Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Blog Páginas Heróicas Digitais



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

23/10/2010 | Joao Duarte
O clássico mais empolgante do Brasil

O clássico sempre será um divisor de águas. Quem ganha o jogo cresce na competição. Quem perde sente. Normalmente é assim.

Mundo Azul,


O que projetar deste clássico ? - Em primeiro lugar vamos analisar as prováveis escalações.
Cruzeiro : Fábio, Jonathan, Léo, EdCarlos e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Paraná e Montillo; Thiago Ribeiro e Farias.

Rosanas : Renan Ribeiro, Diego Macedo, Rever, Werlei e Leandro Chinelo; Zé Luís, Serginho, Renan Oliveira e Diego Souza; Diego Tardelli e Obina.

Os esquemas diferem um pouco exatamente no meio-campo onde o AtléticoMG joga com 2 volantes e 2 meias e o Cruzeiro joga com 3 volantes e 1 meia. Tudo indica que mais uma vez as coisas irão se decidir na roda de samba.
A defesa cruzeirense é um pouco superior à do rival, os ataques se equivalem, mas, o futebol bem jogado nem sempre ganha clássicos.
O clássico sempre será um divisor de águas. Quem ganha o jogo cresce na competição. Quem perde sente. Normalmente é assim.
Mas, se o Cruzeiro igualar na raça e na vontade, não perderá este jogo.
Se jogar achando que é um jogo comum, pode se dar muito mal. Pois, não é.

Um clássico tem a marca do nervosismo, da imprecisão, da precipitação, da pressão, dos erros de arbitragem ganharem conseqüência turbilhonada. Que o Sandro Meira Ricci e os bandeiras mineiros escolhidos possam marcar com correção os lances.
O Cruzeiro já foi prejudicado com força no Brasileirão deste ano nas arbitragens facciosas contra Santos, Botafogo, Palmeiras, São Paulo (Morumbi), Vitória e Corinthians (pênalti absurdo... tão roubado foi que o Fábio pegou) que nos custaram alguns pontos. Porém também os árbitros já erraram a nosso favor contra o Ceará em 7 Lagoas. Então, o que a gente pede é que o árbitro não tenha interferência no resultado da partida, deixando que os 14 atletas que poderão atuar de cada lado possam destino da partida.

O Cruzeiro deverá começar o jogo mais preso, buscando o encaixe da marcação. E quando isto acontecer, definidos os papéis, o time vai se soltar aos poucos. Creio que Gilberto será usado no 2° tempo, aproveitando o cansaço do time deles.
O Cruzeiro tem alguns jogadores voltando de lesão e não creio que sejam todos eles utilizados a não ser em caso de extrema necessidade.
É jogo para Montillo do lado azul e para Diego Souza do outro lado fazerem a diferença. Léo marcando Obina, Paraná pegando Tardelli e Henrique na cola de Diego Souza. Renan Oliveira de frente com Fabrício. E Zé Luis tendo que se virar para marcar Montillo. Serginho ficaria sem marcação e é nesta aí que Jonathan entra, subindo ao meio, colando em Renan Oliveira e deixando a passagem de Serginho por conta de Fabrício. Thiago Ribeiro voltaria fechando a marcação em Leandro. Até mesmo Farias volta, caso Rever resolva subir.
Ou seja, o Cruzeiro marca de forma a ter sempre a sobra de um beque ou mesmo Paraná no meio.

Mas, e do outro lado ? Como farão para fechar a marcação ? Esta parte da história não vou escrever, mas, advirto que será nas ações com Montillo, Henrique, Jonathan e Thiago Ribeiro pela direita que o Cruzeiro poderá se dar bem. E quando for pela esquerda, Diego Renan, Fabrício e Farias terão o suporte do Farias. Assim, Thiago Ribeiro assume ao lado do Montillo papel preponderante na criação de oportunidades para o lado azul...
E Leandro Chinelo sozinho não vai dar conta de marcá-lo. Como Renan Oliveira e Diego Souza não são afeitos à marcação, vai faltar gente e espaços serão criados no sistema defensivo atleticano. Se Farias estiver inspirado, virá ídolo de vez da torcida azul.

E os prognósticos da rodada ? - Aqui vão os meus palpites :
☻ Cruzeiro x Atlético - Aposto no Cruzeiro.

☻ Flamengo x Vasco - dá Flamengo.

☻ Palmeiras x Corinthians - Dá Palmeiras.

☻ Inter x Grêmio - Dá Inter.

☻ Botafogo x Vitória - Empate (kkkk... o Botafogo baterá o recorde de 9 empates consecutivos).

☻ Santos x Grêmio Prudente - O Santos deve triunfar, mas, não deve ser a tal goleada que andam falando não... Boa zebra.
☻ Ceará x São Paulo - O Ceará não perde esta.

☻ AtléticoPR x Fluminense - O Furacão não perde este jogo

☻ Guarani x AtléticoGO - Vai dar Dragão... uma zebra selecionada, mesmo com um monte de desfalques.
☻ Goiás x Avaí - O Goiás não perde este jogo.
E se isto tudo acontecer o Cruzeiro cria uma gordura interessante e importante para a reta final do campeonato.

70 anos de Pelé - Muito já se escreveu sobre o Rei Pelé, mas, o fato é que compará-lo com qualquer outro jogador é covardia. Um atleta perfeito, capaz de executar todas as funções dentro de um campo de futebol com eficiência. Tinha só 1.70 m de altura, uma nanico para os padrões atuais, mas, era dotado de uma impulsão descomunal. Revejam o gol na final da Copa de 70 e notarão que ele ganha na cabeça de Burgnich que era uns 20 cm mais alto que ele.
O rei tinha milonga, fazia e acontecia.
O "causo" que mais gosto de contar dele é de um Vasco x Santos no final dos anos 60. O time vascaíno tinha como dupla de zaga Brito e Fontana. E o becão capixaba José de Anchieta Fontana tinha como traço marcante, conseguir falar na orelha dos atacantes e desestabilizá-los emocionalmente. Era craque também nisto. E num jogo prá lá de disputado o Vasco abriu 2 x 0. Eram uns 30' da etapa final quando Fontana, olhando por cima do ombro gritou para Brito.
- ô Brito... cê viu o rei do futebol por aí ?
- não Fontana... por aqui ele não passou não e nem vai passar. E aí ?
- pois é... por aqui também não passou não... Será que ele medrou ?
- é bem capaz... olha lá o negão jogando de armandinho (rs, rs, rs)...
Pelé percebeu a conversa. Na primeira tentativa, Fontana prevaleceu, fez a volta no rei e rolou para Brito e falou assim...
- é o tal rei medrou mesmo. Não vi a bola do rei... você viu Brito ?
- que nada... tá no bolso da zaga (kkkk).
Aos 40' da etapa final, Pelé recuperou uma bola no meio e saiu fazendo a fila até meter de direita, do lado direito da zaga vascaína, antes da chegada de Fontana que viera no socorro de Brito, no ângulo contrário do goleiro vascaíno.
Foi até o fundo da rede e meteu no meio campo.
Mais 2' e o lateral esquerdo vascaíno perdeu a bola. E Pelé recebeu de Lima, passou por Alcir e caminhou para cima de Fontana. Fez que iria para o fundo, mas, trocou a bola de perna, deu uma finta desclassificante em Fontana, passou por Brito e empatou o jogo. Foi na rede, buscou a bola e trouxe debaixo do braço.
Quando passou perto do Fontana deu a bola para ele e disse :
- Muito prazer Fontana, vai entrega a bola para a tua mãe e diz que foi o rei do futebol que mandou para ela...
Fontana cuspiu marimbondos, mas, nada pode fazer. Aprendeu a lição... Nunca cutucar a onça com vara curta...
Pelé motivado e provocado era IMARCÁVEL... Foi assim que o rei construiu a marca histórica de 1.284 gols, sendo que marcou estonteantes 58 gols no paulista de 1958. E não apelou na contagem...

A coluna hoje tem só um homenageado : Elias Guimarães ou Tate ou ainda Rapozaço, que completa 50 anos hoje segundo as escrituras (mas, tem cara de efeito Luxemburgo nesta história... ah! isto tem). Eu não posso ser mais velho que ele, mas, como vale o que está escrito, seja bem vindo ao mundo dos CINQUENTÕES. Muita sabedoria, saúde e paz. Muita alegria para você e todos os seus e que a promessa do salmo 125 se complete na sua vida. Que você veja os filhos dos seus filhos, que seus dias sejam prolongados e que ainda veja o Cruzeiro campeão do mundo.

Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 23-10-10 19h11min
João, parabéns pela coluna. Acredito que a raça, com tempero argentino, será o ingrediente principal da vitória azul amanhã.
 marco | Curitiba | 23-10-10 20h10min
Caro João, desta vez não fui o 1o. a comentar, mas 2o. (somente neste caso) também é bom. Espero que o time tenha muita raça e seriedade no jogo de amanhã, pois no futebol somos superiores. Não gosto muito de fazer projeções, pas espero que as suas se confirmem. Porém, no caso do Botafogo você está errando. O jogo ainda não acabou (33 do 2o. tempo, mas se tratando de Botafogo nunca se sabe. kkkkkkkk). Se ganharmos,manteremos firmes a caminhada rumo ao título brasileiro (cont.)...
 marco | Curitiba | 23-10-10 20h13min
(cont.) ...caso venhamos a perder (tomara que não) ou até empatar, esta caminhada ficará mais difícil e pode até abalar a boa fase do time. Portanto, precisaremos muito de boas atuações de T. Ribeiro e Jonathan (que estão devendo) além de que os demais mantenham suas boas atuações. Torço também para que o juiz passe desapercebido no jogo, mas temos pela atuação dele. Vamos fazer a nossa parte, que é torcer do começo ao fim. Abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 24-10-10 01h04min
Marco de Curitiba,
Brinquei com o Botafogo e me dei mal (kkkk), mas, ganhou de 1 x 0 e chegou a 48 pontos o alvinegro carioca.
Entretanto acertei em cheio o resultado do Dragão.
Agora se as Cocotas não ganharem da gente continuarão na ZONA BOEMIA... Mas, poderão respirar fora em caso de vitória... Espero que isto não ocorra né ???
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 24-10-10 11h41min
Alô mestre João. Beleza de coluna. Sobre o rei, não tem + o que falar, aliás, tem sim, todos devem falar sobre esse exemplo de atleta em todos os sentidos. Ficou muito boa a estátua dele no trevo de 3 corações com o braço direito erquido socando o ar.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 24-10-10 11h45min
Sobre o clássico que ocorrerá em Uberlândia nesse domingo, acho que o time das Rosanas está vivenciando apenas um momento de motivação com a chegada do Dorival Jr. e o cruzeiro tem tudo para sair com a vitória, pois não há que se negar o melhor momento do cruzeiro na competição, tanto que é o líder do campeonato. ***Somente para refletir: "Como estaria hoje a imprensa mineira e os torcedores da cocota se o time deles fosse o líder e o cruzeiro estivesse na zona de rebaixamento"? Eles não teriam
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 24-10-10 11h50min
Eles não teriam a humildade que os cruzeirenses têm. É como vc bem disse, o cuca tem que trabalhar a cabeça do elenco (e com certeza já fez isso) e entrar em campo para mostrar raça e dedicação ao clube, porque nossa técnica é melhor. Sobre a escalação do time para hoje, sua escalação não merece retoques, mas sinceramente, eu entraria com o Gilbeto logo de cara com o Renam no banco. Seria uma baita surpresa para o Dorival e o cruzeiro seria todo ofensivo logo de início. Grande abraço.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 24-10-10 12h53min
João, acho que o fator psicológico será muito importante também, e neste caso, elas estão aos frangalhos, com o perdão do trocadilho, por que viraram freguesas, já faz um bom tempo. Por isso sou mais Cruzeiro.
 João Duarte | Vit�ria | 24-10-10 19h34min
O clássico não perdoa falhas. E para mim Cuca errou na escalação do Cruzeiro ao lançar mão de 2 beques lentos para encarar o ataque rápido das ROSAnas. EdCarlos e Caçapa não podem ficar expostos. O melhor seria posicionar Henrique á frente da zaga ou colar Paraná em Tardelli. O primeiro tempo virou com Obina 3 x 1 Cruzeiro. Mas, escrevo que não está perdido. o Cruzeiro perdeu grandes chances durante este 1° tempo, o time das ROSAnas teve em Obina iluminado o fator de diferenciação... Vamos virar
 marco | Curitiba | 24-10-10 20h42min
É João, o que eu temia aconteceu. Espero que esta derrota não venha a desestabilizar o time. Tomara que tenhamos força para seguir em busca do título. Ficou bem mais difícila agora. A tabela do Corintians e bém mais fácil que a nossa e ainda jogamos contra eles lá em SP. Só com muita superação mesmo. Achei que faltou um pouco de pegada no 1o. tempo. Agora porque o Léo não é titular no lugar do Edcarlos é uma grande incógnita!
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 24-10-10 21h26min
alô mestre João. Perdemos duas batalhas seguidas, mas não perdemos a guerra. O Brasil inteiro verá o cruzeiro voltar à liderança já na próxima rodada quando vamos ganhar do grêmio prudente e o Fluminense vai perder pontos para o grêmio. Estaremos líderes novamente.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 24-10-10 21h28min
a tabela entre Montillo e Henrique quando ainda estava 1 x 0 prá elas fois sensacional e o Montillo tinha que ter colocado a bola no fundo da rede. em seguida ele errou o pênalti já com 2 x 0 prá elas. Foi uma pena. A história do jogo teria mudado ali. Foi uma pena.
 Laudelino Jr | Não definido | 24-10-10 21h44min
João Você acertou na veia no comentário. Antes de começar o jogo comentei com Marlon que seria perigoso escalar dois zagueiros lentos contra um time rápido na frente e foi fatal. Também estamos perdendo gols em excesso. Time do naipe do Cruzeiro tem que ser matador, não pode perder tanto gol. Um forte abraço! Laudelino
 BioRock *susp* | Belo Horizonte | 24-10-10 22h18min
Prof. Bio Rock. Caríssimo João duarte, boa noite. Acho que hoje faltou a sintonia entre a "fala" do Caçapa após o jogo contra o Fluminense e a atitude dentro de campo (assim como o foi contra o Grêmio, onde choramos erros de arbitragem). Cuca, os ex do Adilson e mais os novos - incluindo os argentinos - tem que entender que na vida se houver uma 2ª chance, é prá matar. O Cruzeiro abusa do direito de vacilar. A liderança aumentou o narcisismo de alguns, incluindo nosso craque maior, Montillo !
 BioRock *susp* | Belo Horizonte | 24-10-10 22h23min
A zaga foi mal escalada (preferia o Caçapa e o Léo), Jonathan (aquele que iria pro Real Madrid) e Diego Renan (da avenida) foram muito mal. Nosso trio de volantes foi facilmente envolvido pelos medíocres Diego e Renan e ver o fraquíssimo, mas oportunista Obina fazer 3 gols na nossa defesa foi de doer. Nosso ataque é o pior dos 4 primeiros colocados. Não temos um artilheiro, mas jogadores voluntariosos apenas. Montillo precisa perceber que futebol é mais coletividade do que individualismo !
 BioRock *susp* | Belo Horizonte | 24-10-10 22h28min
As substituições deixaram a desejar. O Fabinho poderia ter entrado na zaga, o Pablo na lateral esquerda e o Rômulo na direita. Gilberto entrou bem, mas o Roger deveria ter entrado no lugar do Montillo como em alguns jogos (tem crédito, não seria queimado). Como alguns aparecem prá criticar o Fábio ? Prá mim continua sendo o 3º maior goleiro de nossa história (atrás de Raul e Geraldo II). Precisaremos daquele "algo mais" se quisermos derrotar o Prudente. Chega de sermos um time Robin Hood !
 pelota | Guanhaes,MG | 25-10-10 00h07min
Parabens pela coluna Joao, mas vendo o passar dessa rodada vou lhe dizer que essa derrota so mostra o fortalecimento da equipe para a proxima batalha, vai ficar mais dificil,vejo que perdemos 1ponto pois estamos igual ao fluzinho .servira de uma boa licao para os guerreiros de minas, e contamos com toda nacao azul para essa empreitada, seremos campeoes emcima do vasquinho pode escrever isso ai, ficou mais eletrizante esse campeonato, e as cocotas se achar que sairam da degola,coitadas e,dalezero
 surfista celeste | Vitória | 25-10-10 10h29min
Fala grande joão!?Que segunda hein amigo!Derrota amarga, jogo maluco, defesa falha!Quando lí sua coluna antes do jogo percebi q assim como eu vc acreditava q Cuca ñ sacaria nosso melhor zagueiro no momento o mais regular no twitter alguns colegas q costumam dar infomarções quentes garantiam q a zaga seria msm Edcarlos e Caçapa ñ queria acreditar mas ñ deu outra SACOU O LÉO Q VINHA FAZENDO PARIDAS PRIMOROSAS! P mim erro crasso como vc disse acima a zaga ficou lenta presa fácil p Tardelli e Obina
 surfista celeste | Vitória | 25-10-10 10h37min
Como explicar tirar do time o melhor zagueiro do elenco q vive melhor fase?se fazia tanta questão da volta d Caçapa,até ñ discordo,mas q saísse o instável Edcarlos sei q ele fez boas atuações mas tb já comprometeu em outras como contra Botafogo e Santos e ontem voltou a vacilar po tomar 3 gols d Obina é brincadeira!Claro q a culpa da derrota ñ é só d Edcarlos o Fábio tb ñ teve seus melhores dias todas q foram no gol entraram o ataque tb perdeu gols absurdos time muito nervoso...
 surfista celeste | Vitória | 25-10-10 10h47min
Mais uma vez a sina do erro em momentos decisivos!Sinceramente creio q se Léo entrasse jogando pelo menos 1 dos 3 prmeiros gols das frangas ñ tomariamos e ñ imaginava q lamentaria tanto a falta d WP rs!Mas o campeonato ainda está completamente em aberto e emocionante talvez essa derrota mexa c o brios dos jogadores e faça q retomemos o caminho das vitórias p buscar esse título pq temos ime p isso!E só mais uma questão João e o Leonardo Silva?Pensei q poderiamos contar c ele nesssa reta!!! final
 rapozaço | Belo Horizonte | 25-10-10 11h15min
Mestre.
Muito obrigado pela linda homenagem.
Uma pena que o presente não veio. Ontem foi de amargar. Chances claras foram perdidas por falta de capricho. E tudo deu certo pros zebrados.Futebol é assim mesmo, nem sempre o melhor vence. Temos que absorver a pancada. E contrariar o que vc tão sabiamente escreveu, acerca de quem vence sobe e quem perde cai. Temos que reverter a situação.
Batalha perdida, guerra não.
Eu não posse deixar de acreditar, pois temos um bom time.
 rapozaço | Belo Horizonte | 25-10-10 11h16min
E a primeira cidade de Minas cheira a naftalina.
Sairam do armário. Até as rosinhas... rs
 Flavio RT | Itabira | 25-10-10 12h16min
OI João; Bom, falei com alguns jogadores e aconteceu o seguinte: como estamos com o mesmo número de pontos que o Pó de arroz, e eles tem missão muito, mas muito mais difícil que a gente, e pensando no ano que vem, qdo teremos mundial interclubes, e etc, pensando em nós, na facilidade que é ganhar delas (as Rosanas), foi que planejou-se garantir 6 pontos ano que vem. Foi só isto. Nada mais. Final de semana que vem tamos líder de novo! É só pôr a cerveja na geladeira e esperar!!!
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 25-10-10 12h36min
Nobre João, Eu também ainda acredito no título, pois torço para o Cruzeiro, Cruzeiro, Querido... Tão combatido, jamais vencido.
 azul celeste bh | Não definido | 25-10-10 13h19min
Prezado J.Duarte,perder faz parte e clássico é clássico.A prepotência e arrogância se aconteceu foi por parte de nossa torcida,achando que se vence clássico com palavras.clássico se vence jogando.O Cruzeiro falhou mais e perdeu.Nada está perdido.Nosso elenco é bom,mas não é o melhor do Brasil,está no nível dos líderes e de outros abaixo,mas não é o melhor.O nosso melhor atacante saiu no início do ano e perdemos qualidade no ataque.W.Paulista e Farias ainda não estão no melhor momento.
 azul celeste bh | Não definido | 25-10-10 13h22min
Embora o W.Paulista tenha mais mobilidade e não pode jogar,perdemos muito na qualidade do ataque.Cuca já falou em outras oportunidades(outros jogos) que poderíamos ter aberto uma vantagem muito grande sobre o 2ºlugar se tivéssemos matado o jogo.E futebol não perdoa.Ainda penso que diante do que estávamos na tabela,a LA será um grande feito.Se chegarmos ao título será a gloria.Pés no chão não faz mal a ninguém.Temos de vencer os próximos jogos se quisermos chegar a glória que é o título.
 azul celeste bh | Não definido | 25-10-10 13h25min
Perdemos 2 jogos e estamos em 2ºlugar.Se vencermos os restantes somos campeões.Nossa cota de derrota neste final de campeonato já se esgotou.Se quisermos alcançar a glória é vencermos todos os jogos restantes.Torço prá isto.Agora se vier a LA a satisfação não será transformada em frustação.Afinal estávamos no meio da tabela e somos o 2º lugar.Tá bom demais.Torcedor tem que sonhar com o título e vamos seguir sonhando com os pés no chão.E elenco temos,mas em pé de igualdade aos demais adversários.
 azul celeste bh | Não definido | 25-10-10 13h27min
Saudações celestes.O sonho não acabou.
 Carlos Campos | Resende | 30-10-10 22h27min
Mestre, ainda bem que o clássico NÃO DIVIDIU ÁGUAS... tudo está voltando ao seu lugar...CRUZEIRO só perde no saldo de gols...e frangas rosas voltam para a degola ( atençao para mais duas cepadas de guarani e santos...ATENÇAO )...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [10 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster