Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
VBR Artes Gráficas



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

25/05/2009 | Evandro Oliveira
O jogo mais importante desde novembro de 2003

“... o jogo mais importante sempre é o próximo...”. Pura balela! Um chavão que não diz absolutamente nada a respeito de coisa nenhuma

Existe um chavão no futebol, muito repetido por comissões técnicas e dirigentes, que diz mais ou menos que “... o jogo mais importante sempre é o próximo...”. Pura balela! Um chavão que não diz absolutamente nada a respeito de coisa nenhuma. Pior ainda é falar de "jogo mais importante do ano" ou de "decisão antecipada". Nada disso. Jogo mais importante são poucos.

Ao aproximar-se da primeira partida pelas quartas-de-final da Libertadores de 2009, comecei a rememorar quando foi que a mesma ansiedade e apreensão tomou conta da torcida. A memõria mais recente remontou a 2003, naquele jogo contra o Paisandu. Engraçado é que falar que um jogo contra o valoroso “Papão” jamais seria relacionado como “o mais importante” pela maioria dos torcedores, integrantes de uma comissão técnica e jogadores.

Pois é. O jogo contra o São Paulo, a ser realizado na Toca III, é, indiscutívelmente o mais importante desde novembro de 2003.

A ansiedade da torcida, as discussões e preparativos, toda sorte de comentários são voltados para esta partida. É a partida que pode definir futuro de jogadores, técnico e muita gente mais. Alguns teóricos afirmam que se fossem colocados duzentos mil ingressos para este tipo de partida, seriam todos vendidos. É igualmente interessante que, após a partida, se fossemos contabilizar todos os amigos que declararão que estavam em campo (no caso de triunfo) será cinco ou mais vêzes superior ao público divulgado.

Tudo nestes confrontos tem magia e mistério.

Naquela partida de 2003, eu não estava em Belo Horizonte e com mais alguns companheiros celestes, viajamos mais de 700 quilômetros somente para ver o título, para ver a partida mais importante dos últimos tempos.

Só a viagem de ida e volta daria para escrever um livro. Só as histórias que envolveram o serviriam para encher os olhos de muita gente de lágrimas e alegrias.

De lá pra cá a torcida do Cruzeiroaé desaprendeu a torcer.

É neste clima que que define que uma partida é a mais importante. É neste contexto que o Cruzeiro enfrentará o São Paulo na partida mais importante desde novembro de 2003. É assim que estão se preparando os torcedores nas filas para comprar o ingresso, na ansiedade das horas que antecedem o jogo, na expecativa das invencionices do técnico, na angústia sobre como estarão os jogadores no momento do apito inicial.

Tudo isso é eletrizante, é isso que faz do futebol a magia que é.

Já estou concentrado desde o dia que a Conmebol anunciou o benefício para o São Paulo de “pular duas casas” e não jogar as oitavas-de-final.

Êta quarta-feira que não chega!


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 rogerflip | Não definido | 25-05-09 18h26min
eu tambem nao vejo a hora dessa quarta chegar e ja acho q sera uma final antecipada deve ser o jogo mas dificil do cruzeiro na libertadores e eu estou confiante vamos cruzeiro!!!
 mack | Belo Horizonte | 25-05-09 20h00min
Penso do mesmo modo Evandro, este jogo é o mais importante desde 2003 ( embora ache que o jogo mais importante de 2003 tenha sido contra o Santos...hehe ) . Por que é o mais importante ? Pq nossas esperanças estão como não se viam desde 2003. Por imensa maioria da torcida acreditar nas nossas possibilidades , independente de que o técnico ou um algum jogador não ser unanimidade. É real, está perto , é possivel, nossas chances são iguais ou maiores que os outros. Eu acredito , eu vou na quarta.
 Naldo | Brasília | 25-05-09 20h46min
De lá pra cá a torcida do Cruzeiro até desaprendeu a torcer. Às vezes penso nisto. O torcedor que vai ao estádio como se fosse ao teatro. Se o espetáculo não agrada, vaia os artistas e exige mudança. Se não ocorre, não aparece mais e ainda recomenda aos outros que façam o mesmo. Isto não é benéfico. Mas ainda bem que existe uma grande parte da torcida que nunca abandona do o time, aquela que sempre esta la... continua.
 Naldo | Brasília | 25-05-09 20h51min
cont. quando o time mais precisa. Estes foram a La Plata e estarão no Mineirão contra o São Paulo. Jogo fácil de se animar a ir. Obs. Estou levando em conta a questão financeira, não entra aí aqueles que não vão por que não tem como pagar. La Plata e Mineirão é só a título de exemplificação, que me entendam.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 25-05-09 20h57min
Evandro o jogo que mais me estressou em 2003 foi aquele contra o Vasco, num horário e campo proibitivos. Moro no interior paulista e depois de muito tempo vejo os torcedores tricolores ansiosos. Estão com medo. Se o nosso time acreditar e jogar com raça ele ganha.
 Uberaba | AracruzES | 25-05-09 21h49min
Como o Cruzeiro demonstra estar melhor que o São Paulo, eles tentam equilibrar, travando uma guerra de nervos. A questão da gripe, a seleção, tudo é aproveitado por eles. Existe uma insistente tentativa de passar uma imagem de que o São Paulo cresce nestes momentos, é favorito, carrasco. Alguém relembrou que nas últimas três Libertadores foram eliminados? Precisamos vencer isto. Vamos ver se temos ou não líderes. Não falo nem de ganhar, que é consequência, mas de jogar com raça e confiança.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 25-05-09 23h19min
Alô Evandro!!! Aqui no Surdeminas, estamos todos confiantes! As apostas estão correndo soltas. Sobre o jogo mais importante, "concordo" que será esse contra o São Paulo, "Se sairmos vitoriosos"... Se formos eliminados, com certeza o jogo mais importante passará a ser o próximo... do Brasileirão. CRUZEIRO 4 x 1 . (Pode ser na soma dos dois jogos). Bão tamém...
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 26-05-09 11h55min
É Evandro! O Mineirão vai ficar lindamente azul 5 estrelas. Vamos encher a nossa toca III e ajudar o time a vencer com uma boa diferença o SPFC. Precisamos ter muita calma e só apoiar o tempo todo pois o SPFC sabe enervar o time adversário com retrancas bem feitas e faltas. Vamos empurrar o Kleber, Ramirez e todo o time a agredir sem medo o SP para furar a retranca e fazer ao menos uns 2 gols de saldo. E que nossa defesa fique quieta na defesa e firme na marcação dos contra ataques. Zeirôôô!!!
 Sotte | BELO HORIZONTE | 26-05-09 15h36min
EVANDRO......É um dos jogos que certamente ficará na história,e não tem como não dizer que é o jogo do ano,eu confesso a vc que sou contra poupar jogadores em clássicos,pois por ex no mineiro mesmo com estréia na libertadores,p/mim jogo contra o p.atético é especial e é inadimissível deixar algum titular de fora,mas esse jogo não tem explicação,é unico,trás uma rivalidade nova que mexe com nosso coração,mas por se tratar de quartas da libertadores,não tem preço,já estou mais que engasgado.....
 Sotte | BELO HORIZONTE | 26-05-09 15h39min
...com essa turma arrogante de SP e está complicado esperar quarta,infelizmente já passei raiva ontem com o ingresso,mas esse jogo vale tudo,vale cambista(se for o caso),geral,tudo,menos ficar de fora,e ver o mineirão lotado novamente tambem é uma sensação especial,relembrar jogos de 90/91/92 ondem 90mil era pouco é muito bom,mesmo com nosso mineirão encolhido....Mas vamos lá,a concentração já começou desde semana passada,agora com o ingresso na mão,o coração bate mais forte,vamos incentivar....
 Sotte | BELO HORIZONTE | 26-05-09 15h40min
...os 105 minutos novamente!!!!!!Valeu meu chapa,nada como um dia após o outro,nada como poder concertar erros com humildade e dar a volta por cima,é um prazer muito grande escrever em sua coluna!!!Sucesso!!!!
 pyxis | BHZ | 26-05-09 18h16min
Depois de ler comentários aqui e em outros espaços virtuais reforço a minha convicção que de é o jogo MAIS IMPORTANTE desde novembro de 2003
Ouso dizer mais, nem a partida da decisão da Libertadores será tão importante depois que usarmos ESTE jogo para passar pelo SPFW. Nem a decisão do mundial que será longe da torcida do Cruzeiro.
Todo o restante do ano e talvez mais alguns anos ficarão marcados por esta partida que será histórica. Espero que seja VITORIOSA PARA NÓS.
 pyxis | BHZ | 26-05-09 18h35min
O SPFW está a uma cara de jogos sem tomar mais de 3 gols. Acho que o Cruzeiro poderia dar UM SACODE amanhã neles.
 Zezé | Belo Horizonte | 26-05-09 18h45min
Evandro concordo com você este é o jogo do ano, e, se passarmos, pode comprar a passagem para Dubhai! E tenho o mesmo pressentimento, é para dar um sacode de três amanha! Pena que estou em São Paulo e não poderei estar no Mineirão, mas em compensação domingo e quarta que vem, estarei ainda por aqui. Saudações Celestes!!!
 Hermes | Divinópolis | 26-05-09 18h51min
O clima do jogo parece com aquele contra o Santos,a importancia concordo com vc.Um bom resultado pode alavancar o time rumo ao título.Espero que o time entenda a importancia do jogo e com a força da nossa torcida,acredito em uma boa vitória.Eu,se Deus quiser estarei lá.Um abraço.
 pyxis | BHZ | 26-05-09 20h40min
Zezé,
Eu não disse que era o mais importante do ano... é o mais importante dos ultimos SEIS ANOS e dos próximos meses e talvez anos...(espero que tenha um mais importante no ano que vem, mas neste ano não terá!).
Já que você não vai, já deu destinação para seus ingressos? Tem dois cruzeirenses que estão vindo para BH sem ingresso e prometi ajudá-los. Se tiver, me manda uma mensagem ( pyxisbr@gmail.com ) para combinarmos.
 Naldo | Brasília | 26-05-09 21h15min
Evandro, o futebol costuma no pregar peças, reservar-nos surpresas. Em 2008 o Fluminense eliminou o São Paulo e o Boca e perdeu o título para a LDU. Talvez se o Flu tivesse feito a final contra o Boca teria sido campeão. Contra a LDU parecia que a taça era questão de tempo ou seja 180 minutos de jogo. Passando pelo São Paulo teremos outra pedreira que pode ser o Grêmio.
 pyxis | BHZ | 26-05-09 21h24min
Naldo,
Sei de todos estes "acidentes" e coisa e tal.
Estou confiante que o Cruzeiro NÃO É Fluminense e as torcidas fazem diferença. A torcida do Flu foi para fazer festa, a nossa não irá para fazer festa. A decisão é amanhã e ganhando por mais de dois gols de diferença NINGUÉM nos segura nem no Brasileiro e nem na Libertadores.
O Adilson tem muito mais capacidade e qualidade do que o boquirroto do Renato Gaúcho. Isso faz MUITA diferença.
 Naldo | Brasília | 26-05-09 21h29min
Claro, com certeza!
 toninho | Ceilândia-DF | 26-05-09 23h38min
ASSINADO EMBAIXO, PENA QUE SÓ VOU PODER VER PELA TV, MAS JÁ ESTOU ANSIOSO DESDE HOJE, NEM SEI SE VOU CONSEGUIR DORMIR. E QUERO ZOAR DEMAIS OS BAMBIS AMANHÃ.
 DERSON | LEME | 27-05-09 08h31min
CHEGOU A HORA. VAMOS PRA CIMA DELES. VAMOS GANHAR ESTE JOGO. PARA SERMOS TRI TEMOS QUE VENCER O SAO PAULO E VENCER BEM. ACREDITO QUE SERA 4X0 POIS ESSE NOSSO TIME E MUITO BOM MESMO; E ACREDITO QUE SERA IGUAL A 2003. TRIPICE COROA DE NOVO. E VIVA A NACAO AZUL DAS MINAS GERAIS.
 Zezé | Belo Horizonte | 27-05-09 15h03min
Pyxis, Será o mais importante se passarmos, caso contrario, terá a mesma dimensão do jogo contra o Boca do ano passado. Eliezer
 JOAO COSTA | BRASILIA | 27-05-09 16h06min
Caro Evandro, parto da premissa de que, quando se disputa títulos, todo jogo é importante, a menos que se tenha larga vantagem sobre os concorentes, claro.Mas, tenho que concordar com vc que esse jogo está revestido de grande importância porque, certamente, se ganharmos daremos um passo importante na caminhada rumo ao título da Libertadores, além de derrubar um tabú de 5 anos sem ganhar dos bambis. Para finalizar, bem-vindo de volta às colunas.Abs, JOÃO COSTA.
 hidedlgardo | Não definido | 27-05-09 21h18min
Compre uma camisa do CRUZEIRO e leve uma do são paulo de brindeee.asuhauhsu CRUZEIRO é o melhor...
 pyxis | BHZ | 28-05-09 08h39min
Foi o jogo mais importante e vencemos.
Alguns torcedores acham que jogo de Libertadores é jogo da Copa BIMBO. Pior que alguns vão a campo só para xingar técnico e jogadores.
Mesmo com PÉSSIMAS apresentações de Fabrício, TRIbeiro e Ramires, além de apresentações APAGADAS de Paraná e Jonathan, GANHAMOS a partida mais importante desde 2003. Agora não teremos mais a presença da torcida. ERA a oportunidade da torcida fazer a diferença e ela NÃO FEZ DIFERENÇA NENHUMA.
 pyxis | BHZ | 28-05-09 08h42min
JOão Costa,
Da forma como escrevi, discordo de chavões que "...a próxima é a mais importante...", "...todas decisões são importantes..."
Escxrevi a coluna no espírito de que algumas são MAIS do que as outras pois servem de motivação, de exemplo, de parâmetro para demais jogos e restante da temporada.
JOgamos, no geral, muito mal, e mesmo assim, ganhamos.
acredito na classificação e estarei no Morumbi no "segundo tempo". Preferia que tivesse sido decidido ontem.
 pyxis | BHZ | 29-05-09 10h55min
Biorock,
É claro que você tem que discordar.
Em primeiro Lugar, seus comentários são discordantes pois você segue sempre a mesma linha de raciocínio. Não é aberto a concepções diferentes.
Em segundo lugar, você discordar DEPOIS do jogo e do resultado é típico dos comentaristas de resultado. Não sabe que a cronologia é fundamental nestas opiniões. Uma coisa è falar ANTES do jogo e outra é depois. MESMO assim o jogo era, ANTES de acontecer O MAIS IMPORTANTES DESDE, e assim deveriam...cont
 pyxis | BHZ | 29-05-09 10h57min
... e assim deveriam ter em mente torcida e jogadores, A torcida foi pífia e os jogadores erraram mais do que as últimas partidas decisivas. Se tremeram é porque sentiram e perceberam que era a partida mais importante dos últimos seis anos e deste ano.
Mas é assim, chavão é para comentarista de acontecido e torcedor incauto e desinformado. Por isso que Bob Faria e outros deitam e rolam em cima destes torcedores.
 joaosgt | Itajubá | 30-05-09 09h24min
Eu discordo de vc!!! E sabe pq eu discordo???Pq vc sempre discorda de todas as opiniões do pessoal (se acha o dono da verdade)...Até as colunas de seus colegas vc discorda!!!todo mundo elogiando a coluna da Embaixada Azul, só ele aparece lá e discorda do cara. discordo de novo. Te perdoo pq vc é cruzeirense!!!
 pyxis | BHZ | 30-05-09 09h33min
joaosgt,
Obrigado por discordar. Um dia você vai entender um monte de coisas, dentre elas a que discordar é natural e a SUA interpretação de que por eu discordar eu quero impor a minha opinião é um equívoco daqueles com os quais faltam argumentos.
Sua postura é esta... discorda só porque eu discordo normalmente, não porque você tenha argumentos.
cont>..
 pyxis | BHZ | 30-05-09 09h36min
...observe que, AQUI no site Cruzeiro.org, TODAS as opiniões são publicadas e fundamentadas pelos seus autores, e os colunistas discordam de quem quiser. Os próprios colunistas escrevem comentários nas suas colunas e nas dos outros SE QUISEREM. Assim como EU não faço colunas para agradar a colunistas ou torcedores, TODOS fazem colunas com a opinião de cada um e sujeitam-se, DEMOCRATICAMENTE, a opiniões e comentários contrários.
OBRIGADO por discordar de mim com sua linha de raciocínio.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/11 - 07h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster