Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Blog Páginas Heróicas Digitais



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

01/10/2010 | Joao Duarte
Indignação : o que fizeram com Zico ?

"Existem ainda pessoas de bem gravitando no mundo do futebol. Ainda há esperança. Força Zico, um grande ídolo"

Mundo Azul,


A indignação com o tratamento dispensado a Zico - Todos estes quase 5 anos que escrevo aqui neste espaço raramente deixei de tratar de um tema que não fosse ligado ao Cruzeiro. Mas, hoje é um dia especial. Além de ser o anoversário da minha querida irmã Eliana Duarte, a quem dedico esta coluna, o dia 1° de outubro de 2010, marcará o dia em que Zico se sentindo ofendido, atacado, abafado, bloqueado, sem ter por onde passar, resolveu ceder à pressão exercida pelo famoso líder de torcida Capitão Léo (um dos mais velhos membros da raça rubronegra) e atualmente investido do poder de presidente do conselho deliberativo do Flamengo, que lançou impropérios ao ar e tentou manchar a honra do maior craque da história do clube de maior torcida do Brasil.

Capitão Léo insinuou que o filho de Zico estaria mamando nas tetas do clube. Zico teria 2 formas de agir. E creio que escolheu se afastar para não conturbar o ambiente do clube, que passa por séria crise técnica e se aproxima velozmente da Zona de Rebaixamento.
Mas, conhecendo o caráter do Zico ele vai voltar à carga e vai mostrar que :


I - Diferentemente de outras pessoas rompeu o contrato entre CFZ e Flamengo, por entender que haveria conflito de interesses e estava certo. O Flamengo não tinha lugar para treinar e Zico cedeu o clube dele... e ainda acabou criticado pelo fato de querer como recompensa dividir os ganhos. E ainda assim, com o Flamengo tendo a prioridade de uso dos jogadores. Pergunto aos colegas que conhecem do processo de categorias de base se alguém faria tanto, por isto ? Como exemplos lembro que o Cruzeiro ficou com 40% do Marcelo Moreno que usava as nossas instalações... Guilherme foi 50%...


II - O fato do filho dele ter participado da venda de Renato Augusto ao Bayer Leverkusen não configura nenhum tipo de erro. Afinal nem Bruno e nem o pai dele Zico, à época, exerciam cargo algum no Flamengo. E digo mais, foi a maior venda da história do futebol rubronegro, digo isto sem medo de ser feliz. Voltem na história e verão que os grandes craques formados em casa pelo Flamengo se foram do clube por ninharia (Marcelinho, Djalminha, Leonardo, Junior, Zico, Andrade, Bebeto, Renato Gaúcho, Romário (comprado e vendido umas 3 vezes), Sávio, Jorginho, Gilberto, Renato Abreu, etc... Nenhum destes deixou no clube os euros que Renato Augusto deixou. Então, se o Bruno Coimbra participou acabou fazendo bem ao clube e não o contrário.


III - Zico em 4 meses teve que encarar casos cabeludos como os de Adriano, Bruno, Vágner Love... Teve que tentar tirar leite de pedra com algumas contratações do tipo 0800 ou de baixo risco(Cristian Borja, Val Baiano, entre estes) até que ao ver o seu time não render, tentou convencer aos seus pares de que sem investimento o time não melhoraria.
A torcida impaciente (capitaneada exatamente pelo seu desafeto Capitão Léo) queimava uma a uma cada promessa da base (Diego Maurício, Bruno Mezenga, Camacho, Antonio, Wellington, Fabrício, etc), atacava jogadores importantes do elenco lhes minando a confiança como fez com Angelim, Juan, Kléberson, etc. E para completar tiraram do clube Andrade e Rogério Lourenço, crias da base.
É fato que o Flamengo perdeu o "timing" de contratações factíveis com Rever, Eder Luis, Montillo, Diego Souza, Daniel Carvalho, etc, mas, quem garante que estes teriam vingado por lá.

IV - A última foi acusar Zico de só contratar jogadores de times que havia treinado lá fora, por causa das contratações de Diogo e Deivid - outra bobagem sem tamanho. Ambos são grandes jogadores, só que também chegaram ao clube totalmente sem rítmo de jogo. E eram as melhores opções de mercado. Mas, o problema foi ter perdido o Sheik para o Flu e o Eder Luis para o Vasco...

Zico não vai deixar isto barato e não pode, mas, vai escolher o momento certo, sem prejudicar o clube.
Zico é grande, é maior do que todo este tipo de baixarias.
E o pior foi ver que gente graúda, apologista do quanto pior melhor, tentou surfar esta onda, embora tacando a pedra e escondendo no colonhão... afinal nenhum deles teria coragem de enfrentar o Zico cara a cara. Existem ainda pessoas de bem gravitando no mundo do futebol. Ainda há esperança. Força Zico, um grande ídolo.

Querem saber uma coisa ? Talvez o Flamengo acabe na 2ª divisão como punição por tanta ingratidão com alguém que tanto fez pelo clube.
Por esta razão gosto demais quando o Cruzeiro oficialmente reverencia os seus ídolos históricos. Isto faz bem ao clube e nos enche de orgulho.
Que estes exemplos da Gávea nunca venham a ventar para os lados da Toca da Raposa. Muitas vezes é preciso deixar o joio crescer para cortá-lo, sem ceifar e jogar fora o trigo. Que o tal capitão Léo acabe tendo que se explicar com a nação. E manifestos públicos já começaram a ecoar.
Quem sabe o tiro do capitão não saia pela culatra ? Vamos conferir.

O Cruzeiro e a rodada 27 - Se o Fluminense perder em Prudente ou pelo menos empatar, a sua distância para o Cruzeiro se reduzirá a 2 pontos no máximo. O Corinthians tem teoricamente um jogo fácil, mas, o Ceará vai reincorpando com Misael, Magno Alves e Geraldo como trio ofensivo poderá surpreender ao Corinthians em São Paulo, mas a projeção é que o Corinthians chegue aos 51 pontos também. Então o Cruzeiro pode sair da rodada, caso vença o AtléticoPR, com 50 pontos e mais pertinho da ponta. Vamos torcer...


Os palpites da Loteca... :
☻ Cruzeiro x AtléticoPR - Dá Cruzeiro.
☻ Santos x Palmeiras - Jogo com cara de empate.
☻ AtléticoGo x AtléticoMG - O time goiano não perde em casa.
☻ Avaí x São Paulo - Dá Avaí, mas, o São Paulo pode trazer um pontinho
☻ Vitória x Grêmio - O time baiano não perde esta.
☻ Botafogo x Flamengo - O rubronegro não perde esta.
☻ Prudente x Fluminense - O Flu deixa pontos na interlândia
☻ Corinthians x Ceará - O timão é o mairo favorito. Que tal a grande zebra ?
☻ Inter x Guarani - O Inter é a melhor cravação do teste.

♦ Ipatinga x Náutico - O Ipatinga costuma surpreender nestas situações, mas, é bom um duplo aberto no Timbú.
♦ ICASA x ASA - O time da casa vai prevalecer. ICASA seco.
♦ Coritiba x Santo André - Coxa seco.
○ Sampaio Corrêa/MA x Guarany/CE - Sampaio é boa crava.
○ Brasília x Araguaína - Brasília é favorito destacado.
E o Vasco vai roendo a corda contra o Goiás sem São Januário (0 x 1), e depois as pessoas vem me falar que este tipo de coisas não existe em futebol.

E a coluna de hoje é dedicada única e exclusivamente à minha irmã Eliana Chiabi Duarte Costa e aos queridos Zanone (cunhado cruzeirense gente fina), Ana Cristina, Fernando (atleticano que está muito triste com o atual esdao de coisas que atormenta o time dele), Matheus (puxou ao pai e virou atleticano) e Maria Fernanda (mais esperta, seguiu a avó e é cruzeirense), Rodrigo e Valéria (que agora tem um neném), Eduardo (nasceu em 70 e tem o nome em homenagem ao Tostão) e Leonardo Augusto (meu afilhado e claro, cruzeirense).
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 jfabio | Pouso Alegre | 01-10-10 22h25min
O Zico seria uma boa pedida para o lugar do Maluf. O que será que o pessoal daqui acha desta possibilidade?
 pelota | Guanhaes,MG | 01-10-10 22h35min
Caro amigo Joao,, e isso ai, parabens para esta maravilha de coluna, Zico,Zico,zico,,, muito massacrado pelo tao famoso Penalty perdido,Zico o verdadeiro Rosto do flazinho,mas e isso mesmo amigo espero que ele de a volta por cima e tomara que seja em outro clube,ai os caras veram o que representa um dirigente de Brio...joao bom final de semana azul...Flavio Australia...
 pelota | Guanhaes,MG | 01-10-10 22h39min
jfabio,, olha nao sei aonde vi no outro dia mas me parece que o Zeze estaria querendo dar o trouco no Kanil,,, fara uma proposta ao luxa!!! conhecendo essa raposa velha sei nao,,, tudo pode acontecer.. quanto ao Zico,nao teria ele cabeca no momento para vir a minas,,, saudacoes azul...
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 02-10-10 10h13min
João, parabéns à Eliana. Que ao final do dia a família possa comemorar também uma vitória azul.O Zico foi ídolo de todos nós. É um absurdo um clube ser refém de uma torcida. Já ouvi dizer que o Fla é, dos grandes, o clube mais desestruturado so Brasil.O tal profissionalismo passa longe de lá. E, creio que você leu a coluna ao lado, do JFS, sobre os 10 argentinos. Qualquer hora escreva uma sobre os 10 azuis. Obrigada.
 Flavio RT | Itabira | 02-10-10 10h49min
Bom dia João; Coluna oportuna como sempre. Esta mania de crucificar e falar sem propriedade dos outros mata qq organ. Zico, foi + 1 destes que sofreram.Não conhecia os detalhes. Foi muito válido colocá-los aqui. Que sirva de exemplo. ´Pelo exemplo, "nunca na história do nosso clube" tantas falácias foram colocadas contra nossos dirigentes, que tem uma linda história de conquistas e realizações, contra técnicos e até jogadores. Mparaná e henrique foram vítimas destas. E até o Rômulo, agora é
 Flavio RT | Itabira | 02-10-10 10h57min
o cristo da vez.Somos o 3º do campeon. mais disputado do mundo, com técnicos renomados, jogdres de fama mundial, etc. Estamos sempre na vitrine, e uns incitam, de modo irresponsável, nossos torcedores a terem um comportamento agressivo para com eles. Usam de todos os meios, tipo nick com as cores do Glorioso, etc, batem no peito, dizem-se maiores em paixão e dá-lhe lenha. Que esta coluna sua hoje sirva de alerta . "A liberdade democrática implica em responsabilidade e dever para com a verdade".
 marco | Curitiba | 02-10-10 11h49min
Caro João, sobre o jogo de Hoje, precisamos ter muito cuidado pois o Atlético sempre marca gols depois dos 40 do segundo tempo, às vezes nos acréscimos. TODA ATENÇÃO É POUCA. Espero que o Cuca esteja atento à este detalhe. Mas se alguém tiver algum acesso à pessoas do time, nunca é demais avisar. Se ganharmos, ficaremos definitivamente na disputa do título. Aí é secar um pouco os gambás e o Flu. Para frente Cruzeiro!
 EderMel | Serra | 02-10-10 14h07min
João Chiabi, excel. matéria como sempre, acho que Zico merece um destaque em função do atleta que foi dentro e fora dos campos! Na minha opinião ele porderia, apesar das dificuldades, ter postergado a saída para depois do clássico de hoje, visando deixar menos preucupação na cabeça dos jogadores. Agora voltando no Cruzeirão, hoje iremos atingir os 50 ptos (todos na torcida)... e vamos secar o Fluminense e o Corinthians. Parabéns para sua irmã Eliana. Um abraço e fique com Deus Eder Lana
 EderMel | Serra | 02-10-10 14h07min
João Chiabi, excel. matéria como sempre, acho que Zico merece um destaque em função do atleta que foi dentro e fora dos campos! Na minha opinião ele porderia, apesar das dificuldades, ter postergado a saída para depois do clássico de hoje, visando deixar menos preucupação na cabeça dos jogadores. Agora voltando no Cruzeirão, hoje iremos atingir os 50 ptos (todos na torcida)... e vamos secar o Fluminense e o Corinthians. Parabéns para sua irmã Eliana. Um abraço e fique com Deus Eder Lana
 pyxis | BHZ | 03-10-10 07h50min
JDuarte,
Fizeram com o Zico o mesmo que torcedores do Cruzeiro fariam com alguns de nossos ídolos (Piazza, Tostão, Dirceu Lopes, Sorín, Alex10) se eles fossem de algum cargo de direção, e o mesmo que fizeram com Raul, Palhinha, Nelinho e Outros que se meteram a trabalhar pelo Cruzeiro expostos à mídia.
Não me surpreendo com nada do que está acontecendo com o Zico. no Fla e NÃO acredito que seria um nome bom para o Cruzeiro.
 pyxis | BHZ | 03-10-10 07h53min
JDuarte,
Pôxa... deixa eu reclamar pela Eliana... vc dedica "unica e exclusivamente" a ele e coloca mais de uma dezena de recebedores da dedicação????
Desculpa aí, Eliana!
O Joãozinho empolgou desta vez!
 pyxis | BHZ | 03-10-10 07h56min
Fiz um jogo na loteca de 14 empates e cinco duplos....
não confiei em alguns visitantes e me estrepei....
Perdi nas frangas e no Grêmio... (coluna 2), Cruzeiro (coluna 1)...
 pyxis | BHZ | 03-10-10 07h59min
Fazendo uma correção...
Coloquei Cruzeiro, Inter e gambás como favoritos na coluna 1 (sêco)... logo marquei 11 empates e respectivos duplos (5) nas colunas 1 e 2...
Logo, errei os jogos do Cruzeiro, gambás, frangas e Grêmio.
 João Duarte | Vit�ria | 03-10-10 10h39min
Evandro,
Os outros recebedores são o marido da Eliana, os filhos e netos, além dos 2 genros dela.
Achei por bem em estender os cumprimentos a eles. Como tinha atleticanos no meio... deu peso para o Cruzeiro ontem...
 João Duarte | Vit�ria | 03-10-10 10h41min
SE você errou Cruzeiro, Corinthians e Grêmio é sinal de que apostou contra o Brasília em favor do Araguaína de Tocantins, apostou contra o Sampaio Corrêa e cravou o Ipatinga. Foi bem Evandro.
 João Duarte | Vit�ria | 03-10-10 10h41min
SE você errou Cruzeiro, Corinthians e Grêmio é sinal de que apostou contra o Brasília em favor do Araguaína de Tocantins, apostou contra o Sampaio Corrêa e cravou o Ipatinga. Foi bem Evandro.
 João Duarte | Vit�ria | 03-10-10 10h45min
Não creio que Zico fosse uma boa alternativa a MALUF. Estou vendo com bons olhos o trabalho feito por Dimas Fonseca e pelo Valdir Barbosa, que agora investido da titularidade da função e com liberdade de atuação vai indo muito bem. Vamos aguardar a janela de janeiro, quando seremos postos à prova, compras, vendas, formar o novo time para 2011.
Em 2010, julgo que foram muito bem. Faltam 11 rodadas para o fim do campeonato e estamos no páreo pela conquista do título e fora do rebaixamento.
 João Duarte | Vit�ria | 03-10-10 10h50min
Grande Pelota de Guanhães,
POis é o Zico foi perseguido por muitos por ter perdido o pênalti contra a França. Mas, estes injustos de plantão se esquecem que :
1 - Foi ele quem criou o lance ao meter a bola para Branco.
2 - A cobrança se deu aos 35' da etapa final. A França ainda poderia empatar e até virar o jogo
3 - Júlio César e Sócrates perderam as cobranças depois dele.
4 - Carlos pé frio botou a bola prá dentro. 5 - E os gols perdidos no jogo?
Injustiça
 Flavio RT | Itabira | 03-10-10 11h16min
Bom dia João; Não vi o jogo, estava em uma festa que eu era o organizador. Mas tem uma coisa que está incomodando: o TRibei. não está egoísta para com o time? 4ª feira qdo cruzou saiu gol, mas na maioria das vezes abusou do término da jogada individualmente, e convenhamos nada bem. E ao ser substituído saiu (através da leitura labial e gestos corporais) indignado. Nem sei se saiu na imprensa, pq defini evitar de ler de tanta raiva que fico.Será que estou vendo chifre na cabeça do pangaré?
 marcoaraujo | Não definido | 03-10-10 13h21min
João Duarte, Vc poderia me dizer o que o Cruzeiro e sua torcida têm a ver com o Zico e o Flamengo?? Com o nosso time brigando pelo título e vc me vem com este tópico inútil!! Zico é um problema deles e este tópico se chama cruzeiro.org.
 Marcelo Brasileiro | Vespasiano | 03-10-10 15h28min
Meu caro amigo Joao,mais uma vez escrevendo com sabedoria,jamais podemos nos esquecer de nossos idolos,digo isto porque Zico é o maior idolo do Flamengo de todos os tempos.Mande um grange abraço a Eliana.Estivemos uma semana viajando Cristina e eu,mas sempre ligando para o Lucas pedindo noticias do nosso Cruzeiro.Um grande abraço do amigo,Marcelo.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 03-10-10 22h35min
Alô mestre João. como é bom ver uma coluna dedicada ao ídolo Zico. Parabéns, e o melhor é saber que ainda existem pessoas de caráter no meio de tantas porcarias. Zico não precisa e não merece passar pelo que está passando. O tempo há de curar esta ferida.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 03-10-10 22h37min
Empate chato este de ontem contra o A.Paranaense. Vida que segue. Em novembro estaremos líderes desse Brasileirão 2010.
 João Duarte | Vit�ria | 03-10-10 23h46min
Prezado Marco Araújo,
Zico é um dos caras do bem no mundo do futebol. Eu não escrevo só sobre o Cruzeiro neste espaço, não tenho obrigação de fazer isto, mas, devo ter feitas menos de 2% das minhas colunas tratando de outros temas.
Ao contrário do que você pensa, o que fizeram com Zico no FLA poderá ser feito com outros ídolos celestes, porque o imediatismo do mundo do futebol poderia fazer isto. Eu gostaria que isto jamais ocorresse aqui. E Indignado escrevi. Tá certo ?
 pelota | Guanhaes,MG | 04-10-10 08h36min
Pois e Meu amigo Joao,, o Luxemburgo foi para o menguinho tomar o lugar do Galinho,escutei hoje na Radio, nao ficarei surpreso se o Maluf nao acompanhar a Barca do Luxa...O Kanil vai tomar uma rasteira do Luxa,,,rererererrer,,, valeu Joao,,, Flavio Pelota Guanhaes,,,,,
 Eduardo Lima | Não definido | 05-10-10 10h53min
Eduardo Cruzeirense vende fazenda 150 hectare, 100% plana, destocada, 2 coregos com muita água,o que plantar dá. Município da SUDENE (facilita todo tipo de financiamento). Á 38KM da BR 040 de Três Marias na barra do Rio de Janeiro com Rio São Francisco. Cercas novas. Vendo barato 2.300,00 o hectare. Fone:38-37512964 , 38-99974411... Ajudem um cruzeirense a vender sua fazenda...
 Cuné | BSB | 05-10-10 11h46min
Olá João!!! A situação do Zico só prova que o amor ao time é uma das últimas variáveis a serem avaliadas para se dirigir um time de futebol hoje. Há muito o romantismo existe apenas na cabeça de alguns torcedores, pois o que manda mesmo é a grana. O dinheiro transformou o futebol e temos que aceitar isso. Zico foi retirado do CRF para que outras "coisas internas" puessem fluir melhor, é assim na política, é assim no futebol. Aliás, já notou o qto cada vez mais os dois andam juntos? Abraço.
 webber | Belo Horizonte | 05-10-10 16h13min
Deixem o Zico e o Flamengo com Zico e Flamengo. Não temos que nos intrometer neste assunto. Foi um grande jogador, um técnico mediano e um cartola fraquinho.
 chiabi | Nova Lima | 06-10-10 14h17min
Nesse tema concordo com o Evandro. Qualquer ídolo ao assumir cargo remunerado (ou não) no Cruzeiro, ficando exposto à mídia, estará sujeito ao ódio da torcida. Até mesmo como jogadores: vejamos que em 2007 repatriamos Ricardinho e Geovanni, que foram sumariamente vaiados nos jogos em que não foram bem.
 azul celeste bh | Não definido | 06-10-10 22h46min
Muito boa a coluna.J.Duarte.O Zico merece todo o respeito pelo que representa para o futebol brasileiro.Assim como vários jogadores que passaram pelo Cruzeiro como Joãozinho,Nelinho,Palhinha,Tostão,etc. a lista é imensa.O que eu acho que merece + atenção no meu ponto de vista e deve também ser referenciado acho que é o Tostão.Foi jogador depois investiu NOS ESTUDOS E SE FORMOU EM MEDICINA e depois se tornou um colunista de futebol,além de ter sido CAMPEÃO DO MUNDO.
 azul celeste bh | Não definido | 06-10-10 22h49min
E TOSTÃO enquanto colunista exerce de acordo c/suas convicções uma linha de raciocínio bem próxima daquilo que realmente acontece no futebol,procurando ser dentro do possível o máximo de imparcialidade,mesmo errando e contrariando alguns cruzeirenses(quando tem opiniões divergentes)pois creio que ao escrever ele usa sua massa cinzenta e não azul e branca do seu cérebro.Quanto a santificar desportistas e dirigentes acho que a Santa Sé pode fazer melhor este papel,pois até Madre Tereza de Calcutá
 azul celeste bh | Não definido | 06-10-10 22h54min
ainda não conseguiu ser santificada,apesar de qdo morreu foi enterrada c/ honras militares e governamentais em 1 país de origem hindú e mulçumana.Vamos aguardar.Quanto as eleições isto é democracia e viva a democracia.O ficha limpa deu uma limpa em alguns não em todos,o processo é longo e lento,mas vamos aguardar.Eurico levou o Vasco a vários títulos e não o acho exemplo a ser seguido.Tem vascaíno que acha q/ ele também ídolo.Isto é o Brasil,isto é democracia.Quanto ao Zico merece todo respeito.
 azul celeste bh | Não definido | 06-10-10 23h04min
Acho que a ong Tranparência Brasil contribui muito com a democracia mostrando o histórico dos lesgisladores no Brasil.Aliás só Ficha Limpa não resolve,tem ficha limpa que em 100 reuniõs em Brasília na Câmara ou no Senado comparece 20 vezes e está ausente em 80.Mas assim caminha a humanidade...Saudações Celestes.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [10 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster