Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI- Tecnologia da Informação



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

08/04/2009 | Voz da Arquibancada
Mar de Mediocridade

Por Ricardo Brandão Castanheira


Li a coluna do João Duarte, de quem sou fã, e não consegui permanecer alheio ao que foi dito. Sei do risco que corro em não ver esse texto publicado. Caso isso venha a ocorrer, entenderei. Nesse caso, peço apenas um posicionamento dos que dirigem esse site. Caso contrário, obrigado e parabéns pelo espírito democrático.

Assim que terminei a leitura da citada coluna, pensei: preciso me expressar. Preciso dizer o que penso sobre este estado de coisas que incomoda e fere a minha inteligência mediana. Preciso, urgentemente, desabafar contra os absurdos que vejo serem cometidos, sistematicamente, pela crônica esportiva do nosso estado. E não tratarei a maioria dos senhores que a compõe como membros da “imprensa”. E explico: será que eles merecem essa alcunha? Afinal, quem, dentre os que escrevem em periódicos, se exibem na televisão ou bradam nas rádios são, de fato, jornalistas? Quantos deles possuem diploma de ensino superior de jornalismo? Portanto, quantos deles estão usurpando o espaço daqueles que se prepararam de verdade e levaram 4 anos ou mais para se formar? Começa por aí...

No mais, isento dos meus comentários os narradores. Na minha visão, todos tem seus defeitos e virtudes. Quando se assumem como cruzeirenses ou admiradores do outro lado, acho que cumprem um papel de promover o espetáculo e despertar uma polêmica saudável junto ao público. É claro que, como cruzeirense, prefiro o Alberto Rodrigues. Felizmente ele é nosso. É vibrante e transforma qualquer jogo em um espetáculo. Assim, minha crítica repousará exclusivamente sobre os que se auto intitulam comentaristas.

Começo por dizer que os únicos dignos de nota, para mim, são: primeiramente, Roberto Amaral, pela independência com a qual emite o pensamento, além da inteligência e da ótima capacidade de articulação. Ademais, demonstra uma postura ética invejável, o que vejo como uma qualidade rara. Em seguida, destaco os comentaristas Mario Marra e Leonardo Figueiredo. Demonstram que realmente entendem de futebol. Para mim, a maior prova disso é que são os únicos que respeitam o trabalho do Adílson Batista. Não concordam sempre, mas entendem o esforço do técnico em renovar a mesmice em que se transformou nosso futebol. Além deles, destaco a Kellen Cristina, que é melhor “falando” do que “escrevendo”, a Márcia de Lemos, que articula bem o pensamento e foge da mesmice e o Cláudio Arreguy, que não é comentarista mas quando é chamado, prima pela inteligência diferenciada. Destaco também o Son Salvador, para mim o único da velha guarda que mostra clarividência ao se expressar. Consegue sempre abordar o lado interessante e inédito de uma temática, o que é raro. Quanto ao Flávio Carvalho, admiro pela correção e pela honestidade e por ser uma figura humana, ao que me parece e ouço falar, acima de qualquer suspeita. E como se esquecer do mestre Tostão, craque no campo e com as palavras. De longe, o melhor de todos.

Os demais, considerando todos os nomes citados pelo nosso querido João Duarte, pelo qual nutro uma profunda admiração, são absurdamente ruins, um verdadeiro mar de mediocridade. Estes, nunca trazem nada de novo. Esmeram-se por rondar sempre os mesmos assuntos, sob o mesmíssimo ângulo. Não tem capacidade de enxergar nada além do óbvio. Valem-se de clichês surrados para dizer-se inovadores. Usam indiscriminadamente expressões batidas como se estivessem reinventando o futebol. São preguiçosos porque se informam mal sobre os temas que abordam. Fica a impressão de que cada programa apresentado por eles, seja no rádio ou na televisão, é pautado pela improvisação, tamanha a mesmice e obviedade com a qual se valem para opinar. Acho mesmo que esses caras acreditam, sinceramente, que possuem um carisma pessoal que eles definitivamente não tem e, por isso, acham-se no direito de dizer qualquer bobagem sem medo de serem reprovados. Como se não bastasse, sempre que a paixão ordena, criticam abertamente profissionais do futebol, sem nenhum compromisso com a ética ou com o lado pessoal do criticado. Sentem-se verdadeiros senhores da razão, quando na verdade não passam de reprodutores do marasmo, do antigo e ultrapassado. Certamente não conseguiriam espaço em outra mídia que não fosse a esportiva. Dentre todos esses, incluo outros, como Carlos Cruz que, recentemente publicou uma nota, patética em argumentação e pobre de gramática, ao defender os interesses indefensáveis dos ditos “senhores da imprensa” contra a visão sincera e visionária do técnico do Cruzeiro. Afinal, se ele pode ser criticado, porque a “imprensa” não pode?

E para encerrar, entrego, simbolicamente, o prêmio de “piores de todos”, para os papagaios Lélio Gustavo e Júnior Brasil. São tudo o que foi dito acima, além de usarem covardemente o microfone para defenderem posições corporativistas da empresa onde atuam. Isso tudo porque um “certo técnico”, desbravador e corajoso, resolveu excluir, assim como aos demais órgãos da imprensa, uma certa rádio, poderosa em sua audiência inabalável, da cobertura dos treinos do Cruzeiro. “Vejam só, que absurdo!!! quem o Adílson Batista pensa que é para barrar nossos repórteres nos treinos do Cruzeiro?”, devem argumentar pelos corredores da rádio os papagaios, protegidos pela audiência e pela, infelizmente, falta de massa crítica de alguns ouvintes. Fazem de tudo para tirar a credibilidade do bom Adilson Batista junto à torcida. Aproveitam cada brecha para criticá-lo, sempre com cores exageradas. Demonstram um profundo desconhecimento de futebol ao criticarem o citado “rodízio”. Se assistissem um pouco ao futebol europeu, veriam que os melhores times da Europa, como o Manchester United, usam deste expediente para disputarem as diversas competições das quais participam. Enfim, jogam sistematicamente a torcida contra o técnico. Trata-se de uma postura condenável, digna de desprezo.

De tudo, só me resta concluir: parabéns Adilson, pela coragem, espírito inovador e pela crença inabalável em suas idéias; parabéns a direção do Cruzeiro, que não mede esforços em apoiá-lo; e parabéns a esse espaço, democrático e relevante, que valoriza a diversidade e, acima de tudo, mostra nosso Cruzeiro como ele realmente é.

Ricardo Brandão Castanheira
Professor Universitário e Consultor de Empresas
Cruzeirense fanático, o que não me impede de enxergar além disso...

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Luis-Raposão-BH | Não definido | 08-04-09 09h23min
Parabêns Ricardo você disse tudo, assim como você tambem estou enojado com o que vem acontecendo, e o que me deixa mais triste é que uma boa parte da nação azul não tem uma vizão critica sobre o trabalho desses caras que se dizem reporteres, eu passei a selecionar melhor os canais e as radios que eu vejo e ouço, MEU OUVIDO NÃO É PRIVADA PRA AGUENTAR TANTA ***** TODO DIA DESSA IMPRENSSA BARATA QUE ESTRAGA NOSSO ESTADO.
 Ricardo Faria | Uberlândia | 08-04-09 10h17min
Muito boa sua coluna. Só achei um pouco exagerados os elogios ao Roberto Amaral. Já vi esse moço pisar na bola e na língua algumas vezes. O exemplo mais gritante foi a decisão do campeonato mineiro de 2005 entre Cruzeiro e Ipatinga, quando ele disse que não acreditava na isenção daquela final. Recordo-me bem que ele fechou o comentário dizendo que se o Ipatinga fosse campeão, ele desfilaria pelado pela Avenida Afonso Pena. Pra mim é outro que não consegue disfarçar sua paixão pelo alvinegro.
 Ricardo Faria | Uberlândia | 08-04-09 10h18min
Bola pra frente, rumo ao bi do mineiro e ao tri da libertadores. Um abraço.
 Augusto Bispo | Belo Horizonte | 08-04-09 11h16min
Ricardo Castanheira, você foi muito feliz na sua coluna, endosso com convicção o que foi dito, e tomo a liberdade de dar a medalha de bronze no disputadíssimo prêmio de “piores de todos” para o ilustríssimo Sr. Daniel Seabra, que fala mal do ZERAÇO nas entrelinhas, mas todo mundo percebe e é emplumado fanático. Mas a resposta de domingo foi magnífica, apesar de afirmarem que o tupi foi medíocre.
 Augusto Bispo | Belo Horizonte | 08-04-09 11h16min
A resposta vai vir com os títulos ai sim quero ver o Adilson dando aquele sorriso cínico e irônico, para estas pessoas. Hoje 2x0 pro ZERAÇO, zêroooooooooooooooooooooo!!!!!!!!
 Getúlio.gov | Não definido | 08-04-09 11h44min
Parabéns pela coluna, o que foi dito expressa a maioria do sentimento de nós Cruzeirenses em relação a imprensa, imagine só se fosse o timinho deles que tivessem 10 jogos invictos, como nós estamos...a última vitória deles no brasileiro foi em 2004, e por aí vai, só acho que no Mineirão a torcida tinha que protestar com faixas, nao podemos deixar barato.... um abraço
 Getúlio.gov | Não definido | 08-04-09 11h46min
Só mais uma coisa, entre os piores destaco tb o péssimo Jaercy carvalho, esse carioca metido a besta e radicalizado aqui, qual a opniao de vcs sobre ele?
 simone castro | belo horizonte | 08-04-09 11h57min
Ricardo Brandão, você achou a palavra certa para definir o Adílson:inovador. E a nossa mídia está assustada com ele, pq não encontram mais nada mastigado, e estavam acostumados a isso. Sempre apoiei o rodízio, pq sei que um time muito conhecido, fica fácil de marcar. E qdo se perde um ou dois do time? Pior ainda. E o AB sabe disso, e deixa todos os jogadores preparados.Além do mais, leva os jornalistas a pensar...
 Cruzeiro do Sul | Belo Horizonte | 08-04-09 13h49min
Enfim, fez-se a luz. Acredito agora, que não estamos sós quando falamos em Adilson Batista. O técnico é bom, aplicado e comprometido com a instituição que prepõe. Vejo a enxovalhada de absurdos que é regorgitada pela "imprensa" factóide e paroquial que anda pelos lados de cá. A correria é intensa para minar dia após dia, o trabalho do nosso treinador. Bravejam, distorcem e até inventam se necessário for. Porém, s.m.j., o veneno não "vingou" e continuamos fortes como sempre...
 jfabio | Pouso Alegre | 08-04-09 13h49min
'Getúlio.gov', dizem que o Jaercy gosta de ser tratado com carinho e que não avisaram isso pro Dunga....
 Cruzeiro do Sul | Belo Horizonte | 08-04-09 13h54min
É dever nosso apoiar o time e o seu técnico, reconhecendo que os acertos superam os erros e que a falibilidade é da natureza humana. Palmas para a coluna e seu mentor que trouxeram a lume mais uma verdade enturvecida pela "imprensa marrom" das Gerais. A propósito, nosso técnico permaneceu inerte à oferta do Grêmio que de tudo fez para levá-lo. O reconhecimento é evidente, precisamos ultrapassar essa estranha barreira de amor/ódio que foi criada pela ***** e absorvida por parte da torcida.
 niltonfix | Belo Horizonte | 08-04-09 17h15min
Parabens ao João Duarte e também a você Ricardo, pelo tema e também pela maneira lúcida e inteligente de trazer esse assunto que vem incomodando a todos nós. Como é bom ser cruzeirense também nessas horas... FATO é, que a imprensa vem tentando de maneira mesquinha atrapalhar nosso TIME! Tenho o mesmo pensamento! Tomara que tudo isso chegue a Direção do Cruzeiro e que seja no mínimo motivo de reflexão.
 nadia2007 | BH | 08-04-09 17h37min
Também vi esse mesmo Roberto Amaral em 2005, na segunda-feira após a final do campeonato, entregando no ar, em um programa esportivo da Rede Minas, uma nota de 50,00 ao Dadá, para pagar a tal aposta, se é que houve mesmo aposta, ou foi só jogo de cena.
 nadia2007 | BH | 08-04-09 17h44min
Hoje no Minas Esporte a Dimara Oliveira comentou que o Jr. Brasil, foi ao aeroporto entrevistar o Kalil às 5 horas da manhã, para saber dele o que ele pensava de tudo o que está acontecendo no campeonato mineiro: laudo dos bombeiros, mando de campo, etc. Naturalmente, ele não perdeu a oportunidade para destilar o seu veneno contra o Cruzeiro. O QUE FAZ UM JORNALISTA IR A UM AEROPORTO ÀS 5 HORAS DA MANHÃ PARA FAZER UMA MATÉRIA SEM A MENOR IMPORTÂNCIA COMO ESSA?
 Ricardo Brandão | Belo Horizonte | 08-04-09 17h47min
Caros amigos. Agradeço a todos pelos elogios e, principalmente, pelas discordâncias. A diversidade de opinião enriquece esse espaço. Acho que devo esclarecer um ponto: minha crítica a imprensa mineira se deve muito mais a incompetência do que ao bairrismo. Sei que o bairrismo existe, mas não acho esse o problema maior. Assim como o amigo Moisés, da Embaixada Azul, também não acredito em teoria da conspiração. O grande problema é que os caras que lemos e ouvimos são fracos mesmo. Isso é triste.
 nadia2007 | BH | 08-04-09 17h52min
AONDE SERÁ QUE VAI PARAR ESSA GUERRA QUE FOI DEFLAGRADA ENTRE IMPRENSA MINEIRA (ITATIAIA/ALTEROSA ESPORTES PRINCIPALMENTE) E ADILSON BATISTA, VIA CRUZEIRO? É praticamente certo que a final do Camp. Mineiro será entre Cruzeiro e Cam, como estarão as torcidas (principalmente a do Cruzeiro) se esse clima de guerra continuar? Será que esses dois meios de comunicação terão a cara-de-pau de fazer campanha de paz no clássico?
 Seu Madruga | Divinópolis | 09-04-09 23h40min
Roberto Amaral é o PIOR de toda essa *****! É o sujeitinho mais parcial e o que mais odeia o Cruzeiro. É contradição escrever um texto criticando a imprensa esportiva mineira e defender o Roberto Amaral.
 Cruzeiro do Leste | Não definido | 10-04-09 11h28min
Ricardo, foi direto ao ponto, a verdade é mesmo que a maioria dos jornalista da imprensa esportiva são de capacidade intelectual duvidosa, aliás, pra mim no Brasil inteiro, com raras exceções, essa área é composta por profissionais medianos. Quanto ao Carlos Cruz esse ai não deve nem ser levado em consideração, porque se fosse mesmo comprometido com a etica e com a independência da imprensa, teria cobrado dos seus pares uma cobertura mais digna com relação ao ocorrido na FMF, no entanto, o que
 Cruzeiro do Leste | Não definido | 10-04-09 11h31min
se viu foi uma imprensa silente, e ainda para piorar tivemos que ouvir empresarios do meio como o Emanuel Carneiro defender o presidente da FMF. Todos esses fatos que assolam a imprensa mineira torna ainda mais atual o FEBEAPA de Stanislaw Ponte Preta, porque, haja festival de besteira que assola o país.
 pyxis | BHZ | 12-04-09 23h46min
Castanheira,
Quando você foi acometido do sentimento de ".... Sei do risco que corro em não ver esse texto publicado..." ???
O que ou quem algum dia, levou-o a pensar sobre isso nos espaços virtuais Cruzeiro.Org???
Creio que mesmo que você conviva com a gente há muitos anos, não conseguiu confiar no espaço que colocamos à disposição do torcedor cruzeirense. Desculpe-nos se não conseguimos demonstrar isso na prática destes anos.
 pyxis | BHZ | 12-04-09 23h51min
... e sobre suas avaliações, só tenho a lamentar. Fico MUITO triste em perceber que você está sendo sincero e tem avaliações ótimas sobre profissionais péssimos e até mesmo pessoas de caráter duvidoso. Prova que a mídia consegue transformar péssimas pessoas e profissionais em seres palatáveis naquilo que fazem.
Nem vou comentar sobre nenhum para a coisa não ficar muito explícita. Só digo que você equivoca-se de maneira gravíssima com alguns profissionais (???) da Mídia rural. Olho vivo!!!
 pyxis | BHZ | 12-04-09 23h58min
Nádia,
"Onde vai parar?"
Não vai parar ou vai parar somente quando a diretoria do Cruzeiro demitir o Adilson, a torcida (parte dela) aplaudir a rádio e o jornal e o Cruzeiro trazer um treinador expert em entregar jogos para as galinhas e fazer o que eles mandam.
"Vão ter cara-de-pau???"
SIM. Até liberarem as bandeiras para a torcida do Cruzeiro eles liberarão. Este campeonato rural é uma pantomina. As declarações do técnico zebrado hoje com a vitória corroboram isso.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster