Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

21/06/2010 | Voz da Arquibancada
Mais Uma Demissão !

Por Charles "Libertadores"

A recente saída de Claret Nametala, Diretor de Marketing do Cruzeiro nos últimos 5 anos, na linha de raciocínio que pretendo desenvolver, lembra em muitos detalhes, a saída do Diretor de Futebol Eduardo Maluf e do médico Ronaldo Nazaré. Todos com dedicados serviços prestados ao Cruzeiro e desligados inesperadamente.

O futebol hoje em dia não é mais de 190 milhões de treinadores, hoje são 190 milhões de técnicos, diretores de futebol, de marketing, médicos, preparadores físicos, etc. Estamos em 2010, no Terceiro Milênio, num mundo globalizado há algumas décadas, mas é preciso ter cuidado e mais responsabilidade pra falar sem saber do que está falando. O torcedor é cheio de razão e de achismos, vê uma manchete panfletária e vai logo pensando tratar-se de uma verdade. A Internet expôs tudo isto numa velocidade espantosa.

Virou moda no meio da torcida do Cruzeiro falar que nenhum profissional do clube presta. Chamam diretores de incompetentes com muita facilidade sem terem a mínima noção do ramo do conhecimento que criticam determinado profissional. No assunto marketing, todo mundo tem uma ideia infalível, um projeto genial, uma abordagem facil para os "oito milhões de torcedores". Mas será que, colocados em prática, darão resultados? Será viável comercialmente? Financeiramente? E a logística? E os custos? Nada disso importa. Cada um pensa que todos os cruzeirenses são iguais a ele e aderirão às ideias pela impressão de que o que é bom pra um é bom pra todos. Tudo bem simples.

Em relação a Cartão 5 Estrelas, Sócio Do Futebol, etc, etc, etc. Podem criar o plano que vocês quiserem, que enquanto o presidente do clube não passar credibilidade pro torcedor, o torcedor não irá financiar o clube.

Sem contar que, para realizar um trabalho num clube de futebol não é tão fácil como numa empresa privada, em que existe um dono e esse dono, muitas das vêzes, não votado pelo conselho de um clube social que não cobra resultados que não aqueles voltados para o quadro social. A política de um clube social que tem time de futebol acaba influenciando em todos os setores, não enxerga isso quem não quer.

Claro que ninguém é perfeito, mas Maluf, Claret, Dr. Ronaldo e vários outros profissionais, historicamente cruzeirenses, são bons profissionais e mostraram isso no Cruzeiro.

No caso específico do Claret, é notório e está registrado o aumento das receitas do Cruzeiro pela exploração da marca. Muito se fala de Grêmio e Inter. Mas, se algum cruzeirense tiver a oportunidade de conversar com os diretores de MKT do Grêmio e do Inter, perguntem o que acham do trabalho do Claret no Cruzeiro. Dirão, no mínimo, que o Claret é muito respeitado no mercado e várias ações do Cruzeiro viraram benchmarking para os clubes brasileiros.

Muitos outros exemplos poderiam ser relacionados, a revista do Cruzeiro passou a ser boa e RENTÁVEL quando antes tinha problemas variados e não trazia receita para o Cruzeiro. O licenciamento de produtos teve um aumento de arrecadação de mais de 500% em poucos anos e vários clubes do Brasil "imitaram" o pioneirismo do Cruzeiro ao lidar com o Licenciamento.

Muitas reportagens sobre o assunto já saíram na mídia, sem muito destaque por parte do torcedor. As vendas de produtos do clube como placas de publicidade estática em torno do gramado em jogos e placas na Toca II, Patrocínio do Churrascão, etc. o aumento foi considerável.

O torcedores não observam de maneira comparativa mas, antigamente, o Cruzeiro vivia reclamando do Campeonato Mineiro. De uns anos pra cá a diretoria mudou o discurso, o Maluf passou a falar na imprensa que o Campeonato Mineiro passava a ser muito rentável pro Cruzeiro. Isso só foi possível graças a um nome: Antônio Claret. Ele fez os jogos do Cruzeiro no Campeonato Mineiro se tornarem rentáveis a partir de novas formas de comercialização das placas de mando campo do Cruzeiro.

Ninguém está falando que o MKT do Cruzeiro é perfeito, ninguém está falando que o Maluf era infalível, ninguém quer representar perfeição no longo trabalho do Dr. Ronaldo Nazaré, não é isso.

Mas Maluf, Claret e Ronaldo Nazaré são três baitas profissionais, respeitados no mercado e bem sucedidos. Todos seguem e vão seguir seus caminhos profissionais com a mesma qualidade de sempre. Alguns torcedores é que precisam rever alguns conceitos ou até mesmo aprender a respeitar profissões ou profissionais que não dominam o conhecimento. Chamar os outros de incompetentes está muito fácil.

São trabalhadores que fizeram muito coisa boa pelo clube, cumpriram suas missões. Cabe agora ao Cruzeiro e a diretoria que permanece, escolher novos substitutos com capacidade superior aos que saem e saíram, que não cometam os mesmos erros cometidos e que usem toda a base conquistada e instalada para tornar o Cruzeiro ainda maior do que já é.

VIVA O CRUZEIRO!

Charles Libertadores é administrador e cruzeirense.

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 stefanogranato | Belo Horizonte | 22-06-10 13h43min
Sem discutir a competência dos que estão indo, concordo que as demissões são para dar uma resposta ao torcedor. Concordo que o José de Oliveira Costa tem muitas virtudes, acertou muito na direção do clube, mas toda instituição precisa de mudar o poder e se renovar.
 simone castro | belo horizonte | 23-06-10 10h47min
Foi informado no programa 'Jogada de Classe", pelo Ramon Salgado, e eu já tinha ouvido em uma rádio local, que desde o ano passado, se não me engano, Zezé contratou um consultor, que está no clube verificando todos os setores, analisando os profissionais, desde os faxineiros até os cargos mais importantes, e com carta branca para fazer as alterações que julgar necessárias. É feito depois de um estudo, análise, etc. Não vejo nada demais nisso.
 simone castro | belo horizonte | 23-06-10 10h51min
Até porque é natural do ser humano que ele se acomode, principalmente quando tem outras funções e trabalhos fora do clube, como é o caso do Zezé. Para isso, ele DELEGOU funções a pessoas de confiança, que a meu ver não estão sendo bem cumpridas, já que terminaram em demissões. No caso do Maluf, acho que foi desgaste puro, acomodação. Toda entrevista dele era repetitiva, parecia um gravador, fora a aproximação, para mim, perigosa, com o BMG.
 simone castro | belo horizonte | 23-06-10 10h57min
No caso Claret, Zezé pelo visto, quer que ele atue na área comercial, onde, talvez, vá se dar melhor. Seu trabalho, na minha opinião, era mediano. Não sou expert em Marketing, mas sei que a propaganda é a alma do negócio, é um campo muito cheio de possibilidades. Fechar com o BMG praticamente pelo mesmo valor das frangas de Vespasiano, e não conseguir que as cores do patrocinador fossem alteradas para não ferir tanto nossas cores, para mim, foram a gota d'água.
 simone castro | belo horizonte | 23-06-10 10h58min
Nossa marca é INDISCUTIVELMENTE maior e melhor que a do lado rosa da lagoa.
 Zezé | Belo Horizonte | 24-06-10 19h34min
Charles acredito que Maluf e Claret foram dispensados por redução de custo da folha de pagamento, pois concordo que ambos são competentes. Quanto ao Ronaldo Nazaré foi outra historia, também competente, mas foi opção do Zezé em trocá-lo por um medico de sua confiança, para mim injusto pela historia dele e seu pai no clube. A redução do custo se deve ao fato dos prejuízos nos últimos balanços (Era Adilson Batista), que não revelou ninguém e reajustou os salários de todos remanescentes.
 Zezé | Belo Horizonte | 24-06-10 19h39min
O fato triste é que Claret e Ronaldo Nazaré são cruzeirenses de carteirinha são do conselho do clube a anos. Já Maluf é profissional do mercado, tanto que foi para o Atlético pela segunda vez. Digo triste, pois perder pessoas competentes e apaixonadas pelo clube é mais difícil. Quanto ao Conselho deliberativo discordo da sua opinião de crer que não há cobranças. E digo mais, o fato destas mudanças foi justamente o alto índice de contestações que houve na ultima reunião de aprovação das contas.
 Zezé | Belo Horizonte | 24-06-10 19h40min
Após ela começaram as primeiras atitudes para sanar um débito de R$ 25 milhões de reais.
 jadson | Contagem | 24-06-10 23h24min
SE ALGUNS PROFISSIONAIS SÃO BONS MAS SE SUJEITAM A FAZER O QUE O PATRÃO MANDA FAZE-LOS, QUANDO SÃO MANDADOS EMBORA É SÓ PARA ARRUMAR OUTROS PAUS MANDADOS. O CRUZEIRO TÁ APODRECENDO POR DENTRO, O ZEZÉ PERRELLA SÓ COLOCA GENTE QUE ELE MANDA. É AUTORITÁRIO E O CONSELHO DELIBERATIVO NÃO TEM CORAGEM DE AFRONTÁ-LO EM NADA. E ELE, ESPERTAMENTE, AGRADA AOS CONSELHEIROS QUE ELE PRECISA. TÁ FICANDO DIFÍCIL. ESTÃO MUDANDO AS MOSCAS MAS A ***** CONTINUA A MESMA OU PIOR AINDA.
 pyxis | BHZ | 26-06-10 11h07min
Lincoln,
NÃO se perca e NÃO confunda as coisas.
Não sou o autor da coluna mas não dá para chamar o autor de "viúva" por reconhecer a qualidade dos citados profissionais. O autor da coluna tampouco pede o retorno dos citados como as "viúvas" fazem.
Então, você tá confundindo as coisas de maneira equivocada e que não acrescenta muito ao debate e muito menos deve ser a sua real opinião.
Os profissionais citados tem seus méritos e a folha de serviços prestados ao Cruzeiro é REAL.
 pyxis | BHZ | 26-06-10 15h22min
E Lincoln, se você ironiza quem entende que os citados profissionais eram competentes, deve ser porque você os achava incompetentes. Daí você tem que admitir que quem os manteve (com a incompetencia que VOCE entende deles) por tantos anos deve ser mais incompetente ainda.
Ou para você o cara trabalha no Cruzeiro é competente e o dia que é mandado embora vira incompetente???
E prepare-se pois você ainda vai ter muita dor da cabeça para as coisas relacionadas ao Maluf x Dimas Fonseca.
 Tibú | Realista | 03-07-10 13h57min
Parabéns ao Zezé pelas demissões dos COME-DORME Maluf e Clarineta....dois SEM-FUNÇÃO! Tem um tal Valdir Barbosa também! não sabe nada de futebol....outro pau mandado!
 Tibú | Realista | 03-07-10 13h59min
Só pra deixar claro....Nunca gostei deste cidadão (Maluf) ex diretor do cruzeiro....PAU-MANDADO! INÚTIL! Vibrei com a saíde dele!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançara livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

15/11 - 22h22 [6 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster