Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

27/06/2010 | Joao Duarte
"É tempo de ação, Zezé... Cadê as contratações ?"

"Será que a esta altura do campeonato a ficha dos homens do futebol do Cruzeiro ainda não caiu ?"

Mundo Azul,


Porque tanta demora em se contratar ? - Tenho visto este tipo de coisa acontecer. o cruzeiro só traz os caras no talo da agulha. O argumento de que alguns têm que os jogadores só poderão efetivamente atuar a partir de 03 de Agosto e portanto é infrutífero se trazer antes, cai por terra ante à real necessidade de se readaptá-los ao nosso futebol e à proposta tática do novo treinador. Podem ter a certeza absoluta de que Cuca vai mudar a nossa forma de jogar e vai acertar em cheio aos anseios de se ter um time com uma proposta de jogo mais ofensiva, correndo mais riscos, do que tinha o seu antecessor Adílson Batista.
Como Cuca encontrará o grupo pela 1ª vez nesta segunda-feira creio que esta semana será decisiva. Se o Cruzeiro quer mesmo alçar vôo rumo ao topo do pódium é tempo de trazer os ditos reforços, fechar o grupo e dar ao treinador a chance de criar a liga, que possa resultar em emergir da parada da Copa com uma nova filosofia, com objetivos claros e bem definidos e com foco. Se isto acontecer, o nosso Cruzeiro pode realmente virar a tendência de 2010.
Mudaram-se o diretor de futebol (que agora está do outro lado da Lagoa), mudou-se também o gerente máximo do Marketing (saiu o Antônio Claret Nametala), saíram o Kléber, Léo Fortunato, Fernandinho (outro que também foi para o outro lado da Lagoa), Adílson Batista, Marcos, Dudú e Bernardo. A gente viu chegar ao clube o Robert (ex-Palmeiras). Ao grupo do Cruzeiro faltam os laterais, meias e atacantes, mas, especialmente o clube vai precisar urgentemente de zagueiros porque no momento tem Gil e Caçapa prontos para atuar + Thiago Heleno, Leonardo Silva e Luizão (um ano sem jogar e ainda no grupo... como explicar a contratação deste jogador, é um mistério) ainda se tratando de contusões.
Na base tem o Arthur, Neguette, Hélder, tem o Matheus no Democrata-GV, mas, é tempo de trazer um grande líder para a nossa zaga.
Sei que Riquelme merece ser esperado até o último instante, porque é mesmo um grande jogador e creio que seria uma contratação altamente positiva para o grupo, mesmo lembrando que ele vem de contusão e de que não fez bem as últimas 2 temporadas. Mesmo ostentando frequentemente um ar melancólico, triste, é um talento e faria o time jogar, aliás, todos os que gravitarem em torno dele serão beneficiados. Em especial os garotos mais jovens, que poderão muito aprender e os nossos atacantes que irão se beneficiar de marcação mais frouxa, pelo simples fato de que Riquelme atrairá a atenção de pelo menos 2 adversários. Mas, particularmente, eu não mais acredito na contratação do Riquelme. Quando a coisa fica arrastada assim, não acontece.
Creio que Zezé Perrela precisa definitivamente dar um passo firme, decidido e resolver a situação do nosso elenco... não dá para justificar a moleza."Será que a esta altura do campeonato a ficha dos homens do futebol do Cruzeiro ainda não caiu ?"


As oitavas da Copa do Mundo - Não vimos grandes surpresas nos confrontos até aqui. Vamos ver a situação grupo a grupo.
☻ Grupo A - Uruguai, Coréia, USA e Gana - A vitória do Uruguai sobre a Coréia foi normal, premiando a melhor fase do futebol mais raçudo das Américas da sua história pós Maracanazzo.
O adversário do Uruguai rumo às semifinais será a seleção de Gana que prevaleceu na prorrogação contra o time dos Estados Unidos, que foi aguerrido até o fim, mas, não conseguiu se sobressair ante o time africano cuja grande estrela é o filho de Abedi Pelé (Aeiw - camisa 13), secundado por Gyan (3).
Aposto no Uruguai de Lugano, Suarez e Diego Forlán.

☻ Grupo B - Alemanha, Inglaterra, Argentina e México - O jogo da manhã foi histórico... A Alemanha abriu 2 x 0 e viu 5' de desatenção resultarem na redução do placar pelos ingleses e num lance histórico onde um gol inglês foi pessimamente anulado pelo péssimo árbitro uruguaio LARIONDA. Veio o 2° tempo e a Alemanha com seu futebol frio e calculista, fez 2 contra-ataque e matou o jogo. Destaques para Özil(8), Mueller (outro que tem o mesmo nome e também usa a 13) e para o brilho de Schweinsteigger, agora jogando de volante.
Na rota para as semifinais o adversário da Alemanha será a Argentina que tomou um susto nos minutos iniciais contra o Méximo que meteu bola na trave e viu a jabulani tirar tinta no poste argentino, teve o gol de Tevez muito impedido, mas, muito mesmo e depois, aproveitando-se do lamento méxicano fez 3 x 0 e definiu o jogo. O time argentino até aqui não precisou dos gols de Messi.
O jogo contra a Alemanha será um duelo de titãs.
A Argentina, por ter mais maturidade e poderá prevalecer, mas, uma vitória alemã não está fora de questão.

☻ Grupo C - Amanhã teremos Brasil x Chile. O time de Marcelo Bielsa vem mostrando mais solidez defensiva, mas, terá que jogar contra o Brasil se quiser passar de fase. Só que é a história do cobertor curto. Se jogar o tempo inteiro se defendendo pode tomar o gol e sair para cima do Brasil, é nos dar o contra-ataque e aí tomar gols será inevitável.
O Brasil deverá mostrar amanhã uma boa evolução, como ocorre em todos os mundiais. Prevejo, um jogo fechado, sustos, mas, vitória brasileira.
O outro confronto deste grupo terá Holanda e Slovakia. O time eslovaco tem tradição em Copas do Mundo, desde os tempos em que por lá brilhava Masopust e o time deles se chamava Tchecoslováquia. O momento do time holandês é bom, com jogadores experientes e jogando nos grandes centros europeus.
E no provável confontro entre Brasil x Holanda creio que vamos devolver aos conterrâneos de Johann Cruyjff, Rep, Neeskens, Resenbrinck, Hrol, Suurbier, Van Hanegen e Jongblood (o goleiro que usava a camisa n° 8) a eliminação de 1974. Aposto no Brasil.

☻ Grupo D - Paraguai x Japão farão o confronto matinal da próxima terça-feira. E creio que se tudo correr dentro da normalidade o futebol asiático também estará presente nas quartas de finais. O Japão tem uma arma mortífera nas bolas paradas com o Honda, que segundo contam foi discípulo do Zico e tem um ataque muito veloz. Já o Paraguai dependerá de um jornada inspirada de Roque Santacruz ou de Cardozo, mas, a sua maior arma será o lado psicológico dos japoneses. A diferença é que desta vez os nipônicos estão sendo liderados por um conterrâneo e isto faz muita diferença. Espanha x Portugal farão o confronto ibérico. O time espanhol até aqui não jogou nada. Portugal parece ter gasto o estoque de gols nos norte-coreanos (em 2 Copas do Mundo meteram 12 gols neles) e até aqui o janotinha do Cristiano Ronaldo não jogou nada.
Por outro lado a Espanha tomou um calor da Suécia e se classificou lá pelas tábuas da beirada, mas, tem bons jogadores. O time ainda não aconteceu. Mas, desta perna sairá o grande favorito deste grupo.
Aposto na Espanha.
E se tudo acontecer assim, teremos as finais mais latinas de toda a história das Copas do Mundo.
Agora, é cruzar os dedos e torcer muito.

E a homenagem desta coluna vai para : Meus primos Luiz Fernando Coelho Chiabi e Marcinha, meus fantásticos primos que moram em Chicago e que foram os meus cicerones esta semana. Que a Marcinha possa bagunçar com o pandeiro e o Nando toque a vuvuzela... E que venha a Argentina na final...
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 simone castro | belo horizonte | 28-06-10 08h18min
João, estamos realmente muito ansiosos pelas contratações, mas essa fase é uma das mais chatas do futebol, e exige muita calma de todos nós, torcedores. São muitas especulações, muitos "jornalistas" plantando notícias, outros tentando adivinhar as contratações, além de empresários fazendo leilões e clubes querendo melar as negociações de outro, enfim, um saco! Mas creio que dessa semana não passa!
 simone castro | belo horizonte | 28-06-10 08h25min
Acho que muita coisa vai mudar no Cruzeiro, e para melhor. Também teremos que ter paciência, pois as mudanças estão apenas começando. Só não concordo em relação ao time do Cuca ser mais ofensivo que o do Ailson. O time do Adilson era, e sempre foi, ofensivo. Nossos volantes sabem sair jogando e marcavam gols. O Cruzeiro sempre esteve entre os melhores ataques do Brasil. Se for para o Cuca implantar o mesmo esquema do Dorival em sua época de Cruzeiro, quando o time fazia muitos gols,...
 simone castro | belo horizonte | 28-06-10 08h28min
...e tomava outros tantos, e a gente ficava com o coração saindo pela boca, prefiro que não. Qualquer time pode ser bastante ofensivo se ter 3 atacantes. Aliás, até o luxilique tentou implantar esse esquema e tomou goleadas. Não tomar gols, ou tomar poucos, é um mérito, e faz parte do futebol tanto quanto fazê-los. ABRAÇOS!
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 28-06-10 09h07min
Bom dia Joao Duarte. Eu também faço a mesma pergunta. Estamos vendo saídas, dispensas,e etc.
Já se vão mais de 30 dias e nada. Os adversários ja treinaram, estão contratando e entrosando o time e nós nada.
Vamos ter 2 semanas de treinamento enquanto a maioria dos times teve o dobro.
Não temos zagueiros.
Nossa situação é preocupante.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 28-06-10 09h25min
Não tenho nenhuma cisma pela saída de Claret e Maluf.
Confio no trabalho do Cuca. Acho que é positiva e em boa hora a chegada dele.
Mas nossa diretoria continua pouco confiável, com discurso antigo e sem credibilidade.
Vejo a torcida com o pé atrás com tudo que o presidente fala.
Espero que os ventos da mudança sejam positivos na Toca.
 Talisson | Não definido | 28-06-10 13h37min
Acho que o Cuca não vai jogar com três atacantes, e jogar com três atacantes não quer dizer que o time joga ofensivamente, a Inter de milão joga com três atacante e sempre procura se defender e contra-atacar, sobre contratações acho que a prioridade deveria ser pelo menos um zagueiro.
 João Duarte | Vit�ria | 28-06-10 17h30min
Simone,
A proposta do Adílson nunca foi defensiva, só que as pessoas não consideravam que os 3 jogadores da trinca subiam ao ataque, serviam os homens de frente, chutavam a gol, faziam ultrapassagem pelos flancos, etc. O Cruzeiro liberava os laterais, que muitas vezes subiam ao ataque até simultaneamente. Mas, os experts só falavam dos VOLANTES do Cruzeiro. Ramires jogava na trinca e vivia chegando na frente e era VOLANTE. As pessoas que falavam na latinha não conseguiam ver a função tática.
 João Duarte | Vit�ria | 28-06-10 17h34min
Cuca gostava de usar um ou dois armadores clássicos nos seus times no Botafogo, Goiás, no Fluminense. Mas, sempre usou uma das laterais para fazer o falso 3° zagueiro. Gosta também de fazer um volante alto como um 3° zagueiro pelo centro e na frente faz da velocidade de transição uma grande arma... O time costuma ser menos seguro que os times do Adílson e muitas vezes faz a marcação sob pressão. Se houver sintonia com a torcida, o Cruzeiro pode sonhar e alçar vôo alta.
 João Duarte | Vit�ria | 28-06-10 17h37min
Mas,se por um lado me preocupa o fato do Cruzeiro jogar longe de Belo Horizonte, por outro lado creio que o torcedor que irá a campo em Sete Lagoas, Ipatinga ou Uberlândia vai apoiar a princípio o time e isto pode ajudar muito neste início de campanha...
 jcrondonia | parecis | 28-06-10 21h47min
Ola, Joao e demais colegas. O Cruzeiro sempre teve a marca de ser um time aguerrido, complicado para o adversario. O futebol evolui a cada dia e todos os times, sem excessao, se tornaram encardidos. O diferencia se faz com taticas e tecnicas. Daí ser importante a vinda do Cuca, que sabe armar um time como poucos. Claro que contrataçoes serao bem vindas, mas creio que o principal seja reerguer a auto estima do elenco e começar a jogar de fato e nao apenas com nosso nome. A copa serve de exemplo.
 jcrondonia | parecis | 28-06-10 21h52min
.... basta ver o caso de frança e italia. Nao adianta nada trazer medalhoes, cade o roger? guerron nao tem jogado nada, o pedro ken era destaque no coritiba e aqui nada... entao, amigos, é hora de açao no banco, dar autonomia ao Cuca e deixar ele a vontade para armar uma equipe. Acredito no trabalho dele e confio que nao precisa de magica. Achei uma pena o Bernardo ter saido. Podia ser util agora. Quem joga bola, peladeiros como eu, sabem do que estou falando. É preciso vontade... força Cruzeiro
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 28-06-10 21h54min
João, um técnico novo sempre traz esperanças. E agora meu apoio ao Cuca é total.Acho que ele sabe trabalhar e apesar da malemolência da administração , nosso clube é mais estruturado que os últimos que o Cuca dirigiu. Isso ajuda. Um dirigente deve atuar a frente do clube como se estivesse em uma empresa. É função dele buscar soluções para os problemas e o ZZP nos últimos tempos mais reclama do que atua. Você foi bem nos palpites de hoje da copa. Parabéns.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 28-06-10 21h56min
Você poderia fazer a alegria de todos que acompanham suas colunas divulgando os palpites para a loteca, semanalmente. E sem querer exigir muito, com alguma antecedência.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h11min
Céu,
Vou voltar a publicar as colunas na sexta-feira, regularmente, a partir desta sexta (02/07). Assim, darei o prazo de um dia para as análises dos colegas cruzeirenses. A idéia é soltar um palpite básico por jogo e mostrar como faço um jogo reduzido de 7 duplos e 3 triplos, que custaria perto de R$ 4 mil, se transformar em um jogo de R$ 409,00 assumindo algumas premissas.
São 4 palpites secos + 3 chaves, com 4 jogos (A), 4 jogos (B) e 2 jogos (C).
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h15min
Na chave A se joga com 4 triplos, sendo que em 2 jogos se coloca uma letra a mais de reforço.
Na chave B, são também 2 duplos e 2 triplos reforçados,
Na Chave C são 1 duplo e 1 triplo.
É preciso cravar 3 das 6 letras A, 3 das 6 letras B e 1 das 2 letras C. E fechar pelo menos 1 grupo com 4 A ou 4 B ou 2 C. Além dos 4 secos, naturalmente.
Com esta estratégia ganhamos 5 vezes neste último ano, embora apenas numa delas tenha realmente valido a pena. Investimos R$ 20 mil no ano.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h17min
A premiação total que apuramos foi de R$ 32 mil. Não é muito, mas, além do lucrete, nos deu muita emoção e isto é o que realmente conta.
Gosto de fazer a fezinha semanal e o risco é pequeno, uma vez que jogamos num grupo de 25 pessoas. Não é para fazer ninguém milionário, mas, por diversão pura.
Assim, na sexta-feira, além do jogo do Brasil, você irá conferir os palpites, como sua solicitação.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h21min
Creio que o Cuca também está achando que não vale a pena antecipar a chegada de jogadores que só vão poder atuar a partir de 03 de Agosto... Eu penso diferente. É melçhor já entrosar o cara ao grupo antes, treiná-lo com o time.
Mas, teremos até o dia 03/08 os jogos contra o Atlético-Pr no dia 14/07 (quarta-feira), 18/07 (D), 21/07 (Q), 25/07 (D), 28/07 (Q), 01/08 (D) serão 6 rodadas sem puder usar os jogadores contratados que estrearão no dia 04/08 na 14ª rodada.Não é decisão simples, né ?
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h31min
Sobre esquemas de jogo :
- Creio que há 2 formas de se pensar :
1) Ou se observar os jogadores disponíveis e adaptar um esquema tático a eles... ou senão
2) Ter em mente um esquema tático ousado e diferente, e contratar as peças que faltam para montar o esquema.
O maior erro é usar os jogadores sem aptidão e forçá-los a se enquadrarem a um esquema que deu certo.
Várias vezes me viram criticar o Adílson por tentar usar o 4-3-2-1, depois da saída de Moreno, sem sucesso.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h35min
Aquele esquema funcionou muito bem contra o Cerro Porteño no Paraguai na fase classificatória da Libertadores de 2008 e nunca mais deu certo... Mas, como era mais seguro, Adílson voltou a tentar outras vezes, não funcionou.
O trio Wágner pela esquerda + Leandro Dmingues pela direita tinham mobilidade e capacidade de chegarem bem à frente.
Moreno, não dava moleza para a zaga e o Cruzeiro marcando mais à frente conseguiu casamento perfeito. Mas, foi naquele jogo, contra aquele time...
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h39min
Também é preciso se lembrar que o Cruzeiro teve como trio de volantes Luis Alberto (centralizado) e Fabrício + Ramires saindo mais, se não me falha a memória.
E que naquele jogo THiago Heleno fez uma de suas melhores partidas com a camisa azul celeste.
E vi o Cruzeiro usar este esquema e voltar para marcar muito atrás, deixando o centroavante na roda de bobo do adversário. Isto não funciona (inclusive este ano contra o Ipatinga no jogo do vexame).
Povoar o meio não é = a marcar bem.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h45min
Por hora, vou aguardar que proposta tática fará o Cuca, com base no elenco disponível para enfrentar o Furacão na arena da baixada. Como eles jogam no 3-5-2 clássico, então a minha proposta seria a seguinte :
1) Marcar a saída de bola deles, com 2 jogadores velozes na frente.
2) Fazer os nossos laterais baterem com os alas deles.
3) Colocar o volante centralizado para junto com os 2 beques marcarem os atacantes adversários.
4) Fazer a marcação com 3 x 3 no meio.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h47min
Se deixar a linha de 3 beques adversários sair jogando livre ou se marcar com 1 trazendo mais um para o meio na tentativa de ter mais gente, o adversário faz a ligação direta. E notem bem, foi por causa deste processo que todas as vezes perdemos para o São Paulo ou Palmeiras jogando contra a gente armado no 3-5-2. Até mesmo o Furacão nos ganhou no Mineirão assim. E Adílson, parecia não enxergar o defeito de marcação. OU era num "esticão" ou senão numa jogada individual. Verifiquem os fatos ?
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h50min
O antídoto ao 3-5-2 é adiantar a marcação e forçar a defesa adversária a dar o chutão. Recuperar a bola no campo do adversário, com um desarme (dobra de marcação) e principalmente contra atacar com velocidade.
Fora isto é preciso se ter jogadas ensaiadas em :
1 - escanteios
2 - faltas frontais
3 - faltas pelas laterais. Alternar as cobranças diretas, com as de pé trocado.
4 - Treinar a raspadinha ou senão o desvio que muda a trajetória da bola.
5 - Passes combinados.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h53min
EXemplos de cobranças com passes indiretos para quem penetra vindo de trás e sem estar impedido, fazendo movimento no sentido contrário ao dos atacantes. Alguém sai do impedimento e arrasta a marcação. Vi uma jogada ensaiada linda da Slovakia, na Copa.
5) ESte negócio de córner de mangas curtas não funciona. VEjam como o Brasil aproveita bem a habilidade de Lúcio e Juan no jogo aéreo... é mérito do Dunga e dos jogadores que batem bem na bola. Gilberto, Roger e Thiago Ribeiro são boas opções.
 João Duarte | Vit�ria | 29-06-10 01h55min
E afunilar o jogo pelo meio, tem que ser evitado... Mas, precisa ser usado, exatamente para que o espaço pelos flancos seja criado...
Agora é a vez do Cuca... vamos ver que esquema vai utilizar e como serão os primeiros resultados.
 pedro nunes | Brasília | 29-06-10 14h17min
JD, parabéns pela mudança de postura. Vc utilizou todo o seu poder de análise e argumentação em benefício do Cruzeiro Esporte Clube. Existe um claro divórcio entre os anseios da torcida e as ações da diretoria. Os resultados dos últimos anos evidenciam o fracasso futebolístico e administrativo pelo qual a administração dos irmãos perrela se enveredou. Até a tão propagada estabilidade financeira do clube está em risco. para usar um chavão: "já deu o que tinha que dar". Num universo de oito milh~e
 pedro nunes | Brasília | 29-06-10 14h18min
oito milhões de torcedores certamente haverá alguém mais comprometido e capacitado para recolocar o Cruzeiro nos trilhos.
 João Duarte | Vit�ria | 30-06-10 18h17min
Alex10,
A dupla que surgiu foi Maicon e Wéllington.
O primeiro foi para o Nacional da madeira e se destacou tanto que o FC do Porto pagou 1,1 Milhão de Euros em 50% dele. O 2° foi para o Botafogo quando Ney Franco foi para lá. Luizão é de uma geração anterior e foi lançado em 2007 e fez até gol num jogo contra o Figueirense em Florianópolis quando quebramos longo tabú (2 x 0).
Considero a volta do Wéllington muito oportuna, embora creia que o Cruzeiro trará mais um beque.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [3 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster