Videogames: Top 5 do Matheus Chaves

Por Jorge Angrisano Santana | Em 1 de julho de 2011

Jorge,

Acompanho o PHD a mais de dois anos e embora nunca tenha feito nenhum comentário no blog (por falta de tempo, principalmente) me sinto membro da “Famiglia” PHD, como gosta de dizer o Raggi.

Aproveitando o ensejo da comemoração dos 5 anos do blog, fiz um Top 5 de videogame.

Não me lembro de ver essa temática em outros posts do blog então acho que vale a pena trazer este tema.

São inúmeras as possibilidades de Top 5 com este assunto. Essa que escrevo é bem específica e, obviamente, subjetiva.

Mas acho um bom início de conversa para descobrir quem são os fãs de videogame no blog.

Minha lista traz os cinco melhores jogos de Playstation 3 lançados até hoje:

  1. God of War 3 - jogo de prateleira para todo e qualquer dono de PS3. Desenvolvido pela Sony e lançado em 2010, o jogo envolve mitologia grega, muita aventura e sangue. Com visual arrebatador e mecânica de jogo excepcional, God of War 3 é daqueles jogos que merecem ser “platinados”. Nota 10.
  2. Call of Duty – Modern Warfare 2: para os aficionados em jogos de First Person Shooter, Modern Warfare 2 é jogo obrigatório. Com foco no multiplayer, o jogo desenvolvido pela Infinity Ward e lançado em 2009 traz o jogador para um cenário de conflito ao redor do mundo, com destaque para o mapa nas favelas cariocas, bastante fiel a realidade. Em que pese sua qualidade gráfica (não é tão bem acabado como outros títulos do gênero), o jogo é excepcional pela sua jogabilidade e modo multiplayer. Viciante, atualmente é o game que mais passo o tempo jogando. Nota 9.5.
  3. Red Dead Redemption - Desenvolvido pela famosa Rockstar (de GTA), o game mostra o faroeste como nunca antes na história dos videogames. Encarnamos Jonh Marston, um ex-criminoso a procura de redenção no Velho Oeste dos EUA. De visual incrível, Red Dead é jogo para mais de 100 horas de dedicação. Confesso que para ele nunca tive muita paciência e tempo, mas é uma grande produção da Rockstar. Eleito jogo do ano de 2010. Nota 10.
  4. Mortal Kombat - Difícil escolher um game de luta para PS3, pois existe, na minha opinião, apenas dois que podem fazer jus a estarem no Top 5. Mortal Kombat desbanca seu rival, Street Fighter, pelo resgate da tradição da série. Banhado em sangue, o game traz tudo que um fã de jogo de luta gosta. Dinâmico, violento e com ótima qualidade gráfica, Mortal Kombat é um game essencial para quem gosta de luta. Nota 10.
  5. Gran Turismo 5 – Como simulador de corridas, o game da Polyphony Digital lançado em 2010 deixou todos seus adversários comendo poeira. A espera de mais de cinco anos pelo jogo valeu a pena. GT5 apresenta gráficos deslumbrantes e vários detalhes para configuração dos carros, como deve ser um bom simulador de corrida. É jogo obrigatório para fãs dessa modalidade. Nota 10.

Lamento a não inclusão de vários jogos, que muito bem representam diversos estilos de games para PS3.

Para futebol, por exemplo, apesar do brilhantismo de FIFA 11, ainda não considero um game bom o suficiente para desbancar as verdadeiras obras de arte que enumerei acima.

Sei que cometi injustiças, mas no final o objetivo de um Top 5 é esse: levantar o debate.

Abraço.

Matheus Chaves, 25. cruzeirense, geógrafo, nasci e moro em Belo Horizonte.

54 comentários para “Videogames: Top 5 do Matheus Chaves”

  1. Humm disse:

    Fliperama é video game? Se for ficou faltando o Space Invaders.

  2. Hugo 5erel0 disse:

    Com 9 anos de idade eu era garrado num fliperama. Quantas saídas de escola às pressas e até matadas de aula pra jogar Campeonato Brasileiro 3, uma versão hackeada de International Super Star Soccer. Cruzeiro, Palmeiras e Gremio eram os mais fortes. Mas o Boca era roubado de forte com Maradona, Caniggia, Veron e Gamboa.

  3. Hugo 5erel0 disse:

    Eu tenho uma teoria. O Brasil deixou de ganhar a Copa de 98 e de vencer com mais facilidade a de 94 por causa dos treinadores que não convocaram: Gomes, Beranco, Padilha, Leao, Ferreira e o CRAQUE Alejo, o gênio da grande área, Os caras jogavam demais!

  4. Luigi disse:

    Algumas coisas em comum, Mateus. Entro aqui diariamente, quase nunca comento, e sou gamer com muito orgulho. Seu Top 5 é de respeito. Mas faltou RPG… talvez com o Red Dead tenha quase chegado perto. Em especial, faltou o maior dos MMORPG´s: World of Warcraft.

    • Luigi disse:

      Ops, falha minha. Sua lista é apenas para PS3. Portanto, irretocável. :)

      • Hugo 5erel0 disse:

        Luigi, você que é irmão do Super Mario, sabe por que ele foi ao piscólogo? Porque ele estava passando uma fase muito difícil.

      • Matheus Chaves disse:

        Mesmo assim cometi injustiças. Deixei de colocar alguns jogos, inclusive de RPG para PS3 que mereciam. Listas são assim. Se tiver PS3 me adiciona na PSN. Meu nick e mathcav

  5. Frede disse:

    preguiça desse trem de video game… Mas ja vi esse call of duty pra xbox (ou outro videogame desses si), pareceu diverito pra quem tem paciencia…

  6. Esse negócio de videogame me lembra só uma coisa: “O Patético vai ser campeão na Libertadores só no playstation.”

  7. Bruno Pontes disse:

    Sou das antigas…. minha lista teria jogos mais “clássicos”, quase todos no PC.

    • Bruno Pontes disse:

      Opa.. fiz o mesmo erro do Luigi aí em cima.. .a lista é de PS3 e eu não tinha visto.

  8. Rogério disse:

    Que playstation 3 que nada, o bom mesmo era o Atari, jogar Pitfal, Beamrider, River Raid entre outros era o máximo.

  9. Elias disse:

    http://migre.me/59x4M
    Tai a única forma de ver o time rosa do meu nobre amigo José Charles Damasceno campeonar…

  10. Mauro Franca disse:

    Sou das antigas, como o Bruno, e parei no tempo do Atari, como o Rogerio. Depois, só me aventurei nos FIFA… Mas o post ficou interessante, muito bem escrito, detalhado. Parabéns, Matheus. Como vc já é leitor, nem é o caso de dar as boas vindas, só reforçar que tem que comentar também. Assino embaixo o desabafo contra os cornetas que vc postou antes e que saiu nos pitacos do Cruzeiro x Vasco.

    • Mauro Franca disse:

      Ah, me confundi, não foi o Matheus Chaves que fez o desabafo. Foi mal, Gustavo. Mas o resto do comentario tá valendo.

      • Matheus Chaves disse:

        Hehe, sem problemas Mauro. Obrigado quanto ao texto, mas ainda estou aprendendo com você, o síndico, o xará Reis e outros grandes escritores aqui do blog.

      • Ricardo Malafaia disse:

        Já vai conhecendo o pessoal aí, Matheus. Pro Mauro, por exemplo, o melhor game é o totó.

      • Mauro Franca disse:

        Totó é legal, mas preferia a sinuca.

      • Matheus Chaves disse:

        Joguei muito totó na faculdade. Fazia gol de tabela e cobertura no goleiro. Hehe

  11. Cristiano Rocha disse:

    Top 5 Jogos para Super nintendo.
    1 – Super Star soccer Deluxe – Alejjo e companhia. O mais legal era a narração em espanhol e fazer gol de manha.
    2 – Super Street figther II – Meu dedo dava calo por causa dos hadukens e horyukens.
    3 – Super Mario Bros – Esse é o jogo da minha infância. Nunca vou esquecer quando abri a caixa do video game e vi sua copia la dentro
    4 – Mortal Kombat – Sangue, muito sangue
    5 – Top Gear – Aquela música não saia da minha cabeça.

  12. Gustavo Rocha disse:

    GT5 é fantástico. Acho que eu sou o único mortal nesse planeta que possui um PS3 e só tem e joga um jogo. Desde o primeiro PS venho acompanhando a evolução deste game, vou trocando o equipamento e não consigo jogar outro. Joguei e tive as outras quatro versões anteriores. Vai saber…

    • Romarol disse:

      Eu sou mais um Gustavo. Mas faço isso pra me “proteger”. Só jogo o PES, pq se for pra ter mais jogos, nem conseguiria trabalhar e sair de casa. É muito viciante.

  13. Márcio disse:

    Não sei nada de PS3, pois minha fase gamemaníaca parou no Nintendo 64. Mas o grande Video Game da minha vida foi o Super Nintendo, seguido de perto pelo Mega Drive. Considero os jogos antigos muito mais divertidos do que os atuais. Os dois primeiros Mortal Kombats eram muito bons, mas do 3 pra frente, o jogo ficou muito apelão. Apesar disso, esse último que saiu (o MK Legacy) parece ser muito bom, pois resgata a tradição 2D da origem do jogo (jogo de luta, pra mim, não pode ser 3D).

  14. Naldo disse:

    O meu filho adora estes jogos, eu muito pouco sei sobre eles, assim mesmo porque ele insiste que eu o veja jogando.

  15. Pedro disse:

    GTV Vice city é imbatível pra mim.

  16. mariana disse:

    Não conheço nada de videogame, mas tive um Nintendo. Fiquei completamente viciada em Mortal Kombat, cheguei até a zerar. Gostava mto do Mário, Mário Kart, Donkey Kong…bom demais!

  17. Franklin Bronzo disse:

    O meu vídeogame, desde os idos dos ’50, é o jogo de botão. Com regras, cancha, bola e balizas made in Barbacena.

    • Matheus Chaves disse:

      Jogo de botão e sensacional. Pena que não jogo mais.

    • Romarol disse:

      Na minha infância, havia um campeonato com uns 20 meninos da rua e até rebaixamento. Eram uns 4 “estrelão” e muita emoção nos jogos de botão.

  18. Radicchi disse:

    Meus preferidos (todos para PC):

    1. Battlefield 2: Bad Company
    2. Call Of Dutty – Modern Warfare
    3. PES 2009
    4. Starcraft II – Wings of Liberty
    5. Open Transport Tycoon (versão GPL)

    Obs: Comprei o PES2011 para jogar com o Cruzeiro. Temos um bom time mas a produtora do jogo errou a mão na jogabilidade. Prefiro a edição de 2009.

    • Matheus Chaves disse:

      Tente o FIFA. No PS3 tem se mostrado superior ao PES.

      • Nielsen disse:

        Verdade, nesta geração o PES tá osso, jogo desde o lendário ISS Deluxe, passando por WE, PES e afins, mas no PS3 desisti, a cada edição eles conseguem piorar o jogo.

  19. Nielsen disse:

    Taí um assunto que posso falar com autoridade,rss.Apesar de já ser meio velho, tb sou gamer com muitissimo orgulho. Top 05 é muito pouco pro PS3, faltou por ex o Uncharted, mas a lista está excelente, parabéns Matheus.

    • Matheus Chaves disse:

      Verdade. Bem lembrado. Mosca feia que comi. Esse ano, com os lançamentos previstos para o segundo semestre, um top 5 como esse será impossível de ser feito.

  20. rosan amaral disse:

    Os únicos que lembro são o da galinha tentando atravessar a freeway (não é provocação) e o Principe da Pérsia.

  21. Hércules disse:

    Matheus, só entendo de totó e sinuca, mas seja bem-vindo aos comentários e contribua também em outros temas.

    • Matheus Chaves disse:

      Ate que no totó também sirvo. Já sinuca eu consigo jogar ate a quinta cerveja. Depois disso só mato a bola branca.

  22. Nielsen disse:

    Pra quem acha que VG é coisa de criança, só na lista temos bons exemplos que provam o contrario. God of War dá uma aula de mitologia, Call of Duty já foi usado como simulador para soldados reais, Red Dead mostra o oeste com uma riqueza de detalhes nunca vista em nenhum filme, se alguem tentar jogar GT5 sem manjar nada de acerto de carro, fisica etc tá lascado. E o Mortal, bom o Mortal não ensina nada construtivo, mas este não é pra criança mesmo, violento é pouco pra definir o bicho.

  23. Dylan disse:

    telejogo alguém ai?

  24. Márcio disse:

    No caso de God of War, não gostei do fato de eles terem inventado um personagem pro jogo (o Kratos). Isso deturpa tudo. Acho que seria melhor construírem um jogo só com as entidades mitológicas tradicionais. O Kratos mata o Perseu, filho de Jove, e um dos meus heróis de infância! Eu fiquei extremamente indignado com isso!

  25. Walterson disse:

    Para mim, faltou o melhor game first person de todos os tempos, QUAKE (toda a série). Zerei o I e II no PC, descobrindo todos os secrets e matando tudo que se mexia lá. Joguei muito Quake I no multiplayer com modem discado, cheio de lags. Meu filho, de 14 anos, diz Call of Duty II é muito bom mas o Modern Warfare é uma shit. Para ele, os melhores são GTA 4 e o Combat Arms.

  26. OFF: JS preciso do seu email, assunto sobre o post da 7 rodada…

  27. Minha patroa é campeã de Paciência. Game emocionante.

  28. Fabio Velame disse:

    Depois q joguei UFC Undisputed 2010 no PLAY3, nunca mais quis saber de “Street Fighter”,”Mortal Kombat”…rs jogo “fodastico”…e nao tem como deixar de fora o PEs 2011 (apesar de nao ter tds as licenças). Citei esse tbm pq são os unicos jogos q tneho, rs… mas são os q me satisfazem.

  29. Fabio Velame disse:

    Jogo de passar tela como Resident Evil, e cia Ltda…perdi a “manha” de jogar desde a epoca do play 1, com seu famigerado memory card, onde eu e um amigo gastava horas nas locadoras, salvando e continuando no outro dia ate zerar..(ja q na epoca nao tinha video game em casa)

  30. Romarol disse:

    Matheus Chaves, eu sou um dos fãs do video game. Sou do tempo do atari, passando pelo nintendinho (Turbo Game), super nintendo, Playstation I e III. Ao passar dos anos, fui jogando cada vez menos pela simples falta de tempo.

    • Romarol disse:

      A época que mais joguei foi do nintendinho. Zerava junto com meus irmãos 95% dos jogos alugados nas locadoras. Com a possibilidade de jogar online, voltei a jogar bastante nos últimos 18 meses o PS3. Mas jogo somente o PES 2010 e PES2011, pois já perdi muitas noites de sono.