Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Blog Páginas Heróicas Digitais



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

30/07/2010 | Joao Duarte
Lembrando um Clássico Marcante da História

"Incríveis as coincidências. Que bons fluidos desçam sobre os jogadores do Cruzeiro e que venha uma vitória".

Mundo Azul,


É tempo de clássico. Mais que isto é tempo de relembrar nuances de certos jogos que foram marcantes nas vidas dos torcedores mais antigos. A turma que tem mais de 40 anos de idade,certamente se lembrará deste clássico com muitas boas lembranças. E para ser diferente hoje quero começar homenageando aos colegas de sangue azul legítimo como Jorge Santana, Mauro França, Lau, Zezé Franelli, Elias Guimarães (Rapozaço), Haroldo Trovão Azul, Carlos H. C. Campos, Evandro Oliveira, Silvério Cândido, Joãozinho Ávila, Cláudio Alberto Carvalho Carneiro, Ademar de Carvalho Barbosa e fechando este timaço com os meus primos Luiz Fernando Coelho Chiabi e Clemenceau Chiabi Saliba Jr...
Do time deles 9 jogadores tiveram passagem pela seleção brasileira, disputaram Copado Mundo... O Cruzeiro tinha jovens mesclados a jogados experientes,com vivência do clube como por exemplo Palhinha I, Joãozinho e Carlinhos Sabiá. E tinha ainda da base Geraldão, Eugênio e Douglas.
O cenário era favorável a eles pelo renome de seus jogadores e pelo fato de já terem nos vencido com facilidade naquele mesmo certame em fase anterior.
Comparem vocês mesmos as semelhanças com o momento atual de euforia da torcida deles. Já tive que ouvir que menos de 3 x 0 não é vitória para eles...
Mas, uma coisa digo... Futebol é dentro das 4 linhas. E Raposa não é bicho que morra de véspera, não é mesmo ?
Claro que vou ficar nervoso... claro que esperarei o tempo voar se a gente tiver ganahndo apertado ou demorar um século se a gente tiver ganhando fácil, pois, tirar sarro deles não tem preço...
Não darei nenhuma vantagem a eles, todas coisas de sempre voltam e valem à pena... Eliana, mimha irmã, não vai ligar o rádio na Itatiaia de jeito nenhum... nem o Joaquim irá ao estádio (um grande alívio, porque ele é pé-frio reconhecido). Que Thiago Ribeiro seja um misto de Joãozinho e Guilherme... Que Wéllington Paulista encarne Palhinha I, Seixas e Ronaldo Fenômeno ... Que Gilberto nos lembre como Tostão I, Dirceu Lopes e como Tostão II, como era gostoso vê-los balançar as redes cacarejantes. Amém...

São quase 26 anos de diferença, mas, quantas coincidências... E como recordar é viver, porque não falar de uma PÁGINA HERÓICA IMORTAL ? - Nada como a lembrança de uma conquista que mudou a história do Cruzeiro para marcar este período que a gente está vivendo.
Nossa torcida anda tensa e apreensiva, pois, tem sobrado incursões para nos tirarem a confiança nas nossas forças, capitaneada como sempre pela incrível imprensa mineira. Vejo todos os dias os torcedores elogiando as contratações e o timaço formado do outro lado da Lagoa. A coisa era mais ou menos parecida há 26 anos atrás.
Não só George Orwell previra o caos para 1984, mas, a crônica mineira não parava de tecer “loas” ao time que seria hepta campeão mineiro, o que para nós seria realmente catastrófico.
E não era para menos. Sobrava instabilidade para os lados da Toca da Raposa. Para que se tenha uma idéia, em tempos de Lei do Passe, o Cruzeiro terminaria aquele ano com mais de 120 jogadores sob contrato(agora os tempos do futebol mudaram, mas, o Cruzeiro andou incorrendo no mesmo erro do fim da era Brandi / Furletti e agora parece que passamos de 200 jogadores sob contrato, o que é um disparate).
Mas, talvez o sufoco que o clube vivera em 1982 quando o rebaixamento nos rondara, possa ter justificado em parte as ações dos homens do futebol do Cruzeiro que tentaram de tudo para quebrar a série de conquistas dos alvinegros, fato que continuou em 1983 e 1984. Por isto, o descalabro de tanta gente sendo contratada e arrebentando o caixa do clube.
E agora ? Como explicar tanta gente sob contrato, onerando as nossas finanças e com tão pouco retorno/ perspectivas de retorno ?

Não foi sem motivo que escolhi este clássico, para retratar novamente nesta coluna às vésperas de um jogo que poderá representar um novo "marco" na história do Cruzeiro e do campeonato brasileiro deste ano de 2010.

Mas, voltemos ao mundo do futebol daqueles tempos. Dias antes (dia 27/11/84), nas eleições do clube o Dr. Benito Masci havia vencido a coligação Furletti-Felício por 97 x 83, com o anúncio de muitas mudanças na política do futebol, sempre o carro-chefe do clube.
Pois bem, o Cruzeiro já havia sido campeão do turno. E chegava à decisão do returno, onde a vantagem de jogar por 2 resultados iguais era cacarejante.

Como foi o jogão ? - O jogo teve 2 personagens marcantes no seu 1° tempo : o lateral Nelinho agora vestindo as cores do time do código de barras e o goleiraço Ademir Maria.
Nelinho além de anular ao seu velho companheiro Joãozinho, conseguiu distribuir bem o jogo e criar enormes dificuldades para o goleiro celeste.
O Cruzeiro retraído e o inimigo bem mais solto.
Chances de gol com Éder Aleixo aos 6’ tentando encobrir ao nosso goleiro e depois Nelinho aos 7’ numa bomba, ambas as jogadas esbarraram na segurança de Ademir Maria.
A partir dos 15’ do 1° tempo, o jogo ficou muito feio com faltas seguidas para matar as jogadas, bem ao gosto do técnico deles à época (Procópio).
O time dos cacarecos tramava melhor, enquanto o Cruzeiro se encolhia no seu campo. O time azul só levou perigo aos 44’ com Seixas penetrando num lançamento excelente do príncipe Douglas, que Luizinho desviou a córner.

Os times voltaram diferentes do vestiário e uma mudança no sistema de marcação do Cruzeiro com a entrada de Orlando (um volante forte que viera do Villa Nova, se não me engano), permitiu ao quarteto ofensivo do Cruzeiro fazer uma atuação das mais bonitas que o Mineirão assistiu em sua história. Carlinhos Sabiá, Tostão II, Carlos Alberto Seixas e Joãozinho foram orientados por João Francisco a se movimentarem sem posição fixa e jogadas lindas passaram a envolver completamente a defesa cacarejante.

Aos 5’ o lateral direito Carlos Alberto cobrou uma falta da direita. A jogada ensaiada saiu na pinta, com a raspadinha de Tostão II no 1° pau, que pegou Carlinhos Sabiá livre no meio da área para fazer Cruzeiro 1 x 0.
O time deles começou a ficar nervosinho em campo e se a coisa já começara feia para o lado deles, ficaria pior após o 1° gol, pois, eles tentaram sair para o jogo e abriram mais o sistema defensivo. Os toques e deslocações do time celeste colocavam em polvorosa a zaga adversária.

Eram 10’ do 2° tempo quando Carlinhos tabela com Douglas e da ponta-direita centra em direção à área. João Leite sai catando borboletas e a bola se oferece a Tostão II (como este cara regulava contra eles...ganhei muito almoço apostando em gol dele contra o TSQQT), que cumprimenta as redes. E sai vibrando igual a um doido. Cruzeiro 2 x 0.
Eu tinha vindo de Vitória para ver o jogo e tinha certeza de que aquela noite seria marcante. Não errei.
O mapa da mina estava mesmo do lado esquerdo da defesa deles onde Elzo (o cara que o Telê levou para a Copa do Mundo de 86) e Vitor (outro que mesmo sendo reserva de Andrade no Flamengo era sempre convocado por Telê ) tomavam um “vareio” de bola sendo seguidamente batidos pelas triangulações feitas entre Carlos Alberto, Tostão e Douglas.
E foi de novo do lado direito que nasceu um cruzamento perfeito que Carlinhos Sabiá dominou e fuzilou ao João Leite para fazer 3 x 0 antes dos 15’ do 2° tempo.. Lembrei-me do bang-bang italiano estrelado por Franco Nero : Tempo de Massacre. Ri à toa na arquibancada, sozinho, porque chegara tarde ao estádio, mas, nomeio da multidão ao lado da galera do portão 3.
Entrando nos 15’ finais, já no desespero deles começou a brilhar com mais força ainda o futebol do nosso centroavante Carlos Alberto Seixas.
Eu havia ficado fã da valentia dele quando no último jogo do campeonato mineiro de 83, além de ganharmos bem na bola, ele também fez a cachorrada correr, no braço.
Eram 32’ do tempo final quando ele driblou Luizinho e Fred para lá e para cá, João Leite veio no socorro e a bola do Seixas foi morrer na rede. O nosso 9 sabia que tinha feito um golaço, um gol que nos dava a certeza do título, ergueu os braços e celebrou a conficção do gol mais bonito do campeonato mineiro de 1984. A torcida celeste ficou exultante e detonou finalmente o grito represado na garganta desde 1977...É CAMPEÃO.
A torcida cruzeirense começou a fazer uma festa incrível nas arquibancadas, muitos torcedores não se contiveram e invadiram o campo, porque ninguém acreditava que os cacarejantes emplumados pudessem nos ganhar de 4 x 0 no jogo da volta.
O juiz Édson Alcântara do Amorim ainda conseguiu anular um gol legítimo de Seixas, alegando um impedimento com o jogador cruzeirense saindo do nosso campo e a torcida ainda viu João Leite operar um super-milagre ao defender de calcanhar a conclusão de Joãozinho.
Fim de jogo e festa de campeão. Mas, alegria maior ainda havia sido reservada para mim, pois, à saída do estádio eu pude encontrar com os 2 cacarejantes mais fanáticos que trabalhavam na CST comigo (Jaldo Faria de Lima e Luciano Azevedo). Aquele domingo terminaria de forma perfeita, pois, deitado no capô da Brasília do Jaldo pude escuta-lo desferir todos os impropérios...Nunca uma viagem de ônibus de BH x Vitória foi tão prazerosa.
No papel o time deles era melhor que o nosso. Mas, em campo o que vimos foi bem diferente. Como o que é bom repete... fui certeiro buscar este jogo, para falar do que sei sobre clássicos.
Mesmo com o favoritismo total do outro lado, o Cruzeiro pode surpreender e se aproveitar do desespero do time deles. A receita é segurar no início dos 2 tempos e sair na frente do marcador... Força Cruzeiro.

Detalhes do Jogo – Atlético-MG 0 x 4 Cruzeiro+++ Motivo : 1ª partida da Final do Returno do Campeonato Mineiro +++ – Data : 05/12/1984
. Cruzeiro : Ademir Maria, Carlos Alberto, Geraldão, Eugênio e Ademar; Douglas (Luis Cosme), Palhinha I (Orlando) e Tostão II; Carlinhos Sabiá, Carlos Alberto Seixas e Joãozinho.
Técnico : João Francisco...um baita profissional que deixou saudades.

. Atlético-MG : João Leite, Nelinho (Jaílton), Fred, Luizinho e Elzo; Vitor (Tita), Heleno e Everton; Sérgio Araújo, Reinaldo e Éder Aleixo. Técnico : Procópio Cardoso Neto.

. Árbitro : Edson Alcântara do Amorim .
. Público Pagante : 52.869 torcedores.
. Renda : CR$ 193.687.500,00
. Gols : Carlinhos Sabiá aos 50’, Tostão II aos 55’, Carlinhos Sabiá aos 60’ e Carlos Alberto Seixas aos 77’ .
. Cartões : João Francisco foi expulso após invadir o campo protestando pela anulação do gol legítimo de Seixas +++ Cartões Amarelos : Geraldão (Cruzeiro) + Heleno, Elzo e Everton (Emplumados Cacarejantes).
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Zezé | Belo Horizonte | 31-07-10 00h17min
Compadre, este jogo para mim foi memorável. Primeiro pelos acontecimentos ocorridos no dia, antes de chegar ao Mineirão, e, depois porque foi a primeira vez que Luciana assistiu um jogo de futebol. Com a vitória fui a loucura no estádio, ela achando que era louco, terminou o namoro, mas depois voltou e descobriu que sou louco mesmo é por este Cruzeiro! Sem contar que fui até despedido da Franelli pelo meu tio que queria que ficasse no plantão, pois era fim de ano.
 Zezé | Belo Horizonte | 31-07-10 00h18min
Mas ganhar das galinhas não tem preço, qualquer placar é valido, mas ganhar de 4 naquela época não era tão comum como ganhar delas de 5! rsrsrsrs... Nós falamos mais tarde.
 Gianlucca Palestra | Não definido | 31-07-10 08h45min
Caro João, que alegria ver palavras como essa que concerteza foram digitadas com a mesma emoção da época desta vitória.Não tive a oportunidade de assistir por não ser nascido nesta época + tenho grande certeza que meu time me orgulhava mesmo antes de nascer...rs... Está de parabéns a sua coluna e creio que todos os torcedores de radinho e modinhas de 2003 deveria ver essas palavras para aí sim ter um significado do que é ser CRUZEIRENSE!!! é realmente um sentimento inexplicavel!!!Abraços!
 João Duarte | Vit�ria | 31-07-10 10h21min
Lincoln,
Esta história de favoritismo do tricolor de Minas antes dos jogos é antigo...
Dirceu Lopes conta que sempre ia para o Mineirão numa das Kombis da Viação Avenida (Carmine Furletti) nos anos 70 e escutava os cacarejantes dando seus prognósticos no rádio... Hoje, vai ser 3 x 0, outro gritava é 4 x 0 ... e ele dizia de sua alegria de vê-los voltando pra casa com as bandeiras enroladas.
Isto não mudou. Quando a bola rolar hoje, veremos o que nos reserva a história.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 31-07-10 10h23min
Mais um vez bela coluna. Tenho 44 anos e me lembro da partida, principalmente o fim do jejum (de títulos), mas como moro no DF já há 32 anos, não tinha imagens, só os gols da rodada no fantástico. A propósito amanhã será o primeiro clássico que verei ao vivo pela TV. Explico: Aqui no DF neste 32 anos nunca passou o clássico mimeiro em TV aberta, eu não tinha dinheiro para ir até BH e nem para tv por assinatura, agora tenho TV paga e irei finalmente ver este grande clássico ao vivo.
 João Duarte | Vit�ria | 31-07-10 10h24min
GianLucca Palestra,
O que as pessoas não entendem é que o Cruzeiro sempre foi um clube disciplinado em seus gastos, talvez por isto possua a menor dívida entre os grandes do futebol brasileiro.
Nos períodos de vacas magras os dirigentes tendem a arriscar acima do limite do razoável. É o que tem feito o tenente do outro lado. Contratou a comissão técnica mais cara do Brasil, trouxe os dirigentes profissionais do futebol para aportar qualidade e ainda jogadores de nome.
 João Duarte | Vit�ria | 31-07-10 10h27min
A folha salarial das cocotas hoje é muito elevada, com pelo menos 15 jogadores acima da faixa dos R$ 120 mil mensais, tudo isto porque nos últimos 15 jogos contra o Cruzeiro conseguiram uma mísera vitória, assim mesmo por terem enfrentado um time misto, com 10 jogadores em campo desde os 7 segundos de jogo. E este fato, não é citado pela imprensa da qual o sr. Jr. Brasil faz parte...
Eles comemoraram de amarelo o título regional de 2010, porque não ganharam em cima do Cruzeiro.
 João Duarte | Vit�ria | 31-07-10 10h31min
E creio eu que o tenente se desesperou e fez das tripas coração para dar à mais cara comissão técnica do Brasil, opções variadas para a composição do elenco. Trouxe grandes nomes e entrou naquela de quem deve R$ 350 Milhões... se tem crédito, que passe a dever R$ 500 Milhões..., mas, corre o risco de ganhar alguma coisa.
Só que sabem que ESTE CLÁSSICO SERÁ UM GRANDE DIVISOR DE ÁGUAS... Se perderem ou até mesmo empatarem, a cobra vai fumar no Rio. Podem aguardar.
 João Duarte | Vit�ria | 31-07-10 10h34min
Entretanto, se ganharem isto pode lhes dar uma grande injeção de ânimo e uma reação é projetada... O Campeonato Brasileiro ainda está no seu 1/3 inicial. Longe de se ter uma definição. As projeções são as mesmas de sempre:
- Rendimento maior que 66.7% para ser campeão.
- Rendimento superior a 60.0% para chegar ao G4.
- Rendimento maior que 40.0% para não correr riscos de rebaixamento.
E o campeonato se definindo sempre nas 8 rodadas finais.
 João Duarte | Vit�ria | 31-07-10 10h37min
Grande Toninho Caixeta,
Que Deus nos ilumine e que seu olhar seja pé quente. Uma vitória hoje nos dará um impulso fantástico rumo à ponta da competição... O time está com vários jogadores à meia-boca, notadamente no setor de criação. Mas, quem sabe não é hoje o dia que Wéllington Paulista vá mandar todas dentro da casinha ? Sonhar, não custa nada.
Um abraço e obrigado por prestigiar a coluna e comentar sempre neste espaço.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 31-07-10 10h43min
João sou leitor assíduo. Quanto ao pé quente, pelo menos nos estádios nunca ví uma derrota do Cruzeiro, todas as vezes que o Cruzeiro veio aqui no DF e algumas em Goiânia e mais a final da libertadores 1997, nunca vi uma derrota do Cruzeiro ao vivo no estádio.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 31-07-10 14h15min
João Duarte e Toninho Caixeta, também moro em Brasília desde 1980 e acompanhar jogos do Cruzeiro naquela época era muito difícil. Eu ouvia notícias por rádios do RJ e comprava o jornal Estado de Minas na Rodoviária. Só assim para ter notícias do nosso querido Cruzeiro. Pouco me lembro deste jogo, mas a década de 80 foi de vacas magras para nós. Mas hoje a história é diferente, não é mesmo? João Duarte parabéns pela coluna.Toninho,é bom saber que temos muitos Cruzeirenses aqui em Brasília.Abraços
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 31-07-10 14h15min
João Duarte e Toninho Caixeta, também moro em Brasília desde 1980 e acompanhar jogos do Cruzeiro naquela época era muito difícil. Eu ouvia notícias por rádios do RJ e comprava o jornal Estado de Minas na Rodoviária. Só assim para ter notícias do nosso querido Cruzeiro. Pouco me lembro deste jogo, mas a década de 80 foi de vacas magras para nós. Mas hoje a história é diferente, não é mesmo? João Duarte parabéns pela coluna.Toninho,é bom saber que temos muitos Cruzeirenses aqui em Brasília.Abraços
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 31-07-10 14h18min
João Duarte, desculpe-me. Não sei o que ocorreu, mas o comentário ficou postado duplamente. Abraços
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 31-07-10 14h27min
João Duarte, acredito que se Gilberto jogar teremos condições de vencer o jogo. Vi o jogo contra o Grêmio e nosso meio estava sem criatividade. Veja quanta falta esta fazendo o Bernardo. Seria um reserva muito útil neste momento. Tenho uma dúvida: onde está Leandro Domingues? Ainda pertence ao Cruzeiro? Ele foi trocado por Soares,com o Fluminense, que já está no Vitória. Seria uma boa alternativa para o meio, pois Cuca não tem problemas com ele.Não é mesmo? Abraços.
 João Duarte | Vit�ria | 31-07-10 18h24min
Aloísio Mendes,
Infelizmente não temos mais participação nos direitos econômicos e nem federativos do Leandro Domingues que agora está no futebol asiático.
Mas, com Gilberto, Roger e Montillo não creio que houvesse espaço para nunguém mais na função. Deixem o Montillo estrear primeiro...
Um elenco não pode ter jogadores demais de alto nível... dá problema, com certeza.
Não se iludam após uns 2 meses a coisa vai estourar no poleiro tricolor... aguardem...
 BrunoBarros | Brasília | 01-08-10 15h02min
Tomara João, que hoje tenhamos uma história repetida. O jogo hoje é fundamental. Além de ser um clássico, e toda a questão que envolve uma vitória num jogo assim, tem a importância de não deixar os líderes escaparem tanto. Nesse perído pré-Montillo, tem que manter o time na disputa, porque quando tivermos não só o armador, mas tambés o Farias, Wallyson, L. Silva voltando, o elenco vai tá forte pra disputa. Não pode é sair ninguém, senão complica.
 BrunoBarros | Brasília | 01-08-10 15h08min
Com esses 3 armadores realmente trazer outro seria caçar confusão à tóa. Mantém esses 3 e sobe com o garoto Élber, que é muito bom de bola. É um jogador que joga no meio, mas faz muitos gols. Ótima visão de jogo também. Lembra um pouco o Palhinha II, guardadas as devidas proporções, porque é um garoto ainda e tem que confirmar o seu potencial entre os profissionais. Esse é o grande segredo dessa garotada da base. Mas se for dar chance prum quarto armador no elenco, é melhor subir com o Élber.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 01-08-10 15h37min
Aloisio Mendess, pois é eu também comprava o jornal lá na rodoviária, (principalmente nas vésperas dos jogos e na segunda-feira o Diário da Tarde com piadinhas) para ler as notícias do Cruzeiro, mas sou tão fanático que ainda conseguia somente à noite(23:00 horas o apito final da itatiaia) ouvir no radinho, na maior chiadeira e fugindo a sintonia, comprava a revista Placar também, mas ao vivo hoje será o primeiro.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 01-08-10 17h11min
João os relatos desse time de 84 sempre me emocionam. Foi o único time do Cruzeiro que vi ao vivo. Fizeram um amistoso em Itajubá contra o Yuracan. Aliás eu voltei de Itajubá hoje e esse é meu primeiro acesso ao site. Eu também gosto de coincidências. O interessante é que o time deles é sempre o melhor. Só que a história depois mostra o contrário.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 01-08-10 21h10min
Toninho,temos que tomar umas juntos pois temos muita coisa em comum. Se joga uma bolinha ainda e tem mais de 40 anos, podemos jogar umas bolinhas juntos. Tenho dois grupos de futebol que participo, acima de 40 e acima de 30. Vamos combinar. Moro num condomínio da Aeronáutica, perto de Santa Maria. Abraços.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 01-08-10 21h10min
Toninho,temos que tomar umas juntos pois temos muita coisa em comum. Se joga uma bolinha ainda e tem mais de 40 anos, podemos jogar umas bolinhas juntos. Tenho dois grupos de futebol que participo, acima de 40 e acima de 30. Vamos combinar. Moro num condomínio da Aeronáutica, perto de Santa Maria. Abraços.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 01-08-10 21h12min
Novamente foi postado duplamente. Desculpe-me. Não sei o que ocorreu. Abraços
 chiabi | Nova Lima | 01-08-10 21h36min
E a freguesia continua... Mestre Cuca comeu ***** ensopado ao molho de Jacaré!!! Valeu pela homengem, grande primo João Chiabi.
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 22h55min
Começo falando do meu vaticínio...deu certo... veio a vitória. Mais que isto, Wéllington Paulista, tão criticado por uns e outros, encarnou o espírito de Seixas, Guilherme, Palhinha I, Tostão II, Dirceu Lopes, Evaldo (meu grande ídolo e um cara que eu aprendi a admirar pelo ser humano maravilhoso que é... meu vizinho de Barro Preto) e mandou um pombo sem asas que foi morrer no gogó da ema, onde a coruja dorme, no trinco, no ângulo, na gaveta de Fábio Costa e determinou a vitória azul.
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 22h58min
Foi um clássico realmente espetacular. De cara Tardelli chutou Fábio fez grande defesa e o jogador n° 1 do tricolor mineiro, errou a passada e perdeu gol feito.
O time deles pressionando e o Cruzeiro se defendendo. Esta era a tônica do jogo. Só que o Cruzeiro não estava morto em campo. Num lance pouco comentado, o Everton tomou o rapa de uma cocota, na risca da grande área. O sr. Seneme não deu falta.
Thiago Ribeiro deu uma entrada muito forte em Serginho e merecia até o vermelho.
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 23h01min
O árbitro lhe deu o amarelo e o Cruzeiro saiu no lucro.
Aí num contra-ataque Everton meteu um bolão para Fabrício que escapava. Este ajeitou para o Wéllington Paulista, que dominou a bola, limpou o lance e da intermediária soltou uma boma na gaveta de Fábio Costa que nada pode fazer.
O time deles veio mais para a frente e num lance de Fernandinho, a bola chegou a Diego Souza que desviou mas a bola foi na trave. Depois, foi a vez do menino João Pedro chutar no cantinho e Fábio defender...
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 23h04min
O Cruzeiro se defendia bem e o desespero começou a bater no outro lado. A cocota exaltada Diego tardelli foi cobrar de Jairo Campos e do Werlei em um lance e por pouco duas cocotas não se esganavam em campo. Não fosse a turma do deixa disto e certamente ambas seriam expulsas...nervosas as meninas, hein ??? Pisando na anágua... Mas, voltemos ao jogo, porque foi sob este cenário, que os times foram para o vestiário.
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 23h08min
Luxilique trocou Werlei e o 3-6-1, que estava nervoso por Obina, que entrou cheio de chinfra em campo. Como que a dizer, estou entrando para ser o herói da virada. O time tricolor mineiro voltava ao 4-4-2 tradicional, só que sem volantes. Cantei a pedra para o Cumpadre Zezé, Eli Franelli e o grande Chen que assistiam o jogo conosco. Era fazer 1-2 e entrar na cara do gol. E com 1' de 2° tempo Diego Renan tabelou com Paraná e chegou na cara de Fábio Costa, chutou bem e o goleiro desviou, na trave.
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 23h11min
Fabinho subiu para omeio e Fabrício se soltou mais. E o Cruzeiro controlou bem os 15' iniciais. Luxa tirou o lateral direito deles que até jogava bem para tentar fechar a avenida no meio com Zé Luís e depois tirou Ricardinho que não marcava ninguém e nem armava e fez entrar o Chinelo na lateral esquerda, trazendo Fernandinho para o meio.
As 3 mudanças de Luxa não surtiram efeito. Obina, perdeu o pouco de confiança que lhe restara após uma furada sensacional na área do Cruzeiro.
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 23h13min
Por outro lado, quanto mais o tempo passava mais o time do Cruzeiro ficava consciente em campo. Fabrício sentiu cãimbras e foi substituído por EliCarlos.
Rômulo entrou no lugar de Everton e Diego Renan foi para o meio, com o garoto ocupando a lateral esquerda, com fôlego e foi com ele que o Cruzeiro criou outra boa chance de gol que Diego Renan de novo perdeu ao chutar mal.
Thiago Ribeiro sentiu e deu lugar a Robert.
O Atlético já não conseguia criara lances claros de gol.
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 23h16min
Aí, aos 38' do 2° tempo, Diego Tardelli faz falta e pisa *****mente em Jonathan caído.O juiz e o bancedira nada assinalam e ele prossegue e adianta a bola. Gil com a situação sob controle joga os braços e atinge a cocota que grita como se tivesse sido degolada...mas, corretamente Seneme expulsou o beque do Cruzeiro, que aliás vinha jogando uma grande partida. Bem foram 10' finais de sufoco eeles tiveram mais 2 situações de gol que foram controladas pela defesa e a outra que Diego Souza perdeu.
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 23h20min
Fim de jogo... E vimos o destempero dos filhos de Kalil nas cadeiras do estádio do Democrata... as ROSAninhas Boquirrotas apelaram de novo...
O Cruzeiro fez uma partida em que o brio, a raça e o bom ambiente foram festejados na rodinha cheia de garotos com a marca da base no canto do gramado (Flávio, Thiago Heleno, Jonathan, Diego Renan, Sebá) puxaram o coro e os 25 cruzeirenses calaram as 12 mil aves agourentas.
Aí, pude tomar a minha Coca Light em paz. Feliz demais...
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 23h24min
As atuações ?
1 - Fábio. Um monstro. O melhor goleiro do Brasil. Nota 10.
2 - Jonathan. Hoje, não foi brilhante como nos últimos clássicos, mas, ninguém fez coceirinha no setor dele. Nota 7.
3 - Gil. Atuação quase perfeita a partir da falha no minuto inicial, manchada pelo vacilo no lance da expulsão. Nota 7
4 - EdCarlos. Ganhamos um senhor zagueiro. Jogou como se fosse jogador do elenco há 10 anos. Soberbo no jogo aéreo e bom por baixo também. Gostei demais. Nota 8.5
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 23h27min
6 - Diego Renan. Uma grande atuação. Desarmou bem atrás, controlou bem o ala direito deles que tentou dar trabalho após a metade do 1° tempo e se soltou no tempo final. Nota 7.5
5 - Fabrício. Um monstro em campo. Marcou muito, catimbou, enervou as cocotas e deixou Wéllington Paulista em condições de fazer o gol. Na etapa final quase acerta um chutaço que saiu raspando a trave do Fábio Costa. Bom demais. Nota 8
7 - Paraná. Jogou demais. Fechou setor cobriu laterais, não errou passes.
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 23h31min
7 - Paraná. Jogou o clássico em alto nível. O Cruzeiro e a sua torcida o agradecem. Agora são 13 jogos contra eles com 10 vitórias e 3 empates. Paraná jamais perdeu para os tricolores mineiros (preto, branco e rosa). Nota 8.
8 - Fabinho. Posicionou-se mais atrás no 1° tempo e foi bem. Quando voltou ao meio-campo jogou ainda melhor. Sua melhor atuação com a camisa do Cruzeiro, em minha opinião. Nota 8.
10 - Everton. Jogador obediente taticamente. Cuca lhe pedira que anulasse o Serginho
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 23h34min
10 - Everton. E ele jogou certo. Nota 7.
11 -Thiago Ribeiro. Correu, se movimentou bem. Fez uma besteira que poderia ter lhe valido a expulsão o quepoderia complicar muito a nossa situação. Mas, mesmo não estando em seus melhores dias hoje, ainda criou 2 ou 3 situações de perigo que deixram os colegas em condições de marcar. Nota 7.5
9 - Wéllington Paulista. Fez um golaço e decidiu o clássico. Lutou muito, marcou, desarmou. Um leão em campo. Nota 8.5
 João Duarte | Vit�ria | 01-08-10 23h37min
14 - Rômulo. Substituiu a Everton por cansaço e foi bem novamente. Gostei dele em campo. Nota 7.5
15 - EliCarlos - Substituiu a Fabrício no meio do 2° tempo e fechou o setor. Nota 7
18 - Robert. Entrou no posto do Thiago Ribeiro que estava extenuado. Quase fez uma fila na etapa final. Valeu o esforço na marcação e a doaçõ nos minutos finais. Nota 7
CUCA - Saiu Adílson e entrou o Cuca... a rotina de ganhar deles não mudou. Escalou o time como podia e devia. Mereceu vencer. DEZ
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 01-08-10 23h44min
Aloisio Mendess Tenho 44 anos e ainda bato uma bolinha sim, só que sou um tremendo "PÉ DURO", me procura no orkut, uso este mesmo nick na comunidade Cruzeirenses de Brasília. Papamos as frangas mais uma vez, e desta eu pude ver ao vivo pela TV. A 1ª a gente nunca esquece. No estádio a 1ª vez que vi o Cruzeiro foi lá em Sobradinho-DF no ano de 1984 um amistoso 3X0 pra nós e muitos destes jogadores que o João citou acima estavam em campo. Que boas lembranças.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 01-08-10 23h52min
João discordo de você um pouquinho só em relação ao Cuca, acho que ele entrou com o time muito retrancado, praticamente 4 volantes, sei que não tinha muitas opções, mas sempre critiquei o Adilson por esta postura defensivista, e agora o Cuca fez a mesma coisa, jogou contra um time pequeno com 4 volantes e depois terminou o jogo com 2 laterais direitos, acho que tem que ter mais ousadia, mas valeu pela vitória.
 Flavio RT | Itabira | 02-08-10 09h04min
Bom dia João; Hoje: hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehhehehehehehehehehehehehehehehehehehhehehehehe. Pois é, e ainda hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe, Cuca, voce vai fazer história no Glorioso. Acho que heheheheheheheheheheheheh. Desculpe, mas não consigo parar de gargalhar....heheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh
 João Duarte | Vit�ria | 02-08-10 11h32min
Pois é amigos cruzeirenses...
Nos últimos 16 jogos contra as ROSAnas, perdemos 1 (aquele no qual jogamos com os reservas e com 10 em campo desde os 7 segundos de jogo - expulsão absurda de Zé Carlos), empatamos 3 jogos e ganhamos os outros 12.
Quanto mais contrata o Kalil, mais ferro.
E as nossas contratações rendem...As deles...
 Getúlio.gov | Não definido | 02-08-10 11h50min
JD, como sei que vc gosta de dados e estatísticas o PVC postou muito bem o sofrimento das frangas. http://espnbrasil.terra.com.br/pauloviniciuscoelho/post/139393_A+INCRIVEL+SERIE+DE+TRES+ANOS+DE+SOFRIMENTO+DO+ATLETICO#comentarioAba
 joãolage | Não definido | 02-08-10 13h12min
O goleiro era o Vitor ?!
 Flavio RT | Itabira | 02-08-10 15h08min
Pois é João, como voce consegue ver o jogo??? Eu, se não for a campo, não consigo. Fico vendo filme, mudo o canal, pois 51a tem aquela história do espasmo da coronária, e etc... E voce cantou a pedra, é segurar 15 minutos iniciais e dá-lhe samba! Sempre foi assim. E ontem: Golaço. Este eu vi, estava passeando pelo canal qdo vi o balaço. No segundo tempo fui tomar coca zero e comer cocada vendo de vez em qdo o canal. É, não tem preço!! E as rosaninhas?? E ainda não tem crise? Olha a 2ª aí gente!
 Carlos Campos | Resende | 02-08-10 16h02min
"Aquele domingo terminaria de forma perfeita, pois, deitado no capô da Brasília do Jaldo pude escuta-lo desferir todos os impropérios". MESTRE ! OBRIGADO PELA HOMENAGEM! ESSE JOGO FOI UMA EPOPÉIA, MAS SOMENTE UM DETALHE : o jogo aconteceu em um meio de semana, quarta feira ou quinta feira ! OK?...rsrsrs..É uma grande honra corrigir o Mestre! Orlando veio realmente do Vila! E esse jogo teve um comentário FANTASTICO DO PAI DO BOBO FARIA: ele disse q o Elzo PAROU O CARLINHOS SABIÁ!kkkceres
 Carlos Campos | Resende | 02-08-10 16h11min
Ademir Maria fez defesas incriveis com nelinho e eder aleixo cobrando faltas. O QUINTO GOL ANULADO FOI UM ROUBO E JOAO FRANCISCO FICOU ENLOUQUECIDO PELO IMPEDIMENTO ABSURDO MARCADO. Um jogo memorável !Mestre, agora essa de ACERTAR ESSAS DO WELLINGTON PAULISTA "guardar todas na casinhas"foi MAIS UM SHOW DO MESTRE!
 Flavio RT | Itabira | 02-08-10 19h37min
Terminando o dia, ficou uma visão interessante. Zezé Perrela demonstrou que soubr cuidar das contratações. Edcarlos impressionou pela qualidade. Qdo leo Silva voltar, teremos muito equilíbrio no setor. E qdo Montilo, Farias chegarem? Nosso presidente soube até agora manter quem precisava (espero não queimar minha lingua - Fábio - e só ele acredito que é insubstituível no momento). Cuca está sabendo montar time de acordo com a necessidade, aproveitando e dimensionando jogadores e esquema tático -
 Flavio RT | Itabira | 02-08-10 19h42min
E mais ainda, atacando mas com equilíbrio no setor defensivo. Estou ficando empolgado. E voce? tb está? Digo que se as peças funcionarem (as contratações respoderem ao que se fala delas) teremos time para almejar o título. É, o nosso presidente veio a campo. Agora, está ridículo a conversinha mole das franguinhas rosas de que "acredito no projeto, etc e tal". O mais estranho é o boquirroto estar caladinho. O Luxilique está fazendo dele e do time dele gato e sapato mandando vtnc e tudo o mais..
 rapozaço | Belo Horizonte | 03-08-10 15h57min
Salve, salve, Mestre. Mais uma vez fizemos histórica, escrevendo uma página Heróica Imortal. 14 contra tudo e contra todos... Dá-lhe CruzerÔÔÔÔ!!!
 Tibú | Realista | 04-08-10 00h30min
Este jogo não é clássico, e o patético não é nosso rival!!!! É time pequeno!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster