Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

24/04/2010 | Joao Duarte
Cruzeiro : queremos outro espírito na Libertadores

"Perder é do jogo, mas, a forma contundente que o Cruzeiro foi eliminado pelo Ipatinga, assustou a todos"

Mundo Azul,


Tema 1 - Porque fomos eliminados ante o Ipatinga ? - Não queria continuar a escrever sobre este tema, mas, o fato é que ainda há alguns pontos que precisam ser melhor explorados. Se isto é verdade, vamos a eles :
Perdemos porque não jogamos nada e o Ipatinga foi sempre melhor - Verdade. O Cruzeiro entrou com um sistema 4-3-2-1 que só deu certo uma única vez, contra o Cerro Porteño em Assunción, numa das primeiras partidas que Adílson dirigiu o time. A ilusão de que povoar o meio é uma boa saída, mais uma vez se mostrou inóqua. Mas, existem razões para isto.
Em 2008, o trio ofensivo foi composto por Leandro Domingues (direita), Wágner (esquerda) e Marcelo Moreno (centroavante). Contra o Ipatinga o Cruzeiro entrou com Bernardo (direita), Roger (esquerda) e Wéllington Paulista (centroavante). As características do trio atual são totalmente diferentes dos jogadores de 2008, que marcavam muito mais e marcaram a saída de bola do time paraguaio. E mais acompanhavam a saída dos volantes. E mais outro porém, o meio-campo se aproximou dos 3 da frente.
Não funcionou contra o Ipatinga porque o Cruzeiro marcou muito atrás, deixou os beques livres para colocarem Wéllington Paulista em roda de bobo. Saíram com a bola e com a marcação no meio "frouxa" por parte de Diego Renan, Pedro Ken, Henrique e Fernandinho, soube se posicionar melhor e usar bem dos buracos entre os compartimentos do Cruzeiro, que recuava o Fabinho para fazer uma linha de 3 atrás visando a marcação de Alessandro e Danilo Dias, com Fabinho, Gil e Thiago Heleno. Destes só Thiago Heleno tem velocidade em piques curtos.
O time demorava a sair para fazer a linha de impedimento (impossível treinar este tipo de situação quando se joga com time sem conjunto, sem entrosamento, que era o caso desta opção de Adílson Batista) e os atacantes do Ipatinga, auxiliados pela passagem dos rápidos Luizinho e Marinho Donizete, na verdade se fartaram de perder oportunidades ou senão, serem parados pela péssima atuação do trio de arbitragem que deixou de marcar 2 pênaltis a favor do Ipatinga e ainda anulou de forma incorreta um gol de Alessandro.
No intervalo Adílson sacou Bernardo e Roger, que jogavam nas 2 meias e colocou Gilberto e Jonathan em seus lugares, liberando Diego Renan para seguir o Danilo Dias o campo inteiro, mas, depois mudou de opinião... Mas, não corrigiu o defeito do time que era marcar muito atrás. Com 2 x 0 contra tentou Thiago Ribeiro no lugar do Fernandinho que não entrou em campo (outro erro crasso de Adílson, porque ele deveria ter saído no intervalo). Aliás, Adílson poderia tirar qualquer jogador do Cruzeiro de campo, porque ninguém jogava bem.
E pagamos um alto preço pela escalação dos reservas em um jogo decisivo. Só que esta decisão não foi tomada apenas pela comissão técnica. Teve respaldo, sim da diretoria. O próprio presidente não acreditava que os nossos reservas pudessem perder do Ipatinga desfalcado de Thiago Mathias, Jailton, Amilton e Jajá.
Ao recuar Fabinho para fazer o 3° zagueiro, o Cruzeiro ficou ainda mais exposto e foi só questão de tempo o 3° gol. Fábio impediu por 2 vezes, mas, seria impossível deter o processo de eliminação, porque o time desentrosado, se postou muito mal em campo. Nunca se encontrou...

Porque falo em insistir no erro ? - Seguem as razões :

♦ Porque Adílson já havia tentado estes esquemas (tanto o 4-3-2-1 quanto o 3-5-2) outras vezes e nunca funcionou.
♦ Porque o Cruzeiro havia usado o tal time misto outras vezes em 2010 e andou tomando sustos e sofrendo derrotas (não é normal tomar 3 gols de Ipatinga, Democrata-GV e Tupi).
♦ Porque o Cruzeiro já havia usado a mesma estratégia no Brasileiro de 2009 e o uso do time reserva ou mesclado nos custou o título (entre a 5ª e a 12ª rodadas o Cruzeiro disputou 24 pontos e teve menos de 33% de aproveitamento).
♦ E porque havia um exemplo recente apontando na direção contrária : o Fluminense, usou o mesmo time no Brasileiro e na Sul-Americana e chegou à final da SA e escapou como que por milagre no Brasileiro.
♦ Adílson confiou que o sistema de jogo fosse capaz de suprir as peças, ou melhor, suplantá-las em importância. Mas, ninguém segura um time que joga tão mal... E ainda teve contra si a impaciência da torcida, que sentiu o erro desde o princípio (e Adílson sabia que este fato poderia acontecer). O Cruzeiro que todos conhecemos não entrou em campo. Perder é do jogo, mas, a forma contundente que o Cruzeiro perdeu a partida é que assustou a todos. E os erros da arbitragem foram tão clamorosos que no frigir dos ovos, uma classificação seria explorada negativamente até o fim dos séculos... Ou alguém tem dúvida que os amigos do Kalil deixariam passar esta ?

Quais motivos deve ter tido o Adílson para usar a escalação escolhida ?
Creio que o treinador teve se baseou nos seguintes fatores :
♣ O time titular do Cruzeiro havia voltado do Chile, chegando a BH no sábado e os fisiologistas devem ter sugerido poupar alguns jogadores.
♣ Adílson quis dar moral aos seus reservas, usando o seguinte discurso : "ora, confio em vocês, tanto assim que vou escalá-los num jogo importante e decisivo... só que os jogadores, não se motivaram porque comparavam o Mineiro à Libertadores, e vimos um time apático no 1° tempo e com espírito ainda mais enfraquecido na etapa final (embora Gilberto tenha lutado muito).
♣ Adílson estava convicto de que seu time reserva não perderia para o Ipatinga, tanto assim que não preparou contingência. Deixou 6 titulares no banco de reservas, mesmo sabendo que só 3 poderiam entrar. Deixar 3 no banco, é uma coisa, mas, poupar deste jeito foi erro, em minha opinião.

Vida que segue ... Estamos vivos na Libertadores - O caminho até a final teria pretensamente : Nacional (URU) nas oitavas, São Paulo ou Universitário (PERU) nas Quartas, Estudiantes, San Luis (MEXICO), Banfield (ARG) ou Internacional nas Semi-Finais. E os outro oito times do outro lado nas finais.
É bom frisar que as semifinais e finais serão disputadas após a Copa do Mundo e que o Cruzeiro não fará contratações até a próxima fase, inscrevendo Chieza e talvez Fábio Santos. O grupo da Libertadores abriu 2 vagas com as saídas de Marcos e Bernardo que estavam inscritos.
O Cruzeiro se repetir o espírito e a atuação que teve contra o Velez Sarsfield no Mineirão com certeza chegará às finais mais uma vez.
Mas, se mostrar o futebol insosso que mostrou especialmente nos jogos contra o Deportivo Itália não se classificará nem paras as Quartas-de-Finais.
Eu insistiria com o time que mostrou o melhor futebol do ano. O Cruzeiro não terá as finais do Mineiro e o time TEM que entrar com tudo, se doar ao máximo. Iria para o pau como a gente diz na gíria, afinal não tem esta de dar desculpa para cansaço.
Então, o time seria : Fábio, Jonathan, Thiago Heleno ou Caçapa, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabinho ou Fabrício, Paraná, Henrique e Gilberto; THiago Ribeiro e Kléber.

No banco : Rafael, Caçapa ou Thiago Heleno, Fabinho ou Fabrício, EliCarlos, Roger, Wéllington Paulista e Kieza ou Guerrón.

Sobrariam do grupo de inscritos : Flávio, Gil, Pedro Ken, Fernandinho, Guerrón ou Kieza e Eliandro.


E a avaliação do grupo que fica para a disputa da Libertadores e para o Brasileirão de 2010 ? - Em minha opinião o grupo não é ruim, mas, precisaria de contar com pelo menos um zagueiro (estilo xerifão, que impusesse respeito e fosse líder... embora o jogador com perfil experiente como Cris, Dracena, Luisão, Lugano não se ache por aí com facilidade.
Mas, o Manuel (Atlético-PR), Dalton (Fluminense), Rafael Toloy (Goiás), Fabrício (Flamengo), são jovens valores com amplas possibilidades de retorno técnico e também financeiro. Jogadores para os quais não é difícil arranjar parceiros.
E eu insisto que o Cruzeiro tinha que fazer um esforço de caixa para buscar mais um jogador de referência para o meio e ataque. Alguém que tivesse identificação com o clube como Alex ou Fred seria o ideal. Mas, se isto não é mesmo possível, porque não tentar fazer um negócio com o Palmeiras ?
Se o Palmeiras nos remunerar bem pelo Wéllington Paulista (jogador pelo qual nunca esconderam o inetersse), porque não propor uma troca pelo Diego Souza que está em baixa lá ou mesmo pelo Cleiton Xavier ?
Ouvi falar que o Cruzeiro anda sondando alguns bons jogadores para virem para o clube, mas, o importante é falar de reforços. Já passa da hora de contratar para funções onde a gente precisa de jogador ao invés de trazer jogador por oportunidade. Isto tem se mostrado um erro recorrente. Adílson vira e mexe tem que improvisar e é muito complicado se basear em improviso numa Libertadores.

E a homenagem de hoje vai para : Moema (FOX), Emily Mimi, Carolina Beltrame, Ligia Lolli, Carol Sena, Marcela Zeiro, Liliana Alcântara, Nádia Schleiss, Beth Makennel, Drª Celeste e Simone Castro em nome de todas as cruzeirenses que frequentam os espaços azuis.
E de Conceição do Mato Dentro : Heloísa, Maria do Carmo, Gazão, Lulú, Gim, seu Egídio, Marcelo e Toninho Rezende, todos filhos do Prof. Adeil Rezende... só gente competente e quase todos eles de sangue azul. Afinal numa família grande escapar um ou outro não é novidade.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...tão combatido, jamais vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 wilson29 | Não definido | 24-04-10 14h38min
Prezado João Duarte. Dos zagueiros que temos atualmente: Caçapa, TH e Gil, penso que o Gil é o mais confiável. Caçapa não esteve bem nos jogos em que atuou esse ano, entregando alguns gols. O TH é uma incógnita, sem contar sua atuação desastrosa na final da LA 2009. Não dá para arriscar com ele.Ainda não.O Gil não me parece ser um zagueiro lento. Ao contrário. Pode não ter muita técnica, mas joga com raça. Além disso,forma a melhor dupla com o Leonardo Silva, jogando pela direita,mais na sobra.
 jfabio | Pouso Alegre | 24-04-10 14h45min
João Duarte, eu creio que você esgotou o assunto (Ipatinga) com este teu artigo. Espero que os próximos posts sejam de cunho tático, técnico ou sobre contratações. Do mais, penso que seria bom uma mexida no time, mesmo que seja uma troca de seis por meia dúzia. Gostei desta sua proposta de troca com o Palmeiras. Quem sabe os Perrelas não trocam o Guerron também, né? Um abraço.
 surfista celeste | Vitória | 24-04-10 14h53min
Fala grande João! Po João mais uma coluna precisa como daquelas q só vc e mais alguns poucos poucos fazem né cara, meus sinceros parabéns!Mais uma vez concordo completamente c vc, temos um time qualificado mas q tb evidencia carências, principalmente ali no miolo d zaga ond só temos o L.Silva q possamos dizer titular os outros sinceramente João ñ confio nem um fio se quer, limitadissimos, irregularissimos por aí vai.esses dias li no twitter um pessoal falando na possivel contratação d Diogo...
 surfista celeste | Vitória | 24-04-10 14h56min
Diogo ex-lusa, ótimo jogador hein, se viesse TR teria q continuar jogando em alto nivel pq esse mlq na pior das hipóteses seria uma opção d banco muito mais produtiva q WP, o garoto é alto tem presença d area tb joga fora dela, finaliza bem tem boa técnica seria um bom nome!
 surfista celeste | Vitória | 24-04-10 15h03min
Em relação ao assunto Ipatinga acho q tem total razão, e tb acho q esse assunto já é passado prefiro pensar q perdemos a competição q podiamos perder, agora mais q nunca vamos respirar libertadores! Quanto sua sugestão d troca c o palmeiras eu ñ pensaria 2 vezes tenho certeza q ZZP tb ñ, só duvido muito q o palmeiras trocaria um jogador do nível d D.Souza por um atacante fraco como WP ainda mais c a bola murcha q vem jogando!Só se o cruzeiro voltasse uma boa grana!!!
 Zezé | Belo Horizonte | 24-04-10 15h26min
E aí Compadre está mais sumido que nota de 100! Não tem vindo a BH? O Cruzeiro necessita sim de um zagueiro, um lateral direito e um meia atacante diferenciado, Diego Souza cairia como uma luva. Concordo com você se atuarmos como atuamos contra o Vélez, temos condições de disputar novamente o titulo. No entanto este foi o único jogo que o Cruzeiro mostrou um bom futebol, e, também contra o Colo Colo no Mineirão (segundo tempo) as demais partidas foram difíceis até de assistir.
 Zezé | Belo Horizonte | 24-04-10 15h27min
Para mim está faltando vontade ao grupo, contra o Desp. Itália e Colo Colo lá em Santiago. Discordo do AB sobre as dispensas de Dudu, Bernardo e Uchoa no grupo principal. São as promessas do Jrs, temos que valorizar a prata da casa, nem que for para ficar no banco. Se existem jogadores indo para as baladas e se este é o motivo, são jovens e precisam de orientação (psicólogos) e não serem afastados como foram! Isto só serviu para desvalorizá-los, e, se isto foi para dar resposta... (continua)
 Zezé | Belo Horizonte | 24-04-10 15h29min
...contra a perda e saída vexatória do Mineiro, para mim não serviu, pois nenhum destes estava em campo, com exceção do Bernardo que por sinal ia bem. Porque para mim o maior culpado estava à beira do campo, as péssimas mudanças do AB. E incrível como ele se mostra estudioso do futebol, mas não tem visão de mudança de esquema de jogo. No intervalo já discutíamos na cativa, o Thiago R. tinha de entrar para explorar as jogadas de linha de fundo para W. Paulista tentar finalizar,...(continua)
 Zezé | Belo Horizonte | 24-04-10 15h31min
...mais a entrada de Jonathan na lateral, saindo Roger e Fernandinho. Bernardo estava bem, apesar de jogar sozinho. Quanto as saídas de Leo Fortunato, Camilo e L. Lima mais do acertadas e demoradas por sinal. Já Marcos revelação Copa SP em 2007, teve pouca chances para ter ritmo, mas creio que em um clube da 2° mostrará seu futebol se é que tenha. Magalhães revelação do América creio também que precisa amadurecer em um clube de menor expressão.(continua)
 Zezé | Belo Horizonte | 24-04-10 15h33min
Outro que poderia ir na barca também é o W. Paulista, puxa, errar gol igual este cara errou contra o Ipatinga, serve para credenciar mais ainda sua saída. Vamos usa-lo como moeda de troca, passe ao Palmeiras. Mas vamos torcer para que os bons fluidos voltem a soprar para o lado da Toca, e o mau futebol se encontre pelo menos na vontade de vencer! Saudações Celestes!!! Tente vir na quinta!
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 24-04-10 15h40min
Senhor João Duarte, todos os caminhos levam a Roma. Todas as análises levam a uma conclusão: Adilson é fraco. Se é estudioso e tem tomado lições, antes de treinar uma grande equipe, deveria, primeiro, ser assistente técnico. Os erros são sempre os mesmos. Os treinamentos deficientes, o preparo físico, péssimo. ano todo, apenas um grande jogo. é muito pouco. Desculpe se não mudo de assunto. Mas é duro assistir sempre à mesma sandice....
 w2cruzeiro | Contagem | 24-04-10 15h54min
João Duarte, o Zezé vim falar em "Erro de estratégia"? Isto é uma falta de respeito com o torcedor. Qualquer treinador amador sabe que não pode poupar jogadores em um jogo eliminatório em uma semi-final. Estão passando a mão na cabeça do Adilson. Agora começam a dispensar jogadores que mal jogaram e deixando outros que deveriam sair, punindo inclusive a base por isto, falar que no brasileiro não vai poupar,etc. É muito triste o que está acontecendo com o Cruzeiro.
 azul celeste bh | Não definido | 24-04-10 16h42min
J.Duarte de cabeça + fria,pode se pensar melhor e tomar atitudes + corretas.A "LISTA" de dispensas foi uma covardia e uma forma de chamar a torcida de idiota.Para se enxugar o elenco não precisa anunciar,faz as contratações devidas e empresta e vende os jogadores não aproveitados.Prá mim o momento,a forma,a fala do ab após o jogo do ipatinga,esta lita vem como um "cala boca" prá torcida,a mim eles não enganam.E tem mais isto parece é um "Assédio Moral" na forma e momento como foi feito.
 azul celeste bh | Não definido | 24-04-10 16h46min
Não adianta chorar o "leite derramado",mas o EduDracena e o Alex estavam aí "dando sopa",se recuperando de contusão e o cruzeiro preferiu trazer outros jogadores com qualidade duvidosa.Os dois ou um deles cairiam como luva no cruzeiro.O ab não gosta de trabalhar a base e não tem paciência prá isto,haja vista que ele detona com a base do cruzeiro.Por isto acho que o ZéEduardo fez certo ao tirar o time de campo e os outros vão fazer o mesmo.Aliás pelo histórico do ab na base,é melhor sair direto
 BrunoBarros | Brasília | 24-04-10 16h47min
João, assino embaixo.
 azul celeste bh | Não definido | 24-04-10 16h49min
Da base, acho que o melhor é quanto estourarem a idade,sairem direto prá outro clube,quem sabe assim eles valorizam mais,porque no cruzeiro eles só serão desvalorizados pelo ab e o cruzeiro PERDERÁ BOAS OP0RTUNIDADES DE FUTURAS VENDAS,viu zzperrela? Acho que se o ab tivesse no santos ele encheria o time de volantes e deixaria o ganso e nilmar no banco e depois correria com eles de lá e quem jogaria no time seria volantes de confiança e veteranos em fim de carreira.Nem tanto céu nem tanto a terra
 BrunoBarros | Brasília | 24-04-10 16h52min
Agora só divagando sobre; João, acrescento mais um detalhe no erro do Adilson de estratégia no jogo contra o Ipatinga, esse ano é de Copa, haverá uma pausa, e mesmo com o time nessa viagem aos EUA, 3 amistosos, é um período mais do que suficiente pra descansar os atletas pro segundo semestre, então esse momento agora era de dar um gás, sem reservas, assim como vc bem lembrou fez o Fluminense ano passado, e deu certo. Errou feio quem bancou essa ideia de poupar, não há como negar.
 BrunoBarros | Brasília | 24-04-10 16h54min
Sobre o problema do esquema é isso mesmo. Nunca deu certo essa ideia de jogar com apenas um atacante de ofício, no Cruzeiro com o Adilson treinando. E se for fazer isso tem que se analisar as características dos jogadores, senão é tiro no pé.
 azul celeste bh | Não definido | 24-04-10 16h54min
O ab não sabe trabalhar a base isto é fato e desvaloriza os garotos.Não sabe mesclar o time.E não venha dizer que ele trouxe o T.Heleno(que vem mal),Jonathan que não foi com ele que estes jogadores subiram para o profissional e o D.Renan foi um "acaso" pois não tinha e até hoje não tem ninguém prá aquele setor.Até o Sorin não aguentou o ab que foi a "gota d'água" prá deixar o futebol,pois ele encerraria a carreira no cruzeiro,como de fato o fez,mas ele sim poderia ter jogado + no clube.
 afelipe | Belo Horizonte | 24-04-10 16h55min
Como disse o companheiro acima depois desta coluna o assunto Ipatinga esta encerrado. Agora é torcer pelo time na LA e torcer tbm para que os jogadores tenham sentido o golpe e estejam mordidos para jogar tudo e mais um pouco.
 BrunoBarros | Brasília | 24-04-10 16h57min
Gostei muito dessa ideia sua de propor uma troca ao Palmeiras. Diego Souza eu acho muito difícil conseguir, mas o Cleiton Xavier é um excelente jogador, que cairia muito bem no time do Cruzeiro, sabe tocar a bola, marca, bate faltas com maestria, se movimenta bem, tem tudo a ver com o que o Adilson gotsa em um meio campista. Manda o W. Paulista, sem problemas, e então traz, como disse um companheiro daqui do site, o Diogo, ex-Portuguesa, bom jogador também.
 azul celeste bh | Não definido | 24-04-10 16h58min
O ab deu "um empurrãozinho" e colocou um calço para o fim de carreira do Sorin no Cruzeiro.Por isto na minha opinião ou ele ab conquista a LA ou pede prá sair.Se conquistar a LA parabéns ele terá se tornado um técnico de futebol,do contrário continuará como treinador,(treina,treina,estuda,estuda) e não ganha títulos de expressão nacional ou internacional nestes 3 anos de cruzeiro.MAS AGUARDAR OS APLAUSOS OU AS CRÍTICAS,agora cobrança todos temos nos nossos trabalhos e com ab não será diferente.
 BrunoBarros | Brasília | 24-04-10 17h01min
Porque senão não adianta trazer o Cleiton Xavier, e perder a primeira opção no ataque dos reservas. É a história do cobertor curto. Faz essa composição com o Palmeiras, e já negocia com o Diogo, que estava na Grécia e vai voltar, pelo que parece. São negociações perfeitamente viáveis, não há nada de impossível nisso, basta querer e tentar. Isso vale pra Diretoria. Esse é uma das suas principais funções e obrigações, reforçar o time e também o elenco.
 afelipe | Belo Horizonte | 24-04-10 17h02min
JD,fugindo um pouco do tema não poderia deixar de comentar um assunto que esta sendo abordado por vc e cada vez mais pelos torcedores do Cruzeiro. Se não me engano em 2011 teremos um novo presidente no clube, eu acho que ja passou da hora do clube dar um passo a frente pq com o Zezé parece que clube empacou no tempo.
Ele foi sem duvida um presidente memorável porem entre 1995 e 2000 pq depois disso o clube só ganhou regional, teve um ano atípico em 2003 cont.
 afelipe | Belo Horizonte | 24-04-10 17h07min
e a gestão do Alvimar foi terrível até 2008 quando o Zezé voltou.
Na minha opinião:
1- O Zezé esta subestimando a importancia de ser presidente do Cruzeiro a partir do momento que cuida dos seus negócios pessoais, preside o Cruzeiro e quer ser Deputado. Quer fazer tudo de uma vez e acaba não fazendo nada direito.
2- O fato do clube ter disputado 3 LA seguidas, brigar pelo titulo brasileiro em 2008, chegar a final da LA09 e chagar ao posto de sexto melhor clube do mundo cont.
 BrunoBarros | Brasília | 24-04-10 17h10min
Só uma questão fora do tema; João, vc sabe onde encontro pra comprar o livro escrito pelo jornalista Ingo Ostrovsky e pelo Luxemburgo, sobre a campanha do título de 2003, chamado "É campeão: A montagem de um time vencedor" ? Procurei em alguns sites e em nenhum há disponibilidade. Estou feito louco atrás desse livro e não encontro. Será que alguém sabe onde tem? Ou de repente a possibilidade de baixar ele na Internet. Valeu João, e desculpe-me pela fuga do tema da coluna. É o desespero.
 João Duarte | Vit�ria | 24-04-10 17h12min
Avaliando a lista de dispensas que o Cruzeiro fez :
Opinião geral : para alguns colegas qualquer um que o Adílson dispensasse seria o golpe fatal.
Jadílson foi mártir aqui e não jogou em clube nenhum, fazendo intrigas e sendo dispensado no Grêmio e no Goiás, e se o Lincoln fizer CTRL C e CTRL V, vai pegar baciada de reclamões. Francismar eu estive entre os que pediu a volta dele e fui execrado por alguns colegas. Qual não foi a minha surpresa, no pós Ipatinga...
 afelipe | Belo Horizonte | 24-04-10 17h14min
é mérito do treinador que aqui esta desde 2008 tirando leite de pedra com os jogadores a ele disponibilizados.
Eu sei que diram que o Adílson tbm é responsável pelos jogadores que chegam mas se o presidente afirma que tem condições de trazer 3 perebas cabe ao treinador escolher o menos pior! Ou alguem por acaso já ouviu falar que a diretoria queria trazer um jogador como o Diego Souza citado na coluna e o Adílson tenha recusado pq prefere os de sua "confiança"??? cont.
 João Duarte | Vit�ria | 24-04-10 17h17min
Mas e dos atuais ?
1 - Camilo : teve mais chances, na 1ª e na 2ª passagens, mas, não convenceu. Sua saída é correta.
2 - Léo Fortunato : sinceramente ele mostrou ultimamente mais bola que outros que permaneceram, mas, preocupam as sucessivas contusões. Também foi correta.
3 - Ânderson Lessa : não foi testado definitivamente, mostrou alguma coisa, mas, claramente precisa jogar. Creio que vai acabar voltando ao Náutico. Mas, o Cruzeiro estava com 7 atacantes. Certo
 afelipe | Belo Horizonte | 24-04-10 17h20min
Estou dizendo tudo isso pq a mim parece que falta ousadia aos mandatários, falta aquela gana de que o próprio Zezé tinha quando chegou em 95. O Cruzeiro evoluiu de 2008 pra cá, esta em evidencia e sendo elogiado no país todo mas esta na hora de fazer o diferencial o montar time pra ganhar Brasileiro e LA e levar o nome do clube ao mundo todo la no Mundial da FIFA. Este negocio com o Palmeiras sugerido por vc é nota 10. cont.
 João Duarte | Vit�ria | 24-04-10 17h20min
4 - Leandro Lima : Não rendeu, não jogou bem e é um jogador muito caro para nem se concentrar. Correta a saída.
5 - Bernardo : - O maior erro do Adílson foi ter colocado o Bernardo como opção para a ponta-de-lança. Para mim ele é armador de lado direito talhado para um 4-4-2 tradicional ou senão para jogar na armação, pelo lado direito na trinca de meio. Bernardo tem técnica apurada, mas, é melhor vindo de trás com a bola. Mas, não marca tão bem quanto o Adílson gostaria.
 João Duarte | Vit�ria | 24-04-10 17h23min
Bernardo (cont.) : Eu o considero um diamante bruto a ser lapidado. E tanto o Adílson quanto a torcida do Cruzeiro não têm paciência com os nossos jogadores mais jovens. É só errar um passe que começam com aquele oh ! oh ! oh ! no Mineirão. Não concordei com a saída dele não, mas, talvez, em outra praça, sem a pressão ele possa voltar a mostrar o futebol promissor dos tempos de base / seleções brasileiras de base, voltar e ainda dar alegrias à torcida do Cruzeiro. Tem gandaia ai...
 João Duarte | Vit�ria | 24-04-10 17h27min
6 - Dudú - Outro que foi colocado como ídolo muito cedo e talvez tenha se perdido. Ramon Salgado nos contou que ele estava metido com bebedeiras. Ora bolas, a culpa é do Cruzeiro que não tem um profissional dedicado a cuidar dos talentos que migram da base para o profissional. Ou se tem, precisa o processo ser revisto. Os casos de Bernardo, Thiago Heleno, Francismar, Jonathan, Wágner ou do Zé Roberto em passado longínquo mostram que o clube, precisa revisar este processo.
 afelipe | Belo Horizonte | 24-04-10 17h27min
Qualifica o time, tras um jogador que dá retorno financeiro no futuro, inflama a torcida e ate mesmo incetiva um talento como o Gilberto que poderia jogar na lateral e brigar pra valer por uma vaga na Copa do Mundo. Vejam só com o Santos respirou depois que tiraram o cartola do Marcelo Teixeira de lá! O Vasco,
O Cruzeiro tem potencial para chegar ao nível dos maiores clubes do mundo e devemos grande parte disso ao Zezé Perrela sem duvida mas acho que o ciclo dele terminou e cont.
 João Duarte | Vit�ria | 24-04-10 17h31min
Dudú (cont.) : Eu acompanho a cerrira do Dudú desde que o menino era treinado e bem treinado pelo Edú Lima. É jogador de drible fácil, inteligente para jogar bola e procurar espaços livres para jogar. Teve uma queda de produção ao voltar para os jrs. e jogar o campeonato brasileiro e a CopaSp de 2010. A situação de Dudú é ligeiramente diferente do Bernardo. Mas, creio que o empréstimo a um clube onde eles possam jogar possa lhes dar um novo alento. Eu não abriria mão do Dudú...
 afelipe | Belo Horizonte | 24-04-10 17h32min
E estamos num momento muito favoravel a dar o proximo passo, subir mais um degrau no objetivo de tornar o Cruzeiro definitivamente um gigante do futebol.
Penso que esse é um assunto muito interessante e merece ganhar espaço aqui. É claro que desejo ver essas mudanças no final do ano pq agora temos respirar mesmo a LA10!
 João Duarte | Vit�ria | 24-04-10 17h36min
7 - Uchoa : O Cruzeiro já tem Fabinho, EliCarlos, Marquinhos Paraná, Pedro Ken, Fabrício, Henrique e ainda pode usar Jonathan, Fernandinho e até Gilberto na trinca. Ora, ainda falam que vão contratar o Fábio Santos... Ora, voltaram o Uchoa para a base. Creio que subiram antes da hora. Mas, o menino entrou e jogou um partidaço contra o América... agora, o devolvem para a base. Erraram uma 2ª vez. Mas, ele voltará. Com certeza. Magalhães - Veio do América. Pouco avaliado. ???
 Edazul | Curitiba | 24-04-10 17h43min
João Duarte, estes tais esquemas 4-3-2-1; 3-5-2; 2-7-1; 4-5-1; 5-5-0 e outras variáveis não representam NADA quando os jogadores não querem jogar. O problema do jogo contra o Ipatinga, que deixou todos os cruzeirenses PERPLEXOS, não foi a derrota. MAS A MANEIRA COMO O CRUZEIRO FOI DERROTADO. A impressão que passou, pelo menos para mim, é que ou o elenco não gosta da instituição ou não gosta do técnico.
 Edazul | Curitiba | 24-04-10 17h43min
João Duarte, estes tais esquemas 4-3-2-1; 3-5-2; 2-7-1; 4-5-1; 5-5-0 e outras variáveis não representam NADA quando os jogadores não querem jogar. O problema do jogo contra o Ipatinga, que deixou todos os cruzeirenses PERPLEXOS, não foi a derrota. MAS A MANEIRA COMO O CRUZEIRO FOI DERROTADO. A impressão que passou, pelo menos para mim, é que ou o elenco não gosta da instituição ou não gosta do técnico.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 24-04-10 18h25min
João, obrigada pela homenagem. A semana foi difícil para o torcedor cruzeirense. Espero que o tempo nos mostre que o ABap e diretoria estavam certos. Cada vez que vejo um jogador da base perder espaço no clube, pergunto para que serve a Toca I? Qual é o seu custo-benefício?
 BLUE BH | Não definido | 24-04-10 18h48min
Temos q parar de lastimar o mineiro e as dispensas. Vamos apoiar o time e o AB, que queiram alguns ou não, é vitorioso à frente do CRUZEIRO. Claro q queremos e somos acostumados a títulos, mas sem a ajuda de nós torcedores fica pior.POR ISTO VAMOS NOS UNIR PELO OBJETIVO QUE NOS RESTA. CRÍTICAS AGORA NÃO ADIANTAM MAIS.COM A FORÇA DE NOSSA IMENSA TORCIDA, VENCEREMOS E NÃO DAREMOS MOTIVOS P PATETICANOS E A ITATIGALO SE ESBALDAREM DE RIR, SABENDO QUE O TIMINHO DELES É FRAQUÍSSIMO.
 João Duarte | Vit�ria | 24-04-10 19h41min
Prezado Edazul,
Discordo de você. O esquema tático conta sim... É uma variável importante e que decide as partidas. Empenho conta mais, mas, muitas vezes se escalar um jogador que não tem aptidão para executar uma determinada função tática resulta em desastre. Quis nesta coluna esgotar o tema do jogo contra o Ipatinga, porque alguns colegas como o Batista-DF julgaram que talvez eu não tivesse isenção para fazê-lo. Fiz então a minha avaliação do que "acho" que aconteceu. Virei a página
 simone castro | belo horizonte | 24-04-10 19h41min
Me desculpe, AZUL CELESTE, mas quanta besteira vc fala! Onde vc leu/ouviu que o Alex estava aí dando sopa? Me fala que eu vou confirmar! Dando sopa, e nenhum time quis? PUTZ! Depois desse absurdo, fala que Adilson não trabalha a base, e que Diego Renan não vale? Porque? Pq vc não quer? E Eliandro, que está inscrito na LA? Ele não é da base? Esse negócio de proteger jogador só pq é da base, encheu! Eles têm que honrar a camisa que vestem! E não é com bebedeiras que vão fazer isso, não acha?
 João Duarte | Vit�ria | 24-04-10 19h43min
E quero mesmo é discutir a Libertadores. E para provar o que escrevo que a opção por uma competição não é simples, fica a lição... só um dos 5 times que disputam a Libertadores disputará a final do campeonato de seu estado...
Nenhum deles tem um expressinho tão bom. Em 76, também perdemos a Libertadores e só não perdemos em 77 porque a final foi bem mais à frente e porque o Cerezo falou demais antes do jogo...
Vida que segue.
 simone castro | belo horizonte | 24-04-10 19h45min
Procure se informar o que faziam Dudu e Bernardo! E para coroar a série de baboseiras, vem com o velho e chato papo de que o Adilson deu um empurrãozinho para que o Sorín se aposentasse!Meu Deus! Isso é subestimar a inteligência do Sorín, e o mesmo que dizer que o AB tem um enorme poder, o que não é verdade! Desse jeito vc coloca o Sorín como um idiota, que não tem capacidade para procurar outro time para jogar! Todo mundo viu q ele preferiu parar antes de passar a ser vaiado nos gramados!
 João Duarte | Vit�ria | 24-04-10 19h46min
Blue BH
Continuarei a apoiar o Adílson enquanto ele estiver no comando do time. Se ele nos leva adiante estou e estarei com ele. Foi assim com todos que comandaram o clube na minha vida inteira. Se ao final das competições julgarmos que é tempo de mudar, aí são outros quinhentos...
Mudanças no meio de competição, só mesmo se não houver nenhum acoplamento de filosofia o que definitivamente não é o caso. Gosto de muito do que faz o Adílson, com divergência em algumas situações.
 simone castro | belo horizonte | 24-04-10 19h48min
Uma coisa, AZUL CELESTE, é falar sobre o jogo contra o Ipatinga. Outra é forçar a barra, escrevendo coisas totalmente infundadas, só pq vc não gosta do técnico! Vamos procurar nos informar melhor, entrar no site oficial, assistir às entrevistas, ou na Rádio Cruzeiro! Você ouviu a entrevista do Fabrício, sobre as dispensas? Provavelmente, não! Ou se ouviu, se fingiu de bobo, para não entender...Pelamor!!!!
 azul celeste bh | Não definido | 24-04-10 19h59min
QUESTÃO DE OPINIÃO:Sorin é um "Lorde"não é um "imbecil" tipo o Alessandro(bom jogador,mas QI de alface) do ipatinga e não iria por ser cruzeirense (jogar "titica" no ventilador),ele deu várias declarações que queria jogar,não vou voltar neste assunto que vc já posicionou a favor do ab (de olhos fechados)e eu só favor DO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE."Baboseiras"não cito que vc escreveu como a mim me referiu,mas digo que suas opiniões são bem contrárias ás minhas.Quanto a "saco cheio",acho que deveriam
 azul celeste bh | Não definido | 24-04-10 20h05min
Acho q/deveriam "fechar" as categorias de base na era do ab e "reabrí-las" quando ele sair,afinal é uma fortuna o custo destas categorias e prá não "encher a próstata" e não o "saco" do ab e de ninguém, fecha-se as categorias de base.Quanto ao Alex,me referia ao Alex Silva(zagueiro) se lêsse com menos pressa e + atenção e menos paixão saberia que me referia ao zagueiro.Quanto ao Eliandro(aguarde a queima) e ao D.Renan é um acaso na falta de outro.Fernandinho vem aí a salvação.Questão de opinião.
 azul celeste bh | Não definido | 24-04-10 20h14min
Quanto ao Fabrício eu ouvi(mas em qual mídia que ele falou?A mídia pro ou a mídia anti?)E o que ele iria dizer?Que não concorda?Que ele ab e diretoria não deveriam ter feito a lista?Ele foi ponderado e lógico fez o certo e falou o certo.Questão de inteligência.O Fabrício está de parabéns pelas falas (NÃO JOGOU "TITICA" NO VENTILADOR).Parabéns Fabricio.Quanto ao treinador ab,3 anos e uma LA vou aplaudir,se não PEDE PRÁ SAIR.Questão de opinião.Saudações celestes.
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 24-04-10 21h03min
Prezado João. Incompetência!!! Vejo que adquirimos o virus da HINV (Homens Incompententes Não Vencem). Então vejamos: Escalação indevida. Se precisamos de resultado, entremos com o que temos de melhor e somente depois de conseguido o resultado, fazemos as substituições
. Informações desencontradas. A diretoria diz que contratará e a Presidência diz que não contrata. Se o AB tem jogadores que não correspondem, e ele afirmou que tem, então que se empreste, encoste, monte uma...
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 24-04-10 21h08min
"casinha de caboclo" e ponha-os para fora. Essa ultima de afastar jogadores para justificar a eliminação do mineiro, ou rural como afirma nosso presidente, foi um tiro de escopeta no pé. Desvalorizou nosso patrimônio, ridicularizou nossa prata da casa e confirmou que contratações como Anderson Lessa e outros, não deveriam concretizar. O desperdício de dinheiro e desgaste ante a torcida incomoda aqueles, incluam-me, que não concordam mais com o bom e barato. Contratem quem resolve.
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 24-04-10 21h15min
Precisamos banir os "atletas de empresários fortes" do Cruzeiro. Do contrário, viraremos massa de manobra do futebol, infelizmente, no meu Cruzeiro. Outra coisa, assistencialismo tem que acabar. Jogador que não dá resultado, tem que ir embora mesmo. Desculpe-me o fel, mas ainda não me refiz e nem faço força para isso, pois só me refarei quando o Cruzeiro reconquistar o título mineiro. Sou daqueles que se o Cruzeiro disputar campeonato de PlayStation, eu torço pelo Azul e Branco. Abraço Fraterno.
 João Duarte | Vit�ria | 24-04-10 22h04min
Grande Azul Sckauskauskas Celeste Neto BH,
Você se precisar torce os fatos para criar uma situação negativa para o treinador. É por estas e outras que as vezes as pessoas não respeitam o que você escreve.
E quando as pessoas são contrárias ao que você escreve você apela. A Simone mostrou as evidências para você. Eu posso não concordar com as dispensas de Dudú e do Bernardo, mas, se os caras REINCIDIRAM em problemas disciplinares, algo precisa ser feito. Ou você é a favor da zona?
 João Duarte | Vit�ria | 24-04-10 22h06min
Fusil Cruzeirense,
Depois de me informar melhor, creio que houve razões suficientes para afastar temporariamente o Bernardo e o Dudú do grupo dos atletas profissionais do Cruzeiro...
 Edazul | Curitiba | 24-04-10 22h17min
João Duarte vc tem razão....Essa história de campeonato mineiro e ipatinga já é página virada....Agora é o jogo contra o Nacional pela libertadores...E esse jogo vai ser uma excelente oportunidade para os jogadores mostrarem que o time tem "bala na agulha" para seguir adiante. Tenho certeza que desta vez o Cruzeiro não irá decepcionar os seus torcedores.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 24-04-10 23h05min
Sobre Libertadores: O Cruzeiro se repetir o espírito e a atuação que teve contra o Velez Sarsfield no Mineirão com certeza chegará às finais mais uma vez. Mas, se mostrar o futebol insosso que mostrou especialmente nos jogos contra o Deportivo Itália não se classificará nem paras as Quartas-de-Finais. ASSINADO EMBAIXO.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 24-04-10 23h15min
Sobre dispensas: TAMBÉM ASSINO EMBAIXO.
 mfox | Chicago | 25-04-10 13h57min
Meu caro João Duarte, meu dia fica mais alegre quando estou na lista de homenageados da sua coluna! Muito obrigada! Está na hora de o Cruzeiro fazer uma apresentação empolgante contra o Nacional e retomar a confiança da torcida. Eu acredito neste grupo, mas a derrota para o Ipatinga veio demonstrar que os elos torcida-time ainda estão fracos. Uma boa vitória sobre o Nacional vai fechar novamente esta união, e vamos com tudo e concentrados rumo ao título. Esse grupo merece.
 mfox | Chicago | 25-04-10 13h58min
Quanto à composição do elenco, eu acho que falta um zagueiro e um atacante. Tem que colocar o Roger pra jogar, ele precisa de ritmo e na minha opinião é o meia que precisamos. Vamos, vamos, Cruzeiro!!! Abraços, Moema.
 jfabio | Pouso Alegre | 25-04-10 15h24min
Meu Deus, se espremermos os comentários desta coluna, não dá nem 5 comentários inteiros e decentes. Vocês se lembram do Joãozinho? Então, ele foi enxotado pelo Luxemburgo. Lembram do Ricardinho? Ele foi enxotado também (e levou o Giovane junto). Sabem porquê? Porque eram jogadores que queriam jogar com o nome. Jogadores que não vestiam a camisa, que eram muito bons tecnicamente, mas funcionavam como maçã podre no barril. Às vezes é preciso cortar na própria carne, e foi isso que o Cruzeiro fez.
 azul celeste bh | Não definido | 25-04-10 15h59min
Acho que deve dar uns 6 comentários bons ou ruins depende do autor e dar interpretação e ego do mesmo.Agora ainda bem que Geovani e Ricardinho antes de SAIREM na 2ª vez deram anteriormente TÍTULOS IMPORTANTES AO CRUZEIRO.Saudações celeste.obs.: a carne cortada não jogou, aqui jogou não classificou e é de 1ª,todos cobiçados pelos times da europa e todos titulares da seleção brasileira.LA(obrigação) vamos seguir em frente.Saudações celestes.
 azul celeste bh | Não definido | 25-04-10 15h59min
Acho que deve dar uns 6 comentários bons ou ruins depende do autor e dar interpretação e ego do mesmo.Agora ainda bem que Geovani e Ricardinho antes de SAIREM na 2ª vez deram anteriormente TÍTULOS IMPORTANTES AO CRUZEIRO.Saudações celeste.obs.: a carne cortada não jogou, aqui jogou não classificou e é de 1ª,todos cobiçados pelos times da europa e todos titulares da seleção brasileira.LA(obrigação) vamos seguir em frente.Saudações celestes.
 Teo_CMD | BHZ | 25-04-10 16h14min
Carissimo Joao, ainda bem que nao estou no Brasil, hoje Belo Horizonte irá ficar daquele jeito, se a "Cachorrada" ganhar! Já falam em triplice coroa, e outras. O Luxemburgo, que estava com a corda no pescoco, e puxariam, se perdesse o Mineiro, já está tirando onda de campeao. Incompetencia do Cruzeiro, Tecnico arrogante, vaidoso, Zezé tem se compliciado com isto! Perder campeonato mineiro para time do interior, me desculpe Joao, nao tem explicacao! Pode guardar as teorias! INCOMPETENCIA PURA!
 João Duarte | Vit�ria | 25-04-10 17h12min
Compadre Zezé,
Vou fazer um esforço extra para estar na quinta em BH, creio que faremos novamente um grande jogo. Creio que seja hora de nos unirmos e fazermos a torcida acreditar que o Cruzeiro tem chances de ser campeão da Libertadores. E isto vai acontecer de dentro para fora, ou seja, vai ser a garra, a raça, a aplicação e o bom futebol que vão fazer a torcida entender que precisa jogar junto. Detesto a turma que reclama de passe errado. Dispenso quem só torce depois que está 4 x 0 pró.
 João Duarte | Vit�ria | 25-04-10 17h16min
Azul Celeste BH,
Você tenta emplacar o seu pensamento distorcendo os fatos, mais uma vez. O Adílson informou e foi comprovado que já tinha um monte de jogador baleado naquela decisão, inclusive atuando. Levar mais um ? E outra, você se esqueceu do que aconteceu com o Sorin em São Paulo no jogo contra o Palmeiras ? E ele não tinha feito jogo nenhum até ali. Você o colocaria ? De posse dos fatos que disponho a minha decisão teria sido a mesma. Se você tem outras evidências as traga.
 João Duarte | Vit�ria | 25-04-10 17h18min
Mas, você não parece interessado em discutir as coisas. Você quer impingir todos os erros na conta do treinador e é injusto por isto. Você já me viu criticar o treinador várias vezes aqui neste espaço, quando entendo que ele erra, mas, seu negócio é outro. E agora sei um pouco mais de quem gosta de chamar os outros de Alice...
 João Duarte | Vit�ria | 25-04-10 17h22min
Téo CMD,
As ROSAnas tem razão de estarem exultantes afinal estão disputando a final contra um time do interior que tradicionalmente não joga bem contra eles. Tríplice coroa é possível para elas, sim... Só que o buraco é mais embaixo. Agora a coisa aperta.
Mas, que os nossos erros facilitaram-lhes a conquista do Mineiro, também é verdade. Mas, não creio que já comemorem hoje...
 João Duarte | Vit�ria | 25-04-10 17h25min
JFábio,
Muitas vezes o erro é passar a mão no garoto porque ele é jovem, porque é um imaturo. Talvez o castigo lhes valha alguma coisa para a continuidade em suas carreiras. O Santos já virou o placar com 15' de tempo final... Mas, o garoto endeusado Neymar jogava mal. Saiu e entrou André que fez o dele e o time do Santos é outro.
 Teo_CMD | BHZ | 25-04-10 18h17min
Carissimo Joao, sei que sua respeitada e bem elaborada coluna é para falar do Cruzeiro, mas impossivel ignora-los! Colocaram a mao na taca, e creio que nao farao feio com o Endeusado Peixe! Esta final era nossa, perder para eles, vá lá, é clássico, perder para nós mesmos, com respeito ao Ipatinga, é burrice! Torcer sempre pelo Cruzeiro, vamos ver o que acontece agora na Libertadores! Se perder, a desculpa já deve estar pronta! Nisto o vaidoso, que defendi ficar, é bom!
 azul celeste bh | Não definido | 25-04-10 18h42min
J.Duarte sua coluna é muito boa,não se apoquente.Creio que as opiniões são diferentes,não com relação a coluna,mas com relação ao ab,quanto ao Sorin não digo sobre jogar ou não a final da LA isto é polêmico se seria bom ou ruim,a questão é que ele queria jogar NO CRUZEIRO,poderia estar aí,neste ano de 2010 jogando poucos jogos como o Ronaldo faz pelo corintians,mas que poderia ser um líder e encerrar a carreira jogando + tempo,mas isto já são águas passadas(nas entrelinas,creio que ele avisou).
 azul celeste bh | Não definido | 25-04-10 18h45min
Quanto a alice,sei que o cruzeiro na MINHA OPINIÃO tem um elenco regular prá bom e não é ótimo ainda e tem um treinador bom,mas ainda não é técnico.ENTÃO SAINDO DO PAÍS DAS MARAVILHAS e caindo na real,creio que seja isto minha linha de raciocínio e não distorcer os fatos.É questão de opinião.SE O ab pode errar? e o cruzeiro perder $$$ porque não está na final do mineiro...torcedor pode opiniar e errar também,o máximo que erramos são opiniões e não jogamos pelo ralo título e $$.Saudações celestes
 João Duarte | Vit�ria | 25-04-10 20h37min
Grande Téo CMD,
Aqui neste espaço você manda, podemos falar também das ROSAnas por aqui. Se quer a minha opinião aqui vai...
1 - Demos o título de mão beijada para o Luxa
2 - O Santos é outro time que historicamente não joga bem contra as aves emplumadas cacarejantes. E sendo assim, sou forçado a crer que vão dar trabalho para o time do narigudo DJ, que hoje tomou um vareio de bola do Santo André no 1° tempo. No vestiário o time do interior se assustou e amarelou no 2° tempo.
 João Duarte | Vit�ria | 25-04-10 20h40min
Perder final para time do interior não existe. Isto é coisa de quem é arrogante. E o pior é que o Adílson tinha o exemplo do Levir Culpi de 2005 e não tomou emenda. Por esta razão o erro dele e dos irmãos Perrela foi muito maior desta vez. Ninguém ganha título antes da hora.... E a gente sabe se a coisa apertar o juiz vai lé e dá um pênalti para as cocotas, não é mesmo ?
Para o Ipatinga ganhar só mesmo se fizer 1 x 0, 2 x 0 e depois ficar com vantagem numérica... Assim mesmo, sei não.
 João Duarte | Vit�ria | 25-04-10 20h45min
Téo,
Se o Cruzeiro perder na Libertadores mais uma vez vou dizer para todos vocês o que venho falando. Nos falta um beque experiente (eu julgava a princípio que o Caçapa fosse preencher esta lacuna e até aqui ele não rendeu o esperado) e nos falta a CEREJA DO BOLO. Um jogador que chamasse a responsabilidade para si e ajudasse o Cruzeiro a ganhar corpo nas decisões. Quem ?
1 - Alex10
2 - Fred
3 - Riquelme
4 - Diego Souza
Chega de apostas... Reformular, eu faria diferente.
 João Duarte | Vit�ria | 25-04-10 20h47min
Se eu estivesse no comando do clube, traria 2 grandes jogadores e dava uma limpa nos regulares e completaria o elenco com a garotada da base que é muito boa. Entendo o afastamento de Bernardo e Dudú se o casos de ambos for disciplinar. Não pode ser problema técnico...
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 25-04-10 21h34min
João, concordo plenamente, será que não tem algum jeito de avisar isso para o Zezé Perrlla e pro Adilson? Ou até que eles sabem o que precisa mas tão fingindo que não sabem, será? Ou então tá com medo da picada do escorpião que tá no bolso?
 BrunoBarros | Brasília | 25-04-10 21h51min
Fala João, e então o que acha de o Perrela fazer uma proposta pro Palmeiras, W. Paulista e Bernardo, por empréstimo, pelo Cleiton Xavier? Seria uma boa contratação pro nosso time.
 BrunoBarros | Brasília | 25-04-10 22h02min
É lógico que com isso seria necessária a contratação de um centroavante. Diogo, ex-Portuguesa, é um bom nome e se enquadra perfeitamente na política de contratação do Perrela, novo e promissor.
 BrunoBarros | Brasília | 25-04-10 22h06min
E falando dos jogadores vindos da base, muitos surgidos nesses últimos 3 anos poderiam perfeitamente integrarem o elenco atual, alguns até com boas possibilidades de serem titulares. Lembrando rapidamente de alguns nomes, Maicon e Wellington, zagueiros, Anderson, lateral esquerdo, Mateus, Uchoa, Dudu e Bernardo, meio, e Joabe, atacante. Desses todos o único que realmente teve mais chances foi o Bernardo, que decepcionou, mas já demonstrava um crescimento esse ano, mas ainda muito longe daquilo
 BrunoBarros | Brasília | 25-04-10 22h11min
que todos nós cruzeirenses esperávamos. Mas em relação aos outros que citei, nenhum teve real oportunidade, em momentos esporádicos apenas, e olhe lá. E todos com muito potencial. Ao invés de ficar povoando o elenco com pseudo-promessas oriundas de outros times, e jogadores medianos, todos do mesmo nível, jogadores "iguais", deveria ter se dado mais chances pra esses garotos, economizando bastante pra contratações pontuais, aí sim de jogadores de maior destaque, Alex, Cris, Fred, Deivid, etc...
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 25-04-10 22h14min
João. O patrocínio na camisa, abaixo dos números, já foi confirmado? Se não, Neo Quimica e Batavo estão aí!!! Já imaginou o Alex10 ou Riquelme mais o Fred no Cruzeiro? E não teríamos problemas com "cor de patrocinador" em nossa camisa, pois Neo Quimica é em branco e Batavo é azul e branco. Cara as vezes viajo em possibilidades, mas penso. Enquanto isso, na sala da diretoria....
Abraço fraterno.
 surfista celeste | Vitória | 25-04-10 22h29min
Fusil Cruzeirense até onde eu sei o patrocinio naquela região embaixo do nº já existe é uma marca chamada 'questão de estilo' se ñ me engano é uma confecção d BH! e cá entre nós vamos por os pés no chão né tudo bem q ñ custa sonhar mais Riquelme mais Fred? é uma possibilidade completamente utópica sem chances ñ levo fé q vamos contratar mais ninguém quanto mais jogador desse nivel.E mais ñ adianta sonhar Fred é tratado como rei no rio ond estão nos olofotes ainda mais agora c a chegada d Muricy
 surfista celeste | Vitória | 25-04-10 22h31min
Bruno Barros o nome d Diogo ex-lusa tb me agrada e muito o garoto tem muito potencial, seria um bom reforço jogador q chegaria p brigar pela posição acrescentando muito ao grupo em qualidade e opção!
 Zezé | Belo Horizonte | 25-04-10 22h35min
Compadre, se for vir me ligue.
 BrunoBarros | Brasília | 25-04-10 23h13min
Fala surfista, realmente é um bom jogador, vc sabe me dizer odne ele está?
 BrunoBarros | Brasília | 25-04-10 23h21min
João, vc viu meus comentários mais acima? E sobre o livro, tem alguma informação?
 BrunoBarros | Brasília | 25-04-10 23h36min
João e rapaziada, e o Zé Roberto, ex-Flamengo, será que vai pintar na Toca? Sei não, esse tal de meia-atacante, pode ser ele, será?
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 25-04-10 23h59min
Surfista. É por pensamentos pequenos e pessimistas como o seu é que vieram para o Brasil: Lincoln (Palmeiras), Danilo e Roberto Carlos (Corinthians), o zagueiro do São Paulo, Edu Dracena e Robinho (Santos), Fred (Fluminense) dentre outros; e para o Cruzeiro não veio ninguém. Sabe porque? Viramos cordeirinhos, não exigimos e não protestamos, então, trazem o bonzinho e baratissíssimo (custo zero). Todos com patrocinados. Acorda camarada. Precisamos reaprender a negociar com patrocinadores.
 surfista celeste | Vitória | 26-04-10 11h04min
Fusil Celeste calma, eu ñ discordo d vc tb acho q é preciso mais ousadia por parte da nossa diretoria e cobro isso aq desd q cheguei no blog a uns 3 anos, porém amigo confesso q já estou discrente c nossa diretoria em relação a isso é gritante a necessidade d um bom zagueiro no grupo e como age nosso presidente afirmando c ñ virá mais niguém ou seja vamos continuar nas mãos d TH, Gil, Caçapa, precisamos tb como diz nosso caro João "a cereja".Portanto amigo quem pensa pequeno é nosso presidente!
 surfista celeste | Vitória | 26-04-10 11h10min
nosso presidente e ñ eu só quiz dizer q diante dessa nossa realidade, $ < que o eixo e o mercado exterior + diretoria "acomodada" = baixo investimento, acho q ñ devemos esperar, como já fizemos em outras temporadas, que venha um grandes nomes como vc citou!
 surfista celeste | Vitória | 26-04-10 11h26min
meu brother Bruno Barros diz q quem vem da europa só poderá jogar em agosto acho dificil q ele venha, e tme mais seria mais um candidato a entrar p turma da gadaia q já conta c Guerron, brnardo, Dudu e o enveterado baladeiro TH rs
 JOAO COSTA | BRASILIA | 26-04-10 12h12min
No tema dispensas, discordo de vc quanto ao Uchoa. Achar que Fernandinho(faz-me rir!) e Jonathans são substitutos para o meio é forçar demais a barra, a não ser em casos absolutamente emergenciais, são meras invenções do AB. Bernardo e Dudú são talentos a serem lapidados e não deveriam sair do elenco. Quanto aos demais concordo plenamente. Pena que a barca não comportou outros trastes que envergonham o cruzeirense(THeleno, Fernandinho, Pedro, Quem?, Gil, etc.). Saudações Celestes!
 surfista celeste | Vitória | 26-04-10 12h16min
João tão ventilando a informção q a diretoria vai divulgar um balanço q aponta um déficit d 25milhões? sera??? Aí q ñ dá msm acreditar q virão reforços!
 João Duarte | Vit�ria | 26-04-10 18h39min
João Costa de Brasília,
Você talvez não saiba, mas, tanto Jonathan quanto Fernandinho era jogadores de meio-campo que foram adaptados ás laterais.
E para o seu governo, for de meia-direita que Jonathan jogou contra o Uruguai no sub-18 e fez 2 gols. E foi de meia esquerda que Fernandinho arrasou com as cocotas em 2008, inclusive dando um passe espetacular para o gol de Jonathan na nossa vitória no returno do Brasileirão. Não forcei barra, disse que eram planos de contingência.
 João Duarte | Vit�ria | 26-04-10 18h41min
Você pode até não concordar com o que eu penso, mas, dizer que eu forcei a barra não DEVE e nem pode. Observe que eu tento mostrar os porquês das minhas opiniões... outros lançam as idéias... mas, é bola de grila (rs, rs, rs).
 João Duarte | Vit�ria | 26-04-10 18h47min
Surfista Celeste,
Creio que este ano de 2009 será difícil para eles gerarem um deficit desta magnitude... sabe porque ?
- O Cruzeiro recebeu 5 M Euros do troco de Guilherme x Kléber em janeiro. Ficou com 50% disto
- O Cruzeiro vendeu Ramires (ficou com 75% do valor = 6 Mi Euros), Wágner (ficou com 47.5% do valor = 2.5 Mi Euros), Gérson Magrão (ficou com 10% do valor), 50% do Maicon beque (ficou com 1 milhão de euros). Os investimentos foram de pouco mais de 3 Mi Euros...Sobrou $$$
 surfista celeste | Vitória | 26-04-10 22h57min
Pois é João tb estranhei muito essa história tá na cara q é coisa da banda podre da imprensa, li alguns colegas daq msm do blog citando isso e no twtter tb inclusive o OthonTFC!Mas concordo q ñ há pq d tal rombo afinal ñ tivemos um investimento tão alto no elenco!
 surfista celeste | Vitória | 26-04-10 23h16min
E o Fabio Santos João chegou a chorar na apresentação! sera q tomou jeito ?seu temperamento me preocupa, sei q tem qualidade, mas esse estilo vida loka dele pod comprometer todo um planejamento, tem briga c colega d clube tb tudo q é indisciplina consta no curriculum dele, acho muito arriscado, vamos ver se colocar a kbça no lugar pod ser util vamos aguardar.....
 João Duarte | Vit�ria | 27-04-10 00h20min
Sobre o Fábio Santos,
Vi uma entrevista dele no Esporte Espetacular dias atrás e me emocionei. Olha, uma cara como ele, agradecido como está pela oportunidade, vai se doar 150%. Eu creio que se conseguir jogar vai nos ajudar muito. Mas, tenho uma segunda suspeita. O Cruzeiro deve perder algum de seus volantes titulares (Fabrício ou Paraná ou Henrique). Ele seria uma boa aposta de reposição... E barata... Vamos aguardarrrr...
 Leovaladares | Formosa GO - Arinos MG | 27-04-10 00h31min
Grandee João Duarte, quanto tempo nao comento em suas colunas, mas reitero que o tempo so lhe aumenta a veracidade compacta de comentarios imparciais e que transmitem a realidade temporal do time do Cruzeiro! Eu lhe faço apenas uma objeção, onde discordo do fato de thiago heleno titular, pois este individuo, em minha opiniao, e o pior zagueiro do brasil, e o câncer do Cruzeiro, soh o adilson e o zezé que nao enxergam! Ah zaga mais confiavel no momento e gil e leonardo silva! No mais, parabens!
 Zezé | Belo Horizonte | 27-04-10 09h12min
Compadre, Estive ontem na reunião do conselho e, a opinião de forma quase unânime era a revolta quanto o posicionamento do AB com relação a dispensas e a forma como foi feita com os meninos revelados no clube, e, também a forma como tem tratado o jrs, dando poucas oportunidades a eles. Esperava ontem uma contratação de peso para seqüência da Libertadores, vai ser difícil! Fabio Santos não acrescentará nada em nosso plantel, preferia dar chance ao Uchoa do que a ele.Saudações Celestes!
 João Duarte | Vit�ria | 27-04-10 09h19min
Compadre Zezé,
Desde o princípio avaliei Bernardo e Dudú como 2 diamantes que precisariam ser bem trabalhados na transição entre os jrs. e os profissionais. Não é difícil entender. Estes meninos ganham na base uma ajuda de custo de R$ 1 mil / mês. E de repente são guindados ao elenco profissional com a espera de que serão CRAQUES. E para proteção os clubes elevam o valor dos contratos, para se ter uma multa rescisória elevada, no caso de cooptação por empresários ou clubes.
 João Duarte | Vit�ria | 27-04-10 09h22min
Então, da noite para o dia, os meninos vêem o seu padrão de vida migrar de R$ 1 mil / mês para R$ 15 mil / mês ou mesmo R$ 20 mil / mês. E não se pode esquecer que são jovens de 18 anos. De patinhos feios viram noveaux riches e das meninas da periferia migram para as gostosonas de sapato vermelho e de bico fino. E quem não gosta de mulher bonita ?
Pois é, só que estas meninas não são do dia... são da noite. E aí, com $$$ na mão fazer festa é muito fácil.
Problemas à vista...
 João Duarte | Vit�ria | 27-04-10 09h25min
Quando se é jovem...17 ou 18 anos, e a gente já passou por isto. É possível se dormir às 3 da madrugada e acordar às 8 da manhã novinho em folha. O corpo ajuda, tudo é fácil. Mas, experimente fazer isto seqüencialmente... não tem como segurar a performance física. E no caso de atletas profissionais o caso é muito mais complexo. Não é possível aprisionar os caras, mas, é muito possível orientá-los e fazer tudo jogando às claras, fazendo um trabalho programado e de perto com os treinadores...
 João Duarte | Vit�ria | 27-04-10 09h28min
Hoje, este trabalho é feito de forma amadorística, vivendo das fofoquinhas do tipo :"vi fulano tomando todas em tal lugar..., vi beltrano detonando na boite tal, etc".
Mas, acompanhamento e orientação os caras não têm. E aí se perdem. E isto ocorre no Cruzeiro, no Flamengo, no São Paulo e em qualquer clube grande do Brasil. Pela falta de visão. os caras economizam R$ 5 mil / mês no pagamento de um profissional e jogam ás vezes milhões pelo ralo.
 João Duarte | Vit�ria | 27-04-10 09h30min
Creio que num clube ou em qualquer organização não se pode sobreviver sem DISCIPLINA. As pessoas falam do Renato Gaúcho, mas, ele era o 1° na fila dos treinos e sabia dosar os processos. Era craque também fora de campo. E poucos têm a maturidade e a serenidade de saberem, o hoje posso, mas, não devo...
Se o caso da dispensa do Bernardo e do Dudú (creio que serão emprestados e voltarão depois de certo tempo fora) for DISCIPLINAR, vou apoiar integralmente a medida.
 João Duarte | Vit�ria | 27-04-10 09h33min
Agora se foi porque existem outros que tecnicamente estariam à frente deles no elenco, então estarei na trincheira e contra quem fez a escolha.
Mesmo que Bernardo e Dudú ainda não tivessem jogado em alto nível no time profissional, creio que o amadurecimento deles em campo é questão de tempo. Um menino de 18 anos é instável emocionalmente e vai do topo ao fundo do poço, com a rapidez dos piscar de olhos, mas, também o inverso pode ocorrer.
A torcida do Cruzeiro já começava a vaiá-los.
 João Duarte | Vit�ria | 27-04-10 09h38min
Nosso torcedor é impaciente com os meninos que vêm da base, ou que são jogadores "humildes", mas, é muito mais tolerante do que devia com os ETIQUETINHAS.
Sim, a nossa torcida já começava a vaiar o Bernardo, já começava a perder a paciência com ele, tanto assim que ele passou a ter comemorações "raivosas".
Mas, creio que Bernardo possa ficar um tempo fora e voltar. Melhor seria estruturar melhor os processos de transição, mas, isto seria sonhar demais. Esta é a minha opinião.
 nadia2007 | BH | 27-04-10 12h26min
Mestre João: Parabéns pela coluna. Também não entendi esse afastamento radical, e muito menos ver que esses meninos afastados, Bernardo, Marcos e Uchoa continuam inscritos na Libertadores. Como é que fica a cabeça desses garotos se por acaso tiverem que jogar a Libertadores? Afinal no Cruzeiro tudo é possível, nunca sabemos quando a maioria dos jogadores vão se machucar, e o AB poderá ter que contar com algum deles. Quem não lembra do que aconteceu em 2008 no jogo contra o Caracas?
 nadia2007 | BH | 27-04-10 12h31min
Ainda sobre o jogo contra o Ipatinga, por que a diretoria do Cruzeiro não fretou um avião? Assim eles não precisariam ficar 5 horas em SP aguardando conexão para BH. Se o falido Flamengo que jogou na quarta feira fretou um avião para trazer os jogadores do Chile porque tinham uma decisão no domingo, o Cruzeiro que jogou na quinta feira, não deveria ter feito o mesmo? Se o problema era $$$, o prejuízo de ficar de fora da final mineira não é maior?
 JOAO COSTA | BRASILIA | 27-04-10 12h46min
Caro JD, eu que não quis fazer entender que a escalação do Fernandinho e Jhonatans no meio eram invenções suas e SIM do ABap. Respeito sua defesa em relação à escalação desses jogadores no meio, mas mantenho a minha opinião. Fernandinho teve, ao longo do seu tempo no Cruzeiro, raros lampejos de bom jogador, tanto na LE quanto no meio, e quanto ao Jhonatans, só ano passado conseguiu se firmar como um razoável lateral e no meio, só como quebra galho. Saudações celestes!
 João Duarte | Vit�ria | 27-04-10 13h13min
João Costa,
Talvez eu não tenha me explicado bem. Quando se fala em contingência, a gente fala que é uma coisa EMERGENCIAL. O Cruzeiro teria para compor a tal trinca de meio-campo : Fabinho, Fabrício, Marquinhos Paraná, Elicarlos, Henrique, Pedro Ken e Bernardo. Na eventualidade de 5 jogadores destes simultaneamente estiverem indisponíveis então o Adílson poderia recorrer a Gilberto, Fernandinho e Jonathan.
Mas, isto para mim é contingência. O normal é sai um entra outro.
 João Duarte | Vit�ria | 27-04-10 13h16min
Existem ainda outras situações de jogo em que momentaneamente para dificultar a marcação, 2 jogadores invertam de posição em campo. Isto é normalíssimo, desde que bem ensaiado. Neste capítulo, digo que estes jogadores tem condição e habilidade de executar uma atividade pelo meio. Respeito o seu direito de não gostar do futebol do JONATHAN mas, no ano passado, especialmente na reta final do Brasileiro, ele estava jogando muita bola. Tanto assim que foi várias vezes premiado...
 João Duarte | Vit�ria | 27-04-10 13h17min
Não vieram de avião, porque acreditavam que os reservas iriam dar conta do recado Nádia...
Faltou visão e sobraram erros de avalição, conforme descrevi acima, não concorda ?
 JOAO COSTA | BRASILIA | 27-04-10 13h31min
OK! João, nossos pontos de vista são similares, eu apenas defendi que a presença do Fernandinho, que eu acho dispensável, e JONATHAN( eu raramente escrevo esse nome corretamente) não deveriam ser desculpas, da direção, não suas, para as dispensas do Bernardo, Dudú e Uchoa. Contingencialmente, o treinador pode fazer uso de qualquer jogador na posição que ele bem desejar. Um grande abraço!
 afelipe | Belo Horizonte | 27-04-10 15h12min
Queria pedir licença ao JD para colocar este texto q eu achei excelente e engraçado!
O Futebol e o Rock. Botafogo = Rolling Stones: Seria o maior na década de 60, se não houvesse os Beatles, ou o Santos. Teve em Satisfaction o seu Garrincha, mas hoje vive como uma sombra do que foi há 40 anos. Recentemente tocou junto com Justin Timberlake, o que representou uma queda de divisão. Vasco = Oasis: É meio sem graça, mas fez bastante sucesso nos anos 90 conseguindo grandes feitos. Famoso pela
 afelipe | Belo Horizonte | 27-04-10 15h13min
pelas sandices do seu frontman Eurico Gallagher, hoje em dia ainda consegue uns lampejos de sucesso. Mas continua sem graça.
Flamengo = Metallica: Foi rei nos anos 80. A era Zico, ou Master of Puppets, foi marcante na história e até os desafetos reconhecem. Dos anos 90 em diante, conseguiu ainda bastante fama, embora seja visível que ao longo dos anos só tem piorado.
 afelipe | Belo Horizonte | 27-04-10 15h14min
Fluminense = Stone Roses: É uma bandinha legal. Ninguém odeia. Costuma ter certo prestígio entre críticos musicais/esportivos, mas, embora famosa na Inglaterra, fora do país ninguém conhece. Resumindo, é uma banda simpática. São Paulo = Queen: A banda já foi eleita a melhor do mundo uma quantidade razoável de vezes. No entanto, mesmo com grande sucesso e feitos históricos, o que chama grande atenção é uma tendência um tanto quanto afeminada, não se sabendo exatamente se é elegância ou...
 afelipe | Belo Horizonte | 27-04-10 15h15min
Santos = Beatles: Na década de 60, o conjunto era o melhor que já existiu. Teve confrontos lendários contra os Rolling Stones - Botafogo - mas normalmente levava a melhor. De vez em quando lançam algum som remasterizado que tentam imitar os bons tempos mas só aparecem um pouquinho e logo somem. Palmeiras = Aerosmith: Muito sucesso no passado, depois ficou de lado por um bom tempo... daí fez uma parceria com a Parmalat-Run-DMC e voltou ao destaque, se mantendo nele por um tempo. Chegou até perto
 afelipe | Belo Horizonte | 27-04-10 15h15min
Chegou até perto do topo do mundo, mas não teve sorte. Agora voltou a ficar de lado. Corinthians = Linkin Park: Embora nunca tenha conseguido nenhum grande feito em sua história, tem uma legião de fãs chatos. Ao mesmo tempo, tem uma quantidade enorme de gente que odeia. Talvez a única vez que consiga ser o melhor do mundo seja em mundiais fajutos como o de 2000 mesmo.
 afelipe | Belo Horizonte | 27-04-10 15h16min
Cruzeiro = Pink Floyd: Teve seu auge na década de 70 e foi pioneiro no Rock Progressivo (clube de vanguarda). Idolatrado pelo bom gosto das musicas (futebol bem jogado) e muitos sucessos (time copeiro). Os dois se assemelham também na imensa legião de fãs.
E por fim rsrsrsrs
 afelipe | Belo Horizonte | 27-04-10 15h17min
Atlético MG = Village People: Embora tenha um número considerável de fãs, sempre foi mais conhecido pelo apelo homessexual de seu estilo. Os dois tem apenas um grande feito que estampam com muito orgulho, embora seja motivo de zoação para os demais, YMCA é o "Brasileiro de 71".
Pra quem gosta de rock é nota 10.
 rapowil | Não definido | 27-04-10 19h20min
Olha aí China Azul, mais um motivo pra gente fazer de tudo pra vencer esta LA 2010 (pelo menos pra mim é). O Bayern venceu o Lyon e ficou mais perto de ser o representante europeu no mundial interclubes (ok, sei que ainda tem que passar por uma das duas pedreiras, barça ou inter). E como vocês sabem, a vingança é um prato que se come frio. Neste caso, eu diria "que se come gelado elevado à décima potência". Mas que delícia será vencer os alemães num mundial interclubes 33/34 anos depois.
 rapowil | Não definido | 27-04-10 19h20min
E aí eu (nós) cantaria(mos) aquele sambinha da Alcione: "Nada como um dia após o outro". Hehehe. CEC para sempre.
 afelipe | Belo Horizonte | 28-04-10 00h03min
Atenção Zezé Perrela!!! Pelo amor de Deus!!!
Pelo menos tenta trazer o FERNANDÃO!!!!
 João Duarte | Vit�ria | 28-04-10 12h07min
AFelipe,
Retroceda no tempo e verá que Fernandão foi citado por mim como um grande reforço para a Libertadores. Apostamos em outros jogadores...
 Flavio RT | Itabira | 29-04-10 10h58min
Pq somos a Academia? Se alguém viu Rosanas X Santos ontem, sabe do que digo. A carcterística delas é a ligação direta ao ataque. Não conseguem rodar uma bola. Se precisam de fazer isto, é um deus nos acuda. Como todo time ataca em média 15 a 20 x por jogo, com este tipo de jogada elass fazem mais. Jogam atrás, com uma linha de sete a oito, atraem o adversário e despacham a bola direto. Fazem de 20 a 25 vezes. Se as defesas ficam mal posicionadas surgem resultados elásticos. E assim vão vivendo
 Flavio RT | Itabira | 29-04-10 11h02min
desde que me entendo por gente. Houve um período marcado pela ascensão do Cerezo e cia, que eles mudaram. Masa retornaram depois e fazem deste modo de jogar sua marca registrada. Ontem pegaram o time do Dorival Jr, que marca sua estada sempre pelo ataque. Mas continua deixando a defesa inconsistente. Como ele tem lá um Robinho que é craque, o Neimar uma realidade se firmando e um Paulo Ganso, tem feito mais do que leva. Mas sabemos que o DJ aqui no Glorioso aplicava goleadas homéricas bem como
 Flavio RT | Itabira | 29-04-10 11h06min
tomava. Para mim ontem foi um jogo normal, com estas características sem maiores repercussões. Ao contrário da mídia, achei Velez e Cruzeiro, no Mineirão um jogo de Titãs, isto sim um belo jogo. E espero que a desclassificação e os suas consequencias encha de brios nossos jogadores e que , ao contrário da partida contra o Ipatinga, mostrem suor, classe e respeito às nossas melhores tradições. Tudo isto salvo melhor juízo, de sua parte ou de outro alguém!
 FOXTROT | bh | 29-04-10 12h37min
Joao, achei estranho no balanço do ano 2007/2008 na DRE é que no ano 2007 o gasto com pessoal passou de 27 milhoes passou para 37 milhoes e ainda o gasto com futebol passou de 13 milhoes para 30 milhoes, aumentou de um ano para o outro 27 milhoes, não é muito.
 afelipe | Belo Horizonte | 29-04-10 16h58min
JD,
eu me lembro sim dos seus comentarios pedindo pelo Fernandão, estou sempre acompanhando o site apesar de nem sempre deixar comentarios.
Não consigo entender como a diretoria pode deixar passar batido jogadores como Fernandão, Alex Silva, Edu Dracena, Borges, Douglas q foi para o Grêmio. O Dalton do Fluminense esta de saida do Flu! Quero ver se o Zezé vai fazer um mínimo de esfrço pra trazer ele... Armador Oscar q dizem que é um futuro craque esta para sair do SP!!
 afelipe | Belo Horizonte | 29-04-10 17h08min
Jogadores como esses o Cruzeiro tinha q voar em cima e trazer logo pra cá! Deve ter muito empresario com green card la na Toca pq tem cada jogador q vem parar aqui!
Pedro Ken: o que foi q ele fez no Coritiba pra ganhar chance no Cruzeiro numa LA?? E o Gil? Q olheiro q indicou esse cara? Ou foi empresario com DVD? Anderson Lessa! Camilo! Leandro Lima!
Agora o Douglas lateral direito do Goiás, Rafael Toloi e Dalton todos seleção sub-20, o Wellington zagueiro da nossa base...
 afelipe | Belo Horizonte | 29-04-10 22h18min
Cruzeiro arrebentou no 1 tempo!!! Mas no começo do 2 tempo q preguiça dos jogadores! Aquele gol do Nacional q acordou os jogadores de novo! Jogando igual ao 1 tempo d hj ou igual contra o Velez no Mineirão seremos TRI!!!!!!!!!
 afelipe | Belo Horizonte | 29-04-10 22h22min
Diego Souza ta completamente sem clima no Palmeiras! Jogando mal, comprando briga com a torcida... Q hora boa pra convencer ele a vir pra ca e recuperar o futebol dele q é otimo! O negocio proposto na coluna eu achei uma boa...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [10 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster