Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
WMTI -Tecnologia da Informação



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

10/07/2005 | Evandro Oliveira
Torcedor-Cibernético VI

Esta semana foi fácil arrumar o tema principal para escrever sobre o que o torcedor-cibernético pode ou não pode conseguir

Das Vantagens de ser torcedor-cibernético. Esta semana foi fácil arrumar o tema principal para escrever sobre o que o torcedor-cibernético pode ou não pode conseguir. Pode ter em sua tela de computador uma notícia que não teve ninguém antecipando. O site Cruzeiro.Org conseguiu mostrar que o rádio pode estar perdendo espaço para a Internet em termos de velocidade, mas muito dificilmente conseguiremos alcançar mais cruzeirenses que o rádio, mas ao unirmos estas mídias as coisas podem melhorar muito para o torcedor-cibernético.


O assunto que mais foi debatido, discutido, polemizado e colocado à disposição dos internautas cruzeirenses foi a substituição do treinador Levir Culpi pelo PC Gusmão que teve rápida passagem como treinador do Cruzeiro no ano passado.


E neste quesito o site www.cruzeiro.org antecipou-se a muita gente e deu de bandeja para o nosso torcedor-cibernético a notícia de que o treinador Levir Culpi tinha sido substituído pelo técnico PC Gusmão, fez mais do que isso, colocou quase que nos mesmos momentos, enquetes, notícias, comentários e colunas que consolidavam uma posição quase unânime na torcida do Cruzeiro: Chegava ao limite a paciência com o treinador Levir Culpi; o técnico da preferência da maioria dos torcedores era PC Gusmão; o momento da substituição não poderia esperar passar o clássico. A torcida queria isso e assim aconteceu, o torcedro-cibernético já pautava o tema desde semanas anteriores quando começamos a ter este espaço escrevendo sobre o que o torcedor-cibernético tem falado e escrito nas mídias digitais e virtuais.


Para nós foi muito engraçado, depois de alguns dias é claro, mas gostaríamos, até para reforçar que a opinião dos torcedores na Internet (que convencionamos chamar torcedor-cibernético) deve ser um pouco mais respeitada e em breve este torcedor poderá ter mais inserção e possibilidade de opinar (ao contrário do que pensam alguns jornalistas que teimam em controlar e manipular tudo que é colocado na televisão, rádio e jornal). Resolvemos também incrementar um termo que ainda engatinha mas que pode dar uma noção do que estamos falando. Falamos de imprensa livre, falamos de espaços abertos para o torcedor se manifestar. Ainda temos muitos problemas nestes espaços pois muitos destes torcedores ainda não se deram conta da responsabilidade que têm que ter quando emitem uma opinião ou fazem uma crítica. Mas o torcedor-cibernético vai aprender como ocupar e usar este espaço.

O nosso caso da semana começou assim...

Recebemos a notícia de uma pessoa muito próxima ao PC Gusmão, de que o mesmo já havia acertado com a diretoria do Cruzeiro. Imediatamente iniciamos buscas na Internet e ver se algum órgão da mídia confirmava. NADA. De repente recebemos novo telefonema dando mais detalhes. Passamos a vasculhar na Internet e NADA. Alguns colaboradores do site, que estão espalhados em todos os cantos do planeta, começam a buscar nos seus contatos e conhecidos a confirmação. NADA.


Isso acontece conosco e com todos aqueles que passaram a ter a Internet como ferramenta e função vital para a vida moderna e ágil. Na maioria dos casos, trata-se de brincadeiras que depois de lançadas caem no ridículo, e aqueles que prosseguem na tentativa de confirmação passam recibo para coisas que não merecem nenhuma atenção.


Estávamos quase abandonando a questão quando deparamos com o mesmo detalhamento a partir de outro cruzeirense que tem outros contatos. Reforçados pelos comentários de alguns cruzeirenses que foram à Festa Julina do Cruzeiro no sábado passado, e que afirmavam ter ouvido do próprio presidente que a contratação estava concretizada, resolvemos tomar a decisão mais
difícil e arriscada, publicarmos texto especial, de nossa própria autoria, informando que o novo técnico do Cruzeiro era o PC Gusmão e que Levir Culpi estava desligado do Cruzeiro.


A partir da publicação foi um corre-corre sem fim que nunca tínhamos experimentado, os telefones dos colaboradores do site não paravam, as entrevistas e notícias dos jornais davam conta que era tudo mentira. Os programas de TV e sites entrevistaram todos os envolvidos e só havia desculpas, informações diversionistas e negações. O único espaço que manteve toda a notícia foi o nosso.


Tivemos uma ligação que merece registro e que dá a dimensão do que o torcedor-cibernético significa. Um destes torcedores que nos acompanham (ele acesso o site todos os dias ao final do expediente e fica ligado no rádio durante a semana à noite e no finais de semana) nos escreveu no início da noite cobrando uma posição pois ele não tinha lido/ouvido NADA que corroborasse a nossa informação e disse que só podíamos estar fazendo brincadeira.


Mantivemos nossa posição creditando a verdade à informação que recebemos de fontes diferentes, todas via web. Para tornar mais crítica a situação, alguns colaboradores do site estavam espalhados pelo Brasil e não tinham a mínima noção do que acontece e como acontecem as coisas do futebol em MG.


Mantivemos a decisão correta, e o torcedor-cibernético pôde, acreditamos que pela primeira vez, ter uma informação antecipada em relação aos demais órgãos da imprensa. Foi interessante observar como tópicos postados no Orkut e em listas de discussão ficaram incrédulos até na manhã seguinte quando os mesmos órgãos da mídia e da Internet começaram a dar detalhes da substituição do treinador Levir Culpi.


Agradecemos imensamente aos cruzeirenses que nos acompanham diariamente e sabem que tudo que fazemos é sempre visando o melhor para o Cruzeiro e para a Torcida do Cruzeiro, e fizeram seus contrapontos de maneira adequada e como o torcedor-cibernético deve se pautar.


Continuaremos por aqui, cada vez mais bancando o Torcedor-Cibernético e buscando antecipar tudo relacionado ao Cruzeiro com exclusividade para a nossa torcida, passando o que este torcedor escreve e pensa Internet afora.


Em Tempo: Aproveitamos, mais uma vez, este espaço para mandar um SUPER-ABRAÇO e nossos sinceros PARABÉNS, para o RAPOSÃO que hoje completa 100 Jogos de muita torcida, animação e disposição.


Aha! Uhu! O Raposão é nosso!
Aha! Uhu! O Raposão é nosso!




Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster