Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI- Tecnologia da Informação



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

16/07/2009 | Voz da Arquibancada
La Brujita e a Thiagohelenice

Por Moisés Coelho

Bem, nesse momento são 2h da manhã e, por razões óbvias, o sono não passa por aqui. O maior problema de ver sozinho um jogo dessas dimensões é não ter com quem desabafar, e várias perguntas e inquietudes voltam à minha cabeça quando desligo a luz e deito. Pensei que talvez ir ao computador e desembocar algumas dessas idéias poderia ajudar, e aqui estou.

Meu irmão chegou em casa indignado com uma suposta apatia dos jogadores – algo inexplicável, considerando que havia uma Copa Libertadores em disputa e um prêmio suntuoso prometido a cada atleta, em caso de triunfo. Discordei. Acredito que o grande problema não tenha sido corpo mole, mas o nervosismo que já acometia os cruzeirenses desde a entrada em campo, quando quase todos apareceram com um grave caso de Thiagohelenice.

Breve parêntese: observem como Thiago Heleno está sempre transtornado. Pode ser qualquer jogo, contra qualquer adversário, em qualquer competição; as câmeras focalizam o rapaz e ele está com uma expressão desesperada, expiração violenta, olhos injetados, aparentemente prestes a explodir. Daí, Thiagohelenice.

A moléstia se desenvolvia de forma diferente em cada jogador. Gerson Magrão saía desembestado com a bola, Wagner encerava o campo até ser desarmado, Marquinhos Paraná fazia sempre a jogada mais equivocada possível, Ramires estapeava adversários na frente do árbitro. Wellington Paulista me levava à loucura com sua insistência em cavar faltas em todos os lances, apesar de estar óbvio desde o primeiro segundo de jogo que Carlos Chandía apenas assopraria seu instrumento de trabalho se houvesse sangue ou ossos quebrados. Aliás, senhores, parem com isso: Chandía não foi tão ruim assim. Tivemos problemas bem mais sérios.

Do outro lado, um escrete chato. Elencos como esse Estudiantes parecem feitos para disputar um torneio com a Libertadores: até moscas mortas como Gastón Fernández eram utilíssimos na catimba. Enzo Perez e Christian Cellay parecem ser dois senhores jogadores, e Veron é um espetáculo à parte. Que cara excepcional. Uma mistura de habilidade, raça, malandragem e amor à camisa que deveria despertar a inveja de qualquer torcedor do mundo. Por causa dele comprei uma camisa pincha em Buenos Aires em setembro de 2008, e agora não sei o que vou fazer com essa porcaria. Continuo admirando La Brujita, mas vai ser difícil vestir a jaqueta da agremiação que me impossibilitou o grito de “tri”. Enfim, mais uma dessas graças da vida.

Daí foi aquele primeiro tempo modorrento, em que as melhores chances eram argentinas, mas tudo bem. É uma final de Libertadores, ninguém esperava facilidades, e as memórias de 1997 ainda estão razoavelmente claras – a qualquer momento viria um Elivélton e me salvaria da síncope que se aproximava. E aconteceu. Henrique – HENRIQUE! – desafia o bom arqueiro Andujar com um petardo da entrada da área e, graças a um desvio maroto, a pelota morreu nos cordéis. Nesse momento, senhores, confesso: eu julguei a fatura liquidada.

Nos dois minutos seguintes, o Estudiantes pareceu morto enquanto o Cruzeiro trocava passes laterais no meio de campo. A marcação se afrouxou e eu pensei que a superioridade técnica cruzeirense prevaleceria. Haveria mais gols. Lembrei-me da primeira partida na competição: era uma questão de abertura de porteira, e agora a boiada estava livre. Provavelmente estava fortalecendo essa metáfora na cabeça quando Verón lançou lindamente Cellay. Cruzamento na área. Ninguém marcando ninguém. Gol do enganador dos cabelos amarelos. 1x1, e daí pra frente, 35 minutos de horror.

Destempero completo. Outro gol pincharrata. Substituições sem qualquer efeito. Toques de sadismo, como um chute de fora da área do Thiago Ribeiro se estatelando no poste superior, ou uma bola perfeita nos descontos caindo nos pés zagueirísticos de Thiago Heleno, que obviamente isolou. Fim do jogo. Sentado no sofá, com o controle remoto na mão, ouvia os cânticos da torcida do Estudiantes, que compareceu em respeitável número e alentou a equipe durante todo o confronto.

Sobre os cruzeirenses presentes no Magalhães Pinto, as imagens televisivas ofereceram um panorama decepcionante. Uma torcida calada, discreta, que vaiava erros em jogadas de linha de fundo e gritava “raça” aos 37 do segundo tempo, com o time precisando de um gol para levar o match para a prorrogação. Entretanto, prefiro não emitir maiores opiniões sobre os sócios-torcedores, “amigos de amigos” e endinheirados em geral: sobre isso peço testemunhos a quem estava presente. Só ressalto que a impressão foi bem ruim, e amigos de outros estados fizeram comentários semelhantes.

E foi isso. Perdemos a chance de levantar uma das maiores taças do futebol mundial, enfrentar o Barcelona no final do ano e embolsar não sei quantos milhões de dinheiros. Ao mesmo tempo, estamos no início da longa competição nacional, em que ocupamos posição desconfortável, espero que por pouco tempo. Também ficamos sujeitos às gozações de nossos principais rivais, o que não deixa de ser engraçado, se você pensar sobre o assunto: ganhar uma Libertadores para um atleticano é algo como enviar uma missão tripulada à Vênus para um engenheiro da NASA.

Só podemos esperar que a perda do faturamento não seja desculpa para um desmonte, que os jogadores se recuperem emocionalmente e que novamente estejamos entre os quatro primeiros em dezembro. Nesse momento ruim, o clichê vira um objetivo: que haja mais no ano que vem.

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 16-07-09 14h24min
MOISÉS- me várias coisas concordo, em outras não. Os times são mui parejos, a vitória (título) ficou com o que menos errou. Onde erramos: 1- "JÁ GANHOU!"- da torcida, fazendo FESTA ANTES, dando forças pro rival ao título, e enfraquecendo os nossos jogadores, 2-o despreparo dos nossos jogadores no "último instante". Deveriam ter jogado o clásssico. Ganhando estariam mais dispostos, perdendo entrariam com maior gana; 3- erros de BRASIL: não temos a cultura de ser vencedor e saber vencer!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 16-07-09 14h29min
(Cont1) o ABpa faz o que pode, mas o torcedor acha que ele sabe mais que o técnico(!), vaias e críticas são várias (e absurdas 90%), apoio e incnetivo??? 4-Ficamos nessa de VERON... meu caro, se deixar KLEBER sozinho ele acaba com o jogo, até o DANOLIMNHO, ou o RETARDELLI. Deixa o ALEX sozinho para ver o que ele faz? Não é por ai. Deixou o cara solto, erro. O cara joga uma bola de prima e a zaga não chega para cortar?? 5-erraram 5 numa jogada só, e gol de empate. O time não estava apto a isso.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 16-07-09 14h32min
(cont) 6-não estava fisicamente (porrada, aponhou mais do que bateu), desconjunto mesmo, abatimento e torcida contra (o rev´pes do oba-oba), virou o MARCANAZZO... O 2.o gol é jogada de treino, e seria questão de tempo, na desestruturação qeu houve com o empate e as substituições forçadas. No real: RAMIRES não funcionou, KLEBER foi o menos ruim, WAGNER improdutivo, WPAULISTA perdido, MAGRÃO afoito, zaga desesperados, JOHNATAN oscilando, FÁBIO inseguro após o empate.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 16-07-09 14h35min
(cont) veja como houve uma sérei de fatores e por incrivel que pareça as melhores chances foram nossas e nem se falou disso: WP perdeu 1 gol, RAMIRES perdeu 1 gol, T.RIBEIRO 1 gol, THELENO 1 gol. Então houve CHANCES, muito mal aproveitadas, muito mal executadas. KLEBER teve chance de fazer 2 jogadas mortais, todas na mão do goleiro. MAGRÃO saiu com 1 para esquinado. Então, o time deles também falhou, também errou e tb deu chances. Nossos erros foram melhor explorados. ABS/ART
 Cesar | Belo Horizonte | 16-07-09 16h20min
Moises, acrescento ao "já ganhou" coordenado por parte da torcida e alimentado pela "imprensinha", a ação da Diretoria toda voltada para a recepção dos convidados, preocupada com o todo cenário político montado para a comemoração do título, compromentendo nossa conquista. Decepcionante o time em campo, faltou "c.ulhão" para quem jogou. Faltou "c.ulhão" para marcar a saída de bola, para chegar todas no Verón, para atacar mais, para sair + rápido para o ataque, para segurar os caras. Lastimável
 JOAO COSTA | BRASILIA | 16-07-09 17h12min
Bela e inspirada fotografia do certame. Não fosse trágica seria poética. Faltou dizer, também, que no primeiro gol deles, MParaná marcava o Verón como uma gueixa a abanar seu senhor, que o AB deveria ter sacado o Ramires e colocado, na minha opinião, o Fabinho, que pelo menos marcaria mais; TRibeiro deveria ter entrado no lugar do Magrão. No mais, faltou futebol, mesmo.Quanto ao THeleno, a insistência do AB com ele beira é algo tão absurdo que dá pra pensar coisas impensáveis e impublicáveis.
 jstri | Não definido | 16-07-09 17h53min
Tri-campeão???? Só o TRICOLOR, otários!!! Manda o Zé-cú do Kléber dedicar o vice ao Palmeiras...
 wilson29 | Não definido | 16-07-09 18h41min
Vocês deixaram entrar um bambi às 17:53. Ou será uma franga?
 karaça | Não definido | 16-07-09 19h23min
em primeiro lugar acho que ouve muito oba oba, a imprensa mineira que conta com gente cada vez mais maldosa, torcedores ao invés de profissionais atrás do microfone, fez todo um clima e os jogadores parecem que gostaram da idéia. Em descisão os atletas não deveriam nem dar entrevistas qt sequer assistir tais meios. Ela (a imprensa) fez muita pressão em cima do ramirez e kléber como se eles fossem resolver tudo. descordo com quem disse que teve raça, isso não existiu e ficou claro no fim do jogo
 karaça | Não definido | 16-07-09 19h32min
no fim do jogo qd magrão foi bater o ultimo escanteio aos quase 47 min, ao invés de mandar na area onde fábio, perrella e até o porteiro da toca deviam ir pra area, ele simplesmente recuou a bola para traz e logo após o time tocava a bola como se a partida estivesse ganha sem nem tentar alçar na area. Um time entregue. Acho absurdo tiago helenice e a insistencia do AB com ele. Wpaulista? sem comentários. Qt aos sócio torcedores, a idéia é boa mas depois de ontem fica a impressão que só vão ao
 karaça | Não definido | 16-07-09 19h38min
mineirão para tomar lugar de quem realmente empurra o time. Agora é ter paciencia para nos livrarmos da fama de mineirazo, como os galinhas se livraram daquela fama de rosário central, aliás a comemoração deles é mais de alívio pois estavam todos trancadinhos e apertados sem contar que estão entalados a muito tempo, bando de coitados. pra finalizar me desculpem mas acho que o time pipocou completamente.
 gazzo | Não definido | 16-07-09 20h31min
Isto foi um castigo por termos entregue o jogo para o São Caetano em 2005 e rebaixarmos o Coritiba. O Perrela brigou com Gionédis e entregou o jogo, agora pagamos pelo pecado.
 Cruzeiro Resplandece | Não definido | 16-07-09 22h43min
Parabéns Moisés por sua otima coluna, e obrigado por resumir com tamanha competência toda a iracúndia desta grande frustação que fomos compelidos a viver. Sobre a adrenalina Thiagohelenice recai também sobre o virtuoso zagueiro, o bonde Thiago Hélento. Todos pareciam querer levar nossa altivez celeste a prostação, e conseguiram. Ramires após a sua venda e de seu retorno da seleção abstraiu do nosso time, onde o nosso Guerreiro Azul Queniano esteve por estes três últimos jogos?
 Cruzeiro Resplandece | Não definido | 16-07-09 22h54min
Muitos jogadores estavam irreconhecíveis. O que aconteceu? Convicção de que a taça já podia seguir seu grato endereço à Toca da Raposa? Nervosismo, sim, muito provavelmente. Faltou-nos, nesta última partida, a qual recebera o presságio de a apoteose do TRI, a paciência -algo se chama catimba- e a determinação que no fiz míngua, tampouco excesso, mas, ao contrário, na justa medida ao platino. Jogaram este último jogo com concentração e determinados por isso, superaram ao nevorsismo e ao otimismo
 Cruzeiro Resplandece | Não definido | 16-07-09 23h04min
de véspera do Cruzeiro e venceram com competência. Oh, céus, que vontade de mandar tudo às bulhufas. Coração está comprimido, o pensamento erra e nada toca e palavras que se embargam na boca parecem querer queimá-la, no entanto nada dizem. Brasileiro, Brasileirão como o fará o Grande Cruzeirão? ABaptista, acreditamos, merece continuar, vontade que ele próprio expressou, e ao clube deve-lhe dar condições, tempo e bons jogadores, para que ele possa ajudar ao Maior de Minas insofismavelmente a
 Cruzeiro Resplandece | Não definido | 16-07-09 23h21min
fazer um bom certame nacional e renascer ano que vem na Libertadores para que se realize nossa épica história de mais uma vez conquista a América. ABaptista, pensando bem, merece ficar, mostrou publicamente sua vontade, é bom técnico e merece crédito neste momento. Portanto, Sr. presidente dê-lhe condições, bons jogadores, e torcida, paciência e apoio, para que ele possa corrigir e levar a bons ventos este segundo bimestre. (...) Superação e soberania formam nossas "Páginas Heróicas Imortais"
 Cruzeiro Resplandece | Não definido | 16-07-09 23h23min
por que o Cruzeiro é "Tão combatido, Jamais vencido..." Zeirooooô!!!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster