Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Blog Páginas Heróicas Digitais



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

21/03/2010 | Joao Duarte
"Atingindo os Primeiros Objetivos de 2010"

O empate entre ColoColo e Velez no Chile nos colocou na condição de não depender de mais ninguém

Mundo Azul,


O valor das competições nos dias de hoje - Outro dia conversava com amigos a respeito de como se poderia valorizar as conquistas e as competições de futebol nos dias de hoje. E em minha visão a coisa seria ordenada da seguinte forma :

- Campeonato Mundial : 100 pontos.

- Libertadores : 90 pontos

- Brasileiro : 70 pontos

- Copa do Brasil : 50 pontos (além de ser título leva à Libertadores).

- Classificação para a Libertadores : 40 pontos

- Copa Sul-Americana : 30 pontos

- Campeonatos Estaduais : 25 pontos


Desta forma creio mesmo que algo precise ser feito para que os campeonatos estaduais e a própria Copa Sul-Americana possam valer mais, classificando os clubes campeões para uma competição que dê vaga à Libertadores ou Pré-Libertadores.

Mal comparando a Copa do Brasil atual seria a Copa da Espanha e esta Liguilla seria disputada pelos campeões estaduais, da seguinte forma :

- Os campeões de São Paulo, Rio, Minas Gerais e Rio Grande do Sul entrariam nas quartas-de-finais :

De AM, AC, RO, RR, AP, PA, MA, PI = 1 Quarto-Finalista

De BA, CE, RN, PB, AL, SE, PE, ES = 1 Quarto-Finalista

De GO, DF, MT, TO = 1 Quarto-Finalista

De MS, SC, PR = 1 Quarto-Finalista
As indicações dos Quarto-Finalistas ocupariam 6 datas para os grupos Norte e Nordeste + 4 datas para os Grupo Centro-Oeste e Sul.
As fases de Quartas-de-Finais, Semi-Finais e Finais em 6 datas.
Uma competição de tiro-curto, que oportunizaria mais uma chance de chegar à Pré-Libertadores.

Aposto sempre no critério técnico para as indicações dos clubes para as vagas mais importantes das competições nacionais ou internacionais. E aos que dizem que não temos datas, relembro que nos anos de Copa do Mundo, os campeonatos param. Este período seria perfeito para estas disputas, criando chances de recuperação para os clubes eliminados da Copa do Brasil ou Libertadores e que tenham sido campeões estaduais. Teria apelo, sendo disputada nas férias escolares de julho.

Projetando a participação do Cruzeiro no Mineiro e na fase de grupos da Libertadores - Hoje o Cruzeiro está entre os times com a pior campanha entre os 2os. colocados dos grupos da Libertadores, só que fará os 2 próximos jogos em casa. E com 2 vitórias, certamente garantirá a vaga na pior das hipótes entre os 6 clubes classificados na 2a. posição. Creio que já jogaremos em Santiago sem depender de qualquer resultado... Mas, o Cruzeiro vai prrecisar de jogar os 90' contra o Deportivo Itália e contra o Velez Sarsfield. Este futebol malemolente não faz a torcida jogar junto, muito antes pelo contrário. Jogos de Libertadores são complicados. Ninguém vai jogar aberto contra o Cruzeiro no Mineirão. Serão sempre 2 linhas de 4, com um meia e 1 atacante, ou senão, times no 4-4-2 clássico, mas, prendendo os laterais e os 2 volantes de contenção. Criar chances de gols e definir é fundamental. O Cruzeiro tem criado em média 12 chances claras de gols / jogo no Mineirão, obtendo uma nossa média de gols de quase 4 gols / partida como local. Creio que criamos 12 e concedemos umas 3 chances por jogo aos adversários.
Mantendo este processo certamente abrirá o Cruzeiro um bom saldo que nos dará boas condições até mesmo para vencendo o jogo de Santiago ficar com a 1a. colocação no grupo 7. O empate entre ColoColo e Velez no Chile nos colocou na condição de não depender de mais ninguém, o que é muito importante.
Já no Mineiro um empate contra o DemocrataGV no último jogo, garantirá matematicamente a 1a. posição que nos dará vantagem em todos os confrontos.
Ou seja, em que pesem os reclamões, o Cruzeiro vai chegar lá (rs, rs, rs) em ambas as frentes de batalha, como diria o grade Carlos H. C. Campos.

Cruzeiro 2 x 1 América-TO - Uma péssima partida no 1* tempo e um jogo de razoável qualidade na etapa final. Estou preocupado com a queda do futebol de Leonardo Silva este ano. Está nervosinho, sem tempo de bola e enganado facilmente nos processos de troca de passes (o famoso 1-2), notadamente quando atua no lado esquerdo da defesa. Talvez seja a mudança constante de parceiros ou o rodízio de quem faz a cabeça da área, mas, o certo é que a nossa defesa não tem mostrado a mesma consistência do final do ano passado, embora os jogadores sejam praticamente os mesmos.
Diego Renan também passa por um mau momento, mas, isto não vai mudar a minha opinião sobre ele. Continua sendo um grande potencial, mas, vai oscilar porque é normal para um garoto da idade dele. Não é fácil virar celebridade, se adaptar a novas referências. Mas, o garoto parece ter cabeça boa e vai voltar aos melhores dias. Ele precisa de apoio e de confiança da torcida do Cruzeiro. O momento requer paciência.
E tem Gilberto que ainda parece estar remoendo as expulsões seguidas, não vem atuando bem e neste momento não merece a titularidade, mas, que com certeza vai recuperar a forma do 2* semestre do ano passado.
E foram as entradas de Roger e Guerrón que botaram vibração no time do Cruzeiro hoje. Marcando melhor e com boa leitura do jogo, os entrantes criaram boas oportunidades e veio a virada.
O que mais gostei do time hoje na etapa final, foi o fato de terem apertado a marcação e permitido menos ao América-TO.
O que menos gostei foi dos vaiadores compulsivos e chatos, estes que reclamam a cada passe errado. Kléber arrolhou a boca dos críticos outra vez.
Considerando a condição atual 9 mil presentes ao estádio foi bem razoável. É preciso se considerar que hoje tem a violência e o pay-per-view que facilitam as coisas para muita gente que prefere o conforto do lar a ir ao estádio. Mas, eu se morasse em BH, dificilmente deixaria de ir ao campo, afinal nada substitui a adrenalina e o prazer de vibrar, empurrar o Cruzeiro às vitórias.

E a Loteca no seu concurso 405 ? - O teste abriu com 2 zebraças no sábado... derrotas do palmeiras para a Ponte Preta em pleno Parque Antarctica e do Vasco para o Olaria em plena Rua Bariri. Neste jogo cai um tabú de quase 40 anos, com um personagem comum. Em 1971, o ponta-de-lança do Vasco era o famoso Dé, o Aranha, hoje, era o técnico do Olaria (que aliás teve um gol mal anulado e um lance que se fosse a favor do Vasco um monte de gente estaria recomendando a marcação do pênalti. O grupo de amigos que joga comigo chega vivo ao domingo na Loteca. Cravamos as 2 zebras. O rateio de R$ 800 mil será certamente dividido por menos de 10 acertadores. Isto se o Villa Nova não derrubar o time das ROSAnas...
Acharam que eu iria esquecer o fato ?

Uma coisa unânime entre os atleticanos over40... uma tremenda bola fora do Kalil. Que errou na dose e ao invés do Allan, teria que ter chamdo o Marcelão do BBB8, afinal, ninguém melhor que ele para representar a classe.
E fica a pergunta no ar ... Se em 1966 o Raul foi chamado de bicha por usar a cor amarela, como merecem ser chamadas as ROSAnas ? ou seriam PINK LADIES (como no filme Grease) ? Ou seriam as ROSILDAS ? ou seriam as BARBIES, para fazerem frente ao Cruzeiro, que contratou o Pedro KEN ?
Quem teria outra denominação melhor ??? (rs, rs, rs...)


E as homenagens da semana vão para : Walfrido, Ricardo-BSB, Douglas Fanático, Jerônimo Lopes, Alex10, Silvercan, Rapoza Matreira, Divininho, Azul Celeste-BH e Bruno Barros, um timaço da pesada.

E de Conceição do Mato Dentro : Lolê, Fernanda, Celinha + Olímpio José Ferreira, Raimundo Santíssimo, Jader Domingos Costa, Simone Rajão e Moisés.
Saudades da minha terra...

Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 21-03-10 08h09min
JDuarte,
1) O Osvaldo "Pequetito" Reis mandou um abraço para você na narração de Ontem;
2)As "Rosanas" vão perder para o Leão do Bonfim;
3) O tempo passa e seu amigo Chico Maia não se define, é Veronica? É Rosana, é Franga? ou será Barbie? O Bocagrande colocou-os numa saia justa e eles aind tentam explicar;
4)Depois vc dá uma olhada em www.lotequeiros.com tem ajudado...
 pyxis | BHZ | 21-03-10 08h16min
5) Velez e Colo-Colo poderiam empatar novamente. Nos traria a dificuldade de um Velez perigoso aqui na ultima rodada mas nos permitira brigar pela primeira colocação. Se houver vencedor que seja o Velez pois ele poderia disparar em primeiro mas nos traria maior "tranquilidade" para ganhar deles aqui. Precisamos vencer as duas aqui de qualquer maneira. COntra o DepItalia com boa margem de gols.
 Marcelo Brasileiro | Vespasiano | 21-03-10 09h25min
Meu amigo Joao.Ontem fui ao Mineirao e vi exatamente o que voce comentou.Leonardo Silva,Diego Renam e Gilberto estao jogando muito mal.A torcida ficou nervosa ao final do 1º tempo,mas jogou com o time no 2º.A defesa do Cruzeiro,quando efetivamente testada nao tem correspondido,isto me preocupa muito,talvez a constante troca de zagueiros e talvez uma melhor combate no meio campo possam ser a causa disto.De qualquer forma como sempre acredito no nosso time.Um grande abraço do amigo Marcelo.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 21-03-10 10h37min
João, aos trancos e barrancos o time segue seu caminho.A coluna está perfeita como sempre e os comentários do Evandro ídem.Eu já havia escrito aqui que a nossa defesa ainda não inspira confiança.Ontem o time melhorou com a entrada do Roger e Guérron.O ABap até que tem vários jogadores à disposição e é preciso que ele identifique quem realmente está melhor. Não quero dizer que tem gente fazendo corpo mole, mas tem alguns jogadores no plantel que ainda não "entraram" em campo esse ano.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 21-03-10 10h48min
Finalizando: vaiar não adianta. Nenhum jogador melhora seu rendimento sob vaias. Tenho um irmão que torce pelo time de lá. Vez por outra trocamos provocações. Desta vez ainda não o provoquei porque achei que o boquirroto exagerou. O que ele fez foi ridículo. Sei que o objetivo dele é tirar o foco do time profissional e parece que suas armas estão acabando.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 21-03-10 11h24min
Alô mestre João, Sobre as Rosacotas, a frase do século agora será: “Se houver uma camisa preta e branca no varal, é porque a franguinha tá usando a rosinha.” walfrido 19 março 2010 às 9:30 pm.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 21-03-10 11h30min
Sobre o time, no jogo de ontem valeu pela virada no segundo tempo. O primeiro tempo foi drurys. A defesa precisa de mais contenção e somente com os guardiões do quarteto do meio isso será corrigido.Fabrício, Paraná Henrique e Róger ou Gilberto. Contra o Vélez no minerião, se acontecer de terminar o primeiro tempo com empate ou derrota, o Dirção poderá colocar o Gilberto na esquerda e Róger no meio. No ataque ele ficará com 4 opções para escolher dois (K30, Gurrón, W.P. T.R). Cadê o Fabrício??
 Zezé | Belo Horizonte | 21-03-10 12h39min
Compadre, minha visão é que esta faltando ao time do Cruzeiro um espírito mais aguerrido. Vejo que ficam tocando a bola, certos de que há qualquer momento o gol sairá, e às vezes por distrações ou contra ataques levamos o gol. Mas estou torcendo para que nos jogos decisivos o time entre acordado, dividindo e acreditando em todas as bolas, pois qualidades o time vem mostrando ao longo do ano passado. Nosso meio campo também perdeu muito deste ano para o ano passado, Ramires com suas chegadas...
 Zezé | Belo Horizonte | 21-03-10 12h41min
...surpresas em velocidade, e, Fabrício que está fazendo uma falta imensa na marcação e avanços. Veja como alguns jogadores que querem jogar se destacam entre os outros e o caso do Fabinho. Adriana Blanco quis usar o benchmarking, copiando a camisa do Palermo da Itália e colocou os Pateticanos em maus lençóis. O pior que eles todos estão putos, mas não dão o braço a torcer. Aquele seu e-mail foi muito bacana! Tô zoando de montão. “Meninas usam ROSA, meninos usam AZUL!” Saudações Celestes!
 BrunoBarros | Brasília | 21-03-10 14h57min
Valeu pela lembrança Mestre João, realmente depois que operei o joelho, LCA, me tornei um cara dapesada mesmo, rsrrsrs, mas vida que segue, sobre o jogo de ontem o primeiro tempo foi uma mistura de falta de empenho com má fase técnica de vários jogadores que vou te contar! Não sei o que está havendo, mas lembrou demais a preguiça do jogo com o Deportivo Itália, com o time passando a impressão de que qaundo quisesse faria o resultado. Mastodos sabemos que futebol não é bem assim, não temos um
 BrunoBarros | Brasília | 21-03-10 15h00min
supertime, temos sim um bom time, com bons valores, alguns em mau momento, como os que vc citou acima, estão devendo. Enquanto o Fabrício não vem penso que a melhor formação seria a de ontem, com o Fabinho de primeiro volante, dando um pouco mais de liberdade ao Paraná e ao Henrique. além de ser um cara de boa estatura, mais uma arma nas bolas paradas, já que contamos com o Roger, que é um excelente cobrador de escanteios.
 BrunoBarros | Brasília | 21-03-10 15h03min
Ontem mais uma vez entrou muito bem, e no pouco tempo que esteve em campo decidiu. Tomara que sua contusão não seja nada grave. Sobre o Gilberto me parece ainda fora de ritmo, até porque esse ano quase não jogou, mas é um grande jogador e devemos ter muita calma com ele. Já o Guerrón ontem entrou bem demais, partindo pra cima, dando continuidade a praticamente todas as jogadas em que participou, me parece João, que vc está cert em apostar nele, pois está voando e demonstrou merecer mais chances.
 BrunoBarros | Brasília | 21-03-10 15h08min
Sobre as bossas chances de classificação na Libertadores todas elas passam por vitórias em casa, é computar esses 6 pontos que acredito que no jogo do Chile poderemos entrar até pra garantir o primeiro lugar do grupo, o que seria muito bom também. É contar comas voltas do Fabrício, do Fernandinho, mais uma melhora das atuações principalmente do Paraná, Gilberto, Leo SIlva e Diego Renan, além de mais alguns reforços pontuais, que entraremos com tudo pra buscar o Tri. Eu acredito demais, mas
 BrunoBarros | Brasília | 21-03-10 15h11min
os jogadores têm que fazer sua parte nessa história. Uma das maiores qualidades que tivemos nesses 3 anos, com o Adilson, foi a de um time solidário, que se movimentava bastante, com um meio campo de alta rotatividade, aguerrido na marcação e com a bola nos pés procurando sempre dar opções de passe pros companheiros, é o que está faltando esse ano, os jogadores estão mais estáticos, dificultando a dinâmica do nosso jogo. É à partir de quarta relembrar isso e entar com tudo pra garantir 3 pontos.
 heliosangueazul | São Paulo | 21-03-10 18h00min
Caro João, obrigado por mais essa bela coluna. Eu tambem estou muito preocupado com nossa defesa, Leonardo Silva ainda não mostrou o mesmo futebol do ano passado, Gil ainda não disse a que veio, Thiago Heleno não inspira confiança, embora pelo pouco que entendo, acho que essa "fragilidade" de nossa defesa tem um nome: Ausencia do Fabricio, pois ele é quem melhor dá proteção aos zagueiros, ainda mais porque nossos dois laterais sempre jogam avançados. Na minha modesta opinião, quem melhorou..
 heliosangueazul | São Paulo | 21-03-10 18h08min
..muito foi o Eli Carlos, o time vinha jogando melhor com ele em campo, outra coisa, ainda sobre a defesa, te pergunto, será que o Caçapa não merecia mais oportunidades? Se bem que aquele fato dele não poder jogar na altitude deve ter pesado muito nas suas escalações futuras, embora eu não sei se esse problema que o impediu de não poder jogar na Bolivia foi momentâneo ou se é crônico. Mas seja lá o que for, acho que ele merece mais oportunidades. Abraços.
 leo.s.santos | Betim | 22-03-10 09h01min
JD: este elenco do Cruzeiro tem praticamente o mesmo potencial do elenco de 2009. Minha preocupação é com o espírito dos jogadores. Não há aquela entrega, aquela gana, aquela vibração que vivenciamos ano passado. E isso tem reflexo no comportamento da torcida. Ao meu ver, o Ken enfraquece o meio-campo do Cruzeiro e o Fabrício tá fazendo muita falta (pela liderança, pela qualidade, pelo perfil). Ps.: prá mim, agora, o nome é Barbie. É assim que chamos as bonequinhas agora...
 Carlos Campos | Resende | 22-03-10 11h48min
Mestre, realmente nosso comandante está levando nosso time com muito cuidado NAS DUAS FRENTES DE BATALHA. O Adilson é um hábil estrategista, mas que não fica em cima do muro. Parte para o confronto de peito aberto contra a IMPRENSA MINEIRA. A coragem de um verdadeiro CRUZEIRENSE, muito típica da música de outro cruzeirense Samuel Rosa (?) INDIGNAÇÃO. Mas , realmente o momento é do VEXAME HISTORICO DO BOQUIRROTO. Ver o timeco ser zoado ontem no Fantástico foi demais.
 João Duarte | Vit�ria | 22-03-10 11h49min
Grande Pyxis,
Eu não tive a oportunidade de ouvir o jogo pela GLOBO porque estava assistindo ao PFC (canal 122) da Sky. Narração do Marcos Leandro e comentários do Bob Faria. Mas, sabendo do fato agradeci ao Osvaldo Reis através do Marcos Guiotti e do Mário Marra. Aliás, a transmissão sóbria e equilibrada da Globo contrasta com a coisa dirigida anti-Adilson notadamente por Jr. Brasil e pelo Artur Morais. A coisa este ano começou com o Wéllington Paulista, Bernardo e agora é com o Fabinho
 João Duarte | Vit�ria | 22-03-10 11h52min
Sobre a loteca :
- Grandes chances de acumular, pois :
--> 7 colunas 2 no teste.
--> só 1 coluna do meio (no empate entre Botafogo e Flamengo). Derrotas inesperadas de Vasco para o Olaria, Sousa para o Campinense, Brasília para o Ceilândia, Palmeiras para a Ponte Preta (maior ainda se considerando a sensacional vitória do Porco sobre o Santos na semana passada)
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [3 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster