Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Eliane Pessoa - Consultora RH



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

05/11/2010 | Joao Duarte
"Cruzeirense : não jogue a toalha"

"Nós temos que ser do tamanho dos nossos sonhos. E no meu coração ainda vejo tatuado Campeão Brasileiro de 2010..."

Mundo Azul,


A força negativa pode vir da mídia, a nós cruzeirenses cabe a força positiva - Meus amigos, depois das 3 derrotas nos últimos 4 jogos (contra as ROSAnas, Grêmio e São Paulo), vi muita gente jogando a toalha.
Tive que ler gente pedindo para demitir o Cuca e trazer treinador psicólogo, vi gente dizendo que com fulano ou beltrano ou sicrano não dá...
Ora, gente do mundo azul, que espécie de torcedor sem confiança é este ?
O time perdeu jogos contra o Grêmio fora de casa, numa partida em que foi CLARAMENTE prejudicado pela arbitragem, uma vez que o gol anulado de Wéllington Paulista foi VERGONHOSO, afinal entre ele e o bandeira não tinha ninguém, a visão era clara e o lance foi decorrente de uma bola lenta...

Perder para as ROSAnas foi uma anomalia, mas, o time chegou junto criou umas 10 situações claras de gols, mas, o adversário estava com sorte de quem houvera dormido com o elefante no zoológico (o que que é aquilo... ) e depois veio o jogo contra o São Paulo. Ô time nojento este que começa pelo Rogério Cenni. Como dão sorte contra o Cruzeiro. Como o jogo deles encaixa no nosso. É coisa incrível. Mesmo jogando mal, conseguem nos ganhar...
Portanto, se por um lado os resultados foram horripilantes, mesmo assim, poderemos voltar à liderança já neste domingo ?

Alguém dirá... o turco nosso amigo pirou o cabeção...

Basta a seguinte combinação de resultados :


1 - Que o Fluminense não ganhe do Vasco no Engenhão. Resultado normal para um clássico, portanto a probabilidade que isto aconteça é de 67%.


2 - Que o Corinthians não ganhe do São Paulo no Morumbi. Outra vez quero dizer que a chance que isto aconteça passa dos 70%.


3 - Que o Cruzeiro ganhe do Vitória em Salvador.
Ora, isto não é impossível. É preciso lembrar que no ano passado o Cruzeiro ganhava lá até quase no fim quando levou 2 gols do tal do Roger e ficou só com o empate.
Portanto podemos vencer lá e para mim a probabilidade de vitória nossa é de 40%.
Ou seja, o Cruzeiro tem 20% de chances de sair de Salvador como líder do campeonato, pelo menos estatisticamente.
Eu não jogarei a toalha enquanto as possibilidades matemáticas não forem exauridas... E ainda teremos muitos confrontos complicados pela reta e tudo poderá acontecer.
Portanto, peço que o torcedor cruzeirense continue a acreditar, a apoiar o time, seja com que constituição entrar em campo. E que Deus possa estar abençoando a todos que em prol do Cruzeiro trabalham para que neste último mês de futebol, finalmente as coisas voltem a dar certo para os lados do mundo azul.

O Cruzeiro jogando com humildade e se colocando em posição de inferioridade aos outros times não chegará a lugar algum. Mas, também atacando à moda dos índios SIOUX dos filmes de faroeste, tomará bala no peito.
O segredo é dosar as energias, defender com segurança e ter um pouco mais de acerto nas conclusões e também nas ações ofensivas.

Os meus 8 conselhos ao Cuca -
1 - Se o Jonathan está com problemas no púbis e quer entrar e jogar no sacrifício, é melhor não o colocar em campo. Porque ele vai querer fazer o que fazia, nos tempos de saúde de vaca premiada e não vai conseguir. E se a opção for jogar com os 3 volante é impreterível o apoio dos laterais - alas. À meia-boca como aparentemente ele tem atuado é melhor não o escalar.
2 - Com a contusão de Caçapa a zaga fica com Léo e EdCarlos. Seria bom ver se o Leonardo Silva tem ou não condições, porque ele tem a jogada aérea ofensiva, que pode ser letal nesta reta final de campeonato.
3 - Cuca precisa definir se vai usar os 3 volantes com Montillo ou se vai querer o Gilberto pelo corredor esquerdo. Se for esta decisão é preciso encaixá-lo taticamente no time. Vi indecisão no Gilberto nos últimos jogos.
4 - Diego Renan vem oscilando. E se não der para ele jogar talvez o melhor fosse escalar o Everton por ali.
5 - Se Montillo não estiver bem Cuca tanto pode usar Gilberto como Roger. Só que este último parece que está muito desligado nos jogos. Tá precisando de uma pilha nova.
6 - Wéllington Paulista volta como titular. Mas, é preciso que Thiago Ribeiro pare de se esconder nas pontas e passe a participar do jogo, com mais inteligência. E se o Thiago não estiver bem, aposto no Wállyson.
7 - E peça ao Fábio para parar de dar o chutão na reposição. A bola tem batido no outro lado e voltado com muita rapidez.
8 - Não escute ninguém da imprensa, vá pelo seu coração. Corra riscos, ouse, porque nesta reta final vale um pouco mais de sacrifício.

Conquistar este título marcará a carreira de todos os jogadores e em especial a carreira do Alex Stival (Cuca), que além de ter jogado futebol, é conhecedor de bola e tem um modo todo especial de falar com seus jogadores e ganhar a confiança dos mesmos.
Mantenho inabalada a confiança no treinador, grupo de jogadores e nos colegas que por hora dirigem o nosso departamento de futebol (Zezé Perrela, Dimas Fonseca, Valdir Barbosa, etc).

Um grande abraço aos meus amigos Ramon de Souza Pedra (04/11), Francisco Augusto Pinto Corrêa (06/11), Joost Pastunink (o holandês que fiz virar torcedor do Cruzeiro) também de 05/11 e ao meu querido afilhado Felipe Diniz Duarte, que fará aniversário em 07/11.

A coluna é dedicada a Dudú e Sobrinho (os grandes guarda-costas de Jorge Santana).
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Getúlio.gov | Não definido | 06-11-10 08h59min
JD, infelizmente 99% dos torcedores são totalmente passionais, há 4 rodadas tínhamos o melhor time do campeonato, agora ninguém vale nada, assim como vc acredito, mas tem que ter o algo mais de cada um, essa é a hora do jogador mostrar se quer ficar marcado na história do clube, Fábio,Fabricio, Henrique, Montillo, TR, tem que chamar o jogo,, e qto ao Roger a má vontade que ele entra em campo me irrita, é nítido isso, no mais acredito e muito. Cruzeiro sempre
 marco | Curitiba | 06-11-10 10h06min
Caro João, o problema é que o Cruzeiro tem jogado mal. isto é que me preocupa. As derrotas podem até ser consideradas normais, mas o time não está praticando um futebol que dê confiança. O Montillo, inexplicavelmente caiu demais de produção. Justo agora, na reta final, onde precisamos tanto de jogadores que façam a diferença. Torço muito para que ele, assim como outros que não estão jogando nada (Jonathan, T. Ribeiro), voltem a jogar bem. Torcerei sempre, mas tá difícil.
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 06-11-10 11h40min
É NUNCA QUE DESISTIREI.
SEREMOS CAMPEÕES!!!
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 06-11-10 12h54min
Alô mestre João. Três partidas para serem esquecidas, sacudir a poeria e dar a volta por cima. Dá-lhe cuca!!! Da uma sacudida nessa equipe e mostre prá eles que a equipe é forte. Todo final de ano estamos dizendo que o cruzeiro está deixando o título escapar pelos vãos dos dedos. Que esse era o campeonato mais fácil de ganhar e acabamos perdendo. Eu apostaria tudo naquele jogo contra o grêmio. Contra as Rosanas então, nem se fala. O time vinha bem, não dá prá entender essa caída.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 06-11-10 13h01min
Espero que o cruzeiro traga esses 3 pontos contra o vitória, mas cmo disse a Simone no Blogphd, "O Cuca parece que não está estudando os adversários". O vitória jogará com 6 desfalques, e o Cuca tem que tirar proveito disso. Eu gostaria de saber o que passou na cabeça dele quando o time ficou líder por duas rodadas. Será que ele acredita que prá ganhar um campeonato é necessário 1% de inspiração e 99% de transpiração ou ele acredita no contrário? Grande abraço, mestre João. Euacredito ainda
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 06-11-10 13h42min
João Duarte, concordo em tudo que foi escrito em sua coluna. Eu, particularmente, já pensava desta forma, ou seja, só jogo a toalha no apito do juíz. Acrescento mais: jogue com 3 zagueiros e adiante o Montillo, até o retorno de WP. Dê uma sacodida no time, pois os jogadores estão acomodados. O título é muito importante para todos os envolvidos, mas principalmente para ele(Cuca) que só ganhou campeonato carioca, que para mim não vale nada. Então, vamos para cima dos adversários e traga o 3 pontos
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 06-11-10 16h03min
João, como diz o ditado, enquanto há vida há esperança. Mas fiquei bastante desanimada após o jogo de quarta. O Cruzeiro, quando enfrenta o SP, parece que já entra em campo sabendo que vai perder. E eles, sabendo que vão ganhar. O TR parece que escolhe um canto do campo para jogar e faz o jogo dele, só para ele. De qualquer forma, amanhã quando a bola rolar, estarei torcendo e acreditando como sempre.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 06-11-10 17h23min
João, estou inteiramente contigo. Nada abala minha confiança.
Todos os times da frente passaram por fases difíceis. O Cortinthias ficou 7 rodadas sem vencer, caiu até o técnico.
O Bota empatou 8 seguidas.
O Flu não consegue embalar.
Tivemos 3 derrotas em 4 jogos e continuamos vivos.
Tudo está em nossas mãos.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 06-11-10 17h27min
Continuo com a minha teoria de que 2010 é o ano de dois renegados: Roth e Cuca.
Boto fé, eles têm clássicos regionais e nós bem vimos o que pode acontecer nos clássicos.
Não tem nada perdido. Eu acredito.
 Flavio RT | Itabira | 06-11-10 20h15min
Boa noite João; Então,aejqhvacdgubdb,p*****. DqepafdLAfbnine. Concordo, agora, devemos apoiar. Vamos acreditar. Vamos torcer para que o TR volte a jogar para o time com vontade, que nossos jogadores entrem pensando que a carreira deles dependem de títulos. E que por algum momento entre em seus corações o entendimento da grandeza desta camisa. Que eles honrem nossas melhores tradições.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 06-11-10 22h50min
João, este seu otimismo me contagia, eu também acredito, apesar de termos que acreditar em atacantes como Robert, Farias e Walisson, esse pra mim é o grande problema de 2010, falta algum atacante melhor, sei que o Kleber não era grandes coisas também não mas esse ano tá duro ver nossos atacantes em campo. Mas ainda assim eu acredito e rezo todos jogos para que eles queimem minha língua.
 surfista celeste | Vitória | 07-11-10 00h09min
Diga mestre João?!To contigo ñ desisti d forma alguma ainda acredito e muito nessa conquista, esses 2 prox jogos vão dizer tudo se vencermos o Vitoria amanhã e ñ perdermos pro Corinthians nossas possibilidades aumentam muito pq acredito q o Flu tera ainda mais alguns tropeços!ñ nos saímos bem nas ultimas rodadas mas msm assim ainda estamos pra lá d vivos na briga d agora em diante é preciso superação p chegarmos a mais uma grande conquista na nossa história!UM ABRAÇO JOÃO!APARECE NO TWITTER TB!
 Guerreira Celeste | Não definido | 07-11-10 11h00min
Eu Acredito!!Me decepcionei nos últimos jogos,mas continuo confiante no titulo!
 Gargamelvix | Não definido | 07-11-10 12h07min
João, boa tarde! Na minha opnião deveríamos voltar a atuar com 3 volantes e 1 meia. Diferente dos outros campeonatos a força do cruzeiro este ano está na defesa. É notório a falta que o W. Paulista faz e olha que ele é apenas um atacante mediano. Pra esse jogo como não teremos o Fabrício o ideal é que adiante o Montillo. Força CRUZEIRO!!! Rumo ao TRI... Acredito tanto que vou ao Pacaembu na próxima semana... Um grande Abraço
 estrelado campeão | Ubá  | 08-11-10 08h15min
João, não podemos jogar a toalha enquanto tivermos chances ( matemáticas e futebolística). Chamo somente atenção para o jogo contra o Corinthians. Temos que vencer, pois "virtualmente" o Flu já tem 67 pontos( Goiás e Guarani em casa). Se vencermos salvaremos o campeonato, pois assim Palmeiras e São Paulo não entrariam com time misto contra o Flu. Se der Timão, ambos já anunciaram que vão entrar com time meia boca para não ajudarem o rival. Aí o Flu vai se dar bem. Só nos resta a vitória.
 estrelado campeão | Ubá  | 08-11-10 08h21min
Continuando o raciocínio, além de vencer o Timão, o cruzeirense deve torcer para o São Paulo ganhar o próximo jogo (vasco) e assim ainda alimentar esperanças de ficar com uma das 4 vagas da LA. Pois assim sendo, jogariam com mais vontade contra o Flu. Concordo com você quanto às análises de rendimento dos jogadores. Penso que o Cuca vai repetir o esquema com três zagueiros lá em São Paulo. Melhor ainda se Leonardo Silva pudr voltar. Aí eu sacaria o Edcarlos, que está inseguro etem falhado demais
 João Duarte | Vit�ria | 08-11-10 09h16min
Meus amigos,
Volto aqui para reforçar o pedido. No sábado jogaremos contra o Corinthians. Para o Cruzeiro não tem este negócio de jogar em casa não. Neste campeonato jogamos TODAS fora de casa. A nossa casa é o Mineirão. Nem o Independência eu considero como nossa casa. Lá é a casa do AméricaMG. Jogar em 7 Lagoas é jogar com torcida do Cruzeiro a favor. Em Uberlândia, jogar contra os paulistas, em que pese o esforço de alguns é como jogar no norte do Paraná... eles é que estão em casa.
 João Duarte | Vit�ria | 08-11-10 09h19min
Ontem vi algumas coisas que gostei no Cruzeiro e outras das quais nem tanto gostei.
O time no 3-5-2 até que não permitiu tanto ao Vitória, que ficou mais atrás, tentando trazer o Cruzeiro para o seu campo para jogar nos contra-ataques e no erro do Cruzeiro... não conseguiram. As melhores chances deles foram nas bolas paradas com o Ramon Menezes que tem muita qualidade neste quesito. O Cruzeiro mais uma vez não teve o volume criador de outras jornadas, mas, teve chances de gol.
 João Duarte | Vit�ria | 08-11-10 09h22min
O time celeste foi bem no 1° tempo e administrou mais a partida na etapa final. Perdeu algumas boas chances de gols como por exemplo aquela bola rolada por Thiago Ribeiro para Gilberto que foi bloqueada pelo zagueiro no último instante. Ou mesmo a bola cruzada pelo Thiago que quase morreu dentro do gol. Eles tiveram a bola na trave e só.
 João Duarte | Vit�ria | 08-11-10 09h25min
Montillo e Gilberto não estiveram em seus melhores dias. Paraná e Henrique foram bem na contenção. Léo e Gil brilharam ontem, enquanto EdCarlos este um pouco abaixo de ambos. Rômulo deu muito mais trabalho à defensiva do Vitória que Jonathan e também que Diego Renan. Nossos laterais titulares estão jogando pedrinha nos últimos tempos. Fábio mais uma vez estava lá quando o time precisou dele. E na frente foi Thiago Ribeiro quem fez as melhores jogadas e dele nasceu o gol.
 João Duarte | Vit�ria | 08-11-10 09h29min
Agora é contra o Corinthians... É a decisão. Em 1998 eles foram campeões. Que tal agora ser a nossa vez ? Creio que poderemos jogar com inteligência. Marcação individual no Ronaldo Fenômeno ficaria a cargo do Gil ou do Marquinhos Paraná. Eu inverteria o Thiago Ribeiro e o colocaria para jogar nas costas do Alessandro. Traria Roberto Carlos para o nosso campo e colocaria o Montillo nas costas dele. E colocaria velocidade em cima da zaga lenta do Corinthians.
 João Duarte | Vit�ria | 08-11-10 09h30min
Com Wéllington Paulista em campo o time terá condições de apertar o Corinthians na saída de bola deles. Fabrício tem que colar em Elias e sair para o jogo nas costas dele. E Gilberto vai ser decisivo neste jogo... como foi nos anos anteriores. Podem anotar aí... temos chances de ganhar dos gambás lá dentro...
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 08-11-10 09h44min
João Duarte, também acredito numa vitória desde que Cuca monte o time com 2 zagueiros( Gil e Léo) e no meio Henrique, MP e Fabrício. Coloque o Gilberto na lateral esquerdo e WP no ataque com Thiago Ribeiro Se for com 3 zagueiros vamos perder lá.Também não estou gostando do Edcarlos e o Gil mostrou que está melhor. Gilberto ainda não jogou o mesmo futebol do final do 1º turno. Está na hora de mostrar serviço, pois bola para isto tem.No jogo temos que marcar primeiro e deixar pressão neles.Abraço
 marco | Curitiba | 08-11-10 22h12min
João, a tabela do Fluminense e Corínthians é bem mais fácil do que a nossa. Para o cruzeiro ser campeão terá que ganhar todos os 4 jogos que restam. Se fizer isto será campeão, pois o Fluminense irá perder pontos em pelo menos 1 jogo dele. É muito difícil, mas quem sabe? Vamos torcer muito.
 João Duarte | Vit�ria | 09-11-10 12h12min
Marco de Curitiba,
Preste atenção na minha frase :
PORCO MAGRO É QUE SUJA A ÁGUA O Cruzeiro perdeu :
- Grêmio Prudente : 2 pontos
- AtléticoMG : 3 pontos
- Guarani : 2 pontos
- AtléticoGO : 3 pontos
- Avaí : 2 pontos
- Vitória : 3 pontos
- Goiás : ganhamos ambas por 1 x 0...
Ou seja, dos jogos contra os 7 últimos, de 42 pontos disputados o Cruzeiro deixou 15 contra os piores classificados. Não sofra por antecipação.
 João Duarte | Vit�ria | 09-11-10 12h15min
O Fluminense não fará mais de 8 pontos nos seus 4 últimos jogos. A minha projeção para eles é de 7 pontos.
O Corinthians se for ultrapassado por nós vai largar mão e não conseguirá 3 vitórias ou seja, no máximo fará 67 pontos. Por esta razão afirmo que : 1) Quem fizer 70 pontos é campeão.
2) O Cruzeiro poderá ser campeão até com 69, pois o Flu vai empatar 2 jogos e ficará com 1 vitória a menos.
No domingo, quando eu publicar a próxima coluna, a gente vai estar na liderança.
 surfista celeste | Vitória | 09-11-10 14h48min
Se Deus quizer essas suas projeções se confirmarão João! Muitos jornalistas estão projetando q Flu e Corinthians ñ perderão nenhum d seus jogos e a configuração na tabela será a msma q vemos no momento!Tá aí mais uma motivação p arrancarmos pro titulo sabado, calar a boca desses jornalistas tendenciosos!Parece q amanhã saí o sorteio do juiz q apitará esse jogo sempre um fator d muita preocupação ainda mais contra os gambás valendo título na casa deles!
 surfista celeste | Vitória | 09-11-10 14h56min
Mas tb estou confiante João q sábado escreveremos mais uma página heróica imortal daquelas q contarei p os meus netos rs Estou combinando um churrasco c alguns colegas cruzeirenses no meu prédio se vc tiver em Vitória e animar assitir conosco seria uma honra.Ñ convidei muita gente p podermos assitir o jogo tranquilamente sem algazarra,mas faria questão d sua presença caso tenha o interersse em comparerecer. Moro em Jardim da Penha prox. a flash vídeo!se animar da um tok via twitter ou por aq msm
 surfista celeste | Vitória | 09-11-10 15h00min
No mais é isso João vamos aguardar anciosamente por mais essa batalha do nosso cruzeiro, detalhe vou deixar d comparecer em um casamento daqueles no estilo mega evento c tudo d bom e do melhor, mas minha paixão pelo cruzeiro ñ permite q eu deixe a assistir uma decisão como essa! Sei q valerá a pena e se deus quizer estaremos liderando o campeonato domingo como vc citou acima.Um abraço!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster