Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

05/07/2010 | Voz da Arquibancada
Em ano de Copa

Por Lílian Alcântara

A Copa do Mundo está na sua reta final e os times já vão se aquecendo para a volta ao Campeonato Brasileiro. A expectativa para ver o retorno do Cruzeiro, as contratações e as mudanças são muito grandes. Mas enquanto a única bola rolando é a Jabulani, vou relembrar o Cruzeiro no Brasileirão nos outros anos de Copa do Mundo.

Em 1974 a parada para a Copa do mundo ocorreu entre a primeira e segunda fase. O Cruzeiro já estava classificado e aguardou o retorno do Brasileirão para concluir seu trabalho. No primeiro jogo, 29 de Junho, recebeu no Mineirão o Palmeiras e marcou 2x1 sobre o co-irmão paulista. Na segunda rodada goleou o Paysandu por 4x1, depois o Guarani por 1x0 e o Flamengo por 3x1; cumpriu a quarta rodada (que devia ter sido antes do jogo contra o Flamengo) vencendo o Bahia por 1x0 e classificou-se como primeiro do Grupo 1.

No quadrangular final entre Cruzeiro, Vasco, Santos e Internacional empatou com o Inter e com o Vasco – ambos em 1x1 – e venceu o Santos por 3x1 chegando ao final como líder do grupo, porém empatado com o cruz maltino do Rio, o que indicava uma final à parte. O Vasco conseguiu o mando de campo, que seria do Cruzeiro, alegando que o Mineirão era inseguro. Um gol legitimo do Cruzeiro foi anulado – dentre outros erros de arbitragem – e o time carioca sagrou-se contestado campeão.

Se em 1974 um time carioca foi campeão (do Campeonato Brasileiro) pela primeira vez, em 1978 o Guarani sagrou-se o primeiro campeão do interior. Naquele ano 74 times participaram do confuso Brasileirão, a Copa do Mundo também foi bastante confusa e polêmica, na Argentina sob ditadura rígida dos militares.

Quando voltou do recesso para a Copa do Mundo o Cruzeiro foi rapidamente eliminado no Grupo T após empatar com o Vasco, vencer o Caxias, empatar com o Grêmio de Maringá e com o Vitória, perder para o Bahia e empatar mais duas vezes, com o Americano e o Corinthians.

Em 1982 o Campeonato Brasileiro terminou antes do início da Copa do Mundo, na volta o Cruzeiro disputou o Campeonato Mineiro, que acabou ficando com o rival Atlético, que venceu o time estrelado numa bela virada (Cruzeiro 1x2 Atlético) sob os olhos de 108 mil pagantes, um dos maiores públicos do Mineirão até hoje.

Já em 1986 após o Mundial da FIFA iniciou o Campeonato Brasileiro (Copa Brasil, não confundir com a Copa do Brasil) que uniu 80 times juntando Taça Ouro, Prata e Bronze num só campeonato. O Cruzeiro classificou para a segunda fase em 5º lugar do Grupo C e para as oitavas em 1º lugar do Grupo K.
Na fase popularmente conhecida como “mata-mata” o Cruzeiro passou o Joinville, após dois empates e tropeçou no arqui-rival Atlético Mineiro, também após dois empates. O rival foi logo desclassificado, pelo Guarani.

A primeira Copa do Mundo da década de 90 – no ano de 1990 – não cortou o principal campeonato nacional, Campeonato Brasileiro, que só começou um mês de 10 dias após o fim daquela. A Copa do Mundo foi um fiasco, o Brasil foi desclassificado pela Argentina sob o comando do técnico Lazaroni.

Quatro anos depois, 1994, o Campeonato Brasileiro foi novamente paralisado para a Copa do Mundo cujo campeão foi o Brasil. O Cruzeiro já havia sido eliminado quando o campeonato parou, o ano foi trágico para o time que só permaneceu na primeira divisão graças à repescagem.

Em 1998 o Campeonato Brasileiro foi organizado depois do fechamento da Copa do Mundo, mais uma vez não sendo interrompido. O Cruzeiro foi vice-campeão outra vez, desta vez para o Corinthians. Engraçado como o Cruzeiro tem talento para chegar às finais em anos de Copa, não é?

No último ano de Campeonato Brasileiro por grupos e mata-mata, 2002, a CBF organizou os jogos do Brasileirão para depois da Copa, mais uma vez. O Cruzeiro ficou a um ponto da classificação para a segunda fase.

Em 2006 o Campeonato Brasileiro já era por pontos corridos. O Cruzeiro, finalmente, havia conquistado seu título e o Brasil já era Penta, o rival Atlético amargava a segunda divisão, não foi dos melhores anos do time – que terminou em 10º no Brasileirão – mas pelo menos trouxe o Campeonato Mineiro sobre o Ipatinga.

E agora? Façam suas apostas pro Cruzeiro 2010!

Lílian Alcântara

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 joaosgt | Itajubá | 05-07-10 17h49min
Vai depender de quanto tempo o cuca vai levar para acertar o seu estilo e o entrosamento com os novos jogadores. É incrivel como o cruzeiro sempre negou fogo nas finais de brasileiro. Em 74 tinha um time infinitamente superior tecnicamente, e consegiu perder. Aliás naquele jogo o Vasco tbem teve um gol anulado, quando já ganhava por 1 a 0.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 05-07-10 21h30min
Lilian parabéns pelo texto. Mais um reaprendizado. O Cruzeiro está entre os times que só têm um campeonato por disputar. O Santos, p.ex, está na final da Copa do Brasil e tem também a Sulamericana. Se o time não ganhar o Brasileirão, poderia ficar fora do G4 e disputar os 2 torneios citados acima.E passada a hora de voltarmos a ganhar torneios maiores.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [2 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [7 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [5 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [2 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [3 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster