehe), Fabinho tá mais pra lá que pra cá e W.Paulista meus amigos podia ir tomar outros ares pra ver se sai dessa zica!
Pra mim esses devem sair.
 afelipe | Belo Horizonte | 06-12-10 00h16min
Pra chegar eu penso que o clube deve procurar jogadores mais jovens mas que tenham uma qualidade já comprovada. Tbm não precisamos de medalhões.
Jogadores com perfil de Montillo e Fabrício seria ideal.
Bons laterais para nos diferenciar de 90% dos outros times e um goleador faria do Cruzeiro conditado favorito a LA.
Para compor reforço os nomes já ditos aqui: João Victor meia bom de bola, Derlei que acho até dificil pois o Inter não vai soltar e Leandro Guerreiro que tem cara de LA.
 CrazyBlue | New York | 06-12-10 05h30min
Vice=campeonato com cheiro e jeito de Titulo!!! Hj completo 51 anos de idade! O presente(o titulo de Campeao Brasileiro de 2010), nao veio..Veio, sim, o grande orgulho de ser, mais uma vez, contra todos e tudo.O MAIOR DE MINAS...POIS MINAS VESTE AZUL, SEMPRE VESTIU E SEMPRE VESTIRA! Mas tambem retornou a esperanca! 2011 esta logo alina esquina...Sonho com Titulo importante! E sei que vira!! SEREI CAMPEAO MUNDIAL Antes de compeltar 55 anos de idade! Bebado,feliz e confiante! ZEIROOOOOOOOOOOOOOOOO
 Flavio RT | Itabira | 06-12-10 17h27min
O que ganhamos: A lA2011, na segunda fase. Mas mais uma vez este grupo quase chegou. Penso que devemos refletir sobre que perfil de jogador queremos para nosso time. Depois da LA2009, e deste ano, primeiro no mineiro e depois no brasileiro qdo tivemos a chance de seguir como 1º e a passamos a frente por falta de empenho (não tenho outra forma de enxergar as derrotas para as frangas e pro SPFC), não acredito que possamos ganhar nada. Este time tem a cara do Cuca. Chorão e vice.
 Flavio RT | Itabira | 06-12-10 17h32min
Ontem foi um dia triste para mim. Ver a alegria dos pó de arroz, e saber que como eu, muitos mantiveram seus carnês de sócios torcedores, sem ir a um jogo sequer, mantiveram seus corações alinhados, que sempre que puderam manifestaram amor irrestrito ao time, não pudemos comemorar. Comemorar vice? Qdo foi que aprendemos isto? Foi com nossas vitórias e conquistas que fomos eleitos o melhor time brasileiro do século XX. Não com vices. Fica registrada minha tristeza e minha dor.
 krinaitabirito | Itabirito | 06-12-10 20h10min
Concordo com quase tudo, Descordo em relação ao Roger. Axo que a diretoria deveria pensar bem em relação a sua permanencia a ele. Seiii q esse anO, não foi bom pra ele contusões etc... Mesmo qdo ele tá bem, fisicamente deixa a desejar. Ele me faz lembrar o Kleber, alguns jogos antes de sair do Cruzeiro.
 Contragalo | Santos | 06-12-10 22h10min
Caro João Duarte, permita-me discordar de alguns pontos colocados: Finanças do Clube, seu ponto 1)É preciso aumentar a base orçamentária do Clube para sempre permitir termos time competitivo com chances reais de ser campeão. Contratar dentro da política atual não dá, já cansamos de promessas e de quase. Queremos brigar sempre na ponta.
 Contragalo | Santos | 06-12-10 22h19min
Ponto 2)Sou contra a idéia que para dar sustentabilidade ao Clube seja necessário vender jogadores e que infelizmente a política é vender os melhores jogadores. A política certa é manter os bons jogadores, manter um time par ser campeão, desfazer dos que não deram certo e reforçar sempre o elenco. Para tanto uma política séria, transparente e ousada para o sócio torcedor que não só aquele que vai a campo. É um erro pensar que torcedor é só aquele que pode ir a campo. Somos 8 milhões cruzeirenses
 Contragalo | Santos | 06-12-10 22h22min
Ponto 4) É preciso ousar em contratações. Fazer parcerias, trabalhar marketing, promover vendas dos produtos cruzeiros. Quem sabe um craque estrangeiro não queira jogar no Brasil? Será que as contratações de Fred (Fluminense), Ronaldo (Corintians)foram bancadas só com as finanças do clube? Portanto diretoria, ousadia, criatividade para a construção de um grupo forte para disputar títulos.
 Contragalo | Santos | 06-12-10 22h31min
Demais pontos e ponderações são super importantes. Tomara que a Diretoria esteja lendo estas notícias. Boa sorte à Diretoria e espero um Cruzeiro brigando de igual para igual com qualquer time brasileiro e do exterior. Força Cruzeiro !
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 09h50min
Antes de mais nada, MUITO OBRIGADO PELA MENÇÃO. Grande abraço meu amigo.
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 10h04min
João, vamos analizar esse elenco q terminou o ano no clube:

GOLEIROS: Fabio, Flavio, Rafael e Gabriel - 3 dos 4 selecionáveis. Acho q nem precisa comentar mais nada. Não acredito q o Fabio saia. Não sei se não acredito ou se não quero acreditar. Depois de 6 temporadas, Fabio hoje não é mais só um jogador, é o NOME desse time. Se quiser entrar pra história no futebol brasileiro e ser um ídolo celeste eterno, tem a faca e o queijo (mineiro) nas mãos. Por isso não acredito q saia. E pela
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 10h09min
idade, eu ja pensaria em passar o FLAVIO pra frente. Ele ja tem 25 anos (contra 18 do gabriel e 21 do Rafael), e é o pior dos 3 reservas. Nada contra ele... mas se o fabio, q hoje tem 30 anos, jogar mais 6, ele vai assumir o gol com 31??? Acho q aí ja passou a sua hora. Até pro bem da carreira dele, se o fabio tem um projeto pra jogar aqui por mais tempo, acho q é hora de tomar uma decisão... ou depois pode ser tarde demais.

LATERAL DIREITO: pra camisa 2, temos hoje Jonatan e Romulo. O
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 10h12min
Jonatan veio numa crescente exxxpetacular até o final do ano passado. Não sabemos ao certo o q aconteceu, mas esse ano ele foi péssimo (péssimo pelo q sabemos q ele pode produzir). Mas ainda é excelente e não tem ninguém dentro do Brasil HOJE q eu trocaria na "orêia" nele. Por mais q minhas críticas tenham sido ácidas a ele esse ano em determinados momentos, tem meu total apoio e minha confiança de quem dias melhores virão (ou voltarão). O Romulo foi uma grata surpresa: demonstrou potencial e
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 10h16min
parece ser um cara bom de grupo. Sempre com muito empenho, superou algumas deficiências tecnicas e taticas com muito esforço e vibração em campo. É um jogador de 23 anos, q pode crescer muito dentro do clube. Eu apostaria.

ZAGUEIROS: aqui é um setor q tivemos muitos problemas esse ano. Tivemos o grande reforço da saída do pior deles, a "lenda" Tiago heleno. E achegada de uma grata surpresa, que hoje na minha opinião é o melhor desse grupo, o LÉO. Nesse futebol rápido e pegado de hoje,
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 10h21min
a idade pesa contra o Caçapa (34 anos) e o Leonardo Silva (31). Mas muito mais q a idade, o condicionamento fisico. O Caçapa chegou em agosto de 2009 e parece q até hoje não conseguiu ter uma sequência, entrar em forma e ficar no mesmo nível q o grupo. Tanto q disputou apenas 34 jogos em 1 ano e meio. E o leonardo Silva vem de uma lesão grave de ligamento de joelho, o qual ficou 2/3 do ano tratando. Tem q ver como voltará. gosto muito do futebol dos 2... mas teria certo receio de "entregar" a
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 10h24min
zaga a 2 jogadores com tantas incidências de lesões na história médica recente do clube. Talvez a minha maior surpresa em todo o elenco foi o crescimento do zagueiro GIL no cruzeiro esse ano, após a chegada do Cuca. Firme e rápido, hoje é um ótimo zagueiro. As vezes um pouco afobado, completamente compreensível pra um jogador de 23 anos. Merece e deve ficar. E na minha opinião, o título de mais fraco fica pro Edcarlos. E não é implicância nem "pré-conceito". Se vc pegar nas estatísticas, deve
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 10h28min
dos zagueiros q mais dá escanteios a adversário no campeonato brasileiro. Além de ser lento e nem tão alto (1,86m). Mas o Cuca gosta e confia nele. Desses zagueiros todos, o unico q eu acho q tenha possibilidade de sair seria o Leo. Pra surgir o comentário da contratação do Victorino, deve ser pq abre uma brecha na zaga. Sinceramente? Eu apostaria mais um ano q o q temos aqui. MAAAAS... o Victorino é craque.

LATERAL ESQUERDA: vixxxx... a posição mais ingrata do clube ja há alguns anos.
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 10h32min
Contamos hoje com Pablo e DRenan. São 2 jovens (20 e 21 anos), q tem virtudes e deficiências. O DRenan joga bem pra frente mas é uma avenida. O Pablo segura bem lá atrás, mas é ruim no apoio. Não acho nenhum dos 2 ruins... e devem crescer junto com o time. DRenan é moeda valiosa hoje no futebol, pela escasses de LEsq. Só traria alguém se fosse um renomado (q joga rs), como o Juan do Fla. Jovens promessas temos 2 excelentes na toca.

VOLANTES: legado do Adilson, certamente a Toca da raposa
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 10h35min
deve abrigar o maior numero de volantes de alto nível entre os CT's dos times do Brasil. Fabricio, henrique, MParaná, Everton, fabinho, Elicarlos e Prediger. Como é quase certo a saída (ele veio?) do prediger, ficamos com 6. Mesmo sendo um numero alto, é uma posição com muitas contusões e suspensões. O Uchôa foi a melhor revelação q vi jogar esse ano q esta terminando, por isso ja incluiria ele nessa lista dos profissionais. Se sair alguém, deve ser o Elicarlos e talvez o fabinho. Dos 2, o
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 10h42min
Elicarlos ainda tem mais a cara do Cuca q o Fabinho. Mas na verdade, só me preocuparia com reposições se um do "Power trio" saísse. Como todos ja tem uma história e numa identificação com o clube e com a torcida, duvido q sairiam pra outro clube brasileiro nesse momento, as vésperas de outra Libertadores. pro exterior, acho q o unico q tem maiores possibiidades seria o henrique, pela sua idade (25 anos). Se bem q o fabricio, com 28, tem muita lenha pra queimar.

MEIA: aí estamos SOBERANOS:
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 10h46min
SOBERANOS: GILBERTO, MONTILLO e ROGER. Tres craques. Se fosse eu o presidente, meu esforço máximo seria mnter essa trinca no time. E ainda tem o Pedro ken, q não agradou nem a torcida nem o Cuca. Anda meio esquecido, e deve pedir pra sair pra jogar realmente em algum lugar. Nem q eu ache ruim, eu acho LENTO. E isso no futebol hoje em dia é imperdoável (ao menos se vc for o Zinedine Zidane).

ATACANTES: no ataque, pra ser breve, eu manteria os "segundo-atacantes" e dispensaria os
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 10h49min
"centroavantes". Como o Robert ja foi, eu até cogitaria manter o WPaulista como um RESERVA (deixando bem claro pra ele...). Gosto MUITO do garoto Wallyson, vejo hoje como a maior aposta na Toca. Mas acho q esse é o seto A ser reforçado.


Sintetizando tudo isso, acho q o grupo é bom, e q a base TEM q ser mantida. Acredito q, se não sair ninguém, o time precisa de 2 atacantes titulares absolutos pra proxima temporada. Se não for possivel, pelo menos um camisa 9 indiscutível. Na outras
 alex10cruzeiro | Passos | 09-12-10 10h52min
só contrataria se fossem jogadores acima da média. E apostaria em todas as contratações, em jogadores RÁPIDOS.


Sem delongas, um grande abraço meu amigo João Duarte. E como sugestão, indico o album "Bitches Brew" de Miles Davis, o qual estava escutando enquanto escrevia esses posts.
 João Duarte | Vit�ria | 09-12-10 11h38min
Grande Alex10... voltando a debater por aqui em grande estilo,
Temos uma leitura muito parecida do que é o elenco atual do Cruzeiro, que como afirmei entendo ter uma base muito boa. Mas, o que fazer se perdermos alguns dos nossos titulares ? É na hora de montar o elenco que tem que se ter atenção ao estilo do jogador, se o cara se contunde muito, se o cara é de grupo ou não, a questão salarial, etc. A troca de Maluf pelo Dimas Fonseca fez muitíssimo bem ao Cruzeiro.
 João Duarte | Vit�ria | 09-12-10 11h41min
Não que Maluf estivesse fazendo um trabalho ruim, mas, pelo fato dele viver um círculo vicioso e de contratar muitas vezes não pela necessidade do elenco, mas, por oportunidade. O Cruzeiro está em situação complicada por manter um n° muito grande de jogadores sob contrato e os caras não explodem nunca... Isto precisa ser revisto, para que se possa gerar caixa e também nos permitir ter um time e elenco mais fortes nos tempos mais próximos.
 João Duarte | Vit�ria | 09-12-10 11h52min
Eu se tivesse que vender, estas seriam as minhas prioridades e respectivas razões : 1 - Thiago Ribeiro.
☻ Porque está valorizado, ☻ Porque Wallyson e Thiaguinho (da base) são jogadores muito promissores, portanto a reposição seria simples.
☻ Porque o mercado tem bons jogadores que poderiam substituí-lo com preço mais baixo : Dagoberto (São Paulo - queimado lá, mas, bom jogador), Roberto (Avaí), Misael (Ceará). ☻ Mirales (ColoColo) ou Guilherme (Shakhtar), porque não ?
 João Duarte | Vit�ria | 09-12-10 11h56min
2 - Jonathan.
Razões :
1 - Em que pese ter tido o problema no púbis, conseguiu se colocar entre os 3 melhores do Brasil e está valorizado.
2 - Temos o Rômulo pronto a ocupar a vaga. Diego Renan pode ocupar a LD sem problemas e na base ainda temos o Gil que tem muito potencial.
3 - O rapaz é cruzeirense doente, ma,s tem o sonho de fazer carreira no exterior. A hora é agora.
 alex10cruzeiro | Passos | 13-12-10 17h42min
João, tenho receio sim de perder algum titular (menos o WP rs). Tem posições q hoje é quase impossível repor, como o fabio, o fabricio, o Montillo. Dessas 2 opções q vc citou de venda pra caixa, eu tbm acho q são as melhores. O jonatan perdeu o tesão de jogar aqui... como vc memso disse, mesmo sendo cruzeirense, ele quer de qquer forma jogar na europa. E eu acho q ele ta certo, é lá q é o grande centro mundial de futebol. E o TR nunca foi unanimidade.
 alex10cruzeiro | Passos | 13-12-10 17h44min
um garoto q eu gostaria muito de ver jogando com a camisa do Cruzeiro, com a camisa 11 é o DUDU. Vi bons jogos dele no Coxa, jogando com a 10, mas acredito q pelo estilo de jogo dele, ele daria muito certo jogando de segundo atacante, na mesma posição q o neymar joga no santos, por ex. Acho q temos q acreditar nas nossas promessas.
 alex10cruzeiro | Passos | 13-12-10 17h46min
E dessa lista de atacantes q vc citou, queria muito o dagoberto aqui. mesmo se fosse "na orêia" no TR. Os outros, não creio... o miralles ja mandaram 30 olheiros pra avaliar o cara, e mesmo com uma certa "faminha" aqui no Brasil, nenhum olheiro aprovou (o Adilson q adorava ele). O guilherme acho pouco provável. E os demais acho q não são jogadores pro cruzeiro.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster