Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
VBR Artes Gráficas



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

29/12/2009 | Evandro Oliveira
Feliz Ano Novo!

Quando o Zezé Perrella fala para a torcida ter paciência com as contratações, apoiamos integralmente. Mas quando ele pede paciência para a torcida...

Em janeiro de 2005, escrevi uma coluna preocupado com a transição entre a euforia de 2003 e o anticlímax de 2004 (Vejam em http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=39000 ).

Naquele momento, imaginava que o retorno do Levice, seria alguma coisa de boa.

Naquele momento, pedia que a diretoria tivesse mais paciência e não saísse contratando a esmo somente porque a torcida estava impaciente, a mídia estava ávida por notícias e os empresários e procuradores se agitavam para colocar seus pupilos.

Estava, à época, imaginando que 2004 tinha sido um ano de transição e aprendizado. Parece que não foi e tudo se repete.

Estou aqui preocupado e assustado com o rumo das coisas e pensei em reeditar o título da coluna perguntando “Até quando estaremos em transição???”
Parece que a euforia de 2003 será um castigo a ser carregado pela dúzia de técnicos e centenas de jogadores que passaram por aqui desde então.

Dias atrás, estávamos um grupo de cruzeirenses num Encontro de final de ano do Blog Páginas Heróicas Digitais (PHD) e, quase do nada, surgiu uma discussão sobre o time de 2005. Aquelas discussões saudáveis de boteco em que um dos participantes ao ser perguntado “Quem ele responzabilizava pela perda do título rural para o Ipatinga?” ele respondeu de bate-pronto: “o pipoqueiro do Wagner!!!”.

Bom, como qualquer grupo de cruzeirense que se preza tem detalhes de muitas coisas e se o teor alcoólico no cérebro no cérebro não nos permite lembrar nos recorremos do valioso Almanaque do Henrique Ribeiro, fomos à caça do esquadrão (?) de 2005 no ruralito no segundo jogo no Mineirão. Ei-lo: Fábio, Rui, Edu Dracena (Patrick), Marcelo Batatais, Athirson, Diogo (Jean), Maldonado, Marabá, Kelly (Adriano Gabiru), Lopes e Fred. Técnico: Levir Culpi.

Na barca das contratações, que pedimos que fosse feita com cuidado, vieram Marabá, Kelly, Gabiru, Lopes, Jean, Athirson. Ah! Mas tem o Fred e o Fábio. Este, ainda hoje, contestado com veemencia por muitos torcedores, e Fred é como uma única andorinha.

Quando o Zezé Perrella fala para a torcida ter paciência com as contratações, apoiamos integralmente. Mas quando ele pede paciência para a torcida e faz referências comparativas entre Thiago Heleno e outros jogadores como Marquinhos Paraná e Jonathan, a coisa chega a dar arrepios. Me lembrei de uma passagem em 1997 quando o mesmo Zezé Perrella pedia paciência da torcida com alguns jogadores e dizia que a torcida era “boazinha” demais com outros.

Para não alongar muito, do elenco atual, eu trataria de negociar, de imedito, sem nenhum receio e sem preocupar com possíveis prejuízos os seguintes jogadores (alguns já foram e precisam de reposição): Andrey, Jancarlos, Thiago Heleno, Fortunato, Luizão, Athirson, EliCarlos e Soares. Estes jogadores poderiam formar “pacotes” de dois ou três para compor trocas e para que seus salários sejam usados para promoção de juniores.

Um segundo grupo, seria negociado caso algum time se interesse e sirva para abrir espaço para reposições de melhor qualidade. São eles: Gustavo, Patric, Fernandinho, Henrique, Leandro Lima, Tribeiro OU Wellington Paulista.

Neste segundo grupo temos algumas dificuldades pois é possível que, ruim com eles, muito pior sem eles, como constatamos em algumas partidas de 2009.

Em todo caso, três ou quatro contratações de QUALIDADE seriam necessárias.

A promoção de mais jogadores da base do que disse Zezé Perrella também. Além de Dudu e Uchoa, Mateus, Eliandro, Vinícius e Neguete seriam necessários.

Muito difícil para um time, às vésperas de disputar a competição mais importante do continente, ter uma preparação muito frágil, quando nossos adversários encerraram suas participações antes e se preparam mais cedo.

Com toda esta linha de raciocínio, com a indiferença do Cruzeiro em fazer a pre-temporada em Potosí ou na altitude, com a proximidade da reapresentação dos jogadores, com as declarações dadas pelo Zezé Perrella nesta terça, começo a ter calafrios. Começo a pensar como seria bom se estivessemos montando um time para campeonar na Copa do Brasil.

Ou Zezé Perrella tá de brincadeira quando diz que nosso presente de Natal foi a classificação para a Libertadores ou ele tem alguma mágica pronta para nos presentear no dia 2 de janeiro.

Vamos aguardar!


P.S.
1) O Thiago Heleno, ao invés de ficar nervosinho com o que escrevem e dizem dele na Internet, deveria ter mais cuidados e postura mais de atleta profissional. Aí sim, a carreira dele poderia ser promissora. Ou ele está muito mal orientado ou não tem noção do que venha a ser ATLETA PROFISSIONAL. Avisem para ele que Sete Lagoas é muito pequena.

2) As verdades no futebol continuam durando somente 24 horas.

3) E teve colunista aqui no Cruzeiro.Org ( http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=1220 ) pedindo presentes para o Papai Noel. Vai chegar a época do coelhinho da páscoa e a espera pelos presentes deve continuar.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 29-12-09 20h27min
Evandro faço minhas as suas palavras. E insisto que ainda não confio na permanência do Kléber em 2010. Apesar da dor da perda da LA o ano foi positivo. O time conseguiu brilhantemente a vaga para a próxima disputa. Não podemos jogar essa nova oportunidade pela janela. Abraços, parabéns pelo trabalho no site. Esse espaço é o alento dos(as) cruzeirenses distantes. Feliz 2010 e continue nos aguentando.
 maferreira | Nova Olímpia - MT | 30-12-09 00h23min
Evandro, me desculpe se, eventualmente, repetir o comentário que agora faço. A internet caiu quando eu já tinha digitado muito do que penso... Mato Grosso é assim mesmo! (Tava mais inspirado antes) O torcedor Cruzeirense fica por aí cobrando contratações bombásticas, na onda da mídia e do marketing de empresários, mas não deveriam se iludir: ZZP e Cia são empresários e por mais que joqguem para a platéia, não almejam grandes times (talvez um grande clube) e eventualmente um titulozinho (cont)
 maferreira | Nova Olímpia - MT | 30-12-09 00h29min
a sua própria continuidade. De minha parte, penso que este time do Cruzeiro, se não surgir algo que "arrebente a boca do balão", vai fazer o suficiente para se manter entre os 10, 20 maiores do mundo (o que não é pouco), não me iludo com títulos. Apenas, aqui de MT faço a "minha parte":Torcer e ser considerado um dos torcedores mais fanáticos deste MT recheado e corintianos, gremistas e flamenguistas. Vontade eu tinha de dar um pé na bunda do "empresialimos perrelista" e ELEGER para o (cont)
 maferreira | Nova Olímpia - MT | 30-12-09 00h30min
o n
 maferreira | Nova Olímpia - MT | 30-12-09 00h36min
(desulpem-me) ELEGER para o nosso Cruzeiro (João Duarte, Evandro... ?) que façam do Cruzeiro um CLUBE (Instituição, empresa) que tenha um TIME (jogadores comprometidos)campeão e uma torcida manutenedora das conquistas. Utopia? Muito provavelmente... Mas vamos ser sinceros, São Paulo não está muito longe dito não, e aí, eu maferreira, vejo Perrelas e cia muito mais preocupados com a própria realização... Posso estar errado e talvez esteja.
 simone castro | belo horizonte | 30-12-09 08h26min
Evandro, sua coluna veio na hora certa, e percebo a sua indignação com os "planos" do ZZP.Concordo com quase tudo o que vc escreveu, menos que no segundo grupo de dispensáveis, o Henrique esteja incluido, pois foi um jogador que cresceu a olhos vistos. Chegou aqui questionado, sofreu com a birra do torcedor,mas nos brindou com ótimas partidas e gols importantes, quando os mais badalados falharam. Então, ele eu não dispensaria de jeito nenhum, e gostei quando o Cruzeiro o comprou.
 simone castro | belo horizonte | 30-12-09 08h30min
Triste e indignada fiquei mesmo quando o ZZP disse para termos paciência com o TH, jogando toda a responsabilidade no AB. Para mim está claro que querem valorizá-lo para vender, coisa que não conseguiram fazer esse ano. E aí o time e a torcida têm que engolir esse inútil? Aí foi demais! ZZP está subestimando a inteligência do torcedor cruzeirense. Pior para ele.
 simone castro | belo horizonte | 30-12-09 08h34min
ZZP está me surpreendendo NEGATIVAMENTE. Eu sempre o admirei, o achava ativo, mais envolvido com o Cruzeiro, mais próximo à torcida. Agora vem nos falar que o presente de natal do torcedor foi a classificação para a LA? E ainda vi na tv, ele falando que a torcida comemorou a classificação como um título... Ora,Zezé, vc não conhece a torcida que o Cruzeiro tem! Nunca, jamais, vamos comemorar uma classificação como um título! Não somos atleticanos!
 simone castro | belo horizonte | 30-12-09 08h38min
Sabemos que a classificação foi heróica, fruto de uma fantástica recuperação, de uma união do time, de um belo trabalho do Adilson. Ficamos, sim, muito felizes, ainda mais por termos ultrapassado vários times que já se diziam campeões, e nem entre os 4 ficaram...Mas daí a usar a felicidade do torcedor para dizer que comemoramos como um título...Espero que tenha sido realmente uma brincadeira de mau gosto. Espero que tenha sido só um "momento Kalil".
 simone castro | belo horizonte | 30-12-09 08h41min
É zezé, você já foi melhor!!!! Mais uma coisa: não use o Adilson Batista como seu pára-raios. Esse negócio de que ele gosta do TH, e bla',bla',blá, NÃO COLA! Claro que ele vê algum potencial no zagueiro, e tem mesmo, mas está jogando fora sua carreira, e o cruzeiro não pode pagar por isso só porque você quer vendê-lo!!!! Discurso manjado. Estou decepcionada.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 30-12-09 09h00min
Simone, concordo com sua opinião em relação ao Henrique. Ele foi bem esse ano. Entendi que o Evandro o negociaria se viesse alguém muito bom para o time em troca.
 ACRossi | Belo Horizonte | 30-12-09 09h40min
Evandro, numa epoca festiva não devemos lembrar as coisas ruins (2005 foi brincadeira). Para mim o grande presente de final de ano foi a manutenção da base, se não perdermos ninguem já tá bom demais. Aproveito para desejar a vc e a todos do Cruzeiro.org, votos de saúde e paz, e um ano de 2010 cheio de sucesso para todos nós. Abraços
 MarioLucio | Jo�o Pinheiro | 30-12-09 10h39min
Tenho praticamente quase a mesma opinião, discordando somente no caso do Henrique. No mais parabéns pela a coluna.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 30-12-09 15h17min
EVANDRO, vc não deixou muito espaço pra comentários. Apenas lembrar que o SOARES não deve entrar em nenhuma negociação pois está machucado (pé quebrado, e de forma *****), então dificlimente alguém vai querer. Além disso, é um garoto como o DUDÚ. Então, o torcedor deveria sim ter mais calma com este jogador. Também amnteria o HENRIQUE, salvo troca para melhorar. Minha visão é: continuamos sem LEsq, atacante de ofício matador, meia e zagueiro p/ lado Esq.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 30-12-09 15h21min
(Cont1) Não sei, não consigo acreditar que o K30 vá dar muito sangue pra nós, não traria FRED. Gostaria do DEIVID se fosse possível. ALEX 10 é sonho, mas não creio que ele teria hoje a mesma postura de 2003, são muitos anos fora, num futebol muito diferente. GUERRÓN continua uma incógnita. WP muita fumaça, pouco fogo. TRibeiro na hora que precisa, não resolve, carimba o poste. Precisamos do jogador matador. Não vi esse jogador por aqui. Tudo é aposta! ABS/ART
 JOAO COSTA | BRASILIA | 30-12-09 16h25min
Evandro, suas reflexões estão irretocáveis, apenas no segundo grupo, que acho ser unanimidade entre os comentaristas, excluiria o Henrique, pois mesmo que viesse alguém melhor que ele, coisa que eu duvido, ainda assim ele seria uma ótima opção de banco. Causa-me estraheza também essa aparente despreocupação dos dirigentes com a preparação para a guerra de Potosi. Se bobearmos, dançamos. Sem mais, desejo-lhe um Feliz 2010! Um grande abraço. João Costa
 juds1001 | Itabira | 30-12-09 18h54min
Muito boa a sua coluna Evandro!É numa dessas do ZZP que sentimos que para ele esta tudo muito bem, deu a tríplice Coroa ao torcedor e já colocou o seu nome na historia do clube com vários outros, agora é só administrar. Torço que para que o Gustavo chegue e tenha mais ousadia em contratações, afinal se puxar o pai , também vai querer por o nome na historia do clube... Estava a 2 semanas sem procurar saber noticia do Cruzeiro,já não aguentava mais tantas especulações...Feliz Ano Novo a todos...
 juds1001 | Itabira | 30-12-09 18h56min
...E que o ZZP tire o escorpião do bolso para 2010.
 pedro nunes | Brasília | 30-12-09 22h04min
Evandro, gostei muito da coluna. Tal qual a maioria da galera vou discordar quanto ao Henrique. Eu metia a ripa nele, dizia que era protegido do Adílson e outras coisas do gênero. Mas não há como negar que em 2009 ele foi um dos destaques do nosso time. Quanto ao ZZP até agora só decepção. Temos deficiências em algumas posições do elenco.Com duas contratações e o retorno do Júlio César teríamos time para conquistar a Libertadores. Mas infelizmente o ZZP parece o Dorival Caini. Uma leniência com
 pedro nunes | Brasília | 30-12-09 22h05min
completa, uma falta de voltade que dá raiva.
 heliosangueazul | São Paulo | 30-12-09 22h13min
Evandro, parabens pela coluna. Sempre gostei da adminitração Perrela, mas confesso que fiquei decepcionado com essa última entrevista do ZZP, em outras palavras ele disse, não vou contratar ninguem e pronto.Quando foi renovado o contrato do Adilson, fiquei muito esperançoso que o mesmo tivesse imposto uma condiçao: Reforçar o time, mas vejo com muita tristeza que isso não aconteceu, não que eu ache nosso time ruim, muito pelo contrário, o que eu entendo é que não temos reservas à altura..
 Marcbsb | Brasília | 30-12-09 22h17min
Concordo integralmente com a "barca" e com a relação de jogadores negociáveis. Henrique foi bem melhor esse ano, mas ainda acho que tem futebol apenas para ser um bom reserva. Eu preferia um jogador mais marcador (lembro do Charles), que permitisse mais ao Fabrício sair pro jogo. Só tenho dúvidas qto à liberação do WPaulista. Ele é um ótimo jogador de área que poderia ser melhor aproveitado.
 heliosangueazul | São Paulo | 30-12-09 22h20min
Muitos aqui criticaram o Adilson este ano, mas houveram situações em que ele fêz milagres, excesso de contusões,(normal no Cruzeiro)suspensões, venda de jogadores no meio da temporada, por tudo isso é que pensei que ele tivesse imposto a tal condição que já citei, porém vejo que tudo vai se repetir, sofrimento e mais sofrimento. No mais é torcer para que tenhamos sorte. Desejo a voce Evandro e a todos um ótimo ano novo em todos os segmentos de suas vidas. Abraços..
 Cruzeirense 2010 | Não definido | 02-01-10 18h53min
Acho que você está correto, pois o cruzeiro tem que começar a correr atrás do prejuízo e contratar alguns reforços, e dar mais apoio aos jogadores da base, pois alguns tem muito futuro!!!
 Geraldo II | Não definido | 06-01-10 19h51min
Dos times que vão disputar a Libertadores, apenas o Corinthians se destaca nas contratações.O resto, nada demais.Jogadores de nome, que nunca mostraram poder de decisão, não são reforços, são problemas.Falta-nos, é certo, um reserva para o Gilberto e um bom zagueiro.No mais temos time e elenco.Fora isto, como joga bola este Elder.Parece o Dirceu Lopes.A zaga do time da Copa São Paulo é sofrível, mas o lateral direito e a turma do meio de campo para frente é de qualidade.Promoção já para o Elber.
 laduca | Não definido | 29-01-10 14h49min
adorei sua coluna, precisamos de cuzeirenses de fibra,que tem coragem.estou indignado com a alta de respeito dos perrels. torcedor quer uma equipe forte, pois temos estrutura. o SP, inter etc ,formam suas equipes e as mantêm até o final do campeonato. e nós?? manter adilson, pode ser bom para torcedor que se contenta com vitórias sobre o garnizé ( aliás, a quanto tempo eles não tem time?)e com o rural. decidi:Enquanto adilson treinar o cruzeiro, não assistirei nenhum jogo, nem mesmo pela tv.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster