Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

27/06/2010 | Joao Duarte
"É tempo de ação, Zezé... Cadê as contratações ?"

"Será que a esta altura do campeonato a ficha dos homens do futebol do Cruzeiro ainda não caiu ?"

Mundo Azul,


Porque tanta demora em se contratar ? - Tenho visto este tipo de coisa acontecer. o cruzeiro só traz os caras no talo da agulha. O argumento de que alguns têm que os jogadores só poderão efetivamente atuar a partir de 03 de Agosto e portanto é infrutífero se trazer antes, cai por terra ante à real necessidade de se readaptá-los ao nosso futebol e à proposta tática do novo treinador. Podem ter a certeza absoluta de que Cuca vai mudar a nossa forma de jogar e vai acertar em cheio aos anseios de se ter um time com uma proposta de jogo mais ofensiva, correndo mais riscos, do que tinha o seu antecessor Adílson Batista.
Como Cuca encontrará o grupo pela 1ª vez nesta segunda-feira creio que esta semana será decisiva. Se o Cruzeiro quer mesmo alçar vôo rumo ao topo do pódium é tempo de trazer os ditos reforços, fechar o grupo e dar ao treinador a chance de criar a liga, que possa resultar em emergir da parada da Copa com uma nova filosofia, com objetivos claros e bem definidos e com foco. Se isto acontecer, o nosso Cruzeiro pode realmente virar a tendência de 2010.
Mudaram-se o diretor de futebol (que agora está do outro lado da Lagoa), mudou-se também o gerente máximo do Marketing (saiu o Antônio Claret Nametala), saíram o Kléber, Léo Fortunato, Fernandinho (outro que também foi para o outro lado da Lagoa), Adílson Batista, Marcos, Dudú e Bernardo. A gente viu chegar ao clube o Robert (ex-Palmeiras). Ao grupo do Cruzeiro faltam os laterais, meias e atacantes, mas, especialmente o clube vai precisar urgentemente de zagueiros porque no momento tem Gil e Caçapa prontos para atuar + Thiago Heleno, Leonardo Silva e Luizão (um ano sem jogar e ainda no grupo... como explicar a contratação deste jogador, é um mistério) ainda se tratando de contusões.
Na base tem o Arthur, Neguette, Hélder, tem o Matheus no Democrata-GV, mas, é tempo de trazer um grande líder para a nossa zaga.
Sei que Riquelme merece ser esperado até o último instante, porque é mesmo um grande jogador e creio que seria uma contratação altamente positiva para o grupo, mesmo lembrando que ele vem de contusão e de que não fez bem as últimas 2 temporadas. Mesmo ostentando frequentemente um ar melancólico, triste, é um talento e faria o time jogar, aliás, todos os que gravitarem em torno dele serão beneficiados. Em especial os garotos mais jovens, que poderão muito aprender e os nossos atacantes que irão se beneficiar de marcação mais frouxa, pelo simples fato de que Riquelme atrairá a atenção de pelo menos 2 adversários. Mas, particularmente, eu não mais acredito na contratação do Riquelme. Quando a coisa fica arrastada assim, não acontece.
Creio que Zezé Perrela precisa definitivamente dar um passo firme, decidido e resolver a situação do nosso elenco... não dá para justificar a moleza."Será que a esta altura do campeonato a ficha dos homens do futebol do Cruzeiro ainda não caiu ?"


As oitavas da Copa do Mundo - Não vimos grandes surpresas nos confrontos até aqui. Vamos ver a situação grupo a grupo.
☻ Grupo A - Uruguai, Coréia, USA e Gana - A vitória do Uruguai sobre a Coréia foi normal, premiando a melhor fase do futebol mais raçudo das Américas da sua história pós Maracanazzo.
O adversário do Uruguai rumo às semifinais será a seleção de Gana que prevaleceu na prorrogação contra o time dos Estados Unidos, que foi aguerrido até o fim, mas, não conseguiu se sobressair ante o time africano cuja grande estrela é o filho de Abedi Pelé (Aeiw - camisa 13), secundado por Gyan (3).
Aposto no Uruguai de Lugano, Suarez e Diego Forlán.

☻ Grupo B - Alemanha, Inglaterra, Argentina e México - O jogo da manhã foi histórico... A Alemanha abriu 2 x 0 e viu 5' de desatenção resultarem na redução do placar pelos ingleses e num lance histórico onde um gol inglês foi pessimamente anulado pelo péssimo árbitro uruguaio LARIONDA. Veio o 2° tempo e a Alemanha com seu futebol frio e calculista, fez 2 contra-ataque e matou o jogo. Destaques para Özil(8), Mueller (outro que tem o mesmo nome e também usa a 13) e para o brilho de Schweinsteigger, agora jogando de volante.
Na rota para as semifinais o adversário da Alemanha será a Argentina que tomou um susto nos minutos iniciais contra o Méximo que meteu bola na trave e viu a jabulani tirar tinta no poste argentino, teve o gol de Tevez muito impedido, mas, muito mesmo e depois, aproveitando-se do lamento méxicano fez 3 x 0 e definiu o jogo. O time argentino até aqui não precisou dos gols de Messi.
O jogo contra a Alemanha será um duelo de titãs.
A Argentina, por ter mais maturidade e poderá prevalecer, mas, uma vitória alemã não está fora de questão.

☻ Grupo C - Amanhã teremos Brasil x Chile. O time de Marcelo Bielsa vem mostrando mais solidez defensiva, mas, terá que jogar contra o Brasil se quiser passar de fase. Só que é a história do cobertor curto. Se jogar o tempo inteiro se defendendo pode tomar o gol e sair para cima do Brasil, é nos dar o contra-ataque e aí tomar gols será inevitável.
O Brasil deverá mostrar amanhã uma boa evolução, como ocorre em todos os mundiais. Prevejo, um jogo fechado, sustos, mas, vitória brasileira.
O outro confronto deste grupo terá Holanda e Slovakia. O time eslovaco tem tradição em Copas do Mundo, desde os tempos em que por lá brilhava Masopust e o time deles se chamava Tchecoslováquia. O momento do time holandês é bom, com jogadores experientes e jogando nos grandes centros europeus.
E no provável confontro entre Brasil x Holanda creio que vamos devolver aos conterrâneos de Johann Cruyjff, Rep, Neeskens, Resenbrinck, Hrol, Suurbier, Van Hanegen e Jongblood (o goleiro que usava a camisa n° 8) a eliminação de 1974. Aposto no Brasil.

☻ Grupo D - Paraguai x Japão farão o confronto matinal da próxima terça-feira. E creio que se tudo correr dentro da normalidade o futebol asiático também estará presente nas quartas de finais. O Japão tem uma arma mortífera nas bolas paradas com o Honda, que segundo contam foi discípulo do Zico e tem um ataque muito veloz. Já o Paraguai dependerá de um jornada inspirada de Roque Santacruz ou de Cardozo, mas, a sua maior arma será o lado psicológico dos japoneses. A diferença é que desta vez os nipônicos estão sendo liderados por um conterrâneo e isto faz muita diferença. Espanha x Portugal farão o confronto ibérico. O time espanhol até aqui não jogou nada. Portugal parece ter gasto o estoque de gols nos norte-coreanos (em 2 Copas do Mundo meteram 12 gols neles) e até aqui o janotinha do Cristiano Ronaldo não jogou nada.
Por outro lado a Espanha tomou um calor da Suécia e se classificou lá pelas tábuas da beirada, mas, tem bons jogadores. O time ainda não aconteceu. Mas, desta perna sairá o grande favorito deste grupo.
Aposto na Espanha.
E se tudo acontecer assim, teremos as finais mais latinas de toda a história das Copas do Mundo.
Agora, é cruzar os dedos e torcer muito.

E a homenagem desta coluna vai para : Meus primos Luiz Fernando Coelho Chiabi e Marcinha, meus fantásticos primos que moram em Chicago e que foram os meus cicerones esta semana. Que a Marcinha possa bagunçar com o pandeiro e o Nando toque a vuvuzela... E que venha a Argentina na final...
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 simone castro | belo horizonte | 28-06-10 08h18min
João, estamos realmente muito ansiosos pelas contratações, mas essa fase é uma das mais chatas do futebol, e exige muita calma de todos nós, torcedores. São muitas especulações, muitos "jornalistas" plantando notícias, outros tentando adivinhar as contratações, além de empresários fazendo leilões e clubes querendo melar as negociações de outro, enfim, um saco! Mas creio que dessa semana não passa!
 simone castro | belo horizonte | 28-06-10 08h25min
Acho que muita coisa vai mudar no Cruzeiro, e para melhor. Também teremos que ter paciência, pois as mudanças estão apenas começando. Só não concordo em relação ao time do Cuca ser mais ofensivo que o do Ailson. O time do Adilson era, e sempre foi, ofensivo. Nossos volantes sabem sair jogando e marcavam gols. O Cruzeiro sempre esteve entre os melhores ataques do Brasil. Se for para o Cuca implantar o mesmo esquema do Dorival em sua época de Cruzeiro, quando o time fazia muitos gols,...
 simone castro | belo horizonte | 28-06-10 08h28min
...e tomava outros tantos, e a gente ficava com o coração saindo pela boca, prefiro que não. Qualquer time pode ser bastante ofensivo se ter 3 atacantes. Aliás, até o luxilique tentou implantar esse esquema e tomou goleadas. Não tomar gols, ou tomar poucos, é um mérito, e faz parte do futebol tanto quanto fazê-los. ABRAÇOS!
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 28-06-10 09h07min
Bom dia Joao Duarte. Eu também faço a mesma pergunta. Estamos vendo saídas, dispensas,e etc.
Já se vão mais de 30 dias e nada. Os adversários ja treinaram, estão contratando e entrosando o time e nós nada.
Vamos ter 2 semanas de treinamento enquanto a maioria dos times teve o dobro.
Não temos zagueiros.
Nossa situação é preocupante.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 28-06-10 09h25min
Não tenho nenhuma cisma pela saída de Claret e Maluf.
Confio no trabalho do Cuca. Acho que é positiva e em boa hora a chegada dele.
Mas nossa diretoria continua pouco confiável, com discurso antigo e sem credibilidade.
Vejo a torcida com o pé atrás com tudo que o presidente fala.
Espero que os ventos da mudança sejam positivos na Toca.
 Talisson | Não definido | 28-06-10 13h37min
Acho que o Cuca não vai jogar com três atacantes, e jogar com três atacantes não quer dizer que o time joga ofensivamente, a Inter de milão joga com três atacante e sempre procura se defender e contra-atacar, sobre contratações acho que a prioridade deveria ser pelo menos um zagueiro.
 João Duarte | Vit�ria | 28-06-10 17h30min
Simone,
A proposta do Adílson nunca foi defensiva, só que as pessoas não consideravam que os 3 jogadores da trinca subiam ao ataque, serviam os homens de frente, chutavam a gol, faziam ultrapassagem pelos flancos, etc. O Cruzeiro liberava os laterais, que muitas vezes subiam ao ataque até simultaneamente. Mas, os experts só falavam dos VOLANTES do Cruzeiro. Ramires jogava na trinca e vivia chegando na frente e era VOLANTE. As pessoas que falavam na latinha não conseguiam ver a função tática.
 João Duarte | Vit�ria | 28-06-10 17h34min
Cuca gostava de usar um ou dois armadores clássicos nos seus times no Botafogo, Goiás, no Fluminense. Mas, sempre usou uma das laterais para fazer o falso 3° zagueiro. Gosta também de fazer um volante alto como um 3° zagueiro pelo centro e na frente faz da velocidade de transição uma grande arma... O time costuma ser menos seguro que os times do Adílson e muitas vezes faz a marcação sob pressão. Se houver sintonia com a torcida, o Cruzeiro pode sonhar e alçar vôo alta.
 João Duarte | Vit�ria | 28-06-10 17h37min
Mas,se por um lado me preocupa o fato do Cruzeiro jogar longe de Belo Horizonte, por outro lado creio que o torcedor que irá a campo em Sete Lagoas, Ipatinga ou Uberlândia vai apoiar a princípio o time e isto pode ajudar muito neste início de campanha...
 jcrondonia | parecis | 28-06-10 21h47min
Ola, Joao e demais colegas. O Cruzeiro sempre teve a marca de ser um time aguerrido, complicado para o adversario. O futebol evolui a cada dia e todos os times, sem excessao, se tornaram encardidos. O diferencia se faz com taticas e tecnicas. Daí ser importante a vinda do Cuca, que sabe armar um time como poucos. Claro que contrataçoes serao bem vindas, mas creio que o principal seja reerguer a auto estima do elenco e começar a jogar de fato e nao apenas com nosso nome. A copa serve de exemplo.
 jcrondonia | parecis | 28-06-10 21h52min
.... basta ver o caso de frança e italia. Nao adianta nada trazer medalhoes, cade o roger? guerron nao tem jogado nada, o pedro ken era destaque no coritiba e aqui nada... entao, amigos, é hora de açao no banco, dar autonomia ao Cuca e deixar ele a vontade para armar uma equipe. Acredito no trabalho dele e confio que nao precisa de magica. Achei uma pena o Bernardo ter saido. Podia ser util agora. Quem joga bola, peladeiros como eu, sabem do que estou falando. É preciso vontade... força Cruzeiro
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 28-06-10 21h54min
João, um técnico novo sempre traz esperanças. E agora meu apoio ao Cuca é total.Acho que ele sabe trabalhar e apesar da malemolência da administração , nosso clube é mais estruturado que os últimos que o Cuca dirigiu. Isso ajuda. Um dirigente deve atuar a frente do clube como se estivesse em uma empresa. É função dele buscar soluções para os problemas e o ZZP nos últimos tempos mais reclama do que atua. Você foi bem nos palpites de hoje da copa. Parabéns.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 28-06-10 21h56min
Você poderia fazer a alegria de todos que acompanham suas colunas divulgando os palpites para a loteca, semanalmente. E sem querer exigir muito, com alguma antecedência.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h11min
Céu,
Vou voltar a publicar as colunas na sexta-feira, regularmente, a partir desta sexta (02/07). Assim, darei o prazo de um dia para as análises dos colegas cruzeirenses. A idéia é soltar um palpite básico por jogo e mostrar como faço um jogo reduzido de 7 duplos e 3 triplos, que custaria perto de R$ 4 mil, se transformar em um jogo de R$ 409,00 assumindo algumas premissas.
São 4 palpites secos + 3 chaves, com 4 jogos (A), 4 jogos (B) e 2 jogos (C).
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h15min
Na chave A se joga com 4 triplos, sendo que em 2 jogos se coloca uma letra a mais de reforço.
Na chave B, são também 2 duplos e 2 triplos reforçados,
Na Chave C são 1 duplo e 1 triplo.
É preciso cravar 3 das 6 letras A, 3 das 6 letras B e 1 das 2 letras C. E fechar pelo menos 1 grupo com 4 A ou 4 B ou 2 C. Além dos 4 secos, naturalmente.
Com esta estratégia ganhamos 5 vezes neste último ano, embora apenas numa delas tenha realmente valido a pena. Investimos R$ 20 mil no ano.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h17min
A premiação total que apuramos foi de R$ 32 mil. Não é muito, mas, além do lucrete, nos deu muita emoção e isto é o que realmente conta.
Gosto de fazer a fezinha semanal e o risco é pequeno, uma vez que jogamos num grupo de 25 pessoas. Não é para fazer ninguém milionário, mas, por diversão pura.
Assim, na sexta-feira, além do jogo do Brasil, você irá conferir os palpites, como sua solicitação.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h21min
Creio que o Cuca também está achando que não vale a pena antecipar a chegada de jogadores que só vão poder atuar a partir de 03 de Agosto... Eu penso diferente. É melçhor já entrosar o cara ao grupo antes, treiná-lo com o time.
Mas, teremos até o dia 03/08 os jogos contra o Atlético-Pr no dia 14/07 (quarta-feira), 18/07 (D), 21/07 (Q), 25/07 (D), 28/07 (Q), 01/08 (D) serão 6 rodadas sem puder usar os jogadores contratados que estrearão no dia 04/08 na 14ª rodada.Não é decisão simples, né ?
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h31min
Sobre esquemas de jogo :
- Creio que há 2 formas de se pensar :
1) Ou se observar os jogadores disponíveis e adaptar um esquema tático a eles... ou senão
2) Ter em mente um esquema tático ousado e diferente, e contratar as peças que faltam para montar o esquema.
O maior erro é usar os jogadores sem aptidão e forçá-los a se enquadrarem a um esquema que deu certo.
Várias vezes me viram criticar o Adílson por tentar usar o 4-3-2-1, depois da saída de Moreno, sem sucesso.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h35min
Aquele esquema funcionou muito bem contra o Cerro Porteño no Paraguai na fase classificatória da Libertadores de 2008 e nunca mais deu certo... Mas, como era mais seguro, Adílson voltou a tentar outras vezes, não funcionou.
O trio Wágner pela esquerda + Leandro Dmingues pela direita tinham mobilidade e capacidade de chegarem bem à frente.
Moreno, não dava moleza para a zaga e o Cruzeiro marcando mais à frente conseguiu casamento perfeito. Mas, foi naquele jogo, contra aquele time...
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h39min
Também é preciso se lembrar que o Cruzeiro teve como trio de volantes Luis Alberto (centralizado) e Fabrício + Ramires saindo mais, se não me falha a memória.
E que naquele jogo THiago Heleno fez uma de suas melhores partidas com a camisa azul celeste.
E vi o Cruzeiro usar este esquema e voltar para marcar muito atrás, deixando o centroavante na roda de bobo do adversário. Isto não funciona (inclusive este ano contra o Ipatinga no jogo do vexame).
Povoar o meio não é = a marcar bem.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h45min
Por hora, vou aguardar que proposta tática fará o Cuca, com base no elenco disponível para enfrentar o Furacão na arena da baixada. Como eles jogam no 3-5-2 clássico, então a minha proposta seria a seguinte :
1) Marcar a saída de bola deles, com 2 jogadores velozes na frente.
2) Fazer os nossos laterais baterem com os alas deles.
3) Colocar o volante centralizado para junto com os 2 beques marcarem os atacantes adversários.
4) Fazer a marcação com 3 x 3 no meio.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h47min
Se deixar a linha de 3 beques adversários sair jogando livre ou se marcar com 1 trazendo mais um para o meio na tentativa de ter mais gente, o adversário faz a ligação direta. E notem bem, foi por causa deste processo que todas as vezes perdemos para o São Paulo ou Palmeiras jogando contra a gente armado no 3-5-2. Até mesmo o Furacão nos ganhou no Mineirão assim. E Adílson, parecia não enxergar o defeito de marcação. OU era num "esticão" ou senão numa jogada individual. Verifiquem os fatos ?
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h50min
O antídoto ao 3-5-2 é adiantar a marcação e forçar a defesa adversária a dar o chutão. Recuperar a bola no campo do adversário, com um desarme (dobra de marcação) e principalmente contra atacar com velocidade.
Fora isto é preciso se ter jogadas ensaiadas em :
1 - escanteios
2 - faltas frontais
3 - faltas pelas laterais. Alternar as cobranças diretas, com as de pé trocado.
4 - Treinar a raspadinha ou senão o desvio que muda a trajetória da bola.
5 - Passes combinados.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h53min
EXemplos de cobranças com passes indiretos para quem penetra vindo de trás e sem estar impedido, fazendo movimento no sentido contrário ao dos atacantes. Alguém sai do impedimento e arrasta a marcação. Vi uma jogada ensaiada linda da Slovakia, na Copa.
5) ESte negócio de córner de mangas curtas não funciona. VEjam como o Brasil aproveita bem a habilidade de Lúcio e Juan no jogo aéreo... é mérito do Dunga e dos jogadores que batem bem na bola. Gilberto, Roger e Thiago Ribeiro são boas opções.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h55min
E afunilar o jogo pelo meio, tem que ser evitado... Mas, precisa ser usado, exatamente para que o espaço pelos flancos seja criado...
Agora é a vez do Cuca... vamos ver que esquema vai utilizar e como serão os primeiros resultados.
 pedro nunes | Brasília | 29-06-10 14h17min
JD, parabéns pela mudança de postura. Vc utilizou todo o seu poder de análise e argumentação em benefício do Cruzeiro Esporte Clube. Existe um claro divórcio entre os anseios da torcida e as ações da diretoria. Os resultados dos últimos anos evidenciam o fracasso futebolístico e administrativo pelo qual a administração dos irmãos perrela se enveredou. Até a tão propagada estabilidade financeira do clube está em risco. para usar um chavão: "já deu o que tinha que dar". Num universo de oito milh~e
 pedro nunes | Brasília | 29-06-10 14h18min
oito milhões de torcedores certamente haverá alguém mais comprometido e capacitado para recolocar o Cruzeiro nos trilhos.
 João Duarte | Vit�ria | 30-06-10 18h17min
Alex10,
A dupla que surgiu foi Maicon e Wéllington.
O primeiro foi para o Nacional da madeira e se destacou tanto que o FC do Porto pagou 1,1 Milhão de Euros em 50% dele. O 2° foi para o Botafogo quando Ney Franco foi para lá. Luizão é de uma geração anterior e foi lançado em 2007 e fez até gol num jogo contra o Figueirense em Florianópolis quando quebramos longo tabú (2 x 0).
Considero a volta do Wéllington muito oportuna, embora creia que o Cruzeiro trará mais um beque.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [1 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [1 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [1 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [1 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [1 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster